Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 28, Número: 55, Publicado: 2015
  • Religião Religião

    Heymann, Luciana; Vannucchi, Marco Aurélio; Fontes, Paulo
  • A religião dos bantos: novas leituras sobre o calundu no Brasil colonial Artigos

    Daibert, Robert

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem como proposta apresentar uma síntese das características centrais da tradição religiosa africana banto. O objetivo é demonstrar que o conhecimento desses elementos, enquanto repertório simbólico disponível aos praticantes do calundu, pode trazer novas reflexões a respeito desta experiência religiosa no período colonial. Pretende-se, assim, incentivar futuras investigações que não privilegiem o sincretismo como elemento de diluição das heranças africanas, mas levem em conta os modos de sobrevivência, reatualização e transformação das tradições religiosas banto no Brasil.

    Resumo em Francês:

    Résumé L’article se propose à présenter une synthèse des caractéristiques centrales de la tradition religieuse africaine bantoue. Notre objectif est de montrer que la connaissance du répertoire symbolique disponible aux pratiquants du calundu peut susciter des nouvelles réflexions sur cette expérience religieuse du Brésil colonial. Nous cherchons ainsi à encourager des recherches qui ne regardent pas le syncrétisme comme un élément de dilution des héritages africains, mais qui tiennent compte des modes de survie, de réactualisation et de transformation des traditions religieuses bantoues au Brésil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to present a synthesis of the main characteristics of the Bantu African religious tradition. The idea is to demonstrate that the knowledge about the symbolic repertory of the Calundu practitioners may stimulate new reflections about this religious experience of colonial times. We so intend to stimulate future investigations that will not consider syncretism as an element of dilution of the African heritage, but will pay attention to the ways Bantu religious traditions have survived and have been transformed in Brazil.
  • “Morta de amor por Deus”: a vida exemplar de Dona Thomázia, uma mulher letrada e devota que morreu em Lisboa no ano do terremoto (1755) Artigos

    Fleck, Eliane; Tavares, Mauro

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, analisamos a obra Vida portentosa da serva de Deus D. Thomázia de Jesus, escrita pelo dominicano João Franco e publicada em 1757. Esta obra, do gênero biográfico, se detém na descrição das características físicas e psicológicas, na vida casta, na extrema devoção e religiosidade de uma mulher letrada portuguesa, apresentando-a como modelo de virtude e santidade. A obra adquire contornos singulares, porque a biografada morreu no ano em que Lisboa foi atingida por um terremoto, e porque seu biógrafo, confessor e diretor espiritual, foi obrigado a reescrever parte do texto, devido à perda dos originais em decorrência do cataclismo.

    Resumo em Francês:

    Résumé Dans cet article nous analysons l’oeuvre Vida portentosa da serva de Deus D. Thomázia de Jésus, écrite par le dominicain João Franco et publiée en 1757. Appartenant au genre biographique, l’oeuvre décrit les caractéristiques physiques et psychologiques, la vie chaste et l’extrême dévouement d’une femme portugaise religieuse et lettrée, la présentant comme un modèle de vertu et de sainteté. L’oeuvre acquiert un contour singulier parce que la biographée mourut à la même année que Lisbonne a été frappée par un tremblement de terre, et parce que son biographe, confesseur et directeur spirituel a été obligé de réécrire une partie du texte en raison de la perte de l’original provoquée par le cataclysme.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we analyze the work Vida portentosa da serva de Deus D. Thomázia de Jesus, written by Dominican João Franco and published in 1757. Belonging to the biographical genre, the work describes the physical and psychological characteristics, the chaste life and the extreme devotion of a religious and literate portuguese woman, presenting her as a model of virtue and sanctity. The work written by the Dominican becomes even more singular, not only because the woman who was the subject of the biography died in the same year in which Lisbon would be hit by an earthquake, but also because its author – and also her confessor and spiritual director – found himself forced to rewrite a large part of the text, due to, precisely, the loss of the originals as a consequence of the cataclysm.
  • Os apóstolos dos sertões brasileiros: uma análise sobre o método e os resultados das missões religiosas dos capuchinhos italianos no século XIX Artigos

