Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 15, Número: 31, Publicado: 2005
  • Editorial Editorial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • La Faculte de Phisolophie, Sciences et Lettres de Ribeirão Preto

    Lison, Lucien
  • Turbulências durante a decolagem Secção Especial

    Stephaneck, Paul
  • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto: comemorações dos 40 anos desta faculdade Secção Especial

    Nassar, Jorge
  • Reminiscências do propedêutico Secção Especial

    Marturano, Edna Maria
  • Arthur Ramos e Anísio Teixeira na década de 1930 Pesquisas Teóricas

    Sircilli, Fabíola

    Resumo em Português:

    O artigo busca mostrar o movimento Escola Nova e autores ligados a ele. Foca-se a atuação de Arthur Ramos, médico que trabalhou ao lado de Anísio Teixeira, eminente pensador escolanovista, quando este foi diretor da instrução pública no Distrito Federal, nos anos 30. Ramos, que tinha fortes ligações com a Psicanálise, dirigiu o Instituto de Higiene Mental, órgão da administração municipal na gestão de Teixeira, onde foi instalada uma Seção de Ortofrenia e Higiene Mental. Ramos atuou empregando Freud, Jung e Adler tendo que adequar as teorias psicológicas que dispunha em meios aplicáveis à educação brasileira. Dados indicam que a inserção da psicanálise na educação foi favorecida pelas idéias deweyanas de Anísio Teixeira. Esse estudo é oriundo de pesquisa bibliográfica focada nas obras de Arthur Ramos: "Educação e Psicanálise" e "A criança problema".

    Resumo em Inglês:

    This article shows the New School movement and authors related to it. We focus on Arthur Ramos, a doctor who worked along with Anísio Teixeira, an eminent activist, when he was the head of the Public Instruction of the Federal District in the 30´s. Ramos, who had strong links with Psychoanalysis, directed the Mental Hygiene Institute that was a department of the municipal administration during Teixeira´s management where a Service of Ortofrenia and Mental Hygiene was implemented. There, Ramos applied Freud, Jung and Adler adjusting their psychological theories to the Brazilian education. Data indicates that the application of psychoanalysis to the education was favored by Teixeira´s Deweyan ideas. This study has its origin in a research based on Ramos books: "Educação e Psicanálise" and "A criança problema".
  • Releituras da indiferença: um estudo baseado em cartas de jesuítas dos séculos XVI e XVII Pesquisas Empíricas

    Barros, Mariana Leal de; Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    Este estudo compreende o conceito de indiferença, questão analisada a partir das Litterae Indipetae, cartas em que jesuítas dos séculos XVI e XVII pediam à Companhia de Jesus para servirem nas Missões. O documento revela a particularidade de cada relato, principalmente devido às justificativas do desejo de servir no além-mar, configurando sua riqueza do ponto de vista psicológico, religioso e social. A análise do conteúdo foi baseada na contextualização dos documentos, destacando a compreensão da estrutura formal das cartas, da retórica da época, assim como da base filosófica da Ordem e das regras que a caracterizam. O objetivo funda-se no estudo de cartas em que jesuítas declaram-se indiferentes frente à escolha do lugar a servir. Verifica-se então, que a indiferença é um conceito próprio da espiritualidade jesuítica sendo importante para a compreensão da psicologia da época, pois se associa ainda às idéias de coragem, deliberação do desejo e meio-termo.

    Resumo em Inglês:

    This study comprehend the conceit of indifference, what is analyzed in the Litterae Indipetae, letters that jesuits have asked to the Jesus Company to go to the Mission, in the centuries XVI and XVII. The document show the particularity from each t account specially because of the explanation about the desire of to serve overseas, what configure the wealth on the point of view by the psychological, religious and social. The content analysis was based on the the documents context, with an emphasis on the formal letters structure undertanding, the rhetoric of this period, and the philosophical base of the Company and the rules that characterize her. The objective is based on the study of the letters, which the jesuits set themselves indifferent about the place that, they could to serve. So, it was observed that the indifference is a concept own of the jesuit's spirituality and it´s important to understand the psicology in this epoch, because still is associate with the ideas of courage, deliberation about the desire and middle- term.
  • Orientação e alocação de um objeto-alvo Empirical Research

    Hubbard, Timothy L.

