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Psicologia Clínica, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2011
  • Documento sem título Editorial

    Winograd, Monah
  • O gênero da risada Seção Especial

    Goldenberg, Mirian; Jablonski, Bernardo

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, pretendemos levantar algumas questões relacionadas à risada como comportamento culturalmente determinado, além de pensar em determinados espaços que valorizam ou estigmatizam a manifestação do humor. Pretendemos refletir sobre possíveis especificidades culturais da risada no Brasil. Existe algo de distintivo na risada brasileira? Na risada de homens e mulheres? Dos mais pobres e dos mais ricos? Mais do que encontrar respostas, pretendemos trazer levantar algumas questões e pensar livremente sobre o significado da risada em nossa cultura.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we try to raise some issues related to laughter as culturally determined behavior. We try to think in certain spaces that value or stigmatize the manifestation of humor. We intend to reflect on cultural differences of laughter in Brazil. More than finding answers, we try to bring up some questions about the meaning of laughter in Brazilian culture.
  • Bernardo Jablonski: entre a arte e a psicologia, uma escolha apaixonada por ambas Seção Especial

    Féres-Carneiro, Terezinha
  • Representações maternas de mães adultas: relato clínico a partir da Entrevista R Seção Temática

    Cabral, Stela Araújo; Levandowski, Daniela Centenaro

    Resumo em Português:

    As representações maternas englobam expectativas, fantasias e desejos da mãe sobre o bebê e exercem grande influência nessa relação. Este trabalho apresenta o relato de uma experiência clínica na qual foi feita uma análise dessas representações em mães adultas, a partir da utilização da Entrevista R (Stern et al., 1989). Três mães (26 a 31 anos), cujos bebês tinham entre três e seis meses de idade, responderam a entrevista. Foram analisadas as representações dessas mulheres sobre si mesmas, sobre o bebê e sobre a própria mãe. As informações obtidas revelaram que as representações sobre a própria mãe influenciaram no modelo materno dessas mães. Também foi demonstrada a identificação das mães com seus bebês a partir das representações sobre a criança. As representações sobre si mesmas mostraram diferentes percepções e sentimentos como mãe e pessoa. Destaca-se que a análise das representações maternas a partir da Entrevista R possibilitou um mapeamento do mundo representacional das mães, o que não exclui a utilização de outros instrumentos para tal fim.

    Resumo em Inglês:

    Maternal representations include the mother’s expectations, fantasies and desires about the baby, and have great influence on this relationship. This study presents the report of a clinical experience in which these representations in adult mothers were analyzed, using Interview R (Stern et al., 1989). Three mothers (ages ranging from 26 to 31), whose babies were between three and six months old, answered the interview. Representations of these women about themselves, about the baby and their own mother were analyzed. The information obtained showed that the representations about their own mothers influenced the maternal model of these mothers. The identification of mothers with their babies was also demonstrated from representations about the child. Representations about themselves showed different perceptions and feelings as a mother and a person. It’s important to emphasize that the analysis of maternal representations using Interview R enabled a mapping of the mothers’ representational world, which does not exclude the use of other instruments for this purpose.
  • Atendimento a mães de vítimas de abuso sexual e abusadores: considerações teóricas e práticas Seção Temática

    Dell'Aglio, Débora Dalbosco; Moura, Andreína; Santos, Samara Silva dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo foi levantar informações sobre o atendimento psicológico prestado às mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, bem como aos autores dessa violência. A literatura mostra a importância de incluir familiares não abusivos no tratamento da vítima, tendo em vista seu envolvimento na situação. Além disso, aponta que a discussão sobre o atendimento psicológico aos perpetradores também é necessário para que se possa intervir no ciclo da violência, prevenindo novas vítimas. Por fim, são discutidos os sentimentos de mães e perpetradores frente à revelação do abuso, objetivos do tratamento em cada caso e os aspectos psicológicos relacionados. São também apresentados alguns estudos nacionais e internacionais sobre experiências de tratamentos e algumas dificuldades práticas para o andamento dos tratamentos e para se realizar estudos sobre essa temática, sobretudo no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article was to gather information about the psychological care provided to mothers of children and adolescent victims of sexual abuse and the perpetrators of such violence. The literature demonstrates the importance of including non abusive relatives in the treatment of victims, due to their involvement with the situation. Discussing psychological support to the perpetrators is also necessary to intervene in the cycle of violence, preventing new victims. The paper focuses on the feelings of mothers and perpetrators at the moment of the abuse disclosure, the goals of the provided care in each case, and related psychological aspects. It also presents some national and international studies that report the experiences of these processes. Some practical barriers in the progress of the psychological care, as well as the difficulties of conducting studies on this topic, especially in Brazil, are reported.
  • Indicadores da preocupação materna primária na gestação de mães que tiveram parto pré-termo Seção Temática

