Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 51, Número: 2, Publicado: 2012
  • Documento sem título Apresentação

  • Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira Artigos

    Cavallari, Juliana Santana

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é abordar as visões de leitura e as concepções que embasam o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE) na escola regular de acordo com os documentos oficiais elaborados para orientação da prática docente, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental (PCN-LE, 1998), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, voltada para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (MEC/SEE, 2008 a), e o Caderno do Professor, destinado para os professores de inglês do ensino médio (SEE, 2008 b). Para tanto, após percorrer as diferentes visões de leitura, com base nos estudos de Coracini (1995, 2000, 2001) e Leffa (1996), foram retomados alguns trechos dos documentos em questão, de modo a observarmos como as propostas e orientações pedagógicas se configuram discursivamente e se são ou não condizentes com a orientação teórica que o material analisado acredita adotar. Em última instância, este estudo pretende refletir sobre os efeitos das concepções de leitura, sujeito e linguagem na constituição e formação do sujeito-aluno leitor de LE. Do ponto de vista teórico, o presente artigo se baliza pela perspectiva discursiva.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to point out the reading views and the concepts underlying the second language teaching and learning process at regular schools, according to official documents which have been developed to guide the teaching practice, such as: the National Curriculum Parameters (1998), São Paulo's Curriculum Proposal, concerning the teaching of Modern Languages (MEC/SEE, 2008 a), as well as the manual addressed to high school English teachers (SEE, 2008 b). In order to achieve our purpose, after going through different reading views, based on Coracini's (1995, 2000, 2001) and Leffa's (1996) studies, some excerpts of the documents were revisited, so that we could observe how the pedagogical orientations are discursively designed and whether they are coherent with the theory that the material analyzed claims to adopt. Finally, this paper aims at thinking about the effects of some concepts, such as: reading, subject and language concepts upon the education of second language readers. From the theoretical point of view, the current study is based on the discursive perspective.
  • Gêneros textuais e língua inglesa em uso: uma análise das coleções aprovadas pelo PNLD/LE no Brasil Artigos

    Oliveira, Ana Larissa A. M.

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo analisar dois livros de inglês aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/LE/2011) para o Ensino Fundamental II nas escolas públicas brasileiras, comparando-as com outras duas coleções, publicadas em período anterior ao documento, e bastante utilizadas nas escolas brasileiras. A análise aqui apresentada centra-se na abordagem dos gêneros textuais orais e escritos presente nestas obras, uma vez que essa abordagem encontra-se no cerne da proposta de incorporar uma visão de ensino de LE centrada na língua em uso, como prática social. Os resultados demonstraram uma tendência positiva de mudança, resultante da inserção das línguas estrangeiras no PNLD. Essa tendência poderá compor um novo domínio discursivo para o livro didático de língua estrangeira brasileiro, incluindo a reafirmação dos conceitos de gênero textual, tipo textual, oralidade e escrita, por muito tempo, bastante negligenciados.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analyzing the two English textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD/LE/2011) in Brazil. They have been compared to two other textbooks, published in the period prior to the implementation of the Program, and very widely used in Brazilian schools. The present analysis focuses on the spoken and written text genres of the textbooks in focus, since this pedagogical approach lies at the heart of the proposal to incorporate language in use as social practice in the teaching of English. The results showed a trend of positive change, after foreign languages textbooks were incorporated in the National Textbook Program. This trend can help reshape the discourse domain of English textbooks in Brazil, which includes the concepts of text genre and text type, in spoken and written language, which had been neglected for some time.
  • Estratégias utilizadas por aprendizes de línguas afins: a troca de código Artigos

    Ferroni, Roberta

    Resumo em Português:

    Neste artigo analisamos a troca de código, uma estratégia de compensação que consiste na utilização de uma palavra ou frase em L1, L3 ou L4, no interior do enunciado em L2, empregada por aprendizes de italiano LE cuja língua materna é o português brasileiro, durante a realização em dupla de uma tarefa escrita. A pesquisa, que se baseou nos instrumentos propostos pela etnografia, mostra que a troca de código constitui um potencial para o desenvolvimento da interlíngua e para a aquisição/aprendizagem de LE e que tal estratégia, além de compensar eventuais lacunas linguísticas originadas pela falta de recursos adequados para expressar-se em LE, é usada pelos falantes como procedimento típico da conversação bilíngue para facilitar a comunicação.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we examine code-switching, an achievement strategy consisting in the use of a word or phrase from L1, L3 or L4 within an utterance in L2, as employed by learners of Italian as a foreign language who have Brazilian Portuguese as their mother tongue, while performing a written task in pairs. The research, based on tools provided by an ethnographic approach, shows that code-switching constitutes a potential for developing interlanguage and for the acquisition/learning of a foreign language and that such strategy, in addition to compensating eventual linguistic gaps originated by a lack of proper resources for expression in L2, is used by speakers as a typical procedure in bilingual conversation, in order to facilitate the communication.
  • 'Was hast du heute gelernt? ', ou o que você aprendeu hoje?: crenças discentes acerca do conteúdo programático de aulas comunicativas de alemão como língua estrangeira Artigos

