Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2010
  • Valores e prazer-sofrimento no trabalho: um estudo com profissionais de nível superior Artigos

    Guimarães, Flávia Arantes Lopes; Martins, Maria do Carmo Fernandes

    Resumo em Português:

    Este estudo avaliou o impacto dos valores individuais relativos ao trabalho no prazer-sofrimento do trabalhador. As variáveis foram avaliadas por meio de escalas autoaplicáveis de valores relativos ao trabalho, de indicadores de prazer-sofrimento no trabalho e de uma ficha de dados sociodemográficos. Participaram do estudo 178 trabalhadores de nível de formação superior, de ambos os sexos, formalmente contratados. Suas respostas foram submetidas a análises estatísticas descritivas e regressões lineares. Resultados mostraram que 'Realização' e 'Liberdade', indicadores de prazer, sofreram impactos positivos do valor 'Relações Sociais'. Mas o principal papel de 'Relações Sociais' foi o de predizer a redução das dimensões do sofrimento, 'Desgaste' e 'Desvalorização', dimensões também preditas pelo aumento da idade. As áreas de formação 'Ciências Sociais Aplicadas' e 'Ciências Humanas' predisseram maior 'Liberdade' no trabalho. Conclui-se que valores relativos ao trabalho são norteadores para a compreensão do fenômeno do prazer-sofrimento no trabalho, apontam-se limitações do estudo e sugerem-se investigações posteriores.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the impact of individual, work-related values in terms of workers' pleasure-suffering. The variables were analyzed by means of self-applied work-related scales of values, indicators of pleasure-suffering at work and also a record of social-demographic data. One hundred and seventy-eight graduate employees of both sexes participated in the study. Their responses were subjected to descriptive, statistical analysis and linear regression. Results showed that "Accomplishment" and "Freedom", i.e. pleasure indicators, had positive impacts on the "Social Relations" value. However, the principal role of "Social Relations" was to predict the reduction in the suffering dimensions "Stress" and "Disparagement", dimensions which were also predicted by increase in age. The areas of graduation "Applied Social Sciences" and "Humanities" predicted greater "Freedom" at work. It may be concluded that work-related values are drivers for the understanding of the pleasure-suffering phenomenon in the working environment; limitations with the study have been noted and further investigation is recommended.
  • Maternidade no contexto do HIV/AIDS: gestação e terceiro mês de vida do bebê Artigos

    Faria, Evelise Rigoni de; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou investigar, em mães primíparas portadoras do HIV/AIDS, percepções e sentimentos sobre maternidade, desenvolvimento do bebê e relação mãe-bebê, na gestação e no terceiro mês de vida do bebê. Participaram cinco mães soropositivas com idade entre 19 e 37 anos. Utilizaram-se entrevistas para investigar diversos aspectos da gestação e da maternidade. As respostas foram examinadas por análise de conteúdo qualitativa com base em três categorias: vivência da maternidade; desenvolvimento do bebê; relação mãe-bebê. As mães relataram preocupação com a possível infecção do bebê, medo do preconceito e frustração pela não amamentação. Prevaleceram, entretanto, satisfações com a maternidade, com a interação mãe-bebê e com o desenvolvimento infantil. Os resultados revelaram que o HIV/AIDS não tem necessariamente um impacto negativo para a maternidade e para a relação mãe-bebê, principalmente quando há presença de apoio familiar, relacionamento positivo com a figura materna e acesso o tratamento especializado. Discute-se a importância de intervenções psicológicas diante da ansiedade associada ao HIV/AIDS na gestação e maternidade.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to investigate perceptions and feelings in primiparous mothers with HIV/AIDS, about motherhood, infant development and the mother-infant relationship, during pregnancy and in the third month of life. Five seropositive mothers participated, aged between 19 and 37. Interviews were conducted to investigate the various aspects of pregnancy and motherhood. An analysis of content was carried out based on three categories: experience of motherhood; infant development; mother-infant relationship. The results indicated concerns about possible infections of the baby, the fear of prejudice and the frustration of not being able to breastfeed. However, satisfaction with motherhood, interaction with the baby and infant development prevailed. HIV/AIDS does not necessarily have a negative impact on motherhood and the mother-infant relationship, especially when the support of the family, a positive relationship with their own mothers and access to treatment are present. The importance of psychological interventions that may help these mothers to cope, faced with the anxieties associated with HIV/AIDS and motherhood, is discussed.
  • Informação geral e atual e sua relação com a inteligência e a personalidade em crianças escolares Artigos

