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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 14, Número: 1, Publicado: 1997
  • Psicologia e psicanálise numa instituição de saúde Artigos

    Carvalho, Regina Maria Leme Lopes

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta aspectos parciais de uma pesquisa sobre as vivências de uma equipe de psicólogos, orientados teórica e tecnicamente pela psicanálise, trabalhando num hospital infantil. Com base em entrevistas semiestruturadas, são extraídos os principais temas abordados, os quais se organizam em categorias temáticas. Procura-se discutir, através desse levantamento, as princi pais preocupações, emoções e formas de agir que caracterizam essa equipe apontando, pormeio de variáveis quantitativas, aspectos qualitativos do estudo. Foram levantadas 549 unidades de sen- tido (u.s.) que se organizaram em 36 variáveis compondo três grandes categorias: Ações, Emoções e Clientela. A categoria das Ações (60% das u.s.) diz respeito ao trabalho institucional e suas características, as das Emoções (27% das u.s.) engloba as vivências pessoais, as emoções, as fan tasias e as defesas das entrevistadas e a da Clientela (13% das u.s.) diz respeito às crianças e suas famílias. Com essa distribuição, pode-se ver como se organiza o imaginário desse grupo.

    Resumo em Inglês:

    This article presents partial aspects of a research with a team of psychologists, theoretically and technically oriented by psychoanalysis, working in a children's hospital. The main themes, organized in categories, were extracted from halfstructured interviews. The most important worries, emotions and actions that characterizes this team are discussed using quantitative data and trying to observe qualitative aspects of this study. 549 sense units (s.u.) were organized in 36 variants that were grouped in three great categories: Action, Emotion and Clients. Action (60% ofthe s.u.) is related to the institutional work and its characteristics, Emotion (27% ofthe u.s.) is related to the personalliving experiences, emotions, fantasies and the interviewers defenses and Client (13% of the s.u.) is related to the children and their families. The analyze of this distribution indicate how does this group's imaginary is organized.
  • Diagnóstico e intervenção clínica comportamental infantil: uma breve revisão Artigos

    Miyazaki, Maria Cristina O. S.; Silvares, Edwiges F.M.

    Resumo em Português:

    Alguns transtornos da infância e da adolescência são discutidos, sob um enfoque comportamental, e com a utilização de critérios para diagnóstico do DSM-IV. São fornecidos dados da literatura acerca da manifestação, prevalência, etiologia e prognóstico dos seguintes transtornos: Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtornos do Humor (Depressão Maior e Distimia), da Ansiedade (Fobia Específica e Transtorno de Ansiedade de Separação) e de Expulsão (Enurese e Encoprese). Estratégias de intervenção dentro do enfoque comportamental são também discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Some childhood and adolescence disorders are discussed under a behavioral approach, and using DSM-IV diagnosis criteria. data from literature on diagnostic features, prevalence, etiology, and prognosis for the following disorders Provides: autistic disorder, attention- deficit/hyperactivity disorder, mood disorders (dysthymic disorder and major depressive disorder), anxiety disorders (specific phobia and separation anxiety disorder), and elimination disorders (enuresis and encopresis). Intervention strategies under a behavioral approach are also discussed.
  • TV Escola: reações de professores de Ensino Fundamental Artigos

    Lima, Cláudia Maria de

    Resumo em Português:

    As reações de professores a um projeto específico de capacitação docente, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, denominado TV Escola, foram objeto da presente pesquisa. Serviram como sujeitos 33 professores de ensino fundamental de escolas públicas, quase todos do sexo feminino, que participaram do TV Escola em município do Estado e que, em seguida, responderam voluntariamente um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para uma reação favorável, de modo geral, ao projeto em si. O TV Escola foi encarado principalmente em termos de ganhos futuros para seu trabalho, mas foram mencionados pontos positivos e negativos quanto ao projeto. O projeto foi avaliado como útil e capaz de ajudar a capacitar o professor pela maioria dos sujeitos. Os problemas mencionados referiram-se ao conteúdo dos programas e a aspectos técnico-burocráticos. Concluindo, os professores reagiram positivamente ao projeto TV Escola e indicaram a necessidade de sua continuidade.

