Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia USP, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2015
  • Por uma crítica da divulgação científica Editorial

    Massola, Gustavo Martineli; Crochík, José Leon; Svartman, Bernardo Parodi
  • Apresentação - A fenomenologia da vida de Michel Henry e a psicologia clínica Dossiês

    Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre; Martins, Florinda; Ferreira, Maristela Vendramel
  • Histórico das relações entre filosofia e medicina no curso de Michel Henry em Portugal e as relações com a psicologia clínica Dossiês

    Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre

    Resumo em Português:

    Resumo: Será apresentado um breve histórico das relações entre a fenomenologia da vida desenvolvida pelo filósofo francês Michel Henry (1922-2002) e a medicina, como se deram em Portugal, para delas explorarmos as possibilidades de interdisciplinaridade com a psicologia clínica, no Brasil. Focaliza-se a fenomenalidade do imprevisível na vida cotidiana, que fragiliza e desestrutura o ser humano, e com a qual o terapeuta trabalha constantemente. Assim, atendemos a constantes transitividades afetivas de nossas vivências clínicas, que ocorrem sempre em comunidade. Então, para que essa relação seja legitimada cientificamente, é necessário que o terapeuta constitua uma comunidade com as várias ciências unidas no processo, de modo que repensar a interdisciplinaridade torna-se indispensável para o psicólogo.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Il sera présenté un bref historique des relations entre la phénoménologie de la vie, développée par le philosophe Michel Henry (1922-2002) et la médecine, comment il est arrivé au Portugal, pour examiner les possibilités d'interdisciplinarité avec la psychologie clinique au Brésil. On se concentrera sur la phénoménologie de l´imprévisible dans la vie quotidienne qui fragilise et déstructure l'être humain, avec lequel le thérapeute travaille sans cesse. Nous avons ainsi faire attention à des constantes transitivités affectives de nos vécus cliniques qui surviennent toujours en communauté. Pour que cette relation soit scientifiquement efficace ou valide, il faut que le thérapeute constitue une communauté avec les différentes sciences unies dans ce processus. Ainsi, repenser l´interdisciplinarité devient indispensable au psychologue.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Será presentado un breve histórico de las relaciones entre la fenomenología de la vida desarrollada por el filósofo francés Michel Henry (1922-2002) y la medicina, como llegó a Portugal y las posibilidades de la interdisciplinariedad con la psicología clínica en Brasil. Se focalizó la fenomenalidad del imprevisible en la vida cotidiana, que debilita y desestructura el ser humano, la cual el terapeuta trabaja constantemente. Así, atendemos a constantes transitividades afectivas de nuestras vivencias clínicas, que operan siempre en comunidad. Para que esta relación sea científicamente eficaz o valida, es necesario que el terapeuta constituya comunidad con las varias ciencias unidas en este proceso, de modo que repensar la interdisciplinariedad tornase indispensable para el psicólogo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: A brief history of the relationship between the phenomenology of life, developed by the French philosopher Michel Henry (1922-2002), and medicine, in Portugal, will be presented to explore the possibilities of interdisciplinarity with clinical psychology in Brazil. The focus is the phenomenality of the unpredictable in everyday life that weakens and disrupts the human being and with which the therapist constantly works. Thus, we attend to the constant affective transitivities of our clinical experiences, which always occur in community. Then, for this relationship to be scientifically validated, it is necessary that the therapist constitutes a community with the various sciences united in this process, so rethinking interdisciplinarity becomes essential for the psychologist.
  • Christophe Dejours - O corpo inacabado entre fenomenologia e psicanálise: entrevista Dossiês

    Kanabus, Benoît

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é, sob o prisma da gênese, da amputação, mas também da sublimação do corpo subjetivo, compreender como uma prática pode unir os campos da psicanálise aos da fenomenologia. As doenças do corpo constituem, com efeito, uma clínica, mas são também um ponto de elaboração teórica que renova a compreensão da gênese do corpo subjetivo, tanto em psicanálise quanto em fenomenologia.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L'objectif de cet article est, sous le prisme de la genèse, de l'amputation, mais également de la sublimation du corps subjectif, de comprendre comment une pratique peut épouser les champs de la psychanalyse et de la phénoménologie. Les maladies du corps constituent, en effet, une clinique, mais sont aussi un point d'élaboration théorique qui renouvelle la compréhension de la genèse du corps subjectif tant en psychanalyse qu'en phénoménologie.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tiene por objetivo comprender, desde la perspectiva de la génesis de amputación y de sublimación del cuerpo subjetivo, cómo una práctica puede unir el campo del Psicoanálisis con el de la Fenomenología. En efecto, las enfermedades del cuerpo son una clínica, además son un punto de elaboración teórica que renueva la comprensión de la génesis del cuerpo subjetivo en ambas ciencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this paper is to understand, from the perspective of the genesis, of amputation, but also of the sublimation of the subjective body, how a practice can unite the psychoanalytical and phenomenological fields. The diseases of the body are indeed a clinic, but they are also theoretical elaboration point that renews the comprehension of the genesis of subjective body, in both psychoanalysis and phenomenology.
  • Michel Henry e os problemas da encarnação: o corpo doente Dossiês

    Ferreira, Maristela Vendramel

    Resumo em Português:

