Acessibilidade / Reportar erro
Acta Paulista de Enfermagem, Volume: 31, Número: 3, Publicado: 2018
  • Estratégias para aprimorar a profissão da enfermagem como parceira-chave para melhorar a atenção primária em todo o hemisfério Editorial

    Pulcini, Joyce A.; Lang, Carol S.
  • Elaboração e validação de cartilha para prevenção da diarreia infantil Artigo Original

    Sabino, Leidiane Minervina Moraes de; Ferreira, Ádria Marcela Vieira; Joventino, Emanuella Silva; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Penha, Jardeliny Corrrêa da; Lima, Kamila Ferreira; Nascimento, Ludmila Alves do; Ximenes, Lorena Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Elaborar, validar e avaliar uma cartilha educativa para a promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. Método Estudo metodológico, desenvolvido a partir da elaboração, validação e avaliação do material educativo por 30 juízes de conteúdo e três técnicos. Para validação, avaliou-se clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica, calculando-se o Índice de Validade de Conteúdo para cada item; e aplicou-se o instrumento Suitability Assesment of Materials (SAM) para avaliação da cartilha. Resultados A cartilha teve como título “Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!” e foi elaborada tendo como referencial a Teoria da Autoeficácia. Os juízes de conteúdo atribuíram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,88 para clareza da linguagem, 0,91 para pertinência prática e 0,92 para relevância teórica; e os juízes técnicos atribuíram IVC de 0,96, 1,00 e 1,00 para os mesmos itens avaliados, respectivamente. A avaliação dos juízes de conteúdo e técnicos a partir do SAM classificou o material como “superior”, com média de 88,7% e 90,1%, respectivamente. Conclusão A cartilha apresenta conteúdo e aparência adequados para a promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Elaborar, validar y evaluar una libreta educativa para la promoción de la Autoeficacia materna en la prevención de la diarrea infantil. Método Estudio metodológico desarrollado partiendo de la elaboración, validación y evaluación del material educativo por 30 expertos en contenido y tres técnicos. Para la validación se evaluó claridad del lenguaje, adecuación práctica y relevancia teórica, calculándose el Índice de Validez de Contenido para cada ítem; y se aplicó el instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM) para evaluación de la libreta. Resultados La libreta se tituló “¡Tú eres capaz de prevenir la diarrea de tu hijo!”, y fue elaborada sobre el referencial de la Teoría de la Autoeficacia. Los expertos en contenido le otorgaron Índice de Validez de Contenido (IVC) global de 0,88 a la claridad del lenguaje, 0,91 a adecuación práctica y 0,92 a relevancia teórica; y los técnicos puntuaron con IVC de 0,96, 1,00 y 1,00 a los mismos ítems evaluados, respectivamente. La evaluación de los expertos en contenido y técnicos a partir del SAM clasificaron al material como “superior”, con promedio de 88,7% y 90,1%, respectivamente. Conclusión La libreta ofrece contenido y apariencia adecuados para promoción de Autoeficacia materna en la prevención de la diarrea infantil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective Elaborate, validate and evaluate an educational reader to promote maternal self-efficacy in the prevention of childhood diarrhea. Method Methodological study, developed based on the elaboration, validation and evaluation of educational material by 30 content judges and three technicians. For the validation, the clarity of the language, practical pertinence and theoretical relevance were considered, calculating the Content Validity Index for each item; and the tool Suitability Assessment of Materials (SAM) was applied to evaluate the reader. Results The reader was titled “You can prevent diarrhea in you child” was elaborated in the framework of Self-Efficacy Theory. The content judges attributed a global Content Validity Index (CVI) of 0.88 for language clarity, 0.91 for practical pertinence and 0.92 for theoretical relevance; and the technical judges attributed CVI of 0.96, 1.00 and 1.00 for the same items assessed, respectively. The assessment of the content and technical judges based on the SAM tool classified the material as “superior”, with average coefficients of 88.7% and 90.1%, respectively. Conclusion The reader was considered appropriate in terms of face and content validation to promote maternal self-efficacy in the prevention of childhood diarrhea.
  • Antropometria versus avaliação subjetiva nutricional no paciente oncológico Artigo Original

    Milani, Juliana; Pereira, Estefânia Maria Soares; Barbosa, Maria Helena; Barichello, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Comparar os resultados da antropometria e avaliação subjetiva nutricional aplicadas ao paciente oncológico. Métodos Estudo transversal com pacientes em tratamento de quimioterapia entre março e junho de 2017. Os instrumentos aplicados foram a antropometria (Índice de Massa Corporal, percentual de gordura corporal, massa muscular e edema) e a Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente. Os dados foram digitados no programa Microsoft Excel®. As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS® 21.0. Realizaram-se medidas de tendência central (média e desvio-padrão), frequência absoluta e percentual. As análises ocorreram por meio do Teste t e Correlação de Pearson, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados Dentre os 99 participantes, 60,6% apresentaram eutrofia, segundo o Índice de Massa Corporal, 24,2% com depleção de gordura, 51,5% com depleção muscular grave ou moderada e 87,9% com edema. A categorização da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente foi de 31,3% participantes bem nutridos, 37,4% desnutridos moderadamente e 31,3% desnutridos graves. Houve incompatibilidade do diagnóstico nutricional proveniente do Índice de Massa Corporal e Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente, em decorrência da alta frequência de edema nos participantes. Conclusão Os resultados apontaram que o Índice de Massa Corporal não deve ser considerado um indicador único de avaliação do paciente oncológico, necessitando-se de avaliação antropométrica completa associada à Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Comparar resultados de antropometría y evaluación subjetiva nutricional aplicados al paciente oncológico. Métodos Estudio transversal con pacientes en tratamiento quimioterápico entre marzo y junio de 2017. Se aplicaron los instrumentos Antropometría (Índice de Masa Corporal, porcentaje de grasa corporal, masa muscular y edema) y la Evaluación Subjetiva Global Producida por el Propio Paciente. Datos introducidos en planilla Microsoft Excel®. Los análisis estadísticos fueron realizados con el programa SPSS® 21.0. Se aplicaron medidas de tendencia central (promedio y Desvío Estándar), frecuencia absoluta y porcentual. Análisis realizados mediante Test de t y Correlación de Pearson, adoptándose nivel de significatividad del 5%. Resultados De los 99 participantes, 60,6 presentó eutrofia según el Índice de Masa Corporal, 24,2% con depleción de grasa, 51,5% con depleción muscular grave o moderada, y 87,9% con edema. La categorización de la Evaluación Subjetiva Global Producida por el Propio Paciente fue de 31,3% participantes bien nutridos, 37,4% moderadamente desnutridos y 31,3% gravemente desnutridos. Existió incompatibilidad del diagnóstico nutricional derivada del Índice de Masa Corporal y Evaluación Subjetiva Global Producida por el Propio Paciente, determinada por la alta frecuencia de edema en los participantes. Conclusión Los resultados expresan que el Índice de Masa Corporal no debe considerarse indicador único de evaluación del paciente oncológico, precisándose de evaluación antropométrica completa asociada a la Evaluación Subjetiva Global Producida por el Propio Paciente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective Compare the results of anthropometry and subjective nutritional assessment applied to cancer patients. Methods Cross-sectional study with patients undergoing chemotherapy between March and June 2017. The instruments applied were anthropometry (body mass index, body fat percentage, muscle mass and edema) and the Patient-Generated Subjective Global Assessment (PG-SGA). Data were entered into a Microsoft Excel® spreadsheet. Statistical analyses were performed using SPSS® version 21.0. Central tendency (mean and standard deviation), absolute frequency and corresponding percentages were measured. The analyses used the t-test and Pearson correlation, considering a significance level of 5%. Results Of all 99 participants and based on the body mass index, 60.6% were healthy, 24.2% presented fat depletion, 51.5% had severe or moderate muscle depletion, and 87.9% had edema. According to the Patient-Generated Subjective Global Assessment, 31.3% were well-nourished participants, 37.4% moderately malnourished and 31.3% severely malnourished. Incompatibility of nutritional diagnosis was observed when comparing the body mass index and the Patient-Generated Subjective Global Assessment due to the high frequency of edema in the participants. Conclusion The results indicated that the body mass index should not be considered as the only assessment for cancer patients, requiring a complete anthropometric evaluation associated with the Patient-Generated Subjective Global Assessment.
  • Avaliação do processo na assistência pré-natal de gestantes com risco habitual Artigo Original

