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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 10, Número: 19, Publicado: 2000
  • Editorial

  • A centralização do saber

    Silva, José Aparecido da; Baffa Filho, Osvaldo
  • Deficiência mental e família: uma análise da produção científica

    Dessen, Maria Auxiliadora; Silva, Nara Liana Pereira

    Resumo em Português:

    A produção científica na área de deficiência mental tem aumentado nos últimos anos, porém, ainda é escassa. Este estudo tem como objetivo analisar resumos de publicações científicas na área de deficiência mental e família, referentes ao período de 1985 a 1999, focalizando os temas investigados, o tamanho da amostra e as técnicas empregadas para a coleta de dados. Foi realizado um levantamento no Psychological Abstracts, nas bases de dados PsycLit e ProQuest e nos principais periódicos nacionais. Foram encontradas 304 publicações diretamente relacionadas ao assunto, sendo 38% artigos de pesquisa, 21% artigos teóricos/revisão de literatura, 20,4% livros/capítulos de livros, 10% teses/dissertações e 7,2% resenhas/comentários. Verificou-se que 44% dos artigos de pesquisa utilizaram apenas uma técnica para a coleta de dados, sendo a observação do comportamento a técnica mais empregada. Os resultados mostram que há necessidade de se estudar as famílias de crianças com deficiência mental, focalizando as interações e relações desenvolvidas entre os diferentes subsistemas familiares e, também, a importância de se adotar a teoria dos sistemas ecológicos de Bronfenbrenner para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nesta área.

    Resumo em Inglês:

    The literature on mental deficiency has increased in the recent years, although it is still scarce. This study aims to analyse abstracts of scientific publications in the mental deficiency and family area, from 1985 to 1999, focusing on research themes, size of samples, and techniques used for data collection. This analysis was based on the following sources: Psychological Abstracts, PsycLit, ProQuest and some of the main Brazilian jounals of psychology. We found 304 publications directly related to this subject classified into research articles (38%), theoretical and review articles (21 %), books and books chapters (20,4%), master's theses and doctoral dissertations (10%), and technical notes and reviews of books (7,2%). The results show us that 44% of the research articles employed only one technique for data collection, mainly behaviour observation. We conclude that it is necessary to study families of mental retardation children focusing on social interactions and relationships among different family subsystems. In addition, it could be very helpful to implement research adopting Bronfenbrenner's ecological systems theory to better understand the family development of mental retardation children.
  • Terapia comportamental com famílias de crianças agressivas: por que, como e quando

    Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos

    Resumo em Português:

    Partindo de três perguntas-chave - por que, como e quando promover uma terapia com famílias de crianças agressivas - este trabalho objetiva demonstrar a relevância de uma intervenção envolvendo pais e crianças com problemas de conduta. É baseado na demanda crescente de atendimento infantil decorrente de dificuldades de natureza interpessoal, bem como na revisão da literatura, que aponta os estressores ambientais sobre a família e a ausência de habilidades cognitivas no repertório da criança como elementos a serem considerados na elaboração de estratégias clínicas. Estas devem ser aplicadas precocemente, a fim de se obter resultados mais eficazes. São descritas as atividades desenvolvidas pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo - USP, envolvendo: l) medidas de percepção dos pais e pares; 2) sessões terapêuticas com os pais e com as crianças; 3) análise da interação familiar, gravada em fita-cassete pelos próprios pais. Também são apresentadas as atividades do grupo recreativo infantil desenvolvido na clínica-escola do Instituto de Psicologia da USP durante o processo terapêutico com a família.