    Resumo em Português:

    Neste estudo foram medidos os efeitos provenientes da orientação-alvo na alocação em memória de um alvo quadrado ou retangular em movimento. A orientação dos alvos em relação ao seu percurso era variada; os efeitos de orientação-alvo em uma alocação futura foram observados para o alvo retangular, mas não o foram para o alvo quadrado; Os resultados mostraram-se consistentes com a hipótese de que os efeitos da orientação-alvo (a) podem ser observados em alvos que não têm uma trajetória claramente definida ou uma orientação prototípica em relação à direção do seu movimento, e (b) podem influenciar a alocação futura quando as coordenadas espaciais dos contornos do alvo não são constantes ao longo de mudanças na orientação do alvo em relação à direção do movimento.

    Resumo em Inglês:

    The effects of the target orientation on displacement in memory for the location of a moving rectangular or square target were measured. The orientation of a target relative to its path of motion was varied; the effects of target orientation on forward displacement were observed for the rectangular target and not for the square target. The data were consistent with the hypotheses that the effects of target orientation (a) can be observed in targets that do not have a clearly defined direction of pointing or prototypical orientation relative to their direction of motion, and (b) can influence the forward displacement when the spatial coordinates of the contours of the target are not invariant across changes in target orientation relative to the direction of motion.
  • Estudo comparativo das características do ambiente familiar de crianças com alto e baixo rendimento acadêmico Pesquisas Empíricas

    Santos, Patricia Leila dos; Graminha, Sônia Santa Vitaliano

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi identificar diferentes aspectos do contexto familiar, desde nível sócio-econômico (NSE) até as expectativas com relação ao futuro das crianças, que possam influenciar o rendimento acadêmico das mesmas. Para isto, a amostra foi composta por dois grupos com 20 crianças cada: um grupo com baixo rendimento acadêmico (BRA) e outro com alto rendimento (ARA). Utilizou-se um formulário para investigar o NSE, escolaridade dos pais e estrutura familiar e um roteiro de entrevista para investigar a história de desenvolvimento da criança. Os resultados mostram que, de modo geral, o ambiente familiar das crianças do grupo BRA tende a apresentar um número maior de adversidades desde a concepção dessas crianças e essas famílias apresentam NSE e escolaridade mais baixos. Em contrapartida, as famílias do grupo ARA oferecem mais materiais e estímulos para o desenvolvimento das crianças e as mães participam mais das reuniões escolares.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to identify different aspects of family context, ranging from the socioeconomic level (SEL) up to the expectations regarding the future of the children, which might be influencing their academic performance. For such purpose, the studied population consisted of two groups of 20 children each: a low academic performance (LAP) group and a high academic performance (HAP) group. A questionnaire was used to assess the SEL, parents' schooling and family structure, and an interview form investigated the child's developmental history. The results show that, overall, the family environment of children from the LAP group tend to exhibit a greater number of misfortunes ever since their conception and their families present lower SEL and schooling. On the other hand, families of the children from the HAP group provide more material support and stimulation for development of the children. In addition, their mothers have greater participation in the parents-teachers meetings.
  • Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar Pesquisas Empíricas

    Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de; Alves, Paola Biasoli

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.

    Resumo em Inglês:

    This research presents teachers' data of Basic Instruction, analysing the comprehension of teachers' role in the stimulation process and maintenance of students' interest for school. The theoretical approach understands the human development through mediated social interaction. The data were collected with semi-structured interviews applied to five teachers approaching subjects about formation, conceptions of "good and bad students" and definitions of stimulation and motivation. The results, analyzed in a qualitative-descriptive perspective, show conceptions of good student valuing aspects of the school culture and the active participation of the students. There's satisfaction for the profession, however, they complain about the bad salary and depreciation of teaching. There aren't clear concepts about motivation and stimulation. They need to be formed to act as mediators of the teach-learning process, to reach coherence in the conceptions of teachers and students, preventing disinterest, failure processes and school evasion.
  • A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva Pesquisas Empíricas

    Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli

    Resumo em Português:

