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Transinformação, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2008
  • Institucionalização da Ciência da Informação no Brasil: estudo da convergência entre a produção científica e os marcos regulatórios da área Artigos

    Eliel, Regiane Alcântara

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo estudar o desenvolvimento e a institucionalização da Ciência da Informação no Brasil, analisando o grau de convergência entre a produção científica - materializada em teses e dissertações - e os marcos regulatórios da área (Documento de Área da CAPES e Grupos Temáticos da ANCIB). O objeto empírico da pesquisa é constituído de dados referenciais de teses e dissertações da Ciência da Informação, analisados por meio de métodos cientométricos. Conclui-se que as teses e dissertações apresentam convergência parcial com os marcos regulatórios da área e que a Ciência da Informação precisa superar alguns desafios, tais como: o de diminuir o elevado número de estudos direcionados para a prática; o de garantir a produção de pesquisas teóricas e conceituais, em detrimento das pesquisas que visam à resolução de problemas concretos e localizados; o de definir o objeto de estudo da área, evitando-se a dispersão temática existente e, além disso, o de garantir maior índice de crescimento dos programas de Pós-graduação, principalmente em relação aos cursos de doutorado para, então, garantir sua institucionalização social e cognitiva efetiva.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present study is to show the development and the institutionalization of Information Science in Brazil, analyzing the degree of convergence between the scientific production - materialized in thesis and dissertations - and landmarks (Documento de Área da CAPES e Grupos Temáticos da ANCIB). Its empirical object is constituted of references data of thesis and dissertations of information science, analyzed using of scientometrics methodology. Finally, the thesis and dissertations present partial convergence with landmarks, and the information science necessities to surpass some challenges such as to diminish the high number of studies concerning the practice; to guarantee the production of theoretical and conceptual research, in detriment of the research that aims to solve concrete and focused problems, and to define the object of study of the area, avoiding its thematic dispersion and, moreover, promote greater index of growth of the Post-Graduation programs, mainly in relation to the courses of doctorate to guarantee its effective social and cognition institutionalization.
  • Ética e formação profissional: uma leitura da produção científica em Ciência da Informação (1970-2006) Artigos

    Bufrem, Leilah Santiago; Breda, Sônia Maria; Sorribas, Tidra Viana; Freitas, Juliana Lazzarotto

    Resumo em Português:

    Analisa a figura da ética relacionada à formação profissional em informação. Aponta aspectos e questões evidenciados em análise de conteúdo da presença temática da ética expressa na literatura periódica em ciência da informação. Parte de um levantamento de artigos de periódicos, registrado em base de dados específica (BRAPCI), relativa ao período entre 1970 e 2006, composta de um total de 4212 artigos, publicados em 26 títulos. Após extração de um corpus, constituído de 37 artigos, procedentes de 16 títulos, revela as tendências investigativas sobre o tema, a fim de evidenciar como tem sido enfocada a ética e suas relações com a formação do profissional da informação, as temáticas a ela associadas e as principais questões levantadas pelos autores dos artigos. O conjunto de artigos selecionados foi analisado também pela freqüência dos descritores, periódicos de origem e ano de publicação. Registra a baixa ocorrência de discussões relativas à ética e sua importância para a formação dos profissionais da informação. Constata ainda a variedade de olhares para esse objeto, enfatizando sua relevância como elemento-chave da educação e do preparo de sujeitos para o mundo do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    It analyses ethics in relation to the professional education in the field of Information Science. It points out main aspects and questions of the matter as a result of a content analysis on ethics thematic presence in Information Science periodic literature. The starting point is an article survey in a specific database (BRAPCI), period 1970-2006, which includes 4212 articles, published by 26 periodicals. The corpus obtained consists of 39 articles from 16 periodicals. Research trends are revealed in order to give evidence of ethics and the education of information professionals approach, as well as related matters and main questions introduced by the authors. Describers’ frequency, periodic of origin and year of publication are also analyzed. It reports the low occurrence of discussions about ethics and its importance for the education of professionals. It still shows the variety of points of view on this question, and emphasizes ethics relevance for education and citizen’s formation for labor world.
  • Consistência na indexação em bibliotecas universitárias brasileiras Artigos

    Gil Leiva, Isidoro; Rubi, Milena Polsinelli; Fujita, Mariângela Spotti Lopes

    Resumo em Português:

    Objetivou-se avaliar os índices de consistência entre 30 bibliotecas universitárias brasileiras das regiões sul e sudeste por meio de fórmula matemática específica. Como metodologia foi selecionada uma amostra de 30 bibliotecas universitárias que, de acordo com informações em seus sites oficias, dispunham de acervo composto por mais de 100.000 exemplares e permitiam a busca por meio de catálogo on-line. Buscas foram realizadas em cada uma das universidades por meio de seus sites, solicitando livros que continham uma determinada palavra em seu título e publicação em um determinado ano. Como resposta, obtivemos uma lista com os títulos dos documentos disponíveis na biblioteca, na qual escolhemos aleatoriamente um título e solicitamos a visualização do registro completo para comprovação da existência do assunto determinado. Esse procedimento foi repetido até localizarmos cinco bibliotecas com o mesmo título e com os assuntos atribuídos. Como resultado, obtivemos 10 ensaios compostos cada um de 1 quadro e 1 tabela demonstrando as bibliotecas selecionadas, os assuntos encontrados, as linguagens documentárias (ferramentas) e os índices de consistência “relaxado” e “rígido’” Esses ensaios demonstraram grande discrepância entre os valores dos índices de consistência com intervalos entre 73,3% a 34,4%, no índice relaxado e entre 60% e 9,6% no rígido. Verificamos que a coincidência na determinação dos assuntos não é muito elevada, ficando abaixo dos 39%. Concluímos que a diferença entre os índices de consistência pode ser creditada a fatores como: incompatibilidade entre as linguagens documentárias; falta de atualização constante dessas linguagens para acompanhar a evolução do conhecimento; ausência de uma política de indexação bem definida com diretrizes claramente estabelecidas. Procedimentos de indexação seguidos pelos indexadores poderiam contribuir para que o índice de consistência fosse percentualmente maior, uma vez que haveria parâmetros para o processo de indexação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to evaluate the consistency indexes among 30 Brazilian university libraries from the south and south-east regions through a specific mathematical formula. It was selected a sample of 30 university libraries that, according to the information in their official sites, have a collection consisted of more than 100.000 copies and allow the search into the on-line catalog. Searches were carried out in every university by means of their sites, requesting books that contained a certain word in its title and were printed in a certain year. The response was a list of available titles in the library, from which we chose at random a title and asked to visualize the complete record to verify the existence of a given subject. This procedure was repeated until we found the same title in five libraries with the chosen subjects. The result is 10 trials, each one consisting of one figure and one table showing the selected libraries, the subjects, the documentary languages (tools) and the consistency indexes “relaxed” and “rigid”. These trials show great discrepancy between the values of consistency indexes with intervals between 73,3% to 34,4% in the “relaxed” index, and between 60% and 9,6% in the “rigid” one. It was revealed that the coincidence in determining the subjects is not too high remaining below 39%. It is concluded that the difference between the consistency indexes may be due to factors as: incompatibility among documentary languages; lack of updating of these languages so as to follow the knowledge evolution; absence of a well-defined indexing policy with guidelines clearly established. Procedures of indexing followed by indexers could contribute to the consistency index to be bigger in percentage, since there would be parameters for the indexing process.
  • O comportamento dos usuários de bibliotecas em sistemas de informação Artigos

    Silvia, Patrícia Maria

    Resumo em Português:

    O presente trabalho pretende colaborar para o aprofundamento do conhecimento de algumas questões fundamentais no uso de sistemas de informação em bibliotecas. Busca compreender e identificar melhor os determinantes e barreiras de usabilidade, que leva à não interação usuário/sistema. O estudo foi conduzido a partir de um levantamento bibliográfico, comparando conceituações de pesquisadores da área, numa abordagem crítica.

    Resumo em Inglês:

    The present work intends to contribute for the deepening of the knowledge in some fundamental questions in the use of information systems in libraries. It tries to understand and identify the critical aspects and obstacles of the usability that interfere for the good interaction user/system. The study was a bibliographic survey, comparing conceptualizations of researchers in the area, in a critical approach.
  • Obras raras: identificação e conservação, experiência da Universidade de Caxias do Sul Artigos

    Rodrigues, Márcia Carvalho; Pancich, Renata de Filippis

    Resumo em Português:

    Relata a experiência de identificação e conservação do acervo de livros e periódicos raros da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Descreve a metodologia utilizada para a identificação e catalogação das obras, bem como as medidas de conservação e preservação adotadas pela biblioteca.

    Resumo em Inglês:

    The study tells the experience of identification and conservation of the collection of rare books and magazines of the Central Library of the University of Caxias do Sul. It describes the methodology used for identifying and cataloging the collection, as well as the means of conservation and preservation adopted by the library.
  • Informação e segurança pública: a construção do conhecimento social em ambiente comunitário Artigos

    Azevedo, Marco Antônio de; Marteleto, Regina Maria

    Resumo em Português:

    A pesquisa que aqui se relata objetivou descrever processos de construção do conhecimento social em ambientes comunitários. Foram tomadas como objeto de estudo as “práticas informacionais” sobre segurança pública que se desenrolam num Conselho Comunitário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG), considerado como um campo de busca, uso, mediação e construção de informações. Tratada como uma construção social e estudada com os recursos das ciências humanas e sociais, como propõe a “antropologia da informação”, que considera que o desenrolar dos processos informacionais só podem ser bem compreendidos quando o contexto cultural é levado em conta, buscou-se identificar a variedade de informações trocadas, o significado que assumem para os participantes e os diversos pontos de vista que as justificam e legitimam. Observou-se, com base na teoria dos campos sociais, as “disputas simbólicas” e, com o intuito de produzir uma “descrição densa” nos moldes propostos pela antropologia interpretativa, utilizou-se a perspectiva da hermenêutica dialética, que procura articular compreensão (consenso) e crítica (conflito) para compreender a realidade social. Os resultados evidenciaram diferentes maneiras de conceber a segurança pública e que a informação, um modo de comunicação de experiências, é objeto de disputas, que configuram um “campo informacional” específico. Diversos pólos informacionais entram em conflito e dificuldades para o compartilhamento de informações são instauradas, caracterizando um fenômeno denominado “vazio informacional”.

    Resumo em Inglês:

    The research reported here had the objective to describe the process of social knowledge construction in community environments. The focus of inquiry was centered in the “informational practices” on public safety that took place in a Community Counsel of Public Safety in Belo Horizonte (MG), which was considered as a site for search, use, mediation and construction of information. Treated as a social construction and studied using resources of the human and social sciences, as proposed by the “anthropology of information”, which considers that the unfolding of informational processes can only be understood within a cultural context, an attempt was made to identify the variety of information exchanged, the meaning they take on for the participants and the diversity of points of view they justify and legitimate. Based on the theory of social fields, the “symbolic disputes” were observed, and, with the intention to produce a “thick description” as proposed by the interpretive anthropology, a hermeneutic dialect perspective was used, as a means of articulating the comprehension (consensus) and critique (conflict) to understand the social reality. The results showed evidences in different manners to conceive public safety, and that information, a way to communicate experiences, is the object of disputes that configured a specific “informational field”. Diverse informational poles get into conflict generating difficulties to share information, a condition which was named “informational emptiness”.
  • A prática de Arquitetura de Informação de websites no Brasil Artigos

    Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto; Reis, Guilhermo

    Resumo em Português:

    O projeto de Arquitetura de Informação é uma das etapas iniciais do projeto de um website, por isso a detecção e correção de erros nessa etapa são mais fáceis e econômicas do que nas etapas seguintes. Porém, para minimizar erros, é necessária, para os projetos de Arquitetura de Informação, uma metodologia que organize o trabalho do profissional e garanta a qualidade do produto final. Foram analisados o perfil do profissional que trabalha com Arquitetura de Informação no Brasil (pesquisa quantitativa por meio de um questionário on-line) e as dificuldades, técnicas e metodologias encontradas nos seus projetos (pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com apoio da abordagem do Sense-Making). Conclui-se que as metodologias de projetos de Arquitetura de Informação precisam evoluir na adoção das abordagens de Design Centrado no Usuário e nas formas de avaliar seus resultados.

    Resumo em Inglês:

    The project of Information Architecture is one of the initial stages of the project of a website, thus the detection and correction of errors in this stage are easier and time-saving than in the following stages. However, to minimize errors for the projects of information architecture, a methodology is necessary to organize the work of the professional and guarantee the final product quality. The profile of the professional who works with Information Architecture in Brazil has been analyzed (quantitative research by means of a questionnaire on-line) as well as the difficulties, techniques and methodologies found in his projects (qualitative research by means of interviews in depth with support of the approaches of the Sense-Making). One concludes that the methodologies of projects of information architecture need to develop the adoption of the approaches of Design Centered in the User and in the ways to evaluate its results.
  • Acesso livre à informação científica digital: dificuldades e tendências Artigos

    Bomfá, Claudia Regina Ziliotto; Mocellin, Elis Regina; Trzeciak, Dorzeli Salete; Freitas, Maria do Carmo Duarte

    Resumo em Português:

    O artigo discute a questão do acesso livre à informação científica digital. São discutidos aspectos conceituais do acesso livre e apresentados os principais movimentos nacionais e internacionais em favor do acesso livre. Identificam-se repositórios de pesquisas científicas baseados no movimento de acesso livre e apresentam-se dificuldades e tendências. Conclui-se sinalizando mudanças no processo de comunicação científica, com ênfase na amplitude, rapidez e transparência no acesso livre à informação científica.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the open access question to digital scientific information. Conceptual aspects of open access are discussed; the major national and international movements on behalf of open access are presented; scientific research repositories based on the open access movement are identified; difficulties and trends are presented. The article concludes identifying changes in the process of scientific communication, with emphasis on the amplitude, speed and transparency in the open access of scientific information.
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