    Balsells, Marianne Maia Dutra; Oliveira, Tyane Mayara Ferreira de; Bernardo, Elizian Braga Rodrigues; Aquino, Priscila de Souza; Damasceno, Ana Kelve de Castro; Castro, Régia Christina Moura Barbosa; Lessa, Paula Renata Amorim; Pinheiro, Ana Karina Bezerra

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Avaliar a qualidade do cuidado quanto ao processo no pré-natal de gestantes com risco habitual. Métodos Pesquisa avaliativa, realizada no período de maio de 2015 a janeiro de 2016, na Casa de Parto Natural (CPN) Lígia Barros Costa em Fortaleza, Ceará. A amostra totalizou 560 prontuários de gestantes que realizaram pré-natal na CPN. O instrumento de coleta dos dados contemplou aspectos sociodemográficos, clínicos e obstétricos, e indicadores de processo da assistência pré-natal. Os critérios adotados para avaliar o processo foram os indicadores de qualidade do pré-natal. Os dados foram armazenados e processados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. A análise utilizou a estatística descritiva. Resultados Quanto aos indicadores de qualidade do pré-natal, observou-se que 42,3% (n=237) atenderam ao número adequado de consultas, realizando sete ou mais consultas. Apenas 26,3% (n=147) iniciaram precocemente o pré-natal. Referente aos indicadores de qualidade dos procedimentos clínicos e obstétricos verificou-se que 55% (n=309) estava adequado. Quando analisados os indicadores de qualidade referentes aos exames laboratoriais, apenas 25,4% (n=142) estavam adequados. Conclusão Conclui-se que a qualidade do pré-natal é adequada na minoria da população estudada, devendo existir maior atenção de gestores e profissionais para o planejamento de ações em prol da melhoria dos indicadores relacionados aos números de consultas, início precoce do pré-natal, procedimentos clínicos e obstétricos e realização dos exames laboratoriais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Evaluar calidad del cuidado respecto del proceso en el prenatal de embarazadas con riesgo normal. Métodos Investigación evaluativa, realizada de mayo 2015 a enero 2016, en la Casa de Parto Natural (CPN) Lígua Barros Costa en Fortaleza, Ceará. Muestra totalizando 560 historias clínicas de embarazadas que realizaron prenatal en la CPN. El instrumento de recolección de datos contempló aspectos sociodemográficos, clínicos y obstétricos, e indicadores de proceso de atención prenatal. Los criterios adoptados para evaluar el proceso fueron los indicadores de calidad del prenatal. Datos almacenados en programa estadístico Statistical Package for the Social Sciences versión 20.0. Análisis realizado mediante estadística descriptiva. Resultados Respecto a los indicadores de calidad del prenatal, se observó que 42,3% (n=237) respondieron al número adecuado de consultas, realizando siete o más. Solamente 26,3% (n=147) iniciaron precozmente el prenatal. Respecto a indicadores de calidad referentes a exámenes laboratoriales, solamente 25,4% (n=142) resultaron adecuados. Conclusión Se concluye en que la calidad del prenatal es adecuada en la minoría de la población estudiada, debiendo brindársele mayor atención de gestores y profesionales al planeamiento de acciones en pro de la mejora de los indicadores relativos al número de consultas, inicio precoz del prenatal, procedimientos clínicos y obstétricos y realización de exámenes laboratoriales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective Assess the quality of care in the prenatal care process for habitual-risk pregnant women. Methods Evaluation research, undertaken between May 2015 and January 2016 at the Natural Birth Center (CPN) Lígia Barros Costa in Fortaleza, Ceará. The sample consisted of 560 histories of pregnant women who received prenatal care at the CPN. The data collection instrument included sociodemographic, clinical and obstetric aspects, as well as process indicators of prenatal care. The criteria adopted to assess the process were the prenatal care quality indicators. The data were stored and processed in Statistical Package for the Social Sciences version 20.0. Descriptive statistical analysis was applied. Results As for the prenatal care quality indicators, 42.3% (n=237) complied with the appropriate number of appointments, have attended seven or more. Only 26.3% (n=147) started prenatal care early. Regarding the quality indicators of the clinical and obstetric procedures, it was verified that 55% (n=309) was appropriate. When the quality indicators were analyzed for the laboratory tests, only 25.4% (n=142) were appropriate. Conclusion The quality of prenatal care is appropriate in a minority of the study population. Managers and professional should pay greater attention to the planning of actions to improve the indicators, related to the number of appointments, early start of prenatal care, clinical and obstetric procedures and execution of laboratory tests.
  • Atividade sexual na lesão medular: construção e validação de cartilha educativa Artigo Original

