Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2011
  • ¿Puede un psicopedagogo desempeñar el rol del psicólogo educativo? Profesionalización frente al intrusismo profesional

    Pérez Solís, María

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este artículo es hacer una breve reflexión sobre la formación y cualificación profesional que requiere el psicólogo educativo, en función de los estándares de calidad existentes a nivel internacional. El rol de psicólogo educativo es un rol fronterizo con el de otras especialidades, como psicología clínica y social, y requiere de una sólida formación teórico - práctica que le permita hacer frente a sus cometidos: atención a la diversidad (discapacidad psíquica, sensorial o motora, conductas disociales, trastornos graves del desarrollo, de personalidad o de conducta, etc.), orientación académica y profesional, desarrollo integral (cognitivo, emocional, social), prevención (drogadicción, violencia, fracaso escolar, etc.). Estas áreas de intervención conllevan una serie de funciones o roles que no podrán desarrollar dignamente aquellos licenciados, graduados o ingenieros que se forman a través de la realización de un curso o máster de especialización en Psicopedagogía, puesto que la invertebración de la formación inicial afecta profundamente a su profesionalización. De ahí la necesidad de que actúen de forma conjunta Ministerio de Educación, Universidades, Asociaciones Científicas y Colegios profesionales, con el fin de establecer el marco normativo, formativo y profesional para que sea la profesionalización frente al intrusismo la que marque la diferencia en eficacia, eficiencia y funcionalidad en los servicios técnicos de apoyo psicoeducativo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to briefly reflect the training and qualifications required by educational psychologists, based on existing quality standards at an international level. Educational psychologist's role borders on other specialties such as clinical and social psychology and requires a solid theoretical and practical training to face it missions: addressing diversity (intellectual, sensory or motor disabilities), dissocial behaviours, serious developmental, personality or behavior disorders, academic and professional guidance, integral development (cognitive, emotional, social), prevention (drug addiction, violence, school failure, etc.) and so on. Those areas of intervention involve a number of functions or roles that may not be carried out properly by those graduates or engineers that are educated by a course or specialization in Educational Psychology, because the invertebration of the initial training deeply affects their professionalization. Hence the need to act jointly Ministry of Education, universities, scientific and professional associations by setting the regulatory, training and professional framework so that professionalization would succeed versus intrusiveness in effectiveness, efficiency and functionality in the psycho-educational technical support services.
  • A influência da rede de relações, do coping e do neuroticismo na satisfação de vida de jovens estudantes Artigos

    Serafini, Adriana Jung; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    Objetivou-se avaliar, em uma amostra de jovens, o efeito das variáveis rede de relações, neuroticismo e estratégias de coping sobre a variável satisfação de vida, e apresentar um perfil descritivo da amostra para essas variáveis. Participaram 502 alunos de 10 escolas estaduais de Porto Alegre, com idade média de 16,6 anos (desvio-padrão=1,4 anos). Os instrumentos utilizados incluem: questionário de dados sociodemográficos, Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes, Inventário de Rede de Relações, Inventário de Estratégias de Coping e Escala Fatorial de Neuroticismo. Foram realizadas análises de variância multivariada e de regressão múltipla. Os principais resultados indicaram que os participantes apresentam bom nível de satisfação de vida, utilizam um número variado de estratégias de coping, e que os amigos e a mãe exercem influência sobre eles. Verificou-se que o fator depressão da Escala Fatorial de Neuroticismo foi o que melhor predisse o nível de satisfação de vida total da amostra.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to assess if the variables "network relationships", "neuroticism" and "coping strategies" would have an effect on the variable "life satisfaction", in a sample of young people, and to present a descriptive profile of the sample for each of the variables. A total of 502 students, from 10 state schools in Porto Alegre, Brazil, took part in this study. The average age was 16.6 years (standard deviation = 1.4 years). The instruments used comprised: a socio-demographic data questionnaire, Multidimensional Life Satisfaction Scale for Adolescents, Network Relationships Inventory, Coping Strategies Inventory and Neuroticism Factorial Scale. A multivariate variance analysis and linear multiple regression were carried out. The most significant results showed that the participants demonstrated a good level of life satisfaction, used a variety of coping strategies and that friends and mothers seemed to exert an influence on them. The best predictor for the level of Total Life Satisfaction was the factor Depression in the Neuroticism Factorial Scale.
  • Gênero e manifestação de stress em hipertensos Artigos

    Wottrich, Shana Hastenpflug; Ávila, Camila de Matos; Machado, Clenise Canello; Goldmeier, Silvia; Dillenburg, Denise; Kuhl, Cristiana Palma; Irigoyen, Maria Cláudia; Rigatto, Katya; Ruschel, Patrícia Pereira

