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Production, Volume: 23, Número: 1, Publicado: 2013
  • Proposta de aplicação da abordagem Quick Response Manufacturing (QRM) para a redução do lead time em operações de escritório

    Lima, Andrey Domingues de; Bachega, Stella Jacyszyn; Godinho Filho, Moacir; Cruz, Valcir de Jesus Sousa da; Rossi, Jacqueline Martins

    Resumo em Português:

    A administração eficiente e eficaz do lead time pode criar vantagens competitivas para as empresas. Uma abordagem que possui a preocupação de reduzir o lead time é a Manufatura de Resposta Rápida (QRM - Quick Response Manufacturing). O objetivo do presente trabalho é propor a aplicação de princípios e técnicas do QRM para redução do lead time do processo de orçamentação de uma empresa fabricante de materiais de escrita situada no Brasil. Para tanto, utilizou-se a pesquisa teórico-conceitual e o estudo de caso como procedimentos de pesquisa. Verificou-se que a empresa estudada poderá obter vantagens significativas com a adoção desta abordagem. Os resultados esperados por meio da implantação da proposta mostram uma redução de 38,1% no lead time total do processo de orçamentação da empresa estudada. Esse artigo contribui para maior divulgação e compreensão da abordagem QRM e de seus benefícios.

    Resumo em Inglês:

    The efficient and effective management of lead-time can create competitive advantages for companies. One approach that has the preoccupation to reduce lead-time is the Quick Response Manufacturing. The aim of this paper is to propose the implementation of principles and techniques of QRM for lead-time reduction in the budgeting process of an enterprise of writing materials (general writing) located in Brazil. To this end, the theoretical-conceptual research and case study were used as research procedures. It was found that the studied company could obtain significant benefits by adopting this approach. The expected results through the implementation of the proposal show a decrease of 38.1% in the total lead-time of the budgeting process of the company studied. This paper contributes to a greater dissemination and understanding of the QRM approach and its benefits.
  • Uma avaliação da difusão de práticas de gestão da produção entre pequenas empresas em sistemas locais de produção

    Garcia, Renato; Madeira, Paula

    Resumo em Português:

    Há uma preocupação crescente na literatura acerca dos principais determinantes da competitividade das empresas de pequeno e médio porte. Uma importante contribuição nesse sentido tem sido a consideração de que os sistemas locais de produção (comumente chamados no Brasil de APL) são capazes de propiciar benefícios que reforçam o aprimoramento produtivo dessas empresas. Com base nessa premissa principal, este trabalho tem o objetivo de investigar os efeitos da aglomeração no aprimoramento produtivo das pequenas empresas, através da análise do processo de difusão de práticas e ferramentas de gestão da produção em sistemas locais. Para tanto, o estudo contempla os resultados de um extenso levantamento de dados realizado em 42 empresas de pequeno porte, localizadas na aglomeração de produtores de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo. O estudo investigou a existência de processos de aprimoramento produtivo nas pequenas empresas locais e as principais fontes de informação para a difusão dessas práticas. Os resultados indicaram que a aglomeração das empresas no sistema local é capaz de contribuir para que elas adotem novas práticas de gestão da produção, seja por meio de mecanismos deliberados de difusão de novos conhecimentos entre os agentes, seja por meio da circulação espontânea de informações, típicas dessas estruturas produtivas localizadas. Além disso, foi possível verificar que o nível de apropriação desses benefícios dependeu dos conhecimentos já existentes na empresa, ou seja, de sua capacidade de absorção.

    Resumo em Inglês:

    There is a growing yield in the literature on the main determinants of the competitiveness of small and medium enterprises. One important contribution in this way is the assumption that the clustering of firms can bring them strong benefits, also in terms of productive improvement. Based on these assumptions, this paper aims to exam the main effects of the clustering firms on the manufacturing process upgrading of small firms, by the analysis of the dissemination of manufacturing practices and tools in local systems. To this end, a survey with 42 small footwear producers was carried out at the local system of Franca, Brazil. The study investigated the existence of manufacturing process improvement among these firms and the main sources of information for the dissemination of these tools. The main results show that the clustering firms can stimulate the adoption of new manufacturing management practices, through both deliberate channels of dissemination of new knowledge among firms and the spontaneous ways of information exchange, which are usual in these local production systems. In addition, it was possible to notice that the level of appropriability of these benefits depends on the existence of previous knowledge inside firms, that is, their absorption capacity.
  • A gestão dos recursos naturais nas organizações certificadas pela norma NBR ISO 14001