    Resumo: Em sua teoria da encarnação, Michel Henry subverte radicalmente o paradigma cartesiano tal como é entendido pela fenomenologia tradicional, oferecendo à psicologia e a outras áreas do saber a concepção da indissociabilidade entre a subjetividade e o corpo. Ele concebe o corpo como subjetivo e o denomina carne, sendo que as dissociações são modos de padecimento da individualidade encarnada. Contudo, Michel Henry não tematiza os problemas da encarnação e suas consequências, sendo que tais problemas podem advir de degenerações orgânicas. É relevante para a clínica psicológica tematizarmos sobre os problemas da encarnação, pois o modo como vivemos o corpo é o modo como habitamos a carne. O objetivo deste trabalho é buscar compreender a questão da encarnação nas degenerações orgânicas e como elas afetam a constituição do Si. Para tanto, será utilizado o sentido da audição e sua perda como fio condutor na abordagem da problemática.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Dans sa théorie de l'incarnation, Michel Henry subvertit radicalement le paradigme cartésien tel qu'il est compris par la phénoménologie traditionnelle, offrant à la psychologie et à d'autres disciplines la possibilité de concevoir l'inséparabilité corps/subjectivité. Il conçoit le corps comme subjectivité et l'appele chair, de telle manière qu'on peut les comprendre comme des modalités de la souffrance de l'individu incarné. Michel Henry ne thématise pas ses problèmes dans la phénoménalité de l'incarnation en tant que ses conséquences, mais ces questions peuvent survenir par rapport aux problèmes vécus dans une dégénérescence organique. Il est pertinent pour la psychologie clinique de thématiser ces problèmes dans une phénomenologie de l'incarnation, car la façon dont nous vivons notre corps est la façon dont nous vivons notre chair. Le but de ce travail est de comprendre la question de l'incarnation dans les dégénérescences organiques et comment ils affectent la formation de soi. Ainsi, l'exemple du sens de l'ouïe et de sa perte sera utilisé comme un fil conducteur pour l'approche de cette problématique.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En su teoría de la encarnación, Michel Henry subvierte radicalmente el paradigma cartesiano, tal como la fenomenología tradicional lo entiende, ofreciendo a psicología y a otras áreas del conocimiento la concepción de inseparabilidad de la subjetividad y del cuerpo. Él concibe el cuerpo como subjetivo y lo denomina carne, siendo las disociaciones modos de padecimiento de la individualidad encarnada. Sin embargo, Michel Henry no tematiza los problemas de la encarnación y sus consecuencias. Estos problemas pueden advenir por medio de las degeneraciones orgánicas. Para la clínica psicológica es relevante tematizar los problemas de la encarnación, porque la forma como vivimos un cuerpo es la forma como habitamos una carne. Este trabajo busca comprender la cuestión acerca de la encarnación en las degeneraciones orgánicas y como afectan la constitución del Sí. Para eso se utilizará el sentido de la audición y su pérdida como hilo conductor para el abordaje de esta cuestión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In his incarnation theory, Michel Henry radically subverts the Cartesian paradigm, as understood by the traditional phenomenology, offering to psychology and other fields of knowledge the conception of indissociability between body and subjectivity. He conceives the body as subjective and calls it flesh, whereas the dissociations are suffering modes of the incarnated individuality. However, Michel Henry does not thematizes the incarnation's problems and its consequences. These problems can arise by organic degenerations. It is relevant for the psychological clinic to discuss about the incarnation's problems because the way we live the body is the way we inhabit the flesh. The objective of this work is to understand the question of incarnation in organic degenerations and how they affect the constitution of the self. For that it will be used the sense of hearing and its loss as a conductive thread in addressing this issue.
  • Afeição e filosofia primeira: relação entre fenomenologia e ciências da vida Dossiês

    Martins, Florinda

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho defendo a tese de que o acesso à fenomenalidade dos fenômenos, e mesmo o acesso a eles próprios, é possível apenas em registo de copropriedade de vida: afeição vida-vivo. Mostro as implicações desta tese numa teoria da cultura, especificando a cultura das relações entre fenomenologia e ciências da saúde. Interrogo a possibilidade de se julgarem os corpos na fenomenalidade da afeição e, com o juízo dos corpos, serem julgadas as nossas dores e doenças. Inscrevo estas questões na continuidade do trabalho iniciado por Michel Henry no que respeita às fundações da interdisciplinaridade, nomeadamente, entre fenomenologia e clínica. Alinho-as com uma tradição filosófico-científica com raízes no quase contemporâneo de Descartes, Francisco Sanches, para, de Descartes, retomar as hesitações e os questionamentos que ele mesmo introduziu no seu corpus filosófico: dependência do espírito da disposição dos órgãos. Ao retomar esse esquecido pensamento de Francisco Sanches e de Descartes interrogo o lugar da fenomenalidade da afeição na interlocução dos saberes filosófico-científicos.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Dans cet article, je défende la thèse selon laquelle notre accès à la phénoménalité des phénomènes, même l'accès à soi, n'est possible que dans un enregistrement de copropriété de vie: l'affection vie-vivant. Je montre les conséquences d'une telle thèse dans une théorie de la culture, en particulier la culture des relations entre phénoménologie et sciences de la santé. J'interroge aussi la possibilité du jugement des corps dans la phénoménalité de l'affection et, avec le jugement des corps, le jugement de nos douleurs et de nos maladies. J'inscrive ces questions à la suite du travail commencé par Michel Henry en ce qui concerne les fondements de l'interdisciplinarité entre phénoménologie et clinique. Ceci m'emmène à reprendre une tradition philosophique et scientifique dans les racines de Franciso Sanches, contemporain de Descartes, ainsi qu'à reprendre les hésitations et les questions que Descartes a introduit dans son corpus philosophique, notamment les questions concernant la dépendance de l'esprit et la disposition des organes. En revenant à cette pensée oubliée de Francisco Sanches et de Descartes, j'interroge la place de la phénoménologie de l'affection dans l'interlocution des connaissances philosophico-scientifiques.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo se defiende la tesis de que nuestro acceso a la fenomenalidad de los fenómenos, incluyendo el acceso por sí mismo, sólo es posible a través del registro de la copropriedad de vida, el afecto vida-vivo. Mostramos sus implicaciones en una teoría de la cultura, especificando la cultura de las relaciones entre la Fenomenología y las Ciencias de la Salud. Cuestionamos la posibilidad en la fenomenología del afecto de juzgar los cuerpos y, a través de eso, ser juzgado nuestros dolores y enfermedades. Hemos puesto estas cuestiones a continuación de la labor iniciada por Michel Henry con respecto a los fundamentos de la interdisciplinariedad entre la Fenomenología y la Clínica. Traeremos estas cuestiones unidas a una tradición filosófica y científica, con raíces en el casi contemporáneo de Descartes, Francisco Sanches, para regresar a las vacilaciones y cuestionamientos de Descartes, que él introdujo en su corpus filosófico: la dependencia del espíritu de la disposición de los órganos. Al reanudar este pensamiento olvidado de Francisco Sanches y de Descartes, preguntamos sobre el lugar de la fenomenalidad del afecto en el diálogo del conocimiento filosófico y científico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article we support the thesis that the access to the phenomenality of phenomena, including the access to themselves, is only possible in a regime of co-property in life: the life-living affection. We show the implications through a theory of culture, namely the culture of the relations between phenomenology and health sciences. We question the possibility to judge bodies in the phenomenality of affection, and with that, to judge our pain and illnesses. These questions will be assessed from the development of the work started by Michel Henry concerning the foundations of the interdisciplinarity between phenomenality and clinical practice, by associating it to a scientific-philosophical tradition with roots in Francisco Sanchez, almost a contemporary of Descartes, and to proceed with the hesitations and questions that Descartes himself introduced in his own philosophical corpus: the spirit's dependence on the organs' function. And through Descartes, we will bring current scientific researches into debate.
  • A contribuição de Michel Henry para a prática clínica na atualidade Dossiês

