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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 9, Número: 17, Publicado: 1999
  • Editorial

  • Produzindo distâncias para evitar colisão contra um obstáculo fixo em ambiente rígido

    Gomes, Bernardo; Matsushima, Elton; Oliveira, Luiz Eduardo; Santos, Myriam dos; Ribeiro Filho, Nilton; Silva, José Aparecido da

    Resumo em Português:

    As pessoas, durante uma tarefa de caminhar sem visão para alvos previamente visualizados, usualmente realizam-na acuradamente, mesmo sem feedback visual. Quando falham, acidentes, como quedas, podem ocorrer. Estas falhas são geralmente associadas com erros humanos durante os processos de tomada de decisão, de ação ou de percepção. O presente trabalho foi desenvolvido para verificar se tais falhas, numa tarefa de evitar colisão, são associadas à orientação espacial e a tendências do observador. Planejamento: 4 grupos experimentais (Cena Completa, obstáculo e pontos de desvio; Imaginar, somente obstáculo; Sem Obstáculo; somente pontos de desvio; 10s de Atraso, obstáculo e pontos de desvio) x 3 distâncias do obstáculo (três, sete e 12 metros) x 2 distâncias de desvio (0,5 e 1,0 metro). Os observadores observaram a cena e, então, caminharam sem visão para os pontos de evitação. Os resultados mostraram uma acurácia no grupo Cena Completa, o que sugere uma pronunciada ação da informação visual na coordenação de comportamentos motores. A subestimativa encontrada nos outros indica que processos cognitivos, como a tendência do observador, podem conduzir a erros na ação. A acurácia na distância caminhada entre os pontos de desvio a 1,0m pode ser devida ao conforto da situação ou à forte ação da dimensão frontoparalela.

    Resumo em Inglês:

    During a task of blinded walking to previously seen targets, people often do it accurately, even without vision feedback. When they fail, accidents may happen, like falling. These failures are often associated with human mistakes during decision-making processes, action or perception. The present study was designed in order to verify if these failures, in a collision avoidance task, are associated to the spatial orientation and to observers' tendencies. Design: 4 experimental groups (Whole Scene, obstacle and avoidance points; Imagine, only obstacle; Without obstacle; avoidance points; 10sec Delay, obstacle and avoidance points) x 3 obstacle distances (three, seven and 12 meters) x 2 avoidance distances (0.5 and 1.0 meter). The observers saw the scene and then blinded walked to the avoidance points. The results showed an accuracy in the Whole Scene group, that suggest a powerful action of the visual information in the coordination of motor behaviors. The undershoot found on the others indicates that cognitive processes, like observers' tendencies, might lead to mistakes in action. The accuracy in the walked distance between the avoidance points at 1.0m may be due to a comfortable situation or to the powerful action of fronto-parallel dimension.
  • Instrumentos de avaliação de qualidade de vida após transplante de medula óssea (TMO): uma revisão da literatura

    Almeida, Ângela da Costa; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta uma revisão da literatura relativa à qualidade de vida após a realização de transplante de medula óssea (TMO), destacando-se as variáveis psicossociais e as características de personalidade envolvidas no processo de adaptação. Nesse contexto, apresenta algumas considerações sobre instrumentos de avaliação, utilizados na identificação de possíveis preditores de ajustamento psicossocial no sentido de ampliar a compreensão do significado psicológico do TMO na sobrevida dos pacientes. Os estudos desenvolvidos sugerem que a qualidade de vida dos pacientes pós-TMO está associada aos recursos pessoais disponíveis à adaptação, apontando para a necessidade de pesquisas longitudinais e prospectivas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a review of the literature concerning quality of life after bone marrow transplant (BMT) emphasizing psychosocial variables and personality characteristics involved in the adaptation process. Thus, analysis were reported about instruments of evaluation, used to identify predictors potential of psychosocial adjustment in order to improve a more depth understanding of psychological impact on quality of life to BMT survivors. The developed researches suggest that quality of life of survivors of BMT is associated with the personal resources related to adaptation, pointing towards the necessity of longitudinal and prospective studies.
  • Os (des)caminhos da alfabetização, do letramento e da leitura

