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Tempo Social, Volume: 30, Número: 2, Publicado: 2018
  • Apresentação: Por uma teoria social on the move Dossiê - Mobilidades

    Freire-Medeiros, Bianca; Telles, Vera da Silva; Allis, Thiago
  • Teorizando sobre “mobilidades justas” Dossiê - Mobilidades

    Sheller, Mimi

    Resumo em Português:

    Resumo “Mobilidades justas” configuram uma das questões políticas e éticas cruciais de nossos dias, quando o mundo enfrenta a questão urgente de como fazer a transição para mobilidades ambientalmente mais sustentáveis e socialmente mais justas. Em todo o planeta, órgãos governamentais urbanos, regionais e internacionais estão lidando com uma série de crises relacionadas aos deslocamentos: uma crise urbana em torno da poluição e do congestionamento, uma crise global de fronteiras e de humanitarismo face aos refugiados, e uma crise climática imposta pelo aquecimento global e pela necessidade de descarbonização. Este artigo busca pensar sobre tais crises, mostrando como cada uma faz parte de distúrbios mais amplos nas instituições responsáveis pela gestão de mobilidades e imobilidades. Na interface entre mobilidade, equidade e justiça, ergue-se uma nova maneira de pensar, desde a escala micro à macro, sobre a transição para mobilidades mais justas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Mobility justice is one of the crucial political and ethical issues of our day, when the entire world faces the urgent question of how to make the transition to more environmentally sustainable and socially just mobilities. All around the planet urban, regional, and international governing bodies are grappling with a series of crises related to how we move: an urban crisis of pollution and congestion, a global refugee crisis of borders and humanitarianism, and a climate crisis of global warming and decarbonisation. This article seeks to think across these crises showing how each is part of a wider disturbance in prevailing institutions concerned with the management of mobilities and immobilities. Mobility justice offers a new way to think across the micro and macro scale of transitioning toward more just mobilities.
  • Cidades, práticas e representações em movimento: notas para uma análise cultural da mobilidade como experiência urbana Dossiê - Mobilidades

    Zunino Singh, Dhan

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, introduzem-se noções-chave sobre o “giro móvel” para compreender e definir a experiência de mobilidade urbana, com base em uma crítica aos estudos urbanos e de transporte, bem como às ciências sociais em geral, e na América Latina em particular. Propõe-se que as cidades são espaços para circulação, destacando a importância que esta tem na produção do espaço urbano. Ainda que a tradição da teoria social moderna tenha sustentado a ideia de que os espaços de trânsito são não lugares, os deslocamentos na cidade são formas de habitar e toda mobilidade é uma prática social com sentido. Por fim, a experiência de mobilidade urbana é caracterizada através de exemplos concretos, como a automobilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se introduce en este ensayo nociones claves del “giro de la movilidad” para comprender y definir la experiencia de movilidad urbana desde una crítica a los estudios urbanos y de transporte, así como a las ciencias sociales, en general, y en Latinoamérica, en particular. Se propone la idea de que las ciudades son espacios para la circulación y la importancia que tiene la misma en la producción del espacio urbano. Aunque la tradición de la teoría social moderna abonó la idea de que los espacios de tránsito son no-lugares, los desplazamientos en la ciudad son formas de habitar y toda movilidad es una práctica social con sentido. Finalmente, la experiencia de movilidad urbana es caracterizada a través de ejemplos concretos como la automovilidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay introduces some key notions from the “mobility turn” to understand and define the experience of urban mobility from a critical reading of urban and transport studies as well as social sciences, in general, and particularly in Latin America. It states that cities are spaces of circulation and stresses the importance of circulation to the production of urban space. The social modern theory tradition has fuelled the idea that transit spaces are non-places, yet human movements within the city are ways of dwelling and, thus, mobilities are social and meaningful practices. Finally, urban mobility experience is characterized through examples like automobility.
  • Interdependência, cuidado e gênero: estratégias de mobilidade na cidade de Santiago Dossiê - Mobilidades

    Jirón, Paola; Gómez, Javiera

    Resumo em Português:

    Resumo A mobilidade permite analisar como, com quem, onde e por que pessoas, objetos, ideias, entre outros, se movem. Não há mobilidade, mas uma multiplicidade de mobilidades, com diferentes características e implicações para as pessoas. Isto é particularmente evidente quando observamos a experiência espaço-tempo diferenciada entre homens e mulheres, que muitas vezes resulta em situações de desigualdade e exclusão. No entanto, ainda é necessário aprofundar a análise dessas experiências diferenciadas. Ao observar as práticas de mobilidade e as decisões de homens e mulheres desde uma perspectiva etnográfica, o papel da interdependência nas estratégias de mobilidade em cidades metropolitanas como Santiago pode ser revelado, particularmente em termos das implicações da mobilidade sobre os cuidados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La movilidad permite analizar cómo, con quién, por dónde y por qué las personas, objetos, ideas, entre otros, se mueven. Esto ha significado que hoy en día resulta claro que no existe una movilidad, sino una multiplicidad de movilidades, con diversas características e implicancias para las personas. Esto resulta particularmente evidente al constatar que la experiencia espaciotemporal diferenciada entre hombres y mujeres, que muchas veces tiene como consecuencia situaciones de desigualdad y exclusión. Sin embargo, aún es necesario ahondar en dar cuenta respecto a estas experiencias diferenciadas. Al observar las prácticas y decisiones de movilidad de hombres y mujeres desde una mirada etnográfica, se puede develar el rol que juega la interdependencia en las estrategias de movilidad en ciudades metropolitanas como Santiago, particularmente en cuanto a las implicancias que la movilidad tiene sobre el cuidado en la ciudad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Mobility allows analyzing how, with whom, where and why people, objects, ideas, among others move, this has meant that today it is clear that there is no mobility, but a multiplicity of mobilities, with different characteristics and implications for people. This is particularly evident when we observe that the space-time experience differentiated between men and women, which often results in situations of inequality and exclusion. However, it is still necessary to deepen in giving an account of these differentiated experiences. By observing the mobility practices and decisions of men and women from an ethnographic perspective, the role of interdependence in mobility strategies in metropolitan cities such as Santiago can be unveiled, particularly in terms of the implications that mobility has on care in the city.
  • Mobilidades periféricas: uma mirada em direção a regimes de transportes adormecidos, deslegitimados e esquecidos Dossiê - Mobilidades

    Moraglio, Massimo

    Resumo em Português:

    Resumo No debate sobre transportes, os criadores de políticas parecem enfeitiçados por um determinismo tecnológico em que inovação e novidade são os conceitos centrais. Obcecados eles por regimes e sistemas ocidentalizados, o debate atual perde a relevância de mobilidades esquecidas, periféricas e silenciosas. Nesse sentido, olhar para essas mobilidades periféricas não é apenas importante para reconstruir nossa memória, mas também pode nos oferecer ferramentas para construir regimes de transporte sustentáveis, do ponto de vista social e ambiental. Sugiro utilizar o Angelus Novus, de Walter Benjamin, para abordar o passado e o futuro de sistemas infraestruturais e o papel dos regimes “velhos”. Este artigo se apoia no trabalho de David Edgerton, mas eu levo o argumento além, defendendo que um debate de hoje voltado para a inovação cria os fracassos (sociais e ambientais) de amanhã. Carros elétricos e “sem motoristas” podem ser ferramentas úteis, mas devemos levar em conta que as mobilidades periféricas podem abordar a questão de transportes social e ambientalmente sustentáveis de forma mais eficiente. Uma visão de longo prazo pode ligar o passado e o futuro das políticas de transportes e oferecer sugestões para as Ciências Sociais, a humanidade e a governança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the transport debate, policy makers seem to be under the spell of a technological determinism, in which innovation Tand novelty are the key concepts. Obsessed with westernised regimes and systems, the current debate misses the relevance of forgotten, peripheral and silent mobilities. In this regard, looking to those peripheral mobilities is not only important for reconstructing our memory, but can also offer tools to build socially and environmentally sustainable transport regimes. I suggest using Walter Benjamin’s Angelus Novus to address the past and future of infrastructural systems and the role of “old” regimes. This paper relies on David Edgerton’s work, but I push the argument further, claiming that an innovation-prone debate today creates the (social and environmental) failures of tomorrow. While electric cars and driver-less vehicles can be useful tools, we should consider that peripheral mobilities could better address the issue of socially and environmentally sustainable transports systems. Long-term vision can bridge the past and future of transport policies and offer hints to social science, humanity and governance.
  • O turismo de automóvel na Argentina (1920-1950) Dossiê - Mobilidades

    Piglia, Melina

    Resumo em Português:

    Resumo Entre as duas guerras mundiais, a Argentina se tornou o país latino-americano com o maior número de automóveis. A viagem de carro a lazer desempenhou um papel fundamental no início da automobilidade, mas suas características foram transformadas no final dos anos de 1920 e início dos de 1930, quando foi adotada pelos setores médios e se tornou uma atividade mais previsível e mercantilizada. A difusão do automóvel na Argentina foi um processo quase simultâneo com o desenvolvimento do “turismo nacional”. As viagens longas de automóvel foram, no início, uma atividade de pioneiros, em geral membros da elite. A novidade nos anos de 1930 e 1940 foi que o imperativo de conhecer a pátria profunda se dirigiu a setores médios e se amalgamou com o processo de mercantilização dos lugares turísticos. O turismo de automóvel, nos anos de 1930 e 1940, serviu tanto como vetor da apropriação das paisagens nacionais, processo chave no fortalecimento da identidade nacional, como para reforçar hierarquias sociais e culturais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Argentina llegó a ser en la entreguerra, el país latinoamericano con más automóviles. El viaje por placer en automóvil tuvo un papel protagónico en la temprana automovilidad, pero sus características se transformaron a partir de fines de los años de 1920 y comienzos de los de 1930, cuando fue adoptado por los sectores medios y se volvió una actividad más previsible y mercantilizada. La difusión del automovilismo en la Argentina fue un proceso casi simultáneo con el desarrollo de lo “turismo nacional”. El viaje de largo aliento en automóvil fue en sus comienzos un asunto de pioneros, en general miembros de la élite. La novedad de los años de 1930 y 1940 fue que, en el marco de una mayor integración material del territorio nacional a partir sobre todo la obra vial, el imperativo de conocer la Patria profunda comenzó a dirigirse a los sectores medios y se amalgamó con el proceso de mercantilización de los lugares turísticos. El turismo en automóvil en los años de 1930 y 1940, sirvió a la vez para como vector de la apropiación de los paisajes nacionales clave en el fortalecimiento de la identidad nacional y para reforzar jerarquías sociales y culturales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Between the two World Wars Argentina became the Latin American country with the largest number of automobiles. The pleasure trip by car played a leading role in the early auto-mobility, but its characteristics were transformed from the late 1920s and early 1930s, when it was adopted by the middle sectors and became a more predictable and commercialized activity. The spread of motoring in Argentina was almost simultaneous with the development of “national tourism”. The long-term automobile journey was in the beginning a matter of pioneers, generally members of the elite. The novelty of the 1930s and 1940s was that the imperative of knowing the deep Homeland was addressed to the middle sectors and merged with the process of commodification of tourist places. Automobile tourism served both as a vector for the appropriation of key national landscapes, and thus the strengthening of national identity, and as means of reinforcing social and cultural hierarchies.
  • Turismos diaspóricos: mapeando conceitos e questões Dossiê - Mobilidades

    Pinho, Patricia de Santana

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo do turismo nas ciências sociais possui hoje o reconhecimento merecido e já não é mais necessário comprovar a sua relevância para o entendimento das sociedades e culturas, principalmente em um mundo marcado pela intensificação das mobilidades. No entanto, algumas das vertentes do turismo, como o turismo sexual e o ecoturismo, têm sido mais estudadas do que outras. Este artigo visa contribuir para o desenvolvimento do estudo dos turismos diaspóricos, que têm atraído um interesse cada vez maior de viajantes e pesquisadores. Analisando as interseções entre turismo, diáspora e raça, o artigo tem dois objetivos centrais: mapear os principais conceitos que têm sido utilizados nas análises dos turismos diaspóricos e discutir algumas das suas questões centrais. A apresentação dos conceitos não tem um intuito meramente taxonômico, visando, em vez disso, gerar ferramentas que possam aprofundar as análises. Já as questões aqui discutidas, embora não abranjam a totalidade das experiências diaspóricas do turismo, indicam alguns dos principais caminhos a serem percorridos nesses estudos, tais como as análises sobre as conexões entre turismo e identidades, as hierarquias inerentes a diásporas e os paradoxos da mobilidade privilegiada de turistas pertencentes a grupos raciais subordinados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study of tourism in the social sciences is today widely recognized, and it is no longer necessary to prove its importance for the understanding of societies and cultures, especially in a world that is characterized by the intensification of mobilities. Nonetheless, some types of tourism, such as sex tourism and ecotourism, have been more studied than others. This article seeks to contribute to the study of diaspora tourism, which has attracted the interest of a growing number of visitors and researchers. Analyzing the intersections between tourism, diaspora, and race, the article has two main objectives: to map the major concepts that have been employed in the analyses of diaspora tourism, and to discuss some of its central questions. The presentation of the concepts does not have a mere taxonomic purpose, but seeks, instead, to generate tools that may contribute to deepen the analyses. The questions here discussed, on the other hand, although not accounting for the totality of the diaspora experiences of tourism, indicate some paths to be followed in these studies, such as the analysis of the connections between tourism and identity, the hierarchies inherent to diasporas, and the paradox of the privileged mobility of tourists who belong to racially subordinated groups.
  • Métodos móveis Dossiê - Mobilidades

