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Psicologia: Reflexão e Crítica, Volume: 25, Número: 4, Publicado: 2012
  • Validade incremental da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) Avaliação Psicológica

    Gomes, Cristiano Mauro Assis; Golino, Hudson Fernandes

    Resumo em Português:

    Este trabalho investiga a validade incremental da abordagem à aprendizagem (AbA) sobre o desempenho escolar, além da inteligência. São analisados dados de 684 estudantes da sexta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A inteligência é mensurada por itens marcadores da inteligência fluida da Bateria de Fatores Cognitivos de Alta-Ordem. AbA é medida através da Escala de Abordagens de Aprendizagem. O desempenho acadêmico é medido através das notas escolares em Matemática, Português, Geografia e História. Três hipóteses sobre a relação entre inteligência, abordagem à aprendizagem e proficiência acadêmica são testadas através da modelagem por equação estrutural. O modelo da relação direta foi o mais adequado aos dados e apresentou bom grau de ajuste. Inteligência e AbA apresentam efeito direto sobre o desempenho escolar. AbA possui validade incremental independente da inteligência sobre as diferenças individuais do rendimento acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the incremental validity of learning approach in academic achievement. Participants were 684 junior and high school students from a private school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Intelligence is measured by fluid intelligence items of the Higher-Order Cognitive Factors Kit. Learning approach is measured by the Learning Approaches Scale. Academic achievement is measured by annual grades in Mathematics, Portuguese (native language), Geography, and History. Three hypotheses about the relation among intelligence, learning approach and academic achievement are tested through structural equation modeling. The direct relation model was the most adequate and showed good fit. Intelligence and learning approach show direct effect in academic achievement. Learning approach has incremental validity of individual differences in academic achievement, independently of intelligence.
  • Desenvolvimento de uma medida multidimensional para avaliação de qualidade em relacionamentos românticos - Aquarela-R Avaliação Psicológica

    Andrade, Alexsandro Luiz De; Garcia, Agnaldo

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo construir uma medida psicológica inédita para avaliação da qualidade em relacionamentos românticos. A Escala de Avaliação de Qualidade em Relacionamentos Românticos (Aquarela-R) segue os parâmetros de um diferencial semântico (DS) e se propõe a avaliar diretamente cinco dimensões cognitivas, afetivas e comportamentais dos relacionamentos românticos: (a) comprometimento, (b) intimidade, (c) amor, (d) relacionamento sexual, (e) comunicação. Dois estudos compuseram o trabalho: um primeiro estudo da semântica de descritores e um segundo de construção da medida. Participaram da pesquisa 388 pessoas, sendo 211 (54,4%) do sexo masculino. A média de idade dos participantes foi de 28,2 anos (DP = 9,1 anos). A medida final apresentou resultados consistentes quanto à validade fatorial e externa, bem como índices de confiabilidade alfa de Cronbach superior a 0,90 em todos os fatores.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents results about the development of a new psychological measure for quality assessment in romantic relationships. The Scale for Quality Assessment in Romantic Relationships (Aquarela-R) follows the parameters of a semantic differential (SD) and it is proposed to directly assess five cognitive, affective and behavioral dimensions of romantic relationships: (a) commitment, (b) intimacy, (c) love, (d) sexual relationship, and (e) communication. Two studies comprised the research: the first was a study of the semantics of descriptors, and the second one was about development of the measure. Three hundred eighty eight people participated in this survey, 211 (54.4%) were males and the average age of the participants was 28.2 years old (SD = 9.1 years). The final measure showed consistent results in terms of its factorial and external validity as well as Cronbach's alpha indices of reliability higher than .90 in all factors.
  • Impacto de un programa de psicología positiva en sintomatologia depresiva y satisfaccion vital en adultos mayores

    Cuadra-Peralta, Alejandro; Veloso-Besio, Constanza; Puddu-Gallardo, Giannina; Salgado-García, Paulina; Peralta-Montecinos, Jenniffer

