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Production, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2010
  • Prezados Leitores

    Ho, Linda Lee
  • Gerenciamento do portfólio de projetos (PPM): estudos de caso

    Castro, Henrique Gonçalves de; Carvalho, Marly Monteiro de

    Resumo em Português:

    O artigo traz um levantamento dos principais modelos de gerenciamento do portfólio de projetos (PPM) e uma análise crítica para a construção do quadro teórico. Neste estudo, foram realizados quatro estudos de caso em diferentes setores, com o objetivo de identificar as principais práticas de PPM adotadas, o estágio de implementação e a relação entre as práticas e os resultados obtidos. Os principais resultados indicam que o PPM ainda é pouco presente nas organizações, e que a falta dele é um dos fatores que dificultam a implementação adequada das ações estratégicas definidas pelos executivos. O desdobramento das ações estratégicas em projetos e a delegação da responsabilidade pela execução dos projetos aos níveis inferiores, de forma desestruturada, promovem conflitos desnecessários, com perda de energia da organização.

    Resumo em Inglês:

    This article consists of a review of the literature on the main PPM models, in addition to a critical analysis to build a theoretical framework. Four case studies are presented of companies from different sectors, which aim to identify the main PPM practices adopted, their implementation stage and the relations between those practices and the benefits obtained. The main research results show that PPM is still rarely present in organizations. The lack of PPM may be one of the factors hampering the correct implementation of strategic actions defined by the executive team. The deployment of strategic actions in projects and the structureless delegation of responsibility for implementation to mid- level managers creates unnecessary conflicts, with a consequential loss of an organization’s energy.
  • Fatores de sucesso no gerenciamento de múltiplos projetos na construção civil em Recife

    Frej, Tatiana Asfora; Alencar, Luciana Hazin

    Resumo em Português:

    A indústria da construção civil tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia do país. Muitas empresas do setor, entretanto, vêm enfrentando diversas dificuldades, muitas vezes devido a uma gestão de projetos deficiente. Este artigo ressalta a importância de um eficiente gerenciamento de múltiplos projetos nessas empresas, focando- se em analisar os fatores responsáveis pelo sucesso desse gerenciamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória com 30 empresas de construção civil do Recife que atuam num ambiente de múltiplos projetos. Com a análise dos dados foi possível perceber as diferentes percepções de sucesso de gerentes e empresas distintos, os fatores críticos de sucesso no gerenciamento de múltiplos projetos, as principais dificuldades existentes nesse ambiente, as características primordiais das empresas que possuem mais projetos de sucesso, dentre outros aspectos.

    Resumo em Inglês:

    The building industry plays a key role in the development of the country’s economy. Many companies from this sector, however, are facing several difficulties, often due to poor project management. This paper highlights the importance of an efficient multiple project management approach in these organizations, and draws attention to the factors responsible for the success of that management. To this end, a survey was conducted across 30 construction companies in Recife which work in a multiple project environment. Using data analysis, it was possible to identify different perceptions of success among managers and organizations, the critical factors of success in the multiple project management environment, the main difficulties in this environment, the main characteristics of the companies that enjoy a large number of successful projects, among other aspects.
  • Práticas de gestão que influenciam o sucesso de novos produtos em empresas de base tecnológica

    Jugend, Daniel; Silva, Sérgio Luis da

    Resumo em Português:

    A excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é fonte de vantagem competitiva para as empresas, especialmente para as de base tecnológica, que têm no lançamento de produtos com conteúdo tecnológico diferenciado importante fator de competitividade. O objetivo deste artigo é analisar práticas e fatores de sucesso relativos à gestão do PDP em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte do setor de automação de controle de processos. Para tanto, foram analisados fatores de gestão que influenciam o desempenho desse processo. O método de pesquisa adotado foi o survey, e os resultados enfatizam que o gerenciamento do PDP nas EBTs pesquisadas deve contemplar ações que valorizem as atividades de pré-desenvolvimento, tais como: a integração dos projetos de novos produtos com a estratégia da empresa, as características técnicas e econômicas que os produtos terão e o desenvolvimento das habilidades do gerente de projeto.

