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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 35, Número: 4, Publicado: 2018
  • Psicologia da Arte: seção temática Editorial

    SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de
  • A “Psicologia da Arte” de Vigotski: seu texto fundacional e ainda inexplorado Thematic Section: Psychology Of Art

    GONZÁLEZ REY, Fernando Luís

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos dez anos, têm sido desenvolvidos trabalhos sobre as novas tendências na interpretação da obra de Vygotsky, muitos dos quais transcenderam as interpretações tradicionais que foram hegemônicas na psicologia Soviética e ocidental desde a década de oitenta. Não obstante, a obra “A Psicologia da Arte”, de Vygotsky, está entre os livros mais interessantes escritos pelo psicólogo soviético, e paradoxalmente, até o momento não recebeu suficiente atenção no estudo de seu legado. Nesse livro, Vygotsky constrói uma rica psicologia, estabelecendo diálogos com a Filosofia, a Sociologia e a Arte. Neste trabalho são discutidas algumas questões teóricas e conceitos desenvolvidos por Vygotsky que não foram incluídos na interpretação dominante de seu trabalho, nem na psicologia Soviética, nem na psicologia Ocidental. A discussão aberta por Vygotsky ao longo do livro mostra que a filosofia, a arte, a poesia, a Sociologia e a Psicologia, estão interrelacionadas, de tal forma que, são uma representação teórica de vive para que o epicentro foi a motivação humana e o criativo personagem do desempenho humano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the last ten years, new trends in the interpretation of Vygotsky’s work have been developed, many of which have transcended the traditional interpretations that have been hegemonic in Soviet and Western psychology since the 1980s. Nonetheless, Vygotsky’s “The Psychology of Art” is among the most interesting books written by this Soviet psychologist and, paradoxically, has not received enough attention in the study of his legacy. In that book, Vygotsky developed a rich psychology, in dialogue with Philosophy, Sociology and Art. In this paper, some theoretical questions and concepts developed by Vygotsky are discussed, which were not included in the dominant interpretation of his work, neither in Soviet nor Western psychology. The discussion opened by Vygotsky throughout the book shows that philosophy, art, poetry, Sociology and Psychology are interrelated in such a way that they are a living theoretical representation whose epicenter was human motivation and the creative character of human performance.
  • “Ser ou não ser”: a perejivanie do ator nos estudos de L.S. Vigotski Seção Temática: Psicologia Da Arte

    CAPUCCI, Raquel Rodrigues; SILVA, Daniele Nunes Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O termo perejivanie tem relação com as vivências emocionais radicais que causam impacto no desenvolvimento, alterando trajetórias. Para os fins deste artigo, serão analisadas as seguintes dimensões do conceito, conforme estudado por Vigotski: a perejivanie estética e o efeito catártico experimentado pelo público diante da obra; a perejivanie e na vida e sua ocorrência a partir do tensionamento dos papéis na experiência concreta, dando especial ênfase à perejivanie do ator, que traduz a interrelação das dimensões da arte e da vida. Defende-se aqui que a linguagem simbólica própria do teatro é capaz de transportar o espectador em uma viagem para além dos limites da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, para dentro de si mesmo, impelindo-o a solucionar a contradição suscitada por seus sentimentos, a reconhecer seu lugar dentro da experiência e a atuar sobre ela.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The term perezhivanie is related to radical emotional experiences that impact the development of the individual, changing trajectories. For the purposes of this article, we will analyze the following dimensions of the concept, as studied by Vygotsky: the aesthetic perezhivanie, and the cathartic effect of the audience before the artwork; perezhivanie in life, and its occurrence from the tensioning of roles in concrete experience, giving a special emphasis to the actor’s perezhivanie, which translates the interrelations of the dimensions of art and life. The symbolic language of the theater is capable of transporting us beyond the boundaries of everyday life, and at the same time in a journey into ourselves, when we are driven to solve the contradiction aroused by our feelings, recognizing our own place within the experience and acting on it.
  • A importância do conceito de perejivanie na constituição de agentes transformadores Seção Temática: Psicologia Da Arte

    LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a importância do conceito de perejivanie para repensar o desenvolvimento dos sujeitos como agentes transformadores, que possam desencadear mudanças no âmbito do coletivo. Para tal, entrelaça estudos sobre mobilidade e repertório, com base na Linguística Aplicada, ao conceito vigotskiano de perejivanie, com o intuito de expandir a compreensão de como se processa o desenvolvimento dos sujeitos. Assim, parte da construção de recursos semióticos reiteráveis, tendo em vista as perejivanie vividas e recuperadas como histórias invocadas para a construção de novas formas de ser e agir. Em contextos ensino-aprendizagem, esse conceito parece assumir um papel central.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the importance of the concept of perezhivanie in order to rethink the subjects’ development as transformative agents, who can trigger transformations in the collective context. To do so, it intersects studies of mobility and repertoire, based on Applied Linguistics, with the Vygotskian concept of perezhivanie aiming to expand the understanding of how the subjects’ development is carried out. Thus, it starts with the construction of recurrent semiotic resources, bearing in mind the lived perezhivanii that are recovered as invoked stories for the construction of new ways of being and acting. In teaching-learning contexts, this concept seems to acquire an essential role.
  • Psicologia da Arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora Seção Temática: Psicologia Da Arte

    SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; REIS, Elaine de Cássia Gonçalves dos

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo destaca a arte, em sua dimensão humanizadora e potencial para afetar o sujeito, como instrumento de trabalho do psicólogo no favorecimento da constituição de formas mais elaboradas de o sujeito ser, estar, pensar e agir no mundo. As proposições apresentadas se assentam nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, defendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e a reflexão, como meios de fazer avançar a consciência sobre si e sobre o mundo. Assumindo essa perspectiva, o artigo apresenta o relato de parte de uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola da rede pública estadual de Ensino Fundamental II e Médio, com turmas do ensino médio noturno, focalizando a expressão de uma das estudantes, que elucida o caráter promissor da arte na promoção da imaginação de adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper highlights art in its humanizing and potential dimensions to affect the subject. As a psychologist’s instrument, it works in favor of the constitution of more elaborate forms of being, think and act in the world. The propositions presented are based on the concepts of Vygotsky, notably those from “Psychology of Art”, in which the author defends the power of art to emerge emotions, contradictions, and reflection as means of developing consciousness about oneself and the world. This article reports part of an intervention-research carried, at a school of the state public network of elementary school II and middle whose expression of one of the students elucidates the promising character of art in promoting the imagination of adolescents.
  • Motivação e adesão ao tratamento psicossocial entre usuários de substâncias químicas Health Psychology

    LEITE, Jose Carlos de Carvalho; LUZ, Maria Fernanda Duarte da; WALZ, Júlio Cézar; FILIPPIN, Lidiane Isabel; SALDANHA, Ricardo Pedrozo; DRACHLER, Maria de Lourdes

    Resumo em Português:

    Resumo A associação entre a motivação para manter-se em tratamento e a respectiva adesão foi estudada em uma coorte prospectiva de 150 usuários de um Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas. Modelo de Regressão de Cox foi usado para estimar as razões de risco para o abandono do tratamento durante os dois primeiros meses após a entrevista de admissão. Os resultados sugerem que a pouca escolaridade (até a 9ª série), a ausência ou insuficiência de renda, bem como a baixa motivação no momento da entrevista de admissão são fatores de risco para o abandono do tratamento. As motivações para mudar o comportamento aditivo e para aderir ao tratamento foram identificadas como um dos fatores importantes para a recuperação de indivíduos com problemas relacionados ao uso de substâncias químicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is a prospective cohort study of 150 individuals attending a specialized health service for substance-related disorders. The study investigated the association between motivation to remain in treatment and treatment adherence. All service users were interviewed soon after admission to the treatment program and were followed-up during the first two months of treatment. A Cox Regression Model was used to estimate the hazard ratios for dropout during the two months following the admission interview. The results indicated that individuals with a primary-school education, lack of income, and low motivation toward treatment at the admission interview presented a higher risk of treatment dropout. This study showed the importance of motivation in changing addictive behavior and in adherence to treatment as essential factors for recovery.
  • Depressão materna: associações entre problemas comportamentais de escolares e padrões de organização familiar Health Psychology

