Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Clínica, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2013
  • Editorial

    Winograd, Monah; Arantes, Esther
  • Narrativas interativas sobre o cuidado materno e seus sentidos afetivo-emocionais Seção Temática

    Granato, Tania Mara; Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José

    Resumo em Português:

    Na medida em que a clínica e a pesquisa da maternidade reafirmam a importância do suporte social às mães, pretendemos investigar o imaginário de estudantes universitários sobre o cuidado materno. Partindo do pressuposto de que narramos para elaborar experiências vividas, reconhecemos no narrar um procedimento privilegiado de acesso aos sentidos afetivo-emocionais que subjazem a toda conduta humana. Elaboramos uma narrativa fictícia sobre o abandono materno para que estudantes de Educação Física e Jornalismo a completassem. Tais produções imaginativas, consideradas psicanaliticamente, apontam para uma abordagem ambígua. A mãe é responsabilizada pelo destino do filho, ainda que a compreensibilidade de sua conduta seja situada em termos do contexto social. Tal postura parece traduzir o contraste entre o pretendido tratamento ético da questão materna e as expectativas sociais em relação à figura materna, usualmente ocultas pelo discurso contemporâneo do politicamente correto.

    Resumo em Espanhol:

    En la medida en que la clínica y la investigación de la maternidad reafirman la importancia del apoyo social a las madres, tenemos la intención de investigar lo imaginario de los estudiantes universitarios sobre el cuidado maternal. Suponiendo que narramos para elaborar experiencias, reconocemos en el narrar un procedimiento privilegiado para favorecer el acceso a los significados afectivos y emocionales que subyacen a toda conducta humana. Desarrollamos un relato de ficción sobre el abandono infantil para que los estudiantes de Educación Física y Periodismo lo completasen. Tales producciones imaginativas, considerados psicoanalíticamente, indican un enfoque ambiguo. La madre es considerada responsable del destino de sus niños, aunque la comprensión de su conducta se encuentre en función del contexto social. Esta actitud parece reflejar el contraste entre el pretendido tratamiento ético de la cuestión maternal y las expectativas sociales en relación con la figura maternal, por lo general ocultas por el discurso contemporáneo políticamente correcto.

    Resumo em Inglês:

    As the motherhood clinic and research reaffirms the importance of social support to mothers, we intend to investigate the imaginary of graduate students about infant care. According to the assumption that we narrate to elaborate life experiences, we recognize that narration is a privileged procedure to access the underlying affective-emotional senses of any human conduct. We elaborated a fictional narrative about infant abandonment to be completed by students of Physical Education and Journalism. After psychoanalytical considerations, such imaginative productions suggest an ambiguous perspective. The mother is seen as responsible for the baby's destiny, despite the comprehensibility of her behavior, even if interpreted in terms of its social context. Such posture seems to translate the contrast between an ethical treatment of the maternal conflict and social expectations about maternal figure, usually hidden under the contemporary discourse of the politically correct.
  • A representação da função paterna para instituições de auxílio a adolescentes em conflito com a lei Seção Temática

    Silva, Ricardo Alves da; Araújo, Sandra Maria Baccara

    Resumo em Português:

    No presente artigo articula-se a importância da função paterna para o desenvolvimento da criança e do adolescente e como a falta dessa função faz o jovem buscar alguém que a exerça. Muitas vezes, durante essa busca, os adolescentes cometem atos infracionais que os levam a entrar em conflito com a lei e, consequentemente, entrar em contato com os atores da justiça, que podem representar os limites que esses adolescentes procuraram. A metodologia adotada é a epistemologia qualitativa, que enfoca a análise da entrevista participativa. Para tal análise foram entrevistados atores da justiça envolvidos nos processos com adolescentes em conflito com a lei que discutiram a carência no Distrito Federal em relação a políticas públicas e a urgência de mobilização da sociedade para se ter resultados favoráveis no desenvolvimento do trabalho com os adolescentes em conflito com a lei.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se articula la importancia de la función paterna en el desarrollo de los niños y adolescentes, y cómo la falta de esta característica hace que los jóvenes buscan a alguien para ejercerla. A menudo, durante esta búsqueda, los adolescentes cometen infracciones que dan lugar a un conflicto con la ley y por lo tanto en contacto con los actores de la justicia, que puede representar los límites que estos adolescentes buscaban. La metodología es la epistemología cualitativa, que se centra en el análisis de la entrevista participativa. Para estas análisis fueron entrevistados los actores que participan en los procesos de la justicia con los jóvenes en conflicto con la ley, que discutieran el déficit en el Distrito Federal en materia de política pública y la urgencia de movilizar a la sociedad para tener resultados favorables en el desarrollo del trabajo con adolescentes en conflicto con la ley.

