Acessibilidade / Reportar erro
Educação em Revista, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

    Cirino, Sérgio; Galvão, Ana; Leão, Manuela David Geraldo; Versiani, Zélia
  • Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente Artigos

    Cunha, Daisy Moreira; Alves, Wanderson Ferreira

    Resumo em Português:

    O artigo analisa abordagens do campo de estudos sobre os saberes dos professores e sinaliza contribuições que a noção de atividade pode trazer aos interessados em compreender o âmbito do trabalho dos professores e nele intervir. Trata-se, portanto, de uma elaboração de natureza teórica que procura, sem pretensões de exaurir o universo das questões tratadas, problematizar o âmbito dos estudos sobre os saberes dos professores, ao passo que indica pistas para novos desdobramentos. Inicialmente, são apresentadas abordagens presentes entre as pesquisas sobre os saberes docentes; em seguida, o objetivo é sublinhar um aspecto por vezes implícito mas recorrente em parte dessas pesquisas: o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente; por fim, são apresentadas as contribuições da ergonomia de base francófona e as contribuições da abordagem ergológica do trabalho, perspectivas essas que destacam a importância de se abordar o trabalho a partir da noção de atividade. Tais abordagens - e esta é a aposta que fazemos -, ao se debruçarem sobre o trabalho buscando o ponto de vista da atividade, parecem agregar inovadoras formas de produção de conhecimento e de intervenção às pesquisas em educação que se interessam pelos professores, por seu trabalho e por seus saberes.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses 'approaches', coming from various fields of study that are concerned with the teacher's knowledge base, with a view to making a contribution to the notion of "activity"; what it can offer to those interested in understanding the scope of the work carried out by teachers and how this understanding can help them to improve their work. The aim is to elaborate, in this fashion, a theoretical basis for exploring the range of 'understandings' possessed by the teacher, but with no pretension of exhausting the universe of existing questions, but rather, taking the investigation forwards, indicating the appropriate path for unpackaging the problems encountered. Firstly, the approaches found in the research on teachers' knowledge, are presented; secondly, the objective is to highlight an aspect that may be implicit, yet recurrent, in parts of this research. Lastly, contributions are made from ergonomics, of a Francophone base using an approach for the work that is 'ergo'-logical (anotherwords, the answer is implicit in the question) providing a perspective that emphasizes the importance of tackling the work from the notion of 'activity'. Such an approach - we wager - when based on a foundation of work that takes 'activity' as its focus, will increase inovative forms of knowledge production and lead to inovative ways of carrying out research into education, research that will make teachers the focal point, focusing on their work and their knowledge base.
  • Modelo holístico de metaescritura

    Hernández Julio, Yamid Fabián; Serpas Marimón, Yasmin Osmany; Carrascal Torres, Socorro Nohemy

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo propone un programa holístico de metaescritura, el cual está conformado por cinco componentes: cognitivo, metacognitivo, afectivo-emocional, social y competencia textual, el substrato teórico se halla en los aportes de Van Dijk, Díaz, Flower y Hayes, entre otros. El método fue acción-participación. Se realizó en tres fases. 1. Diagnóstico: se identificaron los niveles de desempeño de la competencia textual de los estudiantes; 2. Diseño: Se usaron los ciclos característicos del método para el diseño y 3. Se identificaron las transformaciones producidas a raíz de su aplicación. Los resultados evidencian que la metodología implementada, ayudó a los estudiantes a emancipar pensamientos y sentimientos reprimidos, crear nuevas ideas y/o mundos, sentir que estaban vivos y que alguien los escuchaba a través de la voz de las letras. Igualmente, obtuvieron un aumento en su nivel de desempeño en la competencia textual, todo esto a través del uso de la Metacognición.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a holistic program of meta-writing, its methodology being comprised of five components: cognitive, meta-cognitive, affective, emotional, social; it also examines textual competence, its theoretical background lying in the contributions of Van Dijk, Diaz, Flower & Hayes, etc. The method was one of action-participation. It was realized through three phases. 1. Diagnosis: The level of performance, in relation to each student's textual competence, was evaluated, 2. Design: The cycles, characteristic of this method, were used to develop the program and 3. The changes produced at the most fundamental level, were identified. The results showed that the methodology implemented, helped students to liberate repressed thoughts and feelings, to create new ideas and/or worlds, to feel that they were alive and that someone could hear them through the their self-expression in writing. Likewise, they had an increased text competence level when performing the writing exercises, resulting from the use of Meta-cognition.
  • É possível relacionar avaliação discente e formação de professores? A experiência de São Paulo Artigos

