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Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 50, Número: 1, Publicado: 2011
  • Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação Artigos

    Ladeira, Wânia Terezinha; Silva, Elaine Luzia da

    Resumo em Português:

    O presente estudo investiga a construção de identidade que emerge da produção discursiva dos consumidores nas audiências de conciliação de um Juizado especial Cível de relações de Consumo de uma cidade mineira. a partir de teorias da Sociolinguística interacional e da utilização de técnicas da análise da Conversa, gravamos quatro audiências em áudio e analisamos a construção de identidade de consumidor por meio de seus relatos nas audiências. A análise dos dados confirmou a riqueza de construções identitárias nas narrativas analisadas. Percebemos que os reclamantes constroem suas identidades a fim de se posicionarem como vítimas e posicionarem o seu oponente como vilão. Para isso, as estratégias mais frequentes por eles utilizadas são: a exploração de um grande número de repetições, a utilização de termos extremos e a incorporação de diferentes categorias identitárias.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the construction of identity that emerges in the consumers' discursive production of a conciliation hearing in a kind of Brazilian Small Claim Court (Juizado especial de relações de Consumo) in Minas Gerais state. Based on theories of interactional Sociolinguistic and on Conversation analyses techniques, we recorded four conciliation hearings and analyzed the identity construction of the consumer through their accounts. The data analysis confirmed the richness of identity construction in the narratives we analyzed. We perceived that consumers construct their identities in order to align themselves in the role of victim and align their opponent in the role of villain. For that, the most used strategies are: the exploration of a great number of repetition, the use of extreme terms, and the incorporation of different identity categories.
  • Fundamentos éticos da esfera discursiva da imprensa no Brasil: um jogo de epígrafes e memórias Artigos

    Magalhães, Anderson Salvaterra

    Resumo em Português:

    Neste artigo, discutem-se as epígrafes dos dois primeiros periódicos a circularem no Brasil como metonímias da postura ética assumida por cada projeto discursivo editorial. de um ponto de vista dialógico bakhtiniano de linguagem, distinguem-se memória subjetiva e memória objetiva e identifica-se, no jogo de epígrafes, um processo interacional a partir do resgate de diferentes memórias objetivas. o diálogo entre instituições atualizado pelas epígrafes revela a tensão ética e discursiva fundadora da esfera da imprensa brasileira e contribui para a construção de possibilidades identitárias nacionais. as memórias recuperadas pela Gazeta do Rio de Janeiro, jornal áulico, sustentam uma organização interacional orientada por um senso de individualidade que alimenta hierarquia entre sujeitos e opera com o princípio de exclusão no fundamento de identidades sociais. diferentemente, a memória recuperada pelo Correio Braziliense, jornal independente, opera com um senso de coletividade que problematiza a noção de povo, traz para discussão o caráter de brasilidade e, assim, sustenta o princípio de participação na construção identitária nacional. este trabalho contribui para o amadurecimento teórico-metodológico de pesquisas sócio-históricas porque demonstra, a partir do conceito de memória do objeto, como a pesquisa que lida com a historicidade do objeto é orientada também pelo que o objeto diz do fenômeno investigado.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the epigraphs of the first two periodicals circulating in Brazil are discussed as metonymies of the ethical posture taken by each editorial discursive project. From a Bakhtinian dialogic point of view of language, subjective and objective memories are distinguished and, in the game of epigraphs, an interactional process is identified by recovering of different objective memories. The dialogue between institutions actualized by the epigraphs reveals the ethical and discursive tension which founds the Brazilian press sphere and contributes to the construction of national identity possibilities. the memories recovered in Gazeta do Rio de Janeiro, a courtly newspaper, sustain an interactional organization oriented by a sense of individuality which feeds hierarchy among subjects and deals with the principle of exclusion in the fundament of social identities. In a different way, the memory recovered in Correio Braziliense, an independent newspaper, deals with a sense of collectiveness which problematizes the notion of people, brings into discussion the character of Brazilian identity and sustains the principle of participation in the construction of national identity. this paper contributes to the theoretical and methodological maturing of sociohistorical researches because it demonstrates, by means of the concept of memory of the object, how the research which deals with the historicity of the object is also oriented by what the object says about the phenomenon investigated.
  • Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana Artigos

