Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2015
  • Análise ontológica de definições de informação: em busca da sua essência Artigos Originais

    MARCONDES, Carlos Henrique

    Resumo em Português:

    As relações entre documento, informação e conhecimento não são nítidas e esses termos são frequentemente tomados de forma intercambiada. Quais as relações entre os conceitos informação, documento, conhecimento? Haveria algo que caracterizaria o ser de informação, sua essência, que o tornaria um fenômeno único, distinto? É proposta uma análise ontológica de diferentes definições de informação encontradas na literatura. Esta análise objetiva identificar semelhanças, diferenças, nuances ou variações. O trabalho tem como objetivo contribuir para uma teoria do documento e de suas relações com informação e conhecimento, que delimite informação como objeto próprio da Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    The relation between documentation, information and knowledge are not clear and these terms are frequently used interchangeably. Which are the relations between the concepts of information, documentation and knowledge? Which would be the essence of information so as to precisely characterize it as a unique and distinct phenomenon? An ontological analysis of different definitions of information found in literature is proposed with the aim of identifying similarities, differences, nuances or variations. The aim of this study is to outline a theory of documentation and its relationship with information and knowledge in order to delimit information as an object of Information Science.
  • A hipótese do progresso do conceito e a Ciência da Informação Artigos Originais

    FRANCELIN, Marivalde Moacir

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa relações contrastantes dos conceitos na filosofia e na ciência, discutindo as noções de progresso e paradigma. Levanta a hipótese de que os conceitos estão vinculados em todas as ordens tradicionais de explicação. Nessa perspectiva, os conceitos podem ser apresentados e representados, concomitantemente, no plano das ideias e da linguagem. A pesquisa foi realizada com base em revisão bibliográfica, utilizando o método de bricolagem para relacionar teorias distintas. Indica potenciais diferenças e limites epistemológicos na análise do progresso no contexto paradigmático do conceito científico e filosófico. Assim, coloca em discussão a hipótese do progresso do conceito e a noção de progresso adotada para o conceito-objeto informação na Ciência da Informação. Primeiramente, apresenta uma visão panorâmica dos conceitos na filosofia. Na sequência, levanta a questão do progresso dos conceitos e sua relação com a linguagem e os paradigmas. Conclui que a noção de paradigma, apesar de impactar nas abordagens filosófica e científica da informação, pode estar deslocada do campo epistemológico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the article is to analyze the contrasting relationships of concepts in philosophy and science and discuss the notions of progress and paradigm. We raise the hypothesis that concepts are connected to all traditional explanations. In this perspective, the concepts can be presented and represented, concomitantly, in the level of ideas and language. Based on a bibliographic review, we use the bricolage method for relating different theories. We indicate potential differences and epistemological limits in the analysis of progress in the paradigmatic context of the scientific and philosophical concept. Thus, we discuss the hypotheses of progress of concepts and notion of progress adopted for the concept-object of information in Information Science. First, we present a panoramic view of the concepts in philosophy. Next we raise the question of the progress of concepts and their relationship to language and paradigms. It may be concluded that the notion of paradigm, although it impacts the philosophical and scientific approaches of information, can be displaced from the epistemological field.
  • Possíveis relações entre o uso de fontes de informação e a competência em informação Artigos Originais

    GOMES, Marcos Aurélio; DUMONT, Lígia Maria Moreira

    Resumo em Português:

    A apreensão da informação pelos indivíduos tem grande possibilidade de se realizar à medida que eles dominem as ações relacionadas à localização, ao acesso e ao uso das fontes de informação para a construção do conhecimento. Essas ações podem ser compreendidas como competência em informação. A partir do exposto, o objetivo deste artigo é discutir as possíveis inter-relações entre o uso de fontes de informação e as competências em informação. Com base na pesquisa bibliográfica, investigaram-se as conexões existentes entre fontes, indústria e competência em informação. É discutido o papel das bibliotecas na efetivação do encontro entre as necessidades de informação dos usuários e as possíveis fontes de resposta. As reflexões obtidas indicam a atuação da indústria da informação na contemporaneidade, os desafios apontados pela tecnologia da informação como vetor dos fluxos informacionais, as questões relacionadas à competência e às fontes de informação como elo de desenvolvimento social e econômico, além da inserção de uma agenda de pesquisas para tal temática.