    CILINO, Marina Delduca; SILVA-RODRIGUES, Ana Paula Casagrande; PEREIRA-LIMA, Karina; PIZETA, Fernanda Aguiar; LOUREIRO, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se verificar as possíveis associações entre padrões de organização familiar, adversidades e recursos do ambiente familiar e problemas de comportamento de “crianças que convivem com mães com depressão recorrente” (Grupo 1), em comparação às que “convivem com mães sem transtornos psiquiátricos” (Grupo 2). Avaliaram-se individualmente cem díades mãe-criança, distribuídas em dois grupos do mesmo tamanho amostral, por meio dos instrumentos: Questionário Geral; Entrevista Clínica Estruturada para Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; Questionário de Capacidades e Dificuldades; Escala de Eventos Adversos; Escala de Adversidades Crônicas; Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, Raven e Entrevista sobre padrões de organização familiar. Em comparação ao Grupo 2, o Grupo 1 apresentou significativamente mais problemas comportamentais, bem como eventos adversos, adversidades crônicas e menos recursos do ambiente familiar e padrões de organização familiar. Foram detectadas correlações negativas e moderadas entre problemas comportamentais e padrões positivos de organização familiar, evidenciando a relevância de ações em saúde mental que favoreçam o desenvolvimento desses padrões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to verify possible associations between family organization patterns, adversities, family environment resources, and behavioral problems “in children of mothers with recurrent depression” (Group 1) compared with “children of mothers without psychiatric disorders” (Group 2). A total of 100 mother-child dyads were divided into two equal groups and were evaluated individually using the following instruments: General questionnaire; Structured Clinical Interview for Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders; Strengths and Difficulties Questionnaire; Escala de Eventos Adversos; Escala de Adversidade Crônica; Inventário de Recursos do Ambiente Familiar; Raven, and an interview about family patterns. When compared to Group 2, Group 1 showed significantly more behavioral problems, adverse events, and chronic adversities and fewer family resources and family organization patterns. Negative and moderate associations were observed between behavioral problems and positive family organization patterns, evidencing the importance of mental health actions aimed at improving these patterns.
  • Influência do “bullying” e da relação professor-aluno no engajamento escolar: análise de um modelo explicativo Educational Psychology

    VALLE, Jessica Elena; STELKO-PEREIRA, Ana Carina; PEIXOTO, Evandro Morais; WILLIAMS, Lucia Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo investigou a influência do envolvimento em “bullying” e da relação professor-aluno no engajamento escolar. Para isso, 426 alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, de quatro escolas públicas do interior do estado de São Paulo, responderam a três instrumentos: Escala de Violência Escolar – Versão Estudante, Escala de Relação Professor-Aluno e School Engagement Scale (Escala de Engajamento Escolar). Foi realizada Análise de Trajetórias e notou--se que o envolvimento em “bullying” tem impacto negativo direto no engajamento escolar, ao passo que a relação professor-aluno tem impacto positivo direto nessa esfera. Adicionalmente, a relação professor-aluno pode mediar os efeitos negativos da autoria e da vitimização por “bullying” no engajamento escolar. Esses dados confirmam a importância de relacionamentos sociais positivos na escola para o engajamento dos alunos. Contudo, o modelo proposto explica 32% da variância do engajamento escolar, indicando que outras variáveis não investigadas também podem ser relevantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study investigated the influence of bullying involvement and teacher-student relationship on school engagement, through the analysis of an explanatory model. For this, 426 students (from 6th to 9th grades) from four public schools located in a city in the state of São Paulo, Brazil, answered the Escala de Violência Escolar – Versão Estudante (School Violence Scale – Student Version), the Escala de Relação Professor-Aluno (Teacher – Student Relationship Scale) and the School Engagement Scale. Results from a Path Analysis indicated that bullying involvement has a direct negative impact on school engagement, and that teacher-student relationship has a direct positive impact on school engagement. Moreover, teacher-student relationship may mediate the negative effects of bullying on school engagement. These data confirm the importance of positive social relationships in school for student engagement. However, the proposed model explains 32% of the variance of school engagement, indicating that other variables not investigated in this study may also be relevant.
  • Percepção docente sobre genes e comportamentos Educational Psychology

