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Tempo Social, Volume: 2, Número: 1, Publicado: 1990
  • MERCADO E DEMOCRACIA: A RELAÇÃO PERVERSA* Artigos

    Martins, José de Souza

    Resumo em Português:

    Um reexame crítico das supostas relações causais entre mercado e democracia deveria ter em conta a teoria do fetiche da mercadoria. A forma de que a mercadoria se reveste para circular acoberta conteúdos, consubstanciados no valor, que resultam de relações sociais historicamente diversas de sua manifestação formal no mercado. Acoberta, portanto, tempos históricos distintos do tempo do mercado. É nesse movimento que, nas sociedades pobres, o capital extrai excedentes que são, na verdade, tributos, estabelecendo aí uma violência que é oposta ao igualitarismo proclamado pelo fetiche da mercadoria. Produzida desse modo, a mercadoria e o mercado não cumprem sua suposta missão civilizadora, pois de fato empobrecem a possibilidade da cidadania. Basicamente, na relação entre mercado e democracia é necessário considerar as relações sociais reais que definem o conteúdo do processo político, pois há situações (e sociedades) em que as possibilidades proclamadas pela forma exterior igualitária da mercadoria estão em contradição com a realidade opressiva das desigualdades sociais e políticas.

    Resumo em Inglês:

    A critical reexamination of the supposedly causal relations between market and democracy should take into account the theory of fetichism of commodities. The form taken by commodities in order to circulate conceals contents, consubstantiated in value, resulting from relations which are historically diverse from their formal manifestation in the market. Thus, it conceals historical times that are different from the market time. In poor societies, it is in this movement that capital extracts surplus which are, in fact, tribute, thus establishing a kind of violence opposed to the equalitarianism proclaimed by the commodity’s fetichism. The commodity thus produced and the market do not accomplish their supposed civilizatory mission, as they actually impoverish the possibility of citizenship. Basically, in the relation between market and democracy, it is essential to consider the real social relations which define the contents of the political process because there are situations (and societies) in which the possibilities professed by the commodities equalitarian exterior form are in contradiction with the oppressive reality of political and social inequalities.
  • ESPAÇO PÚBLICO E ESPAÇO PRIVADO NA CONSTITUIÇÃO DO SOCIAL: notas sobre o pensamento de Hannah Arendt Artigos

    Telles, Vera da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da noção de espaço público no pensamento de Hannah Arendt. Para a reconstrução de suas categorias, parte-se das reflexões da autora sobre o fenômero totalitário na medida em que elas esclarecem essa noção central em seu pensamento. Partindo do problema posto pelo horror da 2ª Guerra no qual os critérios de discernimento entre o bem e o mal, a verdade e a mentira foram aniquilados, a noção de espaço público se determina por referência a uma experiência na qual os homens perderam o “mundo humano” como medida de suas vidas, na qual predominava a solidão e impotência de existências privatizadas e na qual, ainda, se dissolveu a noçáo de liberdade pública, enquanto forma de sociabilidade políitica soldada no reconhecimento do direito do outro à opinião e à ação.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the notion of public space in Hannah Arendt’s thought. In order to reconstruct its categories, the starting point of this article is Arendt’s thinking concerning totalitarianism, a central notion in her work. Starting from the problem raised by II World War horror, in which the criterias of judgment between good and evil, true or false, were annihilated, the notion of public space refers to an experience in which men lost the “human world” as reference to their lives, in which the solitude and impotence of privatized lives predominated, and in which the sense of public freedom as a form of political sociability based upon the recognition of the other’s right to action and opinion was dissolved.
  • MODERNIDADE COM FEITIÇARIA: CANDOMBLÉ E UMBANDA NO BRASIL DO SÉCULO XX* Artigos

    Prandi, Reginaldo

    Resumo em Português:

    A umbanda é considerada a mais genuína religião brasileira de origem africana. Neste artigo procura-se mostrar como a formação da umbanda no Rio de Janeiro dos anos 30 deste século está estreitamente ligada ao processo de mudança social em curso. Por volta de 1950, a umbanda já se encontrava difundida por todo o país como uma religião para todos, a despeito de cor, classe social e origem geográfica, enquanto o candomblé, religião da qual a umbanda se formou, mantinha-se limitado a grupos negros, sobretudo no Nordeste. A partir dos anos 60, entretanto, parcelas significativas de umbandistas passaram a professar o candomblé, sobretudo nas cidades grandes e desenvolvidas do Sudeste. Encontrar sentido para esses movimentos, como elementos das próprias mudanças que se dão na sociedade brasileira, é objetivo do presente trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Umbanda has been considered the most genuine Brazilian religion originated from believes brought to Brazil by the African slaves. This article wants to show how the constitution of this religion keeps a strong relationship to certain social changes in Brazil about the 1930’s, particularly in Rio de Janeiro. By 1950 Umbanda was spread throughout the country as a religion for all kinds of people whatever their color, class and geographic origins could be. Candomblé, that is the African worship that Umbanda is derived from in sincretism with Catholicism, Indigene faiths of Brazil, and the French Kardecism, still goes on being a religion for some groups of Negroes in the Northwestern. Nonetheless, about 1960 and since, expressive parts of Umbanda adepts started practicing Candomblé, basically in the big and developed cities in the Southeastern. The author trys to understand why this kind of movement has been happening and what particular dimensions of the recent changes in Brazilian society all this is related to.
  • LÓGICA DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E LÓGICA CAMPONESA* Artigos

    Schwarz, Alf

    Resumo em Português:

    Este artigo tenta estabelecer que a modernização agrícola dentro dos países do terceiro mundo acarreta enormes incompreensões sabiamente alimentadas pelas elites modernizadoras. Estas últimas justificam suas políticas e projetos de desenvolvimento agrícola por uma bela retórica sobre a situação miserável da agricultura familiar e sua sobrevivência, mas na verdade suprimem-se os trabalhadores do campo reduzidos a uma categoria residual da economia nacional. O autor propõe um quadro teórico que define as lógicas antagonísticas que são a base da organização dos trabalhadores do campo tradicionais e aquela da agricultura moderna. Ele mostra que a lógica tradicional da produção da segurança de vida a nível local não pode se casar com aquela da produção de um excedente mobilizável com vistas à acumulação a nível nacional. O pão cotidiano contra a grandeza da nação, aí está resumido ao máximo o dilema que oferece aos trabalhadores do campo tradicionais o jogo da modernização agrícola. Alguns exemplos são trazidos para ilustrar esta situação.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at showing that agricultural modernization in Third World countries is full of misunderstandings, intellegently cultivated by the modernizing elites. These, indeed, claim to build their policies and projects on the urgent need to preserve and improve the very family agriculture which they in fact tend to jeopardize, if not destroy. The author presents a theoretical framework capable of shedding light upon the antagonistic logics opposing the organization of traditional peasantry and modern agriculture. The former’s objective of producing security at the local level cannot be marched with the latter’s one of producing a surplus geared forward national accumulation. Daily bread as against nation’s greatness, such is, in a nutshell, the dilemma facing traditional peasantries confronted with the elites forwarding of agricultural modernity. This dilemma is illustrated with a few examples.
  • LUTAS E IMAGINÁRIO CAMPONÊS Artigos

    Sader, Regina

    Resumo em Português:

    O artigo busca dar uma visão do universo imaginário do campesinato da chamada “fronteira agrícola” na Amazônia Oriental brasileira. Migrantes após sucessivas expulsões de suas terras, esses camponeses não só carregam consigo seus mitos e lendas, mas criam novos na tentativa de explicação de seu mundo cotidiano. Nesse último sentido é que a autora encara as versões recolhidas na área da Pré-Amazônia Maranhense sobre a chamada “Guerrilha do Araguaia”, movimento que opôs militantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e as forças de repressão do período de governo militar, no início da década de 1970.

    Resumo em Inglês:

    This article tries to give an outline of the peasant imaginary universe of the so called “rural frontier” of Brazilian Oriental Amazonia. Being migrants after a series of expulsions from their land, these peasants take with them their mythes and legends, creating new ones when they need explanations about their everyday world. It is in this last sense that the author sees the versions about the “Araguaia Guerrilla”, collected in the Pré-Amazônia Maranhense area, an armed struggle that opposed militants of the Partido Comunista do Brasil (PC do B) and the Brazilian army of the military government period at the beginning of the 1970 years.
  • A CIDADANIA DO TRABALHADOR ACIDENTADO: (RE)CONHECIMENTO DO DIREITO AOS DIREITOS SOCIAIS* Artigos

    Hirano, Sedi; Redko, Cristina Pozzi; Ferraz, Vera Regina Toledo

    Resumo em Português:

    Procura-se apresentar neste estudo o difícil caminho percorrido pelos trabalhadores acidentados na descoberta da cidadania em que o reconhecimento ao direito se apresenta como uma luta pela igualdade de uma cidadania de primeira classe, ou seja, o acesso à justiça e aos direitos sociais. Esta luta inicia-se no momento do acidente no mundo do trabalho, no qual prevalecem condições inseguras e insalubres, e passa para instituições de saúde, espaço de um sofrimento humano tenebroso e quase animalesco, onde os acidentados descobrem a abissal desigualdade em relação aos direitos sociais. Descoberta a desigualdade de acesso a esses direitos, os trabalhadores lesados física, social e juridicamente encontram nos sindicatos os meios que operacionalizam os seus direitos de cidadania, levando-os da condição de cidadão de segunda classe para a de primeira classe. É nos sindicatos que os trabalhadoes reafirmam o seu direito ao trabalho e encontram ainda o espaço de articulação, organização e regulação da luta pelos direitos sociais.

    Resumo em Inglês:

    This study attempts to show the injuried workers’ hard way to the discovery of citizenship, where the knowledge of rights is a fight for first class citizenship equality, that is, for access to justice and social rights. This fight beguins at the moment of the work accident in the world of labour, where insecure and unhealthy conditions of work prevail. It continues in the health institutions, places of an appaling and almost-animal suffering, where the injuried workers find out the abyssal inequality in the acess of social rights. Once this is discovered, juridically, socially and physically injuried workers find in the unions means to operate their citizenship rights, thus being able to cross the border from the condition of second class to first class citizens. It is in their unions that workers are able to assert their right to work and find the space for regulate, organize and articulate the fight for social rights.
  • FOUCAULT: O PODER E O DIREITO Artigos

    Macedo, Ronaldo Porto

    Resumo em Português:

    A idéia de crise do Direito presente em grande parte da literatura jurídica contemporânea está alicercada numa questão filosófica mais ampla relacionada à crise dos conceitos clássicos de Racionalidade e Representação. Este texto mostra como as análises foucaultianas da crise da racionalidade jurídica liberal explicam o advento de novas formas de racionalidade jurídica, baseadas nos conceitos de Norma e Normalidade, no interior do assim chamado Direito Social. Para tanto, são analisados os conceitos básicos envolvidos na arqueologia do saber jurídico e genealogia do poder jurídico na sociedade do Welfare State, dando-se particular atenção ao papel do conoeito de soberania.

    Resumo em Inglês:

    The idea of crisis of Law that can be found in the great part of the contemporary legal literature is based on a deeper question related to the crisis of the classical concepts of Rationality and Representation. Thies paper shows how the Foucauldian’s analysis of the crisis of the liberal legal rationality explains the advent of new forms of legal rationalities, based on the concepts of Norm and Normality, in the, so called, Social Law. Thues, the main concepts involved in the archaelogy of legal Knowledge and genealogy of legal powers in the Welfare State society are analysed. Finally, the paper pays special attention to the concept of sovereignty.
  • HANNAH ARENDT: MODERNIDADE, CIÊNCIA E FILOSOFIA Artigos

    Dellasoppa, Emilio E.

    Resumo em Português:

    Estudam-se as concepções de Hannah Arendt sobre as relações entre ciência e filosofia a partir do momento que caracteriza como de dupla alienação: da ciência da terra para o cosmos e da filosofia do mundo para o eu. Arendt entende este momento como o fundacional do subjetivismo filosófico, coincidente com os eventos que determinam o caráter da Idade Moderna. Mostra-se que Arendt reage contra o “seguidismo” da filosofia em relação à ciência, admitindo a possibilidade humana de descoberta e manipulação das leis da natureza ao mesmo tempo que nega sua compreensão. Nesta clivagem aparece a possibilidade de um fundamento da legitimidade da filosofia, como exercicio de pensamento que procura legitimidade e não compreensão.

    Resumo em Inglês:

    We study here the conceptions of Hannah Arendt on the relations between science and philosophy from the moment characterized by her as a double alienation: from the science of earth to cosmos and from the philosophy of the world to the self. Arendt understands this moment as the foundation of philosophical subjectivism, coinciding with the events determining the character of Modern Age. We show that Arendt reacts against philosophy “following up” in relation to science, admitting the human possibility to discover and manipulate the laws of nature, whilst denying its comprehension. In this cleavage the possibility of grounding philosophy’’s legitimacy emerges, as an exercise of thinking in search for legitimacy and not for comprehension.
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
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