    Resumo em Inglês:

    In this article articulates the importance of paternal role for the development of children and adolescents, and the lack of this function makes the young look for one that carries. Many times during this search, the adolescents commit illegal acts, leading them into conflict with the law and therefore contact with the actors of justice, which may represent the limits that these adolescents sought. The methodology adopted is qualitative epistemology, which focuses on the participatory analysis of the interview. For this analysis were interviewed actors involved in the processes of justice with adolescents in conflict with the law where they discussed the shortfall in the Federal District in relation to public policy and the urgency of mobilizing society to have favorable results in the development of work with adolescents in conflict with the law.
  • Percepção dos pais sobre amizade em crianças típicas e com TDAH Seção Temática

    Sena, Soraya da Silva; Souza, Luciana Karine de

    Resumo em Português:

    A literatura científica brasileira tem mostrado cada vez mais estudos sobre o TDAH em crianças, focalizando tanto questões de saúde como educacionais. A amizade é sabidamente promotora de desenvolvimento, de aprendizagem e de saúde. Também é reconhecido o papel dos pais na vida social de suas crianças. Assim, o TDAH e as relações de amizade, tanto em crianças sem transtornos como em crianças portadoras destes desafios, persistem merecendo investimento da comunidade científica. O presente trabalho comparou a percepção de pais de crianças com TDAH e de pais de crianças sem TDAH sobre as amizades de seus filhos. Também foram comparadas as respostas dos pais com a de seus filhos com a intenção de avaliar o grau de concordância entre as percepções de pais e de filhos. Os resultados têm a intenção de motivar novos estudos empíricos que examinem, mais intensa e extensamente, a amizade em crianças com TDAH e o envolvimento dos pais na vida social das crianças. Duas hipóteses-explicativas principais envolveram a interpretação dos resultados: pais alheios às relações sociais dos filhos e crianças com TDAH com um viés positivo acerca de suas amizades. Aliado a isso, ponderou-se sobre uma tendência dos pais de compreender a amizade desde uma visão adultocêntrica.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura científica brasileña ha mostrado cada vez más estudios sobre el TDAH en los niños, centrándose tanto en cuestiones de salud como de educación. La amistad es conocido promotor del desarrollo, del aprendizaje y de salud. También se reconoce el papel de los padres en la vida social de sus hijos. Por lo tanto, el TDAH y las relaciones de amistad, tanto en los niños sin estos trastornos, como en los niños con estos problemas, persisten dignos de atención de la comunidad científica. Este estudio comparó la percepción de los padres de niños con TDAH y de los padres de niños sin TDAH en las amistades de sus hijos. También se compararon las respuestas de los padres con sus hijos con la intención de evaluar el grado de acuerdo entre las percepciones de los padres y de los niños. Los resultados tienen por objeto motivar nuevos estudios empíricos que examinan más intensa y extensamente la amistad en los niños con TDAH y la participación de los padres en la vida social de los niños. Dos principales hipótesis explicativas fueron implicadas en la interpretación de los resultados: padres ajenos a las relaciones sociales de los niños con TDAH y niños con un sesgo positivo sobre sus amistades. Junto a esto, se consideró la tendencia de los padres a entender la amistad desde la visión centrada en los adultos.

