Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 58, Número: 2, Publicado: 2019
  • O PÓS-HUMANO É AGORA: UMA APRESENTAÇÃO Apresentação

    Buzato, Marcelo El Khouri
  • POR UMA VISÃO DE LINGUAGEM CIBORGUE E COLETIVA Dossiê

    Martins, Eduardo Espindola Braud; Viana, Rodrigo Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma visão de linguagem para pensar a complexidade da produção do corpo e das subjetividades contemporâneas, no que Deleuze (1990) denominou sociedades de controle (1990) e Preciado (2018), era farmacopornográfica. Para tanto, refletiremos sobre o corpo na atualidade e conceituaremos o modo de subjetividade produzido no momento presente, surgido com o avanço das tecnologias digitais da economia de plataforma (GUYER, 2016) de nosso século. Tal reflexão nos levará à personagem conceitual ciborgue (HARAWAY, 2000[1991]), a qual traz em sua materialidade corpórea uma ruptura com as perspectivas ontológicas tradicionais de linguagem e comunicação presentes no cotidiano de uma sociedade cada vez mais informatizada, e a uma discussão sobre as bases antropocêntricas que garantiram à Linguística erigir seus objetos de estudo. Com base em tal visão, propomos uma reformulação da concepção de linguagem a partir do conceito do ciborgue que nos legitime uma perspectiva de linguagem pós-humana, deslocando a concepção de linguagem de seu centro gravitacional modernista e antropocêntrico e conferindo um tecer mais coletivo e participativo de agentes diversos (LATOUR, 2012) nas produções sociodiscursivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article develops a view of language in order to to think about the complexity of bodily production and contemporary subjectivities in what Deleuze (1990) called societies of control and Preciado (2018) defined as a pharmacopornographic era. To do so, we will reflect on the question of the body today and discuss the mode of subjectivity produced in the current moment, one which arises with the advance of the digital technologies in the platform economy (GUYER, 2016) of our century. Such reflection will lead us to the cyborg concept (HARAWAY, 1991), a character that, with their corporeal materiality, ruptures with the traditional and ontological perspectives of language and communication in the daily life of an increasingly computerized society, and then to a discussion on the anthropocentric bases that allowed Linguistics to develop itself as an area of inquiry. Based on this, we reformulate the concept of language using the cyborg as a theoretical basis and argue for a post-human perspective of language, thus displacing the conception of language from its modernist and anthropocentric gravitational center and providing a more collective and participatory weave of multiple agents (LATOUR, 2012) in sociodiscursive productions.
  • HUMANOS/AS, OUTROS/AS NÃO-HUMANOS/AS, MATÉRIA E LÍNGUA/LINGUAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE PERSPECTIVAS PÓS-HUMANISTAS E DECOLONIAIS Dossiê

    Sousa, Laryssa Paulino de Queiroz; Pessoa, Rosane Rocha

    Resumo em Português:

    RESUMO Nosso objetivo é discutir perspectivas decoloniais e, principalmente, pós-humanistas, conforme nos engajamos em um diálogo interepistêmico, que engloba discussões sobre a matéria e a língua/linguagem. Em um primeiro momento, abordamos pensamentos indígenas de forma a relacioná-los com visões de mundo decoloniais e pós-humanistas, brevemente focando em alguns argumentos concernentes a essa relação e justificamos nossas escolhas. Partimos de críticas das ideias coloniais e humanistas sobre os seres humanos, os/as outros/as não-humanos/as e sobre a matéria, e então discutimos concepções tradicionais de língua. A partir de um quadro pós-humanista, abordamos entendimentos sobre língua/linguagem que diretamente se entrelaçam com a materialidade. Com base nas problematizações que apresentamos, nossa intenção é ampliar a compreensão do que significa ser humano/a e percepções de língua/linguagem, ao passo que nos envolvemos em um projeto que busca enxergar e ir além da arrogância humana. Portanto, encorajamos uma revisão onto-epistemológica da língua, com base em seu emaranhamento com a matéria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Our objective is to discuss decolonial and, mainly, posthumanist perspectives, as we engage in an inter-epistemic dialogue, which encompasses discussions on matter and language. At first, we address Indigenous thoughts in order to relate them to decolonial and posthumanist worldviews, briefly concentrating our attention on some arguments concerning their relation, and we justify our choices. We draw on critiques of colonial and humanist ideas about humans, nonhuman others and matter, and we then discuss traditional conceptions of language. From a posthumanist framework, we approach understandings of language that directly intertwine it with materiality. Based on the problematizations we present, our aim is to expand understandings of what it means to be human and perceptions of language, as we become involved in a project that seeks to see and go beyond human hubris. Therefore, we encourage an onto-epistemological review of language, based on its entanglement with matter.
  • ESCRITAS HUMANAS, MAS NÃO HUMANÍSTICAS Dossiê

    Signorini, Inês

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo-se da noção de “outros estruturais” do sujeito projetado/produzido pela tradição humanista, apresentada por Braidotti (2011; 2013; 2016), defende-se que as tecnologias da escrita, notadamente o texto e o livro, são elementos constitutivos do sujeito do humanismo e que tais tecnologias têm seus “outros estruturais” a serem também considerados. Através do exame de escritas ditas “menores” produzidas por interlocutores relevantes do pensamento pós-humanista crítico e de outros tipos de escrita produzidos por dois artistas contemporâneos, que atuam no campo da dramaturgia e das artes plásticas, procura-se demonstrar como funcionam esses outros dos modelos de escrita consolidados pela tradição humanista, notadamente os modelos grafocêntricos do racionalismo tecno-científico. Na medida em que favorecem a produção de devires por um sujeito material e situacionalmente encarnado, em contraposição a um cógito ou consciência transcendental desencarnada, afirma-se que os tipos de escrita examinados são relevantes para uma reflexão pós-humanista crítica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the notion of “structural others” of the humanistic subject (BRAIDOTTI, 2011, 2013, 2016), it is argued that writing technologies, in particular the text and the book, are constitutive elements of this subject and that the “structural others” of these writing technologies should also be considered. To illustrate the structural others of the writing models consolidated by the humanistic tradition, especially the grafocentric models of technical-scientific rationalism, the so-called “minor” writings produced by relevant humanistic authors and other types of writing produced by two contemporary artists working in the field of dramaturgy and the visual arts are examined. It is claimed that such writings are relevant to a post-humanist critical reflection because they favor the production of becomings by a materially and situationally embodied subject, as opposed to a cogito or disembodied transcendental consciousness.
  • POESIA CIBORGUE E PÓS-HUMANIZAÇÃO DA LINGUAGEM: DA EXTERNALIZAÇÃO TECNOLÓGICA À RECUPERAÇÃO DA AUTONOMIA HUMANA Dossiê