    Este artigo examina resultados de um projeto cujo objetivo foi fortalecer as relações escola-famílias. Consideraram-se as demandas indicadas por uma comunidade escolar (professores e famílias dos alunos de uma escola pública estadual de segundo ciclo do ensino fundamental). A experiência foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia de pesquisa e intervenção relacionada a um programa de formação continuada de professores no local de trabalho. Dados de questionários e de entrevistas com os diferentes participantes foram considerados assim como de observações dos encontros dos pesquisadores com os professores e destes com as famílias de seus alunos. Com a experiência foi possível construir, em colaboração, estratégias de aproximação escola-famílias. Para tanto, partiu-se das visões que professores e famílias apresentavam sobre as necessidades educativas dos alunos e a importância dos conhecimentos escolares. Foi possível ainda conhecer aspectos da cultura escolar e promover e acompanhar processos de desenvolvimento profissional de professores.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the results of a project that aimed the strengthening school-family relationship. Considering the demands indicated by one school community (teachers and their students' families) a research and intervention methodology was adopted in an in-service continued teacher education program. The data from questionnaires and interviews with the subjects were considered as well the observational information gathered in the meetings between the researchers and the school teachers and between them with their students' families. With this experience it was possible to construct collaboratively, with the school teachers of 5-8 grade of an Elementary School, school-families approximations strategies. It was considered the schoolteachers and theirs students' families point of view about the educational demands of the students and the importance of the school knowledge. It was possible to know some the school culture aspects and to promote and evaluate teacher professional development processes.
  • Atendimento infantil numa clínica-escola de psicologia: percepção dos profissionais envolvidos Pesquisas Empíricas

    Prebianchi, Helena Bazanelli; Cury, Vera Engler

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de supervisores e funcionários sobre a atenção psicológica à criança na Clínica Psicológica da PUC-Campinas. Foram entrevistadas duas secretárias, uma aprimoranda, uma psicóloga e oito supervisores. A análise dos depoimentos possibilitou construir sínteses individuais e uma geral, referente ao foco da pesquisa. Os resultados apontaram que: o atendimento psicológico clínico infantil tem importância social por capacitar as famílias nos cuidados com seus filhos; as dificuldades das famílias no exercício de seu papel residem no meio social; há falta de disponibilidade técnica e fragmentação do atendimento oferecido; a demanda provém, predominantemente, das escolas e Centros de Saúde; os resultados do atendimento são incipientes para os pacientes e positivos para os alunos. Concluíu-se pela necessidade de avaliação dos resultados obtidos pelos pacientes, de revisão dos tipos de serviços oferecidos, da intervenção junto às fontes de encaminhamento e mudança na organização e funcionamento da Clínica.

    Resumo em Inglês:

    The goal of the study was to understand the psychological attention effectuated to the children at the Psychological Clinic of PUC-Campinas. Two secretaries, one improving student, a psychologist and eight supervisors have been interviewed. The analisys of the depositions allowed the construction of specific individual synthesis and one general synthesis refering to the research focus. The outcomes appointed that: the child clinical psychological treatment has social importance as a way of capacitating families in raising their children; the origin of the families'difficulties lays in social environment; there is lack of technical availability and breaking up of the offered treatment; the demand comes from Schools and Health Centers; there are incipient outcomes for patients and positive outcomes for the students. Conclusions have pointed the need of: evaluation of the outcomes obtained by the patients, reviewing the types of the offered services, the intervention in the patients'sources of guidance and changes in the organization of the Clinic.
  • Crenças normativas sobre a agressão: validação de uma escala e considerações acerca de diferenças de gênero Pesquisas Empíricas

    Souza Filho, Marcilio Lira de; Araújo, Alessandra Gusmão Trajano de; Lima, Flávio Lúcio Almeida; Sousa, Deliane Macedo Farias de

    Resumo em Português:

    Crenças normativas são definidas como um tipo de crença auto-reguladora dos comportamentos socialmente apropriados. Este estudo objetivou adaptar para o contexto brasileiro a Escala de Crenças Normativas sobre a Agressão, bem como observar como essas crenças diferem quanto ao gênero. Contou-se para tanto com uma amostra de 201 adolescentes (M = 15 anos, DP = 2,0) estudantes do ensino fundamental da rede pública de João Pessoa (PB). Os resultados indicaram a adequabilidade da medida e a existência de uma solução multifatorial: Aprovação Geral da Agressão, Agressão Verbal mediante Fraca Provocação, Agressão Física mediante Fraca Provocação e Agressão Física mediante Forte Provocação. Dentre estes quatro fatores, os garotos apresentaram médias estatisticamente superiores, em comparação com as garotas, nos três primeiros. Para análise desses resultados deve-se considerar o tipo e a situação do conflito presente em cada fator, além dos distintos roteiros comportamentais, masculinos e femininos, assumidos pelos avaliadores de cada situação.