    Resumo em Inglês:

    Scientific literature in Brazil has shown a growing body of studies about children with ADHD, with focus on either health or educational approaches. As broadly known, friendship promotes development, learning, and health. Parents' role are also recognized in the social life of children. Thus ADHD and friendship relations, in children with or without this disorder, keep deserving scientific attention and effort. This paper compared parents of children with and without ADHD about their perceptions on children's friendships. Parents and children's answers were also compared with the intention of evaluating the degree of agreement between parents and their children. Results aim at fostering new empirical studies that examine most intense and extensively friendship in children with ADHD, and also parents involvement on children's social life. Two main explanatory-hypotheses guided the interpretation of the results: parents unaware of children's social relationships, and ADHD children with a positive bias about their friendships. It was also considered a tendency that parents have to understand and perceive friendship from an adult point of view.
  • Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying Seção Temática

    Wendt, Guilherme Welter; Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo

    Resumo em Português:

    O presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre publicações teóricas e empíricas relacionadas ao processo de cyberbullying. Embora existam poucos estudos sobre o tema e haja carência de evidências empíricas na América Latina, o cyberbullying tem sido concebido enquanto uma categoria específica, única e sem precedentes de violência, podendo ser mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas a tentarem suicídio, bem como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão entre pares. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se presenta una revisión de la literatura sobre las publicaciones teóricas y empíricas relacionadas con el proceso de ciberbullying. Aunque hay pocos estudios sobre el tema y hay una falta de evidencia empírica en América Latina, el ciberbullying ha sido diseñado como una categoría específica, la violencia única y sin precedentes puede ser más amplio que la ocurre en el fenómeno bullying por ocurrir en cualquier momento y sin delimitado espacio circunscrito físicamente. Los estudios muestran que las víctimas de ciberbullying pueden ser más propensos a intentar el suicidio, así como más vulnerables a la aparición de problemas sociales y emocionales tales como el absentismo escolar y el rendimiento académico prejuicios. Además, la investigación muestra que las personas involucradas en este fenómeno tienen un mayor riesgo de abuso de sustancias y de aparición de los síntomas de ansiedad y depresión en comparación con aquellos que no experimentan esta forma de agresión entre compañeros. De este modo, este artículo señala la importancia de un debate en curso sobre los aspectos relacionados con la prevención e intervención en relación con el ciberbullying, con la participación de la familia, la escuela y también los responsables de la elaboración y ejecución de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims to present a literature review on empirical and theoretical studies about cyberbullying process. Although there are few studies about this theme and there is almost no empirical evidence found in Latin America, cyberbullying has been defined as a specific phenomenon, unique and without violence antecedents. Cyberbullying is directly related to bullying but it can happen any time and does not necessarily take place in a natural environment. Researches have shown that cyberbullying victims are more vulnerable to commit suicide than other youth, as well as to develop social and emotional problems that can lead to school dropout and poor academic achievement. Besides all, studies also evidenced that youth involved in this phenomenon are at risk for substance use and abuse as well as to present depression and anxiety symptoms when compared to those youth that do not experienced this kind of violence. The update discussion about cyberbullying is important especially focusing on prevention and intervention programs involving family (parents), school and public police makers.
  • As flores estão brotando: atendimento infantil em consultas terapêuticas Seção Temática

    Rodrigues, Claudia Mazzer; Mishima-Gomes, Fernanda Kimie Tavares

    Resumo em Português:

    As consultas terapêuticas são uma modalidade de atendimento psicoterápico que representa nova possibilidade de intervenção psicológica voltada para a escuta, para a prática e para a flexibilidade clínicas advindas da teoria do amadurecimento humano. Tal modalidade possibilita sustentação emocional para que o paciente possa retomar sua continuidade de ser e seu processo de amadurecimento emocional. Apresenta-se o caso de uma menina de oito anos de idade, atendida em consultas terapêuticas na clínica-escola de uma universidade pública. A procura pelo atendimento foi realizada pela mãe, que relatou como principais queixas: humor deprimido, dores no peito e temperamento difícil. O manejo clínico e as experiências constitutivas do si mesmo por meio do brincar compartilhado possibilitaram à criança a expressão do gesto espontâneo, da criatividade e de uma maior confiança na própria capacidade.

