Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2003
  • Disseminação de informação para a cidadania no Brasil: uma análise da cobertura das matérias sobre indicadores sociais na mídia impressa Artigos

    Savignano, Verónica Maria; Jannuzzi, Paulo de Martino

    Resumo em Português:

    A agenda político-social do Brasil vem merecendo um acompanhamento crescente e sistemático por parte da mídia, segundo revelam a freqüência, profundidade e diversidade com que certas temáticas sociais são tratadas nas matérias apresentadas em jornais, rádios, televisão e portais da Internet. Este trabalho procura documentar parte desse processo, apresentando uma análise exploratória quantitativa e qualitativa da cobertura sobre Indicadores Sociais na mídia impressa. Foram coletadas 515 matérias de cinco jornais do estado de São Paulo, classificadas posteriormente segundo temática social e segundo critérios jornalísticos (categoria, existência de elementos gráficos etc). A análise do material revelou que a abordagem dos Indicadores Sociais na mídia é predominantemente informativa, mas a quantidade de matérias interpretativas não é pouco significativa. Também não é raro que figurem em editoriais e em páginas privilegiadas dos jornais. Os gráficos, fotos e tabelas são freqüentemente usados como complemento informativo às matérias sobre Indicadores. Pelo que se pôde apreender, parece apropriado afirmar que a imprensa brasileira vem cumprindo suas responsabilidades em um dos aspectos da formação da Cidadania: o de informar o cidadão, de forma mais rica e instrumental, acerca do panorama social de sua cidade e de seu país.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian social policy agenda has been the subject of an increasing and systematic coverage by the media, noticeable by the frequency, depth and diversity in which certain social themes are presented in newspapers, Internet sites, and radio and television broadcasting. This paper aims to register part of this process, presenting a quantitative-qualitative exploratory analysis of the coverage on Social Indicators in the printed media. About 515 articles from five Sao Paulo state's newspapers were collected, and classified according to social topics and journalistic criteria (like informative/investigative nature, existence of graphical elements, etc.). The analysis of the material showed that the coverage of Social Indicators in the media is predominantly informative; however, the amount of interpretative matters was also found significant. Besides, it is not rare that they appear in the newspapers' editorials and privileged pages. The graphs, photos and charts are frequently used as informative complement to the articles on Indicators. As far as apprehended by this analysis, it seems accurate to state that the Brazilian press is accomplishing its duties towards one of the aspects of Citizenship development: to bring to the citizens valuable and instrumental information, concerning their city and country's social panorama.
  • Metodologias para gestão da informação Artigos

    Pereira, Edmeire Cristina

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a criação, adaptação e/ou utilização de metodologias voltadas aos processos de gestão da informação, como base para a prática profissional e a investigação científica. Visa relacionar e descrever algumas das principais metodologias para o mapeamento de fluxos informacionais, tais como a metodologia do INFOMAP de Burk e Horton e a Norma AFNOR XP X 50-053. Estas e outras metodologias relacionadas neste artigo, serão úteis para os gestores de informação nas atividades administrativas das suas Unidades.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the creation, adaptation and/or utilization of methodologies intended for the information management processes, as a basis for professional practice and scientific investigation. It aims to report and describe some of the main methodologies for charting the informational flow, such as the INFOMAP Methodology by Burk and Horton and the AFNOR Norm XP X 50-053. These and other methodologies analyzed in this article would be of use to information managers in the administrative activities of their Units.
  • Ensinar e aprender: reflexões acerca da pesquisa em Ciência da Informação Artigos

    Pinto, Virginia Bentes; Pinheiro, Edna Gomes

    Resumo em Português:

    Discute alguns aspectos relativos aos conceitos de pesquisa e suas formas de abordagem -quantitativas, qualitativas e mistas-, apresentando a sócio-poética e o método criativo sensível como alternativas metodológicas para a Ciência da Informação e a Biblioteconomia. Aponta ainda as possíveis causas das dificuldades que os acadêmicos enfrentam no ato de pesquisar, finalizando com algumas reflexões acerca do ensinar e do aprender a pesquisar.

    Resumo em Inglês:

    Discusses some of the aspects related to the research concepts and their forms of quantitative, qualitative, and mixed approach, presenting the socio-poetics and the sensitive creative approach, as methodological alternatives to be used in the Information Science and Library studies. It also points to the possible causes of the difficulties confronted by academics in the research practice, finalizing with some reflections concerning teaching and learning how to research.
  • Alicerces da administração na construção do ensino e da pesquisa em Unidades de Informação Artigos

    Reis, Daniela Pereira dos; Caldas, Rosangela Formentini

    Resumo em Português:

    Proposição da inserção dos conteúdos relacionados à Administração nos cursos de graduação em Biblioteconomia. Apresenta a experiência de reestruturação curricular do Departamento de Ciência da informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília, que possibilitou a inserção da linha de pesquisa em administração nas unidades de informação. Considera ainda que, para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, são necessários processos adequados de ensino-aprendizagem, sintonizados com um paradigma que estimula a pesquisa docente e discente.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes the insertion of the subjects related to the administration in the Library Studies program. It presents the curriculum re-structuring experience in the Information Science department of the School of Philosophy and Sciences at UNESP/Marília, which made possible to introduce the research in administration as a subject of studies in the information units. The study also argues that the successful development of the program contents cannot do without adequate teaching-learning processes, in tune with a paradigm that stimulates teachers and students' interest in research.
  • Por espaços democráticos de aprendizagem Artigos