    Karsburg, Alexandre de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O método missionário utilizado pelos frades capuchinhos em território brasileiro no século XIX baseava-se em dois pressupostos principais: itinerância e pregação. Foram ouvidos por milhares de pessoas, de norte a sul do Brasil, buscando incutir culpa e mudança urgente nos comportamentos antes que o juiz do final dos tempos chegasse. A segunda vinda de Cristo era anunciada para breve, cabendo ao fiel seguir os ensinamentos dos frades para que pudessem alcançar a “salvação da alma”. Este artigo tem por objetivo, portanto, analisar as práticas religiosas dos frades e o primeiro desdobramento surgido entre os povos atingidos pelas pregações. Estimuladas a praticar atos penitenciais, pessoas reuniram-se em comunidades procurando preservar o que os agentes do Evangelho haviam ensinado. Adaptando o discurso dos missionários, leigos criaram “fraternidades”, prescindindo da intermediação do Estado e da Igreja, e tornando-se suspeitos para as autoridades por se organizarem fora do controle institucional.

    Resumo em Francês:

    Résumé La méthode missionnaire utilisée par les capucins au Brésil au XIXe siècle reposait sur deux principes de base: l’itinérance et la prédication. Ils se sont fait entendre par des milliers de personnes du nord au sud du Brésil, dans le but d’inculquer la culpabilité et le changement urgent dans le comportement avant que le juge dernier n’arrive. La seconde venue du Christ ne devrait pas tarder, et les fidèles devraient suivre les enseignements des frères pour obtenir le “salut de l’âme.” Cet article vise donc à analyser les pratiques religieuses des frères et leur première conséquence parmi les personnes touchées par la prédication. Encouragés à pratiquer des actes de pénitence, les gens se sont rassemblés dans des communautés qui cherchaient à préserver ce que les agents de l’Évangile avaient enseigné. En adaptant le discours des missionnaires, des laïcs ont créé des «fraternités», indépendamment de l’intermédiation de l’État et l’Église, et sont devenus suspects aux autorités du fait de fuir du contrôle institutionnel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The missionary method used by Capuchin friars in Brazil in the XIXth century was based on two main assumptions: itinerancy and preaching. They preached to thousands of people, from north to south of Brazil, trying to instill guilt and urgent change in behavior before doomsday came. The second coming of Christ was announced to happen soon, and the believers should follow the lessons of the friars in order to achieve “salvation of the soul.” This article aims therefore to analyze the religious practices of the friars and the first consequences emerged among people affected by their preaching. Encouraged to practice penitential acts, people gathered in communities trying to preserve what the agents of the Gospel had taught. Adapting the speech of the missionaries, laymen created “fraternities”, dispensing with the intermediation of the State and the Church, and became suspicious to the authorities for organizing themselves outside the institutional control.
  • Cultura confessional e luta por direitos no mundo do trabalho: Belo Horizonte, 1909-1921 Artigos

