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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 15, Número: 30, Publicado: 2005
  • Editorial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • Carolina Bori, Viva para sempre!

    Gorayeb, Ricardo
  • Relembrando Carolina Bori

    Guedes, Maria do Carmo
  • A ciência do desenvolvimento humano: ajustando o foco de análise

    Dessen, Maria Auxiliadora; Guedea, Miriam Teresa Domingues

    Resumo em Português:

    Os avanços ocorridos nas últimas décadas, presentes nos domínios interdisciplinares da ciência do desenvolvimento, propõem uma mudança na forma de pensar o estudo do desenvolvimento humano, tendo um forte impacto na pesquisa. Neste artigo, são discutidos princípios e conceitos básicos que têm, recentemente, norteado a definição do próprio conceito de desenvolvimento humano, dentre eles, estrutura, temporalidade, mudanças e continuidades. Destaca-se, também, a necessidade de adotar, na prática da pesquisa, uma visão sistêmica do processo de desenvolvimento, implicando em análises de sistemas complexos e integrados em todos os seus níveis: genético, neural, comportamental e ambiental (físico, social e cultural), interagindo ao longo do tempo e traçando trajetórias de caráter probabilístico.

    Resumo em Inglês:

    The interdisciplinary field of developmental science showed a significant progress in the last decades. This progress has changed the view on the ways of thinking about the study of human development, having a strong impact in the research designs. This article aims to discuss basic concepts and principles that recently guide the definition of the human development concept such as structure, temporality, changes and continuities. It is also emphasized the necessity of adopting a systemic approach to study the developmental process. It means that it is important to analyze the complex and integrated systems considering the genetic, neural, behavioral, and environmental (physical, social, and cultural) levels interacting across time and forming probabilistic trajectories of development.
  • Os sentidos da construção social: o convite construcionista para a Psicologia

    Rasera, Emerson Fernando; Japur, Marisa

    Resumo em Português:

    O construcionismo social é um movimento que tem ganhado destaque na literatura internacional em Psicologia na última década e encontra seus primeiros passos no Brasil. O objetivo deste texto é descrever os múltiplos sentidos do convite construcionista, apresentando as histórias da origem deste movimento, suas contribuições e as principais tensões e questionamentos aí produzidos. Partindo de um conjunto de críticas ao fazer científico, as propostas construcionistas buscam ressaltar a especificidade cultural e histórica das formas de conhecermos o mundo, a primazia dos relacionamentos humanos na produção e sustentação do conhecimento, a interligação entre conhecimento e ação e a valorização de uma postura crítica e reflexiva. Estas propostas convidam assim a uma prática científica que se implique culturalmente e que promova a ampliação dos vocabulários relacionais.

    Resumo em Inglês:

    The social constructionist movement has been in prominence in the international psychological literature in the last decade and it is now rising in Brazil. The objective of this text is to describe the multiple meanings of the constructionist invitation through the histories of its origin, its contributions and the main tensions and debates produced. Considering a set of critics to scientific practice, constructionist's proposals emphasize the historical and cultural specificities of our ways of knowing the world, the primacy of human relationships in the production and maintenance of knowledge, the link betweeen knowledge and activity and the valorization of a reflexive and critical stance. These proposals invite a culturally sensitive scientific practice that promotes the enhancement of our relational vocabularies.
  • Relação entre escolaridade e diferenças constitutivas das fratrias

    Glória, Dília Maria Andrade

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma revisão crítica da literatura no campo de estudos sociológicos sobre a relação família e escola a partir de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Discutem-se as diferenças constitutivas das fratrias com destaque para o papel das variáveis ditas demográficas da família - composição, tamanho, ordem de nascimento e gênero dos filhos - face à constituição das trajetórias escolares quanto às suas possibilidades de maior ou menor êxito. Conclui-se que, mesmo entre irmãos, podem ocorrer diferenças relativas à sua escolaridade pelo fato de cada um deles ocupar uma posição singular em seu meio familiar. Destaca-se ainda a necessidade de maiores estudos na área.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a critical revision of literature in the field of sociological studies about family and school relationships, starting from researches done in Brazil and abroad. The constitutive differences of brotherhood are discussed, specially the role of the so called demographic variations of the family- composition, size, birth order and children's gender-confronted with the formation of each school history as to its possibilities of bigger or less success. It is concluded that, even among siblings, differences may occur to their schooling based on the fact that each one occupies a singular position in their family environment. The necessity of bigger studies in the area is then highlighted.
  • Recursos e adversidades no ambiente familiar de crianças com desempenho escolar pobre

