Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 8-9, Publicado: 1995
  • Apresentação

  • Desvelando a criança que existe em seu aluno, algumas implicações para o fazer da professora pré-escolar

    Fleury, Maria das Graças

    Resumo em Português:

    Este artigo traz os dados e as discussões de uma pesquisa realizada sobre as representações de Crianças, Infância e Aluno, que professoras de pré-escola expressam a partir de um conjunto de técnicas gráficas, observacionais e orais.

    Resumo em Inglês:

    This paper summarizes the data discussions of one research with pre-school teachers and in intended to know their representations about Child, Infancy and Pupil, using a "pool" of techniques to collect data that included the Observational, the Oral and the Grafhic (Drawings).
  • Professores de escolas públicas: formação e atuação profissional

    Alves, Zélia M. M. Biasoli

    Resumo em Português:

    Este estudo foi levado a efeito visando analisar dados, obtidos a partir de questionários e entrevistas com professores de Escolas Públicas, que descrevessem sua formação, características de sua atuação profissional e as crenças que as embasam, objetivando discutir esse ideário contra o que ocorre no Sistema Educacional no Brasil atualmente.

    Resumo em Inglês:

    This study intends to analyse data obtained through interviews and questionaries with Public Schools teachers', so it can be possible to describe the graduation system of these teachers, the characteristics of their professional activities and the beliefs that base them, trying to discuss the teachers ideary against what occurs in the Brazilian Educational System nowadays.
  • Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa

    Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite

    Resumo em Português:

    O artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de "desenvolvimento das potencialidades do educando" em novas bases.

    Resumo em Inglês:

    The paper intends to show how the question of the teaching practice groundworks is a top priority in a discussion about the teacher's failures, incoherences and dissatisfactions in his daily work. Such groundworks are considered as the starting point for an analysis of the present teaching. Misunderstandings and ambiguities of the teaching practice and the persistence of characteristics of traditional pedagogy are pointed out, together with its assumptions and implications for the students' development and learning as well. At the end, Piagetian psychological and epistemological principles on which an active pedagogy may be founded are presented along with some cues for its effectiveness in practice, intending to serve the educational aim of "development of the learner's potentialities" according to new basis.
  • Avaliação do rendimento escolar: estudos e concepção

    Camargo, Dair Aily Franco de

    Resumo em Português:

    No presente artigo, além de lançar mão de informações da literatura, como comumente se faz, peço licença e me autorizo a emitir sobre avaliação escolar, minhas próprias idéias e opiniões, fruto de muitos anos de investigação, vivência em salas de aula, problemas e reflexão.

    Resumo em Inglês:

    This paper uses the common ways of data collecting in literature, and also the author's own ideas, thoughts and opinions, based on many years of research, problem-solving and classroom experiences.
  • S.O.S. escola noturna: uma tentativa de intervenção

    Silva, Maria Helena Galvão Frem Dias da; Lourencetti, Gisela; Rached, Maysa Nunes

    Resumo em Português:

    Estudo de caso de uma escola pública, com problemas para o funcionamento do período noturno do 1º Grau. Foram entrevistados (a maioria dos alunos e 11 professores das séries finais, alem de membros do staff da escola). Foram analisados também livro-ponto e caderneta dos professores. Os resultados alertam para a rotatividade do corpo docente e direção como condicionante do fracasso escolar, que é evitado pelos alunos através do perverso mecanismo de evasão. Os alunos se mostram críticos agudos da escola, enquanto os professores se revelam isolados, impotentes e contraditórios em seu trabalho no curso noturno. O dado mais alarmante: frente ao fracasso, baseado na Resolução 244/94 da SE, a Delegacia de Ensino local optou por fechar o curso frustando pesquisadores, professores e alunos.
  • A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar

    Pinto, José Marcelino de Rezende

    Resumo em Português:

    Neste trabalho buscaremos apresentar uma síntese dos principais conceitos da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas assim como deduzir algumas de suas implicações para o estudo das organizações. Em particular, buscaremos mostrar que esta teoria se constitui em poderoso instrumento analítico no estudo da estrutura e funcionamento dos conselhos com participação popular que são uma marca característica das sociedades capitalistas contemporâneas. Este estudo tem por base a tese de doutorado Administração e Liberdade: Um estudo do Conselho de Escola à luz da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas (Pinto, 1994).

    Resumo em Inglês:

    It's our aim to present in this paper, the basic concepts from Jürgen Habermas' theory of communicative actions, as well to develop some inferences of this theory for the administration study, specialy the school one.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br