    Resumo em Inglês:

    Normative beliefs are defined like a type of self-regulated belief of the socially appropriate behaviors. This study aimed to validate for the Brazilian context the Normative Beliefs about Aggression Scale, as well as to observe how those beliefs differs as for the gender. A sample of 201students for the 5th to 8th grade, from João Pessoa (PB), participated in this study, and their mean age was 15 years (SD = 2,0). The results indicated the measure reliability, with a multifactorial solution composed by: General approval of the Aggression, Verbal Aggression by Weak Provocation, Physical Aggression by Weak Provocation and Physical Aggression by Strong Provocation. Among these factors, the boys presented statistically higher means in the three factors. For analysis of those results it should be taken into account the type and the situation in which the conflict happens for each factor, as well as the different behavioral scripts, for male and female, assumed by the appraisers of each situation.
  • Concepção de promoção da saúde de psicólogos no serviço público Pesquisas Empíricas

    Barbosa, Cleonice de Faria; Mendes, Iranilde J. Messias

    Resumo em Português:

    O presente estudo foi realizado com 11 psicólogos da rede municipal de saúde de uma cidade do interior paulista com objetivo de identificar suas concepções sobre a Promoção da Saúde, tendo como suporte teórico os pressupostos da estratégia da Promoção da Saúde. Toma-se como ponto de partida a pesquisa qualitativa, através da entrevista semi-estruturada, com auxílio de um roteiro e uso de gravador. Os dados foram submetidos à Análise Temática de Conteúdo e levaram à proposição de quatro núcleos de sentido: foco do trabalho, rede de trabalho, papel dos psicólogos e Promoção da Saúde-qualidade de vida. Os resultados permitiram considerar que do ponto de vista individual, as atuações dos profissionais buscam uma mobilização no sentido de capacitar o indivíduo para obter melhoria na qualidade de vida e saúde, mas a inexistência de um trabalho integrado, dificulta ações direcionadas para a ampliação das capacidades comunitárias/sociais.

    Resumo em Inglês:

    The study was carried out with 11 psychologists from the municipal health service in a county of São Paulo, in order to identify their conceptions about Health Promotion having the presupposition the health promotion strategy as a theoretical support. We started with a qualitative research through a semi-planned interview using a schedule and a tape recorder. The data were submitted to a content analysis and led to four central senses: focus of work, net of work, psychologists' roles and Health Promotion-life quality. The results made us realize that from an individual stance professionals are searching for a mobilization in order to make the individual able to obtain a better life and health qualities, but as there is no integrated work for extending the social/ community capacities, this improvement becomes more difficult.
  • Descrição de uma intervenção psicológica com mulheres no climatério Pesquisas Empíricas

    Netto, Jaqueline Rodrigues da Cunha; Gorayeb, Ricardo

    Resumo em Português:

    Este artigo visa descrever e analisar as técnicas de grupo utilizadas numa intervenção psicológica, com os objetivos de informar, de apoiar e de preparar psicologicamente mulheres de meia-idade sobre a fase do climatério. A intervenção foi desenvolvida em contexto grupal e ficou constituída por 12 encontros semanais com duração de 1:30 h cada. Os resultados obtidos levam à discussão de quanto o trabalho grupal e as técnicas participativas podem contribuir para aumentar a motivação das mulheres que participaram pelo atendimento, facilitando as discussões e promovendo a integração do grupo. Aspectos relacionados à maneira como se deu a implementação da intervenção também são postos em questão. A conclusão, que os dados permitem, é de que esta modalidade de atendimento pode propiciar às mulheres uma vivência mais positiva da fase do climatério, melhorando sua qualidade de vida neste período.