    Esteves, Carolina Marocco; Anton, Márcia Camaratta; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Preocupação materna primária (PMP) é um conceito winnicottiano e se refere ao estado psicológico da mãe no qual sua sensibilidade em relação ao filho torna-se exacerbada. Tem início na gestação e estende-se às primeiras semanas após o parto. O objetivo deste estudo é relatar uma investigação sobre os indicadores da PMP na gestação de mães que tiveram bebês pré-termo. Participaram do estudo quatro mães com problemas clínicos na gestação, cujas idades variaram entre 22 e 28 anos, sendo todas casadas. Os bebês não apresentaram complicações clínicas sérias. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo para o levantamento de indicadores da PMP com base em algumas categorias. A análise de conteúdo qualitativa revelou que a possibilidade do parto pré-termo parece ter intensificado a ansiedade dessas mães que estavam em processo de desenvolvimento da PMP. Porém observou-se que, com a assimilação de sua condição de saúde e da gestação, as participantes conseguiram desenvolver bons indicadores desse estado materno.

    Resumo em Inglês:

    Primary maternal preoccupation (PMP) is a concept winnicottiano and refers to psychological state of the mother, when her sensitivity in relation to her baby becomes exacerbated. This state starts early in pregnancy, extending through the first weeks after birth. The aim of this study is to investigate indicators of PMP in the pregnancy of mothers who had preterm birth babies. Four mothers participated in the study. All mothers had clinical problems in pregnancies. Their ages were between 22 and 28 years old and all of them were married. The babies did not present serious clinical complications. A collective case-study design was used, based on some categories. Content analysis indicated similarities between the cases, showing that the possibility of preterm birth brought more distress to the mothers whom were in process of establishing primary maternal preoccupation. However, observed that with the assimilation of their health condition and pregnancy, participants were able to develop good indicators of this maternal state.
  • Afinal, o que querem as mulheres? Maternidade e mal-estar Seção Temática

    Nunes, Silvia Alexim

    Resumo em Português:

    O artigo pretende mostrar que a pergunta de Freud "O que quer a mulher?" permanece pertinente ainda hoje, na medida em que reflete o mal-estar relativo aos impasses colocados pelas escolhas e desejos femininos que extrapolam o ideal materno. Analisa o contexto histórico no qual foi formulada, procurando enfatizar as diferenças e as permanências em relação à condição feminina nos dias atuais, quando a pergunta faz sua reentrada na cena social.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to demonstrate that Freud’s question about "What does a woman want?" is still relevant, as it reveals the discontents about the impasses brought up by females choices and desires that surpass the motherhood ideal. We analyse the historical context in wich the question was formulated emphasizing the differences and the similarities in nowadays females social conditions, when the question reappears in the social scene.
  • "Namorido": uma forma contemporânea de conjugalidade? Seção Temática

