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Production, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2010
  • Editorial

    Ho, Linda Lee
  • Alterações nos fatores de competição da indústria calçadista exportadora devido à entrada de competidores asiáticos

    Pereira, Giancarlo Medeiros; Sellitto, Miguel Afonso; Borchardt, Miriam

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise das modificações observadas entre 1990 e 2008 nos fatores de competição vigentes na indústria calçadista do Vale do Rio dos Sinos voltada à exportação para grandes redes de varejo nos Estados Unidos. Essas alterações resultam das novas condições de competitividade que lhes foram impostas pela entrada de competidores asiáticos, principalmente chineses, no mercado. Foi utilizada a metodologia do estudo de caso exploratório qualitativo. As principais técnicas de pesquisa foram a entrevista semiestruturada e o grupo focado com gestores especialistas. Foram entrevistados gestores praticantes e especialistas acadêmicos com atividades nas empresas. Como resultado, observou-se que os atores do processo de produção para exportação de calçados aumentaram a importância das dimensões diversidade de modelos, qualidade, inovação, velocidade e flexibilidade de produto e reduziram a importância das dimensões volume de produção e preço de venda. As dimensões design, performance e pontualidade permaneceram inalteradas. A principal contribuição do artigo é desvelar elementos que permitam a formulação de hipóteses para estudos futuros, mais completos, acerca do impacto das alterações mercadológicas sobre fatores competitivos e estratégia de produção.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents an analysis of the changes observed in competitive factors in the footwear industry aimed at the Brazilian-based export industry, due to the arrival of Asian producers, the Chinese in particular, in the market. The research method was a qualitative exploratory case study. The main research techniques were semi-structured interviews and focus groups. Managers, experts and academics involved in the companies participated. As a result, we discovered that the impact of these new producers has been to sharpen the following competitive dimensions: diversity of models, quality, innovation, speed of delivery and flexibility. The dimensions of volume and price declined in importance. The dimensions of design, performance and reliability of delivery remain unchanged. The paper's main contribution is to postulate a research hypothesis to be tested in a future survey dealing with competitive dimensions in the industry.
  • Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.

    Cotta, Carlos Eduardo Garcia; Dalto, Edson José

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a estratégia utilizada pela ALE Combustíveis em uma operação desenhada para vender lubrificantes automotivos em sua rede de postos. O estudo avalia as alianças efetuadas com a Elf e posteriormente com a AC Delco, revelando as motivações, escolha dos parceiros, desenho do modelo de relacionamento, gestão das alianças e avaliação do modelo adotado, confrontando a experiência prática com as prescrições da literatura. O modelo adotado, denominado broker, caracteriza-se pela preservação da autonomia das marcas, com a ALE aportando sua estrutura e força de vendas, e o parceiro, a logística de reabastecimento e processamento de pedidos. O método do caso foi adotado como estratégia de pesquisa e o relato revela o acerto na escolha do modelo, porém falhas estratégicas na capacidade operacional e posicionamento do produto, na aliança com a Elf, e na relação de forças no canal, na aliança com a AC Delco, conduziram ao fracasso de ambas as tentativas.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the strategy adopted by ALE Combustíveis, a Brazilian Company, in an operation designed to sell automotive lubricants at gas stations. This study reviews the alliances made with Elf and later with AC Delco, exposing ALE's motivations, partner selection, design of relationship model, alliance management and assessment of adopted model, confronting practical experience with prescriptions in the published literature. The model, named broker, is characterized by preservation of the brand's autonomy, with ALE contributing its structure and sales force, and its partner, in turn, the fuelling logistics and order processing. The case method was adopted as a research strategy and this report shows how successful the model selection proved, as well as the strategic blunders related to the operational capacity and product positioning, in the alliance with Elf, and in the forces of management interrelations within the channel, in the AC Delco alliance case, leading to failure in both attempts.
  • Características estruturais, relacionais e gerenciais na cadeia de suprimentos de um condomínio industrial na indústria automobilística

    Pires, Sílvio Roberto Ignácio; Sacomano Neto, Mário

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas, a contribuição da indústria automobilística tem sido muito representativa em termos de inovações na gestão da cadeia de suprimentos, tais como aquelas contempladas nos modelos de consórcio modular e de condomínio industrial. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa envolvendo diferentes configurações na estrutura de relacionamento entre uma montadora de automóveis e alguns de seus fornecedores, em uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística que utiliza o modelo de condomínio industrial. O propósito principal foi verificar, empiricamente, algumas das implicações que a configuração da cadeia de suprimentos exerce sobre elementos importantes na sua gestão, tais como: tipos de relacionamentos, processos logísticos, planejamento de produtos, gestão da produção e medição de desempenho. Os resultados corroboram que a configuração da cadeia é fator determinante na forma como se conduz o relacionamento da montadora com seus fornecedores, influenciando, significativamente, os elementos considerados na análise.