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación estudia la efectividad de talleres basados en Psicología Positiva en adultos mayores, mediante el análisis de las variaciones pre-post del niveles de Satisfacción Vital y Sintomatología Depresiva. Se conformó tres grupos: el primero, un grupo cuasi experimental, basado en Psicología Positiva; el segundo, un grupo cuasi control activo, basado en actividades recreativas; y el tercero, un grupo cuasi control inactivo, sin intervención. Se utilizó la Escala de Depresión Geriátrica de Yesavage y Escala de Satisfacción Vital de Diener. Los resultados indican que sólo el grupo con taller basado en Psicología Positiva disminuye significativamente su Sintomatología Depresiva y aumenta significativamente sus niveles de Satisfacción Vital, luego de la intervención. Estos resultados se discuten a la luz de las investigaciones actuales en Psicología Positiva.

    Resumo em Inglês:

    This research examines the effectiveness of workshops based on positive psychology for the elderly by analyzing pre-post changes in levels of life satisfaction and depressive symptomatology. Three groups were formed: the first, a quasi-experimental group based on positive psychology; the second, a quasi-active control group based on recreational activities; and the third, a quasi-inactive control group without intervention. The instruments used were: Yesavage Geriatric Depression Scale and Life Satisfaction Scale of Diener. Results indicated that only the group that attended positive psychology-based workshops significantly decreased depressive symptoms and significantly increased their levels of life satisfaction after the intervention. These results are discussed in the light of current researches in positive psychology.
  • Tradução e adaptação para o português do Behavior Rating Inventory of Executive Function - BRIEF Avaliação Psicológica

    Carim, Daniela de Bustamante; Miranda, Monica C.; Bueno, Orlando F. Amodeo

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi traduzir e adaptar, para o português, o BRIEF. O processo de tradução e adaptação seguiu os passos recomendados na literatura internacional. Além disso, foi realizada uma análise inicial das propriedades psicométricas. A versão final foi administrada numa amostra constituída por 277 pais e 282 professores de crianças entre 5 e 11 anos de idade, 112 adolescentes entre 11 e 18 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Os valores dos Alfas de Cronbach oscilaram entre 0,901 e 0,957, considerando as 3 formas. A análise de componentes principais identificou duas dimensões. Os valores de adequada consistência interna encontrados na versão brasileira se assemelham aos da versão original, assegurando boa qualidade do processo de tradução e adaptação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to translate and adapt the BRIEF into Portuguese. The process of translation and adaptation followed the steps recommended in the international literature. Besides that, an initial analysis of psychometric properties was performed. The final version was administered in a sample of 277 parents, 282 teachers of children between 5 and 11 years old, and 112 adolescents between 11 and 18 years old from the city of Rio de Janeiro. The Cronbach Alphas ranged between .901 and .957 considering the three forms. The main component analysis extracted two dimensions. The internal consistency values found in the Brazilian version resembled the original version, ensuring good quality in the process of translation and adaptation.
  • Construção de uma tarefa de leitura em voz alta de palavras: análise psicométrica dos itens Avaliação Psicológica

    Lúcio, Patrícia Silva; Moura, Ricardo José de; Nascimento, Elizabeth do; Pinheiro, Ângela Maria Vieira

    Resumo em Português:

    O estudo descreve a análise dos itens que irão compor uma tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas. Um grupo de crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental leu, por meio de microcomputadores, uma lista contendo 323 palavras de baixa frequência. Foram selecionados 112 itens-candidatos que apresentaram índices adequados de dificuldade, discriminação, correlação item-total e consistência interna. A análise mostrou que a maioria das palavras apresentou níveis de dificuldade baixos, mas paralelamente produziu níveis adequados de discriminação e de correlação item-total. Elevados índices de consistência interna foram obtidos, indicando a homogeneidade da tarefa e a unidimensionalidade do construto avaliado. Considerações de Embretson (1983) sobre as pesquisas de representação do construto e de intervalo nomotético são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    The study reports the psychometric inquiry of a word reading aloud task. A group of 1st to 4th grade school children read aloud 323 low frequency words that were presented in a computer screen. The item analysis selected 112 potential items that presented satisfactory levels of difficulty, discrimination, item total correlation, and internal consistency. Generally, the selected items were not difficult to the sample. Nevertheless, most items had good levels of discrimination and item total correlation. The internal consistency index attested for the homogeneity of the task and for the construct unidimensionality. Considerations of Embretson (1983) about construct representation research and nomothetic span research are outlined.
  • Avaliação longitudinal da percepção da doença em adultos jovens com câncer Psychological Assessment