    Resumo em Inglês:

    The reactions of teachers from a specific project of teachers' staff capacity, developded by Government of São Paulo called TV Escola, are subject from the present resource. Third Three elementary teachers from public schools, most female, answered the open and closed questions spontaneously after partipating on TV Escola in a couty from São Paulo. The resoults indicated pleasent reaction, in general, in the project itself. The TV Escola was mainly viewed by its future winnings for teacher's work. Allthough, some positive and negative aspects about the project were mentioned. It was avaliated by the majority ofthe subjects useful and capable of helpping to improve the teachers. The problems mentioned, were related to the programms conttents technical-bureaucrat aspects. Finally, the teachers reacted positivelly to TV Escola and indicated the necessity of its pursuit.
  • As funções da leitura para graduandos e pós-graduandos Artigos

    Mendonça, Gracieli Grizzi Lopes de; Oliveira, Maria Helena Mourão Alves; Buriti, Marcelo de Almeida; Gargantinia, Marisa Bueno Mendes

    Resumo em Português:

    O trabalho visa conhecer as funções da leitura identificadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação, comparando-os com referência ao uso destas. São sujeitos da pesquisa 25 estudantes (11 alunos da pós-graduação e 14 da graduação). Utiliza como instrumento a escala das funções da leitura. Os resultados mostram que os estudantes utilizam-se de todas as funções, com uso predominante das funções Aprendizagem, Utilidade e Lazer. Aparece com bom índice de identificação Estímulo e Alvos Sociais Defmidos. Fica evidente não haver diferença significante entre os dois grupos, o que permite questionar o desempenho da universidade na formação de sujeitos leitores.

    Resumo em Inglês:

    The present work aims to study the functions of reading identified by undergraduate and graduate students by comparing such students according to the use they make of such functions. The sample consisted of 25 students (11 graduates and 14 undergraduates). The instrument used for this research was the functions ofreading scale. The results ofthis study demonstrate that the students use all functions, being predominant the use ofleaming, utility, and leisure functions. Stimulus and definite social aims were significantly identified. There is no evidence of significant difference between the two groups. Such fact allows us to question the university's performance in producing readers.
  • Universidade da Terceira Idade: avaliação de estudantes Artigos

    Erbolato, Regina Maria Prado Leite

    Resumo em Português:

    Os objetivos foram verificar com estudantes: a) quais os aspectos mais e menos apreciados de uma Universidade da Terceira Idade; b) quais os aspectos considerados mais e menos difíceis; e c) possíveis diferenças entre os grupos. Foi utilizado roteiro de entrevista com 24 sujeitos de 46 a 80 anos, divididos em três grupos: ex-alunos, alunos atuais e ingressantes. Os resultados foram sub-metidos à análise estatística e de conteúdo. As experiências mais valorizadas foram: disciplinas teóricas, temas e atividades, também considerados mais fáceis. Foram relatadas poucas dificuldades ou aspectos menos apreciados, sendo a avaliação da Universidade predominantemente positiva.

    Resumo em Inglês:

    The objectives were to raise among students: a) which aspects of an University of the Third Age were appreciated and which were not; b) which aspects were considered easy or difficult; and c) possible differences among groups. A planned interview was used with 24 subjects divided into three groups: former students, present students and freshmen, aged 46 to 80. The results were submited to statistical and thematic content analysis.The most valued experiences were: theoretical subjects, themes and activities, also considered the easiest ones. Few difficulties or nonappreciated aspects were reported, prevailing a positive evaluation ofthe University.
  • A opção pelo triatlo como uma prioridade de vida: um estudo fenomenológico Artigos

