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Estudos Avançados, Volume: 5, Número: 12, Publicado: 1991
  • Editorial

  • A pedagogia da repetência Artigos

    Ribeiro, Sérgio Costa

    Resumo em Português:

    Neste trabalho comparamos as taxas de transição de série (repetência, promoção e evasão) obtidas pelo Serviço de Estatística do Ministério da Educação com base no Censo Escolar, com as taxas obtidas pelo PROFLUXO, modelo matemático que permite, utilizando dados do PNADs (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE, obter estes indicadores. O quadro que surge indica que a metodologia do MEC contém erros graves que distorcem completamente a visão da realidade educacional do Brasil. Mostra-se que as taxas de evasão escolar, ao contrário do que indicam os dados do MEC, são muito baixas nas primeiras séries do 1º Grau. Este fato faz com quea visão de que as crianças no Brasil abandonam precocemente a Escola mor motivos de ordem social ou culturalestá completamente equivocada e que as famílias fazem um esforço enorme para que seus filhos permaneçam na Escola e que é a péssima qualidade da escola que impede, através da repetência, a universalização da Educação Fundamental da população brasileira.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I compare the grade transition rates (repetition, promotion and drop out) given by the Education Ministry Statistics Office based in the school census data with rates form PROFLUXO, a mathematical model wich allows us to get theses indicators through the use of IBGE's PNADs (National Household Sample Survery). The picture we get from these indicators shows that MEC's methodology leads to serious errors witch distort the vision of Brazilian educational reality. Opossite to MEC's data it shows that the rates of school drop put are very low in the initial grades of elementary school. This finding leads to the understanting that the notion of child's early drop out from school caused by social on cultural determinants is misleading and that Brazilian families, on the contrary, make an enourmous effort to keep their children a school. On the other hand it shows die low teaching performance which prevents, through high repetition rates, the universalization of Elementary Education in Brazil.
  • Alguns aspectos da privatização educativa na América Latina Artigos

    Tedesco, Juan Carlos

    Resumo em Português:

    O artigo discute os argumentos que propõem a privatização como eventual estratégia para a área educacional; apresenta dados sobre a evolução do setor privado em várias regiões do mundo e as diversidades nacionais na relação público X privado na educação. Analisa o papel do setor privado na oferta de ensino a setores populares com base em informação sobre resultados de aprendizagem. Levanta a hipótese de que a eficiência da escola dependeria menos do caráter público e mais do seu grau de autonomia e identidade institucional. Conclui abrindo a discussão sobre autonomia escolar e apresentando dúvidas e interrogações que essa estratégia provoca.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the arguments that propose the privatization as a strategy for education; shows data on both the evolution of the private education worldwide and the national diversity int the " public x private education" relation. It analizes the role played by the private sector in giving grassroots acess to education. It raises the hypothesis that the efficiency of education might depend less on the public character and more on its degree of autonomy and institutional identity. It concludes by opening the discussion about the educational autonomy and raising the doubts caused by this estrategy.
  • A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina Artigos

    Mello, Guiomar Namo de; Silva, Rose N. da

    Resumo em Português:

    O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.

    Resumo em Inglês:

    This article discuss the educational problems of Latin American countries wich has experienced a high degree of elementary school attendance, without reaching good standards of quality. The authors point out that the educational system should change to meet the demands imposed on it by the technological modernization and greater social participation of the population. They emphasize the need to change the way the public school is managed today, toward a less centralized educational system and a greater degree of autonomy of the schools, in a such way that each one could develop its own pedagogical plan and be submitted to evaluation of performance.
  • Uma idéia sobre a municipalização do ensino Artigos

    Azanha, José Mário Pires

    Resumo em Português:

    O artigo mostra que a municipalização do ensino, no pensamento de Anísio Teixeira, visava claramamente à melhoria do ensino. Hoje, porém, a municipalização é muito mais uma bandeira do participacionismo do que um projeto de reoordenação legal das responsabilidades públicas em matéria de educação.

    Resumo em Inglês:

    The article shows that the control of education by the municipality, in Anísio Teixeira's point of view, aimed at the improvement of education. Today, however, this control is much more an opportunistic attitude of those in the charge of the municipality than a project to legally reorganize the public duties concerning education.
  • Sistemas educacionais comparados Artigos

    Fleury, Maria Tereza Leme; Mattos, Maria Isabel Leme de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como principal objetivo estabelecer uma comparação entre nosso sistema educacional e os dos seguintes países: Estados Unidos, França, Alemanha, Coréia, Cuba e Japão. As principais fontes de dados sobre estes países foram anuários estatísticos e relatórios. Os resultados mostraram que a efetividade do nosso sistema encontra-se abaixo da média de outros países. Medidas no sentido de reverter esta situação não podem restringir-se àquelas de ordem quantitativa. Como mostra a experiência de alguns destes países, é preciso revisar a gestão do sistema a fim de promover as mudanças necessárias.