    Resumo em Espanhol:

    Las consultas terapéuticas son una modalidad de psicoterapia que representa una nueva posibilidad de intervención psicológica centrado en la escucha, en la práctica y en la flexibilidad clínicas derivadas de la teoría de la maduración humana. Esta modalidad proporciona apoyo emocional para que el paciente pueda reanudar su continuidad existencial y su proceso de maduración emocional. Se presenta el caso de una niña de ocho años de edad, recibida en consultas terapéuticas en la clínica-escuela en una universidad pública. La demanda del servicio ha estado en manos de su madre, quien reportó las siguientes quejas: estado de ánimo depresivo, dolor en el pecho y temperamento difícil. La gestión clínica y las experiencias constitutivas del yo a través del juego compartido han permitido la expresión del gesto espontáneo, la creatividad y una mayor confianza en su capacidad.

    Resumo em Inglês:

    Therapeutic consultations are a modality of therapeutic assessment with possibility of psychological evaluation and intervention by means of practical, clinical flexibility and psychoanalysis of listening, in accordance with theory of human's maturity. This therapeutic modality provides an emotional support so the patient can retake his continuity of being and his emotional maturation process. This study presents eight year-old girl's case, in therapeutic consultations in a public university's school clinic. The demand for care was done by her mother who reported complaints such as depressed mood, chest pains and difficult temperament. The clinical handling and the experiences that constitutes itself through the shared play allowed the expression of child's spontaneous gesture, creativity and confidence in his ability.
  • Centro de Avaliação Psicológica - CAP: uma clínica-escola especializada em avaliação e diagnóstico psicológico Seção Temática

    Borsa, Juliane Callegaro; Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de; Yates, Denise Balem; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    A demanda por uma formação profissional com qualidade fomentou o desenvolvimento do Centro de Avaliação Psicológica (CAP) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CAP é uma clínica-escola especializada em avaliação e diagnóstico psicológicos. O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos no CAP, bem como os métodos e práticas empregados no serviço. Com isso, espera-se colaborar com o desenvolvimento da Avaliação Psicológica no Brasil por meio do incentivo de estratégias que qualifiquem a formação de psicólogos na prática da avaliação e diagnóstico psicológico.

    Resumo em Espanhol:

    La demanda de una formación de calidad fomentó el desarrollo del Centro de Evaluación Psicológica (CAP) del Instituto de Psicología de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). El CAP es una clínica-escuela especializada en la evaluación psicológica y diagnóstico. Este informe tiene como objetivo presentar la experiencia del trabajo en la PAC, así como los métodos y prácticas utilizados en el servicio. Con esto, esperamos poder colaborar con el desarrollo de la evaluación psicológica en Brasil mediante el fomento de estrategias que califican la formación de los psicólogos en la práctica de la evaluación y diagnóstico psicológico.

    Resumo em Inglês:

    The demand for a qualified professional training encouraged the development of the Psychological Assessment Center (CAP) of the Institute of Psychology at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The CAP is a school clinic specialized in psychological assessment and psychological diagnosis. This experiential report aims to present the work developed at CAP as well as the methods and practices employed in the service. It is expected to contribute to the development of Psychological Assessment in Brazil by promoting strategies that will qualify the training of psychologists in the practice of psychological assessment and psychological diagnosis.
  • Compulsão e domínio na neurose obsessiva: a marca do pulsional Seção Livre

    Farias, Camila Peixoto; Cardoso, Marta Rezende

    Resumo em Português:

    Este artigo visa investigar os elementos presentes na base do desejo de domínio, próprio à neurose obsessiva. Trata-se de quadro clínico caracterizado pela busca compulsiva de domínio sobre si mesmo e sobre o outro. O ódio e a agressividade são centrais nessa patologia, engendrando uma dinâmica psíquica destrutiva, violenta. Esses aspectos despertaram a atenção de Freud, já o levando a investigar um aspecto até então obscuro em sua obra: a dimensão destrutiva da pulsão. A primeira confrontação da psicanálise com a problemática da compulsão se deu justamente a partir da análise dos sintomas obsessivos. Na neurose obsessiva, trava-se no sujeito uma árdua batalha intrapsíquica cuja marca é a condenação, o exercício de poder e a subjugação. Os neuróticos obsessivos permanecem cristalizados em torno de uma dinâmica mortífera, que se expressa de forma emblemática nas respostas que dão a ela, respostas que trazem também a marca de uma dominação.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene como objetivo investigar los elementos que formarían la base del deseo de dominar, típico de la neurosis obsesiva. Es un cuadro clínico caracterizado por la búsqueda compulsiva de dominio sobre sí mismo y sobre el otro. El odio y la agresividad son centrales en esta patología, engendrando una dinámica psíquica violenta y destructiva. Estos aspectos despertaron la atención de Freud, y lo condujeron a investigar un aspecto hasta entonces oscuro en su obra: la dimensión destructiva de la pulsión. La primera confrontación del psicoanálisis con la problemática de la compulsión se produjo precisamente a partir del análisis de los síntomas obsesivos. En la neurosis obsesiva, el sujeto se empeña en una difícil batalla intrapsíquica cuya marca es condenación, ejercicio del poder y subyugación. Los neuróticos obsesivos permanecen cristalizados en torno a una dinámica mortífera que se expresa emblemáticamente en respuestas que traen también la marca de la dominación.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at studying the elements that form the basis of the desire to master, typical of obsessional neurosis. That is the clinical picture characterized by the compulsive pursuit of control on oneself and on the other. Hatred and aggression are central in this pathology, engendering a violent and destructive psychic dynamics. These features stirred up Freud's attention, leading him to a hitherto obscure aspect in his work: the destructive dimension of the drive. The first confrontation of psychoanalysis to the problem of compulsion came exactly from the analysis of obsessional symptoms. In obsessional neurosis, the subject engages in a hard intrapsychic strife whose characteristic is condemnation, mastering and subjugation. The obsessional neurotics remain crystallized around a deadly dynamics emblematically expressed in responses that equally bear the mark of domination.
  • Libido e angústia: economia de gozo na obesidade Seção Livre

    Seixas, Cristiane Marques; Balbi, Letícia Martins

    Resumo em Português:

    Considerando os impasses que se apresentam na clínica psicanalítica com pacientes ditos obesos, procuraremos explicitar a articulação entre a imagem de si e o corpo próprio, situando-os em relação à economia libidinal do sujeito. Nesse sentido, partindo das considerações freudianas acerca do narcisismo, tomaremos os desdobramentos do esquema óptico ao longo da teoria lacaniana para delimitar em que medida a estruturação do eu comporta um resto libidinal que não se projeta na imagem especular. Acompanharemos o ensino de Lacan no que diz respeito ao entrelaçamento das funções do eu ideal e do ideal do eu para analisar a função que o corpo obeso desempenha para aqueles que se queixam do excesso de peso.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo en cuenta los dilemas que se plantean en el tratamiento psicoanalítico de los pacientes obesos, tratamos de explicar la relación entre la propia imagen y el propio cuerpo, situándolos en relación a la economía libidinal del sujeto. En consecuencia, sobre la base de las consideraciones freudianas sobre el narcisismo, tomaremos las consecuencias del esquema óptico en la teoría lacaniana para delinear la medida en que la estructuración del Yo comprende un resto libidinal que no se proyecta en la imagen especular. Vamos a seguir la enseñanza de Lacan relativa a los contactos entre las funciones del ideal de Yo y del Yo ideal para analizar el papel que la grasa corporal juega para los que se quejan de exceso de peso.