    Bauer, Adriana

    Resumo em Português:

    No contexto da política educacional paulista, busca-se relacionar os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) ao direcionamento de ações de formação de professores. Este trabalho amplia a análise teórica do texto original, produzido durante o mestrado da autora, que focou a articulação entre o Saresp e os programas de formação contínua da rede estadual. Partindo dos anúncios da relação presente nos documentos oficiais, questiona-se em que medida é pertinente elaborar programas e ações de formação e bonificação de professores, tendo como pressuposto que os resultados dos alunos nas avaliações ilustram as necessidades de formação dos docentes e o trabalho realizado pelos professores. Conclui-se que essa relação não é direta, apesar de ser defendida no âmbito de elaboração de políticas educacionais preocupadas com a gestão racionalizada do sistema educacional, e aponta-se a necessidade de estudos e debates mais aprofundados sobre o binômio formação de professores/resultados de desempenho de alunos.

    Resumo em Inglês:

    Taking the context of São Paulo's educational policy, an attempt is made to relate teacher training programmes to the results of SARESP (São Paulo Evaluation System of Educational Performance).This work is an extension of a theoretical analysis carried out in the author's original text, produced for a Master's Thesis, focusing on the relationship between SARESP and educational, training programmes of the state. Going on statements made in official documents, concerning the current understanding of the relationship between the two, one wonders to what extent it is relevant to design programs, and teachers' training activities, using student performance during assessments, as indicative of what teachers require.The conclusion is reached that this relationship is not straightforward, despite being defended within educational policies concerned with the streamlined management of the educational system. Furthermore, the need for further discussion and studies on this coupling: teacher education/ performance of students results, is indicated.
  • O trabalho docente no curso de administração: algumas (re)significações Artigos

    Souza, Susane Petinelli; Souza, Eloísio Moulin de

    Resumo em Português:

    Põe em análise o trabalho docente em Administração, a partir da discussão sobre os modos de ser e fazer que são engendrados no cotidiano desses professores, colocando em problematização seu trabalho e suas práticas. A discussão fundamenta-se em dados secundários e nas experiências pedagógicas dos pesquisadores. Apresentam-se algumas observações sobre o valor do trabalho e sua relevância nas dramáticas do uso de si dos trabalhadores em geral. Em seguida, são discutidos aspectos sobre o trabalho e suas implicações na profissão docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes que rompem com práticas profissionais hegemônicas na área. Desse modo, percebe-se que profissionais da área estão vivenciando outras maneiras de produzir uma aula e de avaliar seus alunos, produzindo práticas que podem levar a outras posturas e modos de se colocar no mundo como profissionais do ensino.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to analyze the work of college teachers developing their activities on management courses, beginning from a discussion about the way "to be" and the way "to do", as well as about the use of other approaches that are being engendered in the daily work of these teachers, raising questions about the work of teacher trainers on management courses, and their practice. The discussion is based on secondary data and on the pedagogical experiences of the authors. Some observations are presented, concerning the value of work and the demands it puts on someone, first considering how this applies to workers in general. Following this, the discussion narrows to the question of what implications work has for the teaching profession and which pedagogical practices developed by contemporary teachers break with professional hegemonic practice in the field. From this discussion, it is perceived that professionals in the area are discovering different approaches to production of lessons and also of evaluating their students. This, in turn, is creating practices that may lead them to new ways of assuming their roles as teaching professionals.
  • O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior Artigos