    Safra, Gilberto

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho busca discutir os quadros psicopatológicos contemporâneos, decorrentes de um contexto sociocultural, no qual encontramos a vida humana organizada segundo os princípios fundamentais que caracterizaram a modernidade e a pós-modernidade. O mal-estar na atualidade acontece como resultado de um mundo assentado em hiper-realidades, nas quais as condições originárias do ser humano são esquecidas. Nesse contexto, observa-se que o corpo humano é o foco das alterações mais fundamentais, que merecem nossas reflexões. A situação clínica necessita ser reinventada para dar conta das novas formas de subjetivação, e para isso as contribuições de Michel Henry são profundamente relevantes. Apresentam-se alguns dos conceitos mais fundamentais desse autor em diálogo com a situação clínica.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Ce document traite de la psychopathologie contemporaine, issue d'un contexte socio-culturel, dans lequel nous trouvons la vie humaine organisée selon les principes fondamentaux qui caractérisent la modernité et la postmodernité. Le malaise a lieu aujourd'hui à la suite d'un monde basé dans les hyperréalités, où les conditions originaires de l'homme sont oubliées. Dans ce contexte, on observe que le corps humain est au centre des changements les plus fondamentaux, qui méritent notre réflexion. La situation clinique doit être réinventée pour tenir compte des nouvelles formes de subjectivité, et par conséquence les contributions de Michel Henry sont hautement pertinentes. Cette contribution présente certains des concepts les plus fondamentaux que l'auteur a développé en dialogue avec la situation clinique.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este trabajo se analiza la psicopatología contemporánea derivada de un contexto socio-cultural en el que nos encontramos con la vida humana organizada de acuerdo a los principios fundamentales que caracterizan la modernidad y la posmodernidad. El malestar actual ocurre como resultado de un mundo fundamentado en la híper-realidad, en el cual se olvidan las afecciones originadas en el ser humano. En este contexto, se observa que el cuerpo humano es el centro de los cambios más fundamentales, que merecen nuestra reflexión. La situación clínica debe ser reinventada para tener en cuenta las nuevas formas de subjetividad y para eso las contribuciones de Michel Henry son profundamente relevantes. Presentase algunos de los conceptos más fundamentales de este autor en diálogo con la situación clínica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study discusses the contemporary psychopathological pictures derived from a sociocultural context in which human life is organized according to the fundamental principles that characterize modernity and postmodernity. Today, distress is a result of a world characterized by hyper-realities, in which the human originary conditions are forgotten. In this context, it is observed that the human body is the focus of the most fundamental changes that deserve our reflection. The clinical situation needs to be reinvented in order to manage the new forms of subjectivity. To that end, the contributions of Michel Henry are highly relevant. The present study discusses some of the most fundamental concepts developed by this author in dialogue with the clinical situation.
  • Espírito e liberdade na obra de Viktor Frankl Artigos Originais

    Pereira, Ivo Studart

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho tem o propósito de expor e analisar o primeiro dos três fundamentos básicos relativos à logoterapia de Viktor Frankl: o problema da liberdade humana. Iniciamos nosso esforço argumentativo por meio da discussão a respeito do significado da categoria "espírito" enquanto conceito antropológico e sua intrínseca relação com o tema da liberdade humana. Num segundo momento, discute-se como essa visão de liberdade se relaciona com aquilo que Frankl entendeu como os três complexos básicos de determinação aos quais o homem está submetido sob a forma dos "destinos" biológico, psicológico e sociológico. Analisamos o argumento afirmativo da liberdade espiritual no contexto de cada um desses domínios.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Le présent travail a pour but d'exposer et analyser le premier des trois fondements basiques relatifs à la logothérapie de Viktor Frankl: le problème de la liberté humaine. J'introduis mon argumentation par la discussion à propos de la signification de la catégorie " esprit " comme concept anthropologique, et son intrinsèque relation avec le thème de la liberté humaine. À un deuxième moment, je discute de quel façon cette vision de liberté se rapport à ce qui Frankl a compris comme les trois complexes basiques de détermination auxquels l'homme est soumis, sous la forme des " destins " biologique, psychologique et sociologique. J'analysons l'argument affirmatif de la liberté spirituelle dans le contexte de chacun de ces domaines.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo exponer y analizar el primero de los tres fundamentos básicos relativos a la logoterapia de Viktor Frankl: el problema de la libertad humana. Iniciaré mi esfuerzo argumentativo por medio de la discusión con respecto al significado de la categoría de "espíritu" mientras concepto antropológico, y su intrínseca relación con el tema de la libertad humana. En un segundo momento, discutiré como esta visión de libertad se refiere al que Frankl entendió como los tres complejos básicos de determinación a que el hombre está sometido, sobre la forma de los "destinos" biológicos, psicológicos y sociológicos. Analizaré el argumento afirmativo de la libertad espiritual en el contexto de cada uno de estos dominios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to expose and analyze the first of the three conceptual foundations relating to the logotherapy of Viktor Frankl: the issue of human freedom. The argumentative effort is initiated by the discussion regarding the meaning of the "spirit" category as an anthropological concept and its intrinsic relation to the theme of human freedom. Secondly, it is discussed how this conception of freedom relates to what Frankl conceived as the three basic complexes of determination to which man is subjected under the form of biological, psychological and sociological "destinies". The affirmative argument of spiritual freedom in the context of each of these areas is analyzed.
  • Micropolítica em Mil Platôs: uma leitura Artigos Originais