    Resumo em Inglês:

    Considering the difficulties of the psychoanalytic clinic with obese patients, this paper intents to explicit the link between the self-image and the proper body, placing them in relation to the subject's libidinal economy. Since Freud's considerations about the narcissism, we will follow the development of the optical scheme in the lacanian theory to delimitate how the self structure have a libidinal rest that can't be projected in the speculate image. We will follow Lacan's teaching in relation to the interlacement between the functions of the ideal ego and the ego ideal, to analyze the function that the obese body plays for people who complain about the weight excess.
  • A topologia estrutural de Lacan Seção Livre

    Triska, Vitor Hugo Couto; D'Agord, Marta Regina de Leão

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, busca-se construir uma apresentação do uso da topologia por Lacan, questionando a sua fundamentação, função e pertinência à psicanálise. Para tanto, aborda-se a noção de modelo, um tipo de abstração central no contexto do estruturalismo, assim como a oposição entre homologia e analogia a partir da qual será elucidada uma crucial contribuição de Lacan à teoria psicanalítica, isto é, a proposta de um novo método de pesquisa - a topologia estrutural, cujos aspectos metodológico e ontológico serão discutidos.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo, tratamos de construir una presentación del uso de la topología por Lacan, cuestionando su razón de ser, su función y su importancia en psicoanálisis. Por lo tanto, se enfoca la noción de modelo, una especie de abstracción de base en el contexto del estructuralismo, así como la oposición entre homología y analogía de la cual se aclarará la contribución crucial de la teoría psicoanalítica de Lacan, es decir, la propuesta de un nuevo método de investigación - la topología estructural, cuyos aspectos ontológico y metodológicos se discutirá.

    Resumo em Inglês:

    This paper seeks to build a presentation of Lacan's use of topology, questioning its reasoning, function and relevance to psychoanalysis. To this purpose, it explores the notion of model, an important kind of abstraction in the structuralism context, as well as the opposition between homology and analogy, from which a crucial contribution from Lacan to the psychoanalytic theory will be elucidated, meaning the proposal of a new research method - the structural topology, whose ontological and methodological aspects will be discussed.
  • Operacionalização Psicodinâmica de Diagnóstico (OPD-2) numa psicanálise Seção Livre

    Paulo, Ana Maria Ribeiro; Pires, António Pazo

    Resumo em Português:

    A investigação em psicoterapia psicanalítica é apontada como tendo um elevado nível de abstração, falta de clareza e de consenso entre os clínicos na operacionalização de constructos e na análise de resultados fiáveis. Um diagnóstico psicodinâmico rigoroso e fiável que permita uma homogeneização de critérios de avaliação aumenta a comunicação dentro da comunidade científica e aproxima a investigação à prática. O OPD2 - Operationalized Psychodynamic Diagnosis - objetiva operacionalizar os constructos psicanalíticos, através de entrevistas semiestruturadas, e formular um diagnóstico psicodinâmico multiaxial baseado em 5 eixos: experiência da doença e pré-requisitos para o tratamento (Eixo I); relações interpessoais (Eixo II); conflito (Eixo III); estrutura (Eixo IV); perturbações mentais e psicossomáticas (Eixo V). O OPD-2 foi aplicado neste estudo com o objetivo de testar a avaliação diagnóstica através de notas de sessões numa paciente seguida em psicanálise. A realização do diagnóstico multiaxial foi, de uma forma geral, bem-sucedida e registraram-se mudanças nos focos formulados no diagnóstico.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación en psicoterapia se identifica por tener un alto nivel de abstracción, una falta de claridad y de consenso entre los médicos en la operacionalización de los constructos y análisis de resultados fiables. Un diagnóstico psicodinámico preciso y confiable que permite la homogeneización de los criterios de evaluación aumenta la comunicación entre la comunidad científica y los enfoques de la investigación a la práctica. El OPD2 - Diagnóstico psicodinámico operacionalizado - pretende operacionalizar constructos psicoanalíticos, a través de entrevistas semi-estructuradas, y formular un diagnóstico psicodinámico multiaxial basado en 5 ejes: la experiencia de la enfermedad y los requisitos previos para el tratamiento (Eje I), las relaciones interpersonales (Eje II), los conflictos (Eje III), la estructura (Eje IV), los trastornos mentales y psicosomáticos (Eje V). La OPD-2 se aplicó en este estudio con el fin de probar la evaluación de diagnóstico a través de notas de sesiones de un paciente en psicoanálisis. Hacer el diagnóstico multiaxial fue en general exitoso y cambios se registraron en los objectivos formulados en el diagnóstico.