    Resumo em Inglês:

    In the last decades the contribution of the automotive industry has been very representative in terms of innovations in supply chain management, such as those of the modular consortium and industrial condominium models. In this context, this article presents the findings of a research involving distinct configurations in the relationship structure of an automaker and some of its suppliers in an automotive industry supply chain which uses the industrial condominium model. The main objective was to empirically ascertain some of the implications of the supply chain configuration in important elements of its management, such as the types of relationships, logistic processes, product planning, production management, and performance assessment. The findings confirm that the supply chain configuration is a determining factor in how the automaker's relationship with its suppliers is conducted, significantly influencing the managerial elements considered in this analysis.
  • Formalização da logística de suprimentos: caso das montadoras e fornecedores da indústria automotiva Brasileira

    Guarnieri, Patrícia; Hatakeyama, Kazuo

    Resumo em Português:

    O setor automotivo apresenta iniciativas consideráveis na gestão da cadeia de suprimentos (GCS), que merecem ser destacadas. O objetivo principal da presente pesquisa foi verificar o nível de formalização na logística de suprimentos (LS) das montadoras e fornecedores da indústria automotiva brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, por meio do método indutivo que, do ponto de vista da abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o levantamento de dados, e a coleta foi realizada por meio de questionários de pesquisa. A amostra foi composta de 23 montadoras e 50 fornecedores provenientes da indústria automotiva brasileira. Constatou-se que as práticas adotadas por ambos são convergentes, o que se constitui em aspecto essencial na implementação efetiva do conceito de GCS, no entanto ressalta-se que nas montadoras essas práticas estão mais desenvolvidas.

    Resumo em Inglês:

    The automotive sector presents considerable initiatives in Supply Chain Management (SCM) which deserve to be recognized. The main objective of the research was to verify the level of formalization of supply logistics between Brazilian automakers and suppliers. In order to reach this objective, an applied, exploratory, descriptive and qualitative research project was implemented, using an inductive approach. The technical procedure used to collect data was a survey. The data collection was carried out through questionnaires and the research sample consisted of 23 automakers and 50 suppliers in the Brazilian automotive industry. It was perceived that the practices adopted by both are convergent, which constitutes an essential aspect for an effective implementation of SCM, however, it is necessary to emphasize that these practices are more developed in automakers.
  • Aplicação do gerenciamento de riscos no processo de desenvolvimento de produtos nas empresas de autopeças

    Silva, Carlos Eduardo Sanches da; Mello, Carlos Henrique Pereira; Siqueira, Natália Fernanda Gabriela; Godoy, Henrique Andrade; Salgado, Eduardo Gomes

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa analisa a incorporação do gerenciamento de riscos no processo de desenvolvimento de produtos (PDP) nas empresas de autopeças, fundamentado no Advanced Product Quality Planning (APQP), enfatiza as entregas do projeto de desenvolvimento preconizadas pelo Production Parts Approval Process (PAPP) e realiza uma revisão bibliográfica estabelecendo os fundamentos teóricos para seu desenvolvimento. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, cujos dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas e observações dos pesquisadores. A incorporação do gerenciamento de riscos no PDP contribui para o processo decisório, principalmente nas etapas de análise de riscos qualitativos e de planejamento de respostas aos riscos, fornecendo maior precisão quanto aos prazos e à identificação das atividades críticas. Os fatores que se destacaram para se obter a precisão dos resultados são: a formação da equipe; a discussão coletiva dos prazos fornecidos, tendo como resultado o comprometimento; o papel do gerente do projeto, propiciando o feedback entre os participantes, e a existência de evidências objetivas do apoio da alta administração. Conclui-se que a formação da equipe influencia no gerenciamento de riscos, sendo preponderante na percepção dos riscos a formação educacional.

