Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 21, Número: 41, Publicado: 2008
  • Em torno das "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores Artigos

    Abreu, Martha; Mattos, Hebe

    Resumo em Português:

    A partir do crescimento do interesse de professores e secretarias de educação na organização de políticas de combate ao racismo, este artigo procura discutir e apresentar alguns subsídios para a implementação das "Diretrizes curriculares nacionais para o ensino das relações étnico-raciais e de história e cultura afro-brasileira e africana", aprovadas em 2004. Entendemos as "Diretrizes" como uma importante estratégia pedagógica para levar à escola, pela primeira vez, a discussão das relações raciais no Brasil, tantas vezes silenciada ou desqualificada pelas avaliações de que o Brasil era uma democracia racial. Demos especial atenção aos limites e possibilidades de trabalho com os conceitos de cultura afro-brasileira e identidade negra.

    Resumo em Francês:

    En face de l'intérêt des professeurs et des autorités brésiliennes à l'organisation de politiques de combat du racisme, cet article cherche à discuter l'application des "Directives nationales pour l'enseignement des relations ethniques et raciales, et de l'histoire et de la culture Afro-Brésilienne et Africaine", publiées en 2004. Nous considérons que les "Directives" représentent une importante stratégie pédagogique, qui permet d'introduire pour la première fois dans les écoles la discussion sur les relations raciales au Brésil, si souvent scamotée ou discréditée par les descriptions du pays comme une démocratie raciale. Nous soulignons les limites et les possibilités du travail avec les concepts de culture Afro-Brésilienne et d'identité noire.

    Resumo em Inglês:

    In view of the growing interest of Brazilian teachers and educational authorities in developing anti-racist policies, this article intends to discuss the implementation of the "National guidelines for the teaching of ethnic and race relations and of Afro-Brazilian and African history and culture", published in 2004. We consider these guidelines as an important pedagogical device, which allows to introduce for the first time in the schools the discussion about race relations in Brazil, so often silenced or undermined by those who have labeled Brazil as a racial democracy. We give special attention to the potentials and limitations of working with concepts such as Afro-Brazilian culture and black identity.
  • Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária?desafios do ensino de história no imediato contexto pós-Lei nº 10.639 Artigos

    Pereira, Júnia Sales

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe reflexões sobre os desafios que se colocam aos docentes no cenário educacional posterior à Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e da educação das relações étnico-raciais na educação básica. Problematizando pressupostos e paradoxos presentes no texto da lei e das diretrizes correlatas, identificam-se os impactos, desafios e desdobramentos teórico-práticos de sua recepção no ensino de história.

    Resumo em Francês:

    L'article contient des réflexions sur les défis posés aux enseignants par la Loi nº 10.639/03, qui a rendu obligatoire l'enseignement de l'histoire et de la culture Afro-Brésilienne et Africaine, ainsi que des rapports éthniques-raciaux, au niveau de l'éducation élémentaire au Brésil. En discutant des présuppositions et des paradoxes présents dans le texte de la loi, il identifie ses impacts, ses défis, et ses dédoublements théoriques et pratiques sur l'enseignement d'histoire.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes reflections on the challenges faced by teachers after the Law 10.639/03 introduced the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, and of ethnic and race relations, in elementary education in Brazil. While discussing presumptions and paradoxes in the text of the law, it identifies its impacts, its challenges and its theoretical and practical consequences in history teaching.
  • História e literatura: uma relação de amor e ode em História do Brasil de Murilo Mendes Artigos

    Souza, Valmir de

    Resumo em Português:

    O artigo trata das relações da história com a literatura, estudo esse que aponta para a inter-relação de campos culturais distintos, mas que coloca também novas abordagens do fenômeno histórico. A literatura pode recontar a história estabelecida sob a ótica do autor satírico, fazendo com que através do riso se possam compreender os processos históricos, e dessacralizando versões cristalizadas da historiografia oficial. É nesse sentido que o diálogo entre literatura e história pode apontar para as tensões presentes na história e nas interpretações e representações do passado. São tomados como objeto de análise eventos da história do Brasil e as interpretações poéticas que deles faz o poeta Murilo Mendes.

    Resumo em Francês:

    Cet article examine les rapports entre l'histoire et la littérature, un genre d'études qui s'intéresse à la relation entre deux champs culturels distincts, mais qui indique aussi de nouvelles possibilités d'approche du phénomène historique. La littérature peux raconter l'histoire du point de vue d'un auteur satirique, en nous permettant de comprendre les processus historiques par le rire, et en désacralisant les versions établies par l'historiographie officielle. C'est dans ce sens que le dialogue entre la littérature e l'histoire peut montrer les tensions qui existent dans l'histoire e dans les représentations du passé. On analyse ici quelques événements de l'histoire du Brésil et les interprétations qu'en a données le poète Murilo Mendes.