    Lima, Lucielena Mendonça de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de discutir os conceitos relacionados com a educação intercultural aplicados ao processo de ensino/aprendizagem de espanhol como Língua estrangeira (E/LE) no ensino médio brasileiro. discutem-se, ainda, as bases teórico-metodológicas do documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio- Espanhol (MEC, 2006). apresentam-se, também, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados na sala de aula de E/LE para fomentar o conhecimento da heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana com o objetivo de reconhecer-se como cidadão brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at discussing the conceptions related to intercultural education which are applied to the learning-teaching process of Spanish as a Foreign Language (S/FL) in the Brazilian secondary school. The theoretical and methodological bases of the document orientações curriculares para o ensino Médio- espanhol (MEC, 2006) are also considered. Some suggestions concerning themes that can be studied in the classroom of S/FL are presented too, and this sort of work intends to foster knowledge about the Hispanic-american linguistic and cultural heterogeneity with the aim of leading the learners to recognize themselves as Brazilian citizens.
  • Teorizando a prática ou praticando a teoria? Os deslocamentos identitários de duas professoras de inglês em um grupo de pesquisa-ação Artigos

    Reis, Valdeni da Silva; Silva, Lucienne de Castro; Torres, Ana Márcia Melo Soares

    Resumo em Português:

    O presente trabalho investiga alguns deslocamentos identitários vivenciados por duas professoras de inglês da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais em um grupo de pesquisa-ação. objetivamos explorar como a pesquisa-ação, desenvolvida pelas professoras, conjuga teoria e prática, ao mesmo tempo em que as impulsiona a se (re)descobrir de forma responsável em seu fazer pedagógico. Para tanto, são analisados excertos de diários escritos pelas professoras ao longo do ano em que desenvolveram a pesquisa-ação. a metodologia utilizada é a análise discursiva ancorada, sobretudo, pelo uso das Ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTI, 2001). investigamos os deslocamentos identitários das professoras a partir de suas representações sobre o significado de ser professora, assim como suas expectativas de fazer parte de um curso de formação continuada. Analisamos, por fim, a forma com que as relações estabelecidas no grupo de pesquisa-ação deslocam a identidade dessas professoras em um processo dinâmico de descobertas e reorganização pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates identity shifts experienced by two english teachers from the public school system in the state of Minas Gerais, within an action-research group. it aims at exploring how the action-research project, which was developed by these teachers, joins together theory and practice, encouraging them to (re)discover themselves and to take responsibility for their pedagogical practice. We analyze excerpts of the teachers' journals written throughout the year that they developed the action-research. the methodology is based on discourse analysis, particularly the discursive Resonances categories (SERRANI-INFANTI, 2001). We investigate the teachers' identity shifts regarding their representations of the meaning of being a teacher, as well as their expectations of the continuing education program in which they take part. Finally, we examine in which sense the relationships established among the action-research team promote identity shifts in a dynamic process of discovering and reorganizing their teaching practice.
  • O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita Artigos

    Ferreira, Marília Mendes

    Resumo em Português:

    O texto analisa como a série Interchange, terceira edição, conceitua escrita e seu ensino e se a abordagem de ensino dessa habilidade muda ao longo da série. Os exercícios do livro foram classificados em cinco categorias e concluiu-se que a escrita, de modo geral, foi concebida como demonstração de conhecimento gramatical e de vocabulário, como uma prática mecânica de uso da língua descontextualizada, padronizada e prescindível de modelos ou amostras. O ensino da escrita assumido pelo material adota uma abordagem inferior à tradicional e o material procura uma atualização teórica e mercadológica com a inserção de técnicas da abordagem processual e com a etiquetagem de textos com termos referentes aos gêneros textuais.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyses how the textbook series Interchange, third edition, conceptualizes writing, writing instruction and if the latter changes as the series moves along. The exercises of the book were classified into five categories and it was possible to conclude that overall writing was conceived as a mere opportunity for grammar and vocabulary practice, as a mechanical decontextualized practice of language, not based on models or samples. The writing instruction adopts a worse procedure than the traditional perspective and the material seeks theoretical and market update through the insertion of process writing techniques and through labeling texts with genre names.
  • Discurso sobre literaturas de língua inglesa: uma análise baseada em ferramentas da linguística de Corpus Artigos