    Mendes, Valdelaine

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar as características do trabalho desempenhado por um dos profissionais que atuam no Ensino a Distância (EAD), o tutor, e identificar se esse trabalho pode ser definido como uma substituição da função docente no processo de formação. A pesquisa contou com dois procedimentos de investigação que se complementaram: um estudo dos registros legais e estatísticos referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação demonstrou que todas as atribuições dos tutores são encargos docentes. Há, dessa forma, uma substituição do professor pelo tutor, que, mesmo exercendo funções docentes, não possui vínculo empregatício; titulação compatível com as exigências para a docência no ensino superior; atuação com pesquisa e extensão. O trabalho no EAD é fragmentado entre aqueles que planejam e organizam as disciplinas, os "professores", e aqueles que as executam, interagindo (virtualmente) com os alunos, os "tutores".

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the characteristics of the work performed by one of the professionals having a role in distance learning (DL), namely, the tutor, and to identify whether his/her work can be recognized as a substitution for the teaching function in the educational process. The research included two investigative procedures that complemented each other: a study of legal records and statistics for the DL and a piece of qualitative research of the case study kind.The investigation demonstrated that all assignments carried out by the tutors are teaching functions. In this sense, the tutor successfully replaces the teacher, practicing the same teaching functions, despite not having any employment contract, nor titles compatible with the requirements for teaching in university and not conducting university research and extension. The teaching work in distance learning is divided between those who plan and organize the courses, the "teachers" and those who execute them, the "tutors"; it is the tutors, not the teachers, that interact (virtually) with the students.
  • Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar Artigos

    Chaluh, Laura Noemi

    Resumo em Português:

    Neste artigo, trago parte de minha experiência como professora de futuros professores de Matemática quando ministrei a disciplina Didática, no ano de 2010. Socializo aqui algumas das práticas instituídas nesse contexto e que resgatam a potencialidade dos filmes e da escrita no processo formativo dos alunos. Problematizo a importância de "assistir juntos" a um filme, já que essa experiência estética possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação. Trago a voz dos meus alunos, documentada nos registros semanais elaborados por eles, para dizer das "marcas" que os filmes deixaram no percurso formativo de cada um como futuros professores de Matemática. Ao resgatar essa prática, enfatizo a importância de "educar o olhar" na busca pela constituição de um professor comprometido com uma educação e uma sociedade mais justa e democrática.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I share some of my experiences as a teacher trainer at a college for Mathematics teachers, where I taught the subject area "Didactics", in 2010. I offer some of the practices that were put in place in the duration of that training. These (practices) bring to the fore the potential of movies, written works in the process of training students. I highlight the importance of watching a movie together because the aesthetic experience shared, permits a growth in knowledge and feelings and inspires action. I bring the voices of my students, documented in their weekly records, to show the "marks" (or impressions) left by the movies on each one's developmental path, towards becoming a mathematics teacher. In highlighting this practice, I emphasize the importance of "teaching to look", in the quest for well-educated, committed teachers and in the bringing-about-of a more just and democratic society.
  • O congresso mineiro e a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário Artigos

    Gonçalves, Irlen Antônio; Chamon, Carla Simone

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da Educação Profissional no âmbito das políticas públicas em Minas Gerais, entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação - Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos -, produzida entre os anos de 1892 e 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas para qualificar o trabalhador, mas também para ensinar-lhe a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso a que as elites republicanas aspiravam, as políticas públicas de Educação Profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses some initiatives taken to implement education of the professional in the context of state policies in Minas Gerais at the end of the 19th, and in the beginning of the 20th, century. Our aim is to understand how the schooling of workers from Minas Gerais was conceptualized and built into the schooling system, at this time, and how this relates to a modernizing educational ideal for the Republic and its related production processes. The analysis of the document - Annals of the Congress of Minas Gerais, Laws and Decrees - produced between the years,1892 and 1911, allows us to see the effort made by the elites of Minas Gerais, to, not only qualify the workers, but also to teach them a work ethic. As part of a larger process, that tried to answer to the ideal of "order and progress" aspired to by the republican elites, these state policies for vocational education intended to shape workers, as well as including them, as useful citizens, in the newly inaugurated republic.
  • A escolarização e a sua obrigatoriedade: debates na província do Espírito Santo (1870-1880) Artigos

