Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 35, Número: 3, Publicado: 2018
  • Superando obstáculos à criatividade na ciência Thematic Section: Creativity And Innovation

    GRÉGOIRE, Jacques

    Resumo em Português:

    Resumo A criatividade é uma questão crucial na ciência. Sua pesquisa científica não deve se restringir ao desenvolvimento e aplicação lógica de ideias já conhecidas, mas deve promover novas ideias para expandir o conhecimento além das fronteiras existentes. Estimular a criatividade científica significa não apenas estimular o pensamento criativo, mas também levar em conta os fatores que dificultam a criatividade. Este artigo é dedicado aos fatores que mantêm a criatividade científica sob controle e como podemos resolvê-los. Analisamos diversos obstáculos dentro e fora da mente do pesquisador. Os obstáculos mais importantes dentro da mente do pesquisador são os obstáculos epistemológicos e o viés cognitivo (viés de confirmação). Enquanto o obstáculo externo mais importante é composto pelas normas sociais, ou seja, a pressão por parte da comunidade científica e, por vezes, por parte de toda a sociedade, para se adequar ao modelo científico dominante. Concluímos com algumas propostas sobre como superar esses obstáculos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Creativity is a crucial issue in science. Scientific research should not be restricted to the logical development and application of known ideas, but should promote new ideas to expand knowledge beyond the existing frontiers. Stimulating scientific creativity means not only giving a boost to creative thinking, but also taking into account the factors that put a brake on creativity. This article is devoted to factors that keep scientific creativity in check and how we could address them. We analyze several obstacles lying inside and outside the researcher’s mind. The most important obstacles inside the researcher’s mind are epistemological obstacles and cognitive bias (confirmation bias). While the most important obstacle outside are the social norms, i.e. the pressure for the scientific community and, sometimes, the whole society, to conform to the dominant scientific model. We conclude with some proposals to overcome these obstacles.
  • Criatividade e inovação: competências para o século XXI Thematic Section: Creativity And Innovation

    NAKANO, Tatiana de Cassia; WECHSLER, Solange Muglia

    Resumo em Português:

    Resumo Tanto a criatividade quanto a inovação vêm sendo ressaltadas como habilidades essenciais para o século XXI, notadamente diante da constatação de que, ambas, atuam no sentido de favorecer o potencial humano, constituindo-se em aspectos positivos do indivíduo, valorizados, cada vez mais, em diferentes contextos. Nesse sentido, o presente texto enfocará as compreensões sobre criatividade e inovação, como construtos isolados e depois as relações que se estabelecem entre esses conceitos, de acordo com a literatura científica. Três diferentes propostas serão apresentadas, tratando os construtos como sinônimos, como elementos distintos e ainda como complementares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Creativity and innovation have been highlighted as essential skills for the 21st century, especially if we consider that both skills can promote human potential by eliciting positive aspects of the individual. These skills have been valued in different contexts. The purpose of this text is to discuss the notions of creativity and innovation as independent constructs and to discuss the relationships between these concepts according to the scientific literature. Three different propositions will be presented, namely, treating these constructs as synonyms, as distinct from each other or as complimentary.
  • Tiene género la creatividad? Obstáculos a la excelencia en mujeres Thematic Section: Creativity And Innovation

    ROMO, Manuela

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Es un reto social para la cultura de comienzo del milenio conseguir cuanto antes la presencia, en condiciones de igualdad,de mujeres en actividades de producción creativa. Sin embargo, hasta ahora han sido pocos los trabajos que han abordado la cuestión de la reducida presencia de mujeres en actividades relacionadas con la llamada “big-creativity”. En el artículo se analizan los condicionantes sociales que dificultan a las mujeres alcanzar el nivel de excelencia en el desarrollo de sus carreras creativas. Desde el constructo “locus de la creatividad” de Csikszentmihalyi, se argumenta sobre las razones de la dificultad de las mujeres para estar en ese “locus” por la dificultad de acceder a los campos o disciplinas y por la ausencia de reconocimiento de sus aportaciones por parte de los ámbitos, es decir, los responsables de admitir en los campos los nuevas aportaciones, al estar ausentes generalmente las mujeres de los mismos. Se analizan también las formas que toma la discriminación como “el techo de cristal o el efecto tijera”. Finalmente se argumenta sobre las dificultades de alcanzar la excelencia debido también a la incorporación que las propias mujeres hacen de los prejuicios que las limitan desde la infancia donde comienza la socialización diferencial entre niños y niñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract It is a social challenge for the culture of the beginning of the millennium to get as soon as possible the presence, under conditions of equality, of women in activities of creative production. However, until now there have been few works that have addressed the issue of the reduced presence of women in activities related to the so-called “big-creativity”. The article analyzes the social constraints that make it difficult for women to reach the level of excellence in the development of their creative careers. From the construct “locus of creativity” of Csikszentmihalyi, it is argued about the reasons for the difficulty of women to be in that “locus” due to the difficulty of accessing domains or disciplines and the lack of recognition of their contributions by the fields, that is, those people responsible for admitting the new contributions in the domain, since women are usually absent from them. The forms taken by discrimination such as the “glass roof“ or the “scissors effect“ are also analyzed. Finally, it is argued about the difficulties of achieving excellence due also to the incorporation that women themselves make of the prejudices that limit them from childhood, where the differential socialization between boys and girls begins.
  • Entendendo o sucesso e o bem-estar psicológico de crianças e adolescentes superdotados: concentrando-se nas forças do coração Thematic Section: Creativity And Innovation