    Duarte, Juliana Puppin; Rocha-Coutinho, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo entender o "namorido", forma de relacionamento comum entre jovens da zona sul do Rio de Janeiro. Neste relacionamento, após breve namoro, o casal decide morar junto, sem necessariamente planejar uma futura oficialização. Foram entrevistadas cinco mulheres com idades entre vinte e sete e trinta e sete anos, que trabalham fora de casa e estão envolvidas, há pelo menos um ano, em um relacionamento amoroso a que estamos denominando "namorido". As entrevistas foram semidirigidas, gravadas em áudio, transcritas na íntegra e os textos resultantes submetidos a uma análise de discurso. Os resultados apontam para o fato de que o "namorido" parece ser uma modalidade de relacionamento resultante do individualismo exacerbado das sociedades contemporâneas em que os vínculos afetivos são mais fluidos e maleáveis. Nele, os indivíduos buscam uma satisfação pessoal instantânea nos relacionamentos amorosos, dispensando, assim, um tempo maior para o conhecimento mútuo. Além disso, não se faz necessário que o casal participe, dê satisfações ou mesmo conheça os familiares do/a parceiro/a e não há compromisso com a durabilidade, nem com a geração de descendentes. Apesar disso, em muitos aspectos o "namorido" se assemelha aos casamentos contemporâneos e, para as pessoas envolvidas neste tipo de relação, o fato de ela não ser oficializada não faz com que a união entre os cônjuges seja menos comprometida.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at better understanding the "namorido", a common type of relationship among young people who live in the south area of the city of Rio de Janeiro, Brazil, in which, after dating during a brief period, a couple decides to live together, without necessarily intending to make it official in the future. We interviewed five women, aged 27 to 37, who work and are involved for at least one year in a "namorido" type of relationship. The interviews were semi-structured, tape-recorded and fully transcribed and the resulting texts submitted to a discourse analysis. The results point to the fact that the "namorido" seems to be a type of relationship that results from the individualism typical of our contemporary societies in which the affective bonds are more fluid and flexible. In this type of relationship, individuals seek instantaneous, thus dismissing a longer period of mutual knowledge. Besides, it is not necessary that the couple communicates or even meet his/her partner’s family members and there is no compromise with the relationship’s durability or procreation. Despite that, in many aspects, the "namorido" is similar to contemporary marriages e for the people involved in this kind of relationship, the fact that it is not made official does not mean that the partners are less compromised with it.
  • Donas de casa: classes diferentes, experiências desiguais Seção Temática

    Santos, Luciana da Silva; Diniz, Gláucia Ribeiro Starling

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado. Esta buscou mostrar a condição de mulheres de diferentes classes sociais que, nos dias atuais, se mantêm como donas de casa, indo na contramão do "novo" modelo feminino. Foram entrevistadas três mulheres donas de casa de diferentes classes sociais: baixa, média e alta. A análise do discurso das entrevistas gerou três categorias: (a) significado do trabalho doméstico, (b) condição feminina e vida privada e (c) satisfação e (des)valorização do trabalho doméstico. Concluiu-se que as desigualdades socioeconômicas entre as participantes contribuíram para as diferentes significações dadas ao trabalho doméstico e às experiências decorrentes. As falas das mulheres revelaram o peso da realidade socioeconômica na significação e no valor atribuído às suas funções e à condição feminina.

    Resumo em Inglês:

    This article presents results of a master degree research regarding the condition of women of different social classes who stay home as housewives, going apparently against the "new" female model. We interviewed three housewives from the following social classes: low, medium and high. Discourse analysis of the interviews appointed three categories: (a) the meaning of domestic labor; (b) feminine condition and private life; and (c) satisfaction and (or versus) (de)value (devaluation) of housework. The discourse of the women revealed the weight of the economic reality in the meaning and value they attributed to their functions and status as women.
  • De perto, de longe, de fora e de dentro: a formação do observador a partir de uma experiência com o método Bick Seção Temática

    Scorsolini-Comin, Fabio; Nedel, Angelita Zamberlan; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Este relato de experiência teve por objetivo analisar o processo de formação do estagiário de Psicologia como observador da relação mãe-bebê-família, seguindo o método Bick de observação. A perspectiva fenomenológica foi utilizada como marco teórico para a análise dos dados. Foram analisados extratos do diário de campo, que continha os registros das observações sistematizadas pelo estagiário. A análise temática dos relatos escritos focalizou as vicissitudes da atividade de observação notadamente em dois momentos de realização do estágio: na 1ª e na 20ª observação. Desses momentos, descreveram-se os movimentos de aproximação, distanciamento, reaproximação e finalização do estágio. Isto possibilitou a emergência de questionamentos acerca do fazer profissional e do estabelecimento dos vínculos com a família e seus membros, bem como do impacto dessas experiências para a vivência do observador em formação. A observação foi destacada nesta experiência como um instrumento que expande as potencialidades do futuro profissional clínico, ampliando a capacidade de continência do estagiário para fazer frente às adversidades da vida, inclusive em situações de intenso impacto psíquico.

