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Transinformação, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2017
  • O método analítico-sintético de Julius Kaiser: um pioneirismo para o tratamento temático da informação Artigos Originais

    SALES, Rodrigo de; GUIMARÃES, José Augusto Chaves

    Resumo em Português:

    Resumo O desenvolvimento do método analítico-sintético, normalmente atribuído a S. R. Ranganathan, teve suas bases iniciais definidas na indexação sistemática elaborada por J. Kaiser em princípios do século XX, cerca de duas décadas antes do aparecimento da classificação facetada. O presente artigo busca sustentar a proposição de que, ao unir o princípio filosófico de categorização (para análise) com a lógica pragmática da indexação de assuntos (para síntese), quando da elaboração de sua forma de indexação, Kaiser concebeu as bases fundamentais do método analítico-sintético. O quadro teórico que subsidia o estudo é formado pela bibliografia pertinente ao tratamento temático da informação, notadamente no que se refere à classificação bibliográfica, à catalogação de assuntos e à indexação. Adotando como abordagem metodológica o pragmatismo de William James, investigou-se como a sistemática procedimental do método de indexação de Kaiser se configura como precursora do método analítico-sintético. Os elementos fundamentais da investigação foram os componentes da análise, a realização da análise, a realização da síntese e os produtos da síntese, contemplando, assim, as dimensões analítica e sintética dos trabalhos desenvolvidos por Kaiser e por Ranganathan.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The development of the analytic-synthetic method, normally attributed to S. R. Ranganathan, had its initial foundation defined in the systematic indexing developed by J. Kaiser at the beginning of the 20th century, some two decades prior to the appearance of the faceted classification. This study aims to support the proposition that by combining the philosophical principle of categorization (for analysis) with the pragmatic logic of indexing of subjects (for synthesis), as Kaiser elaborated his form of indexing, he conceived the underpinning bases for the analytic-synthetic method. The theoretical table which subsidized the study is comprised of the bibliography pertinent to the subject approach to information, particularly regarding bibliographic classifica tion, subject cataloguing and indexing. Using William James's pragmatism as our methodological approach, we investigated how the procedural systematics of Kaiser's indexing method emerges as a forerunner to the analytic-synthetic method. The fundamental elements of the investigation were the analysis of components, conduction of analysis, synthesis and products of the synthesis, thus including the analytic and synthetic dimensions of the works carried out by Kaiser and Ranganathan.
  • Bibliotecas verdes e sustentáveis no Brasil Artigos Originais

    CARDOSO, Nathalice Bezerra; MACHADO, Elisa Campos

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa parte do pressuposto de que as bibliotecas públicas, municipais e estaduais no Brasil, em função de sua condição e de sua missão, devem ser as primeiras a adotarem princípios e práticas de sustentabilidade, com vistas a se constituírem como referências em equipamentos culturais verdes no país. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo refletir e discutir o conceito de informação ambiental e de biblioteca verde e sustentável, assim como identificar bibliotecas públicas certificadas no país, visando subsidiar a construção de políticas públicas nesta área. Apresenta os esforços do governo federal na gestão da informação ambiental e a ausência de estímulos para a adoção de práticas sustentáveis e certificação das bibliotecas que recebem investimentos públicos. Aponta passos para a certificação nas construções, design, arquitetura, gestão de recursos naturais e ambientais e educação ambiental em bibliotecas, bem como diretrizes para subsidiar a elaboração de políticas culturais e estimular os governos locais a adotarem princípios e práticas de sustentabilidade nas bibliotecas públicas brasileiras. Conclui que os investimentos governamentais na construção e modernização de bibliotecas públicas devem prever a adoção de princípios de sustentabilidade em seus prédios, serviços e práticas com o objetivo de incidir positivamente no desenvolvimento sustentável de sua região.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research assumes that public, state and municipal libraries in Brazil, due to its condition and its mission should be the first to adopt sustainability principles and practices in order to become a reference in green cultural equipment in the country. It aims to reflect and discuss the concept of environmental information and green and sustainable library, as well as identify certified public libraries in the country in order to support the construction of public policies in this area. It shows the efforts of the federal government in the management of environmental information, and the lack of incentives for the adoption of sustainable practices and certification of libraries that receive public investments. Points out steps for certification in construction, design, architecture, management of natural and environmental resources, and environmental education in libraries and guidelines to support the development of cultural policies and encourage local governments to adopt sustainability principles and practices in Brazilian public libraries. It concludes that government investments in construction and modernization of public libraries shall consider the adoption of sustainability principles in their buildings, services and practices with in order to have a positive impact on the sustainable development of their region.
  • Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira Artigos Originais

