Resumo em Português:
Analisa-se o modo como o relatório do Banco Mundial de 1997 "O Estado num mundo em transformação" repõe o Estado como ator político fundamental e como nele transparecem as dificuldades propriamente políticas (independentes, portanto, da mera vontade das elites) para levar a efeito em curto prazo a reforma do Estado.Resumo em Inglês:
The recovery of the state as a key political actor in the World Bank 1997 Report is analysed, with particular attention to the properly political (and therefore independent of the mere will of the elites) obstacles to achieving in a short time the reform of the state.Resumo em Português:
As poliarquias desenvolvidas do Ocidente condensam influências de três tradições políticas distintas: a liberal, a republicana e a democrática. As tradições liberal e republicana são as responsáveis pela "accountability horizontal", um traço crucial dessas poliarquias que está ausente das novas democracias. Discute-se o significado diso, e como a accountability horizontal poderia ser criada nestas últimas.Resumo em Inglês:
The poliarchies developed in the western world have been shaped by three different political traditions: the liberal, the republican and the democratic. The liberal and republican traditions foster horizontal accountability, a crucial feature of those poliarchies wich is not to be found in the new democracies. After discussing what this absence implies ways of generating horizontal accountability in the latter are suggested.Resumo em Português:
Problemas centrais na análise constitucional, como o do grau de resistência à mudança das regras constitucionais, são examinadas à luz das questões mais amplas das formas de cooperação e coordenação na vida social.Resumo em Inglês:
Central problems of constitutional analysis such as the degree of resistance to change of the constitutional rules are examined against the background of the wider questions about the forms of cooperation and coordination of social life.Resumo em Português:
Contesta-se a idéia de que a Constituição brasileira de 1988 deixou intocada a base institucional que determina a lógica do funcionamento do sistema político. Assinalam-se mudanças significativas, como o aumento do poder legislativo do presidente da República e os novos mecanismos de controle da ação parlamentar postos à disposição das lideranças partidárias. O quadro que emerge é de um Executivo forte e bem equipado e de partidos disciplinados.Resumo em Inglês:
The idea that the Brazilian Constitution of 1988 has left untouched the institutional basis that defines the way the political system functions is refuted. It is argued that there are important changes, such as the growth of the legislative power of the President and the new mechanisms of control of parlamentary action available to party leaderships. A strong and well equiped Executive and disciplined parties form the emerging picture.Resumo em Português:
Tomando como referência a Assembléia Nacional Constituinte brasileira de 1987-88 os autores examinam uma questão que assinalam ser insuficientemente tratada na bibliografia: a da disciplina partidária em nações latino-americanas. Os autores não encontram provas de uma disciplina partidária sólida, e examinam as conseqüências disso.Resumo em Inglês:
The question of party discipline in Brazil is examined with reference to the Constitutional Congress of 1987-88. The authors do not find evidence of a strong party discipline and examine the consequences of this. More studies such as this are urgently needed, they argue.Resumo em Português:
A questão do caráter federativo ou não de uma nação é inseparável da questão da descentralização das instituições políticas, sustenta-se. O tema é examinado com especial ênfase no papel que o sistema partidário desempenha nesse contexto.Resumo em Inglês:
It is argued that it is not possible to face the problem of federal organization without taking into account the question of the descentralization of the political institutions. The issue is examined with particular emphasis on the role played by the party system in this context.Resumo em Português:
O artigo faz uma análise comparativa da força das entidades representativas do empresariado no Brasil e na Argentina. Para isso faz uma distinção entre duas dimensões básicas: a econômica e a política. Isso permite analisar as formas de organização interna das associações empresariais e suas relações tanto com o Estado quanto com as estratégias micro-econômicas das empresas.Resumo em Inglês:
The authors make a comparative analysis of the power of corporative business representation in Brazil and Argentine. A distinction is made between two basic dimensions: the economic and the political. On this basis they are able to analyse the forms of internal organization of the associations and their relationships both with the state and with the micro-economic strategies of the enterprises.Resumo em Português:
Examina-se de que forma duas perspectivas teóricas distintas, a de Parsons e a de Habermas, enfrentam os desafios que o multiculturalismo apresenta à dimensão integrativa do Estado-nação moderno.Resumo em Inglês:
Two contrasting theoretical perspectives (of Parsons and Habermas) are examined concerning the ways they face the challenges wich multiculturalism presents to the integrative dimension of the modern nation-state.