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Estudos Avançados, Volume: 7, Número: 18, Publicado: 1993
  • Editorial Editorial

  • As luzes do mercado se apagam: as falsas promessas do neoliberalismo ao término de um século em crise Textos

    Kurz, Robert

    Resumo em Português:

    Com o fracasso do socialismo de Estado na Europa, o neoliberalismo apresenta-se como panacéia universal, mas não tem conseguido resolver muitos problemas práticos e é problemático em seus "milagres", feitos à base de salário barato, trocas assimétricas, créditos artificiais e destruição ecológica. Na teoria é incapaz de perceber as contradições estruturais do capitalismo. Como a economia já está internacionalizada, vem sendo gestada uma crise geral. Os Estados Unidos não podem tornar-se novamente a locomotiva da economia mundial, pois sua dívida privada duplicou nos últimos 10 anos, atingindo a cifra média de $70.000 por família, enquanto as exportações do país só são mantidas com a queda do dólar no mercado internacional. Japão e Alemanha cresceram à base de créditos artificiais, sem aumento proporcional na produção. Os países sul-americanos não têm conseguido desenvolver a capacidade de concorrência internacional dos tigres asiáticos, mas estes não lhes podem servir de modelo: o Brasil é diferente da Coréia, pois não se encontra na vizinhança de um país desenvolvido como o Japão, a sua população é maior e o seu mercado interno potencial é mais extenso. As teorias da dependência insistiram na concepção de trocas assimétricas e não consideraram suficientemente as contradições e limites do capitalismo, por isso muitos dos seus intelectuais passaram facilmente a defender teses e práticas neoliberais. Há hoje uma barreira para pensar um modelo alternativo ao neoliberalismo vigente, embora sua falha obrigue a isso.

    Resumo em Inglês:

    With the end of state socialism in Europe, neoliberalism is presented as an universal solution, but it can not resolve many practical problems and its "miracles" are very problematic, because of low salaries, asymmetrical exchanges, artificial credits and ecological destruction. Its theory can not elaborate the structural contradictions of capitalism. Economy is internationalised, it is growing up a general crisis. The United States can not be again the locomotive of international economy, because its private debt has duplicated in the last 10 years and reacches in average $70.000 per family and export can just be maintained with the devaluation of the dollar. Japan and Germany have developed through artificial credits, without a proportional increase in production. The latin-american countries could not increase their participation in the international market like the asiatic tigers, but those can not serve them as models: Brazil is not like Corea, has not a very developed neighbour like Japan, has a bigger population and a potentially great internal market. The theories of dependence have insisted on the asymmetrical exchanges, but have not considered enough the intrinsical contradictions and limits of capitalism. So, many dependentists are now defending the theories and practice of neoliberalism. Nowadays it is difficult to think an alternative model to the dominant neoliberalism, but its failure makes it necessary.
  • A questão regional: a hegemonia inacabada Textos

    Oliveira, Francisco de

    Resumo em Português:

    A Questão Regional, que no Brasil classificamente refere-se ao Nordeste, constituiu-se no século XIX, como resultado da forma de resolução das questões do mercado de trabalho e da terra, pela economia em expansão, no caso a cafeicultura capitalista do Sudeste. Depois de ter anulado seus concorrentes, pela violência física (repressão às revoluções regionais) e pelo uso dos recursos fiscais para autoincentivar-se, numa forma privatista, a burguesia paulista-cafeicultora revela-se incapaz para o exercício da hegemonia. Os anos 40 e 50 deste século foram a última oportunidade desperdiçada para reparar um processo fratuado e resolver a Questão Regional quando São Paulo não apenas sediava o poder industrial, como constituía a esperança. Novas forças sociais e políticas, complexamente maturadas nas duas últimas décadas, são agora os principais atores, aptos a resgatar o país e a Nação para a modernidade, mas a herança da hegemonia inacabada deixou um longo roteiro de desastres, que cabe, precisamente, desfazer. O estudo da Questão Regional, menos que um plaidoyer nordestino, pode ser a chave para a compreensão daquela herança.

