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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2006
  • Os significados da reforma psiquiátrica para os trabalhadores de saúde mental de Goiânia Artigos

    Rabelo, Ionara Vieira Moura; Torres, Ana Raquel Rosas

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos trabalhadores de serviços de saúde mental do município de Goiânia sobre a reforma psiquiátrica. Foram entrevistados 180 profissionais que trabalham em serviços de saúde mental de Goiânia. Os questionários foram aplicados individualmente no local e horário de trabalho dos profissionais, com tempo médio de trinta minutos para responder. Para a análise dos dados, realizou-se a categorização das respostas abertas, tendo sido encontrada, nos dois tipos de serviços, uma maior ênfase em aspectos técnico-assistenciais, o que reduz a uma prática todos os construtos e embates pertinentes ao campo da reforma psiquiátrica. Os trabalhadores referem-se à política da humanização dos serviços, que apenas provoca a maquilagem da assistência, mas não consegue se aproximar da desinstitucionalização proposta pelo paradigma psicossocial.

    Resumo em Inglês:

    This study main goal was to investigate mental health workers' perception about the psychiatric reform in Goiânia (Brazil). The participants were 180 professionals who work at Goiânia's mental health services. The questionnaires were individually applied at the working place, and it took 30 minutes to be answered. To analyze the data, firstly the results were categorized. There has been an emphasis towards the technical and assistance aspects, and it reduces all the constructs and struggles concerned in the psychiatric reform ideals into one practice. According to the workers, mental health services humanization politics only makes the assistance up but does not get close to the non-institutionalization psychosocial paradigm.
  • Psicoterapia lúdica de uma criança com AIDS Artigos

    Aguirre, Svetlana Bacellar; Arruda, Sérgio Luiz Saboya

    Resumo em Português:

    Trata-se do estudo de caso de uma criança com AIDS, atendida semanalmente em psicoterapia lúdica de orientação psicodinâmica durante um ano. São descritas e discutidas fantasias, angústias e defesas relacionadas às dificuldades emocionais de vivenciar sua doença e a perda de seus pais falecidos por complicações decorrentes da AIDS. Essa criança se expressou principalmente por meio de desenhos, utilizando inicialmente a negação como mecanismo de defesa. No decorrer do processo de ludoterapia, pôde usar outras defesas e formas de expressão. São observados sentimentos de abandono e de culpa relacionados com sua doença e com a morte dos pais, e fantasias inconscientes de haver provocado o falecimento dos genitores.

    Resumo em Inglês:

    This is a case report of a child with AIDS who has taken part into psychotherapeutic sessions for an year. Considering the emotional difficulties experienced by the patient regarding the disease as well as the loss of his parents, caused by AIDS, an analysis based on psychodynamic psychology was conducted in relation to the unconscious fantasies, anxieties and defenses. At first, the child had used denial as a defense and expressed himself mainly through drawings. Along the play psychotherapy, the child was able to use less primitive defenses and express himself in other ways, such as games and drawings. The child's suffering seemed to be a result of abandonment and guilt feelings in relation to the disease and to his parents` death, as well as to unconscious fantasies of having provoked their death.
  • Características da população infantil atendida em triagem no período de 2000 a 2002 numa clínica-escola Artigos

    Melo, Sandra Augusta de; Perfeito, Hélvia Cristine Castro Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a experiência de um trabalho realizado no Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia que buscou levantar, a partir dos dados de atendimentos infantis realizados entre 2000 e 2002, características epidemiológicas e clínicas da demanda infantil atendida em triagem. Diversos aspectos dos 139 casos foram analisados em termos de incidência (porcentagens) e discutidos com embasamento clínico das supervisões de caso. Obteve-se que a demanda clínica deste serviço constitui, em sua maioria, de crianças que apresentam sintomas responsivos ao grupo familiar. Os dados permitiram, ainda, levantar hipóteses e sugerir novas pesquisas acerca das mudanças na família e nas funções parentais presentes na gênese dos problemas infantis que geram demanda clínica em psicologia.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the Psychology Applied Center experience from Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. It has aimed to identify, from 2000 to 2002 clinical infant data, children's epidemiological and clinical characteristics, considering reception process. Important aspects from the 139 cases had been analyzed in terms of incidence (percentages) and revised trough case supervision sessions. These analysis have shown the clinical demand is composed, in its majority, by children who present responsive symptoms to the familiar group. Data had also pointed out new hypotheses and new researches concerning family changes and parental functions relation to the infantile problems origin, two relevant topics of the psychological clinic demand.
  • Os problemas de aprendizagem e o papel da família: uma análise a partir da clínica Artigos