    Resumo em Inglês:

    Proficiency in management activities undertaken in product development processes is regarded as a key competitive advantage for companies, particularly for small and medium sized technology-based firms that have the offering of high-tech products as their main market differential factor. The present study aims to promote an analysis of the practices carried out in the management of product development processes of small and medium sized technology-based companies of process control automation. The data was obtained through a survey, among the main results observed, it was verified that the management techniques incorporated in the project and pre-development phases, especially those implemented to obtain the product characteristics, the synchrony between the company strategy and projects, technical and economic characteristics those products will have, and the development of the project manager managerial skills.
  • Estudo sobre implementação de trabalho em grupos com autonomia: pesquisa quantitativa numa amostra de empresas operando no Brasil

    Simonetti, Paulo Eduardo; Marx, Roberto

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma pesquisa sobre grupos semiautônomos e trabalho em grupos numa amostra intersetorial de 49 empresas operando no Brasil, as quais declararam utilizar equipes com autonomia em suas operações. Foi enviado um questionário com questões visando caracterizar as empresas, a abrangência da autonomia de suas equipes e os resultados obtidos a partir da sua utilização. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico apropriado para variáveis não paramétricas, buscando encontrar possíveis correlações entre determinadas características das empresas, entre a abrangência da autonomia das equipes e respectivos resultados. Foi encontrada correlação positiva entre o grau de autonomia das equipes e resultados associados à sua capacidade superior de aprendizado, maior flexibilidade para responder a mudanças na produção e maior eficiência no fluxo de informações. O método (questionário e tratamento estatístico) pode ser replicado por outros pesquisadores em outras amostras de empresas. Trata-se de pesquisa cujos resultados permitem agregar dados quantitativos para o entendimento da utilização da autonomia nas empresas brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents research on semi-autonomous groups and teamwork in an inter-sectorial sample of 49 firms operating in Brazil, which recognized the use of autonomous teams in its operations. A questionnaire was sent with questions aimed at profiling these firms, the comprehensiveness of the autonomy of their teams, and the results attained by adopting such teams with degrees of autonomy. Data were submitted to appropriate non-parametric statistical treatment, aiming to find possible correlations among characteristics of the firms, the comprehensiveness of the autonomy of the teams, and the respective results. A positive correlation was found between the degree of autonomy of teams and results linked to their superior learning ability, flexibility to respond to changes in the production set-up, and better efficiency of information flow. The method (questionnaire and statistical treatment) may be replicated by other researchers using samples from other firms. It is a survey which offers results that add quantitative data to the effort to analyze the use of autonomy in the country's companies.
  • Método de análise de maturidade e priorização de melhorias na gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos

    Cristofari Júnior, Carlos Alberto; Paula, Istefani Carísio de; Fogliatto, Flávio Sanson

    Resumo em Português:

    O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é um procedimento de negócio cada vez mais decisivo nos resultados estratégicos das empresas que dele dependem. A tarefa de identificar oportunidades de melhoria na gestão deste processo complexo não é trivial e tem incentivado vários pesquisadores a propor abordagens para tornar mais racional o esforço de sofisticação da gestão do PDP (GPDP). Este artigo tem por objetivo apresentar um método gerencial aplicável ao diagnóstico da maturidade da GPDP e priorização de melhorias neste procedimento. O diagnóstico da maturidade proposto é realizado através do relacionamento entre a frequência da ocorrência de problemas típicos do PDP e dez áreas do conhecimento da GPDP. A partir deste relacionamento são identificadas as áreas de gestão em estado crítico e que merecem atenção gerencial. Estas áreas são desdobradas em melhores práticas, que se afiguram como oportunidades de melhoria, as quais são priorizadas utilizando-se uma matriz MAUT (Multiattribute Utility). O método foi aplicado em uma empresa de desenvolvimento de software, na forma de estudo de caso, e se mostrou adequado.