    Ferreira Neto, João Leite

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o conceito de micropolítica em Mil Platôs, de Deleuze e Guattari, explorando possibilidades de sua utilização. Focaliza o capítulo 9 do livro, analisando-o em suas três seções e buscando acompanhar a construção do conceito e suas dificuldades, em especial o dualismo que o acompanha. Nessa análise, dialoga-se tanto com textos críticos quanto com textos associados às ideias dos autores, apresentando elementos para compreensão do projeto filosófico que sustenta a discussão deleuzo-guattariana. Enfatiza-se, como princípio de leitura, que micro e macropolítica se distinguem, mas são inseparáveis. Com base nisso sugere-se uma leitura desses conceitos no campo das políticas públicas, focalizando sua articulação em vez de sobrevalorizar a micropolítica. Reconhece-se a disseminação de certo uso "neomoralista" desses conceitos em parte da literatura, o que é criticado por vários autores. Valoriza-se a fecundidade heurística dos conceitos diante do atual esgotamento das análises exclusivamente macropolíticas.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Le propos de cet article est d'analyser la micropolitique chez Deleuze et Guattari dans leur oeuvre Mille Plateaux, en examinant quelques possibilités d'utilisation du concept. Le point de départ est le chapitre 9, analysé dans ses trois sections. L'auteur discute la construction du concept ainsi que ses difficultés, notamment en raison du dualisme qui l'accompagne. L'analyse essaie d'établir un dialogue soit avec les textes critiques, soit avec d'autres plus alignés avec ces auteurs. On y ajoute des éléments nécessaires à la compréhesion du projet philosophique qui soutient la discussion deleuzo-guattarienne. Le texte tient au principe selon lequel malgré micro et macropolitique se distinguent, sont toutefois inséparables. Sur cette base l'auteur suggère une lecture de ces concepts dans le champ des politiques publiques, en soulignant leur articulation au lieu de surestimer celui de la micropolitique. On reconnaît ici la dissémination d'un certain usage "néomoraliste" de ces concepts, ce qui est d'ailleurs critiqué par d'autres. La fécondité heuristique des concepts est ici valorisée, compte tenu del'actuel affaiblissement des analyses exclusivement macropolitiques.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este artículo es analizar el concepto de micropolítica en Mil Mesetas de Deleuze y Guattari, explorando las posibilidades de su utilización. El enfoque es el capítulo 9 del libro, analizándolo en sus tres secciones y acompañando la construcción del concepto y sus dificultades, especialmente el dualismo presente. En este análisis se dialoga tanto con textos críticos como con textos asociados a las ideas de los autores, presentando elementos para la comprensión del proyecto filosófico que sostiene la discusión deleuzo-guattariana. Se enfatiza, como principio de lectura, que micro y macropolítica se distinguen, pero son inseparables. Sobre esa base se sugiere una lectura de esos conceptos en el campo de las políticas públicas, con enfoque en su articulación en lugar de sobrevalorar la micropolítica. Se reconoce la diseminación de cierto uso "neomoralista" de esos conceptos en la literatura, lo que critican varios autores. Se valora la fecundidad heurística de los conceptos frente al actual agotamiento de los análisis exclusivamente macropolíticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this paper is to analyze the concept of micropolitics in Deleuze and Guattari A thousand plateaus: capitalism and schizophrenia exploring possibilities for its use. The paper focuses on chapter 9 of the book, analyzed in its three sections, and seek to follow the construction of concept and its difficulties, particularly the dualism that accompanies it. In this analysis we dialogue both with critical texts and texts associated with Deleuze and Guattari's ideas, presenting elements for understanding the philosophical project that sustains deleuzoguattarian discussion. It is emphasized, as a start point, that micro and macro politics differ from each other, but are inseparable. On this basis we suggest a reading of these concepts in the field of public policy, focusing on their articulation rather than overestimating micropolitics. The spread of certain "neo-moralist" use of these concepts in much of the literature is recognized, which is criticized by several authors. We value heuristic fertility of the concepts given the current depletion of analysis that exclusively focus on macropolicy.
  • Aconselhamento psicológico como área de fronteira Artigos Originais

    Schmidt, Maria Luisa Sandoval

    Resumo em Português:

    Resumo O ensaio lança mão da noção de fronteira para analisar relações do campo do aconselhamento psicológico com a ordenação disciplinar da psicologia, partindo da experiência do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Articula referências teóricas do aconselhamento psicológico praticado com base na abordagem centrada na pessoa e do chamado pós-colonialismo na esfera da crítica literária, nomeadamente Edward Said e Homi Bhabha, assim como da antropologia, com Marc Augè e Vincent Crapanzano, e da história das ciências, com Bruno Latour, buscando refinar a visão da formação identitária do aconselhamento psicológico praticado pelo SAP. A análise parte de alguns elementos da fundação do SAP para, em seguida, dar atenção ao contexto e aos desdobramentos da metáfora e do conceito de fronteira na constituição identitária do campo de aconselhamento psicológico na relação com a ordem disciplinar no interior da psicologia e do IPUSP, tecendo, por fim, comentários sobre sua liminaridade e tomando como exemplo o plantão psicológico. Condição de liminaridade e posições minoritárias e/ou contra-hegemônicas no plano político e ideológico aparecem como qualidades do aconselhamento psicológico visto como região de fronteira.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet essai explore la notion de frontière pour analyser des relations du domaine du Soutien Psychologique avec l'ordonnance des disciplines de la Psychologie, à partir de l'expérience du Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) [Service de Soutien Psychologique] de l'Institut de Psychologie de l'Universidade de São Paulo (IPUSP), au Brésil. L'étude articule des références théoriques du Soutien Psychologique pratiquée sur la base de l'Approche Centrée sur la Personne et du post-colonialisme dans la sphère de la critique littéraire, en particulier Edward Said et Homi Bhabha, ainsi que de l'anthropologie, chez Marc Augè et Vincent Crapanzano, et de l'histoire des sciences, chez Bruno Latour, cherchant à affiner la vision de la formation identitaire du soutien psychologique pratiquée par le SAP. Il part de certains éléments de la fondation du SAP et puis il concentre l'attention sur le contexte et les développements de la métaphore et du concept de frontière dans la constitution identitaire du domaine de soutien psychologique par rapport à l'ordonnance des disciplines au sein de la psychologie et de l'IPUSP. Finalement, il formule des commentaires sur la liminalité, en prenant comme exemple le psychologue de garde. L'état de liminalité et des positions minoritaires et/ou contre-hégémoniques dans le cadre politique et idéologique apparaissent comme des qualités du soutien psychologique vu comme zone de frontière.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El ensayo hace uso de la noción de frontera para analizar las relaciones del campo de Consejería Psicológica con el orden disciplinario de la Psicología, apoyado en la experiencia del Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) [Servicio de Consejería Psicológica] del Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo (IPUSP), BrasilArticula referencias teóricas de Consejería Psicológica practicadas con base en el abordaje centrado en la persona y del llamado postcolonialismo en el ámbito de la crítica literaria, en particular Edward Said y Homi Bhabha, así como de la antropología, con Marc Augè y Vincent Crapanzano, y de la historia de las ciencias, con Bruno Latour, buscando mejorar la visión de la formación identitaria de la Consejería Psicológica practicada por el SAP. El análisis parte de algunos elementos de la fundación del SAP para, después, poner atención al contexto y a las consecuencias de la metáfora y del concepto de frontera en la constitución identitaria del campo de consejería psicológica en relación con el orden disciplinario en el interior de la psicología y del IPUSP, tejiendo, por fin, comentarios sobre su liminalidad y tomando como ejemplo la guardia psicológica. La condición de liminalidad y posiciones minoritarias y/o contra hegemónicas en el plano político e ideológico aparecen como cualidades de la consejería psicológica vista como una región fronteriza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article uses the notion of frontier to analyze the relations between the field of Counselling Psychology and the disciplinary order of psychology, based on the experience of the Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) [Counselling Psychology Service] of the Psychological Institute of the University of São Paulo (IPUSP), Brazil. It articulates the theoretical references of the practiced psychological counselling based on the person centered approach and on what is called the post-colonialism in the sphere of literary criticism, namely Edward Said and Homi Bhabha, as well as from anthropology, with Marc Augé and Vincent Crapanzano, and from the history of science, with Bruno Latour, seeking to refine the vision of the identity formation of psychological counselling practiced by SAP. The analysis initiates by presenting some elements of SAP, and then focus on the context and consequences of metaphor and the concept of frontier in the identity constitution of counselling psychology in relation to the disciplinary order within the psychology and the IPUSP, turning finally to comments on their liminality, taking the psychological emergency attendance services as an example. Condition of liminality and minority and/or counter-hegemonic political and ideological positions appear as qualities of psychological counselling viewed as a frontier area.
  • Por uma ética do cuidado na psicanálise da criança Artigos Originais

    França, Rafaela Mota Paixão; Rocha, Zeferino

    Resumo em Português:

    Resumo Ao refletir sobre a função do cuidado na constituição psíquica, este artigo discute os aspectos fundamentais para se pensar a clínica psicanalítica com crianças, marcada por um exercício ético. O estilo clínico de Winnicott e de Ferenczi, tomado como referência, favorece a proposição de que a dimensão intersubjetiva mostra-se como um elemento central à ética do cuidado em psicanálise, podendo contribuir para movimentar as práticas de cuidado na infância.