    Flores-Mendoza, Carmen; Jardim, Graciane Lopes; Abad, Francisco José; Rodrigues, Larissa Assunção

    Resumo em Português:

    Investiga-se a relação entre inteligência, personalidade e nível de informação geral e atual de escolares do Estado de Minas Gerais. Duas amostras participaram do estudo: a primeira proveniente de escolas de três níveis de vulnerabilidade social de Belo Horizonte (MG) (n=600), e a segunda de escolas municipais da cidade de Perdões (MG) (n=215). Ambas as amostras foram submetidas ao teste Raven e ao Questionário de Informações Gerais e Atuais. A segunda amostra realizou o Eysenck Questionnaire Personality e o subteste Informação do WISC-III. Os resultados mostraram uma associação consistente entre inteligência e o Questionário de Informações Gerais e Atuais, mesmo controlando-se o efeito da vulnerabilidade social das escolas (r=0,431). Uma path analyses mostrou predição independente da inteligência (0,430) e da dimensão Psicoticismo (-0,18) sobre Questionário de Informações Gerais e Atuais, após controle da idade e da covariância entre os preditores. Conclui-se que a inteligência explica as diferenças de Questionário de Informações Gerais e Atuais duas vezes mais do que a personalidade.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the relationship between intelligence, personality and the extent of general and current information of students in the state of Minas Gerais. Two sample groups participated. The first was composed of students from three socially vulnerable levels from the city of Belo Horizonte (n=600), and the second group came from public schools in the city of Perdões (n=215). The Raven's Progressive Matrices Test and a General Information Questionnaire were applied for both samples. In addition, the Eysenck Personality Questionnaire and the WISC-III Information test were applied to the second sample. The results indicated a consistent relationship between intelligence and General Information Questionnaire, even after smoothing the effect of the social vulnerability of the schools (r=0.431). A path analysis showed an independent effect of intelligence (r=0.430) and of the Psychoticism dimension (-0.18) on the General Information Questionnaire, even after the smoothing of age and covariance between predictors. It may be concluded that intelligence explains General Information Questionnaire differences twice as much as does personality.
  • Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares Artigos

    Araújo, Maria Vanderléia Matos; Marteleto, Márcia Regina Fumagalli; Schoen-Ferreira, Teresa Helena

    Resumo em Português:

    Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.

    Resumo em Inglês:

    Receptive language is the individual's capacity to understand what he hears or reads. Objective: to evaluate the performance of kindergarten children in terms of their receptive vocabulary. 159 students from a public school participated in the study and responded to the Peabody Test that evaluates the lexical development in the receptive domain. Procedure: after obtaining authorization from the school principal's office and parents, the children were evaluated individually. Results: 61% of the children showed a lower performance than expected for their age. The 1st grade students demonstrated better results than those in the 3rd grade. The child's gender and the mothers' level of education did not interfere in the test performance. Conclusion: as early as kindergarten, it is already important to work on vocabulary, in order to develop the children's potential for communication.
  • Escala de atitudes frente à tatuagem: elaboração e evidências de validade e precisão Artigos

    Medeiros, Emerson Diógenes de; Gouveia, Valdiney Veloso; Pimentel, Carlos Eduardo; Soares, Ana Karla Silva; Lima, Tiago Jessé Souza de

    Resumo em Português:

    Construiu-se uma medida de atitudes diante da tatuagem, reunindo evidências de sua validade fatorial e confiabilidade. A Escala de Atitudes frente à Tatuagem foi testada em dois estudos. No Estudo 1, participaram 273 estudantes universitários equitativamente distribuídos quanto ao gênero, com idade média de 25 anos, que responderam à Escala de Atitudes frente à Tatuagem e perguntas demográficas. Verificou-se que seus itens apresentaram poder discriminativo satisfatório, assim como emergiu a estrutura unifatorial esperada, com alfa de Cronbach de 0,96. No Estudo 2, participaram 245 estudantes universitários, a maioria do gênero masculino (55%), com idade média de 21 anos. Todos responderam à Escala de Atitudes frente à Tatuagem e à perguntas demográficas. Por meio de análise fatorial confirmatória, corroborou-se a estrutura unifatorial indicada previamente, com alfa de Cronbach de 0,93. Conclui-se que esse instrumento reúne evidências de validade fatorial e confiabilidade, podendo ser empregado para medir atitudes diante da tatuagem entre estudantes universitários.

    Resumo em Inglês:

    The authors built and checked for evidence of the factorial validity and reliability of a scale for measuring attitudes towards tattoos. The Attitudes Towards Tattoos Scale was tested in two studies. In Study 1, participants comprised 273 undergraduate students, equally distributed with respect to gender, with an average age of 25. They answered the Attitudes Towards Tattoos Scale and demographic questions. It was found that the items showed adequate discriminative power, and the expected unifactorial structure was identified, with Cronbach's Alpha (α) of 0.96. 245 undergraduate students participated In Study 2, most of them male (55%), with an average age of 21. They answered the Attitudes Towards Tattoos Scale and demographic questions. Based on confirmatory factor analysis, the unifactorial structure found in the previous study was corroborated, and an α of 0.93 was observed. These findings suggest the Attitudes Towards Tattoos Scale presents evidence of factorial validity and reliability, and may be used among undergraduate students to measure attitudes towards tattoos.
  • Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia Artigos

    Souza, Juciléia Rezende; Araújo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de

    Resumo em Português:

    Este estudo avaliou a eficácia de uma intervenção psicoeducacional em grupo destinada a promover habilidades adaptativas de enfrentamento, minimizar o distress e melhorar a qualidade de vida entre pacientes oncológicos em início de quimioterapia. Da intervenção, composta por seis encontros, participaram três mulheres, que foram avaliadas antes, logo após e três meses depois da participação, utilizando-se a Escala de Modos de Enfrentamento, o questionário WHOQOL-bref e a Psychological Screening Tool for Cancer Patients. Uma outra paciente, que não participou do grupo, teve seus resultados comparados aos das demais. Imediatamente após, houve melhora significativa para as integrantes do grupo: aumento de estratégias focalizadas no problema, busca de suporte social e qualidade de vida, bem como redução de ansiedade e depressão. A paciente que não participou da intervenção grupal obteve indicadores menos favoráveis. Nas reavaliações, os resultados se mantiveram, indicando que o grupo psicoeducacional atingiu seus objetivos terapêuticos.

    Resumo em Inglês:

    The following study evaluated the effectiveness of a psychoeducational group intervention designed to promote adaptive coping abilities, minimize distress and improve quality of life in oncology patients during the initial phase of chemotherapy. Three women made up the intervention group, organized into six weekly meetings and they were evaluated before, immediately following and three months after the intervention. The Ways of Coping Scale; WHOQOL-BREF and the Psychological Screening Tool for Cancer Patients were used as evaluation instruments. Another patient, who did not attend the group, had her results compared to the others. Immediately after the intervention, a significant improvement was observed in the group members: increase in problem-focused coping strategies, search for social support and quality of life, as well as a reduction in symptoms of anxiety and depression. The patient who did not participate in the intervention group obtained less favorable results. In the reevaluations, these results were maintained, indicating that the psychoeducational group intervention achieved its therapeutic goals.
  • Crenças acerca do sistema de treinamento: a predição de variáveis pessoais e funcionais Artigos

    Lopes, Jesiane Marins; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    Pesquisas têm apontado as crenças sobre o Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação como importante variável preditora do impacto das ações de capacitação sobre o desempenho no trabalho. Porém, quais variáveis estão relacionadas às crenças sobre o sistema de Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação? O objetivo do presente estudo foi identificar quão positivas são as crenças sobre o sistema de treinamento e verificar se as características individuais influenciam essas crenças. A amostra de pesquisa foi de 220 sujeitos, que trabalham em sete empresas privadas do Estado do Rio de Janeiro. A escala utilizada na pesquisa havia sido previamente validada. Realizaram-se análises descritivas, correlações e regressões. Os resultados indicam que experiência prévia em Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, idade, tempo de trabalho e salário são variáveis preditoras das crenças sobre o sistema de Sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Foram discutidas implicações práticas dos resultados e sugerida uma agenda de pesquisa para a área.