    Resumo em Português:

    Embora estudos sustentem maior vulnerabilidade ao stress na população feminina, há escassez de dados sobre a população de hipertensos. Realizou-se um estudo transversal para verificar a diferença na prevalência de sintomas de stress entre os gêneros, por meio da aplicação do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp e de um questionário de dados sociodemográficos. Os resultados não mostram diferença estatisticamente significativa concernente à presença de sintomas de stress entre as amostras masculina (n=33) e feminina (n=70). Contudo, mais homens apresentaram escores na fase de resistência (60,6%), enquanto a fase de quase-exaustão preponderou entre as mulheres: 41,4% versus 15,2% dos homens. Considerando sintomas físicos e psicológicos no geral, independente de predominância de fase, as mulheres relataram ter significativamente mais sintomas psicológicos de stress nos escores referentes às fases de resistência, quase-exaustão e à fase de exaustão (p<0,05). Esses achados podem auxiliar no planejamento de abordagens de controle de stress.

    Resumo em Inglês:

    Even though studies support the idea of greater vulnerability to stress in the female population, there is a dearth of studies related to hypertensive patients. A cross-sectional study was conducted with the aim of verifying the difference in the prevalence of stress symptoms in a male and female sample of hypertensive patients, using Lipp's Adult Stress Symptoms Inventory and a socio-demographic questionnaire. There was no statistically significant difference in respect of the presence of stress symptoms between males (n=33) and females (n=70). However, men obtained higher scores in the resistance phase (60.6%), while women obtained higher scores in the near-exhaustion phase (41.4% versus 15.2% of men). Considering overall physical and psychological symptoms, irrespective of the predominant phase, women reported significantly higher psychological stress symptoms than men in terms of the scores in the resistance and near-exhaustion phases, as well as the scores in the exhaustion phase (p<0.05). These findings may help in the planning of stress-management strategies.
  • Coincidência de conexão do tom emocional com abstração e o resultado psicoterapêutico Artigos

    Yoshida, Elisa Medici Pizão; Mergenthaler, Erhard

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou testar a afirmação de que "pacientes que não têm êxito em conectar suas emoções com cognição durante suas terapias provavelmente não melhorarão". Dois processos de psicoterapias psicodinâmicas breves, um bem-sucedido e outro malsucedido, foram analisados com o Modelo dos Ciclos Terapêuticos. O Modelo dos Ciclos Terapêuticos é um método de análise de texto por computador que permite identificar padrões de emoção-abstração na narrativa de interlocutores. Quatro padrões são identificados: Relaxamento, Experiência, Reflexão e Conexão. Momentos clinicamente significantes são mais associados à Conexão. Levantou-se a hipótese de que o caso bem-sucedido apresentaria maior proporção de Conexão. Quanto à Reflexão, ao Relaxamento e à Experiência, não eram esperadas diferenças. Encontrou-se maior proporção de Conexão e de Relaxamento no caso bem- sucedido, e diferenças não significantes em Reflexão e Experiência. Considerações sobre a magnitude das mudanças, valência das emoções e abstrações e sequência de ocorrência dos padrões sugerem novas análises.

    Resumo em Inglês:

    The current study aimed to test the statement that "patients who do not succeed in connecting their emotions with cognition during therapy are unlikely to improve". Two processes of brief psychodynamic psychotherapies, one successful the other not, were analyzed in accordance with the Therapeutic Cycles Model. The Therapeutic Cycles Model is a computer-assisted text analysis method that permits the identification of emotion-abstraction patterns in narratives by interlocutors. Four patterns are identified: Relaxing, Experiencing, Reflecting and Connecting. Clinically significant moments are mostly associated with Connecting. It was hypothesized that a successful process would differ from an unsuccessful one, having a higher proportion of Connecting. As far as Reflecting, Experiencing and Relaxing are concerned, no differences were expected. Results pointed to a higher proportion of Connecting and Relaxing in the successful process and no difference in respect of Experiencing and Reflecting. Considerations about the magnitude of change, emotion and abstraction valence and the sequence of patterns, suggest further analysis.
  • Construção de uma escala de empregabilidade: definições e variáveis psicológicas Artigos

    Campos, Keli Cristina de Lara

    Resumo em Português:

    A empregabilidade pode ser compreendida como a junção de competências, habilidades e variáveis psicológicas utilizadas para conquistar e manter um trabalho ou um emprego. O presente trabalho apresenta alguns resultados obtidos no processo de construção de uma escala de empregabilidade, que reuniu diversas variáveis de cunho psicológico relativas ao tema. A amostra contou com 628 estudantes universitários, de ambos os sexos, dos cursos de administração, engenharias e psicologia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. A escala inicial, que continha 88 itens referentes a onze fatores/variáveis, foi aplicada coletivamente, em uma escala tipo Likert de quatro pontos. Os resultados obtidos permitiram redefinir a escala, obtendo-se 57 itens, dispostos em quatro fatores/variáveis denominados: eficácia de busca; dificuldade de busca; otimismo; e responsabilidade/decisão. Os valores estatísticos foram suficientes para confirmar a fidedignidade da escala e, consequentemente, para indicá-la para estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    Employability may be understood as a combination of competence, skills and psychological variables used to get and to keep a job. This survey presents a number of results obtained from the construction of an Employability Scale which brought together several psychological variables related to the subject. The sample comprised 628 university students, of both sexes, attending Administration, Engineering and Psychology courses in public and private institutions in the state of São Paulo, Brazil. The scale consisted initially of 88 items related to 11 factors/variables, applied collectively on a Likert four-point scale. The results led to a redefinition of the scale, resulting in 57 items arranged in four factors/variables called efficacy of search; difficulty of search; optimism; responsibility/decision. The statistical values were sufficient to confirm its reliability and to recommend it for future research.
  • A importância da noção de experiência no pensamento de D. W. Winnicott Artigos

    Fulgencio, Leopoldo

    Resumo em Português:

    Com fundamento em pesquisas recentes sobre a relação entre a analítica existencial de Heidegger e a psicanálise de Winnicott, que destacam, por parte do psicanalista inglês em particular, a rejeição das especulações teóricas metapsicológicas, bem como sua busca pela experiência vivida e/ou a ser vivida, esta comunicação pretende explicitar a importância da noção winnicottiana de experiência, indicando algumas proximidades entre o modo como Winnicott pensa a psicanálise e o que seria esperado de uma psicologia científica construída com base na analítica existencial de Heidegger. Essa noção de experiência está presente em sua maneira de formular o que é o método de tratamento psicanalítico, que acrescenta à clássica concepção freudiana, resumida na fórmula "recordar, repetir, elaborar", outros sentidos e objetivos para o processo analítico, que ultrapassam a experiência relacionada à elaboração do inconsciente reprimido.

    Resumo em Inglês:

    Based on recent studies on the relationship between Heidegger's existential analytic and Winnicott's psychoanalysis which put emphasis particularly on the rejection by the English psychoanalyst of the metapsychological theoretical speculations, as well as his search for the experience lived and/or to be lived, the purpose of this communication is to explain the importance of the concept of experience for Winnicott, by showing some connections between the way Winnicott sees psychoanalysis and what would be expected from a scientific psychology built from Heidegger's existential analytic. This concept of experience may be seen in the way he formulates the method of the psychoanalytical treatment, which adds to Freud's classical conception, summarized in the formula "remembering, repeating and working through", other meanings and objectives for the analytical process which go beyond the experience concerning the elaboration of the repressed unconscious.
  • Gestação do segundo filho: percepções maternas sobre a reação do primogênito Artigos

    Pereira, Caroline Rubin Rossato; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou as percepções maternas sobre as reações do filho primogênito à gestação do segundo filho. Participaram do estudo oito gestantes no último trimestre de gravidez do segundo filho e cujo primeiro filho estava em idade pré-escolar. A análise qualitativa do conteúdo das entrevistas revelou que o avanço da gestação e a proximidade do parto desencadearam ansiedade e ciúme nos primogênitos, concomitantemente a manifestações de alegria pela chegada do irmão. Todas as crianças apresentaram atitudes indicativas de ciúme, tais como medo de perder a atenção e o carinho da mãe, e sinais de agressividade dirigidos à barriga da gestante. Os resultados sugerem que a gestação do irmão constitui um evento marcante na vida dos primogênitos e ressaltam a importância do apoio parental nesse período.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated mothers' perceptions regarding the reaction of the firstborn to the pregnancy with second child. Eight pregnant women, who had one pre-school child and were in the third trimester of pregnancy, participated in the study. A qualitative content analysis of the interviews revealed that the pregnancy and the proximity of childbirth unleashed anxiety and jealousy in the firstborn, accompanied by demonstrations of joy at the arrival of the sibling. All the children showed attitudes indicative of jealousy, including fear of losing mother's attention and affection, as well as signs of aggressiveness towards the mother's belly. The results suggest that the mother's pregnancy is an outstanding event in the life of the firstborn, emphasizing the importance of parental support in this period.
  • Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais Artigos