    Menezes, Danielle de Almdeira

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o discurso de professores universitários de literaturas de língua inglesa, a fim de identificar como estes caracterizam seu discurso sobre literatura e ensino, com base em ferramentas computacionais. Para tanto, a fim de direcionar a análise de dados, recorre-se às noções de linguagem e discurso, em uma perspectiva dialógico-sistêmico-funcional, bem como a uma visão de análise do discurso enquanto atividade multidisciplinar (BAKHTIN, 1979 [1930]; 2006 [1979]; CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 2001; FAIRCLOUGH, 2001; HALLIDAY, 1994). A geração dos dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com dez professores de instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas em diferentes partes da cidade do Rio de Janeiro. Essas entrevistas são analisadas qualitativamente com a ajuda de ferramentas da linguística de corpus (BERBER SARDINHA, 2004; OLIVEIRA, 2009; TOGNINI-BONELLI, 2001; VIANA, 2008). Tendo por base as linhas de concordância geradas para palavras-chave encontradas por meio do programa WordSmith Tools (SCOTT, 1999) para cada entrevista, foi possível perceber que cinco dimensões parecem caracterizar o discurso dos participantes: ontológica, metodológica, institucional, cognitiva e sócio-histórica. Entre as implicações desse estudo para o conhecimento científico, aponta-se a real necessidade de se investigar questões relacionadas à sala de aula de literatura, seguindo uma tradição já amplamente praticada por professores de língua (cf. RAJAGOPALAN, 2001; JORDÃO, 2004; PAIVA, 2005; GIEVE e MILLER, 2006; MICCOLI, 2007).

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the discourse of university teachers of literature in English in order to identify how they characterize their discourse about literature and teaching, based on computational tools. To this end, in order to guide the data analysis, the study resorts to the notions of language and discourse, from a dialogic and systemic-functional perspective, as well as the view of discourse analysis as a multidisciplinary activity (BAKHTIN, 1979 [1930]; 2006 [1979]; CHOULIARAKI and FAIRCLOUGH, 2001; FAIRCLOUGH, 2001; HALLIDAY, 1994). The data for the present research were generated by means of semi-structured interviews with ten university teachers of public and private institutions from different districts in the city of Rio de Janeiro. These interviews are qualitatively analyzed with the support of corpus-linguistic tools (BERBER SARDINHA, 2004; OLIVEIRA, 2009; TOGNINI-BONELLI, 2001; VIANA, 2008). Based on concordance lines generated for the keywords found by means of the software WordSmith Tools (SCOTT, 1999) for each interview, it was possible to notice that five dimensions seem to characterize the participants' discourse: ontological, methodological, institutional, cognitive and socio-historical. Among the implications of this study to scientific knowledge is the real need to investigate issues related to the literature classroom, following a tradition which is commonly implemented by language teachers (cf. RAJAGOPALAN, 2001; JORDÃO, 2004; PAIVA, 2005; GIEVE E MILLER, 2006; MICCOLI, 2007).
  • A preparação de material terminológico em língua inglesa por meio de ferramentas linguístico-computacionais Artigos

    Silva, Eduardo Batista da; Babini, Maurizio

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo é demonstrar, por meio de análise quantitativa e qualitativa, a eficácia de ferramentas linguístico-computacionais na seleção de terminologia para a produção de material terminológico. Serão apresentadas duas ferramentas linguístico-computacionais (WordSmith Tools e VocabProfile) e, também, sugestões para que o ensino de termos ofereça resultados práticos. A fundamentação teórico-metodológica recorreu a Barros (2004); Berber Sardinha (2000; 2005); Biderman (2001); Cabré (2007); Cobb (2007); Nation, (2003) e Sinclair (2004). O corpus da pesquisa foi constituído exclusivamente de material escrito na língua inglesa em diversas áreas de especialidade. Os procedimentos de preparação de material terminológico são exemplificados a partir de uma das áreas de especialidades utilizadas nos corpora de pesquisa, as Redes Neurais Artificiais. Os resultados obtidos indicam que a utilização do Wordsmith Tools juntamente com o VocabProfile pode fornecer dados importantes para a pesquisa linguistica.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to demonstrate by means of quantitative and qualitative analyses the effectiveness of the linguistic computational tools in selecting terminology for the production of terminological material. Two linguistic computational tools will be introduced (WordSmith Tools e VocabProfile) and also suggestions so as the teaching of terms may offer practical results. The theoretical-methodological approach relies on Barros (2004); Berber Sardinha (2000; 2005); Biderman (2001); Cabré (2007); Cobb (2007); Nation (2003) and Sinclair (2004). The research corpus was made solely of written material in English in several specialty languages. The procedures regarding terminological material preparation are exemplified with one of the specialty fields used in the research corpus, the Artificial Neural Networks. The obtained results indicate that the use of Wordsmith Tools in conjunction with VocabProfile might provide useful data for the linguistic research.
  • Pontos de possível diálogo entre aprendizado multimodal e ensino-aprendizado de línguas estrangeiras Artigos

    Farias, Miguel Angel; Obilinovic, Katica; Orrego, Roxana

    Resumo em Português:

    Este artigo é uma resenha bibliográfica derivada de um projeto de pesquisa focando na multimodalidade e seu possível impacto na aprendizagem de línguas estrangeiras, com especial atenção aos desenhos de textos (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) de acordo com o informado pelos modelos de aprendizado multimodal (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). Em primeiro lugar, o artigo resgata estes modelos e os relaciona ao campo da aquisição de um segundo idioma. Em continuação, descreve-se alguns pontos de possível encontro e diálogos entre estes dois campos de pesquisa. Finalmente, apresenta alguns estudos que se realizaram em torno ao aprendizado multimodal de línguas como exemplos deste diálogo.