    Büscher, Monika; Veloso, Leticia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute os chamados métodos móveis em sua relação com o novo paradigma das mobilidades e com o papel central do movimento na produção de realidades e mundos sociais e sociofísicos. Em vez de oferecer um “manual de pesquisa”, o artigo apresenta algumas pesquisas emblemáticas no uso desses métodos e como elas avançam nossa compreensão sobre as mobilidades em seus aspectos sociais, políticos, epistemológicos e emocionais. Os exemplos estão agrupados em torno de eixos temáticos: (1) mover-se e tornar-se, (2) mover-se e o movimento, (3) mover-se e comover-se, e (4) mover-se por impulso. Concluímos sugerindo que os métodos móveis podem ser instrumentais para uma “sociologia pública” voltada para a mudança social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on mobile methods and their relationship to the new mobilities paradigm and the central role of movement in the production of realities and social and socio-physical worlds. Rather than to offer a “research manual”, our goal is to present certain key examples in the use of such methods and to discuss how they may foster our understanding of mobilities in their social, political, epistemological, and emotional aspects. The examples are grouped around key themes: (1) moving and becoming, (2) moving and movement, (3) moving to be moved, and (4) moving with momentum. We conclude by suggesting that mobile methods can be instrumental in the making of a “public sociology” interested in producing social change.
  • Teorizando a mobilidade: conceitos e figuras Dossiê - Mobilidades

    Salazar, Noel B.

    Resumo em Português:

    Resumo Como conceito, a mobilidade capta a impressão do senso comum de que o mundo da vida está em fluxo, uma vez que não apenas pessoas, mas também culturas, objetos, capital, negócios, serviços, doenças, mídia, imagens, informações e ideias estariam circulando pelo (e mesmo além) do planeta. A literatura acadêmica está repleta de metáforas que tentam descrever movimentos, no tempo e no espaço, que sofrem alterações (e como tal são percebidos): desterritorizalização, reterritorialização e fluxos; compressão espaço-tempo, distanciamento ou pontuações; sociedade em rede e seus espaços de fluxos; a morte da distância e a aceleração da vida moderna; e nomadologia. Acadêmicos também têm recorrido, há muito, a figuras que remetem a pessoas em movimento, desde nômades até peregrinos, para descrever tanto o self quanto o outro nas ciências sociais e nas humanidades. Ao trazer para o centro da cena as implicações das mobilidades sobre a sociedade, a discussão crítica em torno dos conceitos e figuras de linguagem relativos à mobilidade, aqui apresentados, ajuda-nos a avaliar a aquisição analítica da perspectiva conceitual dos estudos de mobilidade que tentam apreender todo movimento sob a categoria única de “mobilidade”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As a concept, mobility captures the common impression that one’s lifeworld is in flux, with not only people, but also cultures, objects, capital, businesses, services, diseases, media, images, information, and ideas circulating across (and even beyond) the planet. The scholarly literature is replete with metaphors trying to describe (perceived) altered spatial and temporal movements: deterritorialization, reterritorialization, and scapes; time-space compression, distantiation, or punctuation; the network society and its space of flows; the death of distance and the acceleration of modern life; and nomadology. Scholars have used figures of mobile people, too, from nomads to pilgrims, to describe both self and other in the social sciences and humanities for a long time. Taking the societal implications of various forms of mobility seriously and not as a given, the critical discussion of mobility concepts and figures presented here helps us to assess the analytical purchase of the conceptual perspective of mobility studies to normalize movement within the single category of “mobility.”
  • A sociologia da educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales Artigos

    Hey, Ana Paula; Catani, Afrânio Mendes; Medeiros, Cristina Carta Cardoso de

    Resumo em Português:

    Resumo O texto apresenta uma incursão pelos artigos sobre educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicados na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales (ARSS). Fundada por Bourdieu em 1975 e dirigida por ele até a sua morte, a ARSS acolheu onze de seus artigos na temática educacional (sendo quatro em co-autoria) entre 1975 e 2000. Ressalta-se que nas páginas do periódico o autor “rascunhou” vários trabalhos que viriam a se constituir em seus livros. Nos textos ali apresentados Bourdieu reafirma a relevância da sociologia da educação como um capítulo importante da sociologia do conhecimento e da sociologia do poder, fornecendo um verdadeiro programa de investigação para enxergar os mecanismos instituídos de produção da dominação e das estratégias de reprodução nas sociedades de classes contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text presents an incursion in the articles by the french sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002), published in the scientific journal Actes de la Recherche en Science Sociales (ARSS) having education as its subject. Created by Bourdieu in 1975 and directed by him until his death, ARSS received eleven of his articles (being four as co-writer) between the years of 1975 and 2000. Emphasising that in the pages of the periodical the author “drafted” several papers that would become his books. In these presented texts Bourdieu reafirms the relevance of the sociology of education as an important chapter of the sociology of knowledge and the sociology of power, granting a real programme of investigation to unfold the instituted mechanisms in the production of the domination and the strategies of reproduction in the contemporary society class.
  • Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Artigos