    Resumo em Inglês:

    Based upon three key questions - why, how and when to promete behavioral therapy with aggressive children's families, this study aims to demonstrate the relevance of a matched therapy aplied to parents and their child in cases of conduct disorders. It's based on the greater enrollement of children at Psychological Centers as a result of a poor relationship with peers, as well as on the review of the literature, which indicates the environmental stressors on parental caregiving and the lack of children's social cognition as cues for an intervention. The clinical strategies should be applied during early years, for more effective results in children "s social adjustment. The activities that have been developped at the Psychology Post-Graduation Program - São Paulo University are described, involving l) perception of parents and peer group; 2) terapeutic sessions with parents and children; 3) analysis of family interactions, audio-recorded by the parents themselves. Activities developped by a children playing group in Psychology Instituto during family intervention are also presented.
  • A recepção da família na hospitalização de crianças

    Crepaldi, Maria Aparecida; Varella, Patrícia Bittencourt

    Resumo em Português:

    Fundamentando-se em estudos que discutem a participação de familiares na hospitalização de seus filhos, este trabalho pretende estudar como os familiares de crianças hospitalizadas vivenciam o momento da recepção, que profissional da equipe os acompanha durante os procedimentos iniciais, que informações recebem e quem encarrega-se de informá-los, logo que a criança é admitida no hospital em razão de uma doença que necessita de cuidados hospitalares. Os participantes foram 40 pais e se utilizou entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. Estes foram analisados segundo métodos de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os pais vivenciam um estado de ansiedade generalizado, não sabem nomear que profissional os acompanhou, além de lembrarem-se de informações esporádicas que dizem respeito, exclusivamente, às suas necessidades imediatas.

    Resumo em Inglês:

    Based on studies which discuss the participation of family members in their children hopitalization, this work intends to study how the relatives of hospitalized children experience the moment of reception, which professional of the staff accompanies them during the first procedures, the kind of information is received and who gives the information, as soon as the child is admitted to the hospital on the account of a disease which needs hospital care. In order to colect data 40 parents were interviewed by semi-structured interviews. Data is analised in terms of methods of content analisys. Results indicate that the parents experience a state of generalized anxiety, they can't name the professional who accompanied them, apart from remembering sporadic information which is related exclusively to their immediate needs.
  • Paralisia cerebral: conhecimento das mães sobre o diagnóstico e o impacto deste na dinâmica familiar

    Petean, Eucia Beatriz Lopes; Murata, Marília Ferreira

    Resumo em Português:

    A Paralisia Cerebral (P.C.) é um problema neurológico, que envolve danos da função neuromuscular, com ou sem déficit intelectual. Os danos são de caráter não progressivo e se devem à lesões cerebrais ocorridas no período pré-natal, peri e pós-natal. As conseqüências são alterações motoras e/ou psíquicas, paralisias, epilepsia, hipotonia, entre outros. Os problemas acarretados à criança devido à P.C. podem ocasionar transtornos diversos aos pais. O objetivo deste trabalho consiste em aprender qual o conhecimento que as mães possuem sobre P.C. e o impacto desta sobre a dinâmica familiar. Foram realizadas 20 entrevistas com mães de crianças com diagnóstico de P.C., de recém nascidos 4 anos, atendidos no Ambulátorio NPHC da FMRP-USP, no Setor de Estimulação Precose da APAE-RP, no Centro de Educação EP. Foi utilizado um roteiro semo-estruturado, previamente testado. Os dados obtidos passaram, pela Análise Temática de Conteúdo. As limitações percebidas são princopalmente atrasos geral e atraso motor. O impacto de deficiência na família, positivo ou negativo altera a dinâmica familiar, e a mãe é a principal afetada.

    Resumo em Inglês:

    A Cerebral Phausy (CP) is a neurological problem that involves damages in neuromuscular function, with or whithout intelectual deficit. The damages don´t have a progressive character and occur after a cerebral lesion that happens in the pre, near or post natal period. It may have consequences like motor or psychological alterations, paralysis, epilepsy, among others. Children with CP may cause several distruptions to parents. The objective of this research was to find out the knowledge the mothers have about CP and its impact on family dynamic. 20 others with a CP new born or 4 years child, from three different instuitions, were interviewed. It was used a semi-structured guide, previously tested. The obtained data were analyzed, based on the the Thematic Analysis of Contents. The Knowing limitations were about general and motor delay. The influence of the handicap on the family is posivite or negative, but there are changes on family dynamics, and the mother is the main affected member.
  • Diretividade materna e socialização de crianças com atraso de desenvolvimento

    Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato

    Resumo em Português:

    Diretividade materna é, com freqüência, descrita como conceito uniforme na literatura e tem gerado inúmeras discussões quanto às suas implicações no desenvolvimento infantil. Este trabalho objetiva verificar a presença de comportamentos diretivos em mães de crianças com atraso de desenvolvimento e o significado que esta variável assume no processo interativo. Foram observadas quatro díades mãe e criança em situações de rotina diária e de brinquedo livre, por um período de doze meses. Os resultados revelaram que, de modo geral, as mães se mostraram diretivas, no entanto, identificou-se diferenças individuais nos padrões de diretividade. As crianças demonstraram níveis crescentes de oposição, evidenciando alguns picos em torno dos 24 meses. Conclui-se então que a diretividade pode ser uma variável que promove o desenvolvimento infantil dependendo do significado que assume na relação mãe-criança, mas não deve ser a única dimensão determinadora da qualidade do estilo interativo materno.

    Resumo em Inglês:

    Maternal directiveness is, usually, described as a uniform concept in literature and it has been causing a lot of discussion according to its implications to child development. This work tries to verify the presence of directive behavior on developmentally delayed children's mothers and the meaning of this variable in the interactive process of dyads mother - child. Four pairs were observed in daily routine situations and also in free playing, during a twelve months period. The results show that, generally, the mothers are directive, although individual differences among the patterns were noticed. The children have show raising levels of opposition, reaching an apex around twenty-four months old. It was concluded that directiveness can be a variable that promotes children development according to its meaning in the mother-child relationship, but it cannot be the only responsible dimension for the quality of the maternal interactive stile.
  • Vivendo em família ou em instituição: a experiência ótima, metas e desafios na vida de adolescentes

    Fave, Antonella Delle; Massimini, Fausto

    Resumo em Português:

    A influência das relações familiares no comportamento e desenvolvimento de adolescentes tem sido amplamente investigada. Este estudo examina a relação entre a estrutura familiar e a qualidade das experiências de adolescentes nas atividades diárias e contextos sociais, e a percepção que eles têm das influências em suas vidas, de seus desafios e metas. Para atingir estes objetivos, Flow Questionnaire e o Life Theme Questionnaire foram aplicados a 50 adolescentes italianas (15-21 anos), 25 vivendo em famílias com ambos os pais, 25 em Instituições Abrigo. Os dados sugerem que a percepção dos adolescentes de um ambiente familiar positivo e acolhedor incentiva a busca por atividades diárias desafiadoras e agradáveis e o envolvimento em contextos sociais produtivos. Ao contrário, uma percepção negativa da família está relacionada com falta de engajamento e motivação e a prevalência de atividades com baixo índice de desafio como fonte de divertimento e satisfação. Os resultados, apesar de se ter uma amostra pequena que não permite generalizações, confirmam o papel crucial da família no influenciar o desenvolvimento psicológico e comportamental dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    The influence of family relationships on adolescents' behavior and development has been widely investigated. This study examines the relationship between family structure and a) adolescents' quality of experience in daily activities and social contexts b) adolescents' perceived life influences, challenges and goals. To achieve this aim, Flow Questionnaire and Life Theme Questionnaire were administered to 50 Italian girls (15-21 years of age), 25 living in two-parent families, 25 entrusted to Institutions for Custody of Minors. The findings suggest tha adolescents' perception of a positive and supportive family enviroment fosters the active search for challenges and enjoyment in daily activities, and the involvement in productive and social contexts. On the contrary , negative family perception is related to lack of engagement and motivation, and to the prevalence of low-challenge activities as sources of enjoyment and satisfaction. Although the sample size does not allow us to draw conclusions about causality, the results confirm the crucial role of family in influencing adolescents' psychological and behavioral development.
  • A representação de si na esquizofrenia através do psicodiagnóstico de Rorschach

    Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo discutir a relação entre a representação de si e a organização psíquica na esquizofrenia, através do psicodiagnóstico de Rorschach. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 20 pacientes ambulatoriais adultos do sexo masculino, diagnosticados como esquizofrênicos. Para uma avaliação sistemática das respostas obtidas, foi aplicado um instrumento de análise de conteúdo, de acordo com critérios e referenciais interpretativos propostos pela literatura. Os dados obtidos evidenciaram um severo comprometimento da estrutura representacional, bem como uma escassa projeção de dinamismo e de atividade interacional nos perceptos. O mundo interno do esquizofrênico é precariamente ordenado e integrado, marcado por uma acentuada indiferenciação afetiva e por representações de si arcaicas e regressivas, resultando no empobrecimento da personalidade. As implicações teóricas desses achados serão consideradas na discussão dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    This article discuss the relationship between the self representation and the psychic organization in schizophrenia, using the Rorschach psychodiagnosis test. The study was conducted on a sample of twenty adult male outpatients diagnosed as schizophrenics. An instrument of content analysis was applied for a systematic evaluation of the responses obtained, based on the criteria and interpretative frameworks proposed in the literature. Data analysis indicated a severe impairment of the structure of self representations, as well as a scarce projection of dynamism and of interactional activity in the perceptions. The inner world of the schizophrenic is precariously ordered and integrated, marked by a marked lack of affective differentiation, and by archaic and regressive representations of the Ego, resulting in the impoverishment of the personality. Theoretical implications are taken into account when discussing results.
  • Tasa cardíaca y síntomatología en mujeres con infarto de miocardio

    Palmero, Francesco; Breva, Alicia; Diago, José; Díez, José

    Resumo em Espanhol:

    En el presente trabajo se intenta establecer si alguno de los componentes dei clásico Patrón de Conducta Tipo A (PCTA) puede seguir siendo utilizado con alguna credibilidad a la hora de localizar el eventual riesgo de trastomo coronario. La muestra estuvo conformada por mujeres que habían sufrido un infarto de miocardio. Utilizando el Factor S del Jenkins Activity Survey, se formaron dos grupos de mujeres: con alta y baja puntuación. A todas se les registro la tasa cardíaca durante una prueba de esfuerzo, midiendo, además, la incidência sintomatológica diversa a lo largo de tres meses tras la alta en el Hospital. Nuestros resultados nos permiten sugerir que el Factor S del JAS, que mide prisa e impaciência, parece un critério apropiado para investigar el riesgo de enfermedad coronaria. Así, Ias mujeres que puntuaron alto en este factor mostraban perfiles psicofisiológicos específicos cartacterizados por la lenta recuperación tras la tarea o fase de esfuerzo. Además, estas mujeres experimentaron una mayor incidência de sintomas psicológicos. Se discute que Ias mujeres Tipo A parecen encontrarse más sensibilizadas en la percepción de Ias situaciones de estrés, y sus conseqüências.

    Resumo em Inglês:

    The present work tries to settle down if some of the components of Type A Behavior Pattern (TABP) can be used with some credibility to locate an eventual risk of coronary dysfunction. The sample was composed by women that had suffered a myocardial infarct. Using the S Factor of the Jenkins Activity Survey, two groups of women were formed: with high and low score. To all these women the heart rate during a test of effort was measured, and also, the incidence of diverse symptoms along three months after the hospital depart. Our results allow us to suggest that the Factor S of the JAS, which measures speed and impatience, seems an appropriate approach to investigate the risk of coronary illness. So, the women that punctuated high in this factor showed specific psychophysiological profiles, in which a slow recovery after the effort phase was observed. Also, these women experienced a higher incidence of psychological symptoms. This fact makes us suggest that Type A women seem to be more sensitive in the perception of the stress situations.
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