    Doca, Fernanda Nascimento Pereira; Costa Junior, Áderson Luiz

    Resumo em Português:

    A preparação psicológica tem sido recomendada pela literatura em função da probabilidade de produzir aumento dos índices de adesão ao tratamento e redução de ansiedade. Todavia, sua utilização requer intervenções mais sistemáticas que conduzam a resultados mais consistentes. Este estudo caracteriza as intervenções de preparação psicológica desenvolvidas em serviços de psicologia pediátrica de hospitais universitários públicos federais brasileiros. Utilizou-se um questionário eletrônico autoaplicável, preenchido via Internet. Participaram da pesquisa 25 psicólogos vinculados a 11 hospitais. Embora todos os participantes refiram-se à utilização de preparação psicológica, 10 adotam outras denominações, e apenas nove efetuaram algum tipo de avaliação de resultados. Verificou-se, entre os participantes, ausência de consenso teórico ou metodológico no tocante à nomenclatura, aos objetivos, às técnicas e aos procedimentos de execução. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas sobre preparação psicológica, utilizando-se técnicas e/ou recursos variados que apontem relações funcionais mais precisas entre intervenções e efeitos, a fim de estabelecer protocolos de ações práticas.

    Resumo em Inglês:

    Literature has recommended psychological preparation due to the likelihood of increasing treatment adhesion rates and reduced anticipatory anxiety. However, its use requires interventions that are more systematic which lead to more consistent results. This study characterizes psychological preparation interventions developed in pediatric psychology services in Brazilian federal public university hospitals. We used a self-administered electronic questionnaire completed via the Internet. Twenty-five psychologists linked to 11 hospitals participated in the study. Although all participants have referred to the use of psychological preparation, 10 adopted different designations, and only nine conducted any kind of evaluation results. We have not determined a theoretical or methodological consensus regarding nomenclature, objectives, techniques and execution procedures amongst the participants. This study claims that there is a need to develop scientific research into psychological preparation which uses different techniques and/or resources and which aims to demonstrate more precise functional relationships between intervention and effects, in order to establish guidelines for practical action.
  • Escalas de exploração vocacional para estudantes de ensino médio Artigos

    Teixeira, Marco Antônio Pereira; Dias, Ana Cristina Garcia

    Resumo em Português:

    A exploração vocacional é essencial para o desenvolvimento vocacional e para as tomadas de decisão vocacionais. O objetivo deste estudo foi testar as propriedades psicométricas de uma versão adaptada para estudantes do ensino médio das Escalas de Exploração Vocacional, que avaliam duas dimensões de exploração vocacional: exploração de si e do ambiente. As escalas foram aplicadas a 436 estudantes de ensino médio (média de idade de 16,3 anos; 55,3% mulheres). Análises de componentes principais revelaram os dois componentes esperados, sugerindo a validade de construto do instrumento. Os índices de fide-dignidade obtidos também foram satisfatórios. Conclui-se que as Escalas de Exploração Vocacional são instrumentos válidos e fidedignos para avaliar exploração vocacional, podendo ser utilizadas em futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    Vocational exploration is essential to vocational development and for career decision-making. The aim of this study was to test the psychometric properties of a version of the Vocational Exploration Scales adapted for use with high school students, which evaluate two dimensions of vocational exploration: self-exploration and environmental exploration. The scales were applied to 436 high school students (mean age: 16.3 years; 55.3% women). Principal components analyses revealed the two expected components, suggesting the construct validity of the instrument. Reliability indices obtained were also satisfactory. It may be concluded that the Vocational Exploration Scales are valid and reliable instruments for assessing vocational exploration that can be used in future research.
  • Abuso sexual extrafamiliar: percepções das mães de vítimas Artigos

    De Antoni, Clarissa; Yunes, Maria Angela Mattar; Habigzang, Luisa; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    Abuso sexual extrafamiliar é uma forma de violência em que crianças e adolescentes são vitimizados por adultos sem laços parentais. A análise ecológica permite observar esse fenômeno de forma multicausal e compreender interações de risco e proteção em contextos variados. Participaram deste estudo qualitativo três mães de meninas que foram vítimas desse tipo de abuso. O instrumento utilizado foi uma entrevista semidirigida. Os resultados revelaram aspectos semelhantes aos encontrados no abuso intrafamiliar: síndrome do segredo, gratificação secundária e singularidades de interação e organização das famílias. Há elementos semelhantes nas infâncias de mães e filhas: perda dos pais, contínua privação material e sofrimento por abandono e maus tratos. Quanto à percepção da situação abusiva, as mães culpam as filhas, apontando suas características de "fraqueza" ou "impulsividade" e não responsabilizam o agressor, o que fomenta a vulnerabilidade das filhas diante de situações de abuso.

