Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 54, Número: 2, Publicado: 2015
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    Veras, Viviane; Palma, Daniela
  • Livro Didático e a Pedagogia do Mestre Ignorante Artigos

    Lopes, Carlos Renato

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo discute as ideias apresentadas pelo filósofo francês Jacques Rancière em O Mestre Ignorante (1987/2002) quanto a suas possíveis relações com a produção e circulação de livros didáticos para o ensino básico. Particularmente, observa-se como o livro didático pode reforçar o que o autor chama de lógica da explicação, intensificando a hierarquia das inteligências e a condição de desigualdade em nome de uma igualdade ainda por vir, mas também como ele pode interromper essa lógica, funcionando como uma fonte mediadora de duas vontades a serviço de uma única inteligência: a que possibilita que tanto o professor como o aluno aprendam e ensinem aquilo que ainda não sabem. Como suporte para a discussão, referimo-nos a alguns trechos de editais do governo federal relativos à elaboração de coleções de livros didáticos de língua estrangeira moderna.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the ideas presented by the French philosopher Jacques Rancière in The Ignorant Schoolmaster (1987/2002) as to their possible relations with the production and circulation of textbooks for primary and secondary education. Particularly, we observe how textbooks can reinforce what the author calls the logic of explanation, intensifying the hierarchy of intelligences and the condition of inequality for the sake of an equality yet to come, but also how they can interrupt this logic, functioning as a mediating instance between two wills working under only one intelligence: that which enables both teacher and student to learn and teach what they still do not know. In order to support our discussion, we take as reference a few excerpts from national official documents concerning the design of foreign language textbooks.
  • USOS DA AUTOCONFRONTAÇÃO NA LINGUÍSTICA APLICADA: O CASO DE UM GRUPO DE PESQUISA Artigos

    Perez, Deivis; Messias, Carla

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute o uso do dispositivo interventivo e científico-metodológico autoconfrontação por pesquisadores da Linguística Aplicada, em particular, pelos estudiosos do grupo de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações-ALTER que desenvolveram as suas atividades entre os anos de 2002 e 2012, sob a liderança da professora doutora Anna Rachel Machado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. O artigo apresenta a autoconfrontação, as suas origens, as referências teóricas, as fases e os movimentos que devem ser seguidos na sua aplicação. Em seguida, buscou-se examinar o uso da autoconfrontação em teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas no contexto do grupo ALTER. Ao final, são focalizadas as limitações na utilização do dispositivo verificadas nas pesquisas do grupo e, também, o seu significativo legado para a Linguística Aplicada e para as Ciências do Trabalho no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is about the use of the methodological procedure called selfconfrontation by researchers from Applied Linguistics especially by the scholars from the research group Language Analysis, Educational Work and their relationships/ALTER, which developed its activities from 2002 to 2012, under the leadership of the professor doctor Anna Rachel Machado from PUC-SP. The article shows a selfconfrontation, its origins, theoretical references, phases and movements that must be followed in the use of this procedure. Afterwards, the use of the selfconfrontation was examined and discussed through doctoral and masters' theses produced by ALTER context. Finally, the limitations of the procedure application identified in the group researches and their meaning left to Applied Linguistic and the Work Sciences are presented.
  • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DISCURSIVIZADAS POR LICENCIANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Artigos

    ROHLING, Nívea; RODRIGUES, Rosângela Hammes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos em Letras - Português de um curso de Graduação na modalidade EaD, de uma universidade pública federal do sul do Brasil, no que se refere às suas concepções de linguagem. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. No tocante às concepções de linguagem discursivizadas pelos sujeitos da pesquisa, os dados apontam para: a) a reenunciação de uma concepção de linguagem que concebe a língua como única/homogênea; b) a reenunciação da noção de variação linguística; e c) a ausência discursiva no que se refere à concepção de linguagem como interação. Esses resultados demonstram um descompasso entre a formação docente inicial e o que se espera em termos de formação de professores previsto pelos documentos oficiais de ensino, nos quais o trabalho com as práticas de escuta, leitura e produção textual estão assentadas em uma concepção interacionista da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents an analysis of discursive productions of undergraduates from a Letters-Portuguese-distance education course at a public university located in Southern Brazil, referring to their conceptions of language. The theoretical and methodological foundation is based on studies from Bakhtin Circle. The research data consist of 106 discussion forums; 59 set of evaluation activities, posted on virtual teaching and learning environment from 2007 to 2011; and data from a questionnaire answered by 61 undergraduates in their respective poles in support of classroom teaching. Referring to the views of discursivization and language conceptions by the research subjects, the data point to: a) reenunciation of the conception of language that conceives language as a homogeneous, single entity; b) reenunciation of the notion of linguistic variation; and c) absence of discourse concerning the conception of language as interaction. These results demonstrate a gap between initial teacher education and what is expected in terms of teacher training provided by official documents of education, in which practices of listening, reading and textual production are settled in an interactionist conception of language .
  • LA CAPACIDAD DE CORRECCIÓN DE ERRORES Y EL FEEDBACKCORRECTIVO ESCRITO: ESTUDIO DE CASOS DE APRENDICES DE PORTUGUÉS HISPANOHABLANTES Artigos