    Resumo em Inglês:

    Research on psychoanalytic psychotherapy is identified as having a high level of abstraction, lack of clarity and consensus among clinicians in the constructs operationalization and analysis of reliable results. A rigorous and reliable psychodynamic diagnosis that allows a homogenization of evaluation criteria, increases communication within the scientific community and approaches research to practice. The OPD2's - Operationalized Psychodynamic Diagnosis - objective is to operationalize psychoanalytic constructs, through semi-structured interviews, to formulate a psychodynamic multi-axial diagnosis based on 5 axes: experience of the illness and prerequisites for the treatment (Axis I); interpersonal relationships (Axis II); conflict (Axis III); structure (Axis IV); mental and psychosomatic disorders (Axis V). The OPD-2 was applied in this study with the objective to test the diagnosis evaluation using sessions notes of one patient submitted to psychoanalysis. The realization of the multiaxial diagnosis was generally successful and changes in the focus formulated in the diagnosis were registered.
  • Sobre o conceito de contratransferência em Freud, Ferenczi e Heimann Seção Livre

    Zambelli, Cássio Koshevnikoff; Tafuri, Maria Izabel; Viana, Terezinha de Camargo; Lazzarini, Eliana Rigotto

    Resumo em Português:

    Toda análise é trespassada, inevitavelmente, pela contratransferência. Esse fenômeno constitui-se numa das questões fundamentais e mais problemáticas da teoria e técnica psicanalíticas, pois afeta o analista no cotidiano de sua clínica e o remete à sua análise pessoal, supervisão e escrita clínica, tal a angústia em face da inquietante estranheza da transferência. Denotada sua importância, neste texto será trabalhada a construção do seu conceito em Sigmund Freud como experiência necessária, mas um problema a ser resolvido, em Sándor Ferenczi, que aproxima a contratransferência como parte inerente da relação transferencial e da técnica analítica, e em sua posterior releitura por Paula Heimann em 1950, que demarca a importante mudança na compreensão do termo como ferramenta essencial ao método analítico.

    Resumo em Espanhol:

    Todos los análisis están impregnados, inevitablemente, por la contratransferencia. Este fenómeno constituye una de las cuestiones y de los problemas de la teoría y de la técnica psicoanalíticas más fundamentales, ya que afecta al analista en su clínica diaria y se refiere a su análisis personal, su supervisión clínica y su escritura, tal es la angustia acerca de la extrañeza inquietante de la transferencia. Denotada su importancia, este texto se dedica a la construcción del concepto en Sigmund Freud como una experiencia necesaria, sino un problema que hay que resolver, en Sándor Ferenczi, quien demuestra ser la contratransferencia una parte inherente de la relación transferencial y de la técnica analítica, y en su posterior reinterpretación de Paula Heimann en 1950, lo que supone un cambio radical en la comprensión del término como una herramienta esencial para el método analítico.

    Resumo em Inglês:

    All analysis is inevitably pierced by the countertransference. This phenomenon is one of the key issues of psychoanalytic's theory and technique as it affects the analyst in his daily clinical and refers to his personal analysis, clinical supervision and writing, because of the anguish relative to the transference's disturbing strangeness. Denoted its importance in this text, we will investigate the construction of its concept in Sigmund Freud as a experience necessary, but also as a problem to be solved, in Sándor Ferenczi's work, when approaching the countertransference as an inherent part of the transference relationship and the analytical technique. We will also demonstrate its subsequent comprehension by Paula Heimann in 1950, who made a major shift at the understanding of the term as an essential tool for analytical method.
  • Le féminin et la différence des sexes