    Resumo em Inglês:

    Research has shown beliefs in the System of Training, Development and Education to be an important, predictive variable of the impact of the actions of Training on performance at work. However, which variables are related to beliefs about the System of Training, Development and Education? The purpose of this study was to identify how good are the beliefs about the system of training and to ascertain if individual characteristics influence these beliefs. 220 individuals were included in the sample survey, working in seven private companies in Rio de Janeiro. The scale used in the survey had been previously validated. Descriptive analyses, correlations and regressions were conducted. The results indicate that previous experience in the System of Training, Development and Education, age, length of service and salary are determinants of beliefs concerning the System of Training, Development and Education. We discussed the practical implications of the results and suggested an agenda for research into this area.
  • Participação em programas para a terceira idade: impacto sobre a cognição, humor e satisfação com a vida Artigos

    Yassuda, Mônica Sanches; Silva, Henrique Salmazo da

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a participação em programas da terceira idade e os possíveis benefícios para o desempenho cognitivo, humor e satisfação com a vida. Vinte e nove idosos que tinham iniciado participação em quatro centros de convivência foram submetidos a duas avaliações: no início da participação e após seis meses de atividades no grupo. As avaliações foram compostas pelas escalas: Mini-exame do Estado Mental, Lista de Palavras do Consortium to Establish a Registry of Alzheimer Disease, Teste de Fluência Verbal Categoria Animais, Escala de Depressão Geriátrica e Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados indicaram que a participação em programas sociais parece gerar benefícios: aumento significativo no resgate das palavras do Consortium to Establish a Registry of Alzheimer Disease e aumento, que se aproximou da significância estatística, da fluência verbal e satisfação com a vida em relação ao envolvimento social. Os efeitos do engajamento da população idosa nesses programas devem ser investigados.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to investigate the relationship between participation in social activities in senior citizens centers and the potential benefits for cognitive performance, mood and life satisfaction. Twenty-nine seniors, who had recently become members of four senior citizens centers, each completed two evaluations: one prior to participation and the other after six months of group activities. Assessment protocol included the following scales: Mini Mental Status Examination, Word List of the Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease, Verbal Fluency Test in the Animals Category, Geriatric Depression Scale, and the Life Satisfaction Scale. Results indicated that participation in social programs can generate benefits: a significant increase was detected in word recall and also an improvement, approaching statistical significance, in word fluency and life satisfaction in terms of social involvement. The impact of the involvement of the elderly in these programs needs to be investigated.
  • Interesses profissionais de jovens de ensino médio: estudo correlacional entre a escala de aconselhamento profissional e o self-directed search carrier explorer Artigos

    Sartori, Fernanda Argentini; Noronha, Ana Paula Porto; Godoy, Silvia; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo

    Resumo em Português:

    O estudo de instrumentos de avaliação psicológica no contexto de orientação profissional é de fundamental importância, pois favorece maior confiabilidade e enriquecimento da interpretação dos resultados. A presente pesquisa objetivou explorar as correlações entre as dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional e as seções Competências, Carreiras e Habilidades do Self-Directed Search Career Explorer. A Escala de Aconselhamento Profissional é um instrumento que avalia as preferências por atividades profissionais e o Self-Directed Search Career Explorer traça o perfil tipológico dos interesses dos indivíduos. Participaram do estudo 132 estudantes (54,5% mulheres), com idade média de 15,9 anos, que cursavam o ensino médio de escolas particulares do interior paulista. Os resultados apresentaram correlações significativas (p<0,05) entre alguns tipos do Self-Directed Search Career Explorer e dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional teoricamente relacionadas, tais como tipo Artístico com a dimensão Artes e Comunicação. Outras pesquisas devem ser desenvolvidas a fim de contribuir com estudos de outros instrumentos.