    Resumo em Inglês:

    The Product Development Process (PDP) has increasing influence on companies' strategic results. Eliciting improvement opportunities in PDP is a non-trivial task, and has motivated researchers to propose approaches to rationalize the effort of sophisticating PDP Management (PDPM). This paper presents a method to measure the maturity of the PDPM and to prioritize improvement projects in that area. The maturity measurement is performed by quantifying relationships between the PDPM's knowledge areas and typical problems present in PDP. To rank improvement opportunities, critical knowledge areas are deployed into Best Practices, to which improvement opportunities are related and prioritized using a Multi-attribute Utility method. The proposed method is illustrated in a case study centered on a software development industry.
  • Diagnóstico e intervenção em empresas médias: uma proposta de (re)organização das atividades do Processo de Desenvolvimento de Produtos

    Echeveste, Márcia Elisa; Ribeiro, José Luis Duarte

    Resumo em Português:

    O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) pode ser definido como a maneira pela qual uma empresa converte ideias e oportunidades em produtos e serviços. Esse processo exige etapas bem definidas e administração de pessoas e recursos. Nos últimos anos, surgiram modelos referenciais de desenvolvimento que se aperfeiçoaram e incorporaram novas fases no desenvolvimento de produtos, desde a análise do mercado até a descontinuidade do produto. Apesar disso, no que se refere à estruturação do PDP, de um modo geral, as empresas, sobretudo pequenas e médias, não adaptaram facilmente à sua realidade os modelos defendidos nos livros. Claramente, falta uma função de transição entre a prática atual e as propostas teóricas. Baseado na literatura e na prática observada em empresas, este artigo apresenta um método de estruturação das atividades concernentes ao PDP de empresas de bens de manufatura. A proposta contempla a apresentação de um método utilizado para melhoria da integração das atividades. Os métodos utilizados mostram como, na prática, pode ser feita a intervenção em uma empresa de médio porte que deseja organizar seu Processo de Desenvolvimento de Produtos.

    Resumo em Inglês:

    The product development process (PDP) may be defined as the way a company translates ideas and opportunities into products and services. This process demands clearly established phases as well as people and resources management. In the last decade, many reference models for PDP were proposed, presenting improvements and new phases of development, covering aspects ranging from marketing analysis to product discontinuation. Nevertheless, with regard to PDP structuralization, most companies face difficulties in adapting their reality to models presented in the literature. Clearly, a transition function is required to overcome the gap between industrial practices and PDP theoretical models. Based on the literature, as well as on best practices observed in companies from different sectors, this paper presents a method for the structuralization of PDP activities. The proposal focuses on two specific elements: (i) a method for intervention and (ii) a method for activity organization. Together, they represent an effective alternative for medium size companies searching to improve their PDP organization.
  • Reprojeto do contraforte: um caso de aplicação do ecodesign em manufatura calçadista

    Borchardt, Miriam; Wendt, Marcos Henrique; Sellitto, Miguel Afonso; Pereira, Giancarlo Medeiros

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é relatar um caso de reprojeto de um produto existente, o contraforte injetado, focando na minimização do impacto ambiental e na redução de custo do produto final, o calçado esportivo. O estudo de caso ocorreu em empresa de componentes para calçados. Foram analisadas as práticas do ecodesign inseridas no projeto de produto da empresa e o modo como foram operacionalizadas. São discutidos, também, os motivos que levaram a empresa a adotar o ecodesign e as dificuldades e barreiras encontradas. O artigo faz uma revisão sobre ecodesign, apresenta a metodologia de pesquisa e os resultados da investigação. O contraforte reprojetado trouxe, para a empresa fabricante de calçados esportivos, parceira da empresa produtora do componente em estudo, diminuição significativa do uso de adesivos e solventes, além de uma redução de 9,7% no custo-alvo do processo de aplicação do contraforte no cabedal.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to analyze the application of eco-design in the redesign of a component from the footwear industry, the stiffener. The focus is on a reduction in the environmental impact and in the final cost of sports footwear. The case study took place in a company that produces footwear components. The eco-design practices considered during the product redesign in the company and their implementation were analyzed. We also investigate and discuss the reasons why the company was led to adopt eco-design and the difficulties and barriers encountered by designers in their application. The paper reviews eco-design, describes the research methodology and presents and discusses research findings. The redesigned stiffener brought the footwear assembly company a new manufacturing business partner, and led to a significant reduction in the requirement for adhesives and solvents, and a 9.7% reduction in the target-cost of the application process.
  • Evidenciação voluntária das práticas ambientais: um estudo nas grandes empresas brasileiras de papel e celulose