    Machado Junior, Celso; Mazzali, Leonel; Souza, Maria Tereza Saraiva de; Furlaneto, Cristiane Jaciara; Prearo, Leandro Campi

    Resumo em Português:

    O estudo destaca um conjunto de variáveis associadas aos processos de controle e às ações para mitigar o consumo dos recursos nas operações com o objetivo de verificar se as empresas certificadas pela norma NBR ISO 14001 apresentam procedimentos de gestão ambiental significativamente diferentes dos adotados pelas empresas não certificadas por essa norma. É uma pesquisa descritiva assentada em uma amostra composta por 649 empresas de diferentes ramos de atividade, que disponibilizaram informações para a publicação na revista Análise Gestão Ambiental (2008). Foram objeto de estudo os seguintes recursos: água, energia elétrica, combustíveis, lenha/carvão e recursos minerais. A utilização de tratamento estatístico, consubstanciada na regressão logística e no quiquadrado, permitiu evidenciar que as empresas certificadas pela norma NBR ISO 14001 acentuam um conjunto maior dos fatores ambientais em sua gestão por meio de controles, ações e programas estruturados, demonstrando assim maior preocupação socioambiental.

    Resumo em Inglês:

    This study focuses on a set of variables associated with control processes and actions to mitigate the consumption of resources in operations in order to determine whether the companies certified by NBR ISO 14001 standard have environmental management procedures significantly different from those adopted by the companies which are not certified. It is a descriptive research based on a sample of 649 companies of different businesses which provided information for publication in the journal "Análise Gestão Ambiental" (2008). The objects of this study were the following: water, electricity, fuel, wood/coal and mineral resources. Using statistical analysis, embodied in the logistic regression and chi-square test, it was observed that the companies certified by NBR ISO 14001 standard invest in a larger set of environmental factors in their management, through controls, actions, and programs structured to reduce the impact of their operations on the environment.
  • Avaliação da qualidade de serviços de telefonia móvel: o impacto da nova lei dos callcenters

    Kuba, Guilherme Henrique; Giraldi, Janaina de Moura Engracia; Pádua, Silvia Inês Dallavalle de

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo verificar o impacto inicial das recentes alterações na lei em um setor de serviço, aplicando a teoria das cinco dimensões da qualidade de serviços e analisando os principais problemas em uma perspectiva da gestão por processos. Foram coletadas e classificadas 2.932 reclamações realizadas contra uma grande operadora de telefonia móvel brasileira, mostrando a dimensão "confiabilidade" com o maior número de citações e a dimensão "tangíveis" com menos citações. Os resultados da comparação entre os períodos indicam aumento percentual significativo nas reclamações de clientes, principalmente nas dimensões "empatia" e "responsividade". Concluiu-se que esse aumento foi motivado pela maior conscientização dos consumidores quanto a seus novos direitos, indicando que eles se tornaram menos tolerantes quanto às deficiências do serviço. A pesquisa ampliou os resultados sobre o tema no setor de telecomunicações, considerando essa nova variável do contexto brasileiro, a lei dos callcenters.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed to verify, in a process perspective, the initial impact that recent law modifications exerted in an essential sector for Brazil, by applying the five dimensions of the quality theory. A total of 2,932 complaints about an important mobile phone service provider in Brazil were collected and classified. The dimension "reliability" had the highest number of citations, while the dimension "tangibles" had the lowest one. Results indicated that there was a significant increase in the number of customers' complaints, especially in the "responsiveness" and "empathy" dimensions. In conclusion, it was possible to verify that the increase was driven by greater consumers' awareness about their new rights, indicating that they have become less tolerant of the weaknesses of the service. The research has broadened the results on the subject in the telecommunication sector, considering this new variable in the Brazilian scenario; the call-center law.
  • Estratégia de marcas próprias no varejo supermercadista: um estudo comparativo entre Brasil e Inglaterra