    Marques, Ana

    Resumo em Português:

    RESUMO Se o pós-humanismo surge hoje como expressão de formas diversas de questionar a excepcionalidade do humano, e se, por outro lado, a linguagem verbal é considerada uma expressão dessa mesma excepcionalidade do humano, a pós-humanização da linguagem revela uma tensão fundamental: entendida enquanto externalização e automação da linguagem verbal por via de dispositivos computacionais (programados para gerar enunciados linguísticos de forma relativamente autónoma), a pós-humanização da linguagem perturba não apenas a centralidade do humano no quadro da tradição iluminista, mas também a noção de que a linguagem verbal é exclusivamente humana. Este artigo reflecte sobre a linguagem gerada por dispositivos computacionais a partir da perspectiva dos estudos literários, e pretende sugerir caminhos de resposta a algumas das questões centrais que emergem do cruzamento entre cibernética, linguagem e literatura. O que acontece à linguagem quando esta é algoritmicamente processada e gerada? Como podem os processos de representação e produção simbólica ser pensados quando pensamos em agentes linguísticos artificiais? Em que circunstâncias podemos considerar que um texto gerado automaticamente é um poema? Através da análise de uma experiência poética que podemos adjectivar de pós-humana, no sentido em que faz uso de ferramentas e processos de geração automática de linguagem, evidenciaremos algumas das tensões entre os dispositivos computacionais e a escrita autoral, interrogando a possibilidade ou a imposibilidade de o literário se inscrever no campo cibernético da automação e demonstrando os limites da humanização da linguagem maquínica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT If post-humanism interrogates the exceptionality of the human, and if, on the other hand, verbal language is an expression of such exceptionality, then the post-humanization of language reveals a fundamental tension: understood as the externalization and automation of verbal language by means of computational devices (programmed to generate linguistic utterances in a relatively autonomous way), the post-humanization of language disturbs not only the centrality of the human, considered in the framework of the Enlightenment tradition, but also the notion that language is an exclusively human phenomenon. This article reflects on automatically generated language from the perspective of literary studies and draws on some of the central questions that emerge from the cross between cybernetics, language and literature. What happens to language when it is algorithmically processed and generated? How can the processes of symbolic representation and production be thought of in the context of artificial linguistic agents? When and how does an automatically generated text become a poem? By means of the analysis of a poetic experiment that can be considered as post-human, in the sense that it makes use of algorithmic tools and processes for the generation of language, we will highlight some of the tensions between computational devices and authorial writing, questioning the possibility or the impossibility for the literary to enroll in the cybernetic field of automation and demonstrating the limits of the humanization of machinic language.
  • ‘CONTAMINAÇÃO’ QUE FAZ PENSAR: LINGUÍSTICA APLICADA, LETRAMENTOS E PÓS-HUMANISMO Dossiê

    Takaki, Nara Hiroko

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo se propõe a apresentar características da perspectiva pós-humanista e relacioná-las a entendimentos contemporâneos sobre linguística aplicada e estudos de letramentos, com atividades preliminares nessa direção e indagações para futuros estudos. Como estudos interdisciplinares, o pós-humanismo se inspira no conceito de assemblage de Deleuze e Guattari (2005) e vem ganhando relevância de acordo com teóricos como Barad (2007), Braidotti (2018), Bennet (2010), Pennycook (2018), dentre outros. Uma das preocupações desses estudiosos é o futuro da pesquisa, ensino, aprendizagem de/em línguas/linguagens e práxis em termos filosóficos, transculturais e educacionais. Barad (2007), Bennet (2010) usam os termos humanos e nãohumanos enquanto Braidotti (2018) e Pennycook (2018) registram humanos e não-humanos. Às vezes, Bennet (2010) prefere humanos-nãohumanos para enfatizar a ideia de assemblage. Consideram tais agentes em assemblage vibrante em meio a uma gama ampliada de complexidades semióticas, espaciais e éticas na emergência do humanismo pós-humano, conforme argumenta Braidotti (2018). Isso requer uma linguística aplicada e estudos de letramentos dispostos a reconhecer que eles próprios são produtos de tais emaranhamentos, para os quais uma revisão de ontologias influenciando epistemologias e metodologias mostra-se produtiva

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper purports to present some characteristics of the posthuman perspective and relate them to contemporary understanding of applied linguistics and literacy studies with preliminary activities in this direction and interrogations for future studies. As interdisciplinary studies, posthumanism draws on Deleuze and Guattari’s notion of assemblage (2005) and has been gaining relevance according to theorists such as Barad (2007), Bennet (2010), Braidotti (2018) and Pennycook (2018), among others. One of their concerns is the future of language research, teaching, learning and enacting in philosophical, transcultural and educational ways. Barad (2007) and Bennet (2010)) use the terms humans and nonhumans while Braidotti (2018) and Pennycook (2018) write humans and non-humans. At times, Bennet (2010) prefers human-nonhuman(s) to emphasize the idea of assemblage. They consider such agents in vibrant interconnected assembles within a broader range of semiotic, spatial and ethical complexities in the emergence of posthuman humanism as Braidotti (2018) argues. This calls for applied linguistics and literacy studies willing to recognize that they themselves are products of such entanglements for which a revision of ontologies influencing epistemologies and methodologies might be productive.
  • REPENSANDO OS LETRAMENTOS PELA PERSPECTIVA PÓS-HUMANISTA Dossiê

    Ribas, Mario Marcio Godoy

    Resumo em Português:

    RESUMO O pós-humanismo não apenas convida a repensar a unidade básica de referência para o ser humano e as ciências humanas, como expande o conceito de (prática) social para abranger os seres humanos e os agentes não-humanos interagindo socialmente de forma mais horizontal e simétrica. A pesquisa sobre letramentos, diante dessa nova forma de olhar para o mundo, exige uma nova proposta teórica que supere binarismos usuais nesse campo de estudo tais como digital/analógico e múltiplos/único, entre outros. Portanto, este trabalho objetiva propor uma reflexão sobre o conceito de letramentos como práticas sociais sob uma perspectiva pós-humanista, considerando novas ideias vigentes na literatura sobre pós-humanismo, agência, cognição e subjetividade. Utiliza-se como método a pesquisa bibliográfica, tendo como principais referenciais os trabalhos da filósofa Rosi Braidotti sobre o pós-humanismo crítico, da crítica literária Nancy Hayles sobre a condição pós-humana, da física e teórica feminista Karen Barad acerca do realismo agencial e do linguista aplicado Alastair Pennycook acerca especificamente de sua proposta de uma linguística aplicada pós-humanista. O resultado dessa reflexão teórica indica que uma concepção pós-humanista de letramentos demanda que essas práticas sejam entendidas como práticas materiais-discursivas, isto é, práticas em que matéria e discurso emergem conjuntamente por intra-ação, o que implica um outro olhar para o que seriam os contextos, os sujeitos e os objetos dos letramentos. Por consequência, é também necessário considerar que os significados constitutivos dos letramentos não são isolados em unidades como palavras ou ideias de significantes, mas sim na rede material-discursiva construída por intra-ação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Posthumanism not only invites us to rethink the basic unit of reference for the human being and the human sciences, but also expands the concept of social (practice) to encompass human beings and nonhuman agents, interacting socially in a more horizontal and symmetrical way. The research on literacy, in this new way of looking at the world, requires a new theoretical proposal that surpasses usual binarisms in this field of study such as digital/analog and multiple/single, among others. Therefore, this paper aims to propose a reflection on the concept of literacies as social practices from a posthumanist perspective, considering new ideas in the posthumanism literature on agency, cognition and subjectivity. The methodology used in this paper is the bibliographic research and the main references are the works of the philosopher Rosi Braidotti on the critical posthumanism, the literary critic Nancy Hayles on the posthuman condition, the feminist theorist and theoretical physicist Karen Barad on the agential realism, and the applied linguist Alastair Pennycook specifically on his proposal of a posthumanist applied linguistics. The result of this theoretical reflection indicates that a posthumanist conception of literacies demands that these practices be understood as material-discursive practices, that is, practices in which matter and discourse emerge together by intra-action, implying another look at what the contexts, the subjects, and the objects of the literacies would be. Consequently, it is also necessary to consider that the constitutive meanings of the literacies are not isolated in units as words or ideas of signifiers, but in the material-discursive network constructed by intra-action.
  • O HIV, O CIBORGUE, O TECNOBIODISCURSIVO Dossiê

    Butturi, Atilio

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo pretende fazer uma leitura do dispositivo crônico da aids a partir das discussões sobre o pós-humanismo, tendo como pressuposto o conceito de tecnobiodiscursivo e seus efeitos. A hipótese a ser defendida é que esse dispositivo funcionaria como um modelo provocativo do pos-humanismo. Para tanto, inicialmente recorre à caracterização do tecnobiodiscursivo, segundo a ordem da cisão entre as modalidades de vida que, no capitalismo tardio, tem inscrições híbridas e colocam em suspenso categorias isoladas de corpo, sujeito e discurso. Depois, parte-se para uma descrição do dispositivo crônico da aids, a partir de uma breve genealogia, de modo a relacionar a cronicidade e suas estratégias médico-farmacológicas a novas modalidades de vida. Por fim, atenta-se para a possibilidade de aduzir, das discussões entre dispositivo e acontecimento tecnobiodiscursivo, um modelo provocativo de pós-humano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to approach the chronic apparatus of AIDS via discussions on posthumanism, assuming the concept of bio-technological-discoursive and its effects. The thesis being defended is that this apparatus would function as an explanatory-provocative paradigm of posthumanism. Therefore, it initially analyzes the characterization of discussions on bio-technological-discoursive, based on the order of the division between the modalities of life that, in late capitalism, have hybrid inscriptions and hold isolated categories of body, subject, and discourse in abeyance. It then offers a description of the chronic apparatus of AIDS, starting with a brief genealogy, in order to connect chronicity and its medical-pharmacological strategies to new modalities of life. Finally, it considers the possibility of introducing, from discussions between apparatus and discussions on bio-technolocal-discoursive event, a posthuman provocative model.
  • HUMANOS QUE QUEREMOS SER. HUMANISMO, CIBORGUISMO E PÓS-HUMANISMO COMO TECNOLOGIAS DE SI Dossiê

    Kawanishi, Paulo Noboru de Paula; Lourenção, Gil Vicente Nagai

    Resumo em Português:

    RESUMO Em momentos de transformações tecnocientíficas, o humano como espécie, como ideia ou como representação pode ser afetado. Entre as práticas envolvendo tecnologias que crescem atualmente, o biohacking é um termo potencial que engloba diferentes ações, representações e ideias e que de forma levemente sub-reptícia guarda certa premissa de atuar sobre o material orgânico [homo-coisa] com o objetivo de ‘aprimorar’ o ser humano, seja lá por meio de quantas múltiplas e diversas formas isso possa se dar. Este artigo em forma ensaística possui o objetivo de pensar sobre um dos processos de subjetivação de um sujeito pós-humano, partindo de um exemplo retirado do biohacking ocorrido em um evento na cidade de São Paulo. Para tal, pincelamos algumas referências sobre o ciborguismo enquanto um movimento que constrói a metáfora para uma subjetividade híbrida e, na sequência, passamos pelo conceito de pós-humanismo e duas de suas expressões mais proeminentes: o trans-humanismo e o pós-humano crítico. Ao final, argumentamos que, no caso de praticantes e personas hibridizadas pelo biohacking a noção de cuidado de si é um meio analítico de abordar o processo de subjetivação de um sujeito por meio das tecnologias de si.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In historical moments of technoscientific developments, the human can be affected as a species, as an idea or as a representation of himself. In these days, among the practices involving technologies, the biohacking is a potential term that encompasses different actions and ideas, and it keeps a specific premise of acting on organic material [homo-thing] with the aim of ‘improving’ the human being, whether through how many different forms it may take. This essay has the objective of thinking about the process of subjectivization of a posthuman subject, starting from an example taken from a biohacking event occurred in São Paulo. To do so, we will draw some references about the cyborgism as a movement that enacts the metaphor for a hybrid subjectivity, and after that, we will go through the concept of posthumanism and two of its most interesting expressions: transhumanism and the posthuman critical. In the end, we will argue that in the case of practitioners and people hybridized by the biohacking, the notion of self-care is a logical way of approaching the subjectivization process of a subject through the technologies of the self.
  • TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E POS-HUMANISMO: SOBRE A INCLUSÃO/EXCLUSÃO SOCIAL DOS CIBORGUES LOW-TECH Dossiê