    Resumo em Inglês:

    The present report describes and analyses the group dynamic techniques used in a group psychological intervention carried out in order to inform, support and prepare psychologically middle-aged women with respect to the climacteric syndrome. The contribution of group work and group dynamics techniques to increase the motivation for, and interest in this type of attendance is discussed, facilitating the discussion and promoting group integration. Aspects related to the difficulty in forming groups are also pointed out. We believe that the treatment modality described in the present article can provide women with a more positive attitude in experiencing the climacteric.
  • As redes pessoais significativas como instrumento de intervenção psicológica no contexto comunitário Pesquisas Empíricas

    More, Carmen L. Ojeda Ocampo

    Resumo em Português:

    Este artigo visa apresentar proposta de sistematização do trabalho com redes significativas pessoais em torno de um paciente, e sua ressonância nas pessoas participantes do processo de intervenção psicológica. Buscou-se gerar condições para que os envolvidos na situação de intervenção pudessem ser co-construtores das mudanças, frente à visão do problema da pessoa que procurou atendimento. O método foi o clínico-qualitativo proposto pela "Grounded Theory". A análise dos casos estudados mostrou a eficácia da intervenção de rede no atendimento a famílias com pacientes psiquiátricos, para os participantes possibilitando entrar em contato com seu potencial de ajuda, para o psicoterapeuta distribuindo a responsabilidade no cuidado da pessoa identificada. O trabalho com a rede pessoal significativa não implica em desistência de outras ações de intervenção ou olhares teóricos, constituindo-se em aporte qualitativo, tanto para o profissional, como para o potencial de ação clínica da psicologia, em variados contextos de atuação.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a model for interventions in the networks of meaningful social relationships around a patient and describes its impact on the participants and on the psychological intervention process. The intention was to provide conditions so that all participants could be co-constructors of change possibilities in relationship to the perception of the problem that provoked the search for treatment. The clinical-qualitative method of "Grounded Theory" was used. The cases analyzed indicated the efficacy of the intervention with the families with psychiatric patients, in providing the network participants the possibility of finding their own potential for helping, for the psychotherapist in the responsibility distribution of the identified person care. The proposal of working with networks of meaningful social relationships does not exclude interventions from other theories. Rather, it increases the possibilities, both for the professionals understanding and for clinical psychology interventions in varied contexts.
  • Moradia e corporeidade em espaços liminares: um estudo sobre formas de subjetividade na favela Pesquisas Empíricas

    Tavares, Sandra Maria Greger; Albertini, Paulo

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa aborda a construção e a revelação de formas de subjetividade em uma comunidade fronteiriça situada numa favela - espaço liminar, marcado pela instabilidade geográfica, social e existencial - de São Paulo. Realizou-se, por três anos, uma observação participante e foram colhidos depoimentos de quatro famílias focalizando-se a história do movimento comunitário e a transformação do espaço. Os resultados indicaram que os moradores da favela, migrantes nordestinos, habitam entre duas sociedades de referência: a comunidade natal e a de destino, vivendo numa espécie de "abismo" na sociedade de destino, excluídos da forma dominante de ocupação do espaço e incluídos em formas transitórias de ocupação dos espaços-entre. Além disso, constatou-se: formas híbridas de subjetividade que articulam experiências de enraizamento e desenraizamento, estratégias solidárias e perversas de inclusão; o importante papel da mulher nos movimentos de organização dos espaços públicos e privados e a pertinência da relação entre subjetividade, moradia e corporeidade.

    Resumo em Inglês:

    This research adressed the experience of subjectivity construction and revelation in dwelling spaces in a frontier community at slums - a liminal space characterized by social, existencial and geographical instability - in São Paulo A three-year participant observation was made. Statements were obtained focusing on the history of the community and space transformation. Results have shown that slum dwellers, most of them northeast migrants, are between two manners of being and dwelling in the destination society, having two reference societies: the native and the destination one, living in a kind of "gap" since they have been excluded from dominant ways of space occupation and included in spaces in-between. Hybrid forms of subjectivity, dwelling and corporeity, experiences of establishment and dissolution, solidary and perverted strategies of inclusion, the important role of women regarding the organization of spaces and the pertinent relation between subjectivity, dwelling and corporeity were also constacted.
  • Resenha: a psicanálise no divã Resenha

    Peres, Rodrigo Sanches
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br