    D'Avila-Bacarji, Keiko Maly Garcia; Marturano, Edna Maria; Elias, Luciana Carla dos Santos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo foi investigar recursos promotores de desenvolvimento e circunstâncias de vida adversas no ambiente familiar de crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com dois grupos de crianças não encaminhadas, um com desempenho escolar pobre e outro com bom desempenho. Participaram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica-escola de psicologia e uma escola pública. Do ambiente familiar foram obtidos 12 indicadores de recursos e sete de adversidade. Da criança avaliou-se: nível intelectual, desempenho escolar e comportamento. Em relação aos demais grupos, as crianças encaminhadas mostraram mais problemas de comportamento e seu ambiente familiar, menos recursos promotores do desenvolvimento, bem como indícios de maior dificuldade dos pais em lidar com a criança. Sugerem-se estratégias de apoio às famílias que buscam ajuda em serviços da comunidade para lidar com a dificuldade escolar de seus filhos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper was to investigate resources that promote development as well as adversities in the homes of children referred for psychological help due to low school performance, in comparison with two groups of non-referred children, one with low school performance and the other with good school performance. 60 children aged 7 to 11 and their mothers participated in, recruited in a free child guidance clinic and in a public school. Home measures were obtained for 12 types of resource and seven classes of adversity. Children's level of intelligence, academic performance and behavior problems were also assessed. Results showed that referred children had more behavior problems; their families offered them less development-promoting resources, and there were more difficulties in parent-child relations at their homes. Strategies are suggested to support families who seek for help in the community to cope with their children's school learning problems.
  • Estilos cognitivos e compreensão leitora em universitários

    Martins, Rosana Maria Mohallem; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Bariani, Isabel Cristina Dib

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou averiguar a existência de relações entre as características de estilos cognitivos de universitários ingressantes e sua habilidade de compreensão leitora. Participaram 120 alunos de uma universidade particular, de cursos noturnos das áreas de exatas, humanas e biológicas. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação de Estilos Cognitivos e um texto preparado segundo a técnica de Cloze. Os resultados indicaram que a maior parte dos universitários estudados apresentaram pontuações mais elevadas nos estilos divergente e reflexivo; as características holista e serialista aparecem em proporções similares. Houve diferença significativa entre estilo cognitivo e gênero, indicando que os homens são mais holistas do que as mulheres. Quanto à compreensão de leitura, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas, considerando os cursos e o gênero dos estudantes. Também, identificou-se uma correlação negativa, marginalmente significativa, entre a habilidade de compreensão de leitura e o estilo cognitivo serialista.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at verifying the existence of relationships between the characteristics of the freshmen students' cognitive styles and their reading comprehension abilities. The informants were 120 students, from a private university attending night courses in the exact, human and biological areas. The instruments used were the evaluative Scale of Cognitive Style and a text prepared according to Cloze's technique. The results showed that the majority of the students tend to be divergent and reflexive; there are holist and serial characteristics in a similar proportion. There was a significant difference between the cognitive style and gender showing that men are more holistic than women. As for the reading comprehension, it wasn't identified any significant statistical difference, considering the student's courses and gender. A marginally significant negative correlation, between the reading comprehension and the serial cognitive style was also identified.
  • Percepção do jogo na cultura turkish

    Oksal, Aynur

    Resumo em Português:

    A finalidade principal do estudo era ganhar a consciência melhor de como os pais turkish percebem o jogo. Os participantes eram 340 mães que responderam a dois questionários que têm a característica de se terminar para uma de suas crianças quatro e cinco anos velhas. As respostas dadas por mães para cada pergunta jogo-relacionada foram avaliadas usando freqüências e porcentagens. Os resultados mostraram que os pais turkish são playmates diretivos e controladores, e a maioria refletiu a opinião tradicional de que o jogo é para a criança não para adultos e de que os adultos podem se envolver como mestres. Os resultados, quando feito exame conjunto, mostram um retrato interessante de que as mães saibam o que fazer, mas de algum modo eram incapazes e saber como fazê-lo. Isto é provavelmente por causa das atitudes dos pais frente ao jogo.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of the study was to gain better awareness of how Turkish parents perceive the play. Participants were 340 mothers of the nursery children who responded to two questionnaires, which have the feature of completing each other, for one of their children aged between four and five. The responses given by mothers for each play-related question were evaluated by using frequencies and percentages. Results showed that Turkish parents are directive and controlling playmates, and majority reflected traditional belief that play is for child not for adults and adults may involve in as a master. The results, when taken into account with together, made an interesting picture that mothers know what to do but somehow they are incapable how to do so. This is mostly because of the attitudes of parents toward play.
  • Análise comparativa das falas materna e paterna dirigidas às crianças