    Borges, Ana Paula; Rosa, Fabrícia Silva da; Ensslin, Sandra Rolim

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa descritiva tem por objetivo investigar a evidenciação voluntária das vinte maiores empresas brasileiras de papel e celulose. Como resultado, constata-se que, na grande maioria das instituições analisadas, as políticas ambientais estão amplamente declaradas, porém aspectos financeiros e ambientais apresentam, em sua grande maioria, informações de caráter descritivo.

    Resumo em Inglês:

    This research, aims to investigate the voluntary disclosure of the twenty largest Brazilian paper and cellulose manufacturers. It confirms that the majority of the institutions analyzed are anxious to maintain sustainable development and, above all, to divulge their concern both to customers and to their investors.
  • Por trás do discurso socialmente responsável da siderurgia mineira

    Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de; Gosling, Marlusa; Xavier, Wescley Silva

    Resumo em Português:

    A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um tema relevante e recentemente tem estimulado vários debates científicos, enfocando as vantagens que apresenta aos negócios em geral e à sociedade. Num esforço para explorar processos organizacionais de RSC, o principal objetivo do presente estudo é analisar o balanço social de empresas brasileiras. O framework da análise embasa-se no conteúdo publicado do instrumento (balanço social) ao longo de de 2 anos. As unidades de análise são duas grandes empresas do setor siderúrgico de Minas Gerais. Usamos análise de conteúdo e de fotografias (BAUER, 2004; BARDIN, 2004) para atingir os objetivos da pesquisa. Para dar suporte à análise de conteúdo, usamos a pirâmide de Carroll (1991) como abordagem teórica. Os resultados mostram que apesar do discurso das empresas focar-se principalmente em razões éticas para investir em RSC, a motivação real é reforço da marca e do posicionamento corporativo.

    Resumo em Inglês:

    The Corporate Social Responsibility (CSR) is a relevant theme and recently it has stimulated lot of scientific debates, focusing on its advantages to business in general and to society. In an effort to explore CSR processes within companies, the main purpose of this study is to analyze the Brazilian Corporate Social Balance. The framework of analysis is based on published contents of the instrument (Corporate Social Balance), for the period of two years. The units analyzed are two large enterprises in the steel sector in Minas Gerais State. We used content and photographic analysis (BAUER, 2007; BARDIN, 2004) to attain the research objectives. To support the content analysis, we used Carroll's Pyramid of Social Responsibility theory (1991) as our theoretical approach. The results show that although companies' discourse focuses mainly on ethical reasons for investing in CSR, the actual motivation is the brand reinforcement and positioning.
  • Benefícios e dificuldades da gestão ambiental com base na ISO 14001 em empresas industriais de São Paulo

    Oliveira, Otávio José de; Serra, José Roberto

    Resumo em Português:

    O principal objetivo deste trabalho é verificar, por meio de uma pesquisa tipo survey, os benefícios e as dificuldades da adoção de Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001 em empresas industriais do Estado de São Paulo. Para tal, um questionário foi enviado para 194 empresas constantes da base de dados do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e respondido por 69 delas, representando uma taxa de retorno de 35,36%. Duas hipóteses foram estabelecidas para realização do estudo: uma enunciando os potenciais benefícios e outra as dificuldades da gestão ambiental com base na norma NBR ISO 14001. Estas hipóteses foram parcialmente comprovadas. O artigo está estruturado da seguinte forma: introdução, sistema de gestão ambiental, norma NBR ISO 14001, método de pesquisa, apresentação e análise dos resultados, conclusão e referências bibliográficas.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this work is to assess the benefits and difficulties of Environmental Management Systems based on ISO 14001 within industries in the State of São Paulo through a research survey. A questionnaire was sent to 194 companies on the database of INMETRO (National Institute of Metrology, Standardization and Industrial Quality) of which 69 responded, representing a return rate of 35.36%. Two hypotheses were established for the study: one stating the potential benefits and other difficulties of environmental management based on ISO 14001. These hypotheses were partially confirmed. This paper is structured as follows: introduction, environmental management system, ISO 14001, research method, presentation and analysis of results, conclusion and references.
  • Modelo para a mensuração do capital intelectual: uma abordagem fundamentada em recursos