    Paula, Verônica Angélica Freitas de; Silva, Andrea Lago da; Piato, Éderson Luiz

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as estratégias de marcas próprias especificamente para o varejo supermercadista, considerando casos de redes inglesas e brasileiras. Após a revisão de literatura, realizaram-se entrevistas semiestruturadas em seis varejistas na Inglaterra e no Brasil e dados secundários foram coletados, seguidos de análise documental e análise de conteúdo. As diferenças entre os dois países são decorrentes da estrutura do varejo, do tempo de existência das marcas próprias, de perfil e hábitos/preferências dos consumidores. Fatores relacionados a cultura, legislação, economia e a forma de construir/gerenciar o portfólio de produtos descrevem as demais diferenças. Em ambos os países há a preocupação na utilização de diferentes formatos de loja para atender segmentos de mercado distintos, percebe-se a importância de estratégas de posicionamento, segmentação, marcas, sortimento, localização, imagem, ambiente de loja e composto de marketing, além da preocupação com seleção e avaliação de fornecedores de marcas próprias. Implicações incluem sugestões para varejistas supermercadistas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article was to analyze the private label strategies on food retailers, considering cases of English and Brazilian retail chains. After literature review, semi-structured interviews were conducted with six retailers in England and in Brazil. Secondary data were collected, followed by documental and content analysis. The main differences between the countries occur due to retail structure, time of private label offering, customers' profile and preferences. Factors related to culture, legislation, economy and management of product mix describe other differences. In both countries, different store formats are used for reaching different target markets. It is also possible to notice the importance, in both countries, of positioning strategies, segmentation, brands, product mix, location, image, store environment, marketing mix and selection and evaluation of private label suppliers. Implications include suggestions for food retailers.
  • Treinamento ambiental em organizações com certificação ISO 14001: estudo de múltiplos casos e identificação de coevolução com a gestão ambiental

    Jabbour, Charbel José Chiappetta; Teixeira, Adriano Alves; Jabbour, Ana Beatriz Lopes de Sousa

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa é compreender as características do treinamento ambiental em algumas empresas brasileiras. Para tanto, foram realizados nove estudos de caso com empresas certificadas pela norma ISO 14001, todas líderes em seu segmento de mercado. Foram conduzidas diversas entrevistas em cada caso, coletados documentos e realizadas visitas para observação direta. Como resultado, apresentam-se as classificações dos casos nos estágios evolutivos da gestão ambiental, os temas mais frequentes do treinamento ambiental, a diferenciação dos temas de treinamento ambiental segundo o nível hierárquico organizacional, a classificação das empresas segundo o nível de aderência às atividades de treinamento ambiental recomendadas pela literatura e as boas práticas de treinamento ambiental oferecidas pelas empresas. A principal contribuição desta pesquisa é a identificação de coevolução entre o estágio de gestão ambiental das organizações e o nível do treinamento ambiental que elas possuem.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research is to understand the characteristics of environmental training at some Brazilian companies. Nine case studies were carried out in firms certified by ISO 14001. These companies are leaders in their market segments. Several interviews were conducted in each case. Documents were collected and visits for direct observation were made. Results present the classification of companies in evolutionary stages of environmental management, the most common topics of the training environment, the differentiation of environmental training topics according to the hierarchical levels and the best practices offered on environmental training. The main contribution of this research is the identification of the co-evolution between the stage of corporate environmental management and the level of environmental training.
  • Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto

    Frank, Alejandro Germán; Ribeiro, José Luis Duarte; Echeveste, Márcia Elisa; Caten, Carla Schwengber ten

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise das relações existentes entre as características das empresas e a importância que estas atribuem aos fatores que influenciam na transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de produtos. A análise é baseada num levantamento (survey) realizado com 58 empresas no Brasil. As características estudadas foram: (i) tamanho da empresa; (ii) tamanho da equipe de projetos; (iii) localização das equipes; (iv) número de projetos simultâneos; (v) tempo de duração dos projetos; (vi) grau de inovação; e (vii) complexidade dos projetos. Através de uma análise de aglomerados, foi identificado que as características (ii), (iv) e (vii) são significativas na determinação das importâncias atribuídas aos fatores da TC. Os resultados apontam que as empresas que possuem um perfil de gestão mais complexo enfatizam os fatores de influência pertencentes ao ambiente externo. Já empresas com um perfil de gestão mais simples atribuem maior importância aos fatores internos da empresa.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an analysis of the relationship between company characteristics and the importance that companies attribute to the main factors that have influence on inter-product project knowledge transfer (KT). The analysis was based on a survey carried out on a sample of 58 companies that operate in Brazil. The studied characteristics of the companies were: (i) company size; (ii) project team size; (iii) team localization; (iv) number of concurrent projects; (v) project duration; (vi) project innovation and (vii) project complexity. It was possible to identify, using a cluster analysis, that project team size; number of concurrent projects and project complexity are statistically significant regarding the determination of attributed importance for the KT influence factors. The results revealed that companies that have a more complex management profile are more interested in influence factors of the external environment. On the other hand, companies that have a simpler management profile are more interested in influence factors of the internal environment.
  • Formulações monoestágio para o problema de programação da produção de bebidas dois estágios com sincronia

