Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 16, Número: 1, Publicado: 1999
  • A contribuição da análise experimental do comportamento para a formação do profissional em psicologia ensino do Behaviorismo Artigos

    Medeiros, José Gonçalves; Machado, Lígia Maria de Castro Marcondes; Croszewicz, Lucila; Acost, Marina Bandeira de Pereira

    Resumo em Português:

    O artigo relata as conclusões do Primeiro Encontro de Professores de Análise Experimental do Comportamento (AEC), realizado na Fundação de Ensino Superior de São João Dei Rey, em 1992, onde foram discutidos, entre outros, os seguintes temas: a) a contribuição da atividade de laboratório com animais para o ensino da Análise Experimental do Comportamento, no lugar de discutir como a atividade vem sendo realizada; b) o ensino da terapia comportamental; e c) o ensino dos processos básicos e as regras do método científico.

    Resumo em Inglês:

    This is a report on lhe conclusions of lhe First Meeting of Professors of Experimental Analysis of Behavior (AEC), held in Fundação de Ensino Superior de São João Dei Rey, in 1992. The topics discussed were: a) what could or should be lhe contribution af lhe laboratory activities with anima is to the teaching of lhe Experimental Analysis of Behavior rather than how the activity has been used; b) lhe teaching of behavioral therapy; and c) lhe teaching of the basic processes and methodology
  • O conceito de modelo e sua utilização nas ciências do comportamento: breves notas introdutórias Artigos

    Gouveia Jr, Amauri

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é mapear as relações do conceito de modelo e sua utilização na pesquisa cotidiana em psicopatologia experimental. Para isto, aproximamos o conceito de modelo com o de metáfora e seus elementos.

    Resumo em Inglês:

    The subject of this paper is to mapping lhe relationships of lhe concept of model and its utilization of this to lhe current research in experimental psychopathology. For this, we make an approximation to lhe concept of metaphor and its elements.
  • Avaliação de uma experiência com o ensino de habilidades clínicas para alunos do primeiro ano de psicologia Artigos

    Moura, Cynthia Borges de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve como objetivo avaliar a experiência realizada descrevendo os efeitos do Projeto proposto sobre os alunos participantes. Avaliou-se o impacto da experiência sobre a formação dos alunos e a utilidade do modelo proposto para aprendizagem de habilidades clínicas relevantes à atuação como psicólogo. Participaram desta experiência 17 alunos do primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A realização do Projeto constou de três fases: 1) Preparação e Planejamento; 2) Realização e Acompanhamento; 3) Avaliação da Experiência por alunos e supervisores. Os resultados mostraram que o Projeto, tal como foi desenvolvido, teve efeitos positivos para a formação dos alunos em vários aspectos, principalmente sobre o crescimento pessoal. Como a formação profissional do psicólogo não é algo diferente de sua formação pessoal e que ambos os repertórios (pessoal e profissional) estão em estreita relação, o impacto dessa experiência sobre a visão de homem e de mundo dos alunos e as mudanças de postura e atitudes daí decorrentes pareceram ser as contribuições mais importantes desta experiência para sua formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    The present work aimed at evaluating the experience developed describing the effects of the proposed Project upon the participants, concerning the impact on their education and the use of the proposed model in the learning of relevant clinical abilities to their actuation as a psychologist. Seventeen Psychology's freshmen of Universidade Estadual de Londrina participated in the experience. The Project was carried out in three phases: 1) Preparation and Planning; 2) Realization and Accompaniment; and 3) Evaluation of the experience by students and supervisors. The results showed that the Project, as developed, had positive effects upon the students's education, in several aspects, but mainly upon their personal growlh. Since the Psychologist's education is not different from his/her personal formation, and since both repertoires (personal and professional) are closely related, the impact of such experience on the students'vision of the world and of mankind and the change in attitudes that followed seem to be the most important contributions of the experience on the student's professional education.
  • Análise fenomenológica de depoimentos escritos: apresentando e discutindo uma possibilidade Artigos

    Macêdo, Shirley Martins de

    Resumo em Português:

    Apresenta-se um procedimento de análise fenomenológica, cujo instrumento de coleta de dados foi o depoimento escrito. Pretende-se defender o uso de tal instrumento, através de reflexões acerca de sua validade e sobre a sistematização e a coerência de sua aplicação no âmbito da pesquisa fenomenológica.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a procedure on phenomenological analysis, whose data instrument was written report. It claims and defends the use of this instrument through reflections about its validity, and about the systematization and the consistency of its application on the ambit of phenomenological research.
  • Avaliação do estilo, personalidade e foco na atuação do supervisor de estágios clínicos Artigos

    Campos, Luiz Fernando de Lara

    Resumo em Português:

    A avaliação do supervisor de estágios em Psicologia Clínica foi a meta deste estudo. Para elaboração do perfil de atuação do supervisor, foram avaliados o tipo de personalidade, estilo e foco de cada supervisor. Foram utilizados como instrumentos o Inventário de Estilos de Supervisão e o Questionário sobre Foco e Estilo de Supervisão. Os sujeitos foram divididos em dois grupos em razão do enfoque teórico: Cognitivo-Comportamental (N=6) e Psicodinâmico (N=12). No geral, os resultados demonstraram semelhança quanto ao estilo, foco e personalidade na supervisão.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation of supervisors working on Clinical Psychology was the aim of this study. In order to elaborate the action profile of supervisors' models the type of personality, style and focus was studied. The instruments used were the Supervisor Style Inventory and Supervisory Focus and Style Questionnaire. Subjects were divided in two groups according to their theorical approach used: Cognitive-Behavioral (N=6) and Psychodynamic (N=12). The results showed similarity in relation to style, focus, and personality.
  • Psicologia na comunidade: uma experiência Resenhas

    Pereira, Paulo César; Fender, Suely Aparecida
  • Atenção e motivação: avaliaçáo através de escalas de comportamento Resenhas

    Squarizi, Luciana
  • Samuel A. Kirk: um psicólogo educacional Comunicação

    Witter, Geraldina P.

    Resumo em Português:

    O objetivo foi rever aspectos da produção científica e profissional do psicólogo que é considerado o pai do estudo dos problemas e distúrbios de aprendizagem e pai da moderna Educação Especial. Para considerar apenas algumas de suas múltiplas contribuições, é lembrado que ele trabalhou com: pesquisa científica, intervenção precoce; problemas e disfunções da aprendizagem; processos subjacentes; avaliação; remediação; tecnologia educacional e inserção no fluxo regular. Foi professor e orientador.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper was to review aspects of the professional and scientific productions of the psychologist considered to be the founding father of the study of learning problems and disabilities and of the modern Special Education. To consider only a few of his many accomplishments it is recalled theit the worked with: scientific research; early intervention; leaning disabilities and problems; underlyng process; evaluation; remediation; educational technology and mainstreaming. He was also teacher and adviser.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br