    Castro, Elisa Kern de; Kreling, Marina; Ponciano, Clarissa; Meneghetti, Bruna Machado; Chem, Carolina Mainieri

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar longitudinalmente a percepção da doença em adultos jovens com câncer. Os participantes foram 50 pacientes que responderam questionários sócio-demográficos e de dados clínicos e o Questionário de Percepção Breve de Doença (Brief IPQ). Os resultados longitudinais não revelaram alterações significativas nas percepção da doença ao longo do período de um ano. No entanto, percepções sobre a causalidade do câncer foram significativamente diferentes no mesmo período. As mulheres apresentaram mais percepções cognitivas negativas sobre o câncer do que os homens no Tempo 1 (T1), já no T2 as mulheres revelaram mais percepções emocionais negativas a respeito do câncer. Concluiu-se que a percepção da doença ao longo de um período de um ano permaneceu relativamente estável, mas existem fortes evidências de diferenças entre homens e mulheres.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to assess longitudinally the illness perception in young adults with cancer. Participants were 50 patients who answered socio-demographic and clinical data questionnaires and the Brief Illness Perception Questionnaire (Brief IPQ). Longitudinal results revealed no significant changes in illness perceptions over one-year period. However, perceptions about cancer causality were significantly different in the same period. Women presented more negative cognitive perceptions about cancer than men in Time 1 (T1), but in T2 women revealed more negative emotional perceptions about the cancer. It was concluded that illness perception over one-year period remained relatively stable, but there are strong evidence for differences between men and women.
  • Propriedades psicométricas do CSAI-2 em atletas brasileiros Avaliação Psicológica

    Fernandes, Marcos Gimenes; Vasconcelos-Raposo, José; Fernandes, Helder Miguel

    Resumo em Português:

    O propósito do estudo foi examinar a confiabilidade, evidências de validade fatorial, invariância (por género, tipo de esporte e nível competitivo) e evidências de validade convergente do CSAI-2. A amostra total foi composta de 375 atletas (284 do sexo masculino e 91 do sexo feminino). Para as evidências de validade convergente, a amostra foi constituída de 163 atletas (115 do sexo masculino e 48 do sexo feminino). Os atletas responderam aos instrumentos (CSAI-2 e versão reduzida do IDATE) uma hora antes do início das competições. Os resultados revelaram confiabilidade (α > 0,70) e bons índices de ajustamento (CFI = 0,959, GFI = 0,942 e RMSEA = 0,044) para o modelo reduzido de 17 itens (CSAI-2R). A invariância e as evidencias de validade convergente foram suportadas. A versão brasileira reduzida do CSAI-2 revelou boas propriedades psicométricas, sustentando a sua utilização em atletas brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the study was to examine the reliability, factorial validity evidence, invariance (by gender, type of sport and competitive level) and evidence of convergent validity of the CSAI-2. The total sample consisted of 375 athletes (284 males and 91 females). For evidence of convergent validity, the sample consisted of 163 athletes (115 males and 48 females). The athletes responded to the instruments (CSAI-2 and reduced version of the State Trait Anxiety Inventory - STAI) an hour before starting competitions. The results showed reliability (α > .70) and good indices of fit (CFI = .959, GFI = .942 and RMSEA = .044) for the reduced model of 17 items (CSAI-2R). The invariance and the evidence of convergent validity were supported. The Brazilian reduced version of CSAI-2 showed good psychometric properties, supporting its use in Brazilian athletes.
  • Entrincheiramento organizacional: construção e validação da escala Avaliação Psicológica

