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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 16, Número: 3, Publicado: 1999
  • Considerações acerca das normas para publicações científicas: inovações, discordâncias, problemas e concordâncias

    Amaral, Vera Lucia Adami Raposo do
  • Análise funcional do comportamento Artigos

    Matos, Maria Amélia

    Resumo em Português:

    A principal preocupação do analista comportamental é com o uso de unidades funcionais enquanto realizando uma análise do comportamento. As influências que levaram a essa postura são analisadas: um modelo de ciência das ciências naturais, um modelo evolucionista, um modelo empirista, e o modelo funciona lista causal de Mach. Coerentemente, sua análise do comportamento é basicamente uma análise do valor adaptativo desse comportamento em relação a seu meio ambiente. As implicações dessa opção para uma concepção de causalidade do comportamento são analisadas, especialmente tendo em vista as metáforas das relações constantes e das seqüências encadeadas. As limitações lingüísticas existentes são igualmente consideradas. Os passos básicos para uma análise funcional são descritos e então desmembrados em passos menores. Exemplos e estratégias da realização da análise funcional são apresentados, assim como referências para trabalhos de análise básica e aplicada.

    Resumo em Inglês:

    Behavior Analysis main concern is with the usage of functional units of behavior. The influences that led to this posture are analyzed: a natural sciences model, an evolutionist model, an empiricist model, and a Machian functionalist model. Accordingly, a functional analysis of behavior is an analysis of its fitness to environmental conditions. The implications of this option to the causality model adopted by Behavior Analysis are considered, specially in relation to rejected metaphors such as the constant relations and the chained sequences ones as well as its linguistic limitations. The basic steps of a functional analysis are described and then broken into smaller molecular actions. Examples and strategies for performing a functional analysis of behavior are given, as well as bibliographical references for both basic and applied analysis.
  • Enfrentamento na depressão: estilo explanatório e tipos de experiência depressiva depressão: tipos, estilo explanatório e enfrentamento Artigos

    Smith, Vivian Hamann

    Resumo em Português:

    Investiga relações entre a atitude verbal de enfrentamento, estilo explanatório e o tipo de experiência depressiva, em 43 adultos participantes de um grupo terapêutico aberto para transtornos de humor. Foi verificada a atitude verbal de enfrentamento predominante em 13 sessões e utilizou- se escalas de estilo explanatório e tipos de depressão. O estilo explanatório pessimista ocorreu especialmente no grupo com tipo misto de depressão. Todos os participantes com tipo introjetivo apresentaram atitude compreensiva e resolutiva de enfrentamento. Tal atitude relacionou- se estatisticamente com explanações transitórias para bons eventos, enquanto indivíduos "queixosos" tenderam a acreditar na estabilidade causal para boas situações. A discussão focaliza os estudos sobre estilo explanatório e depressão, enfatizando a importância da intervenção clínica para o enfrentamento e desenvolvimento saudável.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the relationships between verbal coping attitude, explanatory style and types of depressive experiences. Subjects were 43 adult participants in an open therapeutic group for mood disorders. The prevalent verbal coping attitude was verified during 13 sessions. Scales were used forevaluating explanatory style and types of depression. The pessimistic explanatory style occured, specially in the mixed type of depression. All participants with an introjective type of depression presented a comprehensive and resolutive coping attitude, which was also statistically related to transitory explanations for good events. Instead, "complainers" tended to believe in the causal stability for good situations. The discussion focuses on explanatory style and depression studies, emphasizing the importance of clinical intervention for coping and healthy development.
  • Avaliação da auto-estima em jovens transmontanos Artigos

    Raposo, José Vasconcelos; Freitas, Carlos Avelens

    Resumo em Português:

    Em Trás-os-Montes e Alto Douro as cidades são, essencialmente, pequenas com uma população estudantil proveniente do meio rural e da urbe. Devido a estas características, considerámos importante levar a cabo um estudo que nos desse uma idéia clara sobre a auto-estima desses jovens, principalmente os adolescentes. Este trabalho é um estudo exploratório e descritivo. Preten-demos saber qual é o nível de auto-estima de jovens escolarizados, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos de idade de ambos os sexos e se existe alguma relação entre esses níveis e: local de residência habitual (aldeia versus cidade); sexo e as idades. A amostra foi constituída por 1033 jovens de ambos os sexos (547 raparigas 444 rapazes). Estes foram, por sua vez, divididos em grupos consoante o seu local de residência: Aldeia 460 (241 femininos e 219 masculinos) e Cidade 573 (306 femininos e 267 masculinos). Para calcular a auto-estima recorre-mos à escala de Rosenberg, respeitando a sua escala inicial - Gutman. Os testes estatísticos utilizados foram a correlação de Pearson incluindo o Chi-quadrado. Os resultados demonstram existir diferenças por sexo e grupo etário relativa-mente ao local de residência. Os moradores nos centros urbanos apresen-taram maiores índices de auto-estima comparativamente aos residentes em zonas rurais. No entanto, os últimos parecem apresentar níveis mais unifor-mes de auto-estima do que as raparigas, sendo esta diferença mais acen-tuada nos meios rurais.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated whether area of residence, age group and sex explain difterences in the self-esteem of boys and girls. The sample consisted of 1033 students of both sexes (444 boys 547 girls) were grouped into two residential area groups village (N=460) with 241 girls and 219 boys and city (N=573) with 306 girls and 267 boys. The Rosenberg self-esteem scale was used following the author's initial recommendation to treat it as a Guttman scale The Chi-square demonstrated that there was significant differences between the ages and sex. Residents in the urban areas presented higher levels of self-esteem than rural residents Boys seem to present more uniform levels of self-esteem than girls among whom the greater discrepancies were found in the group living in the rural areas.
  • A base psicobiológica da "transferência" e a sua ativação Artigos

