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Transinformação, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2011
  • Projeto colaborativo em ambientes digitais de atividades de aprendizagem e avaliação para aquisição de competências em informação e documentação Artigos

    Agustín-Lacruz, Maria Del Carmen; Gómez-Díaz, Raquel; Fujita, Mariângela Spotti Lopes

    Resumo em Português:

    A busca de projeção internacional e a necessidade de formar redes formais ou informais de cooperação acadêmica são algumas das características mais comuns da formação atual, oferecidas por várias universidades. Cientes dessa dificuldade, assim como da conveniência da criação de sinergias docentes e do enriquecimento das redes de colaboração acadêmica entre as universidades, é apresentada no contexto de ensino de Informação e Documentação, uma experiência de colaboração interuniversitária para o projeto conjunto de atividades de aprendizagem e avaliação por competências, desenvolvido por docentes das Universidades Públicas de Zaragoza e Salamanca (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo, Brasil). A experiência é desenvolvida por meio de modelos de registros que facilitem a estruturação de atividades de aprendizagem que visam à aquisição de competências comuns. Cada atividade proposta e desenvolvida é registrada em uma planilha que reúne a informação, organizada em diversos campos como: descrição, competências, objetivos, resultados de aprendizagem previstos, ferramentas, recursos e materiais necessários, critérios de avaliação, entre outros aspectos, de maneira que o aluno possa ver o que deve fazer, como fazer e qual a utilidade. Essa forma de conceber as atividades de aprendizagem baseadas em competências é possível, em ambientes acadêmicos geograficamente tão distantes, pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, que permitem tanto a colaboração à distância entre os professores quanto o acesso aos materiais oferecidos nas plataformas de cada uma das universidades.

    Resumo em Inglês:

    The search for international impact and the need to create formal or informal networks of academic cooperation are some of the most common features of the current training offered by many universities. Aware of this difficulty and the desirability of creating synergies to enrich teaching and academic collaboration networks between universities, an experience is presented, in the context of the teaching of Information and Documentation, of inter-university collaboration for the joint design of learning activities and skills assessment, developed by teachers in the public universities of Zaragoza and Salamanca (Spain) and the São Paulo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo, Brazil). The experience is developed using models that facilitate the structuring of learning activities aimed at the acquisition of common skills. Each activity that is proposed and developed is recorded in a spreadsheet which collects the information arranged in various fields such as: description, skills, objectives, expected learning outcomes, tools, required resources and materials, evaluation criteria, amongst others, so that the student can see what he is asked to do, how to do it and how useful it will be. This way of designing skills-based learning activities is possible, in geographically diverse academic settings through the use of Information Technology and Communication, enabling both remote cooperation between teachers and also materials offered on the platforms of each of the universities.
  • A busca de informação na Internet: um estudo do comportamento de bibliotecários e estudantes de ensino médio Artigos

    Abe, Veridiana; Cunha, Miriam Vieira da

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa objetivou identificar o comportamento de busca de informação na Internet de bibliotecários e estudantes de ensino médio em oito escolas particulares dos municípios de Itajaí e Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil. Este estudo entende que o desafio crítico para as escolas é possibilitar o aprendizado a partir de uma variedade de fontes de informação, pois a tecnologia, particularmente a Internet, modifica o ambiente de aprendizagem na escola. Os objetivos desta pesquisa foram averiguar como os bibliotecários compreendem o processo de busca de informação na Internet pelos estudantes e como prestam auxílio a eles, bem como averiguar como se processa a busca de informação pelos estudantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram um questionário aplicado a 8 bibliotecários, mais um questionário e um roteiro aplicados a 38 estudantes. A pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo. Emprega os pressupostos teóricos do Information Search Process de Carol Kuhlthau para investigar como os estudantes buscam a informação. As análises dos dados permitiram inferir que os bibliotecários avaliam que a busca de informação realizada pelos estudantes é um processo que desenvolvem de forma autônoma e com facilidade, que estes atingiram uma percepção mais acurada da Internet, e que são otimistas em relação à informação que recuperam, ainda que incerteza e dúvida sejam sentimentos presentes no decorrer da busca de informação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to gauge the level of participation by librarians in information searches by high-school students in private schools located in and around the cities of Itajaí and Florianópolis, in the state of Santa Catarina, Brazil. As technology, and particularly the Internet, has changed the learning environment in schools, the critical challenge for schools is to encourage learning using a variety of information sources. The specific aims of the study were to ascertain how Internet information searches by high-school students at private schools are undertaken and to analyze how librarians assist students with these searches. Data was collected using a questionnaire presented to 8 librarians and a structured transcript given to 38 students from years 1, 2 and 3 of high school. The research approach was quantitative-qualitative and the technique of content analysis was employed. It uses the theoretical precepts of Carol Kuhlthau's Information Search Process to examine how students search for information. The data analysis suggests that librarians consider students' information searches to be something they undertake on their own and with little difficulty; the students achieved a more accurate perception of the Internet when selecting their information; they are generally optimistic and tend to trust the information they acquire and the moment of greatest doubt and uncertainty is when evaluating if the information retrieved is relevant for their purposes.
  • Interações disciplinares presentes na pesquisa em ciência da informação Artigos