    Ferreira, Deisemara; Almada-Lobo, Bernardo; Morabito, Reinaldo

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, apresentamos formulações monoestágio para o problema integrado de dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção de bebidas dois estágios com sincronia. O problema envolve múltiplos produtos, múltiplas máquinas e tempos e custos de troca dependentes da sequência de produção. As formulações monoestágio apresentadas não têm perda de generalidade para representar o problema e, em geral, reduzem as dimensões da formulação dois estágios com sincronia apresentadas em Ferreira, Morabito e Rangel (2009) em termos dos números de variáveis e restrições. Experimentos computacionais preliminares realizados com exemplares baseados em dados reais de uma fábrica de bebidas mostram que os modelos monoestágio propostos são competitivos, quando comparados com o modelo anterior dois estágios com sincronia.

    Resumo em Inglês:

    In this work we present single-stage formulations for the integrated soft drink lot-sizing and scheduling problem with two-stage synchronization. It is a multi-product, multi-machine problem, with sequence-dependent setup times and costs. Without loss of generality, these single-stage reformulations address the problem correctly and, in general, reduce the size of the synchronized two-stage model of Ferreira, Morabito e Rangel (2009), regarding the number of variables and constraints. The preliminary computational experiments on real-world instances from a soft-drink company show the competitiveness of the single-stage models against other formulations and solution approaches reported in the literature.
  • Planejamento e controle da produção de cilindros para laminação: um estudo de caso quantitativo

    Fernandes, Laerte José; Rodriguez, Luis Alberto Osés; Correia, Anderson Ribeiro; Marins, Fernando Augusto Silva

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um modelo de otimização-simulação aplicado em um estudo de caso real no setor de cilindros para laminação de uma siderúrgica, buscando melhorar o gerenciamento da área/equipamento gargalo da linha de produção. A simulação atuou em conjunto com um modelo de otimização da programação linear inteira (PLI) para melhorar o atendimento de prazo junto aos clientes em uma produção não seriada. Como resultado deste procedimento combinado da PLI e simulação, o processo produtivo foi otimizado e as filas de espera e o lead-time foram reduzidos, melhorando o atendimento aos clientes.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a simulation-optimization model application for a real case study in the rolling mill roll sector of a steel plant. The purpose of this study was to get a better area/equipment bottleneck management in the production line. The simulation was used together with an ILP (Integer Linear Programming) optimization model, in order to improve customer service in a made-to-order production. As a result of this ILP and Simulation combined approach, the productive process was optimized and both queues and lead-time were reduced, improving customer service.
  • Identificação da melhor escolha de funcionário para realização de inspeção em estatais do setor elétrico

    Pinto Junior, Roberto Paulo da Silva; Soares de Mello, João Carlos Correia Baptista

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de um mecanismo de escolha de envio de funcionário para a realização de serviços de inspeção de equipamentos adquiridos com base no método multicritério Electre 11. Para tal, é utilizado um exemplo prático em uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro e uma das maiores empresas estatais do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a mechanism for selection of employees for the accomplishment of inspection services of acquired equipment through the multi-criteria Electre 11 method. To this end, a practical example was used in one of the biggest Brazilian companies in the electric sector and one of the biggest state-owned companies in Brazil.
  • Seleção de um modelo de referência de PDP para uma empresa de autopeças através de um método de auxílio à decisão por múltiplos critérios

    Paula, Jefferson Olegário de; Mello, Carlos Henrique Pereira

    Resumo em Português:

    O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é um fator crítico de sucesso no lançamento de um novo produto para atender os requisitos dos clientes. A adoção de um modelo de referência serve como um guia detalhado para auxiliar as organizações na gestão e sistematização do PDP, através da sequência padronizada de etapas que são adaptadas de acordo com o tipo de produto que a empresa desenvolve. O objetivo deste artigo é selecionar um modelo de referência do processo de desenvolvimento de produtos para uma empresa do ramo de autopeças através de um método de auxílio à decisão por multicritério denominado Analytic Hierarchy Process (AHP). O método de pesquisa utilizado foi a modelagem, que diante de seis alternativas, três critérios e julgamento de cinco especialistas resultou na seleção do modelo de Rozenfeld et al. (2006) como o modelo mais indicado para realizar a análise do PDP da empresa objeto de estudo em pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    The Product Development Process (PDP) is a critical success factor in launching a new product to meet customer requirements. The adoption of a reference model serves as a comprehensive guide to assist organizations in managing and systematization of the PDP, through standardized sequence of steps that are adapted to the type of product that the company develops. The aim of this paper is to select a reference model of the product development process for the auto part sector by establishing an aid to multi-criteria decision known as Analytic Hierarchy Process (AHP). The research method used was modeling, which before six alternatives, three criteria and trial of five experts resulted in the selection of Rozenfeld et al. (2006) reference model as the most suitable model to analyze the company's PDP selected as object of study in future research.
  • Parâmetros relacionados ao conforto de passageiros: uma pesquisa das práticas adotadas por fabricantes de poltronas

