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Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 33, Número: 69, Publicado: 2020
  • HUMANIDADES DIGITAIS Editorial

    Castro, Celso
  • ENTREVISTA COM MATTHEW CONNELLY Entrevista

    Griner, Arbel; Castro, Celso
  • DESAFIOS E RESPONSABILIDADES DAS HUMANIDADES DIGITAIS: PRESERVAR A MEMÓRIA, VALORIZAR O PATRIMÔNIO, PROMOVER E DISSEMINAR O CONHECIMENTO. O PROGRAMA MEMÓRIA PARA TODOS Colaboração Especial

    ROLLO, MARIA FERNANDA

    Resumo em Português:

    RESUMO Para que servem e por que existem as humanidades digitais? Não existem “digitais” associadas a outras áreas científicas. O que singulariza as humanidades digitais? Admitindo sua afirmação, salientam-se neste artigo seis eixos fundamentais por meio dos quais sua contribuição é mais evidente e relevante para a atividade científica e a sociedade em geral. O programa Memória para Todos, desenvolvido a partir do campo das humanidades, mas intrinsecamente multidisciplinar, utilizador intensivo de ferramentas digitais, convoca os eixos referidos, ilustrando as humanidades digitais para além da aplicação do digital na investigação na área científica das humanidades.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN ¿Para qué son y por qué son las humanidades digitales? No hay “digitales” asociados con otras áreas científicas. ¿Qué singulariza a las humanidades digitales? Admitiendo su declaración, este artículo destaca seis ejes fundamentales a través de los cuales su contribución es más evidente y relevante para la actividad científica y la sociedad en general. El programa Memoria para Todos, desarrollado desde el campo de las humanidades, pero intrínsecamente multidisciplinario, usuario intensivo de herramientas digitales, convoca estos ejes, ilustrando las humanidades digitales más allá de la aplicación de lo digital en la investigación en el área científica de las humanidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Why do digital humanities exist and what are they for? There are no “digitals” associated with other scientific areas. What singularizes the digital humanities? By admitting this statement, this article highlights six fundamental axes through which the contribution of the digital humanities is most evident and relevant to scientific activity and society in general. The Memory for All program, developed from the humanities field but intrinsically multidisciplinary, intensive user of digital tools, summons the aforementioned axes, illustrating digital humanities beyond the application of digital in scientific research of the humanities field.
  • NARRATIVAS HISTÓRICAS EM DISPUTA: UM ESTUDO DE CASO NO YOUTUBE Artigo

    Fontoura, Odir

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende tratar das diferentes narrativas que envolvem a disciplina da história na plataforma YouTube. A partir de um mapeamento, foi analisada uma série de vídeos, e de uma análise quantitativa e qualitativa desses materiais foi possível inferir, por um lado, uma inexpressividade das produções feitas por instituições públicas ou universitárias e, por outro, um grande número de vídeos que trazem uma visão revisionista ou contestadora da história acadêmica. Concluiu-se, a partir dessas investigações, a respeito da necessidade de uma maior atuação da academia e dos historiadores profissionais nesses espaços de produção e de discussão de narrativas, o que poderia responder a uma demanda educacional identificada que ocorre tanto dentro do espaço físico e formal da sala de aula quanto fora dele, em espaços online que, visando a se constituir em oposição à escola formal, oferecem-se como alternativas nas disputas das narrativas da história.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo pretende tratar las diferentes narrativas que involucran la disciplina de la historia en la plataforma de YouTube. A partir de un mapeo, fue analizada una serie de videos, de los cuales fue posible verificar, por ejemplo: la inexpresividad de las producciones realizadas por instituciones públicas o universitarias y una gran cantidad de videos que brindan una visión revisionista o desafiante de la historia académica. Se concluyó a partir de estas investigaciones sobre la necesidad de una mayor acción por parte de académicos e historiadores profesionales en estos espacios de producción y discusión de narrativas, que podrían responder a una demanda educativa identificada que ocurre tanto dentro del espacio físico de la clase formal como fuera, en espacios online donde, para constituirse en oposición a la escuela formal, se ofrecen y se muestran como alternativas en las disputas de las narrativas de la historia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article intends to deal with the different narratives that involve the discipline of history in the YouTube platform. A series of videos was analyzed, and from a quantitative and qualitative analysis of these materials, it was possible to infer, on the one hand, an inexpressiveness of the productions made by public or university institutions and, on the other hand, a large number of videos that bring a revisionist view of academic history. It was concluded from these investigations about the need for a greater action by academia and professional historians at these places of production and discussion of narratives, which could respond to an identified educational demand that occurs both within the physical space and formal of the classroom as well outside, in some online spaces where, in order to constitute and show themselves in opposition to the formal school, they offer themselves as alternatives in these disputes of the narratives of history.
  • HUMANIDADES DIGITAIS E DIÁSPORA AFRICANA: QUESTÕES ÉTICAS E METODOLÓGICAS NA ELABORAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS SOBRE A POPULAÇÃO ESCRAVIZADA DE MARIANA (SÉCULO XVIII) Artigo

