Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 23, Número: 1, Publicado: 2011
  • Desclassificação na organização do conhecimento: ensaio pós-epistemológico Articles

    García Gutiérrez, Antonio

    Resumo em Português:

    O conteúdo da rede digital origina-se a partir de diferentes formas, lógicas e culturas de conhecimento. Uma vez na Net, no entanto, eles são todos submetidos para se unificarem formatos e lógicas fornecidos pela própria tecnologia digital. Uma tecnologia é, em primeiro lugar, o produto de uma cultura fornecida. Toda cultura e identidade classificam e nomeiam todo tipo de material e objetos simbólicos. Nos dias de hoje, o Oeste é a cultura que tomou para si a tarefa da classificação global suportada por suas próprias redes digitais. Classificação é uma ferramenta epistemológica fornecida pela racionalidade moderna, cujas estruturas internas e modos de inferência são derivadas das reduções metonímicas, dicotonímicas e analógicas da diversidade dos mundos atuais. Neste papel, um tipo de hermenêutica prática, chamada "desclassificação", é introduzida e proposta como um caminho para um conhecimento que supera a epistemologia organizacional. Desclassificação é um sistema aberto que instala pluralismo lógico no núcleo do entendimento e processos de enunciação, através de ferramentas metacognitivas.

    Resumo em Inglês:

    The contents of the digital network stem from different forms, logics and cultures of knowledge. Once on the Net, however, they are all submitted to unifying formats and logics provided by digital technology itself. A technology is, first of all, the product of a given culture. Every culture and identity classifies and names all kinds of material and symbolic objects. Nowadays, the West is the one culture that has taken upon itself the task of global classification supported by its own digital networks. Classification is an epistemological tool provided by modern rationality whose internal structures and modes of inference are derived from metonymic, dichotomic and analogical reductions of the diversity of current worlds. In this paper, a kind of practical Hermeneutics, called "declassification", is introduced and proposed as the route to a knowledge which overcomes organizational epistemology. Declassification is an open system that installs logical pluralism in the core of understanding and enunciation processes through meta-cognitive tools.
  • Narrativas para a gestão de mudanças: um estudo de caso na indústria vidreira Artigos

    Brusamolin, Valério

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe um modelo para análise do emprego de narrativas na gestão de mudanças, descrevendo os passos a serem seguidos e listando os padrões de histórias que podem auxiliar na gestão das transformações necessárias. O modelo é aplicado no estudo de caso da criação de uma empresa, a Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira, do Grupo Wheaton Brasil, coletando as narrativas do gestor, classificando-as e analisando-as à luz do modelo proposto. Conclui-se que gerentes e outros contadores de histórias atuam como mediadores da informação, narrando histórias que transmitem a informação certa no momento oportuno, com efeitos transformadores positivos para a organização, produzindo mudanças cognitivas necessárias, transmitindo valores, cultura e auxiliando na percepção da realidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a framework for an analysis of the use of storytelling in change management, describing the steps to follow and listing the patterns of stories that may help to manage the needed transformations. The model is applied in a case study involving the creation of a company, "Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira" in the Wheaton Brasil Group, capturing manager narratives, classifying and analyzing them, and comparing them with the proposed model. It concludes that managers and other storytellers act as information mediators, telling stories that transmit the right information at the right time, with positive transformational effects for the organization, producing the necessary cognitive changes, transmitting values, culture and helping with the perception of reality.
  • A contribuição do estudo do colecionismo para historiografia do Museu Histórico do antigo "Oeste Paulista" Artigos

    Espírito Santo, Silvia Maria do

    Resumo em Português:

    Este artigo refere-se ao estudo do colecionismo público desenvolvido no período de 1930 a 1950, na região do Oeste Paulista, no Brasil. Considerado como um fenômeno social e objeto da ação colecionista, o colecionismo também é compreendido como ação seletiva originária da reunião de objetos. O termo colecionismo, do ponto de vista conceitual e da análise lexicográfica, permite estabelecer relações no âmbito da cultura material, face à articulação do eixo público/privado. O trabalho inclui a análise de uma personagem agenciadora, a partir de um exemplo específico e, ainda, verifica o processo de criação do museu de história natural e oficial, instituições tomadas como objeto, no contexto cultural. A pesquisa teve apoio da teoria deleuziana para a aplicação da metáfora do rizoma, na explicação das relações subjetivas, agenciamentos e estratégias.