    Resumo em Inglês:

    This experience report aimed to examine the training process of the psychology student as an observer of the mother-baby-family relationship, following the Bick method. A phenomenological perspective was used as a theoretical framework for data analysis. We analyzed the notes of the field diary that contained the records of systematic observations by the trainee. The thematic analysis of written accounts focused on the vicissitudes of the activity of observation especially at two different moments of the training: the first and 20th observation. From this selection of moments, the movements of approximation, isolation, reconciliation and conclusion of the training were described, which enabled the emergence of questions about the professional work and about the establishment of ties with the family and its members, as well as the impact of these experiences for the student. The observation was highlighted in this experiment as a tool that expands the potential of future clinical professional, expanding the containment capacity of the trainee to face the adversities of life, including in situations of intense psychological impact.
  • Medos infantis, cidade e violência: expressões em diferentes classes sociais Seção Temática

    Vilhena, Junia de; Bittencourt, Maria Inês Garcia de Freitas; Zamora, Maria Helena; Novaes, Joana de Vilhena; Bonato, Maira de Carvalho Rosa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é ilustrar manifestações do medo infantil, considerando a classe social como um possível balizador. Tomando como eixo condutor uma pesquisa realizada em três escolas na zona sul do Rio de Janeiro, buscamos mostrar o efeito da violência nas produções subjetivas infantis, mais especificamente o medo, em crianças de diferentes classes sociais. Para isto, foi utilizado o desenho como ferramenta de análise. Evidenciaram-se diferentes produções de crianças pertencentes a diferentes classes sociais. Por fim, buscamos, igualmente, ressaltar o papel da mídia como um potente agenciador de subjetividade no tocante ao estímulo a uma cultura do medo.

    Resumo em Inglês:

    The objective is to illustrate children’s expressions of fear, as far as social classes are concerned. Based on a research conducted in three schools in the southern area of Rio de Janeiro, we show the effects of violence on children’s subjective productions. Using their drawings as a tool of analysis, we enhance the different productions of children belonging to different social classes as far as fear is concerned. We seek also to emphasize the role of media as a powerful agent in the production of subjectivity, encouraging a culture of fear.
  • Torna tua a herança de teu pai: o Nome-do-Pai na psicanálise lacaniana Seção Livre

    Andrade Júnior, Moisés de

    Resumo em Português:

    Este artigo percorre alguns momentos no desenvolvimento do conceito lacaniano do Nome-do-Pai. Toma como ponto de partida os escritos de Freud sobre o recalque e demonstra a importância do pensamento freudiano para a elaboração deste conceito. Três períodos deste trajeto teórico são abordados: o Nome-do-Pai como interdição simbólica ao incesto; o Nome-do-Pai pluralizado como instaurador do inconsciente estruturado como uma linguagem; finalmente, seu papel na teoria dos nós borromeanos. Para tanto, faremos uma breve passagem pela matemática transfinita, cuja lógica perpassa algumas das elaborações lacanianas. O fio condutor deste percurso será a própria possibilidade do inconsciente, seja ele tomado como o material recalcado, seja como a articulação entre os significantes.

    Resumo em Inglês:

    This article studies some key moments in the development of the lacanian concept Name-of-the-Father, starting with Freud’s works about the repression, demonstrating the importance of Freud’s thinking for the development of the concept. Three periods of his trajectory are investigated: the Name-of-the-Father as the incest interdiction; the Name-of-the-Father pluralized as establisher of the unconscious structured as a language; finally, his role in the borromean knots theory. To do so, we will investigate the transfinite mathematics, whose logic pervades some of the lacanians elaborations. The orientation of this line of thought will be the possibility of unconscious itself, taken as the repressed material, or as the articulation between significants.
  • Reflexões sobre a clínica-escola, a psicanálise e sua transmissão Seção Livre

    Marcos, Cristina Moreira

    Resumo em Português:

    Muitas são as questões que surgem a partir da experiência de iniciação à escuta clínica nos ambulatórios universitários. O que esta clínica ensina? E de que maneira ela pode participar do processo de transmissão da psicanálise que se dá na universidade? Esta parece ser a questão primeira, com a qual nos defrontamos, quando buscamos pensar as relações entre a clínica e a universidade. Delimitamos nosso artigo em torno da possibilidade de transmissão da clínica psicanalítica na clínica-escola e das incidências desta prática naquele que a exerce. Trata-se de nos interrogarmos sobre a possibilidade de transmissão da clínica psicanalítica, da sua ética e do seu ato, em uma clínica-escola.