    Kath, Elizabeth; Guimarães, Osorio Coelho; Buzato, Marcelo El Khouri

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discorre sobre as consequências de uma perspectiva pós-humanista para o problema de deficiência física, abordando o uso de tecnologias assistivas (TA) por pessoas com deficiência como a introdução de um ciborgue low-tech no mundo. Ao fazê-lo, destacamos exemplos de TAs de comunicação e fornecemos analogias entre TAs e línguas na constituição do Self e do contexto social. TAs são informadas ideologicamente, de modo que podem ser vistas tanto como uma maneira de “consertar” uma pessoa “incapacitada”, quanto como uma estratégia para superar um contexto físico e social que incapacita algumas pessoas e torna outras pessoas “capazes”. Argumentamos que tornar-se um ciborgue low-tech pode ser uma forma de inclusão social se entendermos que a deficiência é produzida pelo contexto, e não uma disfuncionalidade inerente ao indivíduo. Com base nesse pressuposto, identificamos duas estratégias de inclusão social do ciborgue low-tech: desincorporação do Self e virtualidade corporificada. Destacamos, no entanto, que ciborgues low-tech podem ser configurados por necessidade ou por escolha e acrescentamos que os mesmos fatores socioeconômicos que produzem desigualdade em geral são ativos na também na sua exclusão/inclusão social. Assim, TAs adotadas por escolha podem se transformar em uma maneira de ampliar o fosso entre ciborgues ricos e pobres, sendo que os dois tipos de ciborgues podem estar cada vez mais sujeitos à exploração cognitiva e afetiva no contexto do Capitalismo Cognitivo. Nós concluímos que uma perspectiva pós-humanista da deficiência não é sobre tornar inteiros “seres humanos com deficiência”, nem sobre tornar “humanos inteiros” mais do que humanos, mas sobre como manter o Self e o outro conectados eticamente, quer em condicoes de desincorporacao do Self, ou de virtualidade incorporada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we elaborate on the consequences of a post-humanist perspective to the problem of physical disability by approaching the use of assistive technologies (AT) by disabled people as the introduction of a low-tech cyborg in the world. In doing so, we highlight examples of communication ATs and provide analogies between ATs and languages in the constitution of selves and social contexts. ATs are informed ideologically, so they can be seen both as a way to “fix” an “impaired” person, or as a strategy to overcome a physical and social context that disables some people and makes other people “able-bodied”. We argue that becoming a low-tech cyborg can be a form of social inclusion if we understand disability to be produced by the context, rather than as an inherent dysfunctionality of the individual. Based on this assumption, we identify two strategies of social inclusion of the low-tech cyborg: disembodiment of the Self, and embodied virtuality. We remark, however, that low-tech cyborgs can be configured out of necessity or choice and add that the same socioeconomic factors that produce inequality in general are also active in the social exclusion/inclusion of the low-tech cyborg. Thus, ATs can be adopted and transformed by choice so as to broaden the gap between cyborg haves and have nots, while both kinds of cyborgs can become increasingly subject to cognitive and affective exploitation in the context of cognitive capitalism. We conclude that the potential of a post-humanist perspective to disability should not be about making “impaired humans” integer, nor making “integer humans” more than human, but keeping selves ethically connected with others whether by virtual embodiment or embodied virtuality.
  • (DES)ABILITANDO CORPO E CONSCIÊNCIA: POSTERIDADE TECNOLÓGICA E APÓS-HUMANOS EM REALIVE E UPGRADE Dossiê

    Datta, Asijit

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo fala sobre espaços pós-humanos e pós-vida tecnológica associados à fisionomia dos humanos. A alteração mecânica no funcionamento biológico é experimentada diretamente na apreensão da consciência orgânica. A ruptura na consciência divide-a em duas partes distintas - uma pertencente ao humano em desaparecimento, a outra ao cibernético emergente. O novo ser não é mais um humano, mas (um) outro humano, uma similitude diversa evoluída. No filme Realive (2016), encontramos uma extensão de um self além da morte, quando colocado em outro corpo. Porém, esse aprimoramento torna difusas todas as reações “naturais” e veículos de significado, principalmente o conhecimento da morte e da mortalidade. Em uma restauração Frankensteiniana clássica, Marc é reanimado, em 2084, por métodos de criogenização, sob a bandeira do “Projeto Lázaro”. As “humáquinas” pós-humanas dissolvem a posição do humano teleológico, estendendo o DNA à digitalidade. Upgrade (2018) mostra a metamorfose de Gray Trace, um ludita, via um chip intensificador biomecânico nele instalado, Stem. O implante, semelhante a uma barata, não apenas apaga o corpo tetraplégico de Grey, mas, ironicamente, “deseja” possuir e manobrar o corpo do seu hospedeiro. A consciência robótica nesses depois-de-humanos assimilados é uma consciência emprestada, ativada pela infusão da partícula biológica evanescente - a vida. Nanotecnologia, máquinas moleculares, manipuladores de nervos, câmeras implantadas no cérebro, nanorrobôs autogeradores e membros artificiais surgem como elementos da utopia/distopia pós-humana. Paradoxalmente, em ambos os filmes, os protagonistas, após sua reanimação e upgrade, tentam retornar às suas posições originais de morte e deficiência física. Buscando recuperar o corpo vivido, eles perdem sua reciprocidade corporificada com animais, máquinas e outras formas de vida. A potencialidade misteriosa, irredutível, desconhecida e incognoscível da vida é nivelada e dissipada pelo excedente informacional. Este artigo tenta discutir as reações do corpo físico enquanto memória pós-criogenização e compreender os limites da incapacitação psicológica e da morte da consciência após a reconstrução tecnológica do corpo deficiente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT My paper talks about post-human spaces and technological afterness associated with the physiognomy of humans. Mechanical alteration in biological mechanisms is directly experienced in seizing of organic consciousness. The rupture in consciousness splits it into two distinct parts-one belonging to the disappearing human, the other to the emerging cybernetic. The new being is not another human, but (an)other human, an evolved different sameness. In the film Realive (2016) we encounter an extension of the self beyond death by re-placing it into another body. However, this enhancement diffuses all ‘natural’ responses and meaning-making vehicles, primarily the cognizance of death and mortality. In a classic Frankensteinian restoration, Marc is reanimated in 2084 through extensive methods of cryonization under the banner ‘Lazarus project’. The post-human ‘humachines’ dissolve the position of the teleological man and stretch DNA to digitality. Upgrade (2018) shows us the metamorphosis of Grey Trace, a luddite, by an installed biomechanical enhancer chip, Stem. The roach-like implant not only erases Grey’s quadriplegic body, but ironically ‘desires’ to possess and manoeuver the host’s body. Robotic consciousness in these assimilated after-humans is borrowed consciousness activated by infusing the evanescent biological particle - life. Nanotechnology, molecular machines, nerve manipulators, cameras implanted inside the brain, self-generating nanobots, artificial mechanical limbs have emerged as elements of posthuman utopia/dystopia. Paradoxically, in both the films the protagonists, after their reanimation and upgradation, try to return to their original position of death and disability. In their quest to retrieve the lived body they lose their embodied reciprocations with animals, machines and other forms of life. The mysterious, irreducible, unknown and unknowable potentiality of life is levelled and dissipated by surplus information. This paper attempts to discuss the reactions of embodied body as memory post-cryonization, and to understand limits of psychological disability and death of consciousness after technological reconstruction of the disabled body.
  • ANFITRIÕES: DELINEANDO O CONCEITO DE PÓS-HUMANO NA SÉRIE TELEVISIVA WESTWORLD Dossiê

