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Transinformação, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2010
  • Mapeamento de informações organizacionais: um estudo na Embrapa Artigos

    Moresi, Eduardo Amadeu Dutra; Ramos, Rosana Guedes Cordeiro; Prado, Hércules Antônio do

    Resumo em Português:

    As informações armazenadas nos sistemas corporativos são, geralmente, desconhecidas pela maioria dos membros de uma organização. Muitas vezes a informação necessária está disponível, mas as pessoas não sabem como acessá-la e nem da sua existência. Diante desta incógnita, tratou-se a seguinte questão: como identificar as informações de uma organização a partir dos seus sistemas de informação? Para resolvê-la, realizou-se uma pesquisa qualitativa, metodológica e documental, visando definir um mapa das informações armazenadas em sistemas de informação corporativos da Embrapa. Para a construção do mapa, definiu-se um processo para sistematizar o mapeamento das informações. O processo baseou-se em conceitos da arquitetura da informação, de representação por meio de metadados, de classificação das informações e de correlação com os processos de negócio da empresa. A aplicação do processo proposto foi feita em três sistemas corporativos da Embrapa. Foram analisados sessenta e três relatórios para a construção do mapa de informação. Foi possível responder às seguintes questões: quais informações estão duplicadas na organização e onde elas estão; quais relatórios têm excesso de informações; quem pode ter acesso a determinada informação; quais são os processos de negócios apoiados por determinado sistema de informação. Concluiu-se que apenas a consulta disponível em sistemas informatizados não é suficiente para ter acesso à informação. A construção de um mapa de informações permite facilitar a localização e o acesso às informações armazenadas nos diversos sistemas corporativos.

    Resumo em Inglês:

    Information stored in computer systems are, generally, unknown by most of the members of an organization. Frequently, information needed is available, but people do not know how to access it and about its existence. Having that issue in mind, the following question was posed: how to identify an organization information in its information systems? To answer it, a qualitative, methodological and documental research was carried out to define a map of the information stored in the corporate information systems of Embrapa (Brazilian Agricultural Research Corporation). To build the map, a process to systemize the mapping of information was created. The process was based on information architecture concepts, metadata representation, classification of information and relationship with the enterprise business process. The proposed process was applied in three corporate systems of Embrapa. To create the information mapping, sixty three reports were analyzed. Using the map some answers could be answered to improve the decisions, such as: "what information are duplicated in the organization and where are they?"; "which reports have much information?"; "who can access some information?"; "which are the business processes supported by an information system?" It can be concluded that queries available on information systems are not enough to have access to information. An information map facilitates localization and access to the information stored on different corporate systems.
  • Folksonomia: esquema de representação do conhecimento? Artigos

    Brandt, Mariana; Medeiros, Marisa Brascher Basílio

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo estudar a folksonomia sob a óptica da representação do conhecimento. Para isso, apoia-se em revisão bibliográfica das abordagens em organização do conhecimento propostas por Hjorland, nas quais a folksonomia encontra bases para ser analisada: abordagem baseada no usuário, cognitiva, social e da recuperação da informação. Traz uma breve discussão sobre organização do conhecimento e organização da informação, definindo como tais conceitos serão tratados no artigo. Ressalta os pontos positivos e negativos da folksonomia como esquema de representação do conhecimento, analisando também como essa estrutura pode ou não refletir conhecimento. Identifica a folksonomia como um sistema construído de forma inversa em relação aos outros sistemas, em que a coleta de termos e estruturação é feita a posteriori. Enquadra a folksonomia nos esquemas de representação, no sentido de ser vista como ferramenta semântica. Propõe novos tipos de estudos que comparem a folksonomia com os esquemas tradicionais de representação do conhecimento, como tesauros, taxonomias e ontologias.

    Resumo em Inglês:

    The article aims to study folksonomy in the view of knowledge representation. A bibliographic review of the approaches to knowledge organization proposed by Hjorland is conducted in order to find out how folksonomy can be matched. The approaches are: user-based, cognitive, social and information retrieval approach. The article also includes a brief discussion about knowledge organization and information organization, defining how those concepts will be addressed in the article. It highlights the positive and negative aspects of folksonomy as a knowledge representation scheme, and it also analyzes how it can reflect or fail to reflect knowledge. In addition, it identifies folksonomy as a system designed differently than other systems, in which term collections and structure is done a posteriori. It sets folksonomy in the representation schemes, in order to be considered a semantic tool. It suggests new studies to compare folksonomy to the traditional knowledge representation schemes, such as thesauri, taxonomies and ontology.
  • Garantia literária: elementos para uma revisão crítica após um século Artigos

    Barité, Mario; Fernández-Molina, Juan Carlos; Guimarães, José Augusto Chaves; Moraes, João Batista Ernesto de

    Resumo em Português:

    Considerando o princípio da garantia literária, formulado por Hulme em 1911, para quem os termos de um sistema de classificação devem derivar antes da literatura a ser efetivamente classificada (o que se encontra documentado) do que de considerações puramente teóricas (classificações científicas ou filosóficas ou em uma suposta autoridade dos primeiros classificacionistas), observa-se uma ruptura com as concepções de Harris e de Dewey que, por sua vez, haviam se baseado em Bacon e Leibnitz. Deste modo, busca-se contribuir para uma síntese crítica do referido princípio como subsídio teórico aos estudos de organização do conhecimento. Para tanto, estuda-se a vigência deste princípio ao longo de um século por meio de distintos dados documentais (registro em dicionários, recuperação no Google etc.), reconhecendo-o enquanto elemento metodológico em sistemas de classificação e em padrões de registro. Nesse âmbito discutem-se os procedimentos top-down ou bottom-up de desenho de sistemas e se resenham três aplicações tradicionais da garantia literária, sugerindo-se três novas aplicações, em virtude de seu potencial metodológico. Tais aspectos levam a concluir pela crescente perspectiva de aplicação da garantia literária dentro e fora do campo da Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    This study contributes to a critical synthesis of the principle of literary warrant, initially formulated by Hulme in 1911. Hulme proposed that the terms of a classification system should be derived from the literature to be classified, rather than based on purely theoretical considerations. Founding literary warrant on literature which is actually documented rather than on scientific or philosophical classifications or on the supposed authority of the first classificationists implied a clear departure from the conceptions of Harris and Dewey, who had used the classifications of Bacon and Leibniz as models. The validity of this principle over the past century is studied by means of diverse documental data (entries in dictionaries, retrieval by Google, etc.), as it is recognized as a main methodological element for classification standards and systems. This study also discusses the situation with respect to the top-down or bottom-up methodologies of system design. Three traditional applications of literary warrant are described as well as three new applications are suggested, in light of its methodological potential. It is possible to conclude that this principle will find increasing applications in other contexts, within and beyond Information Science.
  • A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional Artigos

    Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias; Cunha, Marcus Vinícius da

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o conceito de 'pensamento reflexivo' a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional.

    Resumo em Inglês:

    The 'reflexive thinking' concept is discussed in this article as a means of contextualizing John Dewey's intellectual legacy. 'Reflection' represents a fundamental element for the construction of the necessary competences to information seeking and use, and consequently to individual and collective development. Since the reflexive thinking habit in information literacy is a way of learning, some questions concerning teaching and learning processes are also investigated. The discussion is, therefore, supported by the supposition that reflexive thinking is a cognitive strategy that allows a deeper comprehension of related problems, phenomena, and processes by means of the perception of the relations and the identification of involved elements, as well as the analysis and interpretation of meanings, empowering the information literacy process.
  • A abordagem do ensino com pesquisa: uma alternativa pedagógica para o ensino de biblioteconomia e ciência da informação Artigos

    Rodrigues, Mara Eliane Fonseca

    Resumo em Português:

    Pesquisa que se apoia nos fundamentos do paradigma emergente para repensar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Procura articular as concepções pedagógicas subjacentes à formação de professores com a concepção da pesquisa como princípio metodológico no ensino. Verifica, por meio de entrevistas, como o professor-pesquisador que atua nessas áreas desenvolve sua prática pedagógica a fim de estabelecer até que ponto os processos de pesquisa têm sido incorporados às práticas pedagógicas desses professores. Objetiva gerar bases para uma nova didática no ensino das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, centrada no ensino com pesquisa. Por fim, tece algumas reflexões resultantes dos depoimentos colhidos.

    Resumo em Inglês:

    This research relies on the fundamentals of the emerging paradigm for rethinking the teaching approaches used by professors in the areas of Library and Information Science. It aims to relate the underlying pedagogical conceptions in teacher training with the design of research as a methodological principle in education. It verifies, through interviews, how a teacher-researcher who works in these areas develops his/her teaching in order to establish to what extent the research processes have been incorporated into teaching practices. It aims to generate a new basis for teaching in Library and Information Sciences, focusing on teaching with research. Finally, it offers some reflections resulting from the reports collected.
  • Religare: comportamento informacional à luz do modelo de Ellis Artigos

    Costa, Luciana Ferreira da; Ramalho, Francisca Arruda

    Resumo em Português:

    Diante da importância da religião na contemporaneidade, analisa o comportamento de busca e uso da informação dos alunos do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba através do modelo de comportamento de busca e uso da informação desenvolvido por David Ellis, posteriormente ampliado pelo autor em conjunto com Cox e Hall. Do universo de quarenta alunos, pesquisou-se uma amostra de 23 (57%). Através da descrição das fontes e canais informacionais utilizados e barreiras enfrentadas em face das necessidades informacionais dos mestrandos, a análise mostra que o seu comportamento de busca e uso da informação está pautado nas oito categorias estabelecidas no modelo de Ellis e que, há um encadeamento lógico entre as diferentes etapas do processo, privilegiando o uso das tecnologias da informação e comunicação associadas às referências tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the information seeking and use behavior among students of the Master's Degree Program in Religion Sciences offered by the Postgraduate Studies Division at the Universidade Federal da Paraíba, given the importance of religion in the present time. Such analysis is carried out based on the behavioral model of information seeking and use developed by David Ellis, later expanded by the author in conjunction with Cox and Hall. From an environment of 40 students, a sample of 23 (57%) students was studied. Through the description of information sources and media used, and barriers in the face of the students' information needs, the analysis shows that the students' information seeking and use behavior is based on the eight categories set out in Ellis model. The analysis also shows that there is a logical sequence between the different stages of the process, favoring the use of information and communication technologies associated with traditional references.
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