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Contexto Internacional, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2002
  • As implicações do 11 de Setembro para o estudo das relações internacionais

    Buzan, Barry

    Resumo em Português:

    É lugar-comum dizer que o estudo das relações internacionais é fortemente influenciado por acontecimentos correntes. Assim, quais as implicações do 11 de setembro na maneira como se estuda Relações Internacionais? O evento de 11 de setembro é transformador, como a Segunda Guerra Mundial, ou algo menor, como a crise dos mísseis de Cuba? Particularmente, como o 11 de setembro afeta os argumentos das principais teorias de RI e o equilíbrio de poder entre elas? Este artigo revê os argumentos do neo-realismo, globalismo, regionalismo e construtivismo, tomando-os como um conjunto de verdades parciais que, coletivamente, constituem a estrutura básica de debate sobre relações internacionais. O autor afirma que cada linha teórica tem defendido a relevância da mesma para explicar o 11 de setembro e suas conseqüências imediatas, e que essas alegações são ampla e genericamente válidas. Conclui que nenhuma das principais teorias foi invalidada, que não é necessária uma nova teoria para preencher as lacunas expostas pelo 11 de setembro e que nem o equilíbrio de argumentos nem a natureza das tensões entre essas teorias se modificaram. Isto não significa defender uma idéia de complacência com o estado da teoria de RI em geral. Assim como a crise dos mísseis de Cuba, o 11 de setembro sugere que o foco nos processos internos de elaboração de política externa dos Estados Unidos será especialmente importante.

    Resumo em Inglês:

    It is a commonplace to observe that the study of international relations is strongly driven by current events. So what implications do the events of September 11 2001, and their aftermath, have for the way in which International Relations is studied? Is September 11 a transformative event, like the Second World War, or something less, such as the Cuba missiles crisis? In particular, how does September 11 affect the claims of mainstream IR theories, and the balance of power among them? This paper reviews the claims of neorealism, globalism, regionalism and constructivism, taking them together as a set of partial truths that collectively constitute the framework of debate about international relations. It argues that each line of theory can and has claimed relevance in explaining September 11 and its aftermath, and that these claims are by and large valid. It concludes that no mainstream theory has been invalidated, that no new theory is needed to fill gaps exposed by September 11, and that neither the balance of claims nor the nature of the tensions amongst these theories has been changed. This is not to argue a case for complacency about the state of IR theory in general. Like the Cuba missiles crisis, September 11 does suggest that a focus on the internal processes of foreign policy making in the US will be particularly important.
  • Promoção e proteção da democracia na política externa brasileira

    Santiso, Carlos

    Resumo em Português:

    A partir da restauração da democracia em 1985, a política externa brasileira vem demonstrando tanto continuidade como mudança. Ao mesmo tempo que o Brasil tem reforçado significativamente seu compromisso normativo com a promoção da democracia, com base na defesa do interesse nacional fundada em princípios, seu engajamento na defesa da democracia fora de casa tem sido cerceado por sua dedicação tradicional ao princípio da soberania nacional. A política externa brasileira, contudo, evoluiu significativamente desde o retorno da regra civil. A diplomacia presidencial de Fernando Henrique Cardoso representou um reforço decisivo para o fortalecimento do compromisso normativo com a democracia, tanto através da introdução de cláusulas de democracia nas instituições regionais como em suas próprias relações bilaterais. No entanto, há uma tensão inerente à dualidade de objetivos da política externa brasileira que gera ambigüidade na sua condução. Existem barganhas multifacetadas entre os princípios de interferência democrática e soberania nacional, assim como entre as finalidades de estabilidade e democracia. Este estudo explora essa tensão através da avaliação dos esforços do Brasil no que se refere à promoção da democracia além de suas fronteiras, e sua resposta às ameaças à democracia e aos casos de eleições viciadas que aconteceram na última década. Examina dez ocorrências em que a democracia esteve sob risco. Alega que é improvável que a defesa do interesse nacional fundada em princípios, sobre os quais a promoção da democracia se apóia, sobreviva à presidência de Cardoso. O Brasil precisa resolver com sucesso a tensão entre o princípio da soberania nacional e seu compromisso com a promoção e proteção da democracia fora de casa, tanto para aclarar seus objetivos de política externa, como para fortalecer os mecanismos regionais de ação coletiva.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian foreign policy has displayed both continuity and change with the restoration of democracy in 1985. While Brazil has significantly strengthened its normative commitment to promoting democracy, based on a principled defence of the national interest, its engagement for the defence of democracy abroad has been hemmed in by its traditional attachment to the principle of national sovereignty. Brazilian foreign policy has nevertheless significantly evolved since the return to civilian rule. Fernando Henrique Cardoso's presidential diplomacy has provided a decisive impetus for strengthening Brazil's normative commitment to democracy, both through the introduction of democracy clauses in regional institutions and its own bilateral relations. However, there exist an inherent tension between the dual objectives of Brazilian foreign policy, which generates ambiguity in the conduct of foreign policy. There exist multifaceted trade-offs between the principles of democratic interference and national sovereignty, as well as between the twin goals of stability and democracy. This study explores this tension by assessing Brazil's efforts at promoting democracy abroad and its response to threats to democracy and flawed elections during the last decade. It examines ten cases where democracy was at risk. It argues the principled defence of the national interest, on which Brazilian democracy promotion rests, is unlikely to survive Cardoso's presidency. Brazil needs to successfully resolve the inherent tension between the principle of national sovereignty and its commitment to promoting and protecting democracy abroad, both to clarify its foreign policy objectives and strengthen regional collective action mechanisms.
  • Ilusão de acesso: o modelo ALCA

    de la Reza, Germán A.