    RODRIGUES, ALDAIR

    Resumo em Português:

    RESUMO Adotando como estudo de caso a elaboração de uma base de dados sobre a população escravizada que viveu na região de Mariana (Minas Gerais) no século XVIII, este artigo reflete sobre os desafios éticos e metodológicos subjacentes às abordagens digitais sobre a diáspora africana. A análise enfoca as especificidades e os desafios envolvidos no processo de transposição de informações históricas produzidas no contexto da escravidão para sistemas digitais. Quais são as potencialidades e os riscos dessa tarefa em um país social e étnico-racialmente desigual como o Brasil?

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Tomando como caso de estudio el desarrollo de una base de datos sobre la población esclavizada que vivió en la región de Mariana (Minas Gerais) en el siglo XVIII, este artículo reflexiona sobre los desafíos éticos y metodológicos que subyacen a los enfoques digitales de la diáspora africana. El análisis se centra en los detalles y desafíos involucrados en el proceso de transposición de información histórica producida en el contexto de la esclavitud a los sistemas digitales. ¿Cuáles son las potencialidades y los riesgos de esta tarea en un país social y étnicamente racialmente desigual como Brasil?

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article addresses ethical and methodological challenges underlying the digital approaches to the African diaspora. It takes the process of building a database about the enslaved population that lived in the region of Mariana (Minas Gerais) during the Eighteenth century as a case study. It analyzes the consequences of the insertion of historical information produced in a context marked by the asymmetrical power relations legitimized by slave ideology into digital systems. What are the potentialities and risks of this task in a socially and racially unequal country like Brazil?
  • PORTUGAL BUILDS: UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX Artigo

    MATEUS, JOÃO MASCARENHAS; VEIGA, IVO

    Resumo em Português:

    RESUMO São apresentados os procedimentos da criação de uma plataforma digital de acesso gratuito destinada à disseminação dos resultados da investigação no campo da história da construção em Portugal, durante os séculos XIX e XX. Depois da descrição das fontes das coleções digitais, procede-se à análise da metodologia usada em sua estruturação e nas adaptações às singularidades desse campo de conhecimento de discussão recente. O estudo é ilustrado com a primeira exposição virtual, avaliando potencialidades e limites da plataforma para diferentes níveis de pesquisa no espaço e no tempo, relativas a atores individuais e coletivos e a objetos concretos e abstratos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza los procedimientos de creación de una plataforma digital de acceso libre para diseminación de resultados de pesquisa sobre la historia da la construcción en Portugal, en los siglos XIX-XX. A la presentación de las colecciones digitales se sigue la discusión de la metodología usada en su estructuración y las adaptaciones a las singularidades del nuevo campo de conocimiento. El estudio es ilustrado con la primera exposición virtual, evaluando potencialidades y límites de la plataforma para diferentes niveles de pesquisa en el espacio y en el tiempo, relacionando actores individuales y colectivos y objetos concretos y abstractos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study aims to discuss the procedures for the creation of an open access digital platform to the dissemination of historical findings on construction history in Portugal, from 19th to 20th centuries. Digital collections description is followed by the methodology used to set the platform structure and the adaptations introduced to consider the singularities of this new field of knowledge. The paper is illustrated with the first virtual exhibition allowing an evaluation of the platform’s potential and the limits at different levels of research in time and space, relating individual and collective actors, as well as concrete and abstract objects.
  • NOVIDADES NO FRONT: EXPERIÊNCIAS COM HUMANIDADES DIGITAIS EM UM CURSO DE HISTÓRIA NA PERIFERIA DA GRANDE SÃO PAULO Artigo