    Alves, Lynn Rosalina Gama; Souza, Maria Carmem

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo parte da discussão sobre o pós-humano que vem crescendo ao longo dos últimos trinta anos, destacando especialmente a década de noventa quando pesquisadores do cenário internacional e nacional ampliaram o debate, a partir das hibridações entre o corpo e as inovações tecnológicas. Esta temática também vem sendo apresentada de distintas formas na literatura, como no clássico Frankenstein de Mary Shelley (1818); e na linguagem audiovisual com animações, histórias em quadrinhos, filmes e narrativas seriadas televisivas. É nesse contexto que se insere este artigo que, partindo da questão o que é ser pós-humano na sociedade contemporânea, dialoga com as produções fílmicas e séries televisivas, especialmente analisando a série Westworld, transmitida pelo canal HBO, desde o ano de 2016. O nosso objetivo é, tomando como referência a trama dessa série, discutir e refletir sobre a linha tênue que nos separa dos androides em uma sociedade em que, de certa forma, todos nós estamos nos tornando pós-humanos. Os resultados da análise estabelecendo relações entre a narrativa da série indicada e o contexto da sociedade contemporânea, especialmente os relacionados com espaços de aprendizagem escolar e acadêmico, apontam preocupações relacionadas com temas emergentes como vigilância, acesso indevido e antiético aos dados gerados e armazenados a partir de algoritmos, a interface homem/máquina, ações invasivas mediadas pelas tecnologias que são acopladas para potencializar funções cognitivas e, por fim, a questão da violência que tem retornado neste atual contexto mediado pelo medo. Embora os resultados não pareçam alvissareiros, destacamos que a emergência de novas formas de hibridação que favorecem a (re)construção do pós-humano nos permite explorar universos inusitados, potencializando novas formas de viver, aprender e amar na sociedade contemporânea, indo além de extensões e próteses para fundamentar práticas criativas e inovadoras, especialmente no cenário escolar e acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article stems from the debate on Post-human which has been gaining momentum over the last thirty years, especially the nineties, when national and international researchers widened the debate taking into consideration the hybridization between body and recent technological innovation. The theme has also been presented in distinct forms: in literature, such as the classic Mary Shelley’s Frankenstein (1818); in audiovisual language by means of animation, cartoons, movies and TV series narratives. The present article lies within that context and stems from the question of what it is to be Post-human in the contemporary society in order to dialogue with filmic productions and TV series, especially analyzing the series Westworld, broadcast by HBO channel since 2016. Our aim is, taking the plot of that series as a reference, to discuss and to reflect upon the thin line that separates us from androids within a society where all of us are becoming, in a way, Post-human. The analysis results, while stablishing relations between the narrative of the indicated series and the context of contemporary society, point to preoccupations related to emerging themes such as vigilance, unauthorized and anti-ethical access through invasive actions mediated by technology which are attached in order to potentialize cognitive functions, among others and, finally, the question of violence that has returned in that context mediated by fear. Although the results do not seem as good news, we point out that the emergence of new forms of hybridization, which favor the (re)construction of Post-human, allows us to explore unthinkable universes, potentializing new forms of living, learning and loving within contemporary society, going beyond extensions and prostheses, in order to substantiate creative and innovative practices, especially in the school scene.
  • OS JOGOS VORAZES É UMA UTOPIA? O FEMININO COMO PONTE PARA O RETORNO À NATUREZA NA DISTOPIA CONTEMPORÂNEA Dossiê

    Pereira, Ânderson Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO A distopia contemporânea distingue-se dos textos canônicos do gênero, uma vez que problematiza a tecnologia e é permeada pelo pós-humanismo. Esta atualização no gênero distópico possui um subtexto utópico na narrativa. Nela, a utopia só é alcançada por um retorno à natureza; tal conexão entre a humanidade e a natureza só será restaurada pelo feminino que funcionará como uma ponte para uma relação pós-humana entre as espécies. Este trabalho partirá das contribuições de Derrida (1973), Dunja M. Mohr (2007), Rita Terezinha Schmidt (2017) e Cary Wolfe (2009) para analisar a trilogia Jogos Vorazes (2008, 2009, 2010), com o objetivo de discutir epistemologicamente o subtexto utópico. O artigo mostrará que Rue e Katniss criarão um forte vínculo com a natureza, sendo a última personagem feminina responsável por guiar a sociedade a um lugar utópico pós-humano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Contemporary dystopia has distinguished itself from the canonic texts of the genre since it has problematized technology and is permeated by posthumanism. This update in the dystopian genre has a utopic subtext within the narrative. In it, utopia is only achieved by a return to nature; such a connection between humanity and nature will only be restored by the feminine who will work as a bridge to a posthuman relation among species. This paper will start from the contributions of Derrida (1997, 2008), Dunja M. Mohr (2007), Rita Terezinha Schmidt (2017) and Cary Wolfe (2009) to analyze the trilogy Hunger Games (2008, 2009, 2010), aiming to discuss epistemologically the utopic subtext. The paper will show that Rue and Katniss will create a strong bond with nature, being the last female character responsible to lead society to a posthuman utopic place.
  • ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE), ACCIÓN POÉTICA E XENOFOBIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS Artigos