    Fonsêca, Patrícia Nunes da; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo comparar as falas materna e paterna dirigidas às crianças. Esse trabalho tem como suporte teórico a perspectiva da Interação Social dos estudiosos da linguagem. Participaram 12 crianças com idade entre 24 a 31 meses e seus respectivos genitores. Os dados foram obtidos através de sessões de observação, realizadas na residência dos participantes e registradas em vídeo-tape. A análise dos dados foi efetivada no programa computacional CHILDES e no SPSS. De modo geral, os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre as falas materna e paterna dirigidas às crianças, todavia observou-se que houve diferenças significativas quanto às subcategorias dos diretivos, requisições e feedbacks apresentados aos meninos e às meninas. Esses resultados foram discutidos considerando-se o nível de desenvolvimento lingüístico infantil, os contextos interativos em que ocorreram as interações e as implicações das falas materna e paterna para o processo de aquisição da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the study is to compare the maternal and paternal child directed speech. It is based on the approach of social interaction. Twelve children 24 to 31 months old and their parents took part in the study. The parents were videotaped when interacting with their children in a free play situation for 20 minutes at their houses. The data were analyzed by using the computational system CHILDES (Child Language Data Exchange System) and the statistic package SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). The results indicated that the mothers and fathers did not differ significantly regarding child directed speech. In relation to children's gender it was observed that the parents significantly used more clarification requests, feedback and confirmation to the boys when compared to girls. These results were discussed considering the children's linguist development level, the context in which the interactions occurred and the implications of maternal and paternal child directed speech to the process of language acquisition.
  • Análise de variáveis biopsicossociais relacionadas ao desmame precoce

    Carrascoza, Karina Camillo; Costa Júnior, Áderson Luiz; Ambrozano, Gláucia Maria Bovi; Moraes, Antônio Bento Alves de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar alguns fatores que influenciam a ocorrência do desmame precoce, incluindo uma avaliação da influência do estresse vivenciado pela mãe na interrupção da amamentação natural. O estudo envolveu 40 mães cujos filhos eram atendidos pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais - Cepae - FOP/UNICAMP. Como critério de inclusão no estudo, a mãe deveria ter realizado o desmame antes do sexto mês de vida da criança. A inclusão da mãe e coleta de dados ocorreu, no máximo, um mês após a interrupção da amamentação natural. As participantes foram entrevistadas individualmente, utilizando-se roteiro específico, e em seguida, foi aplicado o Inventário de Sintomas de Estresse (ISS). Os resultados mostraram uma relação positiva entre o retorno da mãe à sua rotina de trabalho, a manifestação de sintomas de estresse e a redução da produção de leite com o desmame precoce.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to identify factors that influence early weaning occurrence, including an assessment of the stress experimented by mother's influence on breastfeeding interruption. The study comprised 40 mothers whose children were treated by Research and Dental Treatment Center for Special Patients - FOP - UNICAMP. As an inclusion criterion in the study, weaning should have taken place before the child was six months old. Mother inclusion and data collection occurred, at most, one month after breastfeeding interruption. The participants were interviewed individually, using a particular script, and then, the Inventory of Stress Symptom (ISS) was applied. Results showed a positive relation among mother's coming back to work, demonstration of stress symptoms and decreased milk production with the early weaning.
  • O pai no parto e apoio emocional: a perspectiva da parturiente

    Motta, Cibele Cunha Lima da; Crepaldi, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo qualitativo e de caráter exploratório e descritivo é caracterizar o apoio emocional oferecido pelo companheiro à mulher em trabalho de parto. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: 1) observação do pré-parto e parto; e 2) entrevistas semi-estruturadas, no pós-parto. As participantes da pesquisa são 10 primiparturientes, com idades entre 17 e 34 anos. Os resultados são descritos por meio de categorias que contemplam as entrevistas e o processo de observação, caracterizando as interações entre parturiente e acompanhante. A pesquisa evidencia que a parturiente considera a presença de seu companheiro uma importante referência emocional e aponta que o apoio emocional fornecido pelo companheiro, que, na maioria das vezes, é o pai do bebê, é influenciado por sua disponibilidade e seus conhecimentos acerca da parturição. Assim, o apoio da equipe de saúde é fundamental nesse processo, para ajudá-lo a vivenciar esse momento com a parturiente.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at characterizing emotional support during labor provided by parturient companion. In order to investigate this topic, an exploratory and descriptive/qualitative research was developed. Data collection was accomplished in two steps: (1) observation of labor and childbirth and (2) semi-structured interviews after birth. The subjects were 10 first-time mothers, aged 17 to 34 years old. The results were described through categories encompassing the interviews and the observation process, characterizing the interactions between the parturient and her companion. This study shows that the parturient considers the presence of her companion an important emotional and familiar reference. Another finding is that men support the parturient according to their possibilities and knowledge about the birth process. Therefore, the support of the medical staff, represented by the nursing staff in this study, is fundamental in order to help the father to undergo labor along with the parturient.
  • Eventos estressores no desenvolvimento de meninas adolescentes cumprindo medidas sócio-educativas