    Resumo em Inglês:

    This article is a partial review of the literature that supports an investigation on the possible impact of multimodality on foreign language learning, with particular emphasis on text design (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) and models of multimedia learning (SCHNOTZ, 2005; MAYER, 2001). To start, the article describes these models and establishes their relation to the field of second language acquisition. To continue, we discuss some meeting points that may justify our interest in making multimodal leaning and foreign language education engage in dialog. The article concludes with a brief account of some studies dealing with multimodal foreign language learning that illustrate such dialogue.
  • Aquisição da pronúncia: a entoação em afirmações e perguntas sim/não Artigos

    Akerberg, Marianne

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos houve um aumento considerável de pesquisas sobre os aspectos prosódicos na fala e maior consciência da entoação como portadora de significado. Também a abordagem comunicativa supostamente provocou uma mudança no ensino da pronúncia: focalizou os traços suprassegmentais como ritmo e entoação. Este estudo pretende examinar até que ponto os alunos falantes de espanhol da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) são capazes de distinguir entre os padrões entoacionais de afirmações e perguntas do tipo sim / não em português, dado que as duas línguas apresentam diferenças, sobretudo nas perguntas. Discutem-se também propostas para facilitar a aquisição dos traços supra-segmentais no ensino destas duas línguas próximas.

    Resumo em Inglês:

    During the last few years there has been an increase in research of prosodic aspects of speech as well as a greater awareness of intonation as conveyor of meaning. The communicative approach is also considered to have provoked a change in the teaching of pronunciation of pronunciation: it focused on suprasegmental features like rhythm and intonation. This study examines to what extent Spanish-speaking students of Portuguese at the Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) are able to distinguish between the intonation patterns of statements and yes / no questions in Portuguese, since the two languages present differences, especially in the questions. Some proposals of how to facilitate the acquisition of suprasegmental features in teaching these two related languages are also discussed.
  • O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático Artigos

    Menegassi, Renilson José

    Resumo em Português:

    eEte artigo resulta de pesquisa que teve como propósito analisar duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa, mais utilizadas atualmente na região noroeste do Paraná, destacando, nas propostas de produção textual, a imagem e a influência do interlocutor no ato da escrita. Os resultados demonstram que somente uma coleção apresentou propostas de produção sem definição de interlocutores. Porém, o problema não se estabeleceu somente na falta do destinatário, sendo observado que a forte presença do interlocutor "professor e colega", na imagem de avaliadores, acarreta dificuldades para a construção da escrita. Percebe-se que as coleções investigadas apresentam incoerência, no entanto, uma delas valoriza a interlocução, tentando eliminar a artificialidade da escrita; diferentemente, a segunda coleção não apresenta nenhum esforço para diminuir a imagem de avaliador do interlocutor.

    Resumo em Inglês:

    This research analyzes two collections of Portuguese language textbooks, extensively used in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil, with special reference to the interlocutor's image and influence in the writing act, within the context of textual production suggestions. Results show that only one collection presented text production suggestions without defining the interlocutors. The problem, however, is not due to the absence of the receiver since the dominant presence of the "teacher and colleague" interlocutor coupled with the evaluation image always brings about some difficulties in the construction of writing. Although incoherence is found in both collections, one of them acknowledges the interlocutor and tries to avoid textual artificiality. The second collection, however, fails to make any effort to diminish the interlocutor's evaluation image.
  • Mobilização de práticas letradas na produção de palestras: uma análise de redações de vestibular Artigos

    Silva, Elizabeth Maria da; Araújo, Denise Lino de

    Resumo em Português:

    Tendo em vista que, nas provas de redação aplicadas pela Universidade Federal de Campina Grande, está sendo exigida a escrita de um gênero textual (artigo de opinião e relato de experiência, UFCG 2005; depoimento e carta denúncia, UFCG 2006; palestra e resenha, UFCG 2007; análise comparativa de dois poemas e reportagem, UFCG 2008) e que cada candidato que se submete a tal exame tem um histórico de letramento (doravante hl) particular, este artigo tem dois objetivos: (1) averiguar as práticas letradas requeridas na produção da palestra proposta na prova de redação aplicada no vestibular da UFCG em 2007 e (2) analisar as associações entre a mobilização de práticas letradas nas palestras e o histórico de letramento dos candidatos. trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo, cujo corpus foi constituído por quatro conjuntos de dados, a saber: (1) prova de redação aplicada no vestibular; (2) amostragem de palestras produzidas; (3) questionário socioeconômico e cultural respondido pelos candidatos e (4) entrevista semi-estruturada realizada com os mesmos. os dados, analisados com base nos estudos contemporâneos sobre letramento (cf. BARTON & HAMILTON, 2000; GEE, 2000; MEY, 2001; BAZERMAN, 2007), sinalizam, de um lado, a presença de multiletramento na prova e, por outro lado, indicam que o hl dos candidatos parece ser fator decisivo para a mobilização de práticas letradas na redação. os candidatos que demonstraram conhecer as práticas exigidas no vestibular provavelmente tinham familiaridade com eventos de letramento, cujas práticas eram semelhantes às exigidas no evento escolhido no exame, já aqueles que as não atenderam de modo adequado parece que tinham mais experiência com o letramento escolar. assim, os resultados levam-nos a concluir que práticas escolares parecem não ser suficientes para que os vestibulandos demonstrem as práticas multiletradas exigidas na prova.

    Resumo em Inglês:

    Having in mind that, in the composition tests applied by the Federal University of Campina Grande (UFCG), it is required the writing of a textual genre (opinion article and experience report, UFCG 2005; testimony and report letter, UFCG 2006; review and talk, UFCG 2007; comparative analysis of the two poems and documentary, UFCG 2008) and that each candidate who takes the exam has a particular literacy history (lh), this article has two objectives: (1) to check the literacy practices required in the writing of the talk proposed in the composition test applied at the college entrance exams for the Federal University of Campina Grande, in the year 2007 and (2) to analyse the relationship between the mobilization of literacy practices, both in the talks and in the candidates' lh. this research is descriptive-interpretative, of qualitative nature, whose corpus was composed of four data sets, namely: (1) a composition test applied at the college entrance exams, held at the Federal University of Campina Grande in 2007; (2) samples of talks produced during these exams; (3) a socioeconomic and cultural questionnaire answered by the candidates, and (4) a semi-structured interview done with them. the data, analysed on the basis of present-day studies on literacy (cf. BARTON & HAMILTON, 2000; GEE, 2000; MEY, 2001; BAZERMAN, 2007), show the presence of multiliteracy in the test, and also indicate that the candidates' lh seems to be a decisive factor for the mobilization of literacy practices in the writing of talks. the candidates who demonstrated the practices required by the college entrance examination were probably familiar with literacy events whose practices were similar to those required by the event present in the exam paper, whereas those who did not perform them well may have had more experience with school literacy. Thus, the results have shown that school practices appear to be insufficient for the candidates to demonstrate the multiliterate practices required by the exam.
  • A tradução no ensino de línguas: vocabulário, gramática, pragmática ou consciência cultural? Artigos

    Bohunovsky, Ruth

    Resumo em Português:

    A partir de uma leitura crítica de trabalhos acadêmicos do contexto brasileiro que versam sobre as possíveis vantagens e desvantagens do uso da tradução no ensino de línguas estrangeiras, discutimos diversos usos do termo tradução nesse âmbito, atualmente. num primeiro momento, concentramos nossa atenção em aspectos predominantemente metodológicos. Propomos uma possível divisão em quatro usos metodológicos da tradução no ensino de línguas estrangeiras. Depois, procuramos argumentar que vários trabalhos que abordam a questão da tradução no contexto de ensino de línguas estrangeiras deixam de fazer uma reflexão teórica aprofundada sobre essa atividade e, consequentemente, fundamentam sua argumentação num conceito de tradução enraizado no senso comum - e questionado há décadas por diversos estudiosos do assunto. Finalmente, sugerimos um diálogo mais intenso entre a área do ensino de línguas estrangeiras e os estudos da tradução.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an overview of some academic work carried out in the Brazilian context that comments on possible advantages and disadvantages of the use of translation in foreign language teaching. The paper brings up the discussion about different uses of the term translation. At first, we concentrate on methodological aspects and propose a division in four methodological uses of translation in foreign language teaching. secondly, we try to show that some of the works that discuss the question of translation in foreign language teaching context do not make a serious theoretical reflection on the concept of translation itself. Consequently, their argumentation on this activity relies on a theoretical concept that is based on the common sense - and that has been criticized over decades by many translation studies theorists. Finally, we propose a dialogue between the academic areas of foreign language teaching and translation studies.
  • Apresentação

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