Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 54, Número: 1, Publicado: 2015
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    Veras, Viviane; Palma, Daniela
  • Traducción de títulos científicos altamente especializados: hacia un estado de la cuestión Artículo

    Soler, Viviana

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este trabajo que se realiza en el marco del proyecto de investigación "Aspectos de la textualización de los saberes científicos" (PGI 24/I205), es reflexionar sobre la traducción de títulos científicos altamente especializados. Los dos ejes sobre los que se centrarán nuestras reflexiones son: 1) la toma de decisión de si se deben traducir o no los títulos científicos altamente especializados en función del "encargo de la traducción" y de la lengua a la que se debe traducir, y 2) la precisión y corrección como condiciones claves para garantizar el cumplimiento de las funciones de los títulos en la lengua de partida y en la lengua de llegada. Estas reflexiones contribuirán a determinar cuál es el estado de la cuestión en el tema que nos ocupa, y así construir las bases de la investigación básica y aplicada que ayudarán a traducir este tipo de títulos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to reflect on issues related to the translation of highly advanced scientific titles, the latter being a topic not studied with rigor as it is the case of scientific translation in general. Our discussion will be based on two main points, namely one extrinsic to translation and another one intrinsic to translation. The former deals with decision-makings on whether or not to translate highly advanced scientific titles depending on the "translation assignment" and on the source language. The latter deals with the principles of accuracy and correctness to guarantee that title functions are successfully achieved both in the source language and the target language. Our reflections will contribute to determining the state-of-the-art status on the translation of this type of titles which will further help delineate the bases of basic and applied research in the field.
  • Os Lusíadas na tradução de William Julius Mickle: a reencenação de uma translatio studii et imperii Artigo

    Martins, Cláudia Santana

    Resumo em Português:

    The Lusiad; or, The Discovery of India, a tradução de Os lusíadas de Camões feita pelo poeta escocês William Julius Mickle, publicada na Inglaterra em 1776, fez sucesso em sua época e no século que se seguiu, sendo até hoje a mais lida e citada entre todas as traduções poéticas de Os lusíadas para o inglês. Este artigo procura demonstrar que a tradução de Mickle (e os elementos paratextuais que a acompanham) são uma reencenação da teoria medieval da translatio studii et imperii (a transferência não apenas do poder imperial, mas também do conhecimento e da cultura do leste para o oeste). Mickle adaptou a epopeia camoniana para o público britânico do final do século XVIII, rotulou-a como "A Epopeia do Comércio" e acrescentou paratextos de cunho ideológico. Manipulando o poema original tanto poética quanto ideologicamente, Mickle transformou Os lusíadas em uma narrativa a serviço do Império Britânico e contribuiu, como outros "poetas do comércio" que celebraram o crescimento da riqueza e poder da Grã-Bretanha, para forjar uma identidade poética e cultural para o Império Britânico.

    Resumo em Inglês:

    The Lusiad; or, The Discovery of India, the translation of Camões's Os lusíadas by the Scottish poet William Julius Mickle, published in Oxford in 1776, was a success in its time and in the ensuing century, and is to this day the most widely read and quoted among all the poetic translations of Os lusíadas into English. This paper aims to demonstrate that Mickle's translation (and the paratextual elements added to it) is a re-enactment of the medieval theory of translatio studii et imperii(the transfer not only of imperial power, but also of knowledge and culture from East to West). Mickle adapted Camões's epic for the late eighteenth-century British audience, labelled it as "The Epic Poem of Commerce" and added ideologically charged paratexts. By manipulating the original poem both poetically and ideologically, Mickle transformed Os lusíadasinto a narrative at the service of the British Empire and contributed, as other "poets of commerce" who celebrated the growth of Britain's wealth and power, to forge a poetic and cultural identity for the British Empire.
  • "Você é uma morena muito bonita": a trajetória textual de um elogio que fere Artigo