    Dell'Aglio, Débora Dalbosco; Benetti, Sílvia Pereira da Cruz; Deretti, Luciana; D'Incao, Daniela Bergesch; Leon, Joana Severo

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a ocorrência de eventos estressores no desenvolvimento de 50 adolescentes autoras de ato infracional, com idade entre 13 e 20 anos, que cumpriam medida sócio-educativa em órgão governamental. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e de uma versão adaptada do Inventário de Eventos Estressores na Adolescência (IEEA). Foram identificados eventos estressores em diferentes domínios, como a ocorrência de maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, repetência escolar, desemprego e morte dos pais, que se constituem como fatores de risco no seu desenvolvimento. Estes aspectos revelam um ciclo de violência presente na trajetória destas adolescentes, no período anterior ao ato infracional.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated stressful events present during the development of 50 adolescent girls who had problems with the law, aged 13 to 20 years old and who were in a governmental shelter. Data was collected using a semi-structured interview and an adapted version of the Adolescence Stressful Events Inventory (IEEA). Stressful events in different areas such as child maltreatment, sexual abuse, drugs, school failure, death and unemployed parents were identified, which are risk factors in their development. These aspects reveal the presence of a violence cycle during the adolescent's trajectory, before institutionalization.
  • Auto conceito e imagem corporal em crianças obesas

    Carvalho, Ana Maria Pimenta; Cataneo, Caroline; Galindo, Elizângela Moreira Careta; Malfará, Carolina Tomain

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo descrever o que pensam crianças obesas sobre seus corpos. Para tanto o delineamento metodológico incluiu um grupo de obesos e outro de não obesos. As crianças responderam a dois instrumentos que tocam nessas questões de forma sistematizada - Escala Piers Harris de Auto-Conceito e Eating Behviours and Body Image Test. O grupo de crianças obesas era composto por 14 meninas e 13 meninos, com idades entre 10 a 12 anos e índice de massa corporal variando de P85 a P95 ou acima; o de não obesas era composto por 15 meninas e 12 meninos, com a mesma faixa etária e índice de massa corporal entre P5 a P<85. Os resultados mostraram que as crianças obesas estão mais insatisfeitas com seu corpo e aparência. Entretanto, elas identificam em si características físicas positivas e outros atributos pessoais. Embora menos preocupadas, as crianças não obesas também manifestam insatisfação, possivelmente devido às pressões culturais sobre a aparência física.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to describe what obese children think about their bodies. The methodological design included two groups - obese and non obese children. The children were asked to answer two instruments that offer a systemized treatment of these questions - the Piers-Harris Self Concept Scale and the Eating Behaviors and Body Image Test. The obese group consisted of 14 girls and 13 boys between 10 and 12 years old, whose body mass index ranged from P85 to P95 or higher. The non obese group consisted of 15 girls and 12 boys in the same age range, whose body mass index ranged from P5 and P<85. The results show that obese children are more dissatisfied about their body and appearance. However, they also identify positive physical characteristics and other personal attributes in themselves. Although less worried, non obese children also demonstrate dissatisfaction. This may be due to cultural pressure with respect to physical appearance.
  • Visita domiciliar ao portador de transtorno de humor: relato de experiência

    Candido, Mariluci Camargo Ferreira da Silva; Pedrão, Luiz Jorge

    Resumo em Português:

    O profissional de saúde depara-se com o portador de transtorno de humor em diversos tipos de atendimento e a depressão maior é um de seus tipos mais comuns. Neste estudo, procurou-se relatar a experiência de uma doutoranda do programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo numa situação de visita domiciliar a um portador do referido transtorno em fase de depressão maior. Espera-se que o relato desta experiência sensibilize e divulgue conhecimentos sobre a depressão maior, contribuindo para a superação do estigma, da falta de informação e da prática ineficaz.

    Resumo em Inglês:

    The health professional is confronted with patients who suffer from mood disturbances in various kinds of assistance, and major depression is one of the most common types. This study aimed to report on the experience of a doctoral student of the Post-graduation program in Psychiatric Nursing of the College of Nursing in Ribeirão Preto - University of São Paulo, in a situation of home visits to a patient of the aforesaid disturbance in the major depression phase. It is hoped that the report of this experience calls attention and divulges knowledge about major depression, contributing to the overcoming of the stigma, the lack of information and inefficient practice.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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