    Beviláqua, André Firpo; Leffa, Vilson José; Kieling, Helena dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho versa sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) na perspectiva dos Letramentos Críticos. O objetivo geral do estudo é investigar em que medida um Recurso Educacional Aberto (REA) na perspectiva dos Letramentos Críticos pode propiciar (ou não) affordances para a produção de eventos discursivos sensíveis a problemas sociais como a xenofobia. Os objetivos específicos da pesquisa são três, a saber: a) Apresentar o REA desenvolvido (objetivos do material, princípios teórico-metodológicos que nortearam o seu desenvolvimento, materiais e ferramentas utilizados durante a sua produção, etc.); b) Analisar duas amostras dos eventos discursivos oriundos desse REA, com vistas a identificar indícios de Letramentos Críticos; c) Discutir possibilidades teórico-metodológicas para o redesign desse material. O estudo foi desenvolvido na disciplina “Oficina de Produção Textual”, da Licenciatura em Letras Espanhol a Distância da Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UFSM/UAB). Nesse sentido, apresenta características de uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico (BOGDAN e BIKLEN, 1996). Os resultados da pesquisa indicam que REA na perspectiva dos Letramentos Críticos podem propiciar affordances para a produção de eventos discursivos sensíveis a problemas sociais como a xenofobia, uma vez que, apesar da pequena quantidade de amostras analisadas, foi possível identificar indícios de um Letramento Crítico no que diz respeito a tal questão. Esperamos, futuramente, ampliar o número de amostras, apontando também casos que tiveram menor sucesso, bem como motivações possíveis para isso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study is about the production of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy. The overall objective of the study is to investigate to what extent an Open Educational Resource (OER) from the perspective of Critical Literacy can provide (or not) affordances for the production of discursive events sensitive to social problems such as xenophobia. The specific objectives of the research are three, namely: a) Present the developed OER (materials objectives, theoretical and methodological principles that guided its development, materials and tools used during its production, etc.); b) Analyze two samples of the discursive events from this OER, in order to identify indications of Critical Literacy; c) Discuss theoretical and methodological possibilities for the redesign of this material. The study was developed in the course “Textual Production Workshop”, in the online bachelor’s degree in Spanish at the Federal University of Santa Maria, in partnership with the Open University of Brazil (FUSM/OUB). In this sense, it presents characteristics of a qualitative research of a phenomenological nature (BOGDAN and BIKLEN, 1996). The results indicate that OER in the perspective of Critical Literacy can provide affordances for the production of socially sensitive discursive events such as xenophobia, since, despite the small sample analyzed, it was possible to identify traces of Critical Literacy. We hope, in the future, to increase the number of samples, also pointing out cases that had less success, as well as possible motivations for this.
  • LÍNGUA E CULTURA NA FEMINIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES NO BRASIL Artigos

    Balestro, Ana Cristina; Pereira, Telma

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem por objetivo geral refletir sobre língua e cultura no contexto da “feminização das migrações” (CORTES, 2016; MARINUCCI, 2007; MEJIA; CAZAROTTO, 2016), especificamente a migração de refúgio, pensando o fenômeno sob uma perspectiva dos estudos em Políticas Linguísticas. Ao considerar-se trajetórias de migração, entendemos que os objetivos e os desafios podem mudar conforme o gênero: segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) a discriminação contra as mulheres e meninas, e violências derivadas dessa, é causa e também consequência do deslocamento forçado. No Brasil, a presença feminina na imigração de refúgio se apresenta expressiva: em 2016, segundo dados da Secretaria Nacional de Justiça, as mulheres representaram mais de 30% dos que buscam acolhimento no país. Buscamos refletir sobre (i) as barreiras linguísticas na inserção social e linguística na sociedade de acolhimento, (ii) a língua e cultura de origem e aquelas de acolhimento, através de narrativas de uma refugiada em entrevistas disponíveis online. Contextualizamos a pesquisa com uma revisão bibliográfica, com dados consolidados por estudos sobre a realidade da imigração no Brasil nos últimos anos (ACNUR, CONARE, IMDH, OBMigra).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper proposes a reflexion on the language and culture in the context of the “feminization of migrations” (CORTES, 2016; MARINUCCI, 2007; MEJIA; CAZAROTTO, 2016), specifically the refuge migration, taking the phenomenon from a study perspective in Language Policy. Considering the migration trajectories, we understand that the objectives and challenges can varydepending on gender: according to the UNHCR, discrimination against women and girls and the resulting violence is both cause and consequence of forced displacement. In Brazil, the presence of women in refugee immigration is significant: in 2016, according to data from the National Secretariat of Justice, women represented more than 30% of those seeking refugee. We seek to (i) reflect on language barriers in social and linguistic insertion in the host society, (ii) propose a reflexion on the language and culture of origin and those of host country, through the narratives of a woman refugee in interviews available online. We contextualize the research with a bibliographical review, with data consolidated by studies on the reality of immigration in Brazil in recent years (UNHCR, CONARE, IMDH, OBMigra).
  • EL ‘NATIVOHABLANTISMO’ EN LA INVESTIGACIÓN DE LAS LENGUAS INDÍGENAS: EL CASO DEL MAPUDUNGUN EN CHILE Artigos

    Alvarado, Marco Espinoza

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo expando la noción de ‘nativohablantismo’ (o ideología del hablante nativo) y discuto su presencia e implicancias en algunas investigaciones acerca de la situación sociolingüística de la lengua mapuche en Chile. En los trabajos que discuto, se asume la ventaja del hablante nativo (HN) de lengua indígena como investigador de fenómenos sociolingüísticos complejos, como el desplazamiento lingüístico, que afectan a grupos humanos también complejos. Argumento que este tipo de nativohablantismo, más que ser una alternativa teórico-metodológica para conceptualizar y estudiar la realidad sociolingüística, o ilustrar la emergencia de una epistemología propia y subalterna, solo contribuye a la creación de jerarquías intra e intergrupales, a la definición de relaciones de poder y a la disputa por la legitimidad en la generación de conocimiento. Así, este tipo de nativohablantismo, más que abrir posibilidades para pensar ciertas realidades sociolingüísticas de manera alternativa, desafiando la forma en que las hemos estudiado, limita nuestras maneras de conceptualizar estos problemas y perpetúa una visión esencialista, ahistórica y apolítica tanto de los procesos por los que atraviesan las lenguas y grupos minorizados como del aparato conceptual y metodológico con que se han estudiado. Los casos que discutiré, aunque reducidos, refieren a dos aristas no consideradas en el debate en torno al nativohablantismo (HN investigador / HN de lenguas indígenas) al mismo tiempo que revelan las paradojas presentes en torno a la politización de ciertas categorías en la lingüística: mientras que, por un lado, el concepto HN se desnaturaliza y deconstruye, por otro, se idealiza y fetichiza (MUNI TOKE, 2014c). Finalizo discutiendo las implicancias de este nativohablantismo en el contexto de las lenguas indígenas minorizadas en Chile y de la comprensión de su situación sociolingüística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper I expand the notion of nativespeakerism (or ideology of the native speaker) and discuss its presence and implications in a few studies about the sociolinguistics of the Mapuche language in Chile. In these studies an assumption is made regarding the inherent advantages of the native speaker (NS) of an indigenous language as a researcher of complex sociolinguistic phenomena, such as language shift, that affect their own group. I argue that this type of nativespeakerism, rather than being a theoretical and methodological alternative for the conceptualization and study of sociolinguistic reality, or exemplifying the emergence of an indigenous and subaltern epistemology, works on an ideological dimension that only contributes to the creation of hierarchies between and within groups, to the definition of power relations, and to the dispute over the legitimacy in the production of knowledge. Thus, this type of nativespeakerism, rather than opening up alternative routes for thinking about sociolinguistic realities, challenging the way these have been studied, limits the ways in which we can conceptualize these phenomena and promotes an essentialist, ahistorical and apolitical view of the complex processes minoritized languages and groups are undergoing. The cases I will discuss, even though reduced in number, refer to two aspects not considered in debates around nativespeakerism (NS researcher / NS of indigenous languages), and, at the same time reveal the paradoxes around the politicization of certain linguistic categories: while the NS is deconstructed and criticized, it is also idealized and fetichized (MUNI TOKE, 2014c). I conclude the paper discussing the implications of this type of nativespeakerism in the context of minoritized indigenous languages in Chile and the study of their sociolinguistic situation.
  • COLOCACIONES GRAMATICALES VERBO + PREPOSICIÓN EN ELE: ASPECTOS DE NATURALIDAD EN APRENDIENTES ANGLÓFONOS DE NIVEL A2 Y B1 Artigos