    Resumo em Inglês:

    Information acquisition by individuals can be obtained as far as these individuals can achieve and dominate the actions related to place, access and use of information sources to build up knowledge. These actions can be understood as information literacy. The aim of this article is to discuss the possible interrelations that can be established between the use of information sources and information literacy. Based on a bibliographical research it was possible to investigate the existing connections between sources, industry and information literacy. We discuss the role of libraries in meeting the information needs of users and the possible sources of response. We found that all these are responsible for information literacy: the contemporary information industries, challenges pointed out by information technology such as informational flow vector, issues related to literacy and information sources as a link of social and economic development, and the implementation of a research agenda for this topic.
  • Externalización de la gestión documental audiovisual en las televisiones por medio de productoras audiovisuales y agencias de noticias Artigos Originais

    CALDERA-SERRANO, Jorge

    Resumo em Espanhol:

    Se analiza la simplificación en el método de análisis de contenido en los archivos televisivos derivados de factores diversos tales como la reestructuración de la organización documental, los ajustes de los recursos humanos y económicos así como la adquisición de la descripción de análisis del contenido a empresas creadoras de contenidos tales como las productoras y las agencias de noticias audiovisuales. Ambos factores, de forma simbiótica, han modificado la descripción documental eliminando la descripción de contenido temático, geográfico y onomástico así como el control terminológico y documental por medio de herramientas propias del lenguaje documental. Estos cambios se traducen en graves problemas de normalización y recuperación que no parecen solventados por medio de técnicas para la identificación automática de contenido audiovisual (herramientas biométricas).

    Resumo em Inglês:

    Simplification is analyzed in regards to content analysis methods of television archives, derived from various factors such as the restructuring of the documentary-making organization changes to human and economic resources and the acquisition of content analysis description from creative companies such as producers, audiovisual and news agencies. Both factors, symbiotically, have changed documentary description by removing the thematic description, geographic and onomastic content as well as terminology and documentary control by means of the tools of documentary language. These changes result in serious problems for standardization and recovery, which do not seem to be solved by automatic identification techniques for audiovisual content (biometric tools).
  • Acessibilidade do Moodle para surdos: abordagem dos discursos de surdos e ouvintes Artigos Originais

    FLOR, Carla da Silva; SAITO, Daniela Satomi; PIVETTA, Elisa Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; VANZIN, Tarcisio

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da acessibilidade da plataforma de educação a distância Modular Object Oriented Distance Learning para usuários surdos. O objetivo da pesquisa foi analisar aspectos ligados à estrutura organizacional, recursos disponíveis e tecnologias de apoio, tendo como suporte o ambiente Modular Object Oriented Distance Learning do Instituto Federal de Santa Catarina. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com dois grupos distintos: surdos e ouvintes. Por meio do método de análise do Discurso do Sujeito Coletivo, foram identificadas as ideias-chave contidas no discurso dos sujeitos. Tanto surdos como ouvintes indicaram problemas no ambiente, sendo os surdos mais incisivos no que tange ao uso da língua de sinais. Os resultados demonstram que os problemas de acessibilidade estão relacionados tanto ao ambiente em si quanto aos conteúdos nele inseridos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss the accessibility of the Modular Object Oriented Distance Learning e-learning platform for hearing-impaired users. The aim of the research was to analyze the features related to the organizational structure, available resources and supporting technologies, using the Modular Object Oriented Distance Learning platform of the Instituto Federal de Santa Catarina as support. Therefore, a semi-structured interview was conducted with two distinct groups: hearing-impaired and hearing users. The key ideas in the subjects' discourse were identified using the discourse analysis method of the collective subject. Both hearing-impaired and hearing users stated problems in the Moodle platform, but the hearing-impaired users reported problems related to the use of sign language. The results demonstrate that the accessibility problems are both related to the environment itself and content.
  • La credibilidad de las redes sociales en el ámbito periodístico Comunicação

    CURIEL, Eva Herrero

    Resumo em Espanhol:

    Las redes sociales forman parte de las rutinas periodísticas de cualquier medio de comunicación. Los responsables de las organizaciones informativas desarrollan acciones y estrategias que contemplan los usos de las redes sociales en el entorno profesional. Sin embargo, y a pesar de su penetración, el nivel de confianza que los periodistas depositan en estas plataformas es bajo si se compara con el que tienen respecto a los medios tradicionales. El presente artículo es una investigación que tiene como objetivo conocer el uso que los periodistas españoles hacen de las redes sociales en su trabajo diario. Partiendo de la hipótesis de que las redes sociales siguen sin generar suficiente confianza entre los periodistas, a pesar de que éstos recurren a ellas para buscar información y contactar con fuentes, se ha administrado una encuesta online a 410 periodistas españoles (prensa escrita, televisión, radio, web, gabinetes y freelances). Tras constatar que las redes sociales son utilizadas en gran medida por todos ellos, se puede concluir que la confianza que tienen hacia ellas es escasa y siguen fiándose más de los medios tradicionales.

