Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2013
  • Normatividade, tecnicidade e/ou cientificidade da Biblioteconomia Artigos Originais

    Carvalho Silva, Jonathas Luiz

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta como problema uma questão que pode ser discutida a partir da seguinte pergunta: como ocorre o processo de construção da normatividade, da tecnicidade e/ou da cientificidade da Biblioteconomia? Discute também a construção de uma normatividade, tecnicidade e/ou cientificidade da Biblioteconomia, contemplando perspectivas em relação à organização e ao tratamento da informação, fontes, recursos e serviços de informação, práticas profissionais e estudos centrados nos usuários. O trabalho ainda analisa o conceito de norma e de técnica no âmbito da ciência e da pesquisa aplicada à Biblioteconomia, buscando refletir sobre a relevância da Ciência da Informação para os construtos normativos e científicos da Biblioteconomia. A metodologia é composta de uma pesquisa exploratória com delineamento bibliográfico. Conclui-se que a Biblioteconomia tem uma conotação essencialmente técnico-normativa, mas também uma concepção científica a partir das contribuições da Ciência da Informação no âmbito dos estudos de usuários, tecnologias e outros elementos, assim como de outras áreas do conhecimento de cunho social e tecnológico.

    Resumo em Inglês:

    A condition is presented as a problematic issue that can be discussed from the following question: how does the process of construction of normativity, technicity and/or scientificity Librarianship occur? Discusses the construction of normativity, technicity and/or scientificity of Librarianship contemplating the prospects within the organization and processing of information, sources, resources and information services, professional practices and studies focusing on users. The study also examines the concept of norm and technique within the scope of science and applied research Librarianship, trying to reflect on the relevance of Information Science for the scientific and normative constructs of Librarianship. The methodology consists of an exploratory research with a bibliographic design. It was concluded that the Library has an essentially technical-normative connotation, but also has a scientific concept based on the contributions of Information Science to the context of user studies, technologies and other elements, in addition to other areas of knowledge of a social and technological nature.
  • Análise de referências utilizadas por pesquisadores na revista Gestão & Produção Artigos Originais

    Andrade, Fabiana Souza de; Jung, Carlos Fernando

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e estratégia documental, que teve a finalidade de efetuar uma análise das referências listadas nos artigos das publicações regulares da revista "Gestão & Produção" através da adaptação dos conceitos da bibliometria. Considerando o objetivo da pesquisa, executou-se a análise das listas de referências, especificando-se: 1) como sujeitos investigados os documentos referenciados nos artigos, 2) como variáveis os elementos determinísticos obtidos através da análise de referências e 3) como tipo de recurso a pesquisa bibliográfica. Com base nesses parâmetros, analisaram-se os documentos utilizados no embasamento teórico dos artigos através da identificação, do mapeamento e da apuração quantitativa: a) dos itens listados em cada trabalho; b) da vida média da literatura; c) do idioma; d) da frequência de uso das referências e; e) da frente de pesquisa. Como resultado, identificaram-se os principais aspectos das fontes de pesquisas que fundamentam os trabalhos em Engenharia de Produção e suas subáreas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a descriptive research with quantitative approach and strategy based on the documentary method, with the aim of analyzing the references listed in articles appearing in regular publications of the Journal "Gestão & Produção" by adapting the concepts of bibliometric citation analysis. Given the objective of the research, an analysis was made of the reference lists specifying: 1) how subjects investigated the documents referenced in the articles, 2) as elements of deterministic variables obtained by analyzing references and, 3) as the type of bibliographic research resource. Based on these parameters, documents were analyzed used in the theoretical basis of the articles by means of identification, mapping and quantitative determination: a) of the items listed in each study; b) the mean life of the literature; c) the language; d) the frequency of use of references and; e) research front. As a result, the main aspects of the sources of researches on which studies in Production Engineering and its sub areas are based were mapped.
  • Considerações sobre a esfera pública: redes sociais na internet e participação política Ensaio

    Medeiros, Jackson da Silva

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda a questão da esfera pública proposta por Habermas a partir das redes sociais na Internet e o processo de participação política proporcionado por essa forma de comunicação e informação. Faz um traçado sobre a questão, que envolve a esfera pública e opinião pública, tratando as redes sociais na Internet como um espaço de intercâmbio entre atores. Por fim, busca mostrar que as redes sociais na Internet atuam como potencializadoras de uma participação política mais efetiva, e que isso deve ser explorado de forma mais ativa.