    Melo, Glenda Cristina Valim de; Lopes, Luiz Paulo da Moita

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a trajetória textual do elogio Você é uma morena bonita nos comentários de participantes de dois fóruns distintos. Além disso, visamos identificar que ordens de indexicalidade são mobilizadas na trajetória deste elogio específico. Para tal, este estudo se embasa nos pressupostos sobre raça das Teorias Queer, nos construtos teórico-analíticos sobre trajetória textual e ordem de indexicalidade propostos por Blommaert (2010; BLOMMAERT;DONG, 2008) e pistas indexicais por Wortham (2001). O instrumento etnográfico de geração de dados são os comentários postados no blog Blogueiras Negras e no site Pragmatismo Político. Os resultados indicam que o elogio percorre duas viagens distintas nos espaços citados e mobilizam três ordens de indexicalidade relacionadas à questão racial (o elogio é ofensa, o elogio/ofensa é aceitável, o elogio não é ofensa). As primeiras duas ordens de indexicalidade aparecem no Blogueiras Negras. Por outro lado, no Pragmatismo Político, além de as duas últimas serem encontradas, é possível perceber a ordem de indexicalidade na qual o elogio não é ofensa. Assim, tais ordens convocam Discursos igualmente tensionados na sociedade brasileira sobre o racismo.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the textual trajectory of the compliment "Você é uma morena bonita" ("You're a beautiful light brown-skinned woman") presented in participants' commentaries in two different forums. Besides this, we intend to identify the indexicality orders mobilized in this specific compliment trajectory. The analytical framework is based on Queer Theory conceptualizations of race, on the theorethical-analytical constructs about textual trajectory and indexicality order proposed by Blommaert (2010; BLOMMAERT;DONG, 2008) and indexical cues by Wortham (2001). The data ethnographical instruments are commentaries posted on Blogueiras Negras' blog and Pragmatismo Político site. Results suggest that the compliment travels two distinct journeys in the spaces previously mentioned and mobilize three orders of indexicality related to race (the compliment is an offense, the compliment is acceptable, the compliment is not an offense). The two first orders can be observed on Blogueiras Negras. On the other hand, on Pragmatismo Político, besides the two orders, it is possible to perceive another: the compliment is not an offense. Thus, these orders call up the same Discourses in tension in Brazil about racism.
  • A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar - inclusão e exclusão por via da escrita Artigo

    Cardoso, Inês; Pereira, Luísa Álvares

    Resumo em Português:

    Neste artigo, partimos de alguns apontamentos sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da escrita em Portugal, sintetizando diferentes enfoques investigativos. Assumiremos as dimensões cognitivas, pessoais e sociais da escrita e baseamo-nos no pressuposto de que deve estar subjacente ao processo de aprender e ensinar a escrever, numa perspetiva multifuncional e processual, o conhecimento sobre a relação dos alunos com a escrita, em contextos escolares e extraescolares. Do dispositivo metodológico montado, centramo-nos numa oficina sobre a escrita com adolescentes e na descrição de dimensões que configuram a complexidade das suas relações com a escrita. Chegámos, assim, à conceptualização de três ideais-tipo de relação com a escrita, que se constituem em modos de interpretar este fenómeno pluridimensional e instável, e são suscetíveis de fornecer pistas para um ensino mais inclusivo da produção escrita, produzindo uma relação mais positiva dos alunos com este modo de expressão.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we will begin with some notes on the development of teaching/learning of writing in Portugal, synthesizing different investigative approaches. Assuming the cognitive, personal and social dimensions of the written language, we will argue that the knowledge about the relationship students (subjects) establish with writing, both in school and extra-school contexts, shall underlie the learning and teaching process of writing, on a multifunctional and processual perspective. As far as the methodological device is concerned, we will focus on a workshop about writing with teenagers. The description of the dimensions which make up the complexity of the subjects' relationship with writing led us to the conceptualization of three ideal types of relationship with writing. These consist of different ways of interpreting this pluridimensional and unstable phenomenon that may offer new pedagogical clues as to a teaching of writing that promotes a more favorable relationship with it.
  • A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita Artigo

    Barros, Eliana Merlin Deganutti de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento centrada na apropriação instrumental de um gênero de texto - a carta de reclamação - sob as lentes teórico-metodológicas do Interacionisno Sociodiscursivo (ISD). O enfoque centra-se na abordagem do primeiro esquema de utilização do gênero - o contexto de produção textual -, visto sob o ponto de vista do agir linguageiro. Para tanto, o conceito de capacidades de ação é tomado como categoria de análise do gênero textual em situação de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. O artigo apresenta dois momentos analíticos: a didatização da capacidade de ação no projeto da sequência didática desenvolvido pela pesquisa de campo; o desenvolvimento dessa capacidade a partir do confronto entre a produção inicial e final da carta de reclamação de um aluno. Os resultados evidenciam a relação entre o produto final da textualidade do aluno e a sistematização didática voltada para esse esquema de utilização do gênero.