    Malavski, Olivir Sebastião; Lima, Edson Pinheiro de; Costa, Sérgio Eduardo Gouvêa da

    Resumo em Português:

    A compreensão dos mecanismos de criação de valor na produção de bens ou serviços tem ocupado um lugar especial na agenda das empresas. O renascimento da Teoria Baseada em Recursos é um sinal da intensificação desta busca, em que se procura identificar o papel dos recursos, capacitações e competências na criação de valor nos sistemas de operações. Este trabalho desenvolve um modelo fundamentado no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacitações e competências organizacionais. O modelo é construído a partir das definições das variáveis recursos, capacitações, competências e capital intelectual, trabalhando esses elementos em seus diferentes níveis de análise. A estrutura utilizada para a construção do modelo de integração fundamenta-se no modelo do navegador Skandia, apropriando-se das suas dimensões de desempenho para fins de desenvolvimento deste trabalho. O resultado é um modelo que explica a dinâmica de integração de recursos, capacitações e competências para a avaliação da criação de valor na forma de capital intelectual.

    Resumo em Inglês:

    Understanding value creation mechanisms for producing goods and services occupies a special place in enterprises' agenda. The renaissance of Resource Based Theory is a sign of this research intensification, which is focused on organizational resources, capabilities and the role of competences in operations systems value creation. This work develops an integration model based on the intellectual capital concept, to articulate resources, capabilities and competences. The model is built using the resources, capabilities, competences and intellectual capital variables definition, addressing them in their different levels of analysis. The structure of the integration model construction used is based on the Skandia navigator model, taking into account their performance dimensions for developing this study. The result is a model that explains the integrative dynamics of resources, capabilities and competences for assessing value creation from the perspective of intellectual capital.
  • Análise do processo de recuperação de serviços a partir das reclamações dos clientes: estudo de caso em três organizações

    Battaglia, Daniel; Borchardt, Miriam

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do processo de recuperação de serviços realizado a partir das reclamações dos clientes e de como as melhorias dos processos são efetuadas nas empresas. O trabalho apresenta conceitos relativos a expectativas e percepções, falhas e reclamações, recuperação de serviços e melhoria da qualidade em serviços. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso, que foi empregado em três organizações: uma empresa com alto grau de contato com cliente e serviço personalizado; uma empresa atuante no varejo com médio grau de contato, e uma empresa com baixo grau de contato com o cliente por se tratar de um serviço de massa. Ao final, discutem-se os resultados e encaminha-se a continuidade da pesquisa. Os achados da pesquisa sugerem a necessidade de uma estratégia de recuperação de serviços atrelada à melhoria dos processos, de modo a fornecer o serviço certo já na primeira vez.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an analysis of the process of service recovery based on customer complaints and also how improvement processes are handled within the companies. The paper presents concepts related to expectations and perceptions, flaws and complaints, service recovery and improvement in the quality of services. The method used in the research was the case study. The case studies were taken from three companies: a company with a high degree of contact with customers and customized service, a company operating within retail with a medium degree of contact, and a mass service company with very limited customer contact. At the end of the research, results are discussed and areas for continued research continuity are defined. The findings of this research suggest the need for a service recovery strategy linked to an improvement in processes in order to provide the correct initial service.
  • Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlações

    Timossi, Luciana da Silva; Francisco, Antonio Carlos de; Santos Junior, Guataçara dos; Xavier, Antonio Augusto de Paula