    Rey, Maria Rocio Alonso

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La efectividad del feedback correctivo (FC) en la expresión escrita ha sido uno de los temas más controvertidos en las última décadas (BITCHENER y FERRIS, 2012; TRUSCOTT, 2007; VAN BEUNINGEN, 2010). Tras el predominio de los estudios experimentales de tipo cuantitativo preocupados por cuestiones de adquisición a largo plazo y centrados en una gama de errores muy restringida, se plantea la necesidad de prestar más atención a la mejora de la corrección de los textos oaccuracy y a las posibilidades delfeedback indirecto (FERRIS, 2010; STORCH, 2010). En este trabajo, se presenta un estudio de casos sobre la capacidad de detección de errores y los efectos del FC en la revisión de textos en hispanohablantes aprendices de portugués con diferentes grados de dominio de la lengua portuguesa. La capacidad de corrección de los errores, interpretada como proceso de detección de errores (noticing) y de recuperación de formas, es analizada mediante un test sin FC, un test con FC y un postest inmediato. Los resultados muestran que la capacidad de corrección mejora a muy corto plazo con la provisión de FC, si bien un conjunto de errores recuperables resultan no detectables para los aprendices.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The efectiveness of corrective feedback (CF) in written production has been controversial in the last decades (BITCHENER y FERRIS, 2012; TRUSCOTT, 2007; VAN BEUNINGEN, 2010). The investigation focused on experimental studies, with quantitative research, about long-term acquisition and with a restricted range of errors, but recently researchers make a call on the study of accuracy and indirect feedback (FERRIS, 2010; STORCH, 2010). This paper presents a cases study of error detection capacity and the corrective feedback effects on text editing in Spanish speakers learners of Portuguese with different levels of proficiency. Error correction, as the capacity of error detection and form recovery, is analysed in a test without CF, a test with CF and a very short-term postest. The results show that error correction capacity improves but has no effect on a set of errors that the learners can recover but they can´t notice.
  • CHAT EDUCACIONAL NO ENSINO DE ESPANHOL EM AMBIENTE VIRTUAL Artigos

    Barbosa-Paiva, Crisciene Lara

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisamos o chat educacional a partir da análise da construção composicional, dos conteúdos temáticos e da função em sessões de chat educacional dirigido ao ensino de espanhol como língua estrangeira para brasileiros. Verificamos a presença de cinco momentos, que constroem composicionalmente o gênero chat educacional. Houve a ocorrência de duas vertentes temáticas: a primeira, relacionada ao funcionamento, organização e realização de atividades do curso EPT e a segunda, ao conhecimento pessoal entre os participantes. No que tange à função, observamos que os participantes viam nele uma oportunidade de tirar as dúvidas com o professor ou com os colegas, conhecer melhor os participantes de curso ou praticar a língua estrangeira em contexto real de uso da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed at describing the educational chat based on the compositional construction analysis, on the theme content and on its function. Regarding the analysis of genre, we verified the presence of five moments, which compositionally construct the educational chat gender. As for the subject content, we found that there were two thematic components: the first one was related to the operation, organization and implementation of the activities of the course; and the second one, related to personal knowledge between the participants. Regarding the role of educational chat, during course, we observed that participants considered it as an opportunity to solve doubts with the teacher or with colleagues, learn more about the participants of the course or practicipate to a real context of foreign language use.
  • O componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas: desenvolvimento histórico e perspectivas na contemporaneidade Artigos

    Salomão, Ana Cristina Biondo

    Resumo em Português:

    RESUMO O componente cultural no ensino de línguas tem muitas vezes enfocado prescrições comportamentais e informações sobre o outro, geralmente envoltos em uma visão de compreensão e ausência de conflitos, recusando-se a ser ideológico e minimizando a problematização. Cultura, a nosso ver, é um processo constitutivo, dinâmico e (re)construído na interação, o que coloca para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira a necessidade de problematizar a noção de cultura nacional una e homogênea, que geralmente domina as práticas pedagógicas na área. Cremos ser importante não se associar uma língua a uma cultura e vice-versa, mas sim abranger questões que levam em conta a subjetividade do aprendiz e do professor. Assim, a fim de contribuir com a discussão sobre o componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, partimos de uma apresentação do desenvolvimento histórico do conceito de cultura, desde sua etimologia, perpassado seu desdobramento semântico e conceitual nas Ciências Sociais e Humanas, para então adentrarmos as teorias da Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Nesse sentido, discutimos as abordagens para inserção do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, apontando para o fato de que os avanços teóricos não correspondem ao que geralmente é trazido nos livros didáticos e práticas de sala de aula em relação à cultura devido à tendência em apresentar informações sobre a cultura do outro, por meio de comparações relativas a identidades nacionais e étnicas que veem a diferença cultural sob uma perspectiva objetivista. Ao questionarmos o pensamento que influenciou e continua a influenciar o papel do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, buscamos também apontar caminhos para sua inserção na educação linguística na atualidade de modo a enfocar a (inter-)subjetividade dos aprendizes como participantes na diversidade e a emergência da cultura, vista de forma dinâmica, na interação com o outro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The cultural component in language teaching has often focused on behavioral prescriptions and information about the Other, usually wrapped in a vision of understanding and absence of conflict, refusing to be ideological and minimizing problematizations. Culture, in our view, is a constitutive and dynamic process, built in interaction, which poses for foreign language teaching and learning the need to problematize the notion of one and homogeneous national culture, which usually dominates the pedagogical practices in the area. We believe that it is important not to associate a language to a culture and vice versa, but to cover issues that take into account the subjectivity of the learner and the teacher. In order to contribute to the discussion of the cultural component in language teaching, we begin with the presentation of the historical development of the concept of culture, from etymology, permeating its semantic and conceptual unfoldings in the Human and Social Sciences as well as in the theories of Applied Linguistics to the teaching of foreign languages. In this sense, we discuss approaches to the teaching of culture in language education, pointing that the theoretical advances do not correspond to what is usually brought in textbooks and in classroom practices in relation to culture due to a trend to provide information about the culture of the Other, by means of comparisons related to national and ethnic identities which see cultural difference through an objectivist perspective. By questioning the thought which has influenced and continues to influence the role of the cultural component in foreign language teaching, we also seek for ways of inserting it in language education nowadays so as to focus on the learners' (inter)subjectivity as participants in diversity and in the emergence of culture, viewed as dynamic, in the interaction with the Other.
  • O PRINCÍPIO FUNCIONAL/COGNITIVO DA ESTRUTURA DA INFORMAÇÃO E MECANISMOS SINTÁTICOS EM UM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO L2 Artigos

    Azevedo, Adriana Maria Tenuta de; Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de se investigar se os aprendizes de inglês como segunda língua (L2) reconhecem, implícita e/ou explicitamente, a existência do princípio funcional/cognitivo de distribuição da informação em um texto. A pesquisa também verificou o domínio, por esses aprendizes, de alguns dispositivos sintáticos relacionados às estruturas da informação e temática, que são usados para se atenderem a demandas comunicativas específicas. O referencial teórico baseia-se nos princípios da linguística funcional e conceitos ligados à cognição, em relação aos impactos da organização discursiva sobre escolhas linguísticas (Halliday, 1973; Chafe, 1995). O corpus desta pesquisa consistiu em uma série de exercícios que foram administrados aos alunos de graduação da habilitação em inglês. As descobertas lançam luz sobre o fato de que os alunos ainda não estão conscientes de vários processos que envolvem arranjos gramaticais e o fluxo do discurso, assim como eles não percebem bem como a gramática pode impactar a intenção comunicativa de um texto escrito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims at presenting the results of a study carried out in order to investigate whether learners of English as a second language (L2) recognize, implicitly and / or explicitly, the existence of the functional / cognitive principle of distribution of information in a text. The study also aimed at investigating whether learners were aware of the processes involving some syntactic arrangements, relative to the thematic and informational structure of a text, which are used to meet specific communicative demands. The theoretical background relies on the principles of functional-cognitive linguistics, relative to how discourse impacts linguistic choices (Halliday, 1973; Chafe 1995). The corpus of this research consisted of a series of exercises that were administered to undergraduate students, English majors. The findings shed light to the fact that learners are still unaware of most processes involving grammar arrangements and the discourse flow, as they are not very conscious of how grammar can impact the communicative intent of a written text.
  • RESENHA Resenha

    Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br