    Resumo em Francês:

    Résumé En réfléchissant sur le rolê du soin dans la constitution psychique, cet article aborde les aspects fondamentaux concernants le sujet du traitement psychanalytique des enfants, qui est marqué par un exercice éthique. Le style clinique de Winnicott et Ferenczi, pris comme référance, mettre en évidence l'idée selon laquelle la dimension intersubjective se présente comme un élément central de l'éthique du soin de la psychanalyse, peuvent aider à faire avancer les pratiques du soin dans l'enfance.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A través de la reflexión sobre la función de "cuidado" en la constitución psíquica, este artículo discute los aspectos fundamentales para que se piense el tratamiento psicoanalítico de niños, marcado por un ejercicio ético. El estilo clínico de Winnicott y Ferenczi, tomado como referencia, favorece la proposición de que la dimensión intersubjetiva se muestra como un elemento central a la ética de cuidado en Psicoanálisis, pudiendo contribuir para el movimiento de las prácticas de cuidado en la infancia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Reflecting on the role of care in psychic constitution, this article discusses the fundamental aspects to think about the psychoanalytic treatment of children, marked by an ethical exercise. The clinical style of Winnicott and Ferenczi, taken as reference, favors the proposition that the intersubjective dimension shows up as a central element to the ethics of care in psychoanalysis, which may help to put the practices of care in childhood in motion.
  • Lacan e a negatividade do desejo Artigos Originais

    Nunes, Tiago Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho pretende demonstrar que, na primeira parte do ensino de Jacques Lacan, a assunção subjetiva do desejo enquanto falta-a-ser representa o ponto de chegada de uma psicanálise. Recorrendo aos textos inaugurais do seu ensino, veremos que é justamente a falta de um saber imanente, capaz de designar o objeto compatível com as suas necessidades, que impõe ao desejo sua negatividade, sintomaticamente expressa na forma do "que queres tu de mim?", com a qual o sujeito pretende reparar a inconsistência do Outro. Tal como propõe o psicanalista francês, uma experiência com a psicanálise levada ao seu limite deveria produzir a assunção pelo sujeito do seu desejo enquanto pura falta-a-ser, em razão da qual se liquidaria o seu endereçamento ao Outro como fundamento último.

    Resumo em Francês:

    Resumé Cet article vise à démontrer que, dans la première partie de l'enseignement de Jacques Lacan, l'appropriation subjetive du désir comme une manque-a-étre représente le point d'arrivée d'une psychanalyse. En utilisant ses premiers textes d'enseignement, nous voyons que c'est précisément l'absence d'un savoir immanent, capable de désigner l'objet compatible avec sa necessité, qui impose au désir sa négativité. Négativité symptomatique exprimé sous la forme de "Que voulez-vous de moi?", avec laquelle le sujet veut réparer l'inconsistance de l'autre. Telle que proposée par le psychanalyste français, une expérience avec la psychanalyse devrait produire l'assomption par le sujet de votre désir comme pur manque-à-être, en raison duquel résoudrait son adressage à l'autre comme fondement ultime.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo pretende demonstrar que, en la primera parte de la enseñanza de Jacques Lacan, la asunción subjetiva del deseo como falta-a-ser representa el punto de llegada de un psicoanálisis. Recurriendo a sus textos inaugurales de enseñanza, veremos que es justamente la falta de un saber inmanente capaz de designar el objeto compatible con sus necesidades lo que impone al deseo su negatividad. Negatividad sintomáticamente expresa en la forma del "¿qué quieres de mí?", con la cual el sujeto pretende reparar la inconsistencia del Otro. Como propone el psicoanalista francés, una experiencia con el psicoanálisis en su límite debería producir la asunción por el sujeto de su deseo como pura falta-a-ser, en razón de la cual se cerraría su enderezamiento al Otro como fundamento último.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper intends to demonstrate that, on the first part of Jacques Lacan's teaching, the appropriation of the desire as lack-of-being represents the aim of a psychoanalytical treatment. Referring to his very first texts and seminars, we will see that the lack of an immanent knowledge, capable of designating the object compatible with its necessities, which imposes to desire its negativity, symptomatically expressed on the form of the "che vuoi?", with which the subject intends to mend the Other's inconsistence. As proposes the French psychoanalyst, an experience with the psychoanalysis taken to its limits should produce the subject appropriation of the desire as pure lack-of-being, because of which it would liquidate its addressing to the Other as ultimate foundation.
  • Arqueologia fenomenológica, fenomenologia genética e psicologia: rumo à gênese das manifestações culturais Artigos Originais