    PFEIFFER, Steven I.

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo descreve o trabalho em que o autor tem se focado nos últimos 15 anos: compreender o mundo social e emocional da criança e do adolescente superdotados. O artigo descreve a história por trás de como o autor veio a desenvolver seu pensamento sobre o conceito atualmente disseminado de “forças do coração”. O conceito de forças do coração inclui uma tríade de conceitos psicológicos: habilidades sociais, inteligência emocional e forças e virtudes do caráter. Conjuntamente, essa tríade de conceitos psicológicos, as forças do coração, antevê importantes resultados na vida do indivíduo, incluindo sucesso, saúde psicológica, felicidade e bem-estar subjetivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article describes the work that the author has been focusing on over the last 15 years: understanding the social and emotional world of the gifted child and adolescent. The article describes the history behind how the author came to develop his thinking on the now popular concept, “strengths of the heart”. Strengths of the heart include a triad of psychological concepts: social skills, emotional intelligence, and character strengths and virtues. Together, this triad of psychological concepts, strengths of the heart, predict to important life outcomes, including success, psychological health, happiness, and subjective well-being.
  • A evolução das redes sociais na execução de projetos em um agrupamento escolar Seção Temática: Criatividade E Inovação

    SOUSA, Fernando Cardoso; MONTEIRO, Ileana Pardal; BICA, José Pires

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo compara as redes sociais existentes antes e depois da execução de projetos baseados no método de resolução criativa de problemas, adaptado para funcionar com grupos grandes. A apresentação do caso, desenvolvido junto a um agrupamento escolar, inclui a preparação e execução do fórum, a implementação de projetos de inovação e a medida das redes de comunicação existentes nas equipes, antes e depois da realização dos projetos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia para o estabelecimento de projetos de inovação. A análise das redes sociais permite compreender melhor o que se passa durante a execução dos projetos pelas equipes, seja em termos de liderança, seja quanto à evolução da rede de relações de trabalho. Do estudo deste caso, ressaltam características desejáveis para a melhoria do referido método de intervenção e para a construção de modelos de análise da execução dos projetos, a partir da evolução das redes sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article compares existing social networks before and after the execution of projects generated by the use of creative problem-solving method, adapted to work with large groups. The presentation of the case, with a school grouping, includes the preparation and execution of the forum, the implementation of the innovation projects and the measurement of existing small-world networks within teams, before and after the projects were carried out. The results support the effectiveness of the methodology in the establishment of innovation projects. The analysis of networks allows a better understanding of what happens during the execution of the projects by the teams, in terms of leadership and evolution of work connections. From this case, we highlight desirable characteristics for the improvement of the present method of intervention, and for the construction of models of analysis of project execution, from the evolution of small-world networks.
  • Adaptação do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais em Portugal: estudo preliminar de validação Psychological Assessment

