Resumo em Português:
O artigo lança um olhar sobre o desenvolvimento do campo da ciência da informação e ao seu relacionamento com a tecnologia. As mudanças na tecnologia da informação, ocorridas nos últimos 50 anos, reorganizam e ordenam as atividades associadas à Ciência da Informação. O modelo tecnológico inovador é fechado e não permite dúvidas ou contestação. Nesta ambiência, são considerados o presente e o futuro da área, as modificações no tempo e no espaço da informação em relação ao receptor. O papel do fluxo de informação, das estruturas de informação, do profissional da área e dos objetivos da Ciência da Informação são delineados a partir da crença em que a realidade se divide em três mundos: o subjetivo, o material e o do ciberespaço.Resumo em Inglês:
The article launches a glance in the development of Information Science and in its relationship with its technologies. The changes in the information technology that happened in the last 50years, organize and gave order to all the activities associated with Information Science. The model of technological innovation is closed and it does not allow for doubt or questions. In this environment the present and the future of Information Science are analyzed. The role of the flow of information, of the structures of information, of the professional of the area and the objectives of Information Science are delineated starting from the faith in that, the reality is divided in three worlds: the subjective, the material and the one of the cyberspace.Resumo em Português:
Análise da pesquisa em Ciência da Informação a partir da produção de 5 programas de pós-graduação do país.Resumo em Inglês:
Analysis of lhe research activities developed programs.Resumo em Português:
Caracterização das atividades de pesquisa dos docentes dos cursos de graduação em Ciência da Informação do país, enfocando-se os seguintes aspectos: pesquisa realizada para a obtenção de grau acadêmico; para cumprir requisitos institucionais e para a produção cientifica.Resumo em Inglês:
Description of the research activities of Brazilian Library schools staff distinguishing the research done for degree awarding, from the institutional requirements, and from scientific production and publishing.Resumo em Português:
Discute a necessidade de introduzir uma nova concepção de ensinar e aprender na universidade, pautada pela articulação entre ensino e pesquisa. Considera que essa concepção pode ser viabilizada no âmbito do ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Para tanto, apresenta uma nova proposta deformação para o profissional da informação.Resumo em Inglês:
The paper presents perspectives to integrate research practices in Information Science undergraduate education.Resumo em Português:
Discute-se a importância da pesquisa discente nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Enfocam-se os diferentes tipos e os níveis de participação dos alunos em projetos de pesquisa. Aborda-se a monografia de conclusão de curso e o estágio como meios pelos quais os discentes buscam, a partir de referenciais teóricos e metodológicos, refletir criticamente sobre os problemas das Unidades de Informação.Resumo em Inglês:
Discusses the importance of research developed by undergraduate students at Brazilian Library and Information Science Schools, pointing out the different kinds and levels of participation. The course's final monograph and the in-service training are also focused as relevant research tools for students when searching for solutions to library and information problems.Resumo em Português:
Partindo do resgate dos espaços que têm servido para a discussão da pesquisa discente nos cursos de Biblioteconomia no Brasil e no Mercosul, propõem-se elementos para o delineamento de políticas institucionais na área apresentando ainda o exemplo do curso de Biblioteconomia da UNESP-Marilia.Resumo em Inglês:
Considering lhe traditional spaces for discussion of student research in Library Education in Brazil and Mercosul (ABEBD, Group Mercosul on Library Education, ANCIB and others), some elements are proposed in order to built institutional policies. In this sense it is presented the UNESP-Marilia experience.Resumo em Português:
Apresenta a proposta curricular do Curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no que tange aos aspectos relacionados com a Biblioteconomia catarinense, com a literatura sobre o Moderno Profissional da Informação e com os estudos de compatibilização curricular realizados no Brasil e em âmbito do Mercosul.Resumo em Inglês:
This paper presents the Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 's Library Studies curriculum and discusses questions related to the modern information professional education. Presents also curricula compatibility between Brazil and the Mercosul countries.Resumo em Português:
Apresentação dos objetivos e estrutura curricular do curso de Gestão da Informação (CGI) da Universidade Federal do Paraná.Resumo em Inglês:
The paper presents the goals and the curriculum of the Universidade Federal do Paraná's undergraduate school of Information Management.Resumo em Português:
Discussão das especificidade da Ciência da informação e da Arquivologia e de suas relações interdisciplinares.Resumo em Inglês:
This paper discusses the boundaries of two disciplines (Information Science and Archival studies) and aspects of their interdisciplanarity.