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida no trabalho (QVT) de colaboradores com diferentes níveis de instrução, utilizando-se de técnicas estatísticas uni e multivariada para a análise dos dados. Foi realizado por meio da aplicação do modelo de QVT proposto por Walton (1973) em 154 indivíduos - 84 homens e 70 mulheres - com diferentes níveis de instrução. Os resultados gerais indicaram que o critério ''compensação justa e adequada'' (53) apresentou o menor índice de satisfação adotado e ''relevância social'', o maior escore (69,1). Na análise de variância com α = 0,05; valor calculado de F = 1,96; P = 0,056, e valor crítico de F = 2,37, pode-se afirmar que não existe diferença significativa entre as médias de QVT dos nove níveis de instrução analisados. Quanto à primeira análise de correlação, esta obteve coeficiente de correlação igual a -0,128, não tendo sido verificada uma correlação significativa entre o valor geral da QVT dos indivíduos e o nível de instrução. Na segunda análise de correlação multivariada, foi verificado que o nível de instrução apresentou correlação significativa apenas com os critérios 1 e 7 de QVT, com valores respectivos de 0,2480 e 0,2849. Conclui-se que os colaboradores podem apresentar melhor ou pior QVT, independentemente de seu grau de instrução, indicando que todos os colaboradores são sensíveis às modificações e melhorias promovidas pela empresa no ambiente laboral.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to investigate the quality of working life (QWL) in workers with different levels of education, through the use of uni- and multivariate statistical techniques to analyze the data. This study was carried out through the application of a QWL model proposed by Walton (1975) on 154 individuals (84 men and 70 women), with different educational levels. The general results indicated that the criterion ''fair and adjusted compensation'' (3.1) showed a lower dissatisfaction index and the criterion ''social relevance'' the lowest (3.74). In the analysis of variance with P = 0,05; calculated value of F = 1,96; P = 0,056 and critical value of F = 2,37, it is possible to affirm that there is no significant difference in the QWL mean among the 9 analyzed levels of instruction. Concerning the correlation analysis, the first analysis obtained a correlation value equal to -0.128, where a significant correlation between the QWL and the educational level of the individuals was not found. In the second correlation analysis, it was confirmed that the instruction level showed significant correlation only with criteria 1 and 7 of QWL with respective values of 0.2480 and 0.2849. It is possible to conclude that the collaborators may manifest a better or worse QWL, independently of their level of education. This also indicates that all the collaborators are sensitive to the modifications and innovations and improvements promoted by the company in the labor environment.
  • Gestão da segurança e saúde no trabalho em empresas produtoras de baterias automotivas: um estudo para identificar boas práticas

    Oliveira, Otávio José de; Oliveira, Alessandra Bizan de; Almeida, Renan Augusto de

    Resumo em Português:

    A gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) reduz riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e a imagem das organizações, sobretudo daquelas do setor industrial. Este artigo tem como principal objetivo identificar, a partir do método de estudo de caso duplo, boas práticas e principais dificuldades relacionadas à gestão da SST em empresas fabricantes de baterias automotivas da região centro-oeste do Estado de São Paulo. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores. O trabalho revelou que o apoio da alta direção e da área de Recursos Humanos e a participação ativa dos colaboradores são determinantes para o sucesso deste sistema e que as principais dificuldades na sua gestão advêm de falhas na comunicação, inexistência de indicadores de SST e ausência de visão estratégica para segurança.

    Resumo em Inglês:

    Occupational Health and Safety management (OSH) reduces the risk of accidents, promotes worker health and satisfaction and improves operational results and the image of organizations, especially those in the industrial sector. The main objective of this paper is to identify best practices and the main difficulties related to OSH management at automobile battery manufacturers in the midwest of the State of São Paulo, using the double case study method. Data was collected using on-site observation, document analysis and semi-structured interviews with managers and collaborators. The study revealed that support by top management, Human Resources and the active participation of collaborators are determining factors for the system's success and that the main difficulties in its management are failures in communication, nonexistence of OSH indicators and the lack of a strategic vision for safety.
  • Desenvolvimento de protótipo de cadeira de banho para indivíduos com paralisia cerebral tetraparética espástica