    Schneider, Omar; Ferreira Neto, Amarílio; Alvarenga, Jeizibel Alves

    Resumo em Português:

    A pesquisa busca compreender os debates sobre a escolarização e sua obrigatoriedade na Província do Espírito Santo, entre os anos de 1870 e 1880. Estuda as disputas em relação à implantação de uma forma escolar que se colocava como lugar privilegiado para a formação das futuras gerações, obrigadas a frequentar esse novo espaço de socialização. Os debates indicam que, entre os anos de 1870 e 1880, a escola primária era percebida como o local em que se produziria o homem industrioso, capaz de movimentar a economia e com capacidade inventiva, virtuoso e patriótico para defender a Nação de inimigos internos e externos. Nesse sentido, a confiança no poder da educação também é uma confiança no poder da ciência, no caso, da ciência pedagógica e de seus métodos renovadores da didática de ensino. As disputas permitem perceber representações que faziam parte de um movimento político que reivindicava a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino como obrigação do Estado, que busca na escolarização meios para controlar a formação dos professores, com a criação de instituições voltadas para a habilitação para a docência e o investimento em escolas para a infância, com vistas a uma formação modelar do futuro cidadão do Império.

    Resumo em Inglês:

    This research paper has, as its aim, an understanding of the debates regarding schooling and its compulsoriness in the Province of Espírito Santo, between the years of 1870 and 1880. It examines the disputes that took place with respect to a new school form being implanted, marketed as a place of privilege, with the purpose of preparing the citizens of the future, but with the premise that attending this new "socializing" space, is obligatory. The debates indicate that, between the years 1870 and 1880, primary schools were seen as a place where the industrious man was to be prepared, with a capacity for getting the economy moving and for inventiveness, virtuous and patriotic and therefore ready to defend the Nation against internal and external enemies. In a sense, this faith in the power of education is also a placing of faith in the power of science, on this occasion, pedagogical science, and a faith in its renovating methods of teaching didactics. These disputes allow us to get a taste of the opinions that were part of the political movement that re-invigorated the argument for the State's principle role in establishing an obligatory and state-funded education system, seeking, as it did, ways of organizing teacher formation through the schooling process. Alongside this (achievement) would be the creation of institutions attempting, once more, to bring about the formation of the model citizen of the empire, through education in general, and more specifically, through an investment in Primary schools.
  • Conhecimento histórico e crianças pequenas: parques infantis e escola municipal de educação infantil Artigos

    Gobbi, Marcia Aparecida

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a experiência com o projeto "Os parques infantis de Mário de Andrade ontem e hoje", empreendido por todos os profissionais e crianças de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo. A preocupação com o conhecimento histórico e as crianças da primeira infância e suas especificidades, numa perspectiva não-escolarizante e não-antecipatória do Ensino Fundamental, foi a tônica e um desafio. Procura aliar história e memória, estabelecendo relações entre História da Educação, história da escolarização de crianças pequenas e formação docente.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses an experience with the project "The children's playgrounds of Mario de Andrade, yesterday and today", undertaken by all the professionals and children of a state primary school in the city of São Paulo. The concern with historical knowledge and the children in the first years of primary school, with their specific qualities, their un-schooled perspective and their inability to predict the school's teaching approach, was the keynote of this study and the challenge faced. A link between history and memory is sought, establishing a relationship between the History of Education, the history of small children being schooled and teacher training.
  • Intenção educacional da ética de Tomás de Aquino no contexto citadino no século XIII Artigos