    Resumo em Inglês:

    This research analyzes the incorporation of risk management in the product development process (PDP) in auto parts companies, based on Advanced Product and Quality Planning (APQP), and emphasizes the delivery of project development proposed by the Production Part Approval Process (PPAP) and conducts a review of the literature, establishing the theoretical foundations for its development. The research method used was action research, where data were collected through documentary analysis, interviews and researchers' observations. The incorporation of risk management contributes to the PDP-making processes, especially in the stages of qualitative risk analysis and planning of responses to risk, providing greater accuracy of the time and identification of critical activities. The factors that emerged as most important for guaranteeing the accuracy of the results are: team building; collective discussion of deadlines set, resulting in commitment; the role of project manager, providing feedback from the participants; the existence of objective evidence in support of senior management. It follows that team-building impacts on risk management, as in the perceived risk to ongoing education.
  • Análise do crescimento das empresas de base tecnológica no Brasil

    Santos, Daniela Tatiane dos; Pinho, Marcelo

    Resumo em Português:

    As empresas de base tecnológica (EBTs) são firmas cuja intensa dinâmica inovativa se sustenta em sólidas competências técnicas, havendo em relação a elas uma expectativa de crescimento acelerado. No entanto, mesmo em países desenvolvidos, as evidências demonstram que ritmos de crescimento realmente elevados são mais exceção do que regra. No Brasil, o foco da maioria dos estudos sobre EBTs é diferente, concentrando-se em fatores que restringem seu sucesso, como experiência gerencial e disponibilidade de capital. Baseando-se em ampla pesquisa de campo e num indicador robusto de crescimento empresarial, este artigo pretende abordar a questão da expansão dessas empresas, analisando sua relação com elementos que as caracterizam, como grau de consolidação, inserção de mercado e apoio por políticas públicas. Entre os resultados, destacam-se uma taxa de crescimento que, embora muito variada, é geralmente expressiva - mediana de 15,3% - e não se relaciona diretamente com a intensidade do apoio por políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Technology-Based Firms (TBFs) are companies with intensive innovation dynamics based on technical competences, and for which high growth rates are expected. Nevertheless, even in developed countries, the evidence suggests that significantly high growth rates are more the exception than the rule. In Brazil, most studies on TBFs focus on factors that limit their success, such as managerial experience and capital availability. Based on extensive field research and on a reliable enterprise growth rate indicator, this article aims to evaluate the expansion of those firms, analyzing its relation to key elements such as degree of consolidation, market insertion, and public policy support. We found a growth rate which, although widely varied amongst firms, was significant and was not directly related to the amount of public policy support.
  • Contexto da parceria como qualificador da gestão de projetos universidade-empresa

    Albertin, Eduardo Vicente; Amaral, Daniel Capaldo

    Resumo em Português:

    A literatura possui significativa quantidade de fatores críticos para o sucesso na gestão de projetos colaborativos, do tipo universidade-empresa. Esses fatores foram identificados por meio de estudos de casos múltiplos e levantamentos (surveys). Não há, portanto, estudos aprofundados verificando esses resultados. A pesquisa apresentada é do tipo observação participante em dois projetos, realizados entre um mesmo grupo de pesquisa e empresa. Avalia-se a percepção da equipe, a dos coordenadores dos projetos e do participante-observador (diário de campo), complementada pela análise de documentos e percepção dos stakeholders. O resultado mais significativo do caso é a indicação de que fatores relacionados ao contexto da parceria, tidos como críticos para o sucesso, agiram como condicionantes. Esse dado traz novas hipóteses sobre as listas de fator crítico e indica novas direções para a pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    There is a set of Critical Success Factors (CSF) for project management in the university-enterprise collaboration literature. A review indicated a need for new studies, applying more in-depth research methods. This paper analyzes two different projects, developed through the collaboration between a research group and a software enterprise. The analysis encompasses project coordinator and team member interviews and field diaries, which were complemented by analysis of documents. The results indicated that factors related to the management practices were more critical to the project success. The context of the university-enterprise partnership factors alone acted as qualifiers of the collaboration.
  • Integrando técnicas e procedimentos de gestão de operações: uma aplicação em um banco comercial Brasileiro de grande porte