    Elyseu Júnior, Sebastião

    Resumo em Português:

    O autor apresenta o fenômeno de "transferência", "positiva" ou "negativa", como uma conduta instintiva e, portanto, como uma manifestação psicológica normal. Sua ativação ocorre através de diferentes tipos de estímulo: sinal liberador, figura simbólica e figura eqüivalente. Dentro de um modelo cibernético adotado pela Psicanálise Científica ele propõe que o termo "transferência" seja chamado de transposição.

    Resumo em Inglês:

    The author presents the phenomenon of "trsnsterence". "positive" or "negative", as an instinctive and, therefore, as a normal psychological manifestation. Its activation occurs through different types of stimuli: discharging signal, symbolic figure and equivalent figure. Inside a cybernetic model adopted by Scientific Psychoanalisis he proposes that the term "trensierence" be called transposition.
  • Simuladores computadorizados e auto-percepção de conduta de alunos e alunas de psicologia Artigos

    Oliveira, Ebenézer A. de

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou os efeitos da introdução de atividades laboratoriais com um simulador computadorizado sobre a Freqüência Escolar e as auto-percepções dos estudantes de graduação em Psicologia quanto ao Interesse, Compreensão do conteúdo curricular e Cooperação com pares. Os efeitos do Sexo dos estudantes também foram examinados, sendo a amostra constituída por 18 alunas e 5 alunos. Conforme previsto, todas as variáveis apresentaram um aumento médio em função do uso do simulador. Houve ainda uma interação significativa entre Sexo e Simulador sobre a Freqüência Escolar, indicando que os alunos se beneficiaram do novo recurso pedagógico mais do que as alunas. As alunas, em contrapartida, apresentaram maiores índices de Freqüência e de Cooperação do que os alunos, independentemente do currículo. Esses resultados são discutidos em termos de ensino-aprendizagem do terceiro grau e de estereótipos de papéis sexuais.

    Resumo em Inglês:

    This study tested the effects of introducing lab activities with a computerized simulator on undergraduate Psychology students' School Attendance and self-perceived Interest, Comprehension of curriculum materiaIs, and Peer Cooperation. Sex effects were also examined in the 18 female and 5 male students that participated. As predicted, all variables presented a mean increase as a function of simulator use. There was also a significant interaction between Sex and Simulator on Attendance, suggesting that male students benefited better than their female counterparts from the new pedagogical tool. The female students, on the other hand, showed higher indices of Attendance and Cooperation than the male students, regardless of curriculum materiaIs. These results are discussed in terms of undergraduate teaching/learning and sex-role stereotypes.
  • Amor virtual e universos paralelos Comunicação

    Souza, Carla Beatriz de; Terzis, Antonios lanes

    Resumo em Português:

    Temos visto, hoje em dia, muitas pesquisas focalizando os avanços da informática interferindo nas relações pessoais. Se, por um lado, usufruímos os benefícios das infinitas possibilidades de acesso e contato com outros mundos, por outro, nos deparamos com nossos novos comportamentos frente a estes outros mundos. Para ilustrar estas idéias, apresentamos um caso clínico no qual a paciente, uma jovem senhora de vinte e sete anos, casada há oito anos, tem vivido há um ano uma "relação virtual", pela internet. Este processo tem absorvido-a completamente. Ela sente-se muito distante de seu marido desde que isolou-se em seu mundo paralelo, no qual apresenta uma nova identidade em todos os níveis. Esta nova identidade é inteiramente oposta à de sua vida real. No entanto, a impossibilidade de sentir-se realizada, seja em sua vida cotidiana, seja em seu universo paralelo, desencadeou-lhe um grave processo depressivo. Este exemplo clínico levou-nos a discutir os seguintes aspectos: (1) as experiências virtuais pela internet e os universos paralelos mencionados por Hugh Everett, um físico norte - americano; (2) a questão da ética feminina; (3) as manifestações mobilizadas no grupo pela paciente.

    Resumo em Inglês:

    We have seen, today, many researches focusing how the computing advances can interfere inside the personal relationships. If, in one hand, we have the benefits trom the endless possibilities of access and contact with "others worlds", in the other hand, we are facing our new behaviour over these "others worlds". In order to ilIustrate that idea, we have a clínica I report in which the patient, a young lady, twenty seven years oki, married for eight years, has been living for about one year a "virtual relationship", by internet. This process has been absorbing her completely. She feels very far trom her husband, since she is isolated in her parallel world, in which she has a new identity related to all levels. That new identity is entirely the opposite from her real life. The impossibility to feel accomplished either in her everyday lífe or in her virtual parallel universe broke out a severe pracess of depression. That clínic example leaded us to discuss the following aspects: (1) virtual experiences by internet and the parallel universes that was mentioned by Hugh Everett, a North American physicist; (2) the question of female ethics; (3) the group experiences that was mobilized by that patient.
  • Estratégias de investigação qualitativa Resenha

    Salviati, Mauro
  • Ciência, cientistas e produção de conhecimento Resenha

    Wuq, Moacir
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