    Epiphanio, Erika Höfling; Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve por objetivo descrever a estrutura de escolha pelo esporte como uma prioridade de vida em triatletas, dentro de um enfoque fenomenológico. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro triatletas: dois homens, duas mulheres. Todos os sujeitos passaram por uma entrevista inicial para a coleta de depoimentos sobre a vivência de priorização pelo triatlo. A análise das entre- vistas seguiu a metodologia proposta por GIORGI (1985), que se dá em quatro passos, porém, foram acrescentados alguns passos de confirmação dos resultados com o próprio sujeito. l-leitura total do depoimento; 2-divisão em unidades de significado; 3-transformação em compreensão do pesquisador; 4-sintese específica; 5-entrevista com o sujeito para confirmação dos dados; 6- comparação das sínteses; 7-síntese geral. Após a análise dos resultados, percebeu-se que a escolha pelo triatlo seguiu uma estrutura específica. O triatleta inicia sua prática esportiva na infância sofrendo influência da família; em uma fase da vida começa a ter novos interesses, que competem com o interesse esportivo. Neste momento, o atleta abandona temporariamente a prática esportiva. Em seguida, retoma esta prática, por sentir falta dos prazeres proporcionados pelo esporte. A manutenção do esporte é estimulada pelos prazeres, mas é geradora de conflitos. Esta pesquisa mostrou que o estudo do esporte é muito rico, não apenas para a área esportiva como para a psicologia em geral, sendo que com o presente estudo muitas curiosidades científicas surgiram para serem trabalhadas posteriormente.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research is to describe the living experience of ellecting sport as a priority among triathletes, from a phenomenologic focus. The subjects of this research were four triathletes: two men and two women. All these individuals went through a preliminary interview to collect stadute regarding their living experience of giving priority to the triathlon. The analysis of these interviews was according to the methodology proposed by GIORGI (1985), and was conducted in four steps. However, there was the addition of some other steps to confirm the results with the athletes individually. 1 - the total reading of statements; 2 - the division into units of meaning; 3 - the transformation into the researcher comprehension; 4 - specific synthesis; 5 - individual interview to confirm data; 6 - comparasion ofthe synthesis; 7 - overall synthesis. After analysing the results, it was noticed that the choice for triathlon followed a specific formo The triathlete starts practicing the sport at an early age, under family influence; at a certain phase of life, they start to have new interests which compete with the interest for sports. At this moment the athlete temporarily abandons the practice of sports. Soon after this the individual returns to this activity practice because he feels the need of pleasure which is provided by practicing a sport. This is stimulated by pleasure, but also generates conflicts. This research showed that the study of sports is very rich not only for the sport area, but as well as for psychology in general. This study brought to light about several scientific curiosities which justify further research.
  • Estudo exploratório sobre a atuação dos psicólogos escolares que trabalham com populações especiais em Mato Grosso do Sul Artigos

    Mendoza, Carmem E. Flores

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das características dos psicólogos que trabalham com populações especiais no estado de Mato Grosso do Sul. Foram entrevistados 51 psicólogos de diversas cidades do estado.Verificou-se que os resultados são compatíveis com os obtidos em pesquisas mas genêricas sobre a formação do psicólogo brasileiro.Entre eles, pode-se destacar o predomínio do modelo clínico na atuação profissional.Planejamento,avaliação curricular e treínamento de professores não constam como atividades desenvolvidas pelos profissionais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to carry out a survey concemed about the characteristics of those psychologists working with special populations in Mato Grosso do Sul State.Interviews with 51 psychologists from several cities of the State were conducted.Findings showed results that are compatible with those obtained in more general researches about the brazilians psychologists academic formation. Among others it can be emphasized the clinical model's prevalence in their professional practice.Designing,curricula evaluation and teachers training are not carried out by these professionals.
  • A construção do sujeito Comunicação

    Silva, Maria Emília Lino da
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