    Silva, Roberta de Araújo e; Ximenes, Lorena Barbosa; Cruz, Arménio Guardado; Serra, Maria Aparecida Alves de Oliveira; Araújo, Márcio Flávio Moura de; Andrade, Luciene de Miranda; Studart, Rita Mônica Borges; Carvalho, Zuila Maria de Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha educativa sobre atividade sexual de pessoas com lesão medular. Métodos Estudo metodológico em quatro etapas: pesquisa documental em blogs, revisão integrativa, construção da cartilha educativa, validação de conteúdo com 11 juízes, validação de aparência técnica com 3 juízes e validação de aparência com 37 pessoas do público-alvo. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de 0,80. Resultados A cartilha apresentou IVC global de 0,91 pelos juízes profissionais de saúde; 0,87 pelos juízes designers gráficos; e 0,94 na validação de aparência pelo público-alvo. Entretanto, os juízes e público-alvo propuseram sugestões de melhorias da cartilha, que foram acatadas e modificadas para versão final do material. Conclusão A cartilha apresentou conteúdo e aparência adequados para promoção da atividade sexual saudável e satisfatória da pessoa com lesão medular.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Describir el proceso de construcción y validación de una libreta educativa sobre actividad sexual de personas con lesión medular. Métodos Estudio metodológico en cuatro etapas: investigación documental en blogs, revisión integrativa, construcción de la cartilla educativa, validación de contenido con 11 expertos, validación de apariencia técnica con 3 expertos y validación de apariencia con 37 personas del público objetivo. Se consideró un Índice de Validez de Contenido (IVC) mínimo de 0,80. Resultados La libreta obtuvo IVC global de 0,91 de los jueces profesionales de salud; 0,87 de los jueces diseñadores gráficos; y 0,94 en validación de apariencia del público objetivo. Expertos y público objetivo sugirieron mejoras en la libreta, acatadas y aplicadas para la versión final del material. Conclusión La libreta presentó contenido y apariencia adecuados para promoción de actividad sexual saludable y satisfactoria en portadores de lesión medular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To describe the process of development and validation of an educational booklet about the sexual activity of people with spinal cord injury. Methods Methodological study performed in four steps: documentary search in blogs, integrative review, development of the educational booklet, and face and content validation, namely content validation with 11 referees, technical face validation with three referees, and face validation with 37 people from the target audience. The minimum value established for the content validity index (CVI) was 0.80. Results The booklet presented a global CVI of 0.91 after evaluation by healthcare professionals, 0.87 after inspection by graphic designers, and 0.94 after examination by members of the target audience. Despite the significantly high indexes, referees and people from the target audience proposed suggestions to improve the booklet, which were accepted and incorporated into the final version of the material. Conclusion The booklet showed content and face adequate to promote healthy and satisfactory sexual activity of people with spinal cord injury.
  • Confiabilidade e validade da Lasater Clinical Judgment Rubric – Brazilian Version Artigo Original

    Morais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Nunes, Janaina Gomes Perbone; Lasater, Kathie; Barros, Alba Lúcia Bottura Leite de; Carvalho, Emilia Campos de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Avaliar a confiabilidade e validade da Lasater Clinical Judgment Rubric – Brazilian Version em uma amostra de estudantes de enfermagem. Métodos Pesquisa com delineamento metodológico, realizado em uma instituição pública de ensino superior da região sudeste do Brasil. Preliminarmente, foi analisada a clareza dos comportamentos descritos em cada nível das 11 dimensões do instrumento, por oito estudantes. A seguir, deu-se a coleta de dados relativos a avaliação das propriedades psicométricas com auto aplicação a 179 estudantes. Os participantes foram agrupados em iniciantes (1ª e 2ª séries n=115) e concluintes (3ª e 4ª séries n=64). Foram analisadas as propriedades psicométricas: validade discriminante, a fidedignidade e a dimensionalidade. Resultados A versão brasileira da rubrica diferenciou os dois grupos de estudantes (p-valor <0,05) nas 11 dimensões avaliadas. A estabilidade foi verificada pelo teste-reteste (ICC de 0,88). A consistência interna foi obtida para o instrumento global (alpha de Cronbach, de 0,889) e para as fases de reconhecimento (α=0,75), interpretação (α=0,64), resposta (α=0,78) e reflexão (α=0,63). Validade da dimensionalidade pela análise fatorial confirmatória (AFC) obteve resultados de confiabilidade composta (CC) acima de 0,7 e a variância média extraída (AVE) superiores a 0,5, em todas as fases. A validade discriminante do modelo fatorial pelo critério de Fornell-Larcker e pelas cargas cruzadas confirmaram a estrutura teórica da versão original da rubrica. Conclusão A avaliação das propriedades psicométricas da versão brasileira da rubrica mostrou evidências de confiabilidade e validade de construto do instrumento para medir o desenvolvimento do julgamento clínico do estudante de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Evaluar confiabilidad y validez de la Lasater Clinical Judgement Rubric – Brazilian Version en muestra de estudiantes de enfermería. Métodos Investigación metodológica realizada en institución pública de enseñanza superior del sudeste de Brasil. Previamente fue analizada la claridad de los comportamientos descriptos en cada nivel de las 11 dimensiones del instrumento por los estudiantes. Luego se realizó recolección de datos relativos a evaluación de propiedades psicométricas con auto aplicación por 179 estudiantes. Los participantes fueron agrupados en novatos (1º y 2ª año, n=115) y avanzados (3º y 4º año, n=64). Fueron analizadas las propiedades psicométricas: validez discriminante, fiabilidad y dimensionalidad. Resultados La versión brasileña de la rúbrica diferenció a ambos grupos de estudiantes (p-valor <0,05) en las 11 dimensiones evaluadas. Estabilidad verificada por test-retest (ICC de 0,88). Consistencia interna obtenida para el instrumento global (alfa de Cronbach de 0,889) y para las fases de reconocimiento (α=0,75), interpretación (α=0,64), respuesta (α=0,78) y reflexión (α=0,63). La valides de dimensionalidad por análisis factorial confirmatorio (AFC) obtuvo resultados de confiabilidad compuesta (CC) mayores a 0,7 y varianza extraída media (AVE) superiores a 0,5 en todas las fases. La validez discriminante del modelo factorial por criterio de Fornell-Larcker y por cargas cruzadas confirmaron la estructura original de la versión original de la rúbrica. Conclusión La evaluación de las propiedades psicométricas de la versión brasileña mostró evidencias de confiabilidad y validez de constructo del instrumento para medir el desarrollo del juicio clínico del estudiante de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To evaluate the reliability and validity of the Lasater Clinical Judgment Rubric - Brazilian Version in a sample of nursing students. Methods Methodological design study conducted at a public institution of higher education in the southeast region of Brazil. Preliminarily, was analyzed the clarity of behaviors described by eight students in each level of the 11 dimensions of the instrument. Next, was collection of data on the evaluation of psychometric properties with self-application by 179 students. Participants were grouped in junior (1st and 2nd terms n=115) and senior (3rd and 4th terms n=64) students. The following psychometric properties were analyzed: discriminant validity, reliability and dimensionality. Results Through the Brazilian version of the rubric were differentiated the two groups of students (p-value <0.05) in the 11 dimensions evaluated. Stability was verified by test-retest (Intraclass Correlation Coefficient – ICC: 0.88). Internal consistency was obtained for the global instrument (Cronbach’s alpha: 0.899) and for phases of Noticing (α=0.75), Interpreting (α=0.64), Responding (α=0.78) and Reflecting (α=0.63). Dimensionality validity by confirmatory factorial analysis (CFA) obtained results of composite reliability (CR) above 0.7, and average variance extracted (AVE) higher than 0.5 in all phases. The discriminant validity of the factorial model by the Fornell-Larcker criterion and cross loadings confirmed the theoretical structure of the rubric original version. Conclusion The evaluation of the psychometric properties of the Brazilian version of the rubric showed evidence of reliability and construct validity of the instrument for measuring the development of nursing students’ clinical judgment.
  • Decidindo “caso a caso” a presença familiar no serviço de atendimento emergencial Artigo Original

