Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia & Sociedade, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2004
  • Editorial

    Maraschin, Cleci
  • Entrevista com André Parente

  • Notas para uma genealogia da Psicologia Social

    Silva, Rosane Neves da

    Resumo em Português:

    A partir de uma "desnaturalização" do conceito de social, pretende-se situar as condições de possibilidade para a invenção da psicologia social. Utilizando uma estratégia genealógica, nosso objetivo é mostrar que, no lugar da psicologia explicar o social, é o próprio social que deve explicar o surgimento da psicologia moderna. Para tanto, é preciso deixar de considerar o social como sinônimo da noção de sociabilidade e passar a considerá-lo como algo essencialmente construído a partir de determinadas práticas humanas. Tal problematização permite entender como se produzem, no final do século XIX, as primeiras aproximações da psicologia moderna em direção ao social a partir das questões relacionadas ao fenômeno das multidões.

    Resumo em Inglês:

    The "denaturalization" of the concept "social" allow us to situate the conditions to the invention of social psychology. Using the genealogy strategy, our goal is to show that it is not psychology that explains the "social" but it is the "social" itself that explains the emergence of modern psychology. In order to attain our goal it is necessary to abandon the use of social as a synonym of sociability and to consider the "social" as a product essentially constructed by determinate human practices. This strategy allows us to understand how, at the end of the XIX century, modern psychology's firsts theoretical approaches towards the "social" were produced from matters related to the phenomena of the masses.
  • Psicologia social, saber, comunidade e cultura

    Jovchelovitch, Sandra

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as relações entre saber, comunidade e cultura desde uma perspectiva psicossocial. Eu parto do conceito de representação e discuto a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana. Entender o processo representacional é importante porque ele ocupa um lugar central no processo de constituição dos saberes: não há saber que não deseje representar. Ao mesmo tempo, a análise da forma representacional enquanto estrutura dialógica permite a elucidação das relações sócio-culturais que se encontram na base da formação dos saberes. A forma da representação é tanto forma do saber como forma de constituição de um contexto sócio-cultural.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relations between knowledge, community and culture from a psychosocial perspective. Departing from the concept of representation, I discuss the fundamental relation between representational process and context, understood as the historical, social, symbolic and cultural place of a human community. It is important to understand the representational process because it occupies a central place in the process of knowledge constitution: there's no knowledge that doesn't desire to represent. At the same time, the analysis of the representational form as a dialogical structure allows for the understanding of the socio-cultural relations that are to be found at the base of knowledge formation. The form of representation is as much the form of knowledge as the form of constitution of a social-cultural context.
  • Históricos cursos de Psicologia Social no Brasil

    Bomfim, Elizabeth de Melo

    Resumo em Português:

    O artigo ancora-se numa reflexão sobre quatro cursos de Psicologia Social ministrados no Brasil na primeira metade do século XX. O legado documental de seus proponentes traz à cena vestígios das práticas educativas, informando o teor temático e metodológico assim como as influências teóricas. Aberta às contribuições de vários campos de conhecimento, a Psicologia Social é revelada em seu momento de imprecisão, fragilidade e construção como campo científico.

    Resumo em Inglês:

    The article is a reflection on four courses of Social Psychology ministered in Brazil during the first half of the twentieth century. The documental legacy brings to light educational practices, informing us of its thematical and methodological contents besides theoretical influences. Opened to the contributions of different fields of knowledge, Social Psychology shows itself in a moment of fragility, imprecision and construction as a scientific field.
  • (Infr)atores juvenis: artesãos da análise

    Bocco, Fernanda; Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini

    Resumo em Português:

    Este relato de experiência com jovens em situação de abrigagem e, em maior número, com autores de ato infracional pretende mostrar a potência de vida existente nesses jovens que costumam ser vistos apenas como violentos e ameaçadores. O trabalho com o paradoxo representado por esse jovem, com sustentação no referencial da Análise Institucional, levou a questionar alguns lugares e saberes naturalizados e contribuiu para pensar em novas formas de fazer psicologia e de lidar com o público em questão.