    Garcia, André Ming

    Resumo em Português:

    O intuito do presente artigo é analisar os resultados de uma pesquisa conduzida junto a alunos de dois cursos de alemão como língua estrangeira. A investigação se insere no marco teórico dos estudos sobre crenças. Pretende-se pôr em relevo a percepção do alunado a respeito do conteúdo programático das aulas que frequenta - e, sobretudo, os valores e pesos que deposita sobre cada elemento que integra uma aula de língua estrangeira: de um lado, que importância dedica às atividades de desenvolvimento das "quatro habilidades" (ler, escrever, falar e ouvir), ao trabalho com a gramática, com o léxico e com aspectos inter e transculturais.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze the results of a survey conducted with students of two courses of German as a foreign language. The research is part of the theoretical studies of students' beliefs. The goal is to emphasize the perception of students about the curriculum of attended classes - and, above all, values and weights which they deposit on each element that includes a foreign language class: on the one hand, what importance is attributed to the activities related to the development of the "four skills" (reading, writing, speaking and listening), and on the other hand on the work with grammar, vocabulary and aspects of the inter and transculturality.
  • Mesa de conversação como espaço de ressignificação de sujeitos e de identidades em português língua estrangeira Artigos

    Moutinho, Ricardo; Pacheco, Denise Gomes Leal da Cruz

    Resumo em Português:

    No presente artigo, discutimos alguns dados coletados do projeto Mesa de Conversação em Português, desenvolvido em uma universidade no sudeste da China. A atividade proporcionou aos aprendizes chineses de português língua estrangeira a oportunidade de interagirem na língua-alvo em um ambiente menos hierarquizado em relação à sala de aula, em que o professor, muitas vezes, é visto como figura central. O espaço fornecido pelo projeto possibilitou a manifestação de identidades dos aprendizes na interação em língua estrangeira, que estavam 'escondidas' durante as aulas. Os dados serão analisados com base nos conceitos teóricos da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we discuss some data from the project Conversation Table in Portuguese, developed in a university in the Southeast of China. The activity has provided the Chinese students of Portuguese as a foreign language the opportunity to interact in the target language in a less hierarchical environment comparing to what usually happens inside the classroom, where the teacher, most of the times, has the central role. The project has motivated the students to show some of their identities in the foreign language that were 'hidden' during the classes. The data will be analyzed according to the theoretical concepts of Applied Linguistics and Discourse Analysis.
  • Meu modo de falar mudou bastante, as pessoas notaram a diferença em mim: quando o letramento é desenvolvido fora do contexto escolar Artigos

    Kersch, Dorotea Frank; Silva, Michele Otto da

    Resumo em Português:

    O segmento dos evangélicos tem experimentado um grande crescimento no Brasil, mas a contribuição dos eventos da esfera religiosa para o desenvolvimento do letramento dos fieis não tem sido estudado. Objetiva-se, neste estudo, verificar como leitores de diferentes escolaridades avaliam, em sua formação pessoal, o papel do seu engajamento em práticas de leitura da Bíblia. Os participantes são de dois grupos - leitores habituais da Bíblia com menor escolaridade (até cinco anos de escola) e leitores habituais da Bíblia com maior escolaridade (com mais de oito anos de escola). Os resultados mostram que os eventos de letramento que envolvem a leitura da Bíblia afetam muito o desenvolvimento do letramento, bem como a formação pessoal desses leitores. Podemos arriscar dizer que mesmo as pessoas consideradas, pelo senso comum, pouco letradas se mostram desenvoltas e mais capazes de ler e compreender certos tipos de texto, como os da Bíblia, tanto quanto as de maior escolaridade. Isso mostra que os letramentos têm características próprias, cujo domínio é necessário para interagir nesse meio. O letramento litúrgico e o conhecimento dos gêneros desse contexto são determinantes para a compreensão leitora.

    Resumo em Inglês:

    The social segment of evangelicals has experienced a great growth in Brazil, but their contribution to the development of the congregations' literacy has not been studied yet. This research investigates how readers with different formal education levels evaluate the role of their engagement in practices of reading the Bible in their personal development. The research participants were divided in two groups - Bible's regular readers with less formal education (up to five years of schooling) and Bible's regular readers with more formal education (more than eight years of schooling). Results show that their participation in literacy events of Bible reading favor their literacy development, as well as their personal formation. We venture to say that even those with low literacy according to common sense, are nimble and able to read and understand certain texts like the Bible, as much as the ones with higher education. This shows that different literacies have their own features, whose mastery is needed to interact properly in each environment. The liturgical literacy and knowledge of genres in the context of this study are crucial to the reading comprehension of the participants.
  • Escribir textos argumentativos desde el inicio de la escolaridad. Un análisis de textos producidos a partir de una secuencia didáctica