    Barreto, Mayckel da Silva; Marcon, Sonia Silva; Garcia-Vivar, Cristina; Furlan, Mara Cristina Ribeiro; Rissardo, Leidyani Karina; Haddad, Maria do Carmo Lourenço; Dupas, Giselle; Matsuda, Laura Misue

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Compreender como médicos e enfermeiros vivenciam e percebem a presença da família no serviço de atendimento emergencial. Métodos Estudo qualitativo que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Participaram 20 profissionais – divididos equitativamente entre médicos e enfermeiros – que atuavam em duas Salas de Emergência localizadas no Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio de entrevistas. Resultados Identificou-se a existência de uma cultura social de exclusão familiar, amplamente difundida e praticada pelos profissionais. Contudo, às vezes, as famílias permanecem com seus entes queridos na Sala de Emergência, visto que os profissionais analisam e decidem “caso a caso”, considerando diferentes aspectos ao longo do processo assistencial. Conclusão Para médicos e enfermeiros múltiplos aspectos estão relacionados na determinação da presença familiar durante o atendimento emergencial. Assim, não é aconselhável uma diretiva única para a presença da família. Em realidade, sugere-se que cada unidade de saúde elabore seus protocolos considerando as particularidades locais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Comprender cómo médicos y enfermeros experimentan y perciben la presencia familiar en el servicio de atención de urgencias. Métodos Estudio cualitativo, aplicando el Interaccionismo Simbólico como referencial teórico, y la Teoría Fundamentada en los Datos como referencial metodológico. Participaron 20 profesionales –equitativamente divididos entre médicos y enfermeros– actuantes en dos Servicios de Urgencias del Sur de Brasil. Datos recolectados de octubre 2016 a febrero 2017 mediante entrevistas. Resultados Se identificó la existencia de una cultura social de exclusión familiar, ampliamente difundida y practicada por los profesionales. Igualmente, a veces, las familias permanecen con sus seres queridos en el Servicio de Urgencias, dado que los profesionales analizan y deciden “caso por caso”, considerando diferentes aspectos a lo largo del proceso de atención. Conclusión Para médicos y enfermeros, múltiples aspectos se relacionan con la determinación de la presencia familiar durante la atención de urgencia. Por ello, no es aconsejable una directiva única sobre presencia familiar. En realidad, se sugiere que cada unidad de salud elabore sus protocolos considerando sus propias características.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To understand how physicians and nurses experience and perceive the presence of families in the emergency care service. Methods This was a qualitative study that used symbolic interactionism as a theoretical reference, and grounded theory as a methodological reference. Twenty professionals participated – equally representing physicians and nurses - working in two emergency rooms located in the south of Brazil. Data were collected between October of 2016 and February of 2017, by means of interviews. Results The existence of a social culture of family exclusion was identified, widely diffused and practiced by professionals. However, families sometimes remain with their loved ones in the emergency room, since professionals analyze and decide “case by case”, considering different aspects throughout the care process. Conclusion Multiple aspects are related in determining family presence during emergency care for physicians and nurses. Thus, a single directive on the presence of the family is not prudent. In fact, it is suggested that each health unit develop its protocols, considering local particularities.
  • Diagnósticos e intervenções de enfermagem para a pessoa com úlcera venosa Artigo Original

    Grasse, Araceli Partelli; Bicudo, Sheilla Diniz Silveira; Primo, Cândida Caniçali; Zucolotti, Cília; Belonia, Claudia Sumaia Ferreira de Oliveira; Bringuente, Maria Edla de Oliveira; Araújo, Thiago Moura de; Prado, Thiago Nascimento do

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Elaborar e validar o Subconjunto terminológico CIPE® para o cuidado à pessoa com úlcera venosa, orientado pela teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta. Métodos Estudo metodológico para elaboração de subconjuntos terminológicos da CIPE®. Inicialmente, fez-se uma revisão integrativa, buscando evidências para a prática de enfermagem à pessoa com úlcera venosa dispostas na literatura, a fim de responder à seguinte pergunta: Quais as evidências empíricas apresentadas na pessoa com úlcera venosa? As bases acessadas foram o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e a Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), e também a Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Utilizaram-se os seguintes critérios de inclusão: ter resumo disponível nos idiomas português, inglês ou espanhol; e publicados entre 2012 e 2016. Como critérios de exclusão: relatos de casos, teses, monografias, manuais e trabalhos que não apresentavam manifestações clínicas da úlcera venosa. Resultados 84 diagnósticos, resultados de enfermagem e 306 intervenções foram validados por um grupo de juízes enfermeiros, expertises em tratamento de úlcera venosa. Dos diagnósticos elaborados, 62 são constantes na CIPE® e 23 são novos diagnósticos, não constantes. Conclusão A CIPE® evidenciou-se como uma taxonomia que pode ser compatível e aplicável à clínica do enfermeiro, com potencial para a organização do processo de trabalho, seja no âmbito ambulatorial ou hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Elaborar y validar el Subconjunto terminológico CIPE® para el cuidado de la persona con úlcera venosa, orientado por la teoría de las Necesidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta. Métodos Estudio metodológico para elaboración de subconjuntos terminológicos de CIPE®. Inicialmente, se realizó revisión integrativa, buscando evidencias de la práctica de enfermería a la persona con úlcera venosa dispuestas en la literatura, para responder la pregunta: ¿Cuáles son las evidencias empíricas presentadas en la persona con úlcera venosa? Se buscó en las bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Se utilizaron los siguientes criterios de inclusión: contar con resumen disponible en portugués, inglés o español; y publicación entre 2012 y 2016. Como criterios de exclusión: relatos de casos, tesis, monografías, manuales y trabajos que no expresaban manifestaciones clínicas de la úlcera venosa. Resultados 84 diagnósticos, resultados de enfermería y 306 intervenciones fueron validadas por un grupo de expertos enfermeros, especializados en tratamiento de úlcera venosa. De los diagnósticos elaborados, 62 constan en la CIPE® y 23 son nuevos. Conclusión La CIPE® se evidenció como taxonomía compatible y aplicable a la clínica del enfermero, con potencial para organización del proceso de trabajo, tanto en el ámbito ambulatorio como hospitalario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To develop and validate the terminological subset of ICNP® for the care of people with venous ulcer guided by Wanda Aguiar Horta’s theory of Basic Human Needs. Methods Methodological study for the development terminological subsets of ICNP®. Initially, was conducted an integrative review in order to search for evidence in the literature for the nursing practice to people with venous ulcer, and answer the following question: What are the empirical evidences found in the person with venous ulcer? The accessed databases were the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), the Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences Information (LILACS), and the Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Inclusion criteria were the following: abstracts available in Portuguese, English or Spanish; and published between 2012 and 2016. Exclusion criteria were case reports, theses, monographs, manuals and papers that did not present clinical manifestations of venous ulcer. Results A group of nurse judges experienced in the treatment of venous ulcer validated 84 nursing diagnoses and outcomes, and 306 interventions. Of the diagnoses developed, 62 are included in ICNP® and 23 are new diagnoses, not included. Conclusion The ICNP® has proved to be a taxonomy that can be compatible and applicable to nurses’ clinic with potential for organization of the work process, whether in the outpatient or hospital setting.
  • Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster Artigo Original