    Resumo em Inglês:

    There are many questions that arise from the experience of initiation into clinical listening in university clinics. What this clinic teaches and how it participates in the transmission process of psychoanalysis that takes place at the university? This seems the first question with which we face when we try to think about the relationship between the clinic and the university. We defined our article about the possibility of transmission of psychoanalytic clinic in the school clinic and implications of this practice that the exercises. This is to ask ourselves about the possibility of transmission of psychoanalytic practice, its ethics and its act, in a school clinic.
  • Contratransferência e enquadre psicanalítico em Pierre Fédida Seção Livre

    Dias, Helena Maria Melo; Berlinck, Manoel Tosta

    Resumo em Português:

    Objetivamos sublinhar o fecundo e complexo pensamento de Fédida sobre a técnica psicanalítica, tratando da articulação das noções de contratransferência e de enquadre no dispositivo clínico psicanalítico. Sua concepção de contratransferência tem como modelo implícito a relação fictícia mãe-bebê, na qual a mãe é uma receptora capaz de ressonância com o estado psíquico da criança para ativação da linguagem e consequente alívio de seu sofrimento. Ele identifica na contratransferência uma função que regula a "experiência intersubjetiva" analista-paciente e tem a função de para-excitação, que se rege em nível pré-consciente capaz de nomeação. Isso é o que sustenta o enquadre analítico como espaço de potência, que engendra a situação analítica. Destacamos o estilo evocativo da escrita de Fédida, que mobiliza o pensar e o insigth, próprio da metapsicologia freudiana. Desse modo, suas elaborações contribuem, significativamente, para maior compreensão da psicoterapia psicanalítica.

    Resumo em Inglês:

    The objective here is to discuss Pierre Fedida’s broad and complex thinking regarding psychoanalytic technique through an articulation of the notions of countertransference and setting in the psychoanalytic clinic. The model implicit in Fedida’s conception of countertransference is the fictitious mother-baby relationship, where the mother is a receiver able to be in resonance with the child’s psychic state. As a result, she can activate the baby’s language and consequently alleviate its suffering. Fedida sees in the countertransference a function that regulates the "intersubjective experience" between analyst and patient and has a function of para-excitation, governed at a pre-conscious level of naming. This is what sustains the analytic setting as a space of potency that engenders an analytic situation. We also call attention to the evocative style of Fedida’s writing, as it mobilizes thinking and insight proper to Freudian metapsychology. In short, his work has contributed significantly to a broader understanding of psychoanalytic psychotherapy.
  • Freud e a transferência dos psicóticos Seção Livre

    Bocchi, Josiane; Menendez, Jimena Garcia; Oliveira, Luiz Eduardo Prado de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é mapear os escritos de Freud sobre a transferência dos pacientes psicóticos demarcando quatro etapas. A particularidade deste trabalho consiste exatamente na divisão da experiência freudiana das psicoses em quatro períodos que salientam a questão da transferência com caráter central na experiência com psicóticos. No primeiro período veremos que Freud utiliza a prática do diagnóstico de maneira bastante flexível, no entanto é a partir deles que a noção de transferência aparece. Num segundo momento, Freud duvida que seja possível o tratamento psicanalítico das psicoses. No momento seguinte, Freud manifesta significativo interesse pela clínica das psicoses. Na quarta e última etapa, Freud analisa as relações entre normalidade e anormalidade e avalia as possibilidades da análise de psicóticos. Apresentamos ainda um caso pouco assinalado de um paciente de Freud, pois acreditamos que compreender o pensamento de Freud a partir da experiência clínica é importante para que se compreenda o conjunto de sua obra.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to map the writings of Freud on the transfer of psychotic patients demarcating four steps. The particularity of this work is exactly the Freudian division of experience into four periods of psychosis that emphasize the issue of transfer to the central character in the psychotic experience. In the first period we find that Freud uses the practice of diagnosis quite flexible, however, is from them that the concept of transfer appears. Secondly, Freud doubts it is possible the psychoanalytic treatment of psychosis. The next moment, Freud expressed significant interest in the clinic of psychosis. The fourth and final stage, Freud analyzes the relationship between normality and abnormality and evaluates the possibilities of the analysis of psychotics. We also present a somewhat noted case of a patient of Freud, because we believe they understand the thinking of Freud from the clinical experience is important to understand the totality of his work.
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