    Bicalho, Lucinéia

    Resumo em Português:

    A produção do conhecimento científico, em todas as áreas, tem sido hoje realizada em grande medida por meio de experiências que privilegiam o convívio de diferentes saberes. Por sua vez, a Ciência da Informação tem como um dos principais traços a sua origem interdisciplinar. O presente trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida em nível de doutorado, com o objetivo de analisar quais são as principais formas de interação e em que medida ocorrem na pesquisa da área. O estudo analisou primeiramente uma amostra constituída de 531 artigos científicos publicados em periódicos nacionais da área, tendo sido avaliados, em profundidade, 30% deles, por apresentarem características indicativas da ocorrência de interação com outras áreas do conhecimento. Articulando-se os dados obtidos, constatou-se que diferentes formas e níveis de interação estão presentes nas pesquisas desenvolvidas na Ciência da Informação, sendo a multidisciplinaridade a mais comum. Concluiu-se, ainda, que a interatividade da Ciência da Informação com outras áreas é utilizada mais para dar sustentação à sua disciplinaridade do que para dar vigor a sua característica interdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    The production of scientific knowledge today, in all areas, has been accomplished largely through experiences that favor the interaction of different bodies of knowledge. Information Science is interdisciplinary in origin and this is one of its main features. This work is part of a doctoral research that aims to analyze what are the main forms of interaction and to what extent they participate in the research developed in the area. The research initially analyzed a sample of 531 scientific papers published in national journals in the area, of which 30% were analyzed in depth, representing those which have indicative characteristics of the occurrence of interaction with other areas of knowledge. By correlating the data obtained, it was found that different forms and levels of interaction are present in the research in Information Science, and that the multidisciplinary form is the most common. It has also found that interactivity with other areas is used more to support its disciplinarization rather than to promote its interdisciplinary nature.
  • Ações de pesquisa e extensão no projeto laboratório de tecnologias intelectuais Artigos

    Freire, Isa Maria; Aalves, Edvaldo Carvalho; Pinho Neto, Julio Afonso Sá de; Souza, Marckson Ferreira de

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta os primeiros resultados do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, em desenvolvimento mediante parceria entre o Departamento de Ciência da Informação e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. O Projeto visa promover ações para propiciar o acesso à informação e à formação de competências em informação, através da Internet, bem como a troca produtiva de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, bolsistas e usuários. Propõe ações em nível de pesquisa (o projeto em si), ensino (educação a distância) e extensão (cursos e tutoriais), abordando as tecnologias intelectuais e suas aplicações em um ambiente de compartilhamento de conhecimentos. Este artigo relata resultados já alcançados desde o início do Projeto, em 2009, especialmente a experiência com a Oficina de Criatividade Científica, curso de extensão presencial com atividades on-line, que proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer e trabalhar as abordagens e metodologias do campo da Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the initial results of the Intellectual Technologies Laboratory Project, developed through a partnership between the Information Sciences Department and Postgraduate Program in Information Science at the Universidade Federal da Paraíba. The Intellectual Technologies Laboratory Project promotes actions to provide access to information and skills training in information via the Internet, and a productive exchange of knowledge and experiences among researchers, fellows and users. It proposes actions at the research level (the project itself), open and distance learning and extension (courses and tutorials), addressing intellectual technologies and their application in a knowledge-sharing environment. The article presents results already achieved since the Project began in 2009, especially the experience with the Scientific Creativity Workshop, an extension course with online activities that provides the participants with an opportunity to meet and work with approaches and methodologies in the field of Information Science.
  • Aprimoramento de estrategistas e decisores novatos: a gestão do conhecimento estratégico aplicada ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília Artigos