    Resumo em Inglês:

    The Regional Question, which in Brazil traditionally refers to the Northeast, developed originally in the nineteenth century as a result of the manner in which economic expansion, namely capitalist coffee agriculture in southeastern Brazil, resolved the issue of land and labor markets. After having eliminating its competitors, either through the use of force (suppression of regional revolts) or through fiscal incentives for their own private benefit, the coffee-growing bourgeoisie of São Paulo State proved incapable of exercising hegemony effectively. During the 1940s and 50s, the last chance of mending a fractured process and resolving the Regional Question were wasted, as this was a period when São Paulo not only concentrated industrial power but also constituted the nation's principal hope. New social and political forces, which have matured in a complex fashion over the last two decades, have become the main actors most capable of recovering the country and the Nation in terms of modernity, though they inherit an incomplete hegemony that has left a long line of disasters in its wake, which are precisely what must be undone. An analysis of the Regional Question, rather than simply a northeastern plaidoyer, may provide the key to understanding such an inheritance.
  • O repensar da educação no Brasil Textos

    Goldemberg, José

    Resumo em Português:

    Um panorama detalhado da educação no Brasil, examinando a atividade do Poder Público, analfabetismo, ensino básico, evasão e repetência, livro didático, ensino médio, entre outros aspectos da questão. Não é possível resolver o problema da pobreza apenas abrindo escolas. Mais da metade dos recursos do Ministério da Educação é aplicada no ensino superior, o que contraria a Constituição Federal, que dá prioridade ao combate ao analfabetismo e ao ensino fundamental. As prioridades do sistema educacional devem ser: diminuir a repetência nas escolas, ampliar o acesso ao segundo grau e melhorar a qualidade do ensino. Para tanto é preciso treinar professores, melhorar seus salários em função do desempenho e prestar assistência ao estudante com merenda escolar e material didático. A administração pública deve usar melhor os recursos disponíveis, privilegiando as regiões mais pobres e dando apoio as estados e municípios.

    Resumo em Inglês:

    A detailed over view of Brazilian Education, examining the Public Power activity, illiteracy, elementary education, evasion, failure, didatic books, high education, among other aspects of this matter. It is not possible to solve the poverty problem by creating new schools. More than half of the Ministry of Education resources is used in college and high level education, contrary to the Federal Constitution, which gives priority to the elementary school and the elimination of illiteracy. The priorities of the educational systems should be: reduce failure, extend the access to high school and improve the quality. In view of that it's necessary to train teachers, increase their salaries and give assistance to the students, providing snacks and books. The public administration must apply the resources in the pooer regions, giving support to the states and counties.
  • Alcântara Machado: testemunha da imigração Textos

    Ricupero, Rubens
  • A cultura musical erudita na universidade: refúgio, resistência e expectativas Textos

    Martins, José Eduardo

    Resumo em Português:

    O ensino musical do Brasil Colônia à atualidade. A decadência dos conservatórios. A música na Universidade: graduação e pós-graduação; publicações; gravações. A performance musical e a pesquisa, dentro e fora da Universidade. Progressões da cultura musical erudita: aritmética (decrescente) e geométrica (ascendente). Governo (voto), iniciativa privada (lucro), mídia (massa receptiva): inter-relacionamento pragmático resultando o desmonte da cultura musical erudita. Impasse da crítica musical. Eventos internacionais no Brasil e a malversação de verbas. Festivais de música: comparações. Músico brasileiro: sobreviver na concessão ou resistir na qualidade? Despreparo cultural do homem público, do empresário e do agente cultural. A Universidade como refúgio da cultura musical erudita.

    Resumo em Inglês:

    The musical training from Colonial Brazil to the present. The fall of the conservatory. The University: under graduate musical studies and graduate studies; publications; recordings. The musical performance research within and out of the University. Arithmetic progression (descending) of the erudite musical culture and geometric progression (ascending) of the mass musical culture. Government (vote), private iniciative (profit), media (mass reception) : pragmatic interrelations, resulting in the dismanting of the erudite musical culture. Check of musical critique. International events in Brazil and misuse of funds. Musical festivals: comparisons. Brazilian musicians: surviving by catering to the market or insisting on quality? Cultural dispreparation of the politician: Business man and musical manager. The University as refuge of the erudite musical culture.
  • Sete contra Tebas vv. 631-85 Criação/ Teatro

    Ésquilo,
  • Faculdade de Filosofia da USP: lições inesquecíveis Entrevista

  • Errata

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