    Souza, Jerusa Barbosa Guarda de; Menegon, Nilton Luiz; Sticca, Marina Greghi; Rossi, Talita Naiara

    Resumo em Português:

    O processo de desenvolvimento de produtos é um processo interdisciplinar que engloba o estudo das pessoas, dos processos e do contexto. A inserção da ergonomia ao projeto de produtos tem ganhado importância nos últimos anos. No transporte de passageiros, esse assunto é importante e o conforto sentado possui relevância considerável na percepção dos usuários. Neste estudo, buscou-se levantar as práticas de inserção de ergonomia e conforto ao processo de desenvolvimento de produtos, adotadas por fabricantes de poltronas. O referencial teórico utilizado foi o modelo de desenvolvimento de produtos proposto por Pugh (1983), Pugh e Morley (1986) apud Pugh (1996). Partindo da literatura existente e de entrevistas semiestruturadas realizadas em cinco fabricantes de poltronas, identificou-se que a ergonomia e o conforto têm sido considerados como parâmetros no processo de desenvolvimento de produtos destas empresas. No entanto, não se observou a consolidação da análise da atividade de usuários enquanto metodologia universalmente consolidada.

    Resumo em Inglês:

    The product development process is an interdisciplinary process which comprehends the study of the people, the processes and the context. Inserting ergonomics to the project of products has gained importance in the past years. This issue is important in the transportation of passengers, where comfort while seated has considerable relevance to the users' perception. The purpose of this study was to find out the practices of inserting ergonomics and comfort to the product development process adopted by seat manufacturers. The product development model presented by Pugh (1983) and Pugh; Morley (1986 and 1988) was the theoretical framework used. The work was based on the existing literature and semi-structured interviews with five seat manufacturers. It was observed that ergonomics and comfort are considered parameters in the products development processes of these companies. However, the consolidation of the analysis of users' activity as a universally consolidated methodology was not observed.
  • Prevalência dos sintomas musculoesqueléticos em movimentadores de mercadorias com carga

    Batiz, Eduardo Concepción; Nunes, Jandira Izabel da Silva; Licea, Olga Elena Anzardo

    Resumo em Português:

    A atividade do trabalhador que manuseia cargas o predispõe a riscos decorrentes dos fatores biomecânicos, excesso de força, posturas inadequadas e dos fatores organizacionais que, quando utilizados de forma inadequada, sua aplicação repercute na saúde dos trabalhadores e na produção. O presente trabalho foi realizado em 3 comércios atacadistas e tem como objetivo identificar os fatores de risco que podem provocar a prevalência dos sintomas musculoesqueléticos. Aplicaram-se à amostra selecionada de 134 trabalhadores um questionário organizacional, questionário nórdico de sintomas osteomusculares e o guia para avaliação e prevenção dos riscos relativos à manipulação manual de cargas. Ressalta-se que pela carga que carregam, pelas posturas que adotam e pelos sintomas de dor (63,4% da amostra) associados aos fatores anteriores, a atividade se constitui em um risco para a saúde. Os resultados corroboram com os estudos, estabelecendo fortes indícios entre a carga física do trabalho e os sintomas musculoesqueléticos.