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como foco a estrutura da ALCA e suas implicações nas disparidades econômicas no hemisfério. Analisa, em particular, as possibilidades de satisfação dos objetivos dos países da América Latina e do Caribe de acesso a mercados, levando em consideração as negociações hemisféricas em curso. Suas seções fornecem uma visão geral das contribuições, no sentido de demonstrar as conseqüências da ALCA para as economias pequenas; uma análise do processo de liberalização de tarifas de um ponto de vista fiscal; e, com base na noção de que várias barreiras não-tarifárias usadas pelos Estados Unidos tendem a continuar em operação depois de 2005, a última seção trata do significado de um processo de liberalização desigual nas Américas. No seu todo, pretende evidenciar a idéia de que a ALCA impõe um regime de comércio incapaz de servir como fonte de distribuição igualitária de benefícios econômicos dentro do hemisfério ocidental.

    Resumo em Inglês:

    The present article focuses on the FTAA framework and its implications on the economic disparities in the Hemisphere. In particular, it analyses the possibilities of satisfaction of the Latin American and Caribbean countries market-access objectives taking into consideration the current hemispheric negotiations. Its sections provide an overview of the contributions made to assert FTAA consequences for the small economies; an analysis of the tariff liberalization process from a fiscal point of view; and based on the finding that several non-tariff barriers used by the United States are likely to remain in operation after 2005, the last section draws on the significations of an uneven liberalization process in the Americas. In its ensemble, it seeks to substantiate the idea that FTAA entails a trade regime unable to serve as a source of equal distribution of economic benefits within the Western Hemisphere.
  • O 2º Fórum Social Mundial de Porto Alegre e os desafios do movimento social global

    Gómez, José María

    Resumo em Português:

    O artigo se propõe a utilizar elementos analíticos relativos ao significado, alcance e perspectivas do movimento social transnacional contra a globalização neoliberal no conturbado contexto pós-11 de setembro da política mundial. Nas condições extremamente adversas desse novo contexto, a segunda edição do Fórum Social Mundial tornou-se um acontecimento político revelador, tanto da vitalidade e do potencial transformador do "movimento dos movimentos" contra-hegemônico, ainda em processo de constituição, como de suas limitações, contradições e dilemas.

    Resumo em Inglês:

    The article suggests a framework of analysis to evaluate the meaning, scope and perspectives of the transnational social movement against neoliberal globalization in post-September 11 world politics. In the adverse conditions of this context, the second edition of the World Social Forum revealed the vitality and the potential of transformation of the counter-hegemonic "movement of movements". It revealed, as well, its limits, contradictions and dilemmas.
  • O estado cortesão nas relações internacionais: a disputa por poder e lucro

    Derghoukassian, Khatchik

    Resumo em Português:

    A mudança de paisagem das relações internacionais depois do fim da Guerra Fria produziu novas conceituações a respeito de Estados que são percebidos como ameaça pelos Estados Unidos, o único superpoder remanescente, tanto para sua segurança nacional como para a ordem mundial. A mais comum dessas conceituações é o termo "Estado pária", adotado no vocabulário oficial de segurança da administração Clinton nos anos 90. Com a probabilidade de a "intervenção humanitária" transformar-se em um assunto cada vez mais importante na agenda internacional de Washington, o conceito de "Estado falido" foi inserido no debate político e acadêmico. Ambos os termos poderiam ser vistos como instrumentais para o incremento do novo intervencionismo americano. No entanto, uma terceira ameaça potencial para a estabilidade internacional tem sido completamente ignorada pelos Estados Unidos - ou por quaisquer outros formuladores de política externa de Estado: o "Estado cortesão", o qual, em sentido amplo, é um dos resultados do processo de globalização e de transformação do poder estatal. Mais precisamente, o "Estado cortesão" é um conceito analítico útil para a compreensão de certas ligações dos Estados com a economia global ilícita. Este ensaio considera que o conceito é crucial para se entender um aspecto fundamental da luta de poder que caracteriza as relações entre Estados no pós-Guerra Fria, e analisa o Estado cortesão através de sua dupla ligação em política internacional, com outros atores estatais legítimos, principalmente o superpoder global, e, simultaneamente, com atores globais não-estatais da economia ilícita.

    Resumo em Inglês:

    The changing landscape of international relations after the end of the Cold War has produced new conceptualizations of states perceived as a threat by the United States, the remaining and only superpower, to both its national security and the world order. The most common of these conceptualizations is the term of "rogue state", which was adopted in the official security lexicon of the Clinton administration in the 1990s. With the prospects of "humanitarian intervention" becoming a leading issue in Washington's international agenda, the concept of "failed state" was installed in the political and academic debate. Both terms could be seen as instrumental for the increasing American new interventionism. Yet, a third potential threat to international stability is completely ignored by U.S. - or any other state - foreign policy makers: the "courtesan state", which, broadly, is one of the results of the process of globalization and the transformation of state power. More precisely, the courtesan state is an analytical concept useful to frame certain states' links with the global illicit economy. This essay argues that the concept is crucial to understand a fundamental aspect of the power struggle that characterizes inter-state relations in the post-Cold War, and analyzes the courtesan state through its double link with other legitimate state actors, mainly the global superpower, in international politics, and, simultaneously, with non-state global actors of the illicit economy.
  • Documento sem título Resenha

    Lopes, Liana Araújo
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