    RASTELI, Alessandro; CALDAS, Rosângela Formentini

    Resumo em Português:

    Resumo Nas últimas décadas, o termo mediação ganhou cada vez mais projeção em estudos e pesquisas na Ciência da Informação. Contudo, apesar de trabalhada nesta área do conhecimento, a mediação, em um contexto cultural, ainda é um conceito embrionário e premente de uma construção de sentidos mais sólida. Desse modo, o estudo tem como objetivo empreender um levantamento bibliográfico de textos produzidos tanto no Brasil quanto em outros países, com ênfase, porém, na França, local com proeminente produção sobre o tema, a fim de explicitar o conceito de mediação. Dessa maneira, tenta-se promover conexões que avancem na compreensão e definição da mediação cultural no contexto da biblioteca, tão plural e complexo, avançando na compreensão e definição da mediação cultural no contexto da biblioteca. Utilizou-se, como procedimento metodológico, pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, cujo método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o conceito de mediação ganha destaque por sua centralidade nas interações sociais e mediações simbólicas, passando a ser compreendido como uma ação inerente a todo fazer do profissional da informação, dando maior relevo à responsabilidade social desse agente mediador e também da biblioteca enquanto espaço de construção de sentidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In recent decades the term mediation has been gaining increasing attention in studies and research in Information Science. However, although mediation is a concept studied in Information Science, it is still incipient in a cultural context requiring the development of further reliable/consistent meanings. Thus, the aim of the study was to conduct a survey in Brazilian and foreign literature (with emphasis on the French literature, as there is a prominent production on the subject in French) in order to clarify the concepts. Reflecting on these concepts, we endeavor to make connections that favor a broader understanding of the area, which is plural and complex, advancing the understanding and definition of cultural mediation in the context of libraries. The methodological procedures used were the qualitative, exploratory research and a bibliographical research method. The results show that the concept of mediation is highlighted by its centrality in social interactions and symbolic mediations, now understood as an action inherent to every information professional, with greater social responsibility weight on the professional and the library environment as it is a place for the development of meanings.
  • Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea Artigos Originais

    AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo discute a importância dos letramentos digital e informacional na contemporaneidade, por serem considerados processos essenciais na sociedade da aprendizagem. Em tempos líquidos, nos quais se observa o enfraquecimento dos vínculos humanos, é necessário promover a ampla formação dos sujeitos para que possam construir posicionamentos críticos, conscientes e direcionados ao bem comum. Foram analisadas práticas sociais e culturais que constituem as identidades dos indivíduos, além de algumas estratégias de ação que possibilitam aprendizagens mais significativas, com base em estudos das ciências cognitivas e das neurociências. Pesquisas mostram que os meios provocam comportamentos específicos que impactam as aprendizagens, por isso é fundamental identificar as forças que permitem aos sujeitos ir além da aquisição dos conhecimentos, tendo em vista o uso de diferentes capacidades diante dos desafios cotidianos individuais e sociais, bem como o desenvolvimento da solidariedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present article is to discuss the importance of digital and information literacies in contemporaneity as they are considered essential processes in the learning society. In ‘liquid times’ when one observes the weakening of human bonds, it is imperative to promote the broadening of human education so that one can build critical, conscious, and direct positions toward the common good. Social and cultural practices that constitute the identities of individuals and some action strategies that enable more meaningful learning were analyzed based on studies in cognitive science and neuroscience. Research shows that the media cause specific behaviors that impact learning and, for this reason, it is essential to identify the forces that allow subjects to go beyond the acquisition of knowledge, considering how different capacities are used to deal with the individual and social day to day challenges, as well as social development and solidarity.
  • Requerimientos informacionales para la toma de decisiones estratégicas en organizaciones de información Artigos Originais