    Oliveira, Sheyla Costa de; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de; Ximenes, Lorena Barbosa; Leal, Luciana Pedrosa; Cavalcanti, Ana Marcia Tenório Souza; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Avaliar os efeitos de uma intervenção educativa no conhecimento, na atitude e na prática das gestantes sobre o uso dos alimentos regionais. Métodos Ensaio clínico controlado randomizado em cluster, unicego, com dois grupos paralelos. O estudo foi realizado no período de janeiro a setembro de 2013. Alocação randômica dos conglomerados foi definida pelo processo de alocação aleatória simples. Na ocasião foi utilizado um sorteio entre os conglomerados/cluster e depois foi realizada uma alocação aleatória para escolha das USs. Desta maneira, o conglomerado A fez parte do GI e o conglomerado B do GC. Participaram 91 gestantes no GI (cartilha educativa) e 94 gestantes no GC (consulta pré-natal de risco habitual). Resultados O efeito da cartilha educativa no grupo de intervenção apresentou significância estatística (p<0,001) no sétimo e trigésimo dia pós-intervenção, quando comparados com o grupo controle e aumento da prevalência com adequabilidade do conhecimento, atitude e prática quanto ao uso dos alimentos regionais. Conclusão A cartilha educativa foi uma intervenção eficaz para melhorar o conhecimento, atitude e prática das gestantes quanto ao uso dos alimentos regionais. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC): RBR 7mhyzt.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Evaluar los efectos de intervención educativa en conocimiento, actitud y práctica de las embarazadas sobre uso de los alimentos regionales. Método Ensayo clínico controlado randomizado en clúster, simple ciego, con dos grupos paralelos. Estudio realizado de enero a setiembre de 2013. La asignación randomizada de los conglomerados fue definida por proceso de asignación aleatoria simple. Se aplicó un sorteo entre los conglomerados/clústeres, realizándose luego una asignación aleatoria para elección de las USs. De esta manera, el conglomerado A formó parte del GI y el conglomerado B del GC. Participaron 91 embarazadas en el GI (libreta educativa), y 94 en el GC (consulta prenatal de riesgo normal). Resultados El efecto de la libreta educativa en el grupo intervención presentó significatividad estadística (p<0,001) en el séptimo y trigésimo día postintervención al compararlo con el grupo control, hubo aumento de la prevalencia con idoneidad del conocimiento, actitud y práctica respecto del uso de alimentos regionales. Conclusión La libreta educativa demostró ser eficaz para mejorar el conocimiento, actitud y práctica de las embarazadas respecto al uso de los alimentos regionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To evaluate the effects of an educational intervention on the knowledge, attitudes, and practices of pregnant women regarding the use of regional foods. Methods Single-blind cluster-randomized clinical trial with two parallel groups. The study was carried out from January to September 2013. Cluster random allocation was defined by the simple random allocation process. A draw was performed with the clusters, followed by a random allocation to choose the health units. Cluster A was part of the intervention group and cluster B was included in the control group. The intervention group had 91 pregnant women, who were introduced to an educational booklet, and the control group had 94 pregnant women, who attended regular prenatal appointments. Results The effect of the educational booklet on the intervention group presented statistical significance (p < 0.001) on the seventh and thirtieth days after the intervention when compared to the results of the control group, and there was an increase in the prevalence of adequacy of knowledge, attitudes, and practices regarding the use of regional foods. Conclusion The educational booklet was an effective intervention to improve the knowledge, attitudes, and practices of pregnant women regarding the use of regional foods. Brazilian Clinical Trials Registry (ReBEC): RBR 7mhyzt.
  • Fatores associados à não adesão dos antirretrovirais em portadores de HIV/AIDS Artigo Original

