Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2000
  • Sexualidade em sala de aula: representações em entrevistas de professores Artigos

    Banzato, Denise Salete Gomes; Grant, Walkíria Helena

    Resumo em Português:

    Objetiva estudar as representações da sexualidade de professores de préescolas, a partir de seus discursos sobre as práticas educativas, quando exploram temas relativos à sexualidade. O estudo foi realizado com professores de pré-escolas de instituições de ensino público e privado, de cidades do Estado de São Paulo. Foram feitas entrevistas abertas, analisadas à luz da Psicanálise. Os resultados evidenciam relações entre a inscrição da sexualidade dos professores e a maneira como reagem às questões relativas a este tema. O fato dos professores desconhecerem e não refletirem sobre as próprias representações da sexualidade, estas construídas ao longo de suas histórias de vida, resultou em práticas que não propiciaram aos alunos esclarecimentos, reflexão e algum conhecimento sobre si. Dessa forma, podemos pensar que tanto alunos como professores se beneficiariam, caso estes professores participassem não somente de cursos informativos, mas também, de um espaço onde pudessem refletir a respeito das suas singularidades.

    Resumo em Inglês:

    The main aim of this study is to reflect on the manner in which nursery school teachers treat sexuality, as well as on how they react to themes related to sexuality. The study was carried out on public and private school teachers from various cities in the State of Sao Paulo. Open enterviews were conducted and analyzed from the psychoanalytic perspective. Our work clearly demonstrates that the sexuality inscriptions impressed on our subjects throughout their lives determines to a great extent the way in which they react to the questions the children raised on sexuality. In fact, teachers didn't know and reflect on their own sexuality representations, that were built during their own life. As result of this, the teachers were unable to give to the students clarifications as well as allow them reflect on the theme and develop knowledge of themselves. This leads us to think that both students and teachers would benefit if these teachers participated in more than informative courses. The teachers should be given an opportunity to reflect on their individualities, repetitions, and performances.
  • O desenvolvimento religioso: uma hipótese psicológica Artigos

    Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa, num primeiro momento, constrói um modelo psicológico de desenvolvimento religioso, descrevendo 9 etapas ao longo da vida. Isso é feito a partir de outras pesquisas sobre o desenvolvimento humano, mas também a partir da experiência do autor trabalhando com grupos populares onde se refletia sobre o crescimento pessoal. As experiências básicas que caracteri-zam as etapas do desenvolvimento pessoal foram definidas como sendo: confiança, construção simbólica do mundo (pela linguagem), coragem e iniciativa, escolha pessoal, intimidade, gerar e cuidar, liberdade, simplesmen-te viver, e entregar-se. A partir daí as etapas do desenvolvimento religioso descreveram essas experiências em seu aspecto de contato com o objeto religioso. -Em um próximo artigo serão apresentados, e analisados à luz dessa teoria geral, depoimentos de história religiosa pessoal.

    Resumo em Inglês:

    This research, in a first moment, constructs a psychological model for religious development describing nine developmental stages along the life span. This construction is based on other researches about personal development, and also on the author experience reflecting with common people groups about personal development. Each stage is defined following some central basic experiences: truth, symbolic construction of the world (Ianguage), courage and enterprise, personal choice, intimacy, generating and nursing, freedom, just living, and surrender. The religious development stages, then, describe these experiences at the view point of the relationship with the religious object. - This article will be continued in another one, when sone personal repports of the religious history are presented and analysed according to the lights of this model.
  • Pais separados e filhos: análise funcional das dificuldades de relacionamento Artigos

    Almeida, Carmen Garcia de; Peres, Ednéia Aparecida; Garcia, Marcos Roberto; Pellizzar, Nadya Christiane Silveira

    Resumo em Português:

    Estudos realizados revelam que a separação conjugal pode exercer efeitos negativos sobre o relacionamento entre pais e filhos. A forma como os pais se relacionam com os filhos e entre si interfere na maneira positiva ou negativa de o filho enfrentar a separação. Este trabalho teve como objetivos identificar dificuldades de relacionamento vivenciadas por pais e filhos e analisar as variáveis das quais estas dificuldades eram função, além de promover a interação entre eles. Os participantes foram 3 pais e 3 crianças, com idades entre 29 a 41 anos e 8 a 12 anos, respectivamente. O trabalho realizado na Clínica Psicológica da UEL consistiu de 36 encontros, sendo 11 com os pais, 11 com os filhos e 14 conjuntos. As intervenções consistiram de: desenhos, pinturas, orientações sobre disciplina, treino em expressividade emocional, dentre outras. A avaliação inicial das dificuldades revelou a existência de comportamentos agressivos e inassertivos dos pais, sendo que os filhos também apresentaram dificuldades semelhantes. Os resultados da intervenção apontaram melhoras nos comportamentos de imaturidade e isolamento dos filhos e na expressão de sentimentos de pais e filhos. Embora tenham ocorrido mudanças comportamentais, sugerem-se intervenções futuras envolvendo pais que não estão com a guarda dos filhos, os quais contribuem para as dificuldades de relacionamento por eles apresentadas

    Resumo em Inglês:

    Studies reveal that the legal separation can exert negative effects on the relationship between parents and children. The way parents relate with their children as well as between themselves, interferes in the positive or negative way the child deals with the separation. The purposes of this work were to identify the relationship difficulties experienced by parents and children and to analyse the variables which generated these difficulties, besides promoting the interaction between them. The participants were three parents and three children, with ages ranging from 29 to 41 years old and 8 to 12 years old, respectively. The work performed at the University's Psychological Clinic consisted of 36 meetings: 11with the parents, 11 with the children and 14 with both parents and children. The interventions consisted of:drawings, paintings, orientations about discipline, training in emotional expressiveness, among others. The initial evaluation of the difficulties revealed the existence of agressive and unassertive behaviors on the part of the parents. The children aIso presented similar difficulties. The results of the intervention showed improvements in the immaturity and isolation behaviors on the part of the children as well as in the expression of feelings on both parts. Although behavioral changes have happened, future interventions are suggested, involving parents who do not have the custody of the children, who contribute for the difficulties of the relationship presented by them.
  • Fenomenologia e (in)consciência: Husserl, Freud e psicoterapia Artigos

    Dutra, Cinthia Cardoso

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende discutir a possibilidade e a relevância, especialmente para a psicologia clínica, de se estabelecer uma comparação entre o conceito de inconsciente tal como descrito por Freud e a análise fenomenológica da consciência apresentada por Husserl. Para tanto, o contexto histórico e as diferenças teleológicas entre as duas teorias são brevemente examinados e alguns dos seus principais conceitos são apresentados. Finalmente, é discutida a relevância desta questão para a psicologia clínica, através da caracterização da atuação do psicoterapeuta orientado fenomenologicamente.

    Resumo em Inglês:

    The present article intends to discuss the possibility and the relevance, especially for clinical psychology, of establishing a comparison between the concept of unconscious just as it has been described by Freud and the phenomenological analysis of consciousness presented by Husserl. In order to carry out this task, the historical context and the teleological differences between the two theories are examined shortly and some of their main concepts are introduced. Finally, lhe relevance of this subject for clinical psychology is discussed through the characterization of l the phenomenologicalpsychotherapist's activity.
  • Análise de uma experiência de supervisão clínica Artigos

    Prebianchi, Helena Bazanelli; Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma análise qualitativa da experiência de um grupo de supervisão clínica, do curso de Psicologia da PUC-Campinas. O instrumento Versão de Sentido (VS) foi utilizado para estudar o processo de desenvolvimento do supervisando e a dinâmica da relação supervisor-supervisando, através da descrição da experiência do grupo em 7 encontros. Os resultados indicaram que houve estágios no desenvolvimento dos supervisandos e alterações correlatas no papel do supervisor, como proposto pelos modelos desenvolvimentistas de supervisão e pelo modelo da Abordagem Centrada na Pessoa. A flexibilidade do supervisor e sua habilidade em avaliar as necessidades dos supervisandos foram essenciais para o estabelecimento de uma relação produtiva de supervisão. As relações cliente-supervisando e grupo-supervisando influenciaram o processo de supervisão. O estudo sugeriu também, que a identidade profissional dos supervisandos não surgiu apenas como função da apreensão das técnicas psicoterápicas.

    Resumo em Inglês:

    It's a qualitative analysis of a clinical supervision group's experience from PUC-Campinas Psychology Course. An instrument named Versão de Sentido (VS) was used to study the process of supervisee development and the dynamic of supervisor-supervisee relation through the description of the group members' experience during 7 meetings. The results indicated that there were stages in the supervisees' development and related alteracions in the supervisor's role. These findings were consistent with the developmental supervision models and the Person Centered Approach to supervision. The supervisor's flexibility and his ability to evaluate the supervisees' needs were essential to establish a productive supervision relationship.The client-supervisee relation and the group-supervisee relation influenced the supervision process. Finally, the study suggested that the supervisee's professional identity was not only a function of the psychotherapy techniques knowledge.
  • Necessidades e expectativas de atuação do psicólogo em cirurgia e procedimentos invasivos Artigos

    Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de; Arraes, Elaine Lima Machado

    Resumo em Português:

    Do ponto de vista histórico, a inserção do psicólogo na área hospitalar se deu primordialmente por intervenções focais ou sistemáticas junto a pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos ou invasivos em serviços de saúde. Todavia, apesar da continuidade e relevância dessas atividades, é possível constatar a escassez de pesquisas sobre a eficácia dos métodos de preparação psicológica.Assim sendo, este trabalho propõe,inicialmente, uma revisão crítica da literatura, para em seguida, apresentar um levantamento realizado em unidades hospitalares, envolvendo observações do atendimento e entrevistas com profissionais da saúde. As necessidades e expectativas relativas à atuação do psicólogo são analisadas e discutidas, concluindo-se pela importância da formação e treinamento desse profissional. Os autores sugerem ainda a realização de maiores investigações, especialmente de meta-análise de estudos em contexto brasileiro. Para tanto, recomendam levantamentos das intervenções mais adotadas, a exemplo da presente iniciativa.

    Resumo em Inglês:

    In historical terms, the psychologist insertion intohospital setting has primordially been through focal and methodical interventions with patients who were submitted to surgical or invasive procedures at health services. However, despite the continuity and importance of these activities, it is possible to confirm the scarcity of researches about efficacy of psychological preparation methods. In that case, this study initially proposes a critical review of literature, and afterwards it presents a survey realized in hospital units which includes observations of medical attention and interviews with health professionals. The needs and expectations related to psychologist intervention are analyzed and discussed. The results show the importance of the formation and training of such professional. The authors also suggest the realization of more investigations specially into meta-analysis study in the Brazilian context. Therefore, they recommend of surveys of the more utilized interventions, like this study.
  • Aspectos da histeria durante o processo de admissão da identidade homossexual Comunicação

    Souza, Carla Beatriz de

    Resumo em Português:

    Este trabalho procurou, a partir da articulação entre a psicanálise e um texto literário interrogar a respeito de alguns sinais característicos da histeria que parecem manifestar-see pessoas em conflito por sentirem-se pressionadas a assumir publicamente uma identidade homossexual.

    Resumo em Inglês:

    This paper, through the intercession between psychoalysis and literature, asked about the conection of some hytericalsignals that can be present in people that are facing any strain in order to take over a homosexual identity.
  • A LBD e a psicologia escolar Resenhas

    Wuo, Moacir
  • Ensino de psicologia Resenhas

    Calais, Sandra Leal
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br