    Cavalcante, Tatyana Murer; Oliveira, Terezinha

    Resumo em Português:

    O objetivo deste texto é tecer considerações sobre a concepção de ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão "As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia", oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam a responsabilidade pessoal. Consideramos que este estudo pode nos apontar caminhos para o debate sobre a ética na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    The goal here is to consider the ethical conception reasoned out by Thomas Aquinas (12245?/1274), beginning with the relationship between knowledge production and social transformation. We selected, for analysis, the topic: "The consequences of human actions on grounds of goodness and malice" from the author's main work, the Summa of Theology. We will stage this debate in the light of contemporary scholars dealing with the issue, paying attention, in particular, to Le Goff, Lauand and Oliveira. It is our understanding that the ideas developed by Thomas Aquinas conceived of, both in and for the city, confirmed the need for knowledge of, and teaching of, virtues; such virtues being oriented towards social relationships that have personal responsibility implicit in them. We consider that this study may point the way to a debate about ethics suited to the present day.
  • Pluralismo cultural y educación: el caso canadiense

    Pozzo, María Isabel

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo se centra en las estrategias educativas que promuevan "la inclusión y la participación de todos los ciudadanos garantizando la cohesión social, la vitalidad de la sociedad civil y la paz" (UNESCO, 2001) en una comunidad multicultural paradigmática como la canadiense. El abordaje consta de tres partes. En la primera se examina la naturaleza multicultural de Canadá: la composición socioétnica de su población, diacrónica y sincrónicamente. En la segunda parte se analiza el pluralismo cultural entendido como compromiso político ante el multiculturalismo descripto anteriormente. Para ello, se revisa la política del "mosaico" así como la legislación canadiense a este respecto. Finalmente, se describen las estrategias educativas a través de las cuales dicha política cobra existencia. Con este estudio se pretende promover una reflexión sobre la forma en que otros países dan respuesta a la realidad multicultural actual.

    Resumo em Inglês:

    This paper refers to the educational strategies that promote "inclusion and participation of all citizens, ensuring social cohesion, the vitality of civil society, and peace" (UNESCO, 2001) in the Canadian society, considered as a paradigmatic multicultural community. The approach consists of three sections. The first one examines the multicultural nature of Canada: the socio-ethnic composition of its population, diachronically and synchronically. The second part discusses cultural pluralism conceived as a political commitment to multiculturalism as described above. In this sense, the policy of "mosaic" is reviewed, as well as the Canadian law pertaining to this matter. The last section describes educational strategies through which the policy is brought into existence. This study is intended to encourage one to reflect on how other countries respond to the multicultural reality of today.
  • Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo Artigos

    Traversini, Clarice Salete; Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Dalla Zen, Maria Isabel Habkcost; Souza, Nádia Geisa Silveira de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a implementação do Projeto de Docência Compartilhada em duas escolas cicladas municipais de Porto Alegre/RS, destacando seus limites e possibilidades. O estudo inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, a partir das noções de diferença e inclusão, para pensar um currículo e propostas pedagógicas em que o outro seja visibilizado e posicionado como sujeito que aprende. O material empírico abrange registro de reuniões pedagógicas das referidas escolas, observações em salas de aula e análise de produção textual de alunos. A investigação possibilita constatar que o projeto em questão, embora em fase de implementação, apresenta-se produtivo no que tange: ao exercício compartilhado da docência nesta modalidade; à desnaturalização das diferenças entre os alunos; à concretização de aprendizagens cognitivas e sociais, buscando respeitar os tempos e as possibilidades desses alunos; e, ainda, à paulatina adequação do currículo às exigências desse projeto inclusivo.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the implementation of the Shared Teaching Project in two municipal schools in Porto Alegre/RS, emphasizing both its limitations and possibilities. The study takes a Cultural Studies perspective to deal with the notions of difference and inclusion, in order to come up with a curriculum, and associated pedagogical proposals, where "the other" is envisioned and conceptualized as a student who learns. The empirical data covers records of pedagogical meetings held in the respective schools, classroom observations, and an analysis of texts produced by the students. This investigation shows that, although still in its implementation stages, the project has already been productive with respect to the shared teaching exercises, carried out within this approach; homogenization of students; concretization of cognitive and social learning, while seeking to respect students' availability and abilities; and furthermore, appropriate curriculum achievement in order to meet the demands of this project, pertaining to inclusivity.
  • Escolarização dos filhos entre famílias negras, mestiças e brancas do povoado de Goiabeiras/MG Artigos