    Menezes, Elielza Guerreiro; Santos, Simone Rodrigues Fernandes dos; Melo, Giane Zupellari dos Santos; Torrente, Gisele; Pinto, Arlene dos Santos; Goiabeira, Yara Nayá Lopes de Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Identificar os fatores associados à não adesão ao tratamento antirretroviral em portadores de HIV/ AIDS em um Hospital de referência em Manaus. Métodos Estudo com abordagem quantitativa, transversal de base hospitalar, desenvolvido com 100 participantes com HIV/AIDS em acompanhamento ambulatorial. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário autoaplicável, denominado “Questionário para a avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral em pessoas com HIV/AIDS” (CEAT–VIH). Foi realizada análise descritiva, empregado o teste de qui-quadrado de Pearson chi-square para o valor de p. Resultados Predominou o sexo masculino (57%), faixa etária entre 40 a 59 anos (34%) escolaridade de 2º Grau (49%), sem vínculo empregatício (84%), renda mensal de 1 a 3 salários mínimos (54%), solteiros (47%), heterossexuais (76%), com parceiro sexual (56%), sem vida sexual ativa (61%), tempo de diagnóstico entre 6 meses a 5 anos (59%), nenhuma internação hospitalar (59%). O nível de adesão predominante foi a média adesão (85%). As variáveis sociodemográficas que tiveram associação estatisticamente significantes com a adesão TARV foram a orientação sexual (p=0,010) e o tempo de diagnóstico (p=0,035). Conclusão O estudo mostrou que pessoas que convivem com HIV aderem a TARV, porém com média adesão e os principais fatores associados a esse resultado foram a orientação sexual e o tempo de diagnóstico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Identificar los factores asociados a la no adhesión al tratamiento antirretroviral en portadores de VIH/SIDA en Hospital de referencia de Manaus. Métodos Estudio con abordaje cuantitativo, transversal, de base hospitalaria, desarrollado con 100 participantes con VIH/SIDA en seguimiento ambulatorio. Datos recolectados mediante cuestionario autoaplicable, denominado “Cuestionario para evaluación de la adhesión al tratamiento antirretroviral en personas con VIH/SIDA” (CEAT-VIH). Se realizó análisis descriptivo, utilizando el test de Chi-cuadrado de Pearson Chi-square para el valor de p. Resultados Predominio de sexo masculino (57%), faja etaria de 40 a 59 años (34%), educación secundaria (49%), sin trabajo fijo (84%), ingresos mensuales de 1 a 3 salarios mínimos (54%), solteros (47%), heterosexuales (76%), con pareja sexual (56%), sin vida sexual activa (61%), tiempo de diagnóstico de 6 meses a 5 años (59%), sin internaciones hospitalarias (59%). El nivel de adhesión predominante fue la mediana adhesión (85%). Las variables sociodemográficas con asociación estadísticamente significativa con la adhesión al TARV fueron la orientación sexual (p=0,010) y el tiempo de diagnóstico (p=0,035). Conclusión El estudio mostró que las personas que conviven con VIH adhieren al TARV, aunque con mediana adhesión, y los principales factores asociados a tal resultado fueron la orientación sexual y el tiempo de diagnóstico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To identify the factors associated to non-compliance with antiretroviral treatment in HIV / AIDS patients at a reference hospital in Manaus. Methods Hospital-based, quantitative, cross-sectional study developed with 100 participants with HIV / AIDS in outpatient follow-up. For the data collection, the self-administered “Questionnaire for the evaluation of compliance with antiretroviral treatment in people with HIV / AIDS” (CEAT-VIH) was used. Descriptive analysis was performed using the Pearson chi-square to obtain the p-value. Results Male participants were predominant (57%), age between 40 and 59 years (34%), secondary education (49%), without employment bond (84%), monthly income of one to three minimum wages (54% ), unmarried (47%), heterosexual (76%), with sexual partner (56%), without active sexual life (61%), time since diagnosis between six months and five years (59%), no hospitalization (%). The predominant level of compliance was medium compliance (85%). The sociodemographic variables that revealed a statistically significant association with ARVT were sexual orientation (p = 0.010) and time since diagnosis (p = 0.035). Conclusion The study showed that people living with HIV comply with ARVT, but with medium compliance. The main factors associated with this result were sexual orientation and time since diagnosis.
  • Sexualidade durante todas as fases da gravidez: experiências de gestantes Artigo Original

    Fernández-Sola, Cayetano; Huancara-Kana, Denisse; Granero-Molina, José; Carmona-Samper, Esther; López-Rodríguez, María del Mar; Hernández-Padilla, José Manuel

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Explorar e compreender as experiências sexuais de gestantes durante a gravidez. Métodos O estudo foi realizado em dois centros de saúde no Distrito Sanitário de Almería, sul da Espanha. Os participantes incluíram gestantes que receberam atendimento pré-natal e/ou educação para maternidade. Os critérios de inclusão foram estar grávida, manter atividade sexual e concordar em participar do estudo. Os critérios de exclusão foram ter limitações na atividade sexual por prescrição médica. A amostra foi composta por 15 gestantes selecionadas por meio de amostra de conveniência, das quais cinco participaram de grupo focal (GF) e 10 de entrevistas em profundidade (EP). Os dados foram coletados entre os meses de junho e dezembro de 2016. Os participantes foram contatados pelo pesquisador principal e foi realizada uma consulta para conduzir o GF ou EP. Resultados Três categorias principais emergiram: Falsas crenças e uma abordagem holística da sexualidade durante a gravidez, que está relacionada ao conceito de sexualidade, falsas crenças e aconselhamento sexual limitado durante a gravidez. Limitações: Do medo no início à dificuldade física no final, referindo-se às flutuações no desejo sexual, bem como às mudanças físicas que limitam a atividade sexual. Adaptação às mudanças: práticas seguras e satisfação com a imagem corporal, que engloba preocupações com os riscos e a relação entre imagem corporal e autoestima. Conclusão A falta de aconselhamento sexual durante a gravidez leva à criação de falsas crenças, que, juntamente com mudanças físicas, preocupações com o risco e flutuações no desejo e interesse sexual, provocam uma diminuição na atividade sexual. Mas a sexualidade permanece um aspecto importante da gravidez, em relação ao qual os participantes devem adotar uma abordagem mais ampla e não limitada ao ato sexual, além de adotar práticas adaptadas às mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante esse período.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Explorar y comprender las experiencias sexuales de gestantes durante el embarazo. Métodos Estudio realizado en dos centros de salud del Distrito Sanitario de Almería, Sur de España. Dentro de los participantes se incluyó a gestantes que recibieron atención prenatal y/o educación para la maternidad. Los criterios de inclusión fueron: estar embarazada, mantener actividad sexual y aceptar participar del estudio. Los criterios de exclusión fueron tener limitaciones de actividad sexual por prescripción médica. Muestra compuesta por 15 embarazadas seleccionadas mediante muestra de conveniencia, cinco de las cuales participaron del grupo focal (GF) y 10 de entrevistas en profundidad (EP). Datos recolectados entre junio y diciembre de 2016. Las participantes fueron contactadas por el investigador principal, realizando una consulta para incluirlas en el GF o en el EP. Resultados Surgieron tres categorías principales: Falsas creencias y un abordaje holístico de la sexualidad durante el embarazo, relacionada al concepto de sexualidad; falsas creencias y asesoramiento sexual limitado durante el embarazo. Limitaciones: Del miedo inicial a la dificultad física al final, refiriéndose a las fluctuaciones en el deseo sexual, así como a los cambios físicos limitantes de la actividad sexual. Adaptación a los cambios: prácticas seguras y satisfacción con la imagen corporal, que incluye preocupaciones con los riesgos y la relación entre imagen corporal y autoestima. Conclusión La falta de asesoramiento sexual durante el embarazo lleva a crear falsas creencias, que, conjuntamente con los cambios físicos, preocupaciones por riesgos y fluctuaciones del deseo e interés sexual, provocan una disminución de la actividad sexual. Pero la sexualidad continúa siendo un aspecto importante del embarazo, respecto del cual los participantes deben adoptar un abordaje más amplio y no limitado al acto sexual, además de adoptar prácticas adecuadas a los cambios físicos y emocionales típicos del período.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To explore and understand the sexual experiences of expectant mothers during their pregnancy. Methods The study was carried out in two healthcare centers in the Almería Health District, in southern Spain. The participants included pregnant women who received prenatal care and/or maternity education. The inclusion criteria were being pregnant, maintaining sexual activity and agreeing to participate in the study. The exclusion criteria were having limitations on sexual activity by medical prescription. The sample consisted of 15 expectant women selected using a convenience sample, of which 5 took part in a focus group (FG) and 10 in in-depth interviews (IDI). Data was collected between the months of June and December 2016. Participants were contacted by the main researcher and an appointment was made to carry out the FGs or the IDIs. Results Three main categories emerged: False beliefs and a holistic approach to sexuality during pregnancy, which is related to the concept of sexuality, false beliefs, and limited sexual counseling during pregnancy. Limitations: From fear at the beginning to physical difficulty at the end, referring to the fluctuations in sexual desire as well as the physical changes that limit sexual activity. Adapting to changes: safe practices and satisfaction with one’s body image, which encompasses concerns about the risks and the relationship between body image and self-esteem. Conclusion A lack of sexual counseling during pregnancy leads to the creation of false beliefs, which, together with physical changes, concerns about the risk, and fluctuations in sexual desire and interest, bring about a decrease in sexual activity. But sexuality remains an important aspect of pregnancy, toward which the participants must adopt a broader approach, not limited to intercourse, and adopt sexual practices that are adapted to the physical and emotional changes that happen during this time.
  • O ensino de enfermagem gerontológica nas instituições públicas brasileiras de ensino superior Artigo Original

    Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Bueno, Alexandre de Assis; Silva, Luípa Michele; Kusumota, Luciana; Almeida, Vanessa Costa; Giacomini, Suelen Borelli Lima; Reis, Nayara Araújo dos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Descrever o estado da arte da formação do enfermeiro em instituições públicas brasileiras de ensino superior no que se refere ao cuidado ao idoso Métodos Pesquisa documental, descritiva e de abordagem qualitativa, com dados da plataforma do Ministério da Educação de julho de 2017. Foram levantadas informações dos cursos presenciais de graduação em enfermagem das universidades públicas, seguindo três fases de acesso e coleta dos dados: identificação, seleção e elegibilidade. Houve análise descritiva de caracterização e Análise Temática Indutiva qualitativa, utilizando o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). O projeto seguiu as normativas éticas vigentes da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados As 87 universidades selecionadas ofertavam 154 cursos de graduação em enfermagem, a maioria na Região Nordeste. Do total de cursos, 69 (44,8%) apresentavam disciplinas mistas (que abordavam o cuidado ao idoso) e 53 (34,4%) específicas de saúde do idoso. Nos conteúdos das ementas, os termos mais utilizados na construção da nuvem de palavras foram: saúde (162), idoso (154), enfermagem (113), adulto (81), assistência (72), processo (69) e atenção (52). Na análise de similitude, verificaram-se três principais eixos organizadores das disciplinas voltadas a essa temática: saúde, enfermagem e idoso. Conclusão O ensino da enfermagem precisa estar alinhado às políticas públicas vigentes e ser coerente com o modelo de atenção à saúde proposto. Portanto, é fundamental que a formação ofertada seja condizente com as atuais demandas do mercado de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Describir el estado del arte de la formación del enfermero en instituciones públicas de enseñanza superior brasileñas en lo atinente al cuidado del anciano. Métodos Investigación documental, descriptiva, de abordaje cualitativo, con datos del Ministerio de Educación de julio de 2017. Fue relevada información de los cursos de grado presenciales en enfermería de las universidades públicas, continuando con tres fases de acceso y recolección de los datos: identificación, selección y elegibilidad. Se realizó análisis descriptivo de caracterización y Análisis Temático Inductivo cualitativo, utilizando la Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Proyecto respetando normativas éticas vigentes, Resolución 510/2016 del Consejo Nacional de Salud. Resultados Las 87 universidades seleccionadas ofrecían 154 cursos de grado en enfermería, mayoritariamente en Región Noreste. Del total de cursos, 69 (44,8%) presentaban disciplinas mixtas (abordando cuidado del anciano) y 53 (34,4%) específicas de salud del anciano. En los contenidos de los sumarios, los términos más utilizados en la construcción de la nube de palabras fueron: salud (162), anciano (154), enfermería (113), adulto (81), asistencia (72), proceso (69) y atención (52). El análisis de similitud verificó tres ejes organizadores principales de las disciplinas orientadas a dicha temática: salud, enfermedad y anciano. Conclusión La enseñanza de enfermería debe alinearse a las políticas públicas vigentes y ser coherente con el modelo de atención de salud propuesto. Consecuentemente, es fundamental que la formación ofrecida se condiga con las actuales demandas del mercado laboral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To describe the current state of nursing education regarding the care of older adults in Brazilian public higher education institutions Method Documentary, descriptive research with qualitative approach, with data from July 2017 collected in the platform of the Ministry of Education. Information on nursing undergraduate courses in public universities was collected following three phases of access and data collection: identification, selection and eligibility. There was a descriptive analysis for characterization and qualitative Inductive Thematic Analysis using Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). The project followed the ethical norms of Resolution 510/2016 of the National Health Council. Results The 87 universities selected offered 154 undergraduate nursing courses, mostly in the Northeast Region. Out of the total number of courses, 69 (44.8%) had mixed disciplines (covering care of older adults) and 53 (34.4%) had specific disciplines on health of the older adult. In the content of the syllabi, the terms most used in the construction of the word cloud were: health (162), older adult (154), nursing (113), adult (81), assistance (72), process (69) and attention (52). In the similarity analysis, three main organizing topics of the disciplines related to this theme were observed: health, nursing and older adult. Conclusion Nursing education needs to be aligned with current public policies and consistent with the health care model proposed. Therefore, the training offered must be consistent with the current demands of the labor market.
  • Ideação suicida e consumo de drogas ilícitas por mulheres Artigo Original