    FERLA, LUIS ANTONIO COELHO; LIMA, LUÍS FILIPE SILVÉRIO; FEITLER, BRUNO

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir das indefinições do que sejam as humanidades digitais e da concepção de que o compartilhamento de experiências concretas pode enriquecer essa discussão, são apresentadas iniciativas levadas a cabo no Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para dar maior diversidade ao material apresentado, foram escolhidos projetos de um grupo de pesquisas e de uma disciplina de graduação. Assim, com centros de gravidade na pesquisa e na docência, os projetos analisados propõem um maior reconhecimento do papel do graduando nas humanidades digitais. Da análise sai reforçado o paradoxo de que os trabalhos em humanidades digitais são institucionalmente subvalorizados, ao mesmo tempo que facilitam a colaboração e a livre circulação do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Basándose en la vaguedad de las humanidades digitales y la visión de que compartir experiencias concretas puede enriquecer esa discusión, el artículo ofrece una reseña de las iniciativas emprendidas en el Departamento de Historia de la Universidad Federal de São Paulo (Unifesp). Para dar mayor diversidad al material presentado, se seleccionaron proyectos de un grupo de investigación y una disciplina de pregrado. Con los centros de gravedad en la investigación y la enseñanza, los proyectos analizados proponen un mayor reconocimiento del papel del estudiante en las humanidades digitales. El análisis refuerza la paradoja de que el trabajo en las humanidades digitales está subvaluado institucionalmente, al tiempo que facilita la colaboración y la libre circulación de conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Drawing on the vagueness of what digital humanities are, and the view that sharing concrete experiences enriches that debate, the article offers an account of initiatives undertaken within the History Department of the Federal University of São Paulo (Unifesp). To give greater diversity to the material presented, projects were chosen from a research group and an undergraduate course. With centers of gravity in research and teaching, the projects analyzed propose greater recognition of the student’s role in digital humanities. The analysis also reinforces the paradox that digital humanities projects are institutionally undervalued, while facilitating the collaboration and the free circulation of knowledge.
  • SER IMORTAL DIANTE DO FIM DO MUNDO: CORPO, CIBERUTOPIA E TRANSCENDÊNCIA Artigo

    Albuquerque, Alana Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar os atuais discursos em torno do problema da imortalidade tecnológica presentes em algumas ficções científicas recentes. Essas ficções serão tomadas como ponto de partida para uma discussão sobre as implicações filosóficas decorrentes da possibilidade do mind uploading, principalmente no que se refere a uma ideia de transcendência e abandono do corpo. Por fim, questiona-se qual o lugar dos sonhos utópicos de imortalidade em meio à crise de futuro que vivemos atualmente, relacionada principalmente com a discussão em torno das mudanças climáticas e da insustentabilidade dos atuais modos de vida capitalistas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es analizar los discursos actuales sobre el problema de la inmortalidad tecnológica presentes en algunas obras recientes de ciencia ficción. Estas ficciones se tomarán como punto de partida para una discusión sobre las implicaciones filosóficas relacionadas con la posibilidad del mind uploading, especialmente con respecto a una idea de trascendencia y abandono del cuerpo. Finalmente, cuestionamos el lugar de los sueños utópicos de inmortalidad en medio de la crisis del futuro que estamos experimentando actualmente, relacionada principalmente con la discusión sobre el cambio climático y la insostenibilidad de las formas de vida capitalistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to analyze the current discourses about the problem of technological immortality in some recent science fictions. These will be taken as a starting point for a discussion about the philosophical implications related to mind uploading, especially with regard to an idea of transcendence and abandonment of the body. Finally, we question the place of the utopian dreams of immortality in relation to the “crisis of the future” that we are currently experiencing, mainly related to climate change and the unsustainability of current capitalist ways of life.
  • EXPLORANDO OS POTENCIAIS DA HISTÓRIA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E IMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS DE NOVA IGUAÇU Artigo

    RIBEIRO, FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS; SALES, JEAN RODRIGUES; NASCIMENTO, ALVARO PEREIRA DO; FORTES, ALEXANDRE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa as perspectivas abertas pela história digital para a renovação da produção historiográfica a partir da experiência do Centro de Documentação e Imagem (Cedim) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Destaca a contribuição da disponibilização de acervos digitais para a autoestima coletiva dos moradores da Baixada Fluminense, superando os estigmas tradicionalmente associados à região, como no caso da documentação da Cúria Metropolitana de Nova Iguaçu, de grande relevância para o estudo dos movimentos sociais locais. Por fim, analisa o Cedim como locus de cooperação entre historiadores e cientistas da computação, que originou o Mestrado em Humanidades Digitais da UFRRJ.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza las perspectivas abiertas por la historia digital para la renovación de la producción historiográfica partiendo de la experiencia del Centro de Documentación e Imagen (CEDIM), de la UFRRJ. Destaca la contribución de la disponibilización de acervos digitales para la autoestima colectiva de los moradores de la Baixada Fluminense, superando los estigmas tradicionalmente asociados a la región, como en el caso de los documentos de la Curia Metropolitana de Nova Iguaçu, de gran relevancia para los estudios sobre los movimientos sociales locales. Por fin, analiza el CEDIM como un locus de cooperación entre historiadores e científicos computacionales, que originó la Maestría en Humanidades Digitales de la UFRRJ.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyses the perspectives open by digital history for the renewal of the historiographic production departing from the experience of UFRRJ’s Documentary and Image Center (CEDIM). It highlights the contribution of making available digital holdings for the collective self-esteem of Baixada Fluminense dwellers, overcoming stigmas traditionally associated to the region, as in the case of the documents of the Nova Iguaçu Metropolitan Curia, of great relevance for the study of local social movements. Finally, it analyses CEDIM as a locus of cooperation between historians and computer scientist, that originated UFRRJ’s Masters in Digital Humanities..
  • AVATARES: O MARAVILHOSO E O ESTRANHO NO SECOND LIFE Artigo