    Rodrigues, Ana Carolina de Aguiar; Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve como objetivo construir e validar a escala de entrincheiramento organizacional, construto de mesma base teórica do comprometimento de continuação. Três dimensões foram propostas: ajustamentos à posição social (APS), arranjos burocráticos impessoais (ABI) e limitação de alternativas (LA). Os dados coletados com 721 trabalhadores foram submetidos a análises exploratórias e confirmatórias para a avaliação psicométrica da escala. Os resultados indicam estabilidade, generalizabilidade e alta consistência interna dos três fatores, formados pelos vinte e dois itens restantes, e respaldam a decisão pela estrutura tridimensional. Estudos futuros com a escala validada poderão contribuir para um maior refinamento conceitual e empírico do entrincheiramento com a organização.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to develop and validate an organizational entrenchment scale which is a construct on the same theoretical base of continuance commitment. Three dimensions were defined: individual adjustment to social positions (ASP), impersonal bureaucratic arrangements (IBA) and limitation of alternatives (LA). Data collected from 721 workers were subjected to exploratory and confirmatory analyses in order to conduct a psychometric evaluation of the scale. Results indicate stability, potential for generalization and strong internal consistency across the three dimensions formed by the remaining twenty-two items, and they also support the choice of a three-component structure. Future studies using this validated scale will contribute for further conceptual and empirical refinement of the organizational entrenchment concept.
  • Tradução e validação do Perceived Autonomy Support: Exercise Climate Questionnaire numa amostra de praticantes de exercício portugueses Avaliação Psicológica

    Moutão, João Miguel Raimundo Peres; Cid, Luís; Leitão, José Carlos; Alves, José

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi o de traduzir e avaliar as propriedades psicométricas do Perceived Autonomy Support Exercise Climate Questionnaire, para avaliar a perceção do suporte de autonomia dado pelo professor de fitness, em linha com a teoria da autodeterminação. Para este propósito, recorreu-se a uma amostra de 935 praticantes de exercício, masculinos (N = 344) e femininos (N = 591), pertencentes a 16 academias da zona de Lisboa e litoral oeste de Portugal. As análises efetuadas revelaram que a versão traduzida possuía uma adequada validade interna, validade temporal, validade de construto e validade preditiva, dando sustentação à sua utilização em praticantes de exercício Portugueses.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to translate and evaluate the psychometric properties of the Perceived Autonomy Support: Exercise Climate Questionnaire that measures the autonomy support given by fitness instructors in accordance with the self-determination theory. In order to fulfill such purpose, it was collected a sample of 935 fitness exercisers, male (N = 344) and female (N = 591) in 16 different Health Centers in the area of Lisbon and west coast of Portugal. The analysis performed revealed that the translated version had an adequate internal, temporal, construct and predictive validity, supporting its use with Portuguese exercisers.
  • Inventário de Oldenburg para estudantes: adaptação cultural e validação para o português Psychological Assessment

    Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini; Carlotto, Mary Sandra; Marôco, João

    Resumo em Português:

    Realizou-se adaptação cultural do Inventário de Oldenburg para estudantes (OLBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O OLBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 602 portugueses. O modelo fatorial original apresentou ajustamento adequado mas foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra. Verificou-se baixa consistência interna e validade convergente, confiabilidade compósita aceitável, boa validade discriminante, concorrente e divergente. O OLBI-S não foi invariante nas amostras de Brasil e Portugal. O OLBI-S apresentou limitações e ausência de validade transcultural nas amostras estudadas.

    Resumo em Inglês:

    The Oldenburg Burnout Inventory for college students (OLBI-S) was adapted to Brazilian Portuguese and its reliability and validity were measured in a sample of both Brazilian (n=958) and Portuguese (n=602) college students. The confirmatory factor analysis of the OLBI-S showed good fit but two items were removed since they lacked individual reliability (λ<.50). The new structure showed good fit to 2/3 of the test sample and was invariant to the other 1/3 of the total sample. Convergent validity and internal consistency were low, but discriminant, concurrent and divergent validity were good. The OLBI-S was not invariant in the Brazilian and Portuguese samples. The adapted OLBI-S did not show cross-cultural validity.
  • A avaliação do Programa Bolsa Família: um estudo quasi-experimental no Estado do Rio de Janeiro Psychological Assessment