    Dutra, Fabíola Canal Merlin; Gouvinhas, Reidson Pereira

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como proposta desenvolver um equipamento que atendesse as exigências motoras de indivíduos com paralisia cerebral tetraparética espástica, além de promover biomecânica postural adequada aos cuidadores para a atividade da vida diária referente ao banho. Inicialmente, o levantamento bibliográfico definiu os termos referentes à paralisia cerebral, atividade da vida diária especificando o banho e tecnologia assistiva, além de listar cadeiras de banho fabricadas pelas principais indústrias de produtos de tecnologia assistiva do mercado nacional. Posteriormente, a coleta dos dados obtida através da aplicação de formulário aos cuidadores em locais de tratamento médico-terapêutico captou dados específicos das condições atuais do banho e medidas antropométricas de ambos como parâmetros para elaboração do protótipo. A avaliação dos resultados obtidos, somada a experiência prático-clínica da pesquisadora e da equipe de engenheiros envolvidas no projeto, possibilitou o desenvolvimento e confecção do protótipo real da cadeira de banho.

    Resumo em Inglês:

    This study proposes to develop equipment which meets the demands of tetraplegics suffering from cerebral palsy and which promotes the adequate biomechanical posture of the caregiver during the shower activity of daily living. First, a bibliographic review was performed to define the terms referring to cerebral palsy, daily living activities (specifically showering), and assistive technology, in addition to listing the wheelchairs made principally by national assistive technology companies. Afterwards, data was collected from a questionnaire given to caretakers at medical-therapeutic treatment centers. At this point, anthropometric data and an analysis of the conditions under which baths were taken were also collected. The evaluation of the results obtained through the questionnaire, along with the practice and clinical experience of the researchers and engineers involved in this study, made it possible to develop and construct a real shower chair prototype.
  • Exposição ocupacional do cirurgião-dentista à vibração mecânica transmitida através das mãos: um estudo de caso

    Regis Filho, Gilsée Ivan; Zmijevski, Thiago Rodrigo Lóss; Pietrobon, Louise; Fadel, Marianella Aguilar Ventura; Klug, Francisco Keller

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho foi estimar a exposição a vibrações induzidas pelo uso de instrumentos rotatórios por cirurgiões-dentistas. Os instrumentos rotatórios analisados foram de alta e de baixa rotação. Os efeitos deletérios das vibrações no conjunto mão/braço são uma função da frequência e da amplitude do sinal. Observou-se que os efeitos dependem, ainda, da excitação ser constituída por uma única frequência ou apresentar um espectro complexo. Foram testadas três amostras de cada instrumento rotatório (canetas), a saber: caneta de alta rotação, contra-ângulo de baixa rotação e peça de mão, também de baixa rotação. A utilização por cirurgiões-dentistas dos instrumentos rotatórios avaliados aqui não representa risco ocupacional em termos das vibrações transmitidas às mãos, mesmo que operados continuamente ao longo de seis horas de trabalho; entretanto pode ser importante fator coadjuvante no desenvolvimento de LERs/DORTs. Por outro lado, o conjunto de efeitos fisiológicos das vibrações leva a crer que fortes oscilações mecânicas diminuem a capacidade de desempenho e em muitas situações aumentam o risco de falhas e acidentes.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to estimate exposure to vibration caused by the use of rotary instruments by dentists. The rotary instruments were analyzed at high- and low-speed rotation. The deleterious effects of vibration on the hand-arm assembly are a function of frequency and amplitude of the signal. It was observed that the effects depend on whether the excitement consists of a single frequency or presents a complex spectrum. We tested three samples of each rotating device (pen), namely: high-speed pen, counter-angle and low-speed hand piece, also low-spin. The use of rotary instruments by dentists was evaluated; there is an some occupational risk in terms of vibration to the hands, especially when operated continuously for six hours, which may be an important contributing factor in the development of Cumulative Trauma Disorders (CTD)/Work Related Musculoskeletal Disorders (WRMD). Moreover, the range of physiological effects of vibration suggests that fluctuations impair the mechanical performance and in many cases increase the risk of error and accidents.
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