    Resumo em Inglês:

    This report on the experience with youth who live in shelters and, in a larger number, with young infractors, intends to show the force of life that exists in this youths and young girls who are usually seen only as violent and threatening individuals. The work carried out with the paradox represented by this youth, always supported by the reference of Institutional Analysis, made the authors question some places and knowledges erroneously taken for granted, and helped to think of new ways of making psychology and dealing with this public.
  • Quem vocês pensam que (elas) são? - Representações sobre as pessoas em situação de rua

    Mattos, Ricardo Mendes; Ferreira, Ricardo Franklin

    Resumo em Português:

    No ponto de encontro entre o conceito de identidade como metamorfose humana e a categoria ideologia como forma de reproduzir relações sociais de dominação, o presente artigo discute a tipificação das pessoas em situação de rua como vagabundas, sujas, loucas, perigosas e coitadas. Tal conhecimento socialmente compartilhado acaba por legitimar a violência física contra estas pessoas, bem como servir de referência para a constituição de suas identidades pessoais. Face a este universo simbólico perverso que as acomete, são analisados a loucura (como fuga da realidade), o suicídio (como consumação material da morte simbólica em curso) e a resistência, a partir da transformação social (opondo-se a esta ideologia através da luta pelos seus direitos), como formas das pessoas em situação de rua elaborarem estas representações oriundas de suas condições sociais.

    Resumo em Inglês:

    In the rendezvous of the concept of identity as cause of the human metamorphose and the category of ideology as a way to reproduce social domination, the present article discusses the labeling of the homeless people as vagabonds, dirty people, crazy persons, dangerous or poor. This feeling shared for many ends up to legitimate the physical violence against this people, as well as a bad reference in the constitution of their personal identities. Besides this perverse symbolic universe which they're submitted, are analyzed the madness- as escape from reality, the suicide - as the material consummation of the symbolic death, and the resistance against the social transformation- as an opponent to this labeling through the fight for their rights.
  • Instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua

    Santana, Juliana Prates; Doninelli, Thaís Mesquita; Frosi, Raquel Valiente; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    O presente estudo visou à descrição das instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua da cidade de Porto Alegre a partir da análise dos documentos escritos produzidos por estes locais e das respostas de um questionário aplicado aos dirigentes institucionais. Esta análise possibilitou uma melhor compreensão dos serviços de atendimento, que são importantes contextos desenvolvimentais para os meninos e meninas em situação de rua. Os resultados demonstram haver contradições entre os documentos e a realidade institucional. Isto se deve, principalmente, ao fato dos documentos não acompanharem as mudanças sofridas pelas instituições, tornando-se, muitas vezes, obsoletos. É importante ressaltar a relevância da análise documental, pois esta possibilita o entendimento de uma série de valores e ideologias assumida pelas instituições. Trata-se, inclusive, de uma relevância histórica que permite compreender como as instituições se organizam para lidar com a questão das crianças e dos adolescentes em situação de rua.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to describe Porto Alegre's service institutions to street children and adolescents based on written documents produced by these institutions and the answers to a which are very important developmental contexts for this population. The results showed that there are some contradictions between the documents and institutional reality. This is due, mainly, to the fact that the documents did not follow-up on institutional changes, usually becoming obsolete. It is important to emphasize the relevance of the documental analysis, since this enables to understand a series of values and ideologies assumed by the institutions. Also, institutional aspects expressed in the documents are historically relevant, allowing for a better comprehension of the institutions, how they organize themselves to work with issues about street children and adolescents.
  • La inclusión del sufrimiento psíquico: un desafio para la epidemiologia

    Augsburger, Ana Cecília

    Resumo em Espanhol:

    El artículo indaga en qué medida los criterios y las categorías utilizadas para el diagnóstico y la clasificación de los problemas de salud mental, constituyen un obstáculo teórico y metodológico para el desarrollo de la epidemiología en salud mental. Los resultados contemplan dos aspectos. (1)Una reflexión teórica destinada a redefinir el objeto de estudio que históricamente la disciplina construyó para sí, analizando de manera crítica las modalidades clasificatorias para los problemas psíquicos. (2)Un trabajo de campo en el que se analizan los esquemas teóricos y operativos en los que intervienen los profesionales de la salud mental. Se busca conocer en qué medida tanto las nociones más empíricas, como la formación científica que reciben los psicólogos se adecuan a las categorías propuestas para identificar y diagnosticar las patologías psíquicas (CIE ó DSM). Si el sufrimiento humano no es sólo un problema de orden biológico, sino que es producido en contextos culturales y socio históricos definidos, es necesariamente crítica la mirada sobre sistemas clasificatorios que no contemplan las dimensiones sociales, culturales o institucionales.

