Acessibilidade / Reportar erro
Production, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2002
  • Editorial

    Carvalho, Marly Monteiro de
  • Otimizando a capacidade de crescimento numa cadeia produtiva supermercadista

    Campos, Luís Henrique Romani de; Stamford, Alexandre; Campos, Maria de Fátima Sales de Souza

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, investigam-se as vantagens econômicas (e as ações necessárias para obtê-las) que surgem para as cadeias de suprimentos que adotam o Efficient Consumer Response (ECR). As diretrizes são obtidas a partir das condições de otimalidade de um modelo dinâmico. O instrumental é utilizado para modelar uma cadeia de suprimentos que adote o ECR. Com isto busca-se determinar os impactos da adoção do ECR sobre a adequação da gestão financeira das empresas e as conseqüências sobre a estrutura do setor supermercadista. Evidenciam-se também as inter-relações entre os diversos aspectos que devem ser levados em conta na implantação de uma parceria de suprimentos.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the economic advantages, which appear to the supply chains that adopt the Efficient Consumer Response (ECR), and also the actions needed to obtain those advantages. The guidelines are found in a dynamic model and its optimality conditions. The instrumental is used to model a supply chain that adopts the ECR. The purpose is to determine the impacts on the financial management and on the structure of the retail market that arise with the ECR adoption. It's shown up the inter-relations among the several aspects that must be considered in the implementation of a supply partnership.
  • Uma proposta para a modelagem do valor percebido na prestação de serviços

    Silva, Paulo Ricardo Ckless; Ribeiro, José Luis Duarte

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma proposta para a modelagem do valor percebido na prestação de um serviço. Conhecido o valor percebido, é possível compará-lo com os custos do serviço, estabelecendo uma base para o planejamento das ações de melhoria e para a priorização das atividades que oferecem maior lucratividade. A modelagem proposta é ilustrada através de um estudo de caso contemplando o setor de serviços de manutenção em computadores pessoais.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a proposal for modeling the perceived value associated to a service. Once the perceived value is known, it is possible to perform a comparison with the corresponding costs. This comparison forms the base for the establishment of an improvement plan and allows the prioritization of the activities showing higher profitability. The proposed model is illustrated through a case study conducted on the personal computers maintenance sector.
  • SERVPRO: uma técnica para a gestão de operações de serviços

    Santos, Luciano Costa; Varvakis, Gregorio

    Resumo em Português:

    Atualmente, a função operações tem merecido um destaque cada vez maior nas empresas de serviços. Entretanto, poucas técnicas utilizadas na gestão de operações de serviços têm uma abordagem específica para as caraterísticas dos serviços. Este artigo apresenta uma técnica de projeto e análise de processos que permite aos gerentes visualizarem os serviços na perspectiva do cliente. A técnica proposta (denominada SERVPRO), que é baseada na técnica IDEF3, considera as características específicas dos serviços e visa a melhoria da qualidade. Após uma breve revisão de algumas técnicas de projeto e análise de processos de serviços, a técnica proposta é apresentada.

    Resumo em Inglês:

    The importance of the operations function in service organizations is on growth nowadays. However, few techniques of service operations management have a specific approach to the features of service processes. This paper aims to present a service design technique that allows managers to systematically design and analyze their service processes from a customer's perspective. The proposed technique (called SERVPRO), which is based on IDEF3 technique, considers the specific characteristics of service processes and focuses the service quality. Following a brief review of some techniques used in the design and analysis of service processes, the proposed technique is shown.
  • Gráfico de controle de regressão aplicado na monitoração de processos

    Jacobi, Luciane Flores; Souza, Adriano Mendonça; Pereira, João Eduardo da Silva

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa tem por objetivo empregar o gráfico de controle de regressão, como ferramenta de controle estatístico, para monitorar processos produtivos, onde uma variável de estado, que seja de interesse, possa ser expressa como função de uma variável de controle. Existem vários estudos sobre o controle de variáveis em processos produtivos, mas, na maioria das vezes, são em relação ao controle de cada variável, separadamente, não podendo ser utilizados para um estudo comparativo. Esta pesquisa, portanto, apresenta uma técnica eficiente no controle simultâneo de variáveis correlacionadas.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this research is to apply the regression control chart as tool of statistical control to monitor productive processes, where a state variable that is of interest can be expressed as function of a control variable. Several studies exist to control variables in productive processes, but most of time they are separately in relation to the control of each variable, and however not could be used for a comparative study. This research, therefore, it presents an efficient technique to control simultaneous by correlated variables.
  • Segurança e produção: um modelo para o planejamento e controle integrado

    Saurin, Tarcisio A.; Formoso, Carlos T.; Guimarães, Lia B. M.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um modelo de planejamento e controle da segurança no trabalho (PCS) integrado ao processo de planejamento e controle da produção (PCP). O modelo foi desenvolvido por meio de dois estudos empíricos em obras industriais, adotando-se a pesquisa ação como estratégia de pesquisa. Os requisitos de segurança são integrados ao PCP em três níveis hierárquicos deste processo. No nível de longo prazo, o planejamento da segurança é configurado pelo desenvolvimento de análises preliminares de risco dos processos construtivos. A atualização e detalhamento da implantação destes planos é então feita por meio de sua integração aos níveis de médio e curto prazo do PCP.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a safety planning and control model (SPC) that has been integrated to the production planning and control process. The model was developed through two action research empirical studies in industrial construction projects. Safety requirements are integrated into three hierarchical levels of planning and control process. At the long-term level, safety planning is featured by preliminary hazard analysis of construction processes. These plans are updated and detailed through its integration into both medium-term and short-term planning levels.
  • Análise diacrônica e sincrônica da cadeira de rodas mecanomanual

    Bertoncello, Ione; Gomes, Luiz Vidal Negreiros

    Resumo em Português:

    Este estudo discute a evolução tanto histórica (análise diacrônica) quanto atual (análise sincrônica) da cadeira de rodas mecanomanual padrão dobrável - no Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, Brasil -, segundo as técnicas analíticas de Gui Bonsiepe et al. (1984). Tal estudo revela uma parte dos produtos destinados aos portadores de deficiência, pouco estudada tanto na área da Saúde como na de Tecnologia. No início apresenta uma classificação segundo o grau de complexidade tecnológica e na conclusão mostra que existe, hoje, uma lacuna na oferta de cadeira de rodas. Esta lacuna representa um nicho de mercado não conquistado pelas empresas fabricantes desse produto.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses either the historical (dyachronous analysis) or the current (synchronous analysis) evolution of the manual mechanic standard turnable wheelchair, in the Center-west of Rio Grande do Sul, Brazil, according to the analytic techniques by Gui Bonsiepe et al. (1984). It reveals a part of the products destined to the handcaps, rarely studied either in the Health or in the Technological area. It begins presenting a classification according to the degree of technological complexity and it concludes showing that nowadays there is a gap in this wheelchair group. This gap represents a market niche, which has not been conquered by the manufacturing companies of wheelchairs.
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br