    Oliveira, Ualison Rebula de; Marins, Fernando Augusto Silva; Almeida, Dagoberto Alves de

    Resumo em Português:

    Na conjuntura atual, eliminação de custos, satisfação dos clientes e aumento da produtividade é algo, no mínimo, desejável para as organizações. Exatamente neste viés, a presente pesquisa aborda a utilização de técnicas e filosofias amplamente abordadas e difundidas em gestão de operações; porém, em vez de usá-las isoladamente, propõe-se sua utilização conjunta. Neste contexto, integram-se o Mapeamento de Processos, a Gestão da Capacidade, a Teoria das Restrições (TOC) e o Empowerment. Por meio de entrevistas junto aos funcionários, da coleta de dados e da observação direta do processo produtivo, foi possível mapear os processos, definir as capacidades, identificar os gargalos, levantar o nível de maturidade dos funcionários e propor soluções por meio da aplicação do Empowerment. Como resultado, contatou-se a possibilidade de melhoria no sistema de concessão de créditos da empresa pesquisada (Banco), possibilitando um aumento da produtividade em 27,78% e uma redução de custos da ordem de 4,5 milhões de reais.

    Resumo em Inglês:

    In today's conjuncture characterized by extreme global competition, cost elimination, customer satisfaction and productivity are rather essential for organizations to survive and compete. In accordance with this scenario, the present research proposes an integrated approach of many operations management philosophies and techniques, which are usually adopted in an isolated manner by many companies. The proposed approach integrates process mapping techniques, capacity management, Theory of Constraints and Empowerment and was applied to a credit concession process of a major Brazilian bank. Through employee interviews, primary data collection and direct observation it was possible to map processes, define capacities, identify bottlenecks, determine the personnel maturity level and, as a consequence, propose a solution by means of the Empowerment approach. As a result, a productivity increase of 27.78% and a cost reduction of nearly US$2.7 million were obtained with the improvements in the credit concession process.
  • Otimização de fluxos em rede na gestão financeira do caixa: aplicação em uma empresa agroindustrial

    Pacheco, José Vinícius de Avila; Morabito, Reinaldo

    Resumo em Português:

    Neste estudo, formulou-se o problema de gestão do fluxo de caixa encontrado em uma típica empresa agroindustrial como um modelo de otimização de fluxos em rede (com perdas e ganhos) proposto em Golden, Liberatore e Lieberman (1979). O objetivo é maximizar o retorno dos recursos financeiros do caixa no final de um horizonte de planejamento multiperíodos e finito. Dois exemplos são estudados aplicando-se programação linear: no primeiro, o modelo original de fluxos em rede é usado para apoiar decisões operacionais de fluxo de caixa e, no segundo, o modelo é estendido para tratar de um planejamento tático de pagamentos de empréstimos. Os modelos matemáticos são resolvidos usando-se a ferramenta de otimização de um software de planilha eletrônica bem conhecido na prática de empresas. Os resultados numéricos obtidos mostram que os modelos são flexíveis e eficazes, sendo capazes de gerar soluções tão boas ou melhores do que as da tesouraria da empresa.

    Resumo em Inglês:

    In this study we formulate the cash flow management problem encountered in a typical agroindustrial company as a network flow optimization model (with gains and losses) proposed in Golden, Liberatore e Lieberman (1979). The objective is to maximize the cash return of the financial resources at the end of a multi-period and finite planning horizon. Two examples are studied applying linear programming: in the first, the original network flow model is used to support operational cash flow decisions and in the second, the model is extended to deal with a tactical planning of loan payments. The mathematical models are solved using the optimization tool of a widely-used software spreadsheet package. The numerical results obtained show that the models are flexible and effective, being able to generate solutions, equal to or superior to the company solutions.
  • Um modelo de otimização para priorização em planejamento de Sistemas de Informação

    Almeida Filho, Adiel Teixeira de; Costa, Ana Paula Cabral Seixas da

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um modelo para otimizar ganhos competitivos de uma organização advindos da implantação de Sistemas de Informação (SI), atuando em sua priorização. Este artigo aborda parte de um processo mais amplo, o planejamento de SI, em que serão considerados aspectos estratégicos da organização e outros, relacionados à criticidade de processos que se associam aos Agrupamentos de Informações. A consideração destes aspectos estratégicos, táticos e operacionais será valorada através de uma função de valor aditivo. Neste trabalho é feita alusão a um modelo publicado anteriormente, ao qual serão acrescentadas mudanças na forma como é feita a escolha dos sistemas a serem priorizados, aplicando-se o uso de programação inteira para obter uma ótima solução para o problema de priorização. Ao final do trabalho é apresentado um estudo de caso ilustrando o uso do modelo, em que ele pode ser avaliado.