    Salata, André

    Resumo em Português:

    Resumo Nas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the last decades, we can identify a significant expansion of higher education in Brazil, accompanied by important changes in the socioeconomic composition of the students. The main objective of this study is to verify if these movements also led to a reduction of inequalities in the chances of access to this educational level. Based on data from the National Household Sample Survey (IBGE), for the years 1995, 2005 and 2015, we will try not only to describe the trends observed in the last two decades, but also to test empirically, through multivariate models, the hypothesis of the reduction of inequalities of access. More specifically, we will be interested in evaluating the possible reduction of the effects of class of origin on the chances of access to higher education and, also, on the kind of institution, if public or private, over the last two decades.
  • O futuro incerto das cidades: Uma reflexão niilista sobre as Atopias urbanas Artigos

    Leite, Rogerio Proença

    Resumo em Português:

    Resumo A dimensão alargada do consumo e a transformação do ser em ser-valor e de tudo o que existe em mercadoria, têm tornado a sociedade contemporânea a expressão mais cabal da sociedade de consumo, cuja principal característica é o excesso, a banalização da vida, o descarte, a expulsão humana, a obscenidade violenta das trocas. A cidade Atópica, com suas inescapáveis frustrações de metas inatingíveis de sucesso, produção e felicidade, pode nos fazer pensar que não mais seria possível alguma alternativa de emancipação, tal como fora proposto inicialmente pelo projeto moderno. Restaria o niilismo para entendermos a vida empobrecida de sentido nas megacidades contemporâneas?

    Resumo em Inglês:

    Abstract The spread of consumerism and the transformation of being into value-being, combined with the increasing transformation of things into commodities, has turned contemporary society into the most striking expression of consumer society, characterized above all by excess, the banalization of life, disposability, human expulsion and the violent obscenity of exchange. The city Atopic, with its inescapable frustrations of unattainable goals of success, production and happiness, may lead us to think that an alternative of emancipation, as initially proposed by the modern project, would no longer be possible. Would nihilism remain to understand the impoverished life of meaning in contemporary megacities?
  • Dios nos salve de las ciencias sociales: Os relatórios de Ernesto Quesada e o debate sobre as humanidades nas universidades argentinas Artigos

    Tedesco, Alexandra Dias Ferraz

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da análise de três relatórios elaborados pelo professor Ernesto Quesada, este artigo almeja refletir acerca das tensões entre os principais projetos intelectuais em debate na Argentina das primeiras décadas do século XX: as análises de orientação positivista (reivindicando, duplamente, uma aposta teórica e uma visão de organização universitária) e aquelas ligadas à preservação de uma “cultura do espírito”, conectada aos discursos fundacionais do campo universitário argentino. Observou-se que, através da análise dos relatórios, é possível capturar uma dimensão do debate que ultrapassa as contendas teóricas e aciona a necessidade de reflexão acerca das disputas disciplinares no campo universitário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From the analysis of three reports prepared by professor Ernesto Quesada, this article aims to reflect about the tensions between the most important intellectual projects in debate in Argentina in the first decades of the twentieth century: the positivist orientation (doubly claiming a theoretical and university´s organization vision) and those likened to the preservation of a “culture of the spirit” (connected to the foundational discourses of the Argentine university field). It was observed that, through the analysis of the reports, it is possible to capture a dimension of the debate that goes beyond the theoretical contentions and triggers the need for reflection on the disciplinary disputes in the university field.
  • Mobilidades, espaços e identidades na economia eletrônica global. Entrevista com Anthony Elliott. Entrevista

    Freire-Medeiros, Bianca; Lages, Mauricio Piatti
  • John Urry. What is the future? Cambridge, Polity, 2016. 226pp. Resenha

    Moraes, Camila Maria dos Santos
  • Pinheiro-Machado, Rosana. 2017. Counterfeit itineraries in the global south: the human consequences of piracy in China and Brazil. London/New York, Routledge Resenha

    Piza, Douglas de Toledo
  • François Chesnais. Finance capital today: corporations and banks in the lasting global slump. Boston, Brill Academic Pub., 2016. 310 pp. Resenha

    Lapyda, Ilan
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
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