    Valério, Pedro Henrique Martins; Barreira, Cristiano Antunes

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo é realizada uma investigação teórica de fundamentos e princípios da fenomenologia clássica enquanto orientação metodológica para o estudo de fenômenos culturais. Tal investigação se inscreve no domínio qualitativo de pesquisa em psicologia e, portanto, no domínio da psicologia da cultura. Porém, ao considerar o domínio geral dos estudos fenomenológicos em psicologia, constata-se a regularidade de críticas à fenomenologia clássica, pondo em questão alguns pressupostos metodológicos adotados por Husserl, tendo por referência, sobretudo, seus trabalhos publicados em vida. Com base em autores contemporâneos que têm se dedicado ao estudo de suas últimas obras e manuscritos ainda não publicados, o debate em torno dessas críticas é atualizado de modo a inovar as reflexões sobre a aplicação empírica de sua fenomenologia. Verificam-se então equivalências entre a arqueologia fenomenológica das culturas e a fenomenologia genética que delineiam as primeiras orientações metodológicas para o estudo de fenômenos culturais.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article présente une enquête théorique sur les fondements et les principes de la phénomenologie classique en tant que guide méthodologique pour l'étude des phénomènes culturels. Cette recherche s'inscrit dans le domaine de la recherche qualitative en psychologie et donc dans le domaine de la psychologie de la culture. Toutefois, compte tenu les études phénoménologiques en psychologie pris de façon générale, il y a la critique régulière de la phénoménologie classique, mettent en question certaines hypothèses méthodologiques adoptées par Husserl, particulièrement en ce qui concerne leurs oeuvres publiées en vie. Basé sur des auteurs contemporains qui se sont consacrés à l'étude de leurs oeuvres passées et manuscrits inédits, le débat autour de ces critiques est mis à jour et permet d'innover les réflexions sur l'application empirique de sa phénoménologie. À titre de conclusion, des équivalences entre l'archéologie phénoménologique des cultures et la phénoménologie génétique sont presentés comme des lignes méthodologiques directrices pour l'étude des phénomènes culturels.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta una investigación teórica de los fundamentos y principios de la fenomenología clásica como guía metodológica para el estudio de los fenómenos culturales. Esta investigación se inscribe en el campo de la investigación cualitativa en psicología y, por lo tanto, en el campo de la psicología de la cultura. Sin embargo, teniendo en cuenta el dominio general de los estudios fenomenológicos en psicología, se verifica la regularidad de críticas a la fenomenología clásica, que cuestionan algunos presupuestos metodológicos adoptados por Husserl, teniendo por referencia, sobre todo, sus obras publicadas en vida. Con base en autores contemporáneos que se han dedicado al estudio de sus obras pasadas y manuscritos no publicados, el debate en torno a estas críticas fue actualizado para innovar las reflexiones sobre la aplicación empírica de su fenomenología. Son verificadas equivalencias entre la arqueología fenomenológica de las culturas y la fenomenología genética que delinean las primeras orientaciones metodológicas para el estudio de fenómenos culturales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents a theoretical investigation of the fundamentals and principles of classical phenomenology as a methodological approach for the study of cultural phenomena. This research is inscribed in the realm of qualitative research in psychology, therefore in the field of psychology of culture. However, in considering the general area of phenomenological studies in psychology, regular criticism of classical phenomenology is observed, questioning some methodological assumptions adopted by Husserl, referring primarily to the works published during his lifetime. Based on contemporary authors dedicated to the study of Husserl´s later works and unpublished manuscripts, the debate around these criticisms is updated to innovate reflections on the empirical application of his phenomenology. As conclusion, some equivalences between phenomenological archeology of culture and genetic phenomenology confers the first methodological guidelines for the study of cultural phenomena.
  • Alteração do conceito de etnicidade a partir da experiência das tecedoras mapuche do sul do Chile Artigos Originais

    Gonzalez Rial, Ramiro; Haye, Andrés

    Resumo em Português:

    Resumo O caso das tecedoras mapuche da 9a Região do Chile nos permite reconsiderar os fenômenos de identidade cultural e etnicidade à luz das tensões e dos processos de subjetividade que medeiam a construção da memória cultura. São analisados tanto o cenário microgenético dos trabalhos de identidade quanto um cenário macrogenético, nos quais os processos identitários, as técnicas comerciais e religiosas do contexto mapuche se relacionam em permanente transmutação. Discute-se o conceito de etnicidade com o objetivo de aprofundar a compreensão de um fenômeno que está longe de manifestar-se como uma simples homogeneidade. A discussão procura abordar a multiplicidade de tomadas de posição na experiência das tecedoras, enfatizando um olhar para a etnicidade como um processo em permanente devir, no qual a memória social do grupo reconduz uma seleção interessada de tradições orientando a construção de uma identidade potencial face ao porvir.

    Resumo em Francês:

    Résumé Le cas des tisseuses "mapuche" de la IX Région du Chili nous permet de reconsidérer les phénomènes de l'identité culturelle et de l' éthnicité à la lumière des tensions et des processus de subjectivité qui médiatisent la construction d'une mémoire culturelle. On analyse une scène microgénétique des travaux d'identité aussi bien que la scène macrogénétique où les processus identitaires, les techniques commerciales et religieuses du contexte "mapuche" se rapportent entre eux dans une transmutation permanente. On débat le concept d'éthnicité pour contribuer à l'approfondissement dans un phénomène complexe qui est loin de se manifester comme une simple homogénéité. Pour reconnaître la densité des nuances et de la multiplicité de choix à l'expérience des tisseuses, la discussion réalisée suggère qu'il faut souligner le regard sur l'éthnicité comme processus en évolution constant, où la mémoire sociale d'un groupe reconduit à une sélection intéressée des traditions pour orienter la construction d'une identité potentielle à l'attente du futur.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El caso de tejedoras mapuche de la IX Región de Chile nos permite reconsiderar los fenómenos de identidad cultural y etnicidad a la luz de las tensiones y procesos de subjetividad que median la construcción de memoria cultural. Se analiza tanto un escenario microgenético de los trabajos de identidad - como un escenario macrogenético, donde los procesos identitarios, las técnicas comerciales y religiosas del contexto mapuche se relacionan entre sí en permanente transmutación. Se discute el concepto de etnicidad con el fin de contribuir a ahondar en un fenómeno que está lejos de manifestarse como simple homogeneidad. Se realiza una discusión dando cuenta de la multiplicidad de tomas de posición en la experiencia de las tejedoras, enfatizando una mirada a la etnicidad como un proceso en permanente devenir, donde la memoria social del grupo reconduce una selección interesada de tradiciones orientando la construcción de una identidad potencial de cara al porvenir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The case of Mapuche weavers from the IX Region of Chile allows us to reconsider the phenomenon of cultural identity and ethnicity in light of the tensions and subjectivity processes that mediate the construction of cultural memory. We analyze both a microgenetic scenario of identity works and a macrogenetic scenario where identity processes and commercial and religious techniques of Mapuche context relate to each other in constant transmutation. The concept of ethnicity is discussed to contribute to shed light into a phenomenon that is far from manifest itself as a simple homogeneity. A discussion is made considering the multiplicity of position statements on the experience of the weavers, emphasizing a look at ethnicity as a process in constant development, in which the social memory of the group shapes a biased selection of traditions that guides the building up of a potential identity facing the future.
  • Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação Artigos Originais

    Dias, Marian Ávila de Lima e; Rosa, Simone Conceição; Andrade, Patrícia Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo: A pesquisa objetivou identificar fatores considerados necessários para a implementação da educação inclusiva ligados aos professores e sua atuação. Realizou-se um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema; posteriormente, foram entrevistadas três professoras com experiência em educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica identificou 20 fatores, que foram separados em três categorias: I - fatores relativos ao professor, II - fatores intraescolares e III - fatores sociais. Para as entrevistadas, a centralidade da educação inclusiva recai sobre os fatores relativos ao professor, em especial às suas características de personalidade, tais como afetividade e persistência, sem nenhuma menção aos fatores sociais. Tais respostas indicam concepções de escola e de inclusão em que o desempenho individual do professor é visto como independente do clima social e das políticas de implementação da educação inclusiva.