    Mourão, Luciana; Ferreira, Maria Cristina; Jesus, Anderson Macedo de

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo avaliar um programa de distribuição de renda no Brasil (programa de bolsa família, FGP) usando um quasi-experimento em favelas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Questionários, que continha perguntas sobre os três eixos principais do programa, foram administradas pessoalmente a 281 programa participantes e 249 não-participantes (grupo controle) em qualquer de suas casas ou em circulam normalmente espaços públicos em favelas. Os resultados de vários testes estatísticos (teste t, correlação e teste de Wilcoxon-Mann-Whitney) identificaram diferenças significativas entre os grupos de beneficiários e não beneficiários, que sinalizam uma influência positiva da FGP, incluindo aumentos no número de refeições diárias e renda familiar. No entanto, algumas condicionalidades do programa não estão a ser cumpridas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evaluate a program of income distribution in Brazil (Family Grant Program, FGP) using a quasi experiment in shantytowns in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Questionnaires, which contained questions regarding the three main axes of the program, were personally administered to 281 program participants and 249 non-participants (control group) in either their homes or in public spaces of the shantytowns. The results of several statistical tests (t-test, correlation and Mann-Whitney-Wilcoxon test) identified significant differences between the groups of beneficiaries and non-beneficiaries, which signal a positive influence of the FGP, including increases in the number of daily meals and family income. However, some conditionalities of the program are not being fulfilled.
  • Auto-regulação da aprendizagem em crianças e adolescentes filhos de vítimas de violência doméstica contra mulheres Psicologia Do Desenvolvimento

    Preto, Micaela; Moreira, Paulo A. S.

    Resumo em Português:

    A violência doméstica contra mulheres afecta negativamente o desenvolvimento de alguns domínios de auto-regulação. Contudo, pouco se conhece sobre o seu impacto na auto-regulação da aprendizagem. Este estudo avaliou a auto-regulação da aprendizagem em 50 filhos de vítimas de violência doméstica contra mulheres. O grupo de filhos de vítimas apresentou níveis inferiores de rendimento académico. O grupo de filhos de vítimas simultaneamente de violência psicológica e física registou níveis inferiores nas dimensões de Avaliação e Execução de auto-regulação da aprendizagem. Estes resultados suportam as evidências de que a exposição à violência doméstica afecta negativamente o desenvolvimento da auto-regulação. Para além disso, sugerem que a exposição a violência familiar afecta negativamente também algumas dimensões da auto-regulação da aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Domestic violence against women has a negative impact on several domains of self-regulation. However, very little is known about its impact on self-regulated learning. This study evaluated self-regulation of learning in children and adolescents exposed to domestic violence. Fifty children and adolescents, whose mothers were victims of domestic violence and 50 whose mothers were not, participated in the study. The group of children and adolescents whose mothers were victims of intimate partner violence registered lower academic performance and the group exposed simultaneously to psychological and physical violence registered lower scores on the self-regulation dimensions of evaluation and execution. The results support the evidence that exposure to domestic violence has a negative impact on self-regulation. Also, they suggest that exposure to domestic violence has a negative impact in some dimensions of self-regulated learning.
  • Concepções de gênero nas narrativas de adolescentes Psicologia Do Desenvolvimento

    Bordini, Gabriela Sagebin; Sperb, Tania Mara

    Resumo em Português:

    A adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. O objetivo do presente estudo foi conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas próprias narrativas. Participaram 41 adolescentes, com idades entre os 14 e os 15 anos, estudantes de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre. Com eles, foram realizados 6 grupos focais on-line síncronos, através do programa de bate-papo MSN: 2 grupos compostos por adolescentes homens, 2 por adolescentes mulheres, e 2 mistos. As narrativas produzidas a partir da interação nos grupos foram analisadas mediante Análise de Conteúdo, que revelou uma predominância dos papéis tradicionais de gênero.