    Resumo em Inglês:

    This article presents partially a doctoral research focused on the instrumental appropriation of a text genre - the complaint letter - throughout the Sociodiscursive Interationism (ISD) theoretical and methodological perspective. The focus in this study concentrates on the approach of the first genre use outline - the textual production context -, from a discursive point of view. So, the concept of action capacity is settled as category of analysis of the text genre in teaching-learning Portuguese situation. The article points at two analytical moments: the action capacity didactization in the didactic sequence project developed by the field research; the development of this capacity from the crossing of the initial and the final production of a complaint letter of one student. The results show the relation between the outcome of the student's production and the didactic intervention towards this genre use outline.
  • Como eu me vejo? O que eu quero me tornar? Um estudo sobre a reconstrução de identidades de professores de inglês como língua adicional Article

    Denardi, Didiê Ana Ceni; Gil, Glória

    Resumo em Português:

    Este texto tem por objetivo apresentar uma pesquisa qualitativa que investigou o processo pelo qual alguns professores de língua inglesa foram envolvidos na (re)construção de suas identidades profissionais. Baseando-se em perspectivas sociointeracionistas, o estudo foca na investigação de textos orais e escritos produzidos por um grupo de professores de inglês do sudoeste do Paraná para ver o quê os textos revelam com relação à identidade profissional desses professores. Em relação à geração de dados e análise, o estudo utiliza dados de três oficinas de um Programa de Extensão que ocorreram de março de 2012 a junho de 2013. Nas oficinas, conceitos e ideias relacionadas à identidade profissional e subjetividade, o papel social do professor em escolas públicas, como também práticas de ensino foram amplamente discutidas. Seis professores em serviço participaram das oficinas regularmente e produziram textos orais e escritos pertencentes a diferentes gêneros, tais como discussões orais e autobiografias e relatos escritos. Alguns desses textos foram, então, selecionados e analisados. Os resultados mostram que a) as identidades dos professores participantes parecem ser fragmentadas e relacionadas ao processo de vida desses professores; b) os professores veem-se em constante mudança e desenvolvimento profissional devido às mudanças em relação ao papel do professor de inglês da escola pública e ao status da língua inglesa no mundo contemporâneo; c) as trajetórias de vida dos professores, incluindo posições sociais (na família, escola, trabalho, e em outros diferentes contextos), são essenciais na construção de suas identidades acadêmicas e profissionais.

    Resumo em Inglês:

    This text aims at presenting a piece of qualitative research that investigated the process by which some English as Additional Language (EAL) teachers were involved in (re) constructing their professional identity. Based on socio-interactionist perspectives, the study focuses on investigating some written and oral texts produced by a group of EAL teachers in southwest Paraná to see what these texts reveal concerning their professional identity. In relation to data generation and analysis, this study draws on data from three English workshops of an Extension Program which occurred from March 2012 to June 2013. In those workshops, concepts and ideas related to teachers' professional identity and subjectivity, teacher's social role in public schools, as well as teaching practices were widely discussed. Six in-service teachers attended the workshops regularly and produced oral and written texts of different genres, such as oral discussions and written autobiographies and reports. Some of those texts were, then, selected and analysed. Results show that a) the participant-teachers' identities seem to be fragmented and a life-long process; b) teachers see themselves in constant change and in professional development due to the changes in relation to the EAL teacher's role in public schools and to the EAL status in the world; c) the EAL teachers' life trajectories, including social positions (in family, school, work, and in other different social contexts), are essential in the construction of their professional and academic identities.
  • Os efeitos de legendas interlinguais e intralinguais na aprendizagem/aquisição de segunda língua: uma revisão do estado da arte Article

    Matielo, Rafael; D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz; Baretta, Luciane