    Resumo em Inglês:

    Extrafamilial sexual abuse is a form of violence where children and adolescents are victimized by adults with no parental connection. Ecological analysis allows us to observe the multicausality of the phenomenon and to understand risk and buffer mechanisms in different contexts. Three mothers of girls who had suffered this type of abuse participated in this qualitative study. The instrument used was a semi-structured interview. The results point to the presence of similar aspects to those of intrafamilial abuse: syndrome of secrecy, secondary gratification, peculiarities of the interaction and organization of families. There are similar elements in the infancies of mothers and children: loss of parents; constant material deprivation and suffering through abandonment and maltreatment. The situation experienced by the daughters is perceived by their mothers as characteristics of "weakness" and "impulsivity" and they do not attribute blame to the aggressor, which increases their daughters' vulnerability when faced with abusive situations.
  • Consistência interna e estrutura fatorial da escala de adesão aos alcoólicos anônimos Articles

    Terra, Mauro Barbosa; Barros, Helena Maria Tannhauser; Stein, Airton Tetelbom; Figueira, Ivan; Athayde, Luciana Dias; Silveira, Dartiu Xavier da

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo foi estimar a consistência interna e a estrutura fatorial da Escala de Adesão a Grupos de Alcoólicos Anônimos. A escala foi aplicada em 257 pacientes dependentes de álcool, que estavam em tratamento em 3 hospitais em Porto Alegre, 6 meses antes. A escala foi elaborada a partir de uma adaptação da Drug Attitude Inventory Scale . A consistência interna da escala foi medida pelo Alfa de Cronbach. Os dados foram submetidos à análise do componente principal. O coeficiente de consistência interna foi 0,71. Todos os itens mostraram coeficientes de correlação entre o item e a totalidade dos itens maiores do que 0,29. Os itens da escala com carga fatorial igual ou maior do que 0,57 foram considerados na solução fatorial final. A análise fatorial resultou em 2 dimensões, as quais corresponderam a 67,01% da variância total. Essa escala parece ser um instrumento válido para uso em alcoolistas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the article was to estimate the internal consistency and factor structure of the Adherence Scale for Alcoholics Anonymous Groups. The scale was applied to 257 alcoholic patients who had been admitted for treatment in 3 hospitals in Porto Alegre, about 6 months earlier. The scale was produced based on an adaptation of the Drug Attitude Inventory Scale. Internal consistency was measured using Cronbach alpha. Data were subjected to a principal component analysis. The coefficient of internal consistency was 0.71. All items showed corrected item-total correlation coefficients above 0.29. Questionnaire items with factor loading of 0.57 or above were considered in the final factor solution. The factor analysis resulted in 2 dimensions which corresponded to 67.01% of the total variance. This scale appears to be a valid instrument for use in a population of alcoholic patients.
  • Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília Artigos

    Osse, Cleuser Maria Campos; Costa, Ileno Izídio da

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi mapear as condições psicossociais e a qualidade de vida de universitários da moradia estudantil da Universidade de Brasília. Oitenta e sete voluntários com média de idade de vinte e dois anos participaram da pesquisa. Foram utilizados questionários auto-aplicáveis sobre a situação socio-demográfica, eventos de vida, uso de álcool e drogas e comportamento suicida. Estudantes dependents de recursos institucionais, em fases iniciais de curso, a maioria vinda de outros estados, apresentaram pródromos que indicaram ansiedade, depressão e dificuldades em relação à ajuda. Comportamentos de risco apareceram como forma de solução de problemas relacionados à adaptação ao novo contexto. Os programas assistenciais existentes na universidade não conseguem cobrir toda a complexa demanda. Sugerem-se ações emergenciais para que os programas existentes sejam ampliados e a criação de novos serviços para garantir a permanência do universitário até o final do curso com melhor qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to map the psychological and social conditions and the quality-of-life of young students living in halls of residence at the Universidade de Brasília. Eighty-seven students with an average age of twenty-two volunteered to take part in the research. Self-applied questionnaires were used dealing with issues relating to their socio-demographic situation, life events, consumption of drugs or alcohol and suicidal behavior. These students, who had just begun their courses and were dependent on money allocated by the university, and came from other states, presented prodromal symptoms such as anxiety, depression and difficulties in accepting/seeking help. Problem behavior presented as a solution to issues related to adaptation to the new environment. The university's assistance programs are unable to meet the complex demand. The current programs could be enhanced, and other services created, in order to guarantee improvement in the quality of life of students through the end of their courses.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br