    Campos, Alexandra Resende

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo sobre as práticas de escolarização empreendidas por famílias negras, mestiças e brancas do povoado de Goiabeiras (MG) e que possuem filhos em idade escolar. O objetivo foi verificar se tais práticas se diferenciam de acordo com o pertencimento racial das famílias pesquisadas. Dialogamos com autores do campo da Sociologia da Educação que estudaram a relação família-escola, de um lado, e a relação educação e relações raciais, de outro. Na investigação, foram utilizados instrumentos com características etnográficas. Os resultados indicaram que as distinções existentes entre as práticas de escolarização empreendidas pelas famílias podem ser explicadas não pela dimensão de raça, mas por um conjunto de circunstâncias atuantes presentes na dinâmica das famílias.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a comparative study on the practices of schooling chosen by Black, Mixed, and White families from Goiabeiras village (MG) that have children of school age. The aim was to verify whether these practices were different according to the racial background of the researched families. We held dialogues with Sociology of Education authors that studied the school-family relationship, on the one hand, and the school's race-relations, on the other. For this investigation, instruments were used that have ethnographic features. Results indicate that the existing distinctions between the practices of schooling chosen by the families cannot be explained simply by the race dimension, but rather by a set of circumstances, present in the dynamics surrounding the families studied.
  • Interfaceamentos contemporâneos: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar Artigos

    Silva, Valdirene Cássia da; Couto, Edvaldo Souza

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação, no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e a interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the results of a piece or research about juveniles, "urban tribes" and their interactions with information technology and communication in the school context of Palmas-TO Those studied were youths, seeing themselves as members of tribes circulating the city, and studying at the Centre for Middle Teen Education. The investigation was carried out according to an official school perspective and the selection and offering of parallel contents, provided via digital technologies, permitted collective interactions and helped reorganize of the life experiences of the subjects. During the research process, the method -analysis of contents - was adopted for the study of the literature and the interpretation of the information obtained. The results show that distinct youth types circulate the school scene, living alongside the educational policies. Also, these types are able to negotiate a broad range of feelings and meanings from the digital culture pervading their lives.
  • Nossas escolas não são as vossas: as diferenças de classe Artigos

    Passos, Guiomar de Oliveira; Gomes, Marcelo Batista

    Resumo em Português:

    O texto aborda as relações entre sistema de ensino e classes sociais, partindo de Bourdieu e valendo-se de estudos sobre a escolarização nas classes sociais no Brasil. Extraíram-se, dos elementos empíricos, as constatações e análises sobre significado da escola e processos de escolarização de grupossociais, buscando princípios gerais ou pistas de investigação. É um esforço de sistematização para dispor de um quadro de referência para a investigação dos sistemas de ensino, particularmente os processos de escolarização. Verificou-se a comprovação do paradigma bourdieusiano de que, quando a riqueza é distribuída de forma desigual, os modos dos grupos e classes se relacionarem com o sistema de ensino dependem de suas propriedades e da importância dos bens culturais no conjunto das posses. A desconsideração disso faz do sistema de ensino instrumento da distribuição desigual das riquezas, em que são favorecidos os que dispõem de condições prévias à sua recepção e acumulação e são excluídos os que não as possuem.