    Resumo em Inglês:

    Adolescence implicates redefinition of identity, including gender dimension. The goal of this research was to identify teenagers' conceptions about what it means to be a man and a woman through their own narratives. Forty-one teenagers, between 14 and 15 years old, who were students from a public school and from a private school both located in the city of Porto Alegre/RS, Brazil, participated in the study. Through the MSN chat software, 6 synchronous online focus groups were formed: 2 groups of male adolescents, 2 of female adolescents, and 2 of mixed genders. The narratives produced by the interaction in the groups were analyzed by Content Analysis that revealed a predominance of traditional gender roles.
  • Bullying entre estudantes com e sem características de dotação e talento Psicologia Do Desenvolvimento

    Oliveira, Juliana Célia; Barbosa, Altemir José Gonçalves

    Resumo em Português:

    Para comparar a ocorrência de bullying entre alunos com e sem características de dotação e talento (D&T), aplicou-se um questionário em 339 estudantes do ensino fundamental, sendo que 59 deles possuíam D&T. Não foram identificadas diferenças significativas entre os subgrupos com e sem D&T quanto ao envolvimento com bullying, aos tipos de agressões sofridas e a variáveis sociométricas. Os alunos com D&T adotam mais frequentemente o comportamento de pedir auxílio para combater o bullying. Os discentes com talento para arte são mais vitimizados que os colegas com D&T em outros domínios. Ainda que poucas variáveis relacionadas ao ajustamento socioemocional tenham sido investigadas, os resultados permitem inferir que estudantes com D&T não diferem necessariamente dos pares nesse âmbito do desenvolvimento humano.

    Resumo em Inglês:

    To compare the occurrence of bullying among students with and without characteristics of giftedness and talent it was applied a questionnaire to 339 elementary school students, being 59 of them gifted students. No significant differences were found between subgroups with and without giftedness in regard to their involvement with bullying, types of aggression suffered and sociometric variables. Gifted students more often adopt the behavior of calling for help to combat bullying. Students with talent for arts tend to be more victimized than the ones gifted in other domains. Although few variables related to socioemotional adjustment have been investigated, the results may imply that students with giftedness do not necessarily differ from peers regarding that aspect of human development.
  • Falsas memórias no Teste Pictórico de Memória Processos Psicológicos Básicos

    Machado, Fernanda; Lopes, Ederaldo José

    Resumo em Português:

    As falsas memórias (FM) podem ser definidas como recordações que as pessoas têm de fatos ou eventos que nunca ocorreram, ilusões ou distorções de fatos ocorridos. O objetivo deste trabalho foi verificar o aparecimento de FM no Teste Pictórico de Memória. Para isso manipulou-se o tempo de exposição da lâmina (1, 3 ou 5 minutos), a fim de avaliar sua influência no aparecimento de FM. O estudo contou com 273 participantes. Os resultados mostraram uma diminuição significativa da porcentagem de respostas falsas considerando os tempos de exposição do mais rápido para o mais lento.

    Resumo em Inglês:

    False memories (FM) are defined as memories that people have of facts or events that have never happened, illusions or distortions of facts which have occurred. The purpose of this work was to verify the occurrence of FM in the Pictorial Memory Test. The exposure time of the card (1, 3 or 5 minutes) was manipulated in order to understand its influence on the onset of FM. The sample was composed of 273 participants. The results showed a significant decrease in the percentage of false answers given the exposure time from the fastest to the slowest.
  • Extinção e estímulos independentes da resposta: efeitos de relações de não-contingência sobre o comportamento Processos Psicológicos Básicos

    Souza, Alessandra da Silva; Abreu-Rodrigues, Josele

    Resumo em Português:

    A extinção e a apresentação de estímulos independentes da resposta são dois procedimentos tradicionais de suspensão da contingência entre resposta e consequência. O objetivo dessa revisão é discutir algumas similaridades e divergências nos efeitos comportamentais desses procedimentos. Dentre as similaridades encontram-se a redução na taxa de respostas, o estabelecimento de controle de estímulos, a renovação e o aumento na variabilidade comportamental. Dentre as divergências observam-se o maior grau de redução na taxa de respostas, a ocorrência de respostas emocionais e efeitos de contraste sob a extinção; comportamento supersticioso e o reestabelecimento sob o procedimento de estímulos independentes. Os diversos efeitos comportamentais foram analisados à luz das similaridades (não-contingência) e diferenças (estímulo reforçador ausente vs. presente) na programação dessas condições.