    Resumo em Inglês:

    The paper addresses the question of the public sphere proposed by Habermas from social networking on the Internet and the process of political participation provided by this form of communication and information. It analises the issue involving the public sphere and public opinion, dealing with social networks on the Internet as a space for exchange among actors. Finally, it attempts to show that social networks on the Internet act as enhancers of more effective political participation and that this should be more actively explored.
  • As dobras semióticas do ciberespaço: da web visível à invisível Revisão

    Monteiro, Silvana Drumond; Fidencio, Marcos Vinicius

    Resumo em Português:

    Após a instituição do ciberespaço, na década de 1990, a Web tornou-se o seu principal constructo e vem dobrando e desdobrando-se em vários sentidos: Web Invisível, Web Visível, Web Semântica, Web Pragmática, Web Social ou 2.0, entre outras. Em relação à Web Invisível, de acordo com os autores que escrevem sobre o tema, existe a inquietante questão: que nome dar a esse (des)território? Web Invisível, Profunda, Oculta, Escura? A partir da compreensão do conceito de dobra, criado por Leibniz e ressignificado por Deleuze, que explica os agenciamentos maquínicos e a visão pragmática dos aspectos técnicos e materiais das semióticas, fez-se uma prospecção conceitual da Web Invisível e de alguns mecanismos de busca que fazem a dobra com essa Web no ciberespaço. Para além da literatura, descobriu-se uma Web verdadeiramente escura, a DarkWeb, paralela e underground utilizada para o bem e para o mal, como previsível da espécie humana.

    Resumo em Inglês:

    After the institution of cyberspace in the 1990s, the Web has become its main construct and has been folding and unfolding in several directions: Invisible Web, Visible Web, Semantic Web, Pragmatic Web, Web 2.0 or Social, among others. In particular, the Invisible Web, according to the authors who write on the subject, there is a disturbing question: what to call this (un)territory? Invisible Web, Deep, Hidden, Dark? From understanding the concept of fold, created by Leibniz and reframed by Deleuze, which explains the machinic assemblages and pragmatic view of the technical aspects of semiotics and material, a conceptual exploration of the Invisible Web and of some search engines was made that make the fold with these webs in cyberspace. Going beyond the literature, a Web truly dark was discovered, DarkWeb, parallel and underground, used for good and for evil, as expected of the human species.
  • Incentivo à cultura: experiências brasileiras de políticas públicas - interesses da área da Ciência da Informação Comunicação

    Holanda, Adriana Buarque de; Oliveira, Maria Cristina Guimarães; Oliveira, Simone Rosa de

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva apontar duas experiências de políticas públicas sociais voltadas à questão da informação. A primeira trata de uma ação legislativa do Estado que enfoca o livro e a biblioteca, e a segunda é uma iniciativa da sociedade civil organizada que objetiva minimizar o analfabetismo funcional. Com o intuito de contextualizar o interesse da Ciência da Informação como Ciência Social Aplicada, apresenta-se tal disciplina com os atributos de estimular e orientar ações políticas em prol da distribuição do acesso à informação de forma mais igualitária junto à sociedade.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to show two experiences of social policies directed towards the question of information. The first is a legislative action of the State that focuses on the book and the library, and the second is an initiative of organized civil society with the goal of minimizing functional illiteracy. In order to contextualize the interest of Information Science as an Applied Social Science, this discipline is presented with the attributes of stimulating and guiding political actions for the more equitable distribution of access to information more in society.
  • Un sistema de indicadores para el seguimiento y evaluación de la gestión sostenible del patrimonio cultural

    Coll-Serrano, Vicente; Blasco-Blasco, Olga; Carrasco-Arroyo, Salvador; Vila-Lladosa, Luis

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se describe el procedimiento general seguido en la construcción de un sistema de indicadores para la monitorización y evaluación de la Estrategia de Cultura y Desarrollo de la cooperación española. Tomando como marco de referencia la Gestión Sostenible del Patrimonio Cultural, en el estudio presentado se abordan cuestiones relativas al: 1) proceso de evaluación de un catálogo de indicadores por parte de un panel de especialistas por medio de la técnica Delphi, 2) la definición y cálculo de un índice de operatividad relativo, 3) el proceso de selección de indicadores y, por último, 4) de qué forma éstos fueron asignados para formar parte de la dimensión básica o de la dimensión estratégica en que se estructura el sistema.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the general procedure followed to build a system of indicators for monitoring and evaluating the Strategy for Culture and Development of Spanish Cooperation. Taking the Sustainable Management of Cultural Heritage as a reference, in this study an approach is made to questions relative to: 1) the process of evaluating a list of indicators by a panel of experts using the Delphi technique, 2) the definition and calculation of a relative operational index, 3) the process of indicator selection, and lastly, 4) how the selected indicators were assigned to form part of the basic or strategic dimension on which the system is structured.
  • Características de repositório educacional aberto para usuários de língua brasileira de sinais Comunicação