    AGUIAR, Joyce Cristina dos Santos; MATIAS, Marisa; BARHAM, Elizabeth Joan; FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo avaliar a estrutura fatorial de uma versão portuguesa do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais. Após adaptação do idioma português do Brasil para o português europeu, o inventário foi aplicado em 540 portugueses (com idades entre 20 a 70 anos), que estavam a viver em conjugalidade há pelo menos um ano. A análise dos componentes principais (n = 310) sugeriu uma estrutura de quatro dimensões, denominadas Expressividade, Autoafirmação, Autocontrolo e Conversação Assertiva. A testagem do modelo na análise fatorial confirmatória (n = 230) indicou um ajustamento global aceitável. O alfa de Cronbach das três primeiras dimensões demonstrou boa consistência interna. Conclui-se que a estrutura interna da versão portuguesa do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais-Villa & Del-Prette é coerente com a estrutura original e psicometricamente adequada à avaliação de habilidades sociais conjugais em portugueses. Assim, o instrumento poderá ser uma útil ferramenta na avaliação e intervenção com casais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study, we evaluated the internal structure of the Portuguese version of the Marital Social-Skills Inventory. After adapting the language of the inventory from Brazilian to European Portuguese, it was tested with 540 Portuguese respondents (20 to 70 years of age), who had been in a stable relationship for at least one year. A principal components analysis (n = 310) suggested that the internal structure includes four dimensions: Expressiveness, Self-affirmation, Self-control and Assertive Conversation. This structure was tested using a confirmatory analysis (n = 230), yielding satisfactory indicators of overall adjustment. Cronbach’s alpha values for the first three dimensions indicated good internal consistency. The internal structure of the Portuguese version of the Marital Social-Skills Inventory-Villa & Del-Prette is coherent with the original structure, and psychometrically sound for the evaluation of marital social-skills among Portuguese couples. Thus, this instrument can be a useful tool in assessment and intervention work with couples.
  • Efeitos da permanência na Educação Infantil sobre indicadores de desempenho, habilidades sociais, comportamento e estresse Educational Psychology

    CORREIA-ZANINI, Marta Regina Gonçalves; MARTURANO, Edna Maria; FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine

    Resumo em Português:

    Resumo Há evidência de contribuição positiva da Educação Infantil para o desempenho no Ensino Fundamental, mas sobre variáveis sociocomportamentais, os estudos são escassos. Objetivou-se explorar a associação entre tempo de permanência na Educação Infantil (um ou dois anos) e desfechos desenvolvimentais no 3º ano do Ensino Fundamental. Participaram 151 alunos de escolas públicas, avaliados quanto a: desempenho acadêmico, habilidades sociais, comportamento externalizante e sintomas de estresse. A análise dos dados compreendeu comparação de grupos e regressão com controle do nível socioeconômico. Nos resultados, crianças com um ano a mais de permanência na Educação Infantil apresentaram melhor desempenho e menos sintomas de estresse. O tempo na Educação Infantil foi preditor significativo positivo para o desempenho e negativo para o estresse no 3º ano do Ensino Fundamental. Discute-se a qualidade da Educação Infantil oferecida e sua influência sobre as variáveis avaliadas, e ressalta-se a necessidade de replicação sistemática do estudo para averiguar a generalização dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is evidence that Early Childhood Education positively contributes to optimal performance in Elementary School, but there are few studies about its infl uence on socio-behavioral variables. This study aimed to explore the association between duration of Early Childhood Education attendance (one or two years) and developmental outcomes in the 3rd grade. A total of 151 students from public schools participated in the study and their academic performance, social skills, externalizing behavior and stress symptoms were assessed. Data analysis comprised group comparison and regression with control of socioeconomic background. The results showed that children who had attended Early Childhood Education for one more year showed better achievement and less stress symptoms. Duration of Early Childhood Education attendance was a significant positive predictor for achievement and a negative one for stress in the 3rd grade. We discuss the quality of Early Childhood Education and its influence on the variables assessed and point to the need for a systematic replication study to assess the generalization of the results.
  • Universidade e voluntariado: o papel do gênero nas crenças dos estudantes Psicologia Da Saúde

    ORTIZ, Adriana Yanina

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo examina as diferenças de gênero nas crenças de estudantes universitários frente ao voluntariado. A literatura destaca a influência que os papéis sociais estereotipados podem exercer nas crenças das pessoas e na adoção de condutas pró-sociais. Participaram da pesquisa 303 estudantes da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa, e foi utilizado o Questionário de Atitudes Face às Funções do Voluntariado para a coleta dos dados. Os resultados da Análise de Variância indicaram que os homens valorizam a função instrumental do voluntariado como fonte para o desenvolvimento profi ssional, enquanto as mulheres destacam-no como uma forma de expressão de seus valores pessoais. O sexo e a experiência são fatores diferenciadores das crenças. A análise possibilitou compreender quais as expectativas dos estudantes frente ao voluntariado e de que modo podem ser satisfeitas, bem como repensar as práticas, com vistas a fomentar propostas educacionais não sexistas para promover uma maior participação de homens e mulheres nos diferentes projetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study examined gender differences in the beliefs of university students about volunteering. The investigations highlight the infl uence that stereotyped social roles, which are traditionally attributed to men and women, can exert on people’s beliefs and on the adoption of prosocial behaviors. A total of 303 students from the University of Lisbon and the Portuguese Catholic University participated in the study, and the Volunteer Functions Attitudes Questionnaire was used to collect data. The results of Analysis of Variance indicate that men value the instrumental function of volunteering as a source for professional development, and women highlight it as a framework for the expression of personal values. The analysis makes it possible to understand the students’ expectations of volunteering and how they can be met. It is important to rethink volunteering practices in order to foster non-sexist educational proposals to promote greater participation of men and women in different projects.
  • Interações interpessoais em casais: convergências e divergências entre autodescrição e atribuição Health Psychology