    Resumo em Inglês:

    The study of instruments of psychological assessment in the context of vocational guidance is of fundamental importance, since it provides a greater reliability and enriches the interpretation of the results obtained. This research explored the correlation between the dimensions of the escala de aconselhamento profissional and the sections Skills, Careers and Abilities of the Self-Directed Search Career Explorer. The Vocational Advice Scale is an instrument that evaluates the preferences for vocational activities and the Self-Directed Search Career Explorer draws the typological profile of the individuals' interests. The participants included 132 students (54.5% were women), with average age of 15.9 years, attending private High Schools in São Paulo state. The results demonstrated significant correlations (p<0.05) between some types of Self-Directed Search Career Explorer and the escala de aconselhamento profissional dimensions. Further research should be developed in order to contribute to studies on new or existing instruments.
  • A resiliência em trabalhadores da área da enfermagem Artigos

    Belancieri, Maria de Fátima; Beluci, Marli Luiz; Silva, Daniela Vitti Ribeiro da; Gasparelo, Ederli Aparecida

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar o nível de resiliência dos trabalhadores de enfermagem, visando ao conhecimento das fraquezas e fortalezas desse profissional diante das adversidades a que está submetido. Participaram enfermeiros e auxiliares de enfermagem da rede pública de saúde. Para a coleta de dados, utilizaram-se ficha de dados sociodemográficos e o Questionário do Coeficiente de Resiliência, com metodologia quantitativa. A maioria dos participantes, em relação ao fator regulação de emoções, está abaixo da média, demonstrando que a capacidade de resiliência nesse fator encontra-se enfraquecida. No fator controle de impulsos, a maioria está acima da média. Nos outros fatores (otimismo, análise causal, empatia, autoeficácia e exposição), a maioria se apresenta na média. O excessivo controle de impulsos e a dificuldade na regulação das emoções acarretam grande dispêndio de energia por parte do trabalhador, uma vez que ele não pode exteriorizar suas emoções, especialmente no ambiente de trabalho, justificando o alto índice de estresse entre os enfermeiros.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the resilience level of nursing workers, in order to find out the strengths and weaknesses of the worker in the face of the adversities that may present themselves. Nurses and auxiliary nurses in the Public Health Service participated. To collect data, socio-demographic data records and the coefficient Resilience Questionnaire were employed, using quantitative methodology. With regard to the Regulation of Emotions factor, most participants are below average, demonstrating that the capacity for resilience, in this factor, is weakened. With the Control of Impulses factor, most are above average. For the other factors (Optimism, Causal Analysis, Empathy, Self-efficacy and Exhibition) the majority are average. The excessive Control of Impulses and the difficulty in regulating the emotions involve a large expenditure of energy on the part of the worker since they cannot be externalized, especially in the workplace, thereby explaining the high rate of stress among nurses.
  • Hipnose e subjetividade: utilização da experiência religiosa em psicoterapia Artigos

    Neubern, Maurício da Silva

    Resumo em Português:

    O presente trabalho destaca algumas possibilidades de atuação da psicoterapia junto a clientes que possuem demandas de experiência religiosa. Partindo de um breve estudo de caso de uma cliente, busca-se atingir dois objetivos: demonstrar como é possível ao psicoterapeuta compreender as experiências sagradas do sujeito sem dissolvê-las em categorias prévias e consagradas de seu aporte teórico e destacar a relevância da técnica hipnótica como um importante instrumento para demandas dessa natureza, isto é, uma técnica que procura utilizar as experiências religiosas do sujeito a favor de seu processo terapêutico. O artigo conclui que as possibilidades de atuação do psicoterapeuta diante de tais demandas passam necessariamente pela questão dos sentidos próprios produzidos pelo cliente, pelo contexto de diálogos e potencialidades e pela postura de mimetismo para interação com o mundo religioso do sujeito.

