Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 7, Publicado: 1994
  • Editorial

  • Interdisciplinaridade e a orientação do educador

    Caldana, Regina Helena Lima

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir como vem se processando a resposta dos profissionais (especialemente dos psicólogos) a uma procura de orientação para a educação da criança. Para tanto recorre-se a uma abordagem interdisciplinar que permite, ao mesmo tempo, analisar: a) as dificuldades e problemas experienciados pelos adultos no papel de socializadores; b) os diferentes tipos de orientação "técnicas e científicas" a eles fornecidas; c) as necessidades de apoio em outras áreas do saber, especialmente a história da criança, da educação e da família, para compreender o contexto e propor melhores estratégias de orientação aos educadores.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to analyse and discuss what happens in the search for orientations in childhood education, and the way the professionals, specially the psychologists, are answering to this solicitations. The approach adopted is interdisciplinary, and at the same time it is studied: a) what the adults are experiencing in their role as socializes, the difficulties and the problems faced; b) the different types of "technical and scientific'' orientations passed; c) the need for another kind of support, also to understand better and to propose interventions strategies, from adjacent knowledge areas as childhood, education and family history.
  • Mudar o ensino?: concepções, perspectivas e valores de professores de 5ª a 8ª séries

    Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite

    Resumo em Português:

    O artigo relata uma experiência, parte de Projeto mais amplo, visando conduzir professores de 1° grau a refletirem sobre os fundamentos de sua prática e sensibilizá-los à mudança. O trabalho desenvolveu-se em encontros semanais mediante debates, painéis, dramatização, coleta de dados junto a alunos e aplicação da técnica das palavras-chave. Os resultados mostram avanços na tomada de consciência do professor quanto ao próprio papel e aos pressupostos de sua ação, além do predomínio de visão equilibrada sobre o modelo tradicional de ensino e perspectiva positiva quanto a sua mudança. As conclusões apontam para a necessidade constante de o professor rever os fundamentos de sua atuação e de buscar ultrapassar o nível do simples fazer da prática, em direção a sua compreensão.

    Resumo em Inglês:

    The paper reports an experience, part of one more extensive Project, intending to lead First Grade teachers to a reasoning about the groundwork of their own practice and to make them sensitive to a change. The work was developed in weekly meetings by means of debates, panels, dramatization, research about pupils' data and application of the key-words technique. The results show advances in the teacher's consciousness about his own role and acting pressupositions and also one balanced view about the traditional teaching model and one positive perspective leading to its change. The conclusions point out to the teacher's constant need of reviewing his acting groundwork and of trying to surpass the mere doing of his practice, and looking forward to its comprehension.
  • O fracasso escolar: a quem atribuir?

    Silva, Rosalina Carvalho da

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a questão da psicologização do fracasso escolar. Para isto foram analisados os motivos para 131 solicitações de atendimentos psicológicos à crianças e adolescentes, em um serviço público de saúde do município de Ribeirão Preto, São Paulo. O maior número de solicitações ocorreu em relação ao sexo masculino, e faixa etária de maior concentrção foi a de 7 a 12 anos,com 71,4 por cento de queixas de aprendizagem, todas ligadas a problemas de desajustes escolares. A principal fonte de encaminhamentos para esses atendimentos psicológicos foi a Escola. Com base nos dados obtidos neste e em outros estudos semelhantes discute-se o modo limitado como alguns educadores "a priori" interpretam os problemas escolares de crianças e adolescentes como psicológicos: questão da "psicologização" do fracaso escolar nos serviços básicos de saúde¹.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses how academic failures are being interpreted as psychological problems. 131 Were analyzed cases from a Public Health Service at Ribeirão Preto, São Paulo. The predominance was 7-to 12-year-old male cases and the majority of complains (71,4%) were related as learning desabilities and school problems. The school is the main source to guide the cases towards psychological services. Although these data confirm others from this area, we are focusing the limited way the educators are interpreting academic failures from children and adolescents as psychological problems.
  • Formação em psicologia: a perspectiva da carta de Serra Negra

    Japur, Marisa

    Resumo em Português:

    A Carta de Serra Negra é o documento síntese de um encontro, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia, entre representantes de todos os Cursos de Psicologia do país. Ele enuncia sete Princípios Norteadores da Formação em Psicologia e dez Sugestões de Operacionalização desses Princípios. Este estudo teve por objetivo: a) conhecer a opinião de professores e alunos de um Curso de Psicologia sobre essa carta e b) proceder a uma avaliação do Curso de Psicologia da FFCLRP-USP, tendo por base esse mesmo documento. Os resultados apontam a dificuldade de se elaborar um subsídio comum a todos os Cursos de Psicologia e questionam a relação entre os Princípios e as Sugestões enunciados pela Carta de Serra Negra.

    Resumo em Inglês:

    The Serra Negra Letter is a document summarizing a meeting of representatives of all Psychology Courses in Brazil promoted by the Federal Council ofPsychology. The Letter contains seven Guiding Principles of Psychology Training and ten Suggestions for the Operationalization of these Principles. The objectives of the present study were: a) to inquire about this letter, and b) to evaluate the Psychology Course of FFCLRP-USP on the basis of the same document. The results pointed out the difficulty in elaborating a common subsidy for all Psychology Courses and questioned the relationship between the Principles and the Suggestions stated in Serra Negra Letter.
  • A redefinição democrática através da praxis intencional: a conscientização dos valores éticos

    Miranda, Ivanilse Leite

    Resumo em Português:

    Procurando-se reafirmar a importância da teoria marxista, este artigo propõe-se a redefinição da democracia enquanto método e a possibilidade de sua superação para democracia-condição social através da praxis intencional exercida no cotidiano. A compreensão da vida cotidiana requer a sua reconstituição ontológica pela via da conscientização dos valores éticos contidos na genericidade.

    Resumo em Inglês:

    Searching to reafirm the importance of Marxist theory, this papaer proposes the redefinition of democracy as a method and the possibility of its overcome to democracy-social conditions through intentional rule daily acted. The comprehension of the quotidian life, requires its ontological reconstitution by the consciousness of the ethical values indued in the humankind.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br