    Assolini, Filomena Elaine; Tfouni, Leda Verdiani

    Resumo em Português:

    Considerando que o vocábulo letramento tem sido diferente e freqüentemente utilizado por profissionais da educação, buscamos investigar, com base nos postulados teórico-metodológicos da análise do discurso de "linha" francesa e nos trabalhos de Tfouni sobre alfabetização e letramento, os diferentes enfoques de letramento que atualmente circulam no contexto escolar, bem como as conseqüências e implicações para a prática de ensino de leitura e de escrita decorrentes desses enfoques.Realizamos entrevistas com professores e assistimos a aulas por eles ministradas com o objetivo de verificar se suas concepções de letramento eram levadas a efeito no ensino de leitura e de escrita. Uma das conclusões a que chegamos é que, no contexto escolar, letramento é tomado como sinônimo de alfabetização, sendo o aluno não-alfabetizado rotulado de "iletrado", "ignorante" e "analfabeto". Criticamos tal enfoque e apresentamos as propostas de alfabetização letrada e de um trabalho que considere leitura como atribuição de sentidos.

    Resumo em Inglês:

    Considering the fact that the word literacy has been frequently and differently used by education professionals, we intend to investigate - based on the theoretical-methodological postulate of the analyzes of the French "line" speech and on the Tfouni works on literacy and alphabetization - the different focuses of literacy that circulate nowadays in schools, as well as their consequences and implications on the reading and writing practices. We interviewed teachers and attended their classes, intending to observe how they effectively used their conceptions of literacy while teaching reading and writing. One of our conclusions was that literacy is used as a synonym for alphabetization, and the student that can not read or write is seen as "illiterate" and "ignorant". Such focuses are not acceptable so we presented a proposal of literate alphabetization and a work where one takes into consideration reading as an attribution of senses.
  • Relações pais e filhos adolescentes e estratégias de prevenção a riscos

    Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan; Freitas, Maura Gloria de; Fukamori, Ligia

    Resumo em Português:

    A prevenção de comportamento desviante é uma estratégia recente que norteia os estudos de desenvolvimento humano. O relacionamento familiar conflituoso, o mau desempenho escolar, a pouca importância atribuída à vida são fatores de risco, muitas vezes associados ao contexto em que se processa o desenvolvimento. Este trabalho teve por objetivo levantar alguns fatores do relacionamento familiar, que podem afetar o comportamento de filhos adolescentes. A amostra utilizada constituiu-se de 317 estudantes, freqüentando o segundo grau em escola pública, cidade de porte médio. Foram coletados dados de 143 sujeitos masculinos e de 174 femininos, distribuídos conforme as faixas etárias em adolescência inicial ( 15 a 17 anos) e final (18a 20-21 anos). Um inventário, descrevendo aspectos da vida de adolescentes e de suas famílias foi aplicado, sendo composto de questões gerais ( parte 1 ) e de um "checklist", contendo itens relativos a eventos estressantes ( parte 2), forma adaptada do inventário-padrão "Família y Adolescência: Indicadores de Salud" da W.K. Kellogg Foundation. Os dados, analisados em função das variáveis sexo e grupos de idade, cobrem aspectos como o.grau de satisfação nas relações materna e paterna, saúde e condições estressantes vivenciadas pela família e como os adolescentes avaliam os aspectos de sua vida pessoal, quais suas expectativas, realizações e comportamentos em relação à escola. A análise preliminar indica que além de aspectos do relacionamento familiar satisfatório o ajustamento escolar possa ser um meio de prevenção. Sugere-se que fatores de riscos, precocemente detectados, poderão ter sua ação minimizada num processo re-educativo.