    Resumo em Inglês:

    This paper is about the relation between history and literature. Besides the interaction between two distinct cultural areas, this kind of study can also indicate new approaches to historical phenomena. Literature can report official history from a satiric point of view, using the "laugh" to understand historical processes and to criticize dominant versions of history. In this sense the dialogue between literature and history can point out tensions in history and in the interpretations and representations of the past. Here we analyze events of Brazilian history and Murilo Mendes' poetical interpretations.
  • O uso político do passado bandeirante: o debate entre Oliveira Vianna e Alfredo Ellis Jr. (1920-1926) Artigos

    Ferretti, Danilo J. Zioni

    Resumo em Português:

    Este texto pretende estudar o uso político do passado bandeirante durante a década de 1920, concentrando-se nas obras do pensador antiliberal Oliveira Vianna e de Alfredo Ellis Jr., do Partido Republicano Paulista. Para tanto, segue as observações de Michel de Certeau sobre as três dimensões da operação historiográfica: seu lugar social de produção, os procedimentos de análise e a representação textual empregada. Demonstra-se a pluralidade de sentidos políticos conferidos ao bandeirante pela historiografia e sua relação com o duplo processo de construção de uma identidade regional para São Paulo e de um imaginário americanista, legitimador do republicanismo paulista.

    Resumo em Francês:

    Dans ce texte nous étudions l'usage politique du passé "bandeirante" tel qu'il a été fait aux années 1920, en analysant l'oeuvre du penseur antilibéral Oliveira Vianna et celle de Alfredo Ellis Jr., membre du Parti Républicain de São Paulo. Dans notre analyse, nous adoptons les observations de Michel de Certeau sur les trois dimensions de l'opération historiographique: le lieu social de sa production, ses pratiques scientifiques et son écriture. Nous montrons la pluralité de sens politiques conférés au "bandeirante" par l'historiographie et sa relation avec la double construction d'une identité régionale pour São Paulo et d'un imaginaire américaniste capable de légitimer le républicanisme "paulista".

    Resumo em Inglês:

    The article studies the political use, during the 1920', of the "bandeirante" past focusing on the work of Oliveira Vianna, an anti-liberal intellectual, and of Alfredo Ellis Jr., a member of the Republican Party of São Paulo. To do so, it follows Michel de Certeau's remarks on the three dimensions of historiographical procedure: the social place of its production, the method employed and the final text. It shows the different political meanings given to the "bandeirante" by historiography, and its relation to the double process of building a regional identity to São Paulo, as well as an americanist identity which would legitimate the "paulista" republicanism.
  • Desafios do ensino de história Artigos

    Ferreira, Marieta de Moraes; Franco, Renato

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a produção de material didático de história. Reflete sobre alguns debates recentes, focalizando a pertinência da escolha de conteúdos, e faz uma breve análise do mercado editorial e seu posicionamento na venda de obras para o PNLD e o mercado privado. O texto levanta algumas questões ligadas ao processo de formação de professores e aos cursos superiores de história, que em geral privilegiam a pesquisa em detrimento do ensino, o que dificulta a definição de um formato coerente para as licenciaturas.

    Resumo em Francês:

    L'article porte sur production de manuels d'Histoire au Brésil. Il refléchit sur les discussions actuelles sur la pertinence de leur contenu et présente une brève analyse du marché éditorial Brésilien et des ventes de ce genre de livres pour l'autorité nationale que les distribue parmi les écoles publiques et pour le marché privé. On pose aussi quelques questions sur le processus de qualification des enseignants, ainsi que sur la structure des cours d'Histoire, qui en général privilégie la recherche plutôt que l'enseignement, ce qui empêche l'établissement d'une structure cohérente.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the production of history text-books in Brazil. It reflects on some recent discussions focusing on the pertinence of their contents, and it presents a short analysis of Brazilian editorial market and the sales of text-books both to the national authority who will distribute them among public schools and to the private market. The article raises a few questions about the qualification of teachers and the structure of History courses, which generally privilege research instead of teaching, making it difficult to establish a coherent structure for teacher training courses.
  • Entrevista com Rubim Santos Leão de Aquino Entrevista

  • A escrita da história Resenha

    Motta, Marly
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br