    Resumo em Inglês:

    This article refers to the study of public collectionism developed in the period from 1930 to 1950, in the region of West Paulista, Brazil. Considered as a social phenomenon and object of collectionist action, collectionism is also understood as the selective originary action of collecting objects. The term collectionism, in terms of conceptual and lexical analysis, allows us to establish relationships in material culture, given the articulation of a public/private axis. The work includes analysis of a character agency on the basis of a specific example, and also checks the process of creating an official natural history museum, institutions taken as an object, in the cultural context. The research was supported by the Deleuzian theory for the application of the metaphor of the rhizome, to explain the subjective relations, negotiations and strategies.
  • Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação Artigos

    Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias

    Resumo em Português:

    O referencial metodológico composto pelo Indicador de Atividade Reflexiva aplicado concomitantemente à Teoria Fundamentada permite identificar as ações e os tipos de pensamento ocorridos em determinado processo, isto é, possibilita verificar a ocorrência do pensamento reflexivo nos relatos dos sujeitos durante determinadas ações. O presente artigo apresenta a visão geral dos instrumentos metodológicos, bem como, propósitos, fases, procedimentos, critérios para avaliação e limitações. Por fim, o estudo exemplifica a utilização do referido referencial. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não-reflexivo. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.

    Resumo em Inglês:

    The methodological approach, consisting of the Reflexive Activity Indicator concurrently applied to Grounded Theory, allows for the identification of the actions and types of thought occurring in a particular case, making it possible to verify the occurrence of reflexive thinking in reports of the subjects during determined actions. This article presents an overview of methodological tools, as well as goals, phases, procedures, evaluation criteria, and limitations. Finally, it exemplifies the use of that benchmark. The results show that most of the thinking used in information seeking and using is of the non-reflexive type. The relationships perceived in this research are of a multi-referential nature, which requires interdisciplinary tools to solve the problem.
  • Compreendendo a imigração espanhola no Pará (1896-1899): um estudo a partir das passagens grátis como fontes de informação Artigos

    Ferreira, Rubens da Silva; Costa, Érica Elaine

    Resumo em Português:

    Aborda as passagens grátis que subsidiaram a imigração espanhola para o estado do Pará (1896-1899) como fonte de informação. Utiliza a pesquisa documental de abordagem quantitativa para compreender os fatores que motivaram o fluxo migratório no sentido Vigo-Espanha/Belém-Brasil, bem como para construir o perfil desses espanhóis. Baseado em amostragem documental dos arquivos da imigração espanhola custodiados pelo Arquivo Público do Estado do Pará, a pesquisa reúne informações sobre 792 espanhóis que obtiveram passagens grátis. As informações registradas nessas passagens indicam origem, vapor de embarque, sexo, idade, estado civil e profissão dos sujeitos em foco. A vinda de espanhóis está associada às mudanças na economia espanhola, à política de branqueamento da população brasileira e à necessidade de povoamento da Amazônia brasileira. Os imigrantes são majoritariamente do sexo masculino, em idade ativa e lavradores. Diante das poucas fontes de informação existentes sobre a presença espanhola no Pará, há que se preservar e difundir esse patrimônio documental. Nesta direção, a busca de cooperação técnica nacional e internacional surge como estratégia necessária às instituições arquivísticas que custodiam documentos da imigração espanhola no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    It discusses the free tickets granted to Spanish immigrants to settle in Pará State (1896-1899), Brazil, as a source of information. It uses quantitative documentary research to understand the factors that motivated Vigo-Spain/Belém-Brazil migration, as well as to build a profile of the Spanish settlers. Based on a documentary sample from the Spanish immigration archives in the custody of the Arquivo Público do Estado do Pará, the research brings together information on the 792 Spaniards who obtained free tickets. The information recorded on these tickets indicates the origin, boarding ships, gender, age, civil status and occupation of the people in focus. The arrival of the Spanish is associated to changes in the Spanish economy, the 'whitening' of the Brazilian population policy and the need to populate the Brazilian Amazon. The migrants are mostly male, working age and peasants. With the existence of few sources of information on the Spanish presence in Pará, it is important to preserve and diffuse this documentary heritage. In this direction, the search for national and intenational tecnique cooperation is a necessary strategy to archival institutions that guard documents of Spanish immigration in Brazil.
  • Histórias em quadrinhos: formando leitores Artigos

    Santos, Mariana Oliveira dos; Ganzarolli, Maria Emilia

    Resumo em Português:

    O foco do presente estudo são as histórias em quadrinhos e as possibilidades de incentivo de sua leitura na escola e na biblioteca. A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, resultante de um levantamento de projetos e trabalhos que utilizaram os quadrinhos na formação de leitores. Além da trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil e de suas características de linguagem, buscou-se identificar, nos projetos e trabalhos selecionados, a participação do bibliotecário e do professor como mediadores entre os quadrinhos e as crianças. A pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinhoo é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes.

    Resumo em Inglês:

    The focus of this study is comics and the possibilities of encouraging the reading of them in schools and libraries. The research is bibliographical, qualitative and exploratory in character, the result of a survey of projects and studies that used comics to form readers. Besides the historical trajectory of comics in Brazil and their lingusitic features, we sought to identify, in selected projects and works, the participation of librarians and teachers as mediators between the comics and the children. The research confirms the hypothesis that comics are very efficient resources as incentives to reading, as well as an important aid in teaching, helping to form more competent readers.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br