    Resumo em Inglês:

    To prevent behavioral deviation is one recent strategy. Conflictive familiar relationship, bad school performance and low value assigned to life are risk factors that many times can be associated to the context in which the development takes place. This study had as objective to consider some factors associated to familiar relationship that could affect teenager's behavior. The sample was composed by 317 students, of a middle town size public high school. Subjects were 143 males and 174 females, classified in two groups: initial adolescence (15 - 17 years old) and final adolescence (18 - 21 years old). One inventory describing aspects of teenager's and family's lives was applied asking questions about the family (part 1) and by a checklist that contained aspects related to stressful events (part 2), adapted from W.K.Kellogg Foundation's inventory named "Familia y Adolescência: Indicadores de Salud". Results are analyzed according to sex and age variables and they cover aspects such as the level of satisfaction in mother and father relationship, healthy and stressful conditions experienced by family and teenagers' evaluation about their personal life and the teenagers' behavior, expectance and accomplish towards school. Preliminary analyses indicate that besides satisfactory family relationship, good school adjustment may be one way to prevent social and psychological risks in teenagers' groups, suggesting that risk factors early detected could have their action minimized in a re-educative process.
  • "O auto-retrato em crianças institucionalizadas"

    Pasian, Sonia Regina; Jacquemin, André

    Resumo em Português:

    O presente trabalho estudou, por meio de desenhos de auto-retrato, a imagem corporal e o auto-conceito de crianças institucionalizadas (n = 37) e não institucionalizadas (n = 32), do sexo masculino e com idade entre sete e treze anos. As crianças dos dois grupos foram pareadas em termos etários e de escolaridade. Sua produção gráfica foi avaliada pela Escala de Indicadores Emocionais de Koppitz. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os dois grupos, evidenciando que os meninos institucionalizados apresentaram maior número de indicadores emocionais em seus auto-retratos. A idade não pareceu fator decisivo nestas diferenças. O tempo de vida na instituição sinalizou-se fator relevante nos resultados, favorecendo aquisição de elementos propiciadores de uma imagem corporal mais integrada, comparativamente àqueles meninos institucionalizados há pouco tempo. As evidências sugerem que a institucionalização causa impacto emocional negativo na criança, porém a qualidade das experiências neste contexto é que pareceu determinante para cristalizar ou não processos de auto-desvalorização.

    Resumo em Inglês:

    The present study analyzed, by self-portrait drawings, the body image and the self-concept of institutionalized (n = 37) and non institutionalized (n = 32) male children, from seven to thirteen years of age. The children in both groups were matched by age and education. Their graphic productions were assessed by Koppitz's emotional indicators. The results showed significant differences between the groups. Institutionalized boys had more emotional indicators in their self-portraits. Age didn't appear to be a decisive factor in these differences. A positive experience in the institution appeared to be a relevant factor in the study results. Boys who spent a longer time institutionalized benefited from a more integrated body image, in comparison with the boys who were institutionalized for a brief time. The evidence showed institutionalization causes, in general, a negative emotional impact on children, but the quality of life experiences within the institution appears to be an important factor in causing/preventing the process of self-devaluation.
  • Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior Relatos De Experiência

    Studer, Caren E.; Casagrande, Lisete Diniz Ribas

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como finalidade, o relato e a análise da prática de elaboração de relatórios semanais, a partir de textos pertinentes ao conteúdo de uma disciplina em cursos de nível superior em uma faculdade particular no interior do Estado de S. Paulo.Tendo como referencial teórico a Teoria Crítica da Educação, procura analisar a abrangência dessa experiência situada em um ambiente preponderantemente tradicional de ensino, utilizando-se como ferramentas de análise as categorias de aprendizagem significativa de Masetto (1998) e alienação desenvolvida por Castanho (1989).

    Resumo em Inglês:

    The reason of the article here shown is the report of the elaboration of weekly reports and the interpretation of issues that belong to a course in a private college in the state of São Paulo. Taking as a theoretical reference the Critical Theory of Education, it tries to study the dimension of this experience placed in an education environment mainly traditional, using as evaluation tools the branches of significant learning by Masetto (1998) and alienation by Castanho (1989).
  • Arena - uma experiência de intervenção em um meio comunitário: alguns elementos de generalização Relatos De Experiência

    Gilbert, Jean Louis
  • Une nouvelle discipline: la psychoeducation

    Alain, Julien
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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