    Martins, João Batista; Miranda, Roberto Campos da Rocha

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo avaliar, sob a perspectiva da Gestão do Conhecimento Estratégico, o aprimoramento de estrategistas e decisores novatos, por meio da transmissão do conhecimento por parte de estrategistas e decisores experientes, no âmbito do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. Visando atingir esse objetivo, adotou-se como referencial metodológico o Sistema de Aprimoramento de Estrategistas e Decisores Novatos, que faz parte do Sistema de Gestão do Conhecimento Estratégico. A justificativa do estudo baseia-se na necessidade de aprimoramento dos estrategistas e decisores novatos que trabalham no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. A pesquisa visa propor, como principal resultado, iniciativas que possibilitem a existência de um ambiente propício à transferência de conhecimento entre os estrategistas e decisores experientes e os novatos, dentro da instituição estudada. Focando-se no resultado mencionado, buscou-se realizar a triangulação proposta no do Sistema de Aprimoramento de Estrategistas e Decisores Novatos, com as metodologias Learning Style Inventory e Janela de Johari. Os resultados apontam que há iniciativas que podem melhorar a gestão do conhecimento existente no ambiente corporativo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to measure, from the perspective of Strategic Knowledge Management, the improvements in decision making in strategists and novices, through the transmission of knowledge by experienced strategists and decision makers within the Technology Development Support Center at the Universidade de Brasília. With the aim of achieving this goal, we adopted, as a methodological reference, the Strategist and Novice Decision Maker Improvement Model, which is part of the Strategic Knowledge Management system. The justification for this study is based on the need to improve the strategists and novice decision makers at the Technology Development Support Center at the Universidade de Brasília. The principal outcome proposed by the research includes initiatives that provide an environment which is conducive to the transfer of knowledge between strategists and both experienced and novice decision makers working in the Center. By concentrating on the required outcome, we attempted to perform the triangulation proposed by the Strategist and Novice Decision Maker Improvement Model with the Learning Style Inventory and Johari Window methodologies. The results show that there are initiatives that can improve the management of knowledge in the corporate environment.
  • Difusão da informação na administração pública Artigos

    Ribeiro, Clarice Pereira de Paiva; Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Edson Arlindo da; Faroni, Walmer

    Resumo em Português:

    A revolução da informação e da gestão do conhecimento na atualidade vem trazendo transformações significativas jamais vistas em tempos anteriores. As recentes revoltas populares que estão derrubando governos ditatoriais mostram a força das tecnologias de informação para mobilizar e aglutinar milhares de pessoas em torno de objetivos comuns. Nesse contexto, este estudo buscou compreender as constantes mudanças no ambiente e no arcabouço legal do país, através do seguinte questionamento: como os municípios brasileiros disseminam a informação para o cidadão sob a ótica das práticas da Gestão do Conhecimento e do Governo Eletrônico? Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, cuja avaliação consiste em 9 dimensões e 15 critérios, totalizando 187 pontos de verificação. Verificou-se que 62,96% dos municípios estão evoluindo quanto à adoção de práticas relacionadas à disponibilização de informações sobre sua gestão fiscal. Também foi constatado que todos os municípios ainda necessitam de ferramentas avançadas que possam facilitar o acesso do contribuinte aos atos e serviços públicos. Com relação ao desenvolvimento da gestão e difusão da informação, em 77,78% dos portais pesquisados, o acesso à informação não se dá de forma fácil, compreensível e rápida, contribuindo para o aumento da assimetria informacional entre governo e cidadão.

    Resumo em Inglês:

    The information and knowledge management revolution today is bringing significant changes never before seen. The recent uprisings that have been bringing down dictatorial governments show the power of information technology to mobilize and bring together thousands of people with common goals. Therefore, this study sought to understand the ever-changing environment and legal framework prevailing in this country, by posing the following question: How do municipalities disseminate information to citizens from a perspective of the practices of Knowledge Management and Electronic Government? To this end, we carried out quantitative, descriptive research, whose evaluation consisted of 9 dimensions and 15 criteria, a total of 187 check points. It was found that 62.96% of the cities are making progress in terms of the adoption of practices related to the disclosure of information concerning fiscal management. It was also found that all municipalities are still in need of more advanced tools that can facilitate taxpayer access to the acts and public services. With regard to the management and dissemination of information, in 77.78% of the portals surveyed, access to information is not easy or readily understandable, contributing to the increase in information asymmetry between Government and Citizen.
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