    Stitou, Rajaa

    Resumo em Português:

    Ser homem ou mulher não é apenas uma questão de anatomia ou biologia. Ela está relacionada com a subjetividade, mas também traz a marca de uma cultura. Testemunha disso são os rituais e mitos coletivos, cuja função é dar sentido ao mistério das mulheres e ao que diferencia os sexos. Mas o que acontece a estes ritos, nos quais cada sujeito está envolvido particularmente, face às mudanças culturais? A prática clínica com sujeitos imigrantes, confrontados a um mundo novo que já não oferece os mesmos ritos e as mesmas âncoras simbólicas, é instrutiva. Tentaremos mostrar, com base na experiência orientada pela psicanálise e baseada na escuta do sujeito em sua articulação com o laço social, que essas transformações trazem repercussões subjetivas, sobretudo quando o sujeito não se refere a outras referências ou modelos identificatórios que lhe permitam se reconhecer em sua condição de ser sexuado e aceitar suas diferenças.

    Resumo em Francês:

    L'être féminin ou masculin n'est pas seulement une affaire d'anatomie ou de biologie. Il est lié à la subjectivité, mais il porte aussi la marque d'une culture. Les rites et les mythes collectifs dont la fonction est de donner du sens à l'énigme du féminin et à ce qui différencie les sexes en témoignent avec force. Or que deviennent ces rites, dans lesquels chaque sujet s'implique singulièrement, face aux mutations culturelles? La pratique clinique auprès de sujets immigrés, confrontés à un monde nouveau, qui n'abrite plus les mêmes rites et les mêmes ancrages symboliques, est riche en enseignements. Je chercherai à démontrer, en prenant appui sur mon expérience orientée par la psychanalyse et basée sur l'écoute du sujet dans son articulation au lien social, que ces transformations de repères ne sont pas sans répercussions subjectives, surtout lorsque le sujet ne se réfère pas à d'autres repères ou modèles identificatoires lui permettant de se reconnaître dans sa condition d'être sexué et d'accepter sa différence.

    Resumo em Espanhol:

    Ser hombre o mujer no es sólo una cuestión de anatomía o biología. Está relacionado a la subjetividad, pero también lleva la marca de una cultura. Los rituales y mitos colectivos cuya función es dar sentido al misterio de la mujer y a lo que diferencia los sexos lo han demostrado vívidamente. Sin embargo ¿qué les ocurre a estos ritos, en los que cada sujeto está implicado singularmente, frente a los cambios culturales? La práctica clínica ejercida con sujetos inmigrantes, que se enfrentan a un mundo nuevo, un mundo que ya no les ofrece los mismos ritos ni los mismos anclajes simbólicos, es instructivo. Voy a tratar de demostrar, a partir de mi experiencia orientada por el psicoanálisis y basada en la escucha del sujeto en su articulación con el vínculo social, que esas transformaciones de anclajes tiene repercusiones subjetivas, especialmente cuando el sujeto no se refiere a otros anclajes o modelos de identificación que le permitirían reconocerse en su condición de ser sexuado y aceptar su diferencia.

    Resumo em Inglês:

    Femininity and the difference between the sexes are examined in their relationship to subjectivity and to cultural constructions, the forms of which change depending on the time and place. These constructions, which each subject must appropriate in a singular way and according to his or her own history, represent a certain necessity. They allow us to give meaning to the enigma of sex. However, they can also expose us to the risks of a subjective collapse when they become detached from their symbolic support. I will try to show, relying on my experience oriented by psychoanalysis and based on listening the subject in his articulation of the social link that these transformations are not without subjective consequences, especially when the subject does not refer other benchmarks or role models that allow to recognize his status as a sexual being and to accept their differences.
  • Teorias e técnicas de atendimento em consultório de psicologia Resenha

    Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes; Santeiro, Tales Vilela
Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, 22453-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: (55 21) 3527-1185 / 3527-1186, Fax: (55 21) 3527-1187 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: psirevista@puc-rio.br