    Resumo em Inglês:

    This research had as it's main objective establishing a comparision between our educacional system and those of the following countries: Japan, Korea, USA, Germany, France anda Cuba. The main sources of data about thesesw countries were reporte and statistical year books. The resultsshowes that our system effectuality is below the average of these contries and attempts to revert this situation shouldnot be restricted to quantitative adjustments. Some of these countries experience showed that it is also necessary to revise system's management in order to promote substantial modifications.
  • A imagem física do mundo: de Parmênides a Einstein Artigos

    Lopes, José Leite
  • Formação da mentalidade científica Artigos

    Schenberg, Mário
  • A questão da ciência no Brasil Artigos

    Sala, Oscar
  • Verdade pragmática Artigos

    Abe, Jair Minoro

    Resumo em Português:

    Como se sabe existem, pelo menos, quatro teorias de verdade que se evidenciam de relevância para o filósofo que se ocupa da Teoria da Ciência: 1) a Teoria da Correspondência, particularmente, na forma que lhe confiriu A. Tarski; 2) a Teoria da Coerência; 3) a Teoria Pragmática; e 4) a Teoria da Eliminação da Verdade (ou definibilidade da verdade). Neste artigo, de caráter expositivo, se apresenta um apanhado geral de alguns desenvolvimentos técnicos que têm sido feitos nos adimos anos sobre a verdade pragmática, que também é chamada de quase verdade.

    Resumo em Inglês:

    There are at least four theories of truth that are relevant for philosophers of science theory: 1) Theory of Correspondence, particulary, in the way it was proposed by A. Tarski; 2) Theory of Coherence; 3) Pragmatic Theory; and 4) Theory of the Truth Elimination (or definibility of truth). In this expositor article, it is presented a general aspect of some technical developments that have been done recently about the Pragmatic Truth, which is also called " Quasi-Truth".
  • Força e fragilidade do modelo japonês Artigos

    Hirata, Helena; Zarifian, Philippe

    Resumo em Português:

    Uma apreciação do "modelo japonês" de relação e organização industriais, que parte da análise da dinâmica da competência tecnológica no Japão, detendo-se na forma como os assalariados de base participam nas inovações para discutir em seguida as condições sociais da eficácia industrial japonesa, mostrando o custo e as contradições crescentes do "modelo".

    Resumo em Inglês:

    Evaluation of the "japonese model" of organization and industrial relations, starting from the analysis of the dinamic of the technical performance in Japan, and studying the way workers participate in the innovations, to discuss finally the social conditions of the Japanese industrial efficiency, underlying the cost and the growing contradictions of the "model".
  • Propriedade intelectual: os novos desafios para a América Latina Artigos

    Almeida, Paulo Roberto de

    Resumo em Português:

    A estrutura emergente da proteção à propriedade intelectual coloca novos e cruciais desafios para os países em desenvolvimento, ao criar regras multilaterais de comércio de tecnologia muito mais restritas dos que as atualmente existentes. Entre outros efeitos, haverá um custo a ser pago por esses países, em termos de transferência de recursos reais para o exterior, adicionais aos atualmente existentes. Mais preocupante ainda é o surgimento de barreiras ao livre fluxo da informação científica e tecnológica, ameaçando o próprio funcionamento do sistema de patentes. Algumas tendências recentes já se mostram praticamente irreversíveis, conformando uma espécie de " apartheid tecnológico", separando detentores e consumidores de alta tecnologia. Mas, o ajustamento à nova ordem tecnológica mundial precisa começar internamente e não ser imposto do estrangeiro, se os países em desenvolvimento quiserem garantir um mínimo de controle sobre o processo de transição tecnológica que eles terão de enfrentar. O desenvolvimento tecnológico da América Latina torna inadiável a instituição de um programa regional de cooperação em matéria de propriedade intelectual.

    Resumo em Inglês:

    The emerging world order of intellectual properly protection while creating new and stricter multilateral rules for technology transfer, presents several challenges to developing countries. Besides the burden of new additional payments of royalties from the South, it also would point to a restraint in the free flow of scientific and technological information from the North, perhaps a new kind of " technological apartheid". Developing countries should start from within the adjustment the new order, probably by means of regional programs of technological cooperation, which Southern Latin-American countries are the best qualified to perform in the framework of the Mercosul integration process.
  • À escuta do pacto e da Grande Prece dos confederados Memória

    Starobinski, Jean
  • Círculos sempre crescentes Depoimento

    Pavan, Crodowaldo; Coelho, Marco Antônio
  • Errata

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