    Resumo em Inglês:

    Social media is part of the journalistic routines in all mass media. News company-managers develop actions and strategies to include the uses of social media in the professional field. Nevertheless, in spite of their professional penetration, the level of trust that journalists have in these platforms is low compared to traditional mass media. The main objective of this paper is to find out how Spanish journalists are using social media. The hypothesis is that social media doesn't hold enough trust amongst journalists, despite the fact that they use social media to look for information and to contact sources. An online survey, conducted among more than 400 Spanish journalists (newspaper, television, radio, internet and freelancers), showed that social media is used by most Spanish journalists but their trust in these new social channels is lower than in traditional mass media.
  • O processo de monitoramento informacional do ambiente externo em curtumes de Mato Grosso do Sul Comunicação

    PAULO, Marcia Loureiro; BAPTISTA, Sofia Galvão

    Resumo em Português:

    Este artigo visa relatar pesquisa que identifica como os maiores curtumes de Mato Grosso do Sul monitoram o ambiente informacional externo de seu negócio. O estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo os três participantes da pesquisa responsáveis por 43% da produção de couro wet blue bovino do Estado. Foi utilizado como suporte o modelo de monitoramento informacional proposto por Davenport, que engloba monitorar informações sobre consumidores, fornecedores, concorrentes, órgão governamentais e políticas públicas e tecnologias. Percebeu-se que os três curtumes participantes monitoram, muitas vezes informalmente, todas as variáveis estudadas em diferentes níveis de detalhamento e utilizam diversas fontes de informações, constatando-se assim a presença do modelo estudado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to report a research conducted to identify how the largest tanneries - leather industries - In Mato Grosso do Sul monitor the external environmental information of their business. This research used a descriptive and qualitative method. The three participants are responsible for 43% of the wet-blue leather production in the state. We used the environmental scanning model proposed by Davenport as support, which monitors information about consumers, suppliers, competitors, government agencies and public policies, and technologies. We found that the three tanneries monitor all the variables, although informally, at different levels of detail and use several information sources, confirming the presence of the Davenport model.
  • Ritos de passagem e conhecimento: uma relação de cunho simbólico e cognitivo nas organizações Ensaio

    BRASILEIRO, Fellipe Sá; VIEIRA, Fernando Augusto Alves; HELAL, Diogo Henrique

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar a relação existente entre os ritos de passagem inerentes à cultura organizacional e o processo de construção do conhecimento nos sujeitos. São descritas, inicialmente, as correntes teóricas que influenciam os estudos da cultura organizacional, bem como os conceitos que fundamentam o processo de apropriação da informação pelos sujeitos no sentido de evidenciar a dimensão simbólica dos ritos de passagem estabelecidos nas organizações e suas influências nos aspectos cognitivos que afetam a construção do conhecimento. Para tanto, utilizou-se como estratégia de análise a concepção de ritos de passagem adotada por Van Gennep e a dinâmica dos modelos organizadores do pensamento apresentada por Moreno e colaboradores. Observa que os valores e as crenças compartilhados pela organização a partir dos ritos de passagem são abstraídos, significados e organizados como informação de acordo com os valores centrais e crenças estabelecidas pelo sujeito ao longo da vida. Conclui-se que os ritos de passagem planejados e elaborados pelas organizações influenciam a construção de conhecimentos distintos nos sujeitos que, naturalmente, fogem das expectativas de homogeneização das organizações.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the article is to analyze the relationship existing between the rites of passage inherent to the organizational culture and the process of knowledge construction in individuals. We describe the theoretical currents that influence the study of organizational culture and the concepts that underlie the process of informational appropriation by individuals in order to reveal the symbolical dimension of rites of passage in established organizations and their influence on cognitive aspects that affect the construction of knowledge. Therefore, the analysis strategy used was the concept of rites of passage adopted by Van Gennep and the perspective of organizing models of thought presented by Moreno and collaborators. The values and beliefs shared by the organization from the rites of passage are abstract, signified and organized as information according to the core values and beliefs set forth by the individual throughout life. It may be concluded that the rites of passage developed by organizations influence the construction of distinct knowledge in subjects who, naturally, deviate from the expectations of organizational homogenization.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br