    Carvalho, Ana Maria Sá de; Pontes, Rute Batista de

    Resumo em Português:

    Este trabalho trata da formação do profissional da informação, focalizando a interação ensino/pesquisa e visando a um ensino mais qualificado e humanizado. Com este objetivo elaborou-se o projeto de pesquisa intitulado: "Práticas Leitoras nas Escolas Públicas do Conjunto Ceará", contando-se com a participação de alunos do Departamento de Ciências da Informação. Através da investigação, discute-se a problemática existente no âmbito das políticas de leitura em voga e da biblioteca escolar, além de fazer-se uma reflexão sobre as deficiências observadas no Ensino Fundamental e Médio relativas às práticas leitoras. Os aportes teóricos derivam de Vigotsky e Bakhtin, estudiosos sócio-interacionistas, bem como da estética da recepção e do letramento. Os resultados do trabalho apontam o êxito da interação aluno de graduação/professores nas escolas sob estudo, e permitem afirmar que, dentre as alternativas propostas pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, é a dualidade ensino/pesquisa uma das mais adequadas para a melhor qualificação da graduação. Além disso, os resultados indicam, não obstante, a necessidade de maior sensibilização para novas práticas leitoras, de treinamento para os recursos humanos dos centros de multi-meios e da presença, nestes, de um profissional bibliotecário.

    Resumo em Inglês:

    This work concentrates on the education of information professionals, pinpointing the interaction between teaching and research, and aiming at a more qualified and humanized education. The research project, titled:"Reading Practices in Public Schools in The Ceará Complex", included the participation of the Department of Information Science students. Through the investigation, the problems existing within today's trend of reading politics and school libraries were discussed, besides the deficiencies observed in primary and secondary education, related to reading practices. The research's approach is based on the theories of Vigotsky and Bakhtin, the social-interactionalists researchers, as well as, on the reception and literacy aesthetics. The project results demonstrate the interaction success between the undergraduate students and teachers of the schools under study. This sanctions the assertion that, among the alternatives proposed by the Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação to improve the quality of undergraduate studies, the duality education/research is one of the best. However, the results also indicate the following needs: to improve awareness and sensibility towards new reading practices, adequate training of human resources for multimedia centers, and the presence of a professional librarian in such centers.
  • O ensino, a pesquisa e a aprendizagem baseada em problemas Artigos

    Bufrem, Leilah Santiago; Sakakima, Andréia Massamí

    Resumo em Português:

    Discute e propõe a aplicação da metodologia conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas, com o intuito de aproximar o ensino e a pesquisa em informação. Utilizada com sucesso em outras áreas do conhecimento, a metodologia incentiva o uso de técnicas de pesquisa ainda no contexto acadêmico, estimulando o aluno a encontrar seu próprio ritmo de estudo e a construir o conhecimento de acordo com as suas reais necessidades. No caso de um profissional voltado para uma área tão diversificada como o caso da informação, a metodologia apresenta-se como uma proposta viável e útil, tendo em vista proporcionar um currículo mais dinâmico, fundamentado na pesquisa científica e na sólida construção de saberes, práticas e conhecimentos. Para favorecer a sua compreensão, traça historicamente a metodologia, apresenta passos para sua implantação e alerta para possíveis barreiras a serem enfrentadas. Destaca a importância de espaços e recursos de informação adequados, principalmente da biblioteca, local por excelência de leitura e pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses and proposes the application of the methodology known as "apprenticeship based on problems," to bring closer the teaching and the research in information. Adopted with success in other areas of knowledge, the methodology stimulates students to use research techniques while they are still in the academic context, encouraging each of them to find one's own study rhythm and establish the knowledge according to his/her real needs. In the case of professionals driven towards such a diversified area as Information Science, the methodology presents itself as a viable and useful proposal, with the objective to provide a more dynamic education, based on scientific research, and on a solid building of experiences, practices and knowledge. For a better comprehension, this paper traces the methodology's history, presents steps for its implementation and alerts against possible obstacles to be confronted. It emphasizes the importance of adequate space and information resources, especially in the libraries, which are the proper reading and researching place.
  • A pesquisa no ensino e o ensino da pesquisa Artigos

    Rodrigues, Mara Eliane Fonseca

    Resumo em Português:

    Discute a atual relação da universidade com o conhecimento. Analisa as relações entre pesquisa e ensino, entendendo que a articulação do ensino à pesquisa constitui um componente essencial para impulsionar uma re-significação das atitudes de ensinar e aprender, tradicionalmente desenvolvidas na universidade. Enfoca também, a necessidade de experiências concretas de ensino pela pesquisa no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the current relationship between the university and knowledge. It analyzes the association of research and education and considers that the articulation of education with research constitutes an essential component to stimulate changes in the teaching and learning attitudes traditionally developed in the university context. This work also focuses on the need for actual experiences in teaching through research in the Library and Information Science studies.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br