    Amaral, Deivison

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a luta por direitos de trabalhadores de Belo Horizonte que no início do século XX compartilharam uma cultura militante católica que influenciou sua forma de agir. A cultura confessional conformou estratégias de luta que eram favoráveis aos trabalhadores – a despeito das teses sobre cooptação –, buscavam difundir argumentos religiosos para justificar direitos e, ainda, garantir leis de proteção ao trabalhador. A análise da luta por direitos em Belo Horizonte mostra que os católicos inverteram a lógica de reivindicação das correntes revolucionárias – a ameaça da desordem social – e utilizaram sua representatividade e capacidade de manter a ordem social como principais instrumentos.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article analyse la lutte pour les droits des ouvriers de Belo Horizonte (Brésil) qui au début du XXème siècle ont partagé une culture militante catholique qui a influencé leur façon d’agir. La culture confessionnelle a produit des stratégies de lutte qui étaient favorables aux ouvriers – malgré les thèses sur la cooptation – et qui cherchaient à diffuser des arguments religieux pour justifier leurs droits et assurer l’adoption de lois de protection du travail. L’analyse de la lutte pour les droits menée à Belo Horizonte montre que les catholiques ont inversé la logique d’action des révolutionnaires – c’est-à-dire la menace du désordre social – et ont utilisé leur représentatitivité et la capacité d’assurer l’ordre social comme instruments de combat.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyses the struggle for rights led in the early XXth century by workers of Belo Horizonte (Brazil) which shared a catholic militant culture. The confessional culture produced struggle strategies that were favourable to the workers – in spite of the theories of co-optation – and tried to spread religious arguments in order to justify rights and ensure protection laws. The analysis of the struggle led in Belo Horizonte shows that the catholics inverted the logic of revolutionary claiming – the threat of social disorder – and used their representativeness and ability to maintain social order as a main instrument.
  • Macumba surrealista: observações de Benjamin Péret em terreiros cariocas nos anos 1930 Artigos

    Giumbelli, Emerson

    Resumo em Português:

    Resumo Benjamin Péret, poeta surrealista francês, viveu no Brasil entre 1929 e 1931, período no qual observou rituais em terreiros afro-brasileiros e compôs relatos registrados em uma série de artigos (“Candomblé e macumba”) publicados em um jornal paulistano. O texto oferece uma análise desse conjunto de artigos, recorrendo a outras referências de e sobre Péret. Privilegia dois conjuntos de questões. Primeiro, como as observações do poeta francês dialogam com as etnografias contemporâneas sobre grupos e rituais de origem africana. Segundo, os diálogos que se estabelecem entre o olhar de Péret e preocupações de parcela do modernismo brasileiro. As transformações pelas quais passam as religiões afro-brasileiras podem ser vistas como processos que colocam em jogo questões semelhantes ao projeto modernista de “descoberta do Brasil”. O relato de Péret, com suas marcas surrealistas, é ao mesmo tempo testemunha e produto dessa busca.

    Resumo em Francês:

    Résumé Ayant vécu au Brésil entre 1929 et 1931, le poète surréaliste français Benjamin Péret a observé des rituels religieux afro-brésiliens et a écrit une série d’articles (“Candomblé et Macumba”) publiés dans un journal de São Paulo. Ce texte présente une analyse de cette série d’articles en utilisant d’autres références sur et de Péret. Deux cadres de questions sont privilegiés: d’abord, comment les observations du poète français dialoguent avec les ethnographies contemporaines des groupes et des rituels d’origine africaine; ensuite, le dialogue établi entre le regard de Péret et les projets d’une partie du modernisme brésilien. Les transformations subies par les religions afro-brésiliennes peuvent être considérées comme des processus qui mettent en jeu des questions semblables au projet moderniste de “découverte du Brésil”. Le rapport de Péret, avec ses traits surréalistes, est à la fois un témoin et un produit de cette recherche.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Benjamin Péret, a French surrealist poet who lived in Brazil between 1929 and 1931, observed in this period Afro-Brazilian rituals and wrote a series of articles (“Candomblé and macumba”) that were published in a São Paulo newspaper. This text presents an analysis of this set of articles by using other references by and about Peret. It approaches two sets of questions. First, how the French poet’s observations dialogued with contemporary ethnographies of Afro-Brazilian groups. Second, the dialogues established between Péret’s perspective and the concerns of a parcel of Brazilian modernism. The transformations which Afro-Brazilian religions undergo may be seen as processes that raise issues similar to the modernist project of “discovery of Brazil”. The report of Peret with his surrealist traces is both a testimony and a product of this search.
  • Disputando a moral pública: a Ação Católica durante o primeiro governo Perón (Tucumán-Argentina, 1946-1955) Artigos

    Lepera, Lucia Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo se propõe analisar o modo como a Ação Católica de Tucumán (ACT) disputou a moral pública no quadro da chegada do peronismo ao poder em 1946. Sustenta que, a partir do imperativo de moralização social, os setores católicos exerceram influência sobre as agências estatais e desafiaram a autoridade policial. No final dos anos peronistas, operaram-se sensíveis transformações nos sentidos da moralização que o laicato estava procurando transmitir, bem como nos modos da sua ação. Avança-se assim para o estudo das mudanças que converteram o discurso moral católico em um desafio político contra o governo.