    Resumo em Inglês:

    Handling load is an activity that predisposes the worker to risks due to biomechanical factors, excess of force, inadequate positions and organizational factors. These organizational factors may reflect injuries to workers' health and production when used in an inadequate way. This study was carried out using 3 wholesale businesses, aiming to identify the risk factors that could lead to the prevalence of muscle-skeletal symptoms. An organizational questionnaire, a Nordic questionnaire for musculoskeletal symptoms and a guide for assessment and prevention of risks related to handling load was applied to a select sample of 134 workers. It was possible to notice that the loading, the adopted positions and the pain symptoms (63.4% of the sample), associated to the previous factors, may represent a health risk. The results supported the studies, establishing strong indications between physical load of work and muscle-skeletal symptoms.
  • Modelo para a gestão da cultura de segurança do trabalho em organizações industriais

    Gonçalves Filho, Anastácio Pinto; Andrade, José Célio Silveira; Marinho, Marcia Mara de Oliveira

    Resumo em Português:

    A pesquisa apresentada neste artigo teve o objetivo de desenvolver e validar um modelo para identificar o estágio de maturidade da cultura de segurança do trabalho em organizações industriais. Com a finalidade de validá-lo, o modelo desenvolvido foi aplicado em 23 empresas químicas e petroquímicas do Polo Industrial de Camaçari, Bahia, Brasil. Foram utilizados os seguintes métodos para validação do modelo desenvolvido: 1) entrevistas individuais, 2) evidências documentais, 3) entrevistas com grupo de gerentes e 4) aplicação do modelo em outro ramo de atividade diferente do ramo químico e petroquímico. O principal resultado obtido foi que o modelo desenvolvido foi validado e pode ser utilizado para identificar o estágio de maturidade da cultura de segurança em organizações industriais.

    Resumo em Inglês:

    The research presented in this article had the objective to develop and validate a model to identify safety culture maturity in industrial organizations. In order to validate it, the developed model was applied in 23 chemical and petrochemical companies in Camaçari, Bahia, Brazil. The following methods were used: 1. individual interviews; 2. interview with groups of safety managers; 3. documental evidence and 4. application of the model in another industrial activity. Results demonstrated that the developed model was validated and it is suitable to identify safety culture maturity in industrial organizations.
  • Um modelo para o dimensionamento do corpo docente para o apoio à tomada de decisão no planejamento de instituições de ensino superior

    Embiruçu, Marcelo; Fontes, Cristiano Hora; Kalid, Ricardo de Araujo

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe, desenvolve e aplica um modelo para o dimensionamento do corpo docente de unidades universitárias (departamentos, faculdades, escolas, institutos ou até mesmo a universidade como um todo) e para o projeto da composição de regime de trabalho ótima desse corpo docente. A importância, contribuição e oportunismo contemporâneo do trabalho se justificam especialmente em face da nova lei do professor-equivalente. O modelo contempla todas as atividades pertinentes à prática docente universitária (ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e orientação, extensão, gestão e capacitação) e, embora talhado especialmente para instituições federais de ensino superior (IFES), pode ser facilmente adequado para sua utilização em IES (instituições de ensino superior) de outras esferas governamentais e mesmo em IES comunitárias, confessionais ou privadas. Além disso, o modelo é complementar e não concorrente aos indicadores estabelecidos pelo Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), podendo ser considerado uma ferramenta de projeto de unidades universitárias, enquanto os segundos podem ser considerados como instrumentos de acompanhamento da operação dessas unidades. O modelo é bastante genérico, permitindo sua ampla aplicação em diversos tipos de unidades universitárias, e alguns dos seus parâmetros podem ser ajustados a fim de satisfazer metas e políticas específicas dessas unidades. A aplicação do modelo desenvolvido ao estudo de caso de um departamento mostra a sua consistência e utilidade, inclusive como poderoso instrumento de apoio à tomada de decisão no planejamento e na gestão de recursos docentes em IES.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes, develops and applies a model for the design of the teaching staff of university units (departments, colleges, schools, institutes or even the University as a whole) and the optimal design scheme of the working arrangements composition of this teaching staff. The importance, contribution and contemporary opportunity of the work are justified especially in light of the new teacher-equivalent law. The model covers all activities relevant to university teaching and practice (undergraduate and postgraduate teaching, research and guidance, extension, management and training) and, although tailored specifically for federal institutions of higher education (IFES, Instituições Federais de Ensino Superior), it can easily be suitable for use in IES (Instituições de Ensino Superior, higher education institutions) from other spheres of government and even in community, religious or private IES. Furthermore, the model is complementary and not competing with the indicators established by REUNI (support program for the restructuring and expansion of federal universities) and may be regarded as a design tool for university units, while the latter can be considered as tools for monitoring the operation of these units. The model is quite generic, allowing its wide application in various types of university units, and some of its parameters can be adjusted to meet specific goals and policies of these units. Applying the model to the case study of a department shows its consistency and utility, including as a powerful tool to support decision making in planning and managing of teacher resources at IES.
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