    Torres, René Edgardo Oportus; Cabrera, Anita Alejandra Ferreira

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El siguiente trabajo presenta los resultados del análisis de dos sub-corpus escritos de aprendientes anglófonos de ELE de niveles A2 y B1, cuyo propósito es examinar la producción de colocaciones gramaticales verbo + preposición (ColGram v+p) en relación con la producción de un corpus comparable de hablantes nativos (HN) de español. Para ello, se identifican las ocurrencias colocacionales, se determina su corrección desde un punto de vista de la combinatoria colocacional, y se describen los usos aceptables acorde el patrón sintáctico-semántico que las caracteriza. Basados en los datos de frecuencia, se concluye que los aprendientes muestran rasgos de naturalidad restringida en el uso de las unidades estudiadas, en términos que el nivel A2 produce un menor número y menor variedad de unidades que los HN; mientras que el nivel B1, aunque alcanza una frecuencia similar, presenta también un índice de variedad inferior a los HN, tal como el nivel A2. Lo anterior se explicaría en cuanto se constata el uso recurrente de algunas colocaciones en particular en ambos grupos de aprendientes, las que contribuyen a engrosar la frecuencia; no así, la variedad. Además, en los usos correctos sobresalen las frecuencias inferiores de los aprendientes en los subtipos de ColGram v+p que incluyen usos pronominales de verbos, contrastando con el mayor uso de los HN. Este trabajo aporta desde un punto fraseológico a la investigación de las combinaciones verbo + preposición de fijación intermedia de la interlengua colectiva de aprendientes anglófonos de ELE.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The following article presents the results of the analysis of two written sub-corpora of Anglophone learners of Spanish a foreign language of levels A2 and B1, whose objective is to examine the production of grammatical collocations verb + preposition (GramCol v+p) in relation with the production of a comparable corpus of native speakers (NS) of Spanish. To this end, collocational occurrences are identified, correction from a collocational combinatory viewpoint is determined, and acceptable uses are described according to characterizing syntactic-semantic patterns. Based on frequency data, it is concluded that learners exhibit features of restricted naturalness in the use of the observed units, in terms that A2 level produces a lower number and lower variety than NS; while B1 learners, though reaching similar frequency as NS, they also present a lower variety, similar to that of A2. The above could be explained with the recurrent use of some collocations in particular by both groups of learners which contribute to gross frequency, though not to variety. Additionally, within acceptable collocational uses, learners´ lower frequency of subtypes which include pronominal verbs stands out as a difference regarding NS use. This work contributes from a phraseological perspective to the study of combinations verb + preposition of intermediate fixedness in the collective interlanguage of Anglophone learners of Spanish as a foreign language.
  • EL VERBO SER: CÓMO ORIENTAR LA COMUNICACIÓN Artigos

    Giordano, Roberta

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El posicionamiento del verbo ser puede responder a una necesidad lógica y pragmático-discursiva, antes que lingüístico-formal precisa, con la que destacar, enfatizando, algún segmento oracional. Analizaremos el papel focalizador que la cópula desempeña, y, teniendo presente los contextos de uso, parangonaremos también el fenómeno sintáctico del hendimiento español con su correspondiente forma italiana, tratando de hacer emerger, así, las coincidencias y divergencias. Reflexionaremos acerca de la gestión de las estructuras marcadas, en las que la dislocación de un segmento mediante la introducción de la cópula sirve para remarcar cierto dato informativamente relevante, y, por último, acerca de las ventajas de un uso didáctico de esta estrategia discursiva (E/LE).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The positioning of the verb ser corresponds to a logical and pragmatic-discursive necessity, before than linguistic-formal one, useful to emphasize some sentence constituent. We will analyze the focalizing role of the copula, and we will compare the spanish cleft sentences with their corresponding italian phrases too, trying to make emerge the coincidences and divergences. Then, we will study the management of these marked structures, in which the dislocation of some of its elements serves to highligh the relevant informative core of the message. Finally, we will reflect on the advantages derived from a didactic use of this discourse strategy (S/FL).
  • ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A PROMESSA: O DISCURSO ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA TEORIZAÇÃO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Artigos

    Gasparini, Edmundo Narracci

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta parte de uma pesquisa que investigou o discurso acerca das novas tecnologias na teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Na pesquisa, foram analisados artigos científicos publicados em um periódico online do campo da Linguística Aplicada. Os resultados da análise aqui apresentada indicam que o discurso investigado se constitui na relação com dois outros discursos, quais sejam, o discurso do material didático e o discurso da tecnologia em si. O recorte aqui apresentado indica que é entre a condição de material didático utilizado por professores e alunos e a de garantia de aprendizagem bem-sucedida que as novas tecnologias se constituem no âmbito da teorização sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. No jogo interdiscursivo aqui delineado, o ponto em que as novas tecnologias nos subjetivam, uma vez que fazem parte de uma engrenagem de poder constitutiva do mundo contemporâneo, é objeto de um silenciamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents part of a research which investigated the discourse upon new technologies in the theorization about foreign language teaching and learning. The research aimed at investigating the discourse upon new technologies in theorization, and papers published in an online journal of Applied Linguistics were analysed. The results presented here indicate that the discourse which was investigated is constituted in relation to two other discourses: the discourse of pedagogical instruments and the discourse of technology itself. According to the analysis presented here, it is between pedagogical instrument used by teachers and students and guarantee of successful learning that new technologies are constituted in the theorization about foreign language teaching and learning. In the interdiscursive relations delineated here, the point in which new technologies subjectivize us, once they are part of power relations in the contemporary world, is silenced.
  • PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: A ESCRITA DE SURDOS EM APRENDIZAGEM COLETIVA Artigos