    Resumo em Inglês:

    This paper broaches the relationship between educational systems and social classes, taking the work of Pierre Bourdieu as its reference point and further validating the work, through studies of the schooling process in the different Brazilian social classes. From the empirical data, the findings and their analysis were elicited. These concerned the school and schooling process in the different social groups. Using these results, an attempt was made to uncover some general principles or at least some clues pointing towards further research. It is an attempt to systematize research references that explore educational systems, thus facilitating further investigations into the schooling process. Bourdieu's paradigm, which is confirmed by this research, states that when wealth is distributed in an unequal way, the way in which groups and classes relate to the educational system depends on on the amount of property they own and the importance of possessions in defining ones social position. By disregarding these factors, the education system can be turned into an instrument that contributes to the unequal distribution of wealth, where those that already possess better conditions, are favored, at the outset and those without possessions are excluded.
  • Escolas eficazes na educação de jovens e adultos: estudo de casos na rede municipal do Rio de Janeiro Artigos

    Silva, Jaqueline Luzia da; Bonamino, Alicia Maria Catalano de; Ribeiro, Vera Masagão

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar características de escolas que têm a capacidade de incidir positivamente no processo de alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram analisadas três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e têm bons indicadores de aprendizagem, permanência e aprovação, à luz da literatura sobre a pesquisa em eficácia escolar. Os resultados mostram que as escolas eficazes na modalidade EJA tomam atitudes explícitas para promover a assiduidade dos alunos. Estas instituições são organizadas quanto à disciplina e orientação curricular, além de contar com equipes pedagógicas (diretores, coordenadores, orientadores e professores) integradas e focadas no ensino e na aprendizagem. E mantêm altas expectativas em relação ao desempenho e à trajetória escolar dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    The present work describes research carried out in order to identify a number of school characteristics having a positive influence on the literacy process as well as on reduction of school dropout rates from EJA (young people and adult education). Three municipal schools from Rio de Janeiro city, participating in PEJA (young people and adult education program), were investigated. According to the school effectiveness survey these institutions presented high levels of learning, improved grades and better attendance. The results show that the schools successfully following the EJA program, demonstrate unambiguously an attitude promoting students' diligence and also count on integrated pedagogical staff (directors, coordinators, counselors and teachers) with a special focus on learning and teaching. Not to mention the fact that they are organized on the basis of, both: behavioral standards and national curriculum. Furthermore, they maintain high expectations in relation to the students' performance as well as their predicted school paths.
  • Herança moderna disciplinar e controle dos corpos: quando a escola se parece com uma "gaiola" Artigos

    Ferrari, Anderson; Dinali, Wescley

    Resumo em Português:

    Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa realizada no C.A. João XXIII/UFJF, no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra "gaiola" para problematizar como a escola foi se constituindo como espaço que tem como uma de suas funções enclausurar os corpos para melhor controlá-los, sob uma perspectiva disciplinar. Para isso, buscamos as aproximações entre o pósestruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva e, por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber.

    Resumo em Inglês:

    This article was written from a research conducted in the C.A. João XXIII/UFJF in the year of 2010. This article was written using a piece of research, conducted at the C.A. João XXIII/UFJF, in 2010, as its basis. For inspiration, we took the word "cage" to highlight how the school has transformed itself into a space where one of its functions is to imprison bodies in order to better control them, within a perspective of disciplining. To examine this issue, we search for the similarities between poststructuralism and Michel Foucault's theories. This means to say that we are interested in both the conversations and actions that individuals (the subjects) are comprised of, and in the power relationships, involving conflicts, negotiations, advances and retreats. This approach makes it possible for us to consider schools, students, and their identities, as categories undergoing constant social and cultural construction and, therefore, unstable and incomplete. We intend to highlight the problem of the construction of the subject, both contemporary and real, as object and product of power/knowledge relationships.
  • "Corpo e Alma" de O Mentor das Brasileiras Resenha

    Carvalho, Rosana Areal
  • Publicação de periódicos nacionais de ciência em países emergentes Palavra Aberta

    Meneghini, Rogerio
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br