    Resumo em Inglês:

    Extinction and presentation of response-independent stimuli are two traditional procedures to suspend a response-consequence contingency. The goal of this review is to discuss some similarities and divergences in the behavioral effects of those procedures. Among the similarities, we found responserate deceleration, stimulus control development, renewal, and increase in behavioral variability. Among the divergences, we observed the higher degree of responserate deceleration, the occurrence of emotional responses and behavioral contrast effects under extinction; superstitious behavior and reinstatement under response-independent stimuli conditions. Such behavioral effects were discussed in light of the similarities (non-contingency) and differences (presence versus absence of reinforcing stimuli) in programming those conditions.
  • Efeitos de um processo de alfabetização em informática na cognição de idosos Processos Psicológicos Básicos

    Scoralick-Lempke, Natália Nunes; Barbosa, Altemir José Gonçalves; Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da

    Resumo em Português:

    Para testar a hipótese de que um processo de alfabetização digital melhora as capacidades cognitivas de idosos, mais especificamente as memórias episódica e de trabalho, a meta-memória e a autoeficácia em memória, constituíram-se dois grupos experimentais (GE) com, no total, 22 idosos que participaram de uma Oficina de Inclusão Digital. Esses construtos foram avaliados pré e pós-atividades, sendo que o desempenho do GE foi comparado ao de um grupo controle (GC) com 16 participantes também idosos. Após 19 oficinas de duas horas cada, verificou-se que as alterações nos processos cognitivos dos participantes, observadas na presente investigação, não podem ser atribuídas a esse processo educacional. As limitações do quase experimento e as implicações sociais e científicas dos resultados são analisadas.

    Resumo em Inglês:

    In order to test the hypothesis that digital literacy skills improve the elderly cognitive performance, more specifically episodic and working memory, meta-memory, and auto-efficacy in memory, two experimental groups (EG) were created. The groups were formed with a total of 22 elderly people who participated in a workshop on Digital Inclusion. The constructs were assessed in pre- and post-activities. EG performance was compared to a control group (CG) composed by other 16 elderly participants. After 19 workshops of two hours each, the changes in cognitive processes of the elderly which were observed in this research cannot be assigned to the educational process evaluated. The limitations of the quasi experiment and scientific and social implications of the results are also analyzed.
  • Programa de intervenção fonológica associado à correspondência grafema-fonema em escolares de risco para a dislexia Processos Psicológicos Básicos

    Fukuda, Maryse Tomoko Matsuzawa; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar os escolares com sinais de risco para a dislexia e verificar a eficácia do programa de treinamento fonológico associado à correspondência grafema-fonema nessa população. Participaram deste estudo 60 escolares divididos em: GI, composto por 30 escolares submetidos ao programa de treinamento, e GII, composto por 30 escolares não submetidos ao programa de treinamento. Os resultados revelaram que, após o período de realização do programa de treinamento, o GI apresentou diferenças estatisticamente significantes em todas as habilidades propostas na avaliação. Conclui-se que o programa de treinamento das habilidades fonológicas e correspondência grafema-fonema foi eficaz para a identificação dos escolares com sinais de dislexia, comprovando-se pela melhora das habilidades cognitivo-linguísticas na situação de pós-testagem em relação à pré-testagem.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify students at risk for dyslexia and verify the efficacy of the phonological training and grapheme-phoneme correspondence program with such students. Sixty students participated in the study. They were divided into GI, consisting of 30 students who were submitted to the training program, and GII, consisting of 30 students who were not submitted to the training program. The results showed that the GI present statistically significant differences in all skills proposed in the evaluation after the training program. It is concluded that the phonological ability training and grapheme-phoneme correspondence program were effective for the identification of students with signs of dyslexia. It was proven by the improvement of the phonological abilities of reading in the post-testing situation compared to pre-testing.
  • Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH Processos Psicológicos Básicos

    Costa, Adriana Corrêa; Dorneles, Beatriz Vargas; Rohde, Luiz Augusto Paim

    Resumo em Português:

    O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.