    Gomes, Laura Graziela

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem como objetivo discutir o maravilhoso e o estranho no mundo virtual Second Life, bem como as relações de engajamento e de cuidados que os usuários humanos dispensam às suas criaturas, os avatares. Desde 2007, venho me dedicando a observar e a acompanhar o desenvolvimento desse mundo e seus modos de vida possíveis sob diferentes aspectos, bem como as premissas lógicas, simbólicas e subjetivas sobre as quais se desenvolve e se sustenta toda a existência, especialmente a economia desse mundo virtual, fazendo do Second Life uma das mais antigas e bem-sucedidas plataformas digitais imersivas conhecidas em funcionamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo tiene como objetivo discutir lo maravilloso y lo extraño en el mundo virtual Second Life, así como las relaciones de compromiso y cuidado que los usuarios (humanos) dedican a sus criaturas, los avatares. Desde 2007, me he dedicado a observar y seguir el desarrollo de este mundo y sus posibles formas de vida en diferentes aspectos, así como las premisas lógicas, simbólicas y subjetivas en las cuales se desarrolla y se sostiene toda la existencia, en especial la economía de este mundo virtual, haciendo de Second Life una de las plataformas digitales más antiguas y exitosas en funcionamiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to discuss the wonderful and the strange in the Second Life virtual world, as well as the engagement and care relationships that human users bestow on their creatures, the avatars. Since 2007, I have been dedicating myself to observe and follow the development of this world and its possible ways of life in different aspects, as well as the logical, symbolic and subjective premises on which all existence develops and sustains, especially the economy of this virtual world, making Second Life one of the oldest and most successful digital platforms in operation.
  • HISTÓRIA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DA HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA E DO USO DE CAQDAS NA REELABORAÇÃO DA PESQUISA HISTÓRICA Artigo

    BRASIL, ERIC; NASCIMENTO, LEONARDO FERNANDES

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo pretende discutir o papel do uso de ferramentas digitais na pesquisa e na escrita da história, refletindo sobre as transformações e os desafios no modo de produção do conhecimento na prática de investigação da ciência histórica, abordando dois aspectos fundamentais: a) o progressivo uso de fontes de pesquisa provenientes de acervos ou repositórios digitais, por meio da análise da Hemeroteca Digital Brasileira (HDB) da Biblioteca Nacional (BN); e b) a maneira como os aplicativos de análises de dados qualitativos - CAQDAS, acrônimo do inglês computer assisted qualitative data analysis software - podem servir para minimizar os problemas e as limitações gerados pelo uso inadvertido e com pouco rigor metodológico das ferramentas digitais. Aqui, utilizaremos o programa ATLAS.ti como exemplo. Concluímos que a busca e a análise digital transformam não apenas a pesquisa histórica, mas possibilitam novas perguntas, problemas e respostas, impactando tanto a teoria quanto o método da disciplina.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este documento tiene como objetivo discutir el papel del uso de herramientas digitales en la investigación y escritura de la historia, reflexionando sobre las transformaciones y desafíos en el modo de producción de conocimiento en la práctica de la investigación científica histórica, abordando dos aspectos fundamentales: a) el uso progresivo de fuentes de investigación de colecciones o repositorios digitales, a través del análisis de la Hemeroteca Digital Brasileña (HDB) de la Biblioteca Nacional (BN); y b) la forma en que las aplicaciones de análisis de datos cualitativos (CAQDAS) pueden servir para minimizar los problemas y limitaciones generados por el uso inadvertido y metodológicamente inexacto de las herramientas digitales. Aquí usaremos el programa ATLAS.ti como ejemplo. Concluimos que la búsqueda y el análisis digital no solo transforman la investigación histórica, sino que permiten nuevas preguntas, problemas y respuestas, impactando tanto en la teoría como en el método de la disciplina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to discuss the role of the use of digital tools in the research and writing of history, reflecting on the transformations and challenges in the mode of knowledge production in the practice of historical science research, addressing two fundamental aspects: a) the progressive use of research sources from digital collections or repositories, through the analysis of the Brazilian Digital Newspaper Library (HDB); and b) The way qualitative data analysis applications (CAQDAS) can serve to minimize the problems and limitations that are generated by inadvertently using and little methodological rigor in digital tools. Here we will use the program ATLAS.ti as an example. We conclude that digital search and analysis not only transforms historical research, but enables new questions, problems and answers, impacting both the theory and the method of the discipline.
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