    Resumo em Inglês:

    This article highlights the possible effects of psychotherapy on clients who live under a regime which involves religious demands. It is based on a brief case study of a client and has two objectives. Firstly, to demonstrate that it is possible for psychotherapists to understand the inviolate experiences of their clients without breaking them down into previously established theories. Secondly, it emphasizes the use of hypnotic techniques as relevant and important tools for demands of this nature, that is, they are techniques that can incorporate religious experiences of the subjects into the process of therapy in a positive way. The article concludes that psychotherapists faced with such demands must examine the individual feelings generated by their client, the context of their dialogues and capabilityies, and the postural mimicry they adopt when interacting in their religious dominion.
  • Incidências da hermenêutica para a metodologia da pesquisa teórica em psicanálise Artigos

    Campos, Érico Bruno Viana; Coelho Jr, Nelson Ernesto

    Resumo em Português:

    O artigo traz uma breve revisão das principais abordagens hermenêuticas envolvidas na interpretação de textos e discursos a fim de delimitar a incidência dessa problemática no campo da pesquisa teórica em psicanálise. Define as diferentes formas de pesquisa em psicanálise e indica como as mudanças na compreensão da hermenêutica incidem também sobre a compreensão do estatuto epistemológico do saber psicanalítico. Apresenta e discute as propostas de metodologia de investigação teórica de Laplanche e Figueiredo. Ao concluir, indica a aproximação do método psicanalítico aplicado a textos e discursos com as perspectivas contemporâneas da hermenêutica e propõe uma abordagem própria para pesquisas de cunho histórico-conceitual e epistemológico em psicanálise.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to briefly review the major hermeneutic approaches involved with the interpretation of texts and speeches in order to establish the boundaries of the incidence of this subject on the field of psychoanalytical, theoretical research. It defines the different forms of psychoanalysis research and shows how developments in hermeneutics change the comprehension of the epistemological status of the psychoanalytical field of knowledge. It presents and discusses the methodological designs on theoretical research proposed by Laplanche and Figueiredo. Its conclusion demonstrates the approximation of the psychoanalytical method applied to texts and speeches with contemporary perspectives in hermeneutics. It also proposes a specific approach for historical-conceptual and epistemological research in the field of psychoanalysis.
  • Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica Artigos

    Andrade, Celana Cardoso; Holanda, Adriano Furtado

    Resumo em Português:

    Este estudo visa apresentar, numa perspectiva teórica, a pesquisa qualitativa e o método fenomenológico, tomando por base o modelo empírico-compreensivo de Amedeo Giorgi. Na busca por minimizar as dificuldades encontradas na aplicação do método fenomenológico, no que concerne à grande variedade de interpretações, e explicitar como se constituem os resultados dessa prática de pesquisa, foi necessário esclarecer a natureza qualitativa da realidade investigada, o modelo de relação entre investigador-investigado e o modo como se obtiveram o conhecimento do problema e os aspectos intrinsecamente relacionados. Com o intuito de abranger esse conteúdo, o artigo dividiu-se em três partes. Foi feita, inicialmente, uma introdução sobre a pesquisa qualitativa; posteriormente, propôs-se discutir a fenomenologia e seus principais conceitos, e, na terceira parte deste artigo, foi estudado o método fenomenológico, em especial o modelo desenvolvido por Giorgi.

    Resumo em Inglês:

    This study addressed, from a theoretical perspective, qualitative research and the phenomenological method based on the empirical-comprehensive model of Amedeo Giorgi. In an effort to minimize the difficulties found when applying the phenomenological method, in terms of the great variety of interpretations and also in explaining the manner in which the results of this kind of research are constituted, it was necessary to clarify the qualitative nature of the situation under investigation, the investigator/investigatee relationship model and the way in which an awareness of the problem has been created, as well as the related, intrinsic aspects. With the aim of embracing all this content, this paper was divided into three parts. Firstly, an introduction into qualitative research was carried out. The second part proposed a discussion on Phenomenology and its main concepts and, in the third part of this paper, with regard to qualitative research, the phenomenological method was studied, in particular the model developed by Giorgi.
  • Leitura oral Resenha

    Witter, Geraldina Porto
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br