    Silva, Romario Antunes da; Rodrigues, Rosângela Schwarz

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é identificar as características que um repositório educacional aberto deve apresentar para atender as necessidade de informação dos alunos surdos e ouvintes do curso Letras Libras na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Os objetivos específicos foram: a) descrever o perfil dos alunos surdos e ouvintes; b) examinar o uso das tecnologias da informação por esses alunos; e c) identificar os documentos que um repositório deve apresentar para atender as necessidades de informação desses alunos. A pesquisa é exploratória, descritiva e qualitativo-quantitativa, e a análise foi realizada com estatística descritiva e análise de conteúdo. Conclui-se que os alunos utilizam o e-mail, as listas de discussão, o Messenger, ferramentas para compartilhamento de vídeos e os sites para surdos. Os alunos consideram muito importantes os processadores de texto, Messenger, Movie Maker, Media Player e planilhas para cálculo. Os alunos surdos consideram como documentos mais relevantes as videoaulas, dicionários e apostilas, e os alunos ouvintes, as videoaulas, os livros e as apostilas. O tipo de conteúdo requisitado são notícias sobre surdos, língua brasileira de sinais, tradução, tecnologia, linguística, aprendizagem do português, interpretação médico-jurídica e cultura surda. Os suportes requisitados para acesso à informação são os dicionários, vídeos, livros digitais e artigos. Os alunos preferem acessar as informações no repositório por meio de língua de sinais, legendas e em português.

    Resumo em Inglês:

    The research aims to identify the characteristics that an open educational repository should have in order to meet the information needs of deaf students and those able to hear, participating in the Languages and Brazilian sign language course in distance education mode from Universidade Federal de Santa Catarina. The specific objectives were: a) describing the profile of the deaf and those able to hear; b) analyzing the use of information technology by students; and c) identifying documents that a repository should provide to meet the information needs of students. This work is classified as an investigative and descriptive study with a qualitative and quantitative approach, and analysis was performed with descriptive statistics and content analysis. In order to achieve the proposed objectives a questionnaire was applied to 98 students - deaf and able to hear participating in the Languages and Libras course. It was concluded that students use e-mail, discussion lists, Messenger, video sharing tools, and sites for deaf people. Students consider word processors, Messenger, Movie Maker, Media Player, and spreadsheets to be very important. Deaf students consider video-lessons, dictionaries and booklets; and students able to hear consider video-lessons, books and booklets to be the most important documents. News about deaf people, Brazilian sign language, translation, technology, linguistics, Portuguese learning, medical-legal interpretation and deaf culture are main topics requested by the students. Dictionaries, videos, digital books and articles are means requested by the students for accessing the information. Students prefer to have access to the information in the repository using the sign language, subtitles and in Portuguese.
  • Tecnologias de dados abertos para interligar bibliotecas, arquivos e museus: um caso machadiano Comunicação

    Santos Neto, Antonio Laurindo dos; Marcondes, Carlos Henrique; Pereira, Durval Vieira; Fonseca, Eliana Rosa da; Souza, Iara Vidal Pereira de; Barbosa, Nilson; Moraes, Rosana Portugal Tavares de; Martins, Sergio de Castro

    Resumo em Português:

    O artigo propõe um caso fictício para ilustrar o uso das tecnologias de Dados Abertos Interligados como mecanismos para tornar interoperáveis informações em acervos de bibliotecas, arquivos e museus, utilizando como exemplo as informações sobre o escritor Machado de Assis e sua obra. Utilizou-se como método o estudo de um caso restrito e ilustrativo, não exaustivo. Aplicaram-se diferentes vocabulários para interligação dos dados e para sua representação, utilizando os princípios do Linked Data; sugere-se que os profissionais da informação usufruam dessa potencialidade e busquem novas aplicações para ampliar a interoperabilidade dos dados disponíveis na Web.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes a fictional case to exemplify the use of linked open data technologies as a mechanism of interoperability between collections in libraries, archives and museums using Brazilian author Machado de Assis and his works as an example. The method used was a restricted, illustrative and non-exhaustive case study. Several vocabularies were used to interconnect the data and to represent these connections in Resource Description Framework format. It was concluded that it is possible to integrate data using Linked Data principles, and suggests that information professionals take advantage of this potential, discovering new applications of these technologies to amplify the interoperability between data available on the Web.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br