    Resumo em Inglês:

    The article examines in what extend the criteria and the categories used for diagnosis and the classification of mental health problems, are actually theoretical and methodological obstacles for the development of Epidemiology in mental health. The results lead to two main issues: (1) A theoretical consideration pointing to re-define the object of study traditionally built by the discipline itself, analyzing the classificatory schemes for psychics problems. (2) A work in the field analyzing the theoretical and operative schemes in which the professionals in mental health intervene. It tries to clarify in what extend the empirical notions and the scientific skills received by the psychologists, are the correct ones to the categories proposed to identify and diagnose the psychic pathologies. If human suffering is not just a biological problem, but takes place in a social, historical and cultural environment, it is necessary to have a very critical eye on the classificatory systems that ignore the social, cultural and institutional dimensions.
  • Onde está o risco? Os seguros no contexto do turismo de aventura

    Spink, Mary Jane; Galindo, Dolores; Cañas, Antonio; Souza, Daniella T.

    Resumo em Português:

    A indústria de seguros vem respondendo à crescente exposição deliberada ao risco no contexto do turismo de aventura. Os seguros constituem apenas uma das possíveis aplicações de tecnologias do risco, mas têm se tornado um dos elementos centrais nos diferentes tipos de contratos estabelecidos pelas operadoras de turismo. Procuramos, neste artigo, responder à pergunta: de quem é a responsabilidade pelos danos, quando o risco é ativamente procurado como forma de lazer? Abordaremos inicialmente a inserção da proposta de estudo no contexto da literatura sobre risco e aspectos gerais da regulação do turismo de aventura no Brasil. A seguir, por meio de estudo de caso de uma operadora de turismo de aventura, analisaremos como é garantida a segurança do usuário no jogo de relações entre mercado de turismo, seguros e Estado. Concluiremos com breves considerações sobre a partilha dos danos e responsabilidades entre operadoras de seguros e de turismo, Estado e usuários, apontando ainda para possíveis mudanças no cenário atualmente configurado.

    Resumo em Inglês:

    The insurance industry has been quick to respond to the increase in deliberate exposure to risk in the context of adventure tourism. Although insurance is only one aspect of the possible applications of risk technologies, it has become a central element in the variety of contracts established between tourism operators and clients. This article addresses the question: who has responsibility for damages incurred when risk is actively sought in leisure pursuits? Initially we'll discuss risk-adventure in the context of the literature on risk and the regulation of adventure tourism in Brazil. Based on a case study of a tourism office offering leisure activities in nature, it proceeds with an analysis of how client safety is guaranteed in the network of relationships involving tourism market, insurance industry and State regulation. It concludes with brief considerations about the distribution of damages and responsibilities between tourism operators, insurance agents, clients and the State, with emphasis on potential changes in the scenario presently configured.
  • Testes psicológicos e o Direito: uma aproximação à luz da dignidade da pessoa humana e dos direitos da personalidade

    Coelho, Luciano Augusto de Toledo

    Resumo em Português:

    Testes psicológicos são freqüentemente usados na seleção de funcionários para empresas. Este artigo busca comparar tais instrumentos considerando os direitos fundamentais do trabalhador. Sempre que um candidato para um trabalho é sujeitado a um teste, seja isso para medir a aptidão dele ou dela ou para verificar determinados traços da personalidade, acima daquele instrumento está sujeitado o conhecimento de uma ciência que legitima o poder do empregador para testar o candidato. A crise de trabalho gerada pela globalização e a hegemonia do sistema capitalista neoliberal levam vantagem do sujeição crescente do trabalhador. Não há nenhuma lei no Brasil que protege um(a) candidato(a) do "vazamento" de informação sobre sua personalidade. E, em alguns casos, estes fatores que podem causar a pessoa não ser contratada, poderiam ser considerados discriminatórios. Tais técnicas e testes de seleção de pessoal abusivas que não são muito fidedignos, aumentam a possibilidade de revelação desnecessária e, por conseguinte, uma violação de privacidade, vida privada e o desrespeito do princípio constitucional da dignidade humana.