    Resumo em Francês:

    Résumé L’article se propose d’analyser la manière dont l’Action Catholique Tucumana (ACT) a disputé la moralité publique dans le cadre de l’arrivée au pouvoir du péronisme en 1946. Il affirme que, à partir de l’impératif de moralisation sociale, les secteurs catholiques ont exercé influence sur les agences de l’État et ont défié l’autorité policière. Vers la fin des années peronistes, des sensibles transformations se sont opérées dans les sens de la moralisation que le laïcat cherchait à dispenser ainsi que dans les modes de le faire. Le texte se tourne ensuite à l’étude des changements qui ont fait du discours moral catholique une contestation politique du gouvernement.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article intends to analyze the way Tucumán’s Catholic Action (ACT) has disputed the public moral when Perón began his first term in Argentina government in 1946. It sustains that, facing the imperative of social morality, the catholic sectors influenced state agencies and defied police authority. Towards the end of peronists years, sensitive transformations were operated in the senses of moralization that the laity was trying to impart as well as in the ways of doing it. Finally the text points the changes that converted the catholic moral discourse in a political challenge against the government.
  • Uma Igreja distante de Roma: circulação internacional e gerações de missionários no Maranhão Artigos

    Neris, Wheriston Silva; Seidl, Ernesto

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo examina as mutações na dinâmica católica em um território missionário - o estado do Maranhão - dentro de registros aparentemente díspares: o local e o internacional, o religioso e o político. Procura-se assim entender como as redefinições nas formas de exercício do ofício eclesial nesse componente afastado dos centros de decisão católicos se conectaram às reconfigurações das modalidades de circulação internacional de clérigos em situação de missão no exterior, a partir de meados do século passado. O trabalho focaliza as condições nas quais se deu a nova onda de imigração religiosa de missionários do norte para o sul no período e, em seguida, as modificações no arcabouço institucional e nas formas de atuação religiosa, com destaque para os efeitos de politização da religião experimentados por frações de clérigos.

    Resumo em Francês:

    Résumé L'article examine les mutations dans la dynamique catholique dans un territoire missionnaire - l'état du Maranhão - sur des registres apparemment incongrus: le local et l'international, le religieux et le politique. Il cherche à comprendre comment les redéfinitions de l' exercice de la fonction ecclésiale dans ce composant éloigné des centres de décision se sont connectés à la reconfiguration des modalités de circulation international de clercs en mission à l'étranger depuis la moitié du XXème siècle. Il focalise les conditions dans lesquelles la nouvelle vague d'immigrations religieuses Nord-Sud s'est déroulée, ainsi que les change ents dans le cadre institutionnel et les formes de l'activité religieuse, en particulier les effets de la politisation de la religion vécus par certaines fractions du clergé.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the changings within a Catholic mission territory - the state of Maranhão - from seemingly disparate aspects: local and international, religious and political. Focused on the second half of the XXth century, it aims to understand how the redefinitions of the ecclesial practice in that faraway region were connected to the reconfiguration of the international movement of clerics working in missions abroad. The work focuses on the new North-South wave of religious immigration, as well as on the changes in the institutional framework and in the forms of being a priest, highlighting the effects of politicization that affected some fractions of the clerigymen.
  • Pensando o Brasil: discurso religioso e prática social segundo Zilda Arns Artigos

    Costa, Marcelo Thimoteo da

    Resumo em Português:

    Resumo Propõe-se aqui analisar a atuação da Pastoral da Criança, organização criada em 1983 e coordenada por quase três décadas pela médica pediatra e ativista católica Zilda Arns Neumann (1934-2010). Observar-se-á, para tanto, o discurso construído por Arns para justificar a fundação da citada Pastoral – bem como o inventário realizado por ela dos primeiros anos de sua atuação. Quer-se demonstrar como Zilda Arns forjou, com base em um universo religioso específico, determinada mística de ação social, ligando credo privado e intervenção pública.