    Resumo em Inglês:

    The storage and/or automatic and accurate access of basic facts of addition from the long term memory seem to be impaired in children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). As a result, such group of students ultimately uses more immature counting procedures than their peers without the disorder. The aim of this study is to identify and describe the counting procedures and memory processes used by a group of 28 students, aged between 8 and 14 years old, with ADHD predominantly inattentive type (ADHD-PI) or combined type (ADHD-C). The results indicated that students with ADHD were still using counting procedures considered immature for the expected grade and that, among the memory processes, the decomposition was the most used one.
  • O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos Processos Psicológicos Básicos

    Corrêa, Marcela Fulanete; Cardoso-Martins, Cláudia

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the contribution of phonological awareness and rapid serial naming skills to reading and spelling ability in a sample of 72 Brazilian adults enrolled in a literacy acquisition program. Results questioned the hypothesis that rapid serial naming skills are more important for literacy acquisition than phonological awareness in orthographies characterized by consistent letter-sound relations. In the present study, phonological awareness contributed as much as rapid serial naming to reading ability, but more than rapid serial naming to spelling ability.
  • Vygotsky e as Teorias das Emoções: em busca de um possível diálogo Experimental Psychology

    Mesquita, Giovana Reis

    Resumo em Português:

    Este artigo procura articular as conceituações teóricas da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky com estudos sobre emoções. O texto enfatiza as teorias de Vygotsky sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores e a mediação dos signos na constituição desses. É proposta uma forma de entendimento das emoções com base na abordagem Histórico-Cultural a partir de uma analogia plausível com as ideias sobre pensamento e linguagem. Por fim, a construção de tal ideia sobre o desenvolvimento das emoções são confrontadas com pesquisas e teorias no campo da neurociência e Psicologia evolutiva buscando-se estabelecer uma visão integrada do fenômeno e argumentar que a teoria de Vygotsky pode continuar gerando novos conhecimentos em diversos campos de estudo, tal como o das emoções.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to articulate Vygotsky's theoretical conceptualizations on Historical-Cultural Psychology with studies on emotions. The text emphasizes Vygotsky's theories on the development of higher psychological processes and mediation of signs in its constitution. We propose a way of understanding emotions based on the historical-cultural approach, starting from a plausible analogy with Vygotsky's ideas on thinking and language. Finally, the construction of such idea on the development of emotions is confronted with research and theories in the field of neuroscience and evolutionary psychology. It was done in order to establish an integrated view of the phenomenon and argue that Vygotsky's theory may continue to generate new knowledge in various fields, such as emotions.
  • Erros cognitivos e ansiedade em crianças em idade escolar Experimental Psychology

    Pereira, Ana I. Freitas; Barros, Luísa; Mendonça, Denisa

    Resumo em Português:

    Os modelos cognitivos das perturbações emocionais enfatizam o papel do processamento enviesado de informação em indivíduos ansiosos. Até ao momento, o papel dos erros cognitivos nos problemas de ansiedade na infância tem recebido pouca atenção empírica. Este estudo analisa a relação entre erros cognitivos e sintomatologia de ansiedade em crianças. A amostra é composta por 205 crianças (8-13 anos), que responderam ao Questionário de Erros Cognitivos para Crianças (CNCEQ) e à versão revista do Questionário de Avaliação de Perturbações Emocionais Relacionadas com a Ansiedade em Crianças (SCARED-R). Os resultados, que revelam uma relação positiva e estatisticamente significativa entre erros cognitivos e sintomatologia de ansiedade, sugerem a importância da modificação destes processos cognitivos na intervenção dirigida aos problemas de ansiedade em crianças.

    Resumo em Inglês:

    Cognitive models of emotional disorders emphasize the role of biased information processing in the psychological functioning of anxious individuals. So far, the role of cognitive errors in problems of childhood anxiety disorders has received little empirical attention. This study analyzes the relations between cognitive errors and symptoms of anxiety in a sample of school aged children. The sample, comprised by 205 children (8 to 13 years old), answered the Children's Negative Cognitive Errors Questionnaire (CNCEQ) and the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders - Revised (SCARED-R). Results show a positive and statistically significant relationship between cognitive errors and symptoms of anxiety, suggesting the importance of modifying these cognitive processes for prevention and intervention targeting anxiety problems in school aged children.
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