Acessibilidade / Reportar erro
Lua Nova: Revista de Cultura e Política, Número: 74, Publicado: 2008
  • Apresentação

  • O sertão dilacerado: outras histórias de Deus e o Diabo na terra do sol

    Pereira, Pedro Paulo Gomes

    Resumo em Português:

    A busca deste texto será a de compreender como uma das mais importantes narrativas do cinema nacional - Deus e o Diabo na terra do sol, de Glauber Rocha (1963) - construiu o sertão, quais as imagens e as figuras utilizadas, ecomo esse sertão delineia e projeta o Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article tries to understand how one of the most important narratives of the national cinema - Glauber Rocha's Black God, white devil (1963) - has constructed the sertão (hinterland), which images and figures he has employed, and how that hinterland delineates and projects the country.
  • Nota sobre a controvérsia Fraser-Honneth informada pelo cenário brasileiro

    Pinto, Celi Regina Jardim

    Resumo em Português:

    O artigo examina a controvérsia Honneth-Fraser (2003) a propósito do binômio distribuição-reconhecimento e do estatuto teórico do conceito de reconhecimento, com o objetivo primeiro de discutir a aplicabilidade das propostas para casos como o brasileiro: até onde Honneth e Fraser oferecem instrumentos para análise do Brasil, até onde suas teorias têm valor normativo para o país? O texto está estruturado em duas partes: na primeira, analisa a polêmica em si e, na segunda, trabalha com as noções de distribuição e reconhecimento com base no cenário brasileiro contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the Fraser-Honnenth controversy (2003) in relation to the distribution-recognitions binominal and the theoretic status of the concept of recognition, with the aim to discuss the applicability of their proposals to cases as the Brazilian one. Do those theories have normative value to the country? The article has two parts: the first one analyzes the controversy in itself; the second part discusses the theses as far as the contemporary Brazilian scenario is concerned.
  • O pensamento conservador ibero-americano na era das independências (1808-1850)

    Lynch, Christian Edward Cyril

    Resumo em Português:

    A intenção do artigo é fornecer um panorama ideológico da América Ibérica da época das independências, especialmente no que diz respeito às ideologias de direita. Busca-se, assim, definir o que seja conservadorismo, distinguindo-o do puro reacionarismo para, em seguida, comparar a orientação de José Bonifácio e de Marquês de Caravelas, no Brasil, com aquela desenvolvida por Bolívar, tendo em vista os dilemas do conservadorismo ibero-americano. A comparação esclarece as diferentes trajetórias da antiga América portuguesa e da antiga América hispânica, no decorrer do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to study the right-wing ideologies of Latin America during the first half of the nineteenth century. At first, it tries to define what conservatism is and to point out its differences from the rhetoric of reaction; later, the thought of José Bonifacio and the Marquis of Caravelas is compared to that of Simon Bolivar, underlying the dilemmas of Latin American conservatism. The comparison enlightens the different ways followed by the ancient Portuguese and Hispanic America after political independence.
  • Cultura e lazer: uma aproximação habermasiana

    Gutierrez, Gustavo; Almeida, Marco Bettine de

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre cultura e lazer a partir de um referencial metodológico apoiado em Habermas. Adota o presídio, mais especificamente a Casa de Detenção de São Bernardo, como um espaço dotado de cultura própria (cultura delinqüente). Conclui apontando a importância das interações comunicativas, típicas da sociabilidade espontânea, presentes nas atividades de lazer, conforme as categorias apresentadas por Kholberg e incorporadas por Habermas, nos limites de um marco jurídico construído a partir de consensos originais do mundo da vida.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a reflection about the relationship between culture and entertainment from a methodological reference supported by Habermas' categories. It adopts the prison, specifically the Detention House of Sao Bernardo in Sao Paulo State, as a practical reference as a site which has its own culture (Delinquent culture). It concludes showing how important the communicative interactions are, when typical of a spontaneous sociability found on leisure activities, as the categories presented by Kholberg and incorporated by Habermas, within the limits of a legal framework built from the original consensus of life world.
  • Matrizes do pensamento culturalista: Tocqueville e Almond-Verba