    COUTO, Gleiber; VANDENBERGHE, Luc; TAVARES, Wanessa Marques

    Resumo em Português:

    Resumo A conjugalidade trata da vivência compartilhada entre os parceiros marcada pela continuidade do vínculo. Relaciona-se a um alto grau de intimidade, envolvimento afetivo e variabilidade de estratégias interpessoais, sendo idealizada como a relação mais significativa estabelecida pelos parceiros. Essa intensidade torna a interação de casal diferente de qualquer outra. Nosso objetivo foi verificar como posições interpessoais dos participantes com seus cônjuges se relacionam com posições atribuídas a eles pelos companheiros e entrevistadores independentes. Os resultados mostraram que os cônjuges têm uma percepção de si que corresponde, em geral, ao que o parceiro e o entrevistador têm a respeito deles, porém, cônjuges se entendem melhor sobre as direções do relacionamento (dominador ou submisso), enquanto discordam sobre o afeto dedicado (amigável ou hostil). Em contraste, o entrevistador superestima tentativas de controle enquanto confirma declarações de afeto. Também, providenciaram uma ilustração genuína das interações conjugais, ampliando a utilização do Checklist de Relações Interpessoais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Conjugality refers to the shared experience between partners characterized by an enduring bond. It is related to a high degree of intimacy, affective involvement, and different interpersonal strategies, and it is seen by partners as their most significant relationship. Such intensity makes couple interaction different from any other type of relationship. The objective of this study was to verify how interpersonal attitude of the participants toward their spouses are associated with their partners and the independent interviewer’s perception of their attitudes. The results showed that the participants had a perception of themselves that was, in general, congruent with their partners’ and the interviewer’s perception. However, the spouses agreed more about their relationship roles (dominant or submissive) and disagreed on the dedicated affection (friendly or hostile) between them. In contrast, the interviewer overestimated the subjects’ attempts to control but confirmed the presence of statements of affection. The results obtained also provided a realistic portrait of marital interactions, increasing the application spectrum of the Checklist de Relações Interpessoais (Check list of Interpersonal Transactions).
  • Regulação emocional, satisfação sexual e comportamento sexual de risco em mulheres vítimas de abuso sexual na infância Psicologia Da Saúde

    KRINDGES, Cris Aline; HABIGZANG, Luísa Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo Buscou-se investigar questões relacionadas à regulação emocional, à satisfação sexual e ao comportamento sexual de risco em mulheres adultas com histórico de abuso sexual na infância. Participaram desta pesquisa oito mulheres, com média de idade 38 anos, que responderam aos instrumentos de autorrelato sobre regulação emocional e satisfação sexual e a uma entrevista em profundidade, que avaliou aspectos do contexto familiar, emocional, relacionamentos amorosos e também sexuais, abordando questões sobre comportamento sexual de risco. O delineamento utilizado foi exploratório, descritivo com abordagem mista. Os resultados demonstraram que todas as participantes avaliadas possuíam difi culdades de regulação emocional, em menores ou maiores níveis. Em relação à satisfação sexual, seis das participantes obtiveram índices positivos de satisfação, e algumas delas relataram desejo e satisfação sexual preservados. No entanto, outras participantes relataram difi culdades, como aversão sexual e comportamento hipersexualizado. Comportamentos sexuais de risco foram identifi cados em duas das participantes e vinculados a comportamentos do passado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to investigate aspects regarding emotion regulation, sexual satisfaction and risky sexual behavior in adult women with history of childhood sexual abuse. Eight women with an average age of 38 were subjects for this study. They answered to the self-report instruments about emotion regulation and sexual satisfaction, and to an in-depth interview which assessed aspects related to the family, emotional background, besides the loving and sexual relations, including aspects on risky sexual behavior. A descriptive, quantitative and qualitative outlining was carried out. The results showed that all the evaluated presented emotion dysregulation in major or minor levels. Regarding sexual satisfaction, six participants presented positive rates of satisfaction and some of them reported the preservation of there desire and sexual satisfaction. However, other participants reported some difficulties such as sexual aversion and hypersexual behavior. Some risky sexual behaviors were identified in two of these participants and linked to past behaviors.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br