    Sanchez Abchi, Verónica; Dolz, Joaquim; Borzone, Ana María

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo analiza los textos argumentativos escritos por alumnos de 3° grado de primaria, de Córdoba (Argentina), producidos a partir de una secuencia didáctica para el aprendizaje del género "carta de solicitud". El estudio explora, además, el impacto del dispositivo didáctico en el desempeño de los alumnos. Para el diseño del instrumento y el análisis de las producciones nos basamos en los principios del interaccionismo sociodiscursivo (Bronckart, 2004). Los resultados mostraron que los niños avanzaban en la situación comunicativa, la planificación y el formato de la carta y mejoraban sus capacidades argumentativas. Se discuten, por último, las implicancias pedagógicas del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This work analyzes written argumentative texts produced by children from 3rd year of primary education from Córdoba (Argentina), in the frame of the application of a didactic sequence, designed to write formal request letters. The study examines, as well, the impact of the sequence in the children's performance. The elaboration of the instrument and the analyses of the productions were based on the principles of the Socio-discursive Interactionism (Bronckart, 2004). The results showed that the children improved their argumentative skills and progressed in their comprehension of the communicative situation, the planification process and the formal conventions of the letter. The pedagogical implications are discussed.
  • Política linguística do Estado brasileiro para a divulgação do português em países de língua oficial espanhola Dossiê Temático

    Diniz, Leandro Rodrigo Alves

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva traçar um panorama da política linguística exterior do Estado brasileiro em países de língua oficial espanhola. Após analisarmos o funcionamento institucional da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP), subordinada ao Ministério das Relações Exteriores, reunimos alguns dados relativos à história e distribuição dos Centros Culturais Brasileiros, Institutos Culturais Bilaterais e leitorados brasileiros no chamado "mundo hispânico". Mostramos, então, que, na esteira de recentes mudanças na política externa brasileira, têm se fortalecido as iniciativas para a promoção do português na América Latina. Ademais, argumentamos que, enquanto instrumento de política linguística, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) tem particular potencial nessa região. Concluímos nosso texto destacando alguns pontos essenciais para o planejamento da política para a divulgação internacional do português.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to provide an overview of the Brazilian State language-spread policy in countries where Spanish is an official language. After analyzing the institutional functioning of the Division of Portuguese Language Promotion (DPLP), subordinated to the Ministry of Foreign Affairs, we gather some data concerning the history and distribution of the Brazilian Cultural Centers, Bilateral Cultural Institutes and lectureships over the so-called "Hispanic world". We then show that the initiatives to promote Portuguese in Latin America have strengthened in the wake of recent changes in Brazilian foreign policy. In addition to this, we argue that, as an instrument of language policy, the Certificate of Proficiency in Portuguese as a Foreign Language (Celpe-Bras) has particular potential in this region. To conclude, we highlight essential points for the planning of the policy for promoting Portuguese abroad.
  • Políticas de promoção internacional da língua portuguesa: ações na américa latina Dossiê Temático

    Carvalho, Simone da Costa

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo traçar um panorama de ações na área de políticas linguísticas relacionadas à promoção e ao ensino do português como língua adicional no Brasil e fora do país, bem como refletir sobre alguns de seus impactos. Primeiramente, são apresentados o conceito de política linguística (COOPER, 1989) e as noções de valor e de mercado linguístico a partir da Nova Economia (OLIVEIRA, 2010). A seguir, apresenta-se um panorama de ações políticas de promoção internacional da língua portuguesa, focalizando naquelas desenvolvidas nos âmbitos do Mercosul e da América Latina. Conclui-se fazendo uma reflexão sobre possíveis implicações dessas ações no ensino e aprendizagem de português como língua adicional, bem como na difusão internacional da língua portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at drawing an overview of actions in the field of language policies related to Portuguese promotion and teaching, as an additional language, in Brazil and abroad, as well as reflecting about some of the impacts of that. First of all, the concept of language planning (COOPER, 1989) will be presented, as well as the notion of value and linguistic market based on the New Economy (OLIVEIRA, 2010). Next, an overview of politic actions for promoting Portuguese Language internationally will be presented, specially the ones developed in Mercosul and Latin America contexts. In the end, possible implications of these actions for the teaching and learning and international promotion of Portuguese as an additional language are discussed.
  • Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana Tradução

    Rockwell, Elsie

    Resumo em Português:

    Este artigo enfatiza a natureza cultural e histórica do ensino. Com base na teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin, aborda-se a interação em sala de aula como um gênero secundário que reflete a história do ensino em cada localidade. A análise de uma aula observada em uma comunidade rural no México mostra como gêneros de origens diversas comunicam diferentes tipos de conhecimentos, quando imbricados na conversação em curso na sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This article stresses the cultural/historical nature of teaching. Drawing on Bakhtin's theory of speech genres, it approaches classroom discourse as a composite genre that reflects the history of teaching in each locality. The analysis of a lesson observed in a rural school in Mexico shows how genres drawn from a variety of sources convey different sorts of knowledge as they are woven into ongoing classroom conversation.
  • Sistemas Adaptativos Complexos: lingua(gem) e Aprendizagem Resenha

    Pickering, William Alfred
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br