    Resumo em Inglês:

    This work presents a model to optimize Information Systems (IS) organizational payoffs from new investments regarding the process of choosing which projects should be implemented. The paper starts with a wider process, which is IS planning, in which organizational strategic and other technical aspects are considered. To evaluate these aspects, an additive value function taken from another published model is used, which is subsequently adapted to take into account different situations that may occur during the choice process. These adaptations will include the use of integer programming to achieve an optimal solution for this prioritization problem. At the end of the paper, the adapted model will be demonstrated in a case study where it will be possible to observe the different situations that motivated this new model.
  • Método para definição de layout em sistemas job-shop baseado em dados históricos

    Tomelin, Maurício; Colmenero, João Carlos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho propõe um método para a solução do problema de definição de layout tipo job-shop baseado em dados históricos de produção, recursos disponíveis e características de produção. Os parâmetros utilizados foram a quantidade total e a frequência de vendas, a lucratividade, o tempo total de processamento e o tempo de espera de cada produto, gerando assim a classificação dos produtos. Os roteiros de produção foram comparados e, em função dos parâmetros, foi determinado o grau de importância de cada ligação entre os recursos. As ligações foram submetidas a um modelo matemático para a determinação da posição de cada recurso no layout. O método desenvolvido foi aplicado a uma empresa de usinagem com característica de job-shop. Os dados submetidos ao método permitiram uma sugestão de layout que tem como objetivo minimizar a distância dos recursos de processamento.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a method for solving the job-shop layout problem definition, based on historical production data, available resources and production characteristics. The products were classified according to total sales, sales frequency, profitability, total processing time and stand-by time. The production path was compared and the degree of importance of each link between resources was determined. Path comparisons were made to quantify the same routes and the route differences, generating similar routes. The links were submitted to a mathematical model to determine the position of resources in the layout. The method developed was applied to a machining company with a job-shop profile. When the company's data was subjected to the method, it enabled the development of a layout, the main goal of which was to minimize distances between product-processing resources.
  • Compartilhamento e aquisição de competências na estratégia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

    Mazzali, Leonel; Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de; Neves, Hélio Rubens Oliveira das

    Resumo em Português:

    Tendo por referência a proposição de Frechet e Pardo (2005), o trabalho é um estudo explanatório que aborda a estratégia de diversificação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), analisando como o portfolio de recursos influencia e é influenciado pelas decisões de entrada em novos domínios. Trata-se de um estudo de caso assentado no levantamento de ativos tangíveis e intangíveis e na avaliação dos efeitos da atuação em novos segmentos sobre o faturamento da empresa. O estudo confirma a proposição dos autores de referência, apontando para duas lógicas imanentes ao processo de diversificação: utilização de recursos preexistentes para entrar em novos produtos/mercados e para o desenvolvimento de novos recursos. Ademais, pode-se argumentar que um fator dinâmico crucial na evolução da corporação é a interdependênci a ou interação no tempo entre a diversificação de negócios relacionada aos recursos e a diversificação de recursos.

    Resumo em Inglês:

    Taking Frechet and Pardo's proposition (2005) as reference, this work is an explanatory study that analyzes in depth the strategy of ECT diversification, investigating how the portfolio of resources impacts on and is impacted by the decisions to enter into new domains. It deals with a case study, based on the raising of tangible and intangible assets and the evaluation of the effects of the new participating segments on company revenues. The study confirms the proposition of the reference authors, pointing towards two logics immanent to the diversification process: utilization of pre-existing resources to ingress into new products/markets, and the entering into new products/markets for the development of new resources. Therefore, it may be argued that a crucial dynamic factor in corporate evolution is the interdependency or interaction over time between business diversification related to resources and diversification of resources.
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