    Resumo em Francês:

    Résumé: La recherche visait à identifier les facteurs nécessaires à la mise en œuvre de l'éducation inclusive, en particulier ceux liés à la performance des enseignants. Une recherche documentaire a été effectuée, et ensuite ont été interrogées trois enseignantes ayant de l'expérience dans l'éducation inclusive. La recherche documentaire a identifié 20 facteurs répartis en trois catégories: I - les facteurs liés a la formation des enseignants, II - les facteurs intrascolaires et III - les facteurs sociaux. Pour les enseignantes interrogées, le facteur concerne les caractéristiques de la personnalité de l'enseignant, comment l'affection envers les enfants et la persistance, sans mention aux facteurs sociaux. Les réponses indiquent des concepts d'école et de l'éducation inclusive selon lesquels la performance individuelle d'enseignant n'a pas liaison avec les politiques publiques et les demandes sociales.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La investigación tuvo como objetivo identificar los factores considerados necesarios para la implementación de la educación inclusiva relacionados a los profesores y su actuación. Se realizó una investigación bibliográfica sobre el tema; después tres profesoras con experiencia en educación inclusiva fueron entrevistadas. La búsqueda en la literatura identificó 20 factores, divididos en tres categorías: I - factores relativos al profesor, II - factores intraescolares y III - factores sociales. Para las entrevistadas, lo principal en la educación inclusiva son los factores relativos al profesor, en especial sus características de personalidad, tales como afectividad y persistencia, sin ninguna mención a los factores sociales. Las respuestas indican concepciones de escuela y de inclusión donde el desempeño individual del profesor es visto como independiente del clima social y de las políticas de implementación de la educación inclusiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present research aimed to identify the elements related to teachers and their performance in the inclusive education. A bibliographical survey of the elements presented in literature on inclusive education and a field research with three elementary school teachers was performed. There were identified 20 elements described in articles and books, which were divided in three categories: I - factors related to the teacher, II - factors internally related to the school and III - social related factors. For the interviewed teachers the unanimous factor that determines their performance is related to personality factors, such as kindness and persistence, without any mention to the social factors. Such results indicate views of school and inclusion in which the individual performance of teachers is seen as independent of social mood and the implementation of inclusive education policies.
  • Associação entre sinais de sofrimento psíquico até dezoito meses e rebaixamento da qualidade de vida aos seis anos de idade Artigos Originais

    Mota, Angela Di Paolo; Lerner, Rogério; Escobar, Ana Maria de Ulhôa; Kupfer, Maria Cristina Machado; Rocha, Francisco Marcelo Monteiro da; Santos, Luiz Silva dos

    Resumo em Português:

    Resumo: A pedido do Ministério da Saúde foi desenvolvido e validado um protocolo de Indicadores clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) para detectar riscos para transtornos psíquicos de desenvolvimento em bebês de 0 a 18 meses. Este trabalho teve como objetivo verificar a validade preditiva do IRDI, a partir de sua relação com dois instrumentos: o Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQUEI) e o Child Health Questionnaire (CHQ), ambos já validados no Brasil e aplicados aos seis anos de vida. A amostra foi composta por 46 crianças de três centros de saúde de São Paulo. Os resultados indicaram que o IRDI não se mostrou sensível à avaliação de qualidade de vida obtida com o uso do AUQUEI. No entanto, a associação estatisticamente significante encontrada entre resultados obtidos no IRDI e no CHQ mostrou maior capacidade do IRDI para predizer qualidade de vida relacionada ao índice psicossocial do que ao índice físico do mesmo instrumento.

    Resumo em Francês:

    Résumé: À la demande du Ministère de la Santé, un groupe de psychanalystes a développé et validé un protocole d'Indicateurs de Risque Cliniques pour le Développement de l'Enfant (IRDI), capable de détecter les risques de troubles dans le développement mentaux chez bébés d'âge entre 0 et 18 mois. Cette étude visait à déterminer le degré d'association entre l'IRDI et des deux autres instruments qui évaluent la qualité de vie : l'Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQUEI) et le Child Health Qtuestionnaire (CHQ). Les deux ont été validés au Brésil et on été appliqués aux enfants à l'áge de six ans. L'échantillon comprenait 46 enfants hospitalisés dans trois centres de santé à São Paulo, au Brésil. Les résultats indiquent que l'IRDI n'est pas sensible à l'évaluation de la qualité de vie obtenue par l'AUQUEI. Cependant, l'association statistiquement significatif trouvée dans les résultats a montrée une capacité du IRDI de prédire la qualité de vie liée à l'index psychosocial plus grande que de laquelle liée à l'index physique du même instrument.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Un protocolo de Indicadores clínicos de Riesgo para el Desarrollo Infantil (IRDI) fue desarrollado y validado a demanda del Ministerio de Salud para detectar los riesgos de trastornos psíquicos de desarrollo en los niños de 0 a 18 meses. Este estudio tuvo como objetivo determinar el grado de asociación entre el IRDI y otros dos instrumentos que evalúan la calidad de vida: el Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagen (AUQUEI) y el Child Health Questionnaire (CHQ), ambos ya validados en Brasil y aplicados a los seis años de edad. La muestra consta de 46 niños de tres centros de salud de São Paulo. Los resultados indicaron que el IRDI no se mostró sensible a la evaluación de la calidad de vida obtenida mediante el uso del AUQUEI. Sin embargo, la asociación estadísticamente significativa encontrada entre los resultados obtenidos en el IRDI y CHQ mostró una mayor capacidad del IRDI para predecir la calidad de vida relacionada al índice psicosocial que al físico del mismo instrumento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: At the request of the Ministry of Health, a protocol of Clinical Risk Indicators for Child Development (IRDI) capable of detecting risk for psychic development disorders in infants aged between 0 and 18 months was developed and validated. This study aimed to verify the degree of association between IRDI and two other instruments for assessing quality of life: Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Image - AUQUEI and Child Health Questionnaire - CHQ, both already validated in Brazil and applied at the age of six years. The sample comprised 46 children from three health centers in São Paulo, Brazil. The results indicated that IRDI was not sensitive to the assessment of quality of life achieved by using AUQUEI. However, a statistically significant association found between the results of IRDI and CHQ showed higher capacity of IRDI to predict quality of life related to psychosocial index than the physical index of the same instrument.
  • Entre o especialismo e o apoio: psicólogos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família Artigos Originais

    Sousa, Diogo de; Oliveira, Isabel Fernandes de; Costa, Ana Ludmila F.