    Resumo em Inglês:

    Psychological tests are quite frequently used in selecting personnel for companies. This article seeks to compare such instruments with the worker's fundamental rights in mind. Whenever a candidate for a job is subjected to a test, be that to measure his or her aptitude or to verify certain personality traits, over that instrument is incurred the knowledge of a science that legitimizes the employer's power to test the candidate. The job crisis generated from globalization and the hegemony of the neo-liberal capitalistic system, takes advantage of the ever-growing subjection of the worker. There are no laws in Brazil that protect a candidate from the "leak" of information about his or her personality. And, in some cases, these factors, which can cause one to not be hired, could be considered discriminatory. Such abusive personnel selection techniques and tests, which are not very trustworthy, increase the possibility of unnecessary disclosure and, consequently, a violation of privacy, private life and the disrespect of the constitutional principle of human dignity.
  • O nome, a coisa... e o currículo: perversos motes da perigosa glosa neo-centralista radical

    Paraskeva, João M.

    Resumo em Português:

    Com base nos pensamentos radicais críticos de Michael Moore (2001) e José Saramago (2003) - entre outros - para quem as relações de concubinato entre os Estados e os grupos económicos têm promovido uma plataforma democrática redutora e - por isso - suicida, avançamos neste artigo com uma proposta de análise, não só em torno das nefastas implicações de alguns dos recortes do 'pervertido' modelo democrático ocidental - no qual a lógica mercantilista tem sistematicamente vilipendiado as esferas política e cultural - tanto na escolarização, em geral, quanto no currículo, em particular, processos políticos que deveriam ser inequivocamente tratados como um bem público, como também sobre as profundas contradições bem latentes na própria medula do fervor mercantilista.

    Resumo em Inglês:

    Based on the radical and critical thoughts of Micheal Moore (2001) and Jose Saramago (2003) - among others - for who the concubinage relationships between the States and the economic groups have promoted a reductive democratic platform and - for that - suicidal, this article proceeds with a proposal to analize, not merely around infamous implications of some cut outs of the "perverted" western democratic model - in which merchantile logic has systematically debased political and cultural spheres - as in schooling, in general, as much as in the curriculum, in particular, political processes that should be unmistakably treated as public property, as also on the profound disguised contradictions in the own marrow of merchantilistic endeavor.
  • Vestibular seriado: análise de uma experiência em Santa Catarina

    Schlichting, Ana Maria Silveira; Soares, Dulce Helena Penna; Bianchetti, Lucídio

    Resumo em Português:

    O Sistema de Avaliação do Ensino Médio (SAEM), instaurado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), tem como um de seus objetivos disponibilizar uma proposta alternativa para selecionar candidatos à universidade. Por meio deste artigo, que sintetiza e analisa parte de uma pesquisa da qual resultou uma dissertação de mestrado, procuraremos contribuir para que esta experiência desencadeada em Santa Catarina seja incorporada à agenda de discussões que atualmente cercam o acesso ao ensino superior no Brasil, fazendo uma interface com o debate no contexto da Psicologia Social e da Orientação Profissional (OP). Para tanto, partimos de uma contextualização do SAEM, abordando brevemente sua gênese e seus congêneres para, em seguida, visualizá-lo como: fonte de informação; pré-vestibular; ritual de passagem e/ou barreira ritualizada; meio ou não de escolha profissional; estratégia de seletividade social e escolar e meio de democratização do ensino. À guisa de conclusão, levantamos alguns questionamentos e apontamos algumas saídas no contexto do tema intervenções na educação, onde o vestibular seriado pode ser visto como uma estratégia de que dispõe o ensino público, para melhor instrumentalizar os alunos com vistas à sua inserção em diversas instâncias da vida social.

    Resumo em Inglês:

    One of the objectives of the High School Evaluation System (SAEM) established by the Santa Catarina Association of Educational Foundations (ACAFE) is to present an alternative proposal to select college students. This article, which synthesizes and analyzes part of a study that resulted in a Masters dissertation, seeks to make this experiment undertaken in Santa Catarina State a contribution to current discussions about access to higher education in Brazil. The paper analyzes the debate in the context of Social Psychology and Professional Guidance. To do so, it places SAEM in context, briefly considering its genesis and its congeners and then considers it as: a source of information; a pre-college entrance exam; a ritual of passage and or a ritualized barrier; a means of professional choice; a strategy of social and school selectivity and a means to democratize education. To conclude, we raise some questions and make some proposals in the context of the theme interventions in education, where college entrance exams in series can be seen as a strategy that disposes public education to better prepare students in order to assist their insertion at all levels of social life.
Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com