    Resumo em Francês:

    Résumé Nous proposons d’analyser la performance de la Pastoral da Criança, une organisation créé en 1983 et coordonnée pendant presque trente ans par Zilda Arns Neumann (1934-2010), médecin et activiste catholique. Nous observerons, pour autant, le discours construit par Arns pour justifier la fondation de la Pastoral – de même que l’inventaire qu’elle a réalisé des premières années de son travail. Nous voulons démontrer comment Zilda Arns a forgé, sur la base d’un univers religieux spécifique, une certaine mystique de l’action sociale, tout en reliant la croyance privée et l’intervention publique dans un temps de crise aussi bien sur la scène politique brésilienne que dans l’Église Catholique locale.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article analyzes the performance of Pastoral da Criança, a CNBB (Brazilian Bishops National Conference) social action organization. Pastoral da Criança was founded in 1983 and was coordinated for almost thirty years by the pediatric doctor and catholic activist Zilda Arns Neumann (1934-2010). Focusing on Arns’ stated reasons to justify the creation of Pastoral da Criança and on her record of its first years of action, we want to demonstrate how she created a spirituality of action. Doing so, she managed to link private creed and public intervention in a time of crisis both in Brazilian political scene and in local Catholic Church.
  • No sertão e na capital, salve Aparecida: peregrinações em Sergipe no tempo presente Artigos

    Santos, Magno

    Resumo em Português:

    Resumo As peregrinações constituem uma das principais facetas do catolicismo no mundo ocidental. Elas estão presentes na cultura judaico-cristã e em pleno século XXI ainda exercem um papel relevante no processo de congregação de devotos. Este artigo se debruça sobre duas peregrinações devotadas a Nossa Senhora Aparecida em Sergipe, ambas instituídas no primeiro decênio do século XXI. A primeira, designada em 2004, ocorre no sertão sergipano, no município de Nossa Senhora Aparecida. A segunda, criada no mesmo ano, ocorre na periferia da capital sergipana, no Conjunto Bugio, onde há um santuário mariano. Com esse exame, pretendemos entender a constituição, pautada no uso de diferentes linguagens da cultura religiosa, de novos santuários em torno de devoções tradicionais em Sergipe no tempo presente.

    Resumo em Francês:

    Résumé Les pèlerinages sont l’un des principaux aspects du catholicisme dans le monde occidental. Ils sont présents dans la culture judéo-chrétienne et encore au XXIème siècle ils continuent à jouer un rôle important dans la congrégation de dévots. Cet article se concentre sur deux pèlerinages consacrés à Notre-Dame d›Aparecida à l´etat de Sergipe, tous deux établis dans la première décennie du XXIe siècle. Le premier, créé en 2004, a lieu au hinterland de Sergipe, dans le village de Notre-Dame d›Aparecida. Le second, créé à la même année, a lieu dans la périphérie de la capitale de Sergipe, à Bugio, où il existe un sanctuaire. En les étudiant, nous voulons comprendre la formation à Sergipe, à l›heure actuelle, basée sur l›utilisation des différents langages de la culture religieuse de nouveaux sanctuaires autour de dévotions traditionnelles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Pilgrimages are a major facet of Catholicism in the Western world. They are present in the Judeo-Christian culture and in the XXI century still play an important role in the process of assembly of devotees. This article focuses on two pilgrimages devoted to Our Lady of Aparecida in Sergipe, both established in the first decade of the XXI century. The first one, created in 2004, occurs in the interior of Sergipe, in the town of Nossa Senhora Aparecida. The second one, created in the same year, occurs on the outskirts of the capital of Sergipe, the Conjunto Bugio, where there is a Marian shrine. With this analysis, we intend to understand the formation of new sanctuaries around traditional devotions in Sergipe at present time, based on the use of different languages of religious culture.
  • Da tolerância à caridade: sobre religião, laicidade e pluralismo na atualidade Artigos