    Resumo em Português:

    Resumo: A inserção do psicólogo em equipes multiprofissionais e interdisciplinares para suporte às equipes de saúde da família, a partir da criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em 2008, foi priorizada, ainda que sem um claro perfil para sua atuação. Isso levou ao questionamento das implicações de um trabalho voltado à atenção e gestão para a Psicologia. Objetivou-se analisar o processo de implantação do NASF e a prática dos psicólogos em dois municípios do estado do Rio Grande do Norte. Utilizou-se análise de documentos oficiais e roteiros de entrevistas semiestruturadas distintos, para psicólogos (um do município A e dois do município B) e coordenadores (dois, um de cada município). Pôde-se inferir que a atuação psicológica revela enfoques tradicionais e uma reprodução de atividades de outras instituições. Conclui-se que as diferenças nos processos de implantação dos serviços criam os próprios instrumentos para reversão dessa lógica.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L'insertion du psychologue en équipes multiprofessionnelles et interdisciplinaires pour le support aux équipes de santé de la famille, à partir de la création des NASFs (Núcleos de Apoio a Saúde da Família - Noyaux de Support à la Santé de la Famille) en 2008, a été priorisé, même sans un profil nette pour son action. Cela a provoqué le questionement des implications d'un travail destiné à l'attention et à la gestion pour la Psychologie. L'intention a été d'analyser le processus d'implantation du NASF et la pratique des psychologues dans deux villes de l'état du Rio Grande do Norte. On a utilisé l'analyse des documents officiels et des dialogues d'entretien semiestructurés distingués, pour des psychologues (1 de la ville A et 2 de la ville B) et des coordinateurs (2, un de chaque ville). On peut comprendre que l'actuation a eposé des mises au point plutôt traditionnels et une reproduction d'activités d'autres institutions. On peut conclure que les différences sur les processus d'implantation des services créent eux mêmes les instrument pour la reversion de cette logique.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La inclusión de psicólogos en equipos multidisciplinarios e interdisciplinarios para apoyar a los equipos de salud de la familia, desde la creación de Núcleos de Apoio a Saúde da Família en 2008, se dio prioridad, aunque sin un perfil claro para su actuación. Esto llevó al cuestionamiento de las implicaciones de un trabajo dirigido a la atención y gestión para la Psicología. Este estudio tuvo como objetivo analizar el proceso de implementación del NASF y la práctica de los psicólogos en dos municipios del estado de Rio Grande do Norte. Se utilizó el análisis de documentos oficiales y guiones diferentes de entrevistas semi-estructuradas a los psicólogos (uno de la ciudad A y dos de la ciudad B) y coordinadores (2, uno de cada ciudad). Resultó que la actuación psicológica revela enfoques tradicionales y una reproducción de actividades de otros contextos y se conclui que las diferencias en los procesos de implementación de servicio crean los instrumentos para revertir esta lógica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The institution of Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) at 2008 structured multiprofessional and interdisciplinary teams, in which psychologists are considered main professional. Models related to psychological actions are not defined, raising questions about implications about a work that is health caring as much as managing service. This study aims to clarify the connection between NASF's deployment process and the effective practice of psychologist inserted at the service, at two cities of Rio Grande do Norte (RN). It was used analysis of official documents and different semi-structured interviews to psychologists (3) and coordinators (2). Through a comparison analysis may be infered that the psychological practice reveals a traditional approach and reproduces practices from different institutions. Also, the differences of services deployment process set a way to revert that logic.
  • Uma medida de apego: versão brasileira da Experiences in Close Relationship Scale - Reduzida (ECR-R-Brasil) Artigos Originais

    Natividade, Jean Carlos; Shiramizu, Victor Kenji Medeiros

    Resumo em Português:

    Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram adaptar e buscar evidências de validade para a população brasileira da versão reduzida da Experience in Close Relationship. Após procedimentos de tradução dos 12 itens, o instrumento foi respondido por 4.879 adultos de todas as regiões do país, 66% mulheres. Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias evidenciaram a adequação da estrutura de dois fatores, em consonância com o estudo original. Os índices de consistência interna dos fatores "ansiedade" e "evitação" mostraram-se satisfatórios. Encontraram-se resultados de diferenças sexuais e correlações com tempo de relacionamento e níveis de sociossexualidade de acordo com as hipóteses teóricas e muito semelhantes aos encontrados para a versão brasileira da medida estendida. Ainda, a escala foi capaz de diferenciar participantes que estavam em relacionamento compromissado daqueles em relacionamento sem compromisso. Considera-se que as evidências de validade e fidedignidade encontradas para a ECR-R-Brasil mostraram-se satisfatórias.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Les objectifs de cette étude étaient d'adapter et de trouver des preuves de validité pour la population brésilienne de la version réduite de l'échelle Experience in Close Relationship. Après la traduction de ses 12 questions, l'instrument a été répondu par 4,879 adultes de toutes les régions du pays, dont 66% femmes. Analyses factorielles exploratoires et confirmatoires ont montré la pertinence de la structure de deux facteurs, conformément l'étude originale. La fiabilité de les facteurs " anxiété " et " evitement " étaient appropriées. Les résultats pour les différences de sexe et corrélations avec la durée de la relation et socioséxualité ont respecté les hypothèses théoriques et ont été très semblables à celles trouvées par la version brésilienne étendue de la mesure. L'échelle a été capable de distinguer les participants qui étaient dans une relation engagée de ceux qui étaient dans relations sans engagement. On considère que cette version brésilienne adaptée de l'instrument a montré preuves satisfaisantes de validité et fiabilité.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los objetivos de esta pesquisa fueron adaptar y buscar pruebas de validez para la población brasileña de la versión reducida de la escala Experience in Close Relationship. Después de procedimientos de traducción de los 12 ítems, el instrumento fue contestado por 4.879 adultos de todas las regiones del país, y 66% de ellos eran mujeres. Análisis factoriales exploratorias y confirmatorias demostraron la adecuación de la estructura de dos factores, en conformidad con el estudio original. Los índices de consistencia interna de los factores "ansiedad" y "evitación" se mostraron satisfactorios. Encontramos resultados de diferencias sexuales y correlaciones con el tiempo de relación y niveles de sociosexualidad de acuerdo con las hipótesis teóricas y muy similares a los encontrados para la versión brasileña de la medida extendida. La escala fue capaz de distinguir los participantes que se encontraban en relaciones comprometidas de aquellos en relaciones sin compromiso. Se consideran satisfactorias las pruebas de validez y confiabilidad encontradas para la ECR-R-Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study was to adapt and seek validity evidence for the Brazilian population of the short version of the Experience in Close Relationship Scale. After translation procedures of the 12 items, 4,879 adults from all regions of the country answered the instrument, being 66% women. Exploratory and confirmatory factorial analyses showed a suitable two-factor structure, in line with the original study. The reliability coefficients of "anxiety" and "avoidance" factors were adequate. We found results of sex differences and correlations with length of relationship and sociosexuality according to the theoretical assumptions and very similar to those found in the Brazilian long-version of the measure. Also, the scale was able to discriminate participants who were in a committed relationship of those in non-committed relationships. We consider that our Brazilian adapted version of the instrument displayed satisfactory evidence of validity and reliability.
  • O ser no gerúndio: o subjetivar-se que não cessa de acontecer Resenha

    Maia, Marisa Schargel
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br