    Resumo em Português:

    O campo disciplinar de Aquisição de Segunda Língua (ASL) tem observado um interesse crescente pela investigação dos efeitos dos materiais audiovisuais com legendas interlinguais e intralinguais com relação a diversos aspectos inerentes à aprendizagem/aquisição. Neste contexto, este artigo procura fornecer uma revisão sistemática da literatura que trata de aspectos da aprendizagem através do uso instrucional/experimental de materiais com legendas interlinguais e intralinguais. O presente trabalho baseia-se na literatura que se destaca no campo da ASL no que tange à interface com a legendagem aberta e fechada, ao mesmo tempo que aponta os principais objetivos e resultados oriundos destes estudos. Este artigo também objetiva desvendar quais dimensões desta interface têm merecido mais destaque acadêmico nas últimas duas décadas. Por fim, algumas considerações são feitas em relação a pesquisas futuras, levando em consideração a literatura da área e tópicos pouco investigados.

    Resumo em Inglês:

    The disciplinary field of Second Language Acquisition (SLA) has witnessed an increasing interest in the investigation of the effects of subtitled and captioned audiovisual materials on domains of language learning/acquisition. In this context, this paper seeks to provide a systematic review of recent studies related to language learning aspects aided by the instructional/experimental use of subtitled and captioned materials. The present paper draws on relevant literature in the field of SLA that interfaces with subtitling/captioning, while outlining their goals and main findings. This paper also aims to unveil which dimensions have merited scholar attention the most in the last two decades. Finally, some considerations are made regarding possible avenues for future research, taking into account the existing literature and underinvestigated issues.
  • O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso Artigo

    Oliveira, Vitalino Garcia; Lago, Neuda Alves do

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentamos os resultados obtidos em pesquisa realizada no curso de formação continuada promovido pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Inglês (RENAFORM), em um dos polos situado em uma cidade de porte médio do sudoeste goiano. O objetivo geral deste estudo foi investigar a percepção dos professores participantes e da professora formadora acerca do RENAFORM, enquanto os específicos foram: 1. Investigar a avaliação que os professores participantes fazem do curso do RENAFORM, das professoras formadoras e de si mesmos (auto-avaliação); 2. Averiguar as condições oferecidas aos professores e formadores para o curso; 3. Verificar as impressões de uma das professoras formadoras sobre o RENAFORM. O referencial teórico se baseia em conceitos fundamentais relacionados à formação do professor, tais como, o do professor como intelectual transformador (GIROUX, 1997), o do professor como sujeito do conhecimento (TARDIF, 2002) e o da crise da identidade do professor (NÓVOA,1998). A metodologia empregada é o estudo de caso, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para a boa receptividade do curso por parte dos participantes, embora o mesmo traga, em seu bojo, a ausência de uma política pública que amplie e potencialize seu alcance por parte dos professores de língua estrangeira.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we present the results of a study carried out in the continuing formation course promoted by The National Net of English Teachers Continuing Formation - RENAFORM (Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Inglês), in one of the poles of the program, located in a medium town in the southwest of the state of Goiás - Brazil. Our general objective was to investigate the perception of the participant teachers as well as those of the teacher educator about RENAFORM. The specific aims were: 1. To understand the assessment made by the participant teachers concerning the course, the teacher educators and themselves (self-assessment); 2. To ascertain the conditions provided for the teachers and teacher educators in the course; 3. To verify the teacher educator's impressions regarding RENAFORM. As the basis for this study, we used concepts related to teacher formation, such as the teacher as transforming intellectual (GIROUX, 1997), the teacher's knowledge (TARDIFF, 2002) and the teacher's identity crisis (NÓVOA, 1998). We used principles of the case study as central methodology. To collect the data, we made use of a questionnaire with close-ended and open-ended questions. The findings point out to a high acceptance of the course by the participants, though it lacks public policies that could magnify and potentialize its reach by foreign language teachers.
  • FRIEDRICH, J. (2012). Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento:uma leitura filosófica e epistemológica. trad. Anna Rachel Machado e Eliane Lousada. Campinas: Mercado de Letras. 128p. Resenha

    Lima, Fernando Silverio de
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br