    Menezes, Jonathan

    Resumo em Português:

    Resumo As questões da (in)tolerância entre as religiões e da liberdade de crença e de pensamento não são novas para a história, ou melhor, não são exclusivas desta época. Basta lembrar, para os propósitos aqui arrolados, uma obra do período iluminista, o Tratado sobre a tolerância de Voltaire, que tratava precisamente disto. Em contrapartida, mesmo vivendo numa era de consolidação de fenômenos de secularização, como Gianni Vattimo entende ser a nossa – e que tem a ver com liberdade, celebração e respeito às diferenças –, ainda se vislumbra a intolerância para com diferentes crenças religiosas, e o não respeito, especialmente por parte de setores de religiões majoritárias como o cristianismo, ao princípio de laicidade do Estado. Em diálogo com o pensiero debole (pensamento fraco) de Vattimo, analisarei a proposta deste autor de migração da ideia de tolerância para a de caridade, como meio de mover-se para além de uma relação metafísica com a verdade nas religiões para a noção pouco comum às práticas e discursos religiosos de uma verdade kenótica, isto é, esvaziada de pretensões de correspondência e, por conseguinte, de imposição sobre outras.

    Resumo em Francês:

    Résumé Les questions de l’(in)tolérance entre les religions, ainsi que de la liberté de croyance religieuse et de pensée, ne sont pas nouvelles pour l’histoire, ou plutôt ne sont pas propes de l’époque actuelle. Il suffit de rappeler une oeuvre de la période des Lumières, le Traité sur la tolérance de Voltaire. Par contre, même en vivant dans un âge que certains auteurs, comme Gianni Vattimo, croient être celui de la consolidation des phénomènes de sécularisation – ce qui a à voir avec la liberté, la célébration et le respect de la différence –, il est encore possible de témoigner l’intolérance à l’égard de différentes croyances religieuses et le manque de respect, en particulier de secteurs des grandes religions comme le christianisme, pour le principe de l’Etat laïque. En dialogue avec le pensiero debole (la pensée faible) de Vattimo, dans cet article je examine la proposition de cet auteur de migration de l’idée de tolérance à celle de charité, comme un moyen d’avancer d’une relation métaphysique avec la vérité dans les religions vers la notion inhabituelle dans les pratiques et les discours religieux d’une vérité kénotique, c’est à dire une vérité dépourvue de prétentions de correspondance et par conséquent d›imposition sur d›autres types de vérités.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The questions of (in)tolerance between religions and of freedom of religion and thought are not new to history, or rather are not exclusive of this era. We need only to remind, for the purposes of this text, a work of the Enlightenment period, the Treatise on Tolerance by Voltaire. On the other hand, even living in an age that some authors, like Gianni Vattimo, believe to be a time of consolidation of secularization phenomena – something that invloves freedom, celebration and respect for the difference –, it is still possible to see intolerance towards different religions, and no respect, especially from sectors of major religions such as Christianity, for the principle of a secular state. In dialogue with Vattimo’s pensiero debole (weak thought), I examine in this paper the proposal made by this author of a migration from the idea of tolerance to that of charity, as a means to move from a metaphysical relationship with the truth in religions to the unusual notion in religious practices and discourses of a kenotic truth, that is, a truth free from assumptions of correspondence and from the intention of imposing it to other kinds of truth.
  • O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição Colaboração Especial

    Gonçalves, José Reginaldo Santos
  • Novos estudos sobre a cultura soviética Resenhas

    Gomide, Bruno B.
  • Mulheres, beneficência e loucura: uma história social com perspectiva de gênero Resenhas

    Anahí, Guadalupe Pagnoni
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br