    Fagundes, Bruno Flávio Lontra

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o approach culturalista em A democracia na América, com base em alguns itens de Teoria da Cultura Política feitas em The civic culture, e em trabalhos posteriores que matizaram alguns de seus conceitos, marcando semelhanças e diferenças entre o que seriam duas matrizes do pensamento culturalista em Ciência Política: a de Almond e Verba e a de Tocqueville.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the culturalist approach in The democracy in America, based on some itens of the theory found in The civic culture, and in posterior works that have enhanced some of its concepts, marking similarities and differences between what could be called the two matrices of the culturalism in Political Science: Almond and Verba's and Tocqueville's.
  • Liberdade e lei no neo-republicanismo de Skinner e Pettit

    Silva, Ricardo

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva analisar as intervenções de Quentin Skinner e de Philip Pettit nas disputas atuais sobre o significado do conceito de liberdade. Argumenta-se que, malgrado diferenças de método e estilo entre os autores, ambos convergem para a defesa de um ideal republicano de "liberdade como ausência de dominação", que não se reduz ao ideal de autogoverno de cidadãos ativos (liberdade positiva), nem ao ideal de simples ausência de coerção sobre os agentes (liberdade negativa). Embora a liberdade republicana à la Skinner e Pettit caracterize-se também pela ausência de interferência, ela se diferencia da visão liberal dominante ao repudiar somente as formas arbitrárias de interferência - fenômenos da dependência e da dominação - que corrompemas relações entre concidadãos, bem como as relações entre cidadãos e Estado. Formas não-arbitrárias de interferência podem ser benéficas à - ou mesmo constitutivas da - liberdade.

    Resumo em Inglês:

    The article aims to analyze the interventions of Quentin Skinner and Philip Pettit in the current disputes on the meaning of the concept of liberty. It argues that despite differences of method and style between the authors, both Skinner and Pettit converge to the advocacy of a republican ideal of "freedom as the absence of domination" which is neither reduced to the ideal of self-government of active citizens (positive liberty), nor to the ideal of simple absence of coercion on agents (negative liberty). Although the republican liberty à la Skinner and Pettit is also characterized by the absence of interference, it differentiates itself from the dominant liberal view in that it repudiates only the arbitrary forms of interference - phenomena of dependence and domination - which corrupt the relations amongst citizens as well as the relations between the citizens and the state. Non-arbitrary forms of interference may be beneficial to - or even constitutive of - liberty.
  • Os excessos da identidade: Bento XVI e a questão da tolerância

    Santiago, Homero

    Resumo em Português:

    Partindo de algumas das polêmicas opiniões de Bento XVI, o artigo busca compreender a base doutrinária delas e discutir os seus efeitos para a questão da tolerância religiosa. Depois de uma apresentação do que entende por tolerância, propõe um percurso através da encíclica Deus caritas est, que embasa a nova doutrina papal numa interpretação particular da noção de "amor de Deus". Por fim, tenta-se mostrar como esse "amor", mediante uma ênfase exagerada da idéia de identidade, torna-se nos documentos papais um instrumento de combate a todas as diferenças, pondo a perder a possibilidade de convivência entre as religiões e, por conseqüência, semeando o fundamentalismo.

    Resumo em Inglês:

    This article tries to comprehend the doctrinal base of some polemical assessments of Benedict XVI; discussing its effects on the issue of religious tolerance. After presenting what is understood to mean tolerance, it proposes a way through the encyclical letter Deus caritas est; in this letter, the new papal doctrine is founded on a particular interpretation of the notion of "God's love". Lastly, it intends to show how this "love", by an exaggerated emphasis on the idea of identity, becomes an instrument of fight against every difference, spoiling the possibility of a pacific relationship among the religions and, consequently, sowing the seeds of fundamentalism.
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br