    RODRÍGUEZ-CRUZ, Yunier; PINTO, María

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se examina el carácter informacional del proceso de toma de decisiones estratégicas con el propósito de identificar los requerimientos informacionales que condicionan el uso de información que se realiza en los niveles estratégicos en instituciones de información. El acercamiento teórico al tema permite comprender las particularidades en relación a la información como recurso estratégico y determinar aquellos factores y elementos que desde las Ciencias de la Información han contribuido a la teoría de las decisiones organizacionales. El estudio se realizó con directivos de once instituciones cubanas. Se profundiza, a partir del método fenomenográfico, en la opinión de los entrevistados acerca de los recursos, procesos, sistemas, factores y estados emocionales vinculados a la información y su uso en la toma de decisiones. Como resultado se identifica un conjunto de requerimientos informacionales, entre los que destacan los sistemas de información, procesos informacionales y gerenciales, así como un conjunto de recursos informacionales y factores socio-cognitivos que posibilitan fomentar y generar una infraestructura informacional y potenciar la cultura informacional necesaria para el desarrollo de procesos de decisión eficaces a nivel estratégico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The informational character of the strategic decision-making process is examined with the purpose of identifying the informational requirements that influence the use of information in the strategic levels of information organizations. The theoretical approach to these topics allows one to understand the information particularities as a strategic resource and to determine the elements of Information Sciences that have contributed to the theory of organizational decisions. The study was conducted with executives from eleven Cuban institutions. The phenomenographic method was used to explore the opinion of the interviewees about the resources, processes, systems, factors and emotional states linked to information and its use in the decision-making process. As a result, a set of informational requirements was identified, such as information systems, informational and management processes, as well as a set of informational resources and socio-cognitive factors that make it possible to foster and generate an information infrastructure and enhance the information culture required for the development of strategic decision-making processes.
  • Research evaluation of author’s citation-based performance through the relative author superiority index Artigos Originais

    RONDA-PUPO, Guillermo Armando

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é estender recente reflexão sobre os indicadores para avaliação da pesquisa por meio de índices de citação. Se avalia o desempenho com base em citações de pesquisadores cubanos em Biotecnologia e Microbiologia Aplicada, de acordo com sua produção científica em periódicos da base de dados ISI Web of Science por meio do Índice de superioridade relativa do autor. A metodologia é composta por seis etapas: (1) preparação dos dados; (2) cálculo do Posto índice percentual para cada um dos papéis; (3) cálculo do Índice de Autor superioridade para cada um dos autores; (4) cálculo do Índice de superioridade relativa Auto; (5) comparação do Índice de Autor superioridade de cada autor ao seu Hirsch (H) e índices de citação G e (6) para avaliar o desempenho, baseada em citações individuais e em grupo. Os resultados sugerem que o grupo de pesquisadores cubanos em biotecnologia alcançou um elevado desempenho em citações no período analisado. Também evidenciam a eficácia desse índice para avaliar o desempenho da citação do pesquisador individual ou em grupo quando o fator de impacto do pesquisador ou grupo sob avaliação não é alto. Além disso, mostra que o índice de superioridade relativa do autor poderia complementar outros indicadores anteriores, como índice-H, índice-G ou contagens de citações, uma vez que supera as limitações da idade das publicações, a duração da carreira do autor e o problema de autocitação, presentes nos indicadores anteriores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to further explore the recent conversation about the indicators for research evaluation through citation-based indexes. It evaluates the Cuban Biotechnology; Applied Microbiology researchers’ citation-based performance, according to their scientific production in journals of the ISI Web of Science database through the Relative Author Superiority Index. The methodology comprises six steps: (1) preparation of the data; (2) calculation of the Percentile Rank Index for each of the papers; (3) calculation of the Author Superiority Index for each of the authors; (4) Calculation of the Relative Author Superiority Index; (5) Comparison of the Author Superiority Index of each author to their Hirsch (H) and G citation indexes and (6) individual or group evaluation of the citation-based performance. The findings suggest that the group of Cuban researchers in biotechnology achieved a high citation-based performance within the analyzed period. The results show the effectiveness of this index to assess the citation performance of individual or group researchers when the impact factor of the researcher or group under evaluation is not high. In addition, the Relative Author Superiority index could be complementary to other previous indicators such as H-index, G-index or citation counts as it overcomes the limitations of the age of publications, length of the author’s career, and the self-citation problem that are present in other indicators.
  • On arches and stones, places and experiments: Public libraries and democratic society Essay

    OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca problematizar o papel das bibliotecas públicas na nova dinâmica político-social em sociedades democráticas a partir do pressuposto de que a continuidade e o alargamento do processo de democratização levam a sociedade a exigir uma participação cada vez maior e mais ativa na arena pública e na tomada de decisões. Na paisagem de um mundo em crise à procura de novas formas de convivência, os espaços de participação parecem insuficientes. As instituições culturais formais estão instadas a dialogar com a proatividade dos novos atores e com os lugares de produção, circulação e apropriação da cultura em sociedades democráticas. Flexibilização e abertura a novas dinâmicas sociais é desafio a ser enfrentado por elas. Como constitui-se em reflexão exploratória, adotou-se a forma ensaística como estratégia que permite compreender, a partir de percepções subjetivas embasadas em bibliografia oriunda de diferentes campos das ciências humanas, situações emblemáticas de um contexto emergente, apresentando o conhecimento e mantendo-o aberto, o que inclui sua retificação e seu desdobramento em novas reflexões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the role of public libraries under the new political and social dynamics of democratic societies. It assumes that the continuity and expansion of the democratization process lead society to demand an increasingly larger and more active participation in the public arena and in decision-making. In the landscape of a world in crisis, seeking spaces of participation and new forms of coexistence and fellowship seem insufficient. Formal cultural institutions are urged to dialogue with new, proactive players, and with the new loci of production, circulation and appropriation of culture in democratic societies. Flexibility and openness to the new social dynamics are a challenge that they must address. This article is an exploratory reflection and, as such, the essayistic form was chosen as a strategy that allows one to understand, by means of subjective perceptions grounded on the bibliography of various fields of the human sciences, the emblematic situations of an emerging context presenting knowledge in a way that keeps it open, so that it includes its own rectification and originates new cogitations.
  • ¿Es rentable el periodismo de calidad? Disposición al pago en Brasil y España Communication

    GÓMEZ, Eduardo Francisco RODRÍGUEZ; LOUZADA, Claudia FAVARETTO

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La profesión periodística afronta una crisis que, al cambio de siglo, se ha agravado con el establecimiento del paradigma digital y son muchos, medios y periodistas, los que se han visto incapacitados para adaptarse al nuevo entorno y aceptar la reforma transversal que la red ha incitado en el modelo de negocio. Este artículo explora la predisposición al pago por el periodismo digital de calidad con la intención de aportar ideas a los profesionales del sector y orientarles en su búsqueda para un negocio sostenible. El texto presenta las reflexiones de 26 periodistas y académicos de Brasil y España que se han recogido mediante entrevistas estandarizadas no programadas. Los resultados muestran la necesidad de fidelizar al público mediante contenido digital exclusivo, participativo y de fácil acceso, aunque se evidencian igualmente las carencias en la formación y adaptación de los profesionales, así como las limitaciones impuestas por el mercado, los internautas y las herramientas digitales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Journalism is facing an acute crisis that, with the turn of the century, has aggravated due to the establishment of the digital paradigm. Many media and journalists have been unable to adapt themselves to the new environment and have not yet accepted the cross-sectional reform that the Internet has provoked in the business model. This paper explores the intent to pay for quality digital journalism with the aim of providing a guiding groundwork for professionals that would shed light in their search for a viable business. The text presents the reflections made by 26 journalists and academics from Brazil and Spain whose opinions were collected through semi-structured interviews. The results not only show the need to maintain the audience’s loyalty with unique, participatory and accessible digital content, but also reveal the gaps in the training and adaptation of professionals as well as the limitations imposed by the market, Internet users and social digital tools.
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