    Almeida, Djair Lázaro de; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar o processo de escrita em Língua Portuguesa, como segunda língua, desenvolvido por participantes surdos em situação de oficinas. Para tanto se propôs um trabalho de produção textual por meio da reescrita coletiva de uma história de aventura, por confabulações entre pares surdos e educadores ouvintes, tendo a Libras como língua de interlocução. Observou-se a evolução dos participantes surdos na organização da escrita, desde a recuperação da sequência lógica por princípios de coesão e coerência, passando pelo estabelecimento da ordem sintática por adequação verbal de acordo com exigências discursivas e textuais, até o despertar para o uso consciente das preposições e dos adjetivos na resolução de questões de comunicação e de narratividade de seus enunciados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to describe and analyze the process of writing in Portuguese as a second language developed by deaf participants in workshops. For this, a work of textual production was proposed through the collective rewriting of an adventure story, by confabulations between deaf couples and listening educators, by using Libras as the language of interlocution. It was observed the evolution of deaf participants in the organization of writing, from the recovery of the logical sequence by principles of cohesion and coherence, through the establishment of syntactic order by verbal adequacy according to discursive and textual requirements, until awakening to conscious use of the prepositions and the adjectives in the resolution of questions of communication and of narrativity of its statements.
  • DEVIR-SELVÁTICA: LINHAS DE RUPTURA E ADAPTABILIDADE Artigos

    Ferreira, Dina Maria Martins; Silva, Jony Kellson de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Pretendemos mapear linhas de ruptura e adaptabilidade de um devir-selvática. A articulação teórica versa sobre: a consideração da arte e sua reprodutibilidade técnica, segundo Walter Benjamin; o aspecto iterável da linguagem, operacionalizado por Derrida; e a relação entre agenciamento, subjetivação e devir, de acordo com Deleuze e Guattari. Considerando a prática discursiva de um devir-selvática, vemos processos de ruptura e adaptabilidade para com uma metafísica da unidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We intend to map the lines of rupture and adaptability of a becoming-junglehood. The theoretical framework consisted of considering art and its technical reproducibility, according to Benjamin; the iterability of language as displayed by Derrida; and the relation between assemblage, subjectivation and becoming, according to Deleuze and Guattari. We see processes of rupture and adaptability against a metaphysics of unity when a discursive practice of becoming-junglehood is considered.
  • O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIALÓGICO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Artigos

    Silva, Jonathan Zotti da; Gallon, Mônica da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Science fairs boost scientific research at school. Since scientific knowledge is privileged in this kind of event, the most prestigious projects are the ones that result from a systematic investigation. In order to enable the planning of investigative projects in a public school of Canoas (RS), this paper aims to propose a dialogical model for the planning of research projects for middle school students. From the academic literacies perspective (LEA; STREET, 1998), the model proposed here seeks to clarify to students what counts as knowledge in a certain area and how it appears in the writing of the project. According to the principles of formative assessment (BLACK; WILIAM, 1998), it was developed a rubrics framework for the elements of a research project. This strategy sees students as protagonists of learning and assessment processes because it allows them to know beforehand how they will be evaluated and what they have to do to achieve the stated goals. In addition, students can also act as concerned readers of each other’s projects, grading them according to the rubrics framework and writing opinions as a form of feedback
  • (META)PRAGMÁTICA DA VIOLÊNCIA LINGUÍSTICA: PATOLOGIZAÇÃO DAS VIDAS TRANS EM COMENTÁRIOS ONLINE Artigos

    Silva, Danillo da Conceição Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo construir inteligibilidades contingentes acerca de eventos interacionais marcados pela violência linguística praticada contra pessoas trans, a partir da análise de atos de fala em circulação em comentários online. Nesse sentido, discuto os resultados de uma pesquisa qualitativa, inspirada na etnografia virtual, feita entre julho de 2015 e julho de 2016, na seção de comentários do site de notícias brasileiro G1, em três matérias jornalísticas relacionadas à encenação de uma crucificação realizada pela atriz e modelo transexual Viviany Beleboni, durante a 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Do ponto de vista teórico, são mobilizados saberes relativos à noção de linguagem como performance, às discussões sobre a violência linguística e ao processo de patologização das vidas trans. No trabalho analítico empreendido, foram focalizados os processos de entextualização acionados pelos participantes em seus comentários online. Assim, em razão do olhar adotado sobre os dados gerados, o que se observa é a produção de uma (meta)pragmática engajada no reestabelecimento de contextos violentos, relativos a discursos médico-científicos patologizantes, com vistas a dotar de força ilocucionária os atos de fala transfóbicos, capazes de subalternizar e ferir pessoas trans por meio da linguagem. Desse modo, a pesquisa realizada permitiu salientar o potencial de um modelo indisciplinar e descentrado de investigação em linguagem, comprometido com a compreensão de práticas semióticas situadas na elaboração da realidade social, particularmente em tempos de alta reflexividade e trânsitos textuais intensos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to construct contingent intelligibilities about interactive events marked by linguistic violence practiced against trans people, from the pragmatic (meta) analysis of speech acts in circulation in online commentaries. In this sense, the results of a qualitative, ethnographic-inspired research conducted by the author between July 2015 and July 2016 are presented and discussed in the comments section of the Brazilian news site G1, in three journalistic articles related to the staging of a crucifixion performed by actress and transsexual model Viviany Beleboni during the 19th edition of the LGBT Pride Parade in São Paulo. From the theoretical point of view, knowledge about the notion of language as performance, discussions about linguistic violence and the process of pathologization of trans lives are mobilized. In the analytical work undertaken, we focused on the interpretation of linguistic contextualization clues, indexicality dynamics and the processes of entextualization triggered by the participants in their online commentaries. Thus, due to the adopted view of the data generated, what is observed is the production of a pragmatic (meta) pragmatics engaged in the reestablishment of violent contexts, related to pathological medical-scientific discourses, with a view to providing illocutionary force with the acts of speaks transphobic, capable of subalternizing and hurting trans people through language. In this way, our research allowed us to highlight the potential of an undisciplined and decentralized model of language research, committed to the understanding of semiotic practices in the elaboration of social reality, particularly in times of high reflexivity and intense textual transits.
  • GIOVANI, ELENA; GAMBIER, YVES (ED.). RECEPTION STUDIES AND AUDIOVISUAL TRANSLATION. AMSTERDAM/PHILADELPHIA: JOHN BENJAMINS PUBLISHING COMPANY, 2018. 353P. Resenhas

    Esqueda, Marileide Dias; Silva, Igor Antonio Lourenço da
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br