    ANTONELLI-PONTI, Mayra; VERSUTI, Fabiana Maris; DA SILVA, José Aparecido

    Resumo em Português:

    Resumo Conhecer a percepção docente colabora para compreender as atitudes do professor diante do comportamento de seus alunos. A percepção de 501 professores acerca da influência genética e ambiental sobre comportamentos considerados relevantes no ambiente educacional foi avaliada por meio de um questionário original do Reino Unido, adaptado à língua portuguesa do Brasil. Os professores apontaram: equilíbrio de influências genéticas e ambientais sobre a personalidade e as dificuldades de aprendizagem; maior influência genética sobre a inteligência e as doenças mentais; e maior influência ambiental sobre os problemas de comportamento. A maioria dos professores declarou que ter um aluno com dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada afetaria seu método de instruí-lo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Knowing about teacher perceptions contributes to the understanding of teachers’ attitudes toward the behavior of their students. We evaluated the perceptions of 501 teachers about the genetic and environmental influences on behaviors considered relevant to the educational environment using an original questionnaire from the United Kingdom, adapted to the Portuguese language of Brazil. We found that the teachers attributed genetic and environmental influences evenly regarding personality and learning difficulties; greater genetic influence on intelligence and mental illness; and greater environmental influence on behavioral problems. Most teachers stated that having a student with genetically influenced learning difficulties would affect their method of instructing them.
  • Comportamentos disciplinares em mães de crianças de idade pré-escolar: efeito das crenças de efi cácia maternas, do sexo e idade das crianças e da escolaridade materna Psychology Of Development

    CARVALHO, Carla; CRUZ, Orlanda

    Resumo em Português:

    Resumo Disciplinar uma criança é uma das tarefas parentais mais difíceis. As crenças de eficácia contribuem para o (in)sucesso dessa experiência. Este estudo pretende analisar o papel preditivo das crenças de eficácia nos comportamentos disciplinares maternos. Participaram neste estudo 128 mães de crianças de idade pré-escolar, a quem foi pedido que respondessem a um Questionário de Comportamentos Disciplinares Parentais e à Subescala de Eficácia da Escala Ser Mãe/Pai. Os resultados mostram que as mães usam mais frequentemente os comportamentos indutivos, avaliando-os como mais eficazes. Os comportamentos de afirmação do poder são explicados pela idade da criança, nível educativo materno, percepção de auto-eficácia e crença na eficácia das estratégias de afirmação do poder e de punição não-física. Os comportamentos de punição não-física são explicados pelas crenças acerca da eficácia destes comportamentos e dos comportamentos indutivos. Finalmente, os comportamentos indutivos são explicados pelo género da criança e pelas crenças acerca da sua eficácia. No âmbito da intervenção na parentalidade, estes resultados sublinham a importância de intervir nas crenças de eficácia, para promover a mudança comportamental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Disciplining a child is one of the most challenging parental tasks. Efficacy beliefs contribute to make this experience more or less successful. The purpose of this study is to examine the predictive role of efficacy beliefs on maternal disciplinary behavior. A total of 128 mothers of pre-school aged children participated in this study. They were asked to complete the Parental Disciplinary Behavior Scale and the Efficacy Subscale of the Parenting Sense of Competence. Results showed that mothers use inductive behavior more frequently and perceive these behaviors as the most effective ones. Power assertion is explained by the child’s age, the mother’s educational level, her perception of parental self-efficacy and also by her maternal beliefs about the effectiveness of both power assertion and non-physical punishment. Non-physical punishment is explained by maternal beliefs regarding the effectiveness of both non-physical punishment and inductive behavior. Finally, induction is explained according to the child’s gender and the maternal belief about the effectiveness of these inductive behaviors. These results are especially relevant to the field of parenting intervention, underlining the importance of addressing efficacy beliefs to promote behavioral change.
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