    Silva Júnior, Fernando José Guedes da; Monteiro, Claudete Ferreira de Souza; Veloso, Lorena Uchoa Portela; Sales, Jaqueline Carvalho e Silva; Costa, Ana Paula Cardoso; Gonçalves, Lorraine de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Analisar a relação entre ideação suicida e consumo de drogas ilícitas em mulheres. Métodos Estudo analítico realizado com 369 mulheres atendidas em Unidades Básicas de Saúde utilizando para investigação do consumo de drogas ilícitas o Non-Student Drugs Use Questionnaire e para investigação da ideação suicida o Self-Reporting Questionnaire. Resultados Verificou-se que existe associação entre ideação suicida e o uso de tranquilizantes sem prescrição médica (p=0,005), de solventes (p=0,006) e de maconha (p=0,003). O consumo de tranquilizantes aumenta em 2,7 vezes (IC=1,372-5,608) as chances de as mulheres terem ideação suicida quando comparadas com aquelas que não fazem uso das referidas drogas, bem como pelo uso de solventes em 10,1 vezes (IC=2,197-46,967) e o uso de maconha em 3,3 vezes (IC=1,865-13,900). Conclusão Os indicadores produzidos apontam que uso de drogas ilícitas pelas mulheres tem implicação grave e, portanto, necessita de intervenções efetivas que devem focalizar, sobretudo, na prevenção da ideação suicida, uma vez que a progressão dessa ideação poderá convergir para desfechos trágicos que incluem tentativa de suicídio, automutilação e suicídio.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Analizar la relación entre ideas suicidas y consumo de drogas ilícitas en mujeres. Método Estudio analítico realizado con 369 mujeres atendidas en Unidades Básicas de Salud utilizando para investigación del consumo de drogas ilícitas el Non-Student Drugs Use Questionnaire y para investigar las ideas suicidas el Self-Reporting Questionnaire. Resultados Se verificó que existe asociación entre ideas suicidas y uso de tranquilizantes sin prescripción médica (p=0,005), solventes (p=0,006) y marihuana (p=0,003). El consumo de tranquilizantes aumenta en 2,7 veces (IC=1,372-5,608) las chances de que las mujeres tengan ideas suicidas, comparadas con las que no usan dichas drogas; así como el uso de solventes las aumenta en 10,1 veces (IC=2,197-46,967) y el uso de marihuana en 3,3 veces (IC=1,865-13,900). Conclusión Los indicadores elaborados establecen que el uso de drogas ilícitas por parte de mujeres tiene grave implicación, precisando de intervenciones efectivas que deben hacer foco, principalmente, en la prevención de ideas suicidas, toda vez que la progresión de tales ideas conduce a desenlaces trágicos, incluyendo tentativas de suicidio, automutilación y suicidio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To analyze the relationship between suicidal ideation and illicit drug use in women. Methods An analytical study conducted with 369 women receiving care in the Basic Health Units, using the Non-Student Drug Use Questionnaire and the Self-Reporting Questionnaire for investigating suicidal ideation. Results Association between suicidal ideation and the use of tranquilizers without medical prescription (p=0.005), solvents (p=0.006), and marijuana (p=0.003) was identified. Utilization of tranquilizers increased the chances of suicidal ideation in women by 2.7 times (CI=1.372-5.608) when compared to those who did not use these drugs; the use of solvents increased it by 10.1 times (CI=2.197-46.967), and marijuana use by 3.3 times (CI=1.865-13.900). Conclusion The indicators indicate that illicit drug use by women has serious implications and, therefore, requires effective interventions that should focus above all on the prevention of suicidal ideation, as the progression of this ideation may converge in tragic outcomes that include attempted suicide, self-mutilation, and suicide.
  • Terapia com antirretrovirais: grau de adesão e a percepção dos indivíduos com HIV/Aids Artigo Original

    Freitas, João Paulo de; Sousa, Laelson Rochelle Milanês; Cruz, Maria Cristina Mendes de Almeida; Caldeira, Natália Maria Vieira Pereira; Gir, Elucir

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Apreender os aspectos relacionados ao grau de adesão de pessoas vivendo com HIV/aids aos antirretrovirais. Métodos Estudo com abordagem qualitativa desenvolvido em duas unidades de internação de um hospital universitário do interior paulista. A produção dos dados ocorreu no período de outubro de 2017 a abril de 2018 com 40 participantes entrevistados, cujo material produzido foi gravado e posteriormente transcrito. A análise e o processamento dos dados foram realizados com apoio na técnica da Classificação Hierárquica Descendente e base fundamentada no Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados Após análise e processamento, obtiveram-se cinco classes de palavras: 1. Questões sócio-econômicas como motivos fundamentais da não adesão aos antirretrovirais; 2. O apoio familiar para o enfrentamento da condição e estímulo para a adesão ao tratamento; 3. Consequências do grau de adesão aos antirretrovirais; 4. Dificuldades de adesão à terapia antirretroviral relacionadas aos efeitos adversos e apresentação medicamentosa; e 5. Possíveis mudanças para melhorar a adesão ao tratamento do HIV. Conclusão As principais dificuldades enfrentadas por pessoas vivendo com HIV/aids hospitalizadas e que estão em adesão irregular são questões sócio-econômicas, apoio familiar e efeitos adversos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Comprender los aspectos relacionados al grado de adhesión de personas afectadas por VIH/SIDA a los antirretrovirales. Métodos Estudio con abordaje cualitativo, desarrollado en dos unidades de internación de un hospital universitario del interior paulista. Datos producidos de octubre de 2017 a abril de 2018 con 40 participantes entrevistados, cuyo material fue grabado y posteriormente transcripto. El análisis y procesamiento de datos se realizó con apoyo de la técnica de Clasificación Jerárquica Descendente, y la base, fundamentada en el Discurso del Sujeto Colectivo. Resultados Analizados los procesos, se obtuvieron cinco clases de palabras: 1. Cuestiones socioeconómicas como motivos fundamentales de no adhesión a los antirretrovirales; 2. Apoyo familiar para enfrentar la condición y estímulo para adherir al tratamiento; 3. Consecuencias del grado de adhesión a los antirretrovirales; 4. Dificultades de adhesión a la terapia antirretroviral relacionadas a efectos adversos y presentación de los medicamentos; y 5. Posibles cambios para mejorar la adhesión al tratamiento del VIH. Conclusión Las principales dificultades enfrentadas por personas afectadas por VIH/SIDA hospitalizadas y en adhesión irregular las constituyen cuestiones socioeconómicas, apoyo familiar y efectos adversos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective Understand the aspects related to HIV/AIDS patients’ compliance level with antiretroviral drugs. Methods Qualitative study developed at two inpatient units of a university hospital in the interior of the State of São Paulo, Brazil. The data were produced between October 2017 and April 2018, interviewing 40 participants. The produced material was recorded and later transcribed. For the data analysis and processing, the Descending Hierarchical Classification technique was used for support, in the framework of the Collective Subject Discourse. Results After the analysis and processing, five word classes resulted: 1. Socioeconomic aspects as fundamental reasons for non-compliance with antiretrovirals; 2. Family support to cope with the condition and stimulate treatment compliance; 3. Consequences of the compliance level with antiretrovirals; 4. Difficulties to comply with antiretroviral therapy related to adverse effects and medicine format; and 5. Possible changes to improve compliance with HIV treatment. Conclusion The main difficulties people living with HIV/AIDS who are hospitalized and with irregular compliance face are socioeconomic aspects, family support and adverse effects.
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br