    Salvari, Lúcia de Fátima Carvalho; Dias, Cristina Maria de Souza Brito

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo investigar como psicólogos e pedagogos que atuam em psicopedagogia na clínica compreendem os problemas de aprendizagem em crianças e como vêem o papel da família, especialmente dos pais, nos referidos problemas. Foi utilizado um método qualitativo, tendo como instrumento um roteiro semi-estruturado, utilizado em uma entrevista individual, realizada com três psicólogas e com três pedagogas. Dentre as principais fontes de problemas de aprendizagem, as participantes apontaram a grande dependência da criança em relação à mãe, a participação periférica do pai no processo de aprendizagem escolar dos filhos e a tendência atual dos pais em delegar aos educadores e psicólogos os cuidados com esse processo. Assim, consideramos que os conhecimentos sobre as formas de funcionamento da família contemporânea, em cada etapa de seu ciclo de vida, podem contribuir para o acompanhamento terapêutico da criança e do grupo familiar.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to investigate how psychologists and educators, acting at consulting office, understand children's learning problems and the family role, particularly the parents'. A qualitative methodology was used, based on a semi- structured protocol and individualized interviews with three psychologists and three educators. For the participants, among sources for children learning problems, they pointed out: a) childrens large dependence in relation to their mothers and fathers' peripheral participation on the school learning process, and b) the current parents' trend in delegating to the educators and psychologists the responsibility of children learning process. Therefore, we think the knowledge about the contemporary family functioning, in each life cycle stage , can contribute to the child and the family group's therapeutic accompaniment.
  • A vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva Artigos

    Canho, Paula Guimarães Motta; Neme, Carmen Maria Bueno; Yamada, Midori Otake

    Resumo em Português:

    Este estudo visou investigar as vivências emocionais e mecanismos de defesa de pais de crianças com deficiência auditiva. Foram entrevistados 12 genitores masculinos, de 25 a 38 anos, com escolaridade de primeiro grau incompleto a superior incompleto. Dos entrevistados, sete eram pais de filhos únicos, três, pais pela segunda vez e um pai pela terceira vez da criança com necessidade específica. As respostas foram categorizadas e analisadas com base no referencial psicodinâmico e apresentam vivências de choque, ansiedade e angústia e o uso de mecanismos de defesa frente ao diagnóstico e implicações da deficiência. As defesas constatadas foram analisadas como reações situacionalmente esperadas, podendo favorecer formas mais realistas de enfrentamento posterior. Sugere-se que, assim como mães, pais vivenciam impacto e dificuldades emocionais frente ao diagnóstico de seus filhos. Diferenças de papéis familiares facilitam ao pai um menor envolvimento na educação da criança, devendo-se valorizar a sua importância no processo de reabilitação.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the emotional experiences and defense mechanisms of hearing impairment children parents. Twelve male genitors aged from 25 to 38 were interviewed. Their school levels were from incomplete elementary school to incomplete superior degree. Among the interviewees, seven have only one child; three of them have two children, and one has three children , one of them with specific needs. The answers were categorized and analyzed according to the psychodynamic referential basement, and they have shown experiences of shock, anxiety and anguish, the use of defense mechanisms facing the diagnosis, and the deficiency implications. The evidenced defenses were analyzed as environmentally expected reactions that can lead parents to more realistic ways for facing later confrontation. It's suggested that, such as mothers, fathers also experience the impact and emotional difficulties concerning their children's diagnosis. The different family roles puts fathers apart from children's education, but their contribution to the rehabilitation process must be recognized.
  • Escala de estratégias de leitura para etapa inicial do ensino fundamental Artigos

    Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivos verificar evidências de validade e precisão de uma escala de estratégias metacognitivas de leitura para crianças na fase inicial de escolarização. Participaram do presente estudo 1 259 sujeitos com idade entre 9 e 14 anos que freqüentavam regularmente de 2ª (19,80%) a 4ª (50,00%) série do ensino fundamental. Pertenciam à escola particular 39,80% e 61,20% a escolas públicas. Dos participantes, 51,00% eram do sexo masculino. O procedimento utilizado foi a aplicação coletiva do instrumento Escala de Estratégias de Leitura - nível fundamental I. Os resultados revelaram que a escala pode ser considerada fidedigna (alfa = 0,73). A análise fatorial indicou a presença de três fatores - estratégias globais de solução de problemas e de apoio - que explicam 42,12% da variabilidade da escala. Foram eliminados quatro itens por possuírem carga fatorial abaixo de 0,30, contando a nova versão da escala com 13 itens. A Anova indicou diferença muito significativa para utilização das estratégias de leitura por série e o teste "t" de Student para amostras independentes revelou efeito do gênero para a freqüência total de uso da escala de estratégias de leitura, sendo essas evidências de validade de critério.

    Resumo em Inglês:

    This study has aimed the validation of a scale of metacoginitive reading strategies for children on their first stage at school. 1.259 students, aged from 9 to 4, took part in this study. All of them attended the elementary school, 39.80% from private and 61.20% from public schools. Among the subjects, 51.00% were male. The Reading Strategies Scale - Primary School 1 was applied in groups. The results showed that the scale can be considered trustworth (alpha = 0.73). Moreover, the factorial analysis revealed the existence of three factors- global strategies, problem-solving and support - which guarantees this scale variability in 42.12% . Four itens were eliminated because they presented scores below 0.30. There are thirteen- items in the new scale. According to the statistic analysis, there was a significant difference among students' grades about using the reading strategies (f= 3.297; p= 0.000; alpha = 0.05). The "t" Student test for independent samples indicated gender influence in the total frequency of the reading strategies scale use (t= 5.266; p=0.000), which is a criteria for validation.
  • Equoterapia: suas repercussões nas relações familiares da criança com atraso de desenvolvimento por prematuridade Artigos

    Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz; Melo, Zélia Maria de

    Resumo em Português:

    A pesquisa tem como objeto de estudo crianças que apresentam atraso de desenvolvimento global devido à prematuridade e que estão em atendimento interdisciplinar em equoterapia, abordagem terapêutica que tem como recurso o cavalo e seu ambiente. O trabalho foi realizado com duas crianças do Núcleo de Equoterapia do Caxangá Golf & Country Club, suas respectivas famílias e profissionais que as acompanham. As técnicas utilizadas foram: observação das crianças nas sessões; entrevista com pais, terapeutas da instituição e outros cuidadores. Evidenciou-se a necessidade do vínculo da criança com o animal para seu envolvimento, bem como da família, no processo terapêutico. Constataram-se a necessidade da interação entre a criança, a equipe e outros praticantes no processo de socialização, e a adequação dos estímulos do ambiente equoterápico pela equipe interdisciplinar e pela família. Percebeu-se melhora da criança no aspecto socioafetivo, repercutindo nas relações familiares.

    Resumo em Inglês:

    This research was focused on studying children that have a neuropsychomotor development delay due to prematurity, and have being attended by an interdisciplinary therapy called therapeutic riding, a therapeutical approach that has the horse and its environment as primordial resources. The study was carried through two children from Caxangá Golf & Country Club Nucleus of Equine therapy, their respective families and professionals, who accompany these children in the therapeutical process. The techniques used during the research were the children's sessions observation ; interviews with parents and therapists from the institution and other "caretakers". According to this study, the straight vinculum between child and animal is very important for the children and their family's involvement to the therapeutic process. Also the child, the team and other practitioners interaction in the socialization process is important , as well as the stimulation adequacy of the equine therapy environment by the interdisciplinary team and the family. There have been a child's social-affective improvement aspect that reflects on the family relations.
  • Da diversidade na passagem para a quinta série do ensino fundamental Artigos

    Prati, Laíssa Eschiletti; Eizirik, Marisa Faermann

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga a constituição de subjetividades da diversidade de práticas que surgem na passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental. Acompanharam-se duas turmas de quarta série e três turmas de quinta série em duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Porto Alegre. As vivências de cerca de 150 alunos, 50 pais e 25 professores que convivem nesse momento da escolaridade foram acompanhadas durante um ano. A realidade escolar é compreendida como um poliedro de faces complementares e ambivalentes em interação, possibilitando a criação de um campo polifônico. A passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental surge como um momento emblemático que envolve mudanças principalmente nas funções que esses personagens assumem. Nesse espaço surgem forças multiformes que impulsionam novas práticas para a constituição de subjetividades.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the subjectivity constitution through the diverse practices of the passage from elementary to high school. Two fourth grade classes from the elementary school, and three first grade classes from high school from two public schools in Porto Alegre, RS had been observed. Fifty fathers, about 150 students and 25 teachers, all of them involved in this special process, have contributed with their experiences for one whole year. The school reality is considered a complementary and ambivalent faces of a polyhedron in interaction, that allows the polyphonic practices creation. The elementary to high school passage arises an emblematic moment that involves important changes on the characters' roles. At this moment, multiform straights impel new practices for the subjectivity constitution.
  • A violência doméstica e os desafios da compreensão interdisciplinar Artigos

    Neves, Anamaria Silva; Romanelli, Geraldo

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende tecer uma reflexão teórica acerca da temática família, especificamente a família que apresenta a violência doméstica, com a violência física de pais e mães contra filhos. Apoiamo-nos na leitura psicodinâmica e em conceitos da Antropologia para a compreensão da amplitude que os conceitos família e violência adquirem na análise das organizações familiares. Ao recorrer a áreas distintas do conhecimento, construímos um saber dinâmico, enriquecedor e que amplia o campo de abordagem do objeto de estudo. A interdisciplinaridade edifica um arranjo teórico questionador, complementar e complexo que faz do pesquisador um elo fundamental entre a teoria, a crítica e a análise da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The present research intends a theoretical reflection about the family theme, specifically in regards to the family in which domestic violence occurs with physical violence of fathers and mothers towards their children. We support our study on the psychodynamic reading and anthropological notions to comprehend the scope of family concepts and violence acquired in the family organizations analysis. Distinct areas of knowledge have composed a dynamic and rich comprehension, which broadens the approach of the object to be studied. Interdisciplinary edifies a theoretic, complementary and complex arrangement that makes the researcher a fundamental link among theory, critic and research analysis.
  • Abrangência e função da relação terapêutica na terapia comportamental Artigos

    Braga, Gasparina Louredo de Bessa; Vandenberghe, Luc

    Resumo em Português:

    Durante muito tempo os efeitos da terapia comportamental foram atribuídos à correta aplicação de técnicas para tratamento de transtornos específicos, sendo colocada em segundo plano a relação entre cliente e terapeuta. Tendências mais recentes vêm enfatizando as implicações diretas dos aspectos interpessoais do contexto terapêutico para a eficácia da terapia. Este trabalho propõe algumas reflexões práticas que permitem discutir o papel da relação terapêutica em duas funções básicas: como facilitadora da intervenção e como instrumento terapêutico em si. É proposta uma compreensão do relacionamento curativo como uma via de mão dupla na qual o terapeuta influencia o cliente por meio do impacto que o cliente tem sobre ele. É um tipo de relação da qual nem cliente nem terapeuta pode sair sem ser transformado.

    Resumo em Inglês:

    The behavioral therapy results had been attributed for a long time to the right application of its techniques, giving sparse attention to the client-therapist relationship. More recent tendencies have emphasized that interpersonal aspects of the therapeutic context directly affect the therapy outcome. The present paper, reflecting on clinical practice, discusses two basic functions of the therapeutic relation : as a intervention and a therapeutic instrument itself. The curative relationship is analyzed as a two-way road